• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 02/ DEaD/E-Tec Sem Fronteiras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 02/ DEaD/E-Tec Sem Fronteiras"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

PROCESSO SELETIVO E-TEC SEM FRONTEIRAS 2015.2

EDITAL Nº 02/2015 - DEaD/E-Tec Sem Fronteiras

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE torna público, por meio deste Edital, o Processo Seletivo para os Cursos do Programa E-Tec Sem Fronteiras, na modalidade de Educação a Distância (EaD), em 2015.2, visando o preenchimento das vagas ofertadas nos Pólos de Fortaleza, Acaraú, Quixadá e Juazeiro.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O processo seletivo regido por este Edital compreenderá uma única fase, constituída de análise da documentação que comprove os critérios de acesso aos cursos E-tec Sem Fronteiras, estabelecidos neste edital. O presente Edital estará disponível para consulta apenas no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br.

1.2. O Programa E-Tec Sem Fronteiras tem por objetivo capacitar estudantes, servidores e colaboradores para o programa Ciência Sem Fronteiras e demais projetos de mobilidade internacional.

1.3. A seleção e a divulgação das informações necessárias à realização do evento estão a cargo da Coordenação Geral do E-Tec, no IFCE.

1.4. O processo seletivo de que trata este Edital é válido exclusivamente para ingresso no Módulo I (200h) dos cursos E-Tec Sem Fronteiras na modalidade EaD, no ano letivo de 2015.2, dentro dos limites de vagas, fixado no Item 4 deste Edital.

1.5. Podem concorrer às vagas definidas no Item 4, apenas servidores técnico administrativos; professores EBTT em efetivo exercício e colaboradores de projetos institucionais devidamente comprovados;

1.6. Os momentos de avaliação e presenciais somente ocorrerão nos campi ofertantes dos Cursos E-Tec Sem Fronteiras, quais sejam: Fortaleza, Acaraú, Quixadá e Juazeiro (ANEXO II).

1.7. O candidato poderá concorrer a apenas uma vaga, no curso e Núcleo de acordo com a divisão do Anexo II.

(2)

2. DOS CURSOS

2.1. O Instituto Federal do Ceará disponibiliza, através deste Edital, Cursos E-Tec Sem Fronteiras nas áreas de Inglês e Espanhol

2.2. Os Cursos E-Tec Sem Fronteiras, objeto deste Processo Seletivo, são públicos e gratuitos e serão realizados na Modalidade de Ensino a Distância (EaD), na metodologia semipresencial.

2.3. O sistema do curso é semipresencial, com atividades obrigatórias em encontros presenciais, previamente agendados, os quais ocorrem obrigatoriamente aos sábados, em regime de carga horária integral (manhã e tarde), nos Núcleos de apoio presencial/E-Tec (Anexo II). Em caráter extraordinário, o IFCE reserva-se do direito de agendar encontros presenciais no decorrer da semana.

2.4. O candidato deve ter disponibilidade para os encontros presenciais, bem como ter disponibilidade de tempo para acompanhamento e realização de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem ― AVA. As aulas presenciais ocorrerão nos Núcleos de apoio presencial/E-Tec, definidos no Item 4.1 deste Edital.

2.5. As despesas com transporte e alimentação nos dias em que ocorrerão os encontros presenciais serão de inteira responsabilidade do candidato aprovado, ficando o IFCE isento de obrigação quanto ao custeio das despesas mencionadas acima.

3. DOS REQUISITOS

3.1. Para inscrição no processo Seletivo, o candidato deverá:

I. Ser servidor Técnico Administrativo no IFCE em efetivo exercício OU;

II. Ser professor da carreira EBTT lotados no IFCE em efetivo exercício OU;

III. Ser bolsista dos programas e projetos institucionais, excluindo-se os servidores contemplados nos dois itens anteriores

4. DOS LOCAIS E VAGAS:

4.1. As vagas deste edital serão ofertadas nos seguintes pólos de apoio presencial: 4.1.1 Para os servidores técnico adminsitrativos lotados no IFCE

MUNICÍPIO NÚCLEO DE APOIO

PRESENCIAL E-TEC

CURSOS DE IDIOMAS -VAGAS

INGLÊS ESPANHOL TOTAL

Fortaleza, CE IFCE/Campus Fortaleza 12 12 24

Acaraú, CE IFCE/Campus Acaraú 3 3 6

Quixadá, CE IFCE/Campus Quixadá 3 3 6

Juazeiro do Norte, CE IFCE/Campus Juazeiro 3 3 6

(3)

4.1.2 Para professores EBTT lotados no IFCE

MUNICÍPIO NÚCLEO DE APOIO

PRESENCIAL E-TEC

CURSOS DE IDIOMAS -VAGAS

INGLÊS ESPANHOL TOTAL

Fortaleza, CE IFCE/Campus Fortaleza 12 12 24

Acaraú, CE IFCE/Campus Acaraú 3 3 6

Quixadá, CE IFCE/Campus Quixadá 3 3 6

Juazeiro do Norte, CE IFCE/Campus Juazeiro 3 3 6

TOTAL 21 21 42

4.1.3 Para colaboradores dos programas e projetos institucionais, excluindo-se os servidores contemplados nos dois itens anteriores:

MUNICÍPIO NÚCLEO DE APOIO

PRESENCIAL E-TEC

CURSOS DE IDIOMAS -VAGAS

INGLÊS ESPANHOL TOTAL

Fortaleza, CE IFCE/Campus Fortaleza 12 12 24

Acaraú, CE IFCE/Campus Acaraú 3 3 6

Quixadá, CE IFCE/Campus Quixadá 3 3 6

Juazeiro do Norte, CE IFCE/Campus Juazeiro 3 3 6

TOTAL 21 21 42

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do Edital de seleção, disponível exclusivamente no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

5.2. É de inteira responsabilidade dos interessados manterem-se informados sobre as datas e outros assuntos que estarão disponíveis na página http://qselecao.ifce.edu.br.

5.3. A inscrição implica, automaticamente, o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato ou seu representante legal não poderão, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.

5.4. O Processo Seletivo será realizado em uma única etapa, que consistirá da análise do documental, conforme detalhado nos itens 5.10.1, 5.10.2 e 5.10.3 deste Edital. 5.5. A inscrição será feita exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico

http://qselecao.ifce.edu.br , das 8 horas do dia 07/10/2015 até as 23 horas do dia 23/10/2015.

5.6. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico

http://qselecao.ifce.edu.br, durante o período definido no item 5.5 e efetuar a

inscrição conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:

a) preencher todos os itens do requerimento de inscrição (formulário eletrônico de inscrição) e transmitir os dados via Internet;

(4)

Resguardar a identificação do candidato (usuário/login e senha), que a única forma de acesso ao andamento da seleção;

c) dirigir-se ao Núcleo de apoio presencial/E-Tec (Anexo III), em que o candidato

irá concorrer à vaga , munido da documentação estabelecida no item 5.10.

5.7. O preenchimento do formulário eletrônico de inscrição e as informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato.

5.8. Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, assinalar: o nome do curso pretendido e o Núcleos de apoio presencial/E-Tec, de acordo co o Item 4.1 deste Edital.

5.8.1. O candidato que deixar de assinalar todos os campos obrigatórios no formulário não terá sua inscrição realizada.

5.9. Cada candidato somente poderá inscrever-se em um único curso no Núcleo de apoio presencial , conforme Anexo II.

5.10. O candidato deverá entregar, impreterivelmente, dentro do período de inscrição, a seguinte documentação:

5.10.1 Para servidores técnico administrativos lotados no IFCE:

a) Protocolo de inscrição gerado após o preenchimento do Formulário eletrônico de inscrição;

b) Declaração de tempo serviço no IFCE;

c) Declaração de nível de capacitação e classificação, conforme Lei 11.091/2005 (carreira dos Técnicos Administrativo);

d) Cópia do RG.

5.10.2 Para professores EBTT lotados no IFCE:

a) Protocolo de inscrição gerado após o preenchimento do Formulário eletrônico de inscrição;

b) Declaração de tempo serviço no IFCE;

c) Declaração da Diretoria de Ensino do campus de lotação do professor, indicando a carga horária total no semestre 2015.1;

d) Se for o caso, declaração emitida pelas Pro - reitorias de Extensão e/ou Pesquisa e Inovação comprovando tempo de vínculo em projeto de pesquisa e/ou extensão devidamente cadastrados;

e) Cópia do RG.

5.10.3 Para colaboradores dos programas e projetos institucionais, excluindo-se os servidores contemplados nos dois itens anteriores:

a) Protocolo de inscrição gerado após o preenchimento do Formulário eletrônico de inscrição;

b) Declaração emitida pela coordenação do projeto institucional vinculado ao IFCE, conforme ANEXO I

(5)

5.11. A documentação deverá ser protocolada exclusivamente na recepção do Núcleos de apoio presencial/E-Tec , em que o candidato irá concorrer à vaga.

5.12. O candidato somente será considerado inscrito no Processo Seletivo para ingresso nos cursos ofertados, após ter cumprido todas as instruções pertinentes descritas no Item 5 e seus subitens.

5.13. A inscrição no Processo Seletivo será gratuita.

5.14. O candidato inscrito por outrem assume total responsabilidade pelas informações prestadas, arcando com as consequências de eventuais erros que seu representante venha a cometer ao preencher o formulário de inscrição.

5.15. Em caso de falsidade das informações declaradas, o candidato terá sua inscrição no Processo Seletivo ou sua matrícula no curso cancelada a qualquer tempo, além de outras implicações legais.

5.16. A Coordenação Geral do E-Tec no IFCE não se responsabilizará por solicitações de inscrição não recebidas por motivos de ordem técnica nos computadores, de falhas na comunicação, de congestionamento nas linhas de comunicação, bem como força de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

8.1. Os candidatos inscritos serão classificados, em listagem única, por curso e Núcleo de apoio presencial E-tec, em ordem decrescente, de acordo com os critérios abaixo : 8.1.1 Para servidores técnico administrativos lotados no IFCE:

a) Menor nível de capacitação, conforme Lei 11.091/2005 (carreira dos Técnicos Administrativo).

b) Maior tempo de serviço no IFCE;

c) em caso de empate, prevalecerá o critério de maior idade. 8.1.2 Para professores da carreira EBTT lotados no IFCE:

a) Maior pontuação conforme a formula PD= , sendo que: - PD = Pontuação docente nas áreas de ensino, pesquisa e extensão; - CH = Quantidade de carga horária no semestre 2015.1;

- PP = Tempo comprovado em meses de vínculo em Projeto de Pesquisa no IFCE; - PE = Tempo comprovado em meses de vínculo em Projeto de Extensão no IFCE; b) Maior tempo de serviço no IFCE;

(6)

c) em caso de empate, prevalecerá o critério de maior idade.

8.1.3 Para colaboradores dos programas e projetos institucionais, excluindo-se os servidores contemplados nos dois itens anteriores:

a) Maior tempo de vínculo comprovado com projetos do IFCE (contabilizado até o mês de lançamento deste edital).

b) em caso de empate, prevalecerá o critério de maior idade.

8.2. Habilitar-se-ão à matrícula em cada curso, com ingresso no semestre para o qual foram classificados, os candidatos que, na respectiva lista de classificação elaborada por Comissão designada para o Processo Seletivo E-tec Sem Fronteiras 2015.2, com base no subitem anterior, estiverem situados dentro dos respectivos limites de vagas anunciados no Item 4, com estrita observância dos critérios de desempate, considerando classificáveis os candidatos restantes da lista.

8.3. O resultado preliminar do Processo Seletivo 2015.2 será divulgado no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br, no dia 10/11/2015.

10. DOS RECURSOS

10.1. Os recursos ao indeferimento da seleção deverão ser apresentados a partir do primeiro dia útil seguinte à divulgação dos resultados, estendendo-se por um dia corrido a partir desta data.

10.2. Os recursos deverão ser dirigidos exclusivamente à Coordenação Geral do E-Tec mediante requerimento próprio do candidato (ANEXO III), devidamente fundamentado e protocolizado no campus em que o candidato entregou sua documentação.

10.3. Não serão apreciados os recursos intempestivos e sem fundamentação ou que não guardem relação com o objeto deste processo de seleção.

11. DA MATRÍCULA

11.1. A matrícula dos candidatos ocorrerá nos dias 16 a 18 de novembro de 2015 nas instalações dos Núcleos de Apoio Presencial E-tec, de 8 às 12h e de 14 às 17h. 11.2. Os documentos abaixo mencionados deverão ser entregues no ato da

pré-matrícula:

a) Ficha de inscrição (Anexo II);

b) Cópia do Documento de Identidade (RG); c) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

d) Cópia do Título de Eleitor com o respectivo comprovante da última votação; e) Cópia do certificado de alistamento militar (para candidatos maiores de 18 anos

(7)

f) Cópia do comprovante de residência (fatura de água, luz, telefone ou outro documento que comprove o endereço);

g) 2 (duas) fotos 3 x 4 recentes e de frente.

11.3. O candidato que não efetivar sua matrícula no período estipulado no item 12.1

PERDERÁ A VAGA e a mesma será ocupada pelo primeiro classificado.

11.4. O candidato que efetivar sua matrícula compromete-se a frequentar as aulas em conformidade com o calendário acadêmico divulgado pelo IFCE.

11.5. O aluno que reprovar por faltas todas as disciplinas no primeiro semestre é considerado evadido e não pode solicitar reingresso.

11.5.1. A frequência mínima do aluno deve ser igual ou superior a 75% da carga horária em cada disciplina.

12. DO CALENDÁRIO:

As atividades de seleção dos cursos do E-Tec Sem Fronteiras obedecerão ao seguinte calendário:

Cronograma Etapas do Processo

02/10/2015 Abertura do Edital

05/10/2015 Período de impugnação

07/10 a 23/10/2015 Inscrição de candidatos

27/10/2015 Divulgação das inscrições deferidas

29 e 30/10/2015 Interpolação de recurso do indeferimento de inscrição

03/11/2015 Divulgação do resultado do recurso do indeferimento de inscrição

10/11/2015 Divulgação do Resultado Preliminar

11 e 12/11/2015 Recurso do Resultado Preliminar

13/11/2015 Divulgação do Resultado Final

16 a 18/11/2015 Matrícula

20/11/2015 Chamada dos Classificáveis

23/11/2015 Início das aulas (1º encontro presencial) / Aula inaugural (PREVISÃO)

13. DA IMPUGNAÇÃO

13.1. É garantido o direito do cidadão impugnar fundamentadamente este edital, identificando-se e pronunciando-se no período de 05 de outubro de 2015.

13.2. A impugnação deverá ser realizada por meio eletrônico via internet, com assunto

intitulado “Impugnação de Edital”, para o e-mail

departamentodeingressos@ifce.edu.br.

13.3. Não serão apreciados os pedidos de impugnação intempestivos e sem fundamentação técnica.

13.4. Os pedidos de impugnação fundamentados, serão julgados pelo Departamento de Ingressos.

(8)

13.5. As respostas às impugnações serão disponibilizadas em um único arquivo no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br, na data provável de 06 de outubro de 2015.

13.6. Da decisão sobre a impugnação não cabe recurso administrativo.

14. CONSIDERAÇÕES FINAIS

14.1. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares e/ou avisos oficiais que vierem a ser publicados no site

www.ifce.edu.br.

14.2. As inscrições do candidato ao Processo Seletivo implicará a plena aceitação das normas estabelecidas no presente Edital, da legislação específica, das normas regimentais do IFCE e de mais procedimentos publicados na Internet, por meio de editais/anexo ou notas públicas, não cabendo ao candidato alegar desconhecimento dessas informações.

14.3. Receberão certificados aqueles alunos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0(sete) e a realização de 80% das atividades semanais do curso disponibilizadas através de Ambiente Virtual de Aprendizagem. O acesso à plataforma virtual durante o curso deverá ocorrer minimamente a cada 15(quinze) dias, sob pena do desligamento do aluno.

13.2. A documentação e a veracidade das informações são de inteira responsabilidade dos candidatos.

13.3. Ao IFCE é resguardado o direito de não ofertar o curso em comento, bem como migrar as vagas para outro polo com demandas excedentes, formando outras turmas, no caso do número de inscritos para um curso de um determinado polo ser menor que 50% (cinquenta por cento) do número de vagas.

13.4. Fica resguardado ainda ao IFCE o direito de, havendo menos de 50% (cinquenta por cento) de classificados para o número de vagas, migrar os alunos para o polo mais próximo daquele anteriormente selecionado pelo candidato.

13.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral do E-Tec no IFCE/Campus Fortaleza.

Fortaleza - CE, 2 de outubro de 2015.

Reuber Saraiva de Santiago Pró-Reitor de Ensino

(9)

ANEXO I

Modelo de Declaração (para colaboradores do IFCE)

Declaro para os devidos fins que _____________________________, portador da identidade número ______________________, está vinculado ao ________________________________,

desde____________________________________ até a presente data, exercendo as funções de______________________________________________.

________________________________

(10)

ANEXO II

ENDEREÇO DOS NÚCLEOS DE APOIO PRESENCIAL Programa E-Tec sem fronteiras

Núcleo EAD de Fortaleza

Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica CEP: 60040-215 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3307.3666 Fax: (85) 3307.3711

Campi que podem se inscrever em Fortaleza: Reitoria Campus de Aracati Campus de Umirim Campus de Canindé Campus de Maracanaú Campus de Caucaia Campus Fortaleza

Núcleo EAD de Quixadá

Avenida José de Freitas Queiroz, nº 5000, bairro Cedro, CEP 63.902-580 - Quixadá - CE Fone: (88) 3412.0111 Fax: (88) 3412.0149

Campi que podem se inscrever em Quixadá: Campus de Crateús

Campus de Tabuleiro Campus de Morada nova Campus de Limoeiro Campus de Baturité Campus Quixadá

Núcleo EAD de Acaraú

Av. Des. Armando de Sales Louzada, s/n, CEP: 62580-000 – Monsenhor José Edson Magalhães– Acaraú – CE Fone: (88) 3661.4103/ 3661.1682 .

Campi que podem se inscrever em Acaraú: Campus de Camocim

Campus de Tianguá Campus de Ubajara Campus de Sobral Campus Acaraú

Núcleo EAD Juazeiro do Norte

Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646 - Planalto CEP: 63.040-540 Fone: (88) 2101.5300 Fax: (88) 2101.5351 Campi que podem se inscrever em Juazeiro do Norte

Campus de Crato Campus de Cedro Campus de Iguatu Campus de Tauá Campus de Jaguaribe Campus Juazeiro do Norte

(11)

ANEXO III

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Programa E-Tec Sem Fronteiras

MODELO DE RECURSO

1. Dados do Processo Seletivo: Edital n°:

Curso:

Polo de apoio presencial:

CONCORRE PARA PÓLO: FORTALEZA ACARAÚ QUIXADÁ JUAZEIRO

________________________________________________________________________ ________________________2. Dados Pessoais:

Nome: CPF:

3. Justificativa: (máximo de 15 linhas)

Não serão analisados recursos que ultrapassarem as 15 linhas).

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Local e data: _____________________________________ __________________________________________ Assinatura do(a) candidato(a)

Referências

Documentos relacionados

Até o próximo domingo (19/02), as condições de Tempo não apresentarão mudanças significativas, ou seja, predomínio de sol, e a partir da tarde, pancadas de chuva/trovoadas

O CORREGEDOR GERAL DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 1º, incisos II e III, da Lei

________________________________ candidato (a) à vaga de Tutor Presencial para o Curso Técnico _____________________________________, na modalidade a distância, na Rede

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA) torna pública a abertura das inscrições para o processo de seleção para provimento de vagas e

2.6 O professor formador deverá acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) diariamente. 2.7 Excepcionalmente, conforme exigências e necessidades do Programa, poderá

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Outros hormônios de crescimento dos vegetais Dúvidas de como são sintetizados nas plantas Pólen,folhas,flores, sementes, brotos e caules Crescimento e desenvolvimento