• Nenhum resultado encontrado

MANUAL INTERNO DE SUITABILITY REDASSET GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Red ou Sociedade )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL INTERNO DE SUITABILITY REDASSET GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Red ou Sociedade )"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 8 MANUAL INTERNO DE SUITABILITY

REDASSET GESTÃO DE RECURSOS LTDA. (“Red” ou “Sociedade”)

(2)

Página 2 de 8 SUMÁRIO

1. Objetivo ... 3

2. Abrangência ... 3

3. Metodologia de Coleta de Informações: ... 3

I. Ficha Cadastral ... 3

II. Questionário ... 4

III. Classificação do Perfil do Investidor ... 5

IV. Classificação dos Produtos ... 5

V. Termo de Ciência de Desenquadramento ... 5

VI. Atualização do Perfil do Investidor ... 6

VII. Comunicação com o Cliente/Investidor: ... 6

VIII. Controles Internos/ Compliance ... 6

4. Manutenção de Documentos ... 8

(3)

MANUAL NTERNO DE SUITABILITY

USO INTERNO

Página 3 de 8 1. Objetivo

1.1 O presente Manual tem por objetivo formalizar o processo verificação da adequação dos investimentos pretendidos pelo investidor/cliente ao seu perfil (“Perfil Suitability”), em cumprimento à legislação vigente, quais sejam: a Instrução CVM nº 539/13, o Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Fundos de Investimento e as Diretrizes ANBIMA para Adequação do Produto, Serviço ou Operação ao Perfil do Investidor.

2. Abrangência

2.1 As diretrizes estabelecidas neste documento, bem como no Manual de Metodologia para Questionário de Suitability (“Metodologia de Suitability”) devem ser observadas por todos os Colaboradores que atuam na atividade de distribuição, sendo a responsabilidade pela coordenação e execução deste processo do Diretor responsável pela atividade de Suitability.

2.2 Os colaboradores serão submetidos periodicamente ou sempre que necessário ao programa de treinamento adotado pela Sociedade, a fim de que sejam orientados sobre os procedimentos no processo de Suitability de que trata este Manual, bem como a Metodologia e Treinamento de Suitability da Sociedade.

3. Metodologia de Coleta de Informações:

3.1 O processo de coleta de informações visa definir o objetivo de investimento do investidor, sua situação financeira e seu conhecimento em matéria de investimentos. Tal processo pode ser dividido nas seguintes etapas:

I. Ficha Cadastral: é composta no mínimo, pelas informações indicadas no Anexo I da Instrução CVM nº 301/99, bem como constantes no Manual de Cadastro da Sociedade. Compete ao responsável pelo cliente/investidor a disponibilização da Ficha Cadastral antes da abertura da conta ou no início de seu relacionamento com o mesmo.

(4)

Página 4 de 8

A Ficha Cadastral deve ser devidamente preenchida com letra de forma, legível, sem rasuras e assinado pelo cliente/investidor, com as devidas declarações, sendo encaminhado ao responsável pelo cliente/investidor acompanhado da documentação complementar pertinente.

Após o recebimento da documentação, a equipe de distribuição encaminhará a documentação para análise da equipe de Compliance para que seja analisada sob a ótica da Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Antes do primeiro investimento ou recomendação, o investidor/cliente preencherá o do Questionário de Suitability (“Questionário”), na forma do Anexo I à presente Política, que abrange as informações abaixo.

II. Questionário: tem por objetivo verificar a adequação do produto/operação ao Perfil do Investidor, sendo composto por perguntas da seguinte natureza:

(i) o período que o cliente/investidor deseja manter os investimentos; (ii) as preferências declaradas quanto à assunção de riscos;

(iii) as finalidades do investimento;

(iv) o valor das receitas regulares declaradas pelo cliente/investidor; (v) o valor que compõe o patrimônio do cliente/investidor;

(vi) a necessidade futura de recursos declarada pelo cliente/investidor;

(vii) os tipos de produtos, serviços e operações com os quais tem familiaridade;

(viii) a natureza, volume e frequência das operações já realizadas pelo cliente/investidor, bem como o período que tais operações foram realizadas;

(ix) a formação acadêmica e a experiência profissional do cliente/investidor.

(5)

MANUAL NTERNO DE SUITABILITY

USO INTERNO

Página 5 de 8

Para as questões tratadas nos itens (v), (vii) e (viii), a equipe de distribuição poderá considerar também os ativos que compõem a carteira do cliente/investidor e as informações sobre o histórico de investimentos do mesmo já realizados pela Sociedade em nome deste ou em produtos sob sua gestão.

A equipe de distribuição será responsável pela coleta de informações dos investidores/clientes, bem como pela obtenção e atualização do Questionário.

III. Classificação do Perfil do Investidor: São atribuídas pontuações específicas às respostas, a fim de definir o Perfil do Investidor, de acordo com classificação que está detalhada, de acordo com critérios de análise da Sociedade, na Metodologia de Suitability da Sociedade.

IV. Classificação dos Produtos: Para a classificação dos produtos sob gestão da Sociedade foram considerados os seguintes aspectos: (i) os riscos associados ao produto e seus ativos subjacentes; (ii) o perfil dos emissores e prestadores de serviços associados ao produto; (iii) a existência de garantias; (iv) os prazos de carência.

A classificação do perfil do investidor e dos produtos está definida na Metodologia de Suitability da Sociedade.

V. Termo de Ciência de Desenquadramento: a verificação da adequação do Perfil do Investidor ao produto será realizada a cada operação praticada pela equipe de gestão, sendo vedado à Sociedade recomendar ou alocar recursos do cliente/investidor quando (i) o Perfil do Investidor não seja adequado ao produto ou serviço; (ii) não sejam obtidas as informações que permitam a identificação do Perfil do Investidor; ou (iii) as informações relativas ao perfil do Investidor não estejam atualizadas.

Quando o cliente/investidor ordenar a realização de operações nas situações acima previstas, a Sociedade deverá antes da primeira

(6)

Página 6 de 8

operação (i) alertar o cliente/investidor acerca da ausência ou desatualização de perfil ou da sua inadequação, com a indicação das causas da divergência; e (ii) obter declaração expressa do cliente/investidor de que deseja manter a decisão de investimento, mesmo estando ciente da ausência, desatualização ou inadequação de perfil. Os modelos de declarações utilizados pela Sociedade estão contidos nos Anexos do Manual de Metodologia para Suitability.

VI. Atualização do Perfil do Investidor: a Sociedade deverá atualizar o Perfil do Investidor, composto pelas informações disponibilizadas por meio da Ficha Cadastral e do Questionário de Suitability, em prazos não superiores a 24 (vinte e quatro) meses. Para tanto, a equipe de gestão entrará em contato com este, por telefone, e-mail ou através de reuniões previamente agendadas, envidando os melhores esforços para a obtenção de todas as informações pertinentes.

No mesmo prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses, os produtos sob gestão deverão ter a sua classificação atualizada pela equipe de gestão, a qual contará com a participação da equipe de risco para tanto.

VII. Comunicação com o Cliente/Investidor: a comunicação entre a Sociedade e o cliente/investidor será realizada por e-mail, telefone ou em reuniões previamente agendadas, inclusive para fins de divulgação do seu perfil de risco após coleta das informações e eventual alerta sobre desenquadramento identificado entre o perfil do investidor e seus investimentos.

VIII. Controles Internos/ Compliance: compete ao Diretor de Suitability encaminhar à Diretoria, até o último dia útil dos meses de janeiro e julho, relatório relativo ao semestre encerrado no mês imediatamente anterior à data de entrega contendo:

(i) uma avaliação do cumprimento pelos colaboradores das regras, procedimentos e controles estabelecidos nesta Política;

(7)

MANUAL NTERNO DE SUITABILITY

USO INTERNO

Página 7 de 8

(ii) as recomendações a respeito de eventuais deficiências, com o estabelecimento de cronogramas de saneamento.

3.2 Tal relatório ficará arquivado na área de Compliance.

3.3 Sem prejuízo do relatório interno supramencionado, o Diretor de Suitability elaborará um laudo descritivo que será enviado anualmente à ANBIMA, até o último dia útil de março, contendo informações referentes ao ano civil anterior, o qual será revisado pelo Diretor de Compliance, apresentando avaliação qualitativa sobre os controles internos implantados para verificação do Perfil do Investidor. Tal avaliação conterá, no mínimo, as seguintes informações:

(i) descrição dos controles e testes executados e dos resultados obtidos pela Sociedade em tais testes, para acompanhamento da metodologia de Suitability adotada;

(ii) indicação, com base na metodologia aplicada, da quantidade de:

(a) clientes com saldo em investimentos e/ou posição ativa em 31 de dezembro;

(b) clientes com perfil identificado, segmentando entre enquadrados e desenquadrados quanto aos seus investimentos/operações;

(c) clientes sem perfil identificado; (d) clientes com perfil desatualizado;

(e) clientes que tenham assinado o Termo de Ciência de Desenquadramento.

(iii) plano de ação para o tratamento das divergências identificadas;

(iv) ocorrência de alterações na metodologia de Suitability no período analisado, sendo, neste caso, necessário o envio da nova metodologia.

(8)

Página 8 de 8 4. Manutenção de Documentos

4.1 Todos os documentos e informações relevantes para o processo de Suitability, em especial o Formulário Cadastral, Questionário de Suitability e Termo de Ciência de Desenquadramento, bem como os documentos e informações complementares, serão entregues pela área responsável por Suitability para serem arquivados na área de Compliance, em meio eletrônico ou meio físico, nos servidores da Sociedade, pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos.

5. Controle de Revisões do Manual

Revisão do Manual Data Motivo

Referências

Documentos relacionados

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

(IPO-Porto). Moreover, we attempted to understand how and in which patients sFLC can be used as a differential marker in early disease relapse. Despite the small cohort, and the

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão