• Nenhum resultado encontrado

VOCÊ SABE O QUE É MARKETING? [[ ][ Aprenda como funciona e quais resultados você pode obter

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VOCÊ SABE O QUE É MARKETING? [[ ][ Aprenda como funciona e quais resultados você pode obter"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

VOCÊ SABE O

QUE É E-MAIL

MARKETING

?

Aprenda como funciona e quais resultados você pode obter

(2)

Vivemos a era do conteúdo na Internet. Um e-mail com o conteúdo certo, distribuído às pessoas certas é uma ferramenta de

comunicação poderosa e eficaz.

O e-mail marketing é uma forma simples de contatar com o seu público e de ser

lembrado.

Estudos indicam que, apesar das novas formas de comunicação e promoção como as redes sociais, por exemplo, campanhas por e-mail continuam apresentando ótimos resultados e fazem por merecer

investimentos por parte das empresas que utilizam.

Mas afinal de contas, o que é e-mail marketing?

(3)

O e-mail marketing é uma preciosa ferramenta

de marketing digital devido ao seu poder de

mensuração e segmentação. Ele também é muito

utilizado para fixar uma marca na mente do cliente

(branding).

Podemos dizer que e-mail marketing é uma forma de

marketing digital direto, onde é possível

vender, informar e principalmente criar relacionamento

com seus clientes para que ele confie em sua marca e

volte a consumir seus produtos.

(4)

SÃO VÁRIOS

OS BENEFÍCIOS!

[

[

]

[

É uma ação proativa – Ao invés de ficar esperando o interesse do cliente

pela sua marca e disputar a atenção dele na web, você pode mostrar seus produtos e serviços de acordo de forma mais assertiva.

É interativo - O cliente interage imediatamente com a mensagem

podendo ser direcionado diretamente ao site e aos produtos ou serviços indicados no e-mail.

É segmentado - É possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e

cidade, por exemplo, criando uma comunicação específica para cada perfil de público. Você não vai ofertar produtos para jovens ou

adolescentes da mesma forma que para adultos ou consumidores mais maduros, correto? É preciso falar com seu cliente na linguagem que ele entenda.

É personalizável – O e-mail pode ser facilmente personalizada com o nome

do seu cliente, por exemplo. Assim, a mensagem que você quer passar fica mais atrativa! Sem falar que todo consumidor gosta de exclusividade e, ao demonstrar que os produtos que você está oferecendo são pensados para ele, aumentam as chances de você vender mais.

É mensurável - O retorno do envio do e-mail é acompanhado em tempo

real com relatórios completos informando quais clientes leram, quais clicaram em seu e-mail, qual produto ofertado teve maior procura. Estas informações permite organizar sua base de dados para as próximas campanhas.

É economicamente viável – Tem baixo custo e grande retorno. As contas

de e-mail marketing iniciam com um valor de R$ 29,00 para atingir até 1500 clientes e, quanto maior o volume de e-mail contratado, menor é o custo unitário.

É rápido – O envio de uma grande quantidade de e-mails pode ser feito em

poucos minutos e, quase que instantaneamente, seus contatos já começam a receber e interagir com suas mensagens.

É ágil – Se achar melhor, pode deixar suas mensagens agendadas para o

ano inteiro e curtir somente os relatórios. Os avisos automáticos (aniversariantes e régua de e-mails) também são grandes facilitadores.

(5)

O EMAIL

MARKETING

É SPAM

?

(6)
(7)

AS PESSOAS PODEM NÃO

DEMONSTRAR INTERESSE

EM SUA EMPRESA E SEUS

PRODUTOS!

[

]

E se você recebesse uma ligação no meio da tarde oferecendo produtos e serviços nada a ver com o que você gosta?

Já pensou que no e-mail marketing pode acontecer a mesma coisa? Isso causa uma impressão muito ruim pra você e sua empresa. Além disso, há uma boa chance destes usuários

marcarem sua mensagem como SPAM e, ao

fazer isso, a reputação da empresa fica prejudicada. Provavelmente os próximos envios de e-mail marketing cairão na lixeira eletrônica e não na caixa de entrada, mesmo para as pessoas que se cadastraram para receber seus comunicados.

O mais impressionante é que diversas empresas conhecidas do mercado não percebem esse efeito colateral e insistem neste tipo de ação.

(8)

Ao contrário do SPAM (correio não solicitado), o email marketing é implementado com o consentimento do cliente (cadastro ou opt-in). Pode ser explícito, quando o

destinatário opta por receber, ou implícito, quando existe uma relação evidente entre as partes, por exemplo estar inscrito num website.

A característica que faz do e-mail marketing legal e perfeitamente transparente é o fato de permitir ao destinatário a opção de sair da lista de contato. Esta opção chama-se "opt-out" e significa que o remetente deverá disponibilizar ao destinatário forma de

deixar de receber mensagens.

Receita básica para identificar um SPAM é: não ter solicitado receber a mensagem que recebeu (provavelmente cadastrado em uma lista) e não ter um link de descadastro. O pior ocorre quando existe um link de descadastro e, mesmo solicitando a retirada do

e-mail da base de contatos, as mensagens continuam chegando. A sensação é de que seu cadastro foi atualizado: “pronto, já sabemos que este e-mail realmente existe”.

(9)

ENTÃO, POR

ONDE EU

COMEÇO

?

Confira a seguir algumas

dicas preciosas

(10)

1º - NUNCA

COMPRE

LISTAS!

(11)

POR QUE NÃO

?

[

[

]

[

Esta é uma das formas supostamente menos trabalhosas de começar no e-mail marketing e, talvez por isso, continue sendo feita

mesmo que muita gente já saiba que não é uma prática recomendada.

Entre as principais justificativas para se usar uma base de dados comprada estão os clássicos: “Um amigo meu fez e me

emprestou o CD com os e-mails” ou “tem tanta gente na lista que algum deles vai contratar”.

Porém, essa prática prejudica muito a

imagem da sua empresa, pois será tachada de SPAMMER e o que deveria ser um

relacionamento saudável e duradouro com seu cliente, acaba se tornando um incômodo fazendo com que o cliente não confie em sua marca.

Mas como faço para criar uma base de dados e ao mesmo tempo segmentar os grupos? Parece um pouco complexo né? Fique tranquilo! A gente vai te ajudar a obter o melhor resultado.

(12)

FORMULÁRIO DE CADASTRO...

... pode ser uma boa opção. Embora seja mais trabalhoso, vale a pena investir na criação de uma lista própria utilizando um simples

formulários de cadastro em seu site.

Ao criar estratégias de marketing para captar e-mails, sua empresa tem maiores chances de realizar uma comunicação direta de acordo com o perfil do e-mail cadastrado além de reforçar a identificação de sua marca ao receber os e-mails. Ao mesmo tempo, a confiança em sua marca vai sendo conquistada aos poucos e a probabilidade de fechar uma venda ou conseguir uma indicação aumenta cada vez mais.

(13)

2º - SEGMENTE

SEUS

CONTATOS

(14)

A segmentação de seus clientes por grupos de interesse faz-se necessária pois ela é construída de pessoas com hábitos e interesses diferentes. Isso significa que tem muito trabalho pela frente. Mas não se preocupe pois isso não é uma exclusividade somente sua.

Depois de organizado basta manter o fluxo de cadastro de forma segmentada.

Para explicar um pouco, imagine que seus produtos sejam erva mate e azeite de dendê e sua base tem contatos do todo o país. A probabilidade de você vender erva mate para seus

clientes do norte e nordeste é bem menor que para seus clientes do sul, concorda? O mesmo acontece com as ofertas de azeite de dendê para os clientes do Sul. Suas

segmentações podem ser realizadas de várias formas: por interesse cultural, por região, por idade, por classe social, por sexo, etc.

Saber quem é quem em sua base de contatos facilita o tipo de comunicação que deve ser utilizada além de refletir diretamente nos resultados de seus relatórios. Comunique-se com

seu cliente da forma que ele compreenda e tenha interesse. Lembre-se: agora você e sua empresa são relevantes para ele.

(15)

E SE MINHA

LISTA FOR

ANTIGA

?

Essa pode ser uma boa forma de começar porém é preciso ter cuidado para potencializar o seu sucesso.

Primeiro passo é avaliar os e-mails que estão nesta base de dados. Todo sistema confiável de e-mail marketing possui recursos que realizam limpezas em sua base.

Este recurso pode diminuir o número de e-mails inválidos porém, é necessário diminuir também o número de

reclamações de SPAM e descadastramento. Nesse caso, não há nenhuma grande mágica a ser feita. O segredo é pegar leve. Não comece usando a lista só para promover um produto ou serviço. Procure gerar mais valor. Ofereça informações que sejam valiosas para esse potencial cliente. Conteúdo costuma ter uma receptividade muito maior e por isso deve ser o foco nesse momento de reaproximação.

Procure manter o tema que trouxe a pessoa até a sua lista, por exemplo: se estes contatos foram captados em uma viagem, envie conteúdos sobre viagens (parece idiota né?). Dicas de lugares parecidos, melhor época para se viajar, preços

promocionais de passagens, etc. Cuide da frequência. Alguém que não recebia nenhum e-mail seu vai estranhar caso isso aconteça todos os dias, concorda?

A equação é bem simples e não tem segredo: imagine o quanto você quer receber e-mails do mesmo segmento e aplique. Duas a três vezes por semana já é mais que suficiente.

(16)

3º - MEÇA OS

RESULTADOS

(17)
(18)

É muito fácil medir o retorno do e-mail marketing. As estatísticas do sistema vão lhe indicar: quantas pessoas receberam, quantas clicaram nos links, quantas cancelaram (e o motivo), diversas outras informações como geolocalização, mapa de calor, etc.

Agora que você já conhece o que é o e-mail marketing e como ele funciona,

vamos conversar mais a respeito para que suas campanhas de vendas e

comunicações sejam um grande sucesso?

Nos próximos dias você vai receber dicas mais detalhadas de como tornar o e-mail marketing uma poderosa ferramenta para o crescimento de sua marca.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o que já conversamos, entre em contato conosco. Nossa equipe vai poder ajudar você a obter o melhor resultado em suas

(19)

Apoie a nossa causa

curtindo a nossa fanpage

(20)

Então! Que tal conhecer

o IAGENTEmail agora

?

ENVIE E-MAIL MARKETING E

PESQUISAS ONLINE. ANALISE O

COMPORTAMENTO DOS SEUS

CONTATOS ATRAVÉS DE RELATÓRIOS

COMPLETOS

O IAGENTEmail permite o envio de e-mail Marketing e a realização de Pesquisas por email através de um único sistema. São diversos recursos: segmentação de contatos, criação de mensagens e obtenção de relatórios com informações detalhadas que demonstram o desempenho dos seus envios.

(21)

Rua Açores nº 68 conjunto 501 | Porto Alegre CEP 91130-340 | Fone: (51) 3086.0262

comercial@iagente.com.br www.iagente.com.br

Referências

Documentos relacionados

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

Com capacidade para 30 pessoas sentadas, o salão de festas do Vivaz é entregue completo e equipado para que você possa festejar com todos os que você gosta.. Perspectiva

Descrição da Infração: Consta do relatório do árbitro da partida, que o denunciado, técnico da equipe Escolinha do Santos, aos 16 minutos do segundo tempo foi expulso de

Um eficiente planeja- mento de segurança para o condomínio irá cuidar não apenas de aspectos relacionados ao acesso pela porta- ria e monitoramento de áreas internas, ele deve

• Infra para Wi-Fi no teto: melhor sinal por todo o apartamento.. • Infra para ponto de TV na sala e nos quartos (previsão para futuro

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

1 — Os apoios são concedidos pela Câmara Municipal da Guarda às IPSS legalmente cons- tituídas de acordo com o estipulado no n.º 3, do artigo 2.º do presente Regulamento... 2 —