• Nenhum resultado encontrado

Secretário e Tesoureira da Junta de Freguesia de Santa Maria; Representantes das Associações e Instituições Civis e Militares;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Secretário e Tesoureira da Junta de Freguesia de Santa Maria; Representantes das Associações e Instituições Civis e Militares;"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 8

Bom dia

Começo naturalmente por cumprimentar: Os Senhores:

Presidente da Assembleia Municipal; Presidente da Câmara Municipal; Vereadores da Câmara Municipal;

Presidente da Assembleia de Freguesia; Presidentes de Junta de Freguesia;

Secretário e Tesoureira da Junta de Freguesia de Santa Maria; Deputados da Assembleia de Freguesia;

Reverendo Padre:

Representantes das Associações e Instituições Civis e Militares; Estimados Amigos e demais convidados;

Minhas Senhoras e Meus Senhores.

Agradeço a presença de todos vós, neste dia oito de dezembro dia da Imaculada Conceição e dia da Freguesia de Santa Maria. A vossa presença, é sempre para nós, motivo de satisfação e de júbilo, uma vez que revitaliza a união e a entidade desta comunidade.

Este salão nobre ano após ano tem sido um verdadeiro testemunho desta manifesta harmonia entre nós e vós, mais uma vez está repleto, uma vez que, a nossa e a vossa presença ocupa um espaço delimitado, mas a nossa querença, o nosso empenho e a nossa determinação tem que ser maior do que estas quatro paredes

(2)

Página 2 de 8

tem que ir para além deste edifício, tem que ter o tamanho necessário ao progresso desta Freguesia e do Concelho de Manteigas em geral, esteja esse progresso onde estiver.

Nesta tarefa, todos nós não seremos de mais, não devemos excluir nem excluirmo-nos, a colaboração de todas as partes com certeza que se traduzirá em união e esta união dar-nos-á mais força para gerarmos riqueza e bem-estar social.

Manteigas é uma vila do interior do país, acompanha os destinos dos outros concelhos deste território desertificado humanamente e com debilidades económicas. Por esta constatação torna-se inevitável e necessário preparar mecanismos que valorizem o potencial humano e o próprio território com todas as suas particularidades, numa lógico de sustentabilidade e eficiência nos usos dos recursos.

No concelho de Manteigas são escassas as oportunidades para manter ou fixar a população, é imperioso alterar este cenário necessita-mos de gerar condições para manter a nossa população. E aqui quero enaltecer uma colaboração sadia, meus senhores se me permitem, realço a cooperação, com o Conselho Diretivo do Baldio da Freguesia de Santa Maria. Esta colaboração é de todo benéfica não só para ambas as partes já que são diversas e proveitosas as obras que se têm realizado e as que se vão realizar. Mas, quero vos dizer que, o que mais nos satisfaz, neste Concelho com escassez de emprego e com uma taxa elevada de

(3)

Página 3 de 8

desempregados, esta colaboração tem gerado emprego e hoje são uma dezena e meia de trabalhadores e colaboradores.

Manteigas tem que ser uma terra proactiva, não se pode desperdiçar mais tempo, temos que por um ponto final nesta senda que paira sob os manteiguenses, redução do tecido económico e dos serviços, êxodo da população, enfim, maleitas que todos nós conhecemos. Temos de alterar este cenário, é uma tarefa que se reveste de um caracter urgente e será uma tarefa árdua, mas estamos conscientes das nossas capacidades e determinação em colaborar no progresso e no bem-estar das gentes desta terra.

Senhor Presidente da Câmara Municipal, conte connosco, estamos empenhados no progresso da Freguesia de Santa Maria e do Conselho de Manteigas em geral, reafirmo a nossa vontade e disponibilidade em colaborar com a Câmara Municipal e com as outras autarquias do Concelho de Manteigas.

Todos nunca seremos demais, para tornar a conceder fecundidade social e económica a esta terra. Se num passado recente esta terra era atractiva, produtiva, o concelho com melhor qualidade de vida, também o pode e deve voltar a ser, temos que convergir energias nesse sentido.

Manifestamos ao longo deste ano que está a terminar por diversas vezes a nossa vontade e disponibilidade em outorgar um acordo de execução ao abrigo do regime jurídico da Autarquias Locais Lei 75/2013 de 12 de Setembro.

(4)

Página 4 de 8

Senhor Presidente da Câmara Municipal acredite e aproveite as nossas capacidades, com pouco fazemos muito, somos práticos e eficazes, temos muita vontade e estamos disponíveis para servir mais e melhor esta Freguesia e dar cumprimento à legislação.

Dê-nos o benefício da dúvida, aceite a nossa generosa colaboração, devemos concertar esforços em exercer as devidas competências da forma mais prática e menos onerosa para o bem da população desta freguesia e do concelho em geral.

Com a “homenagem de uma Vida” instituída no ano 2010, a Junta de Freguesia pretende gratificar todos aqueles que deram ou dão algum tempo das suas vidas em prol do bem-estar da comunidade desta Freguesia. Já foram várias as entidades e personalidades agraciadas, não o fazemos para nos agradecerem, fazemo-lo sim porque de fato tais personagens ou entidades o mereceram, deram algum tempo da sua vida e contribuíram para o bem-estar desta Freguesia.

No entanto os agraciados posteriormente têm manifestado um gesto grato por tal reconhecimento público e é assim que hoje temos connosco o sr. José da Cruz Paixão, que também o pretende fazer, vai faze-lo da melhor modo que sabe e que o caracteriza, através do fruto do seu labor artístico e com manifesto afeto à nossa e sua terra, senhor José da Cruz Paixão a palavra agora é do senhor.

Estimados amigos, depois destas palavras sentidas deste artista manteiguense, as quais desde já lhe agradeço. As minhas próximas

(5)

Página 5 de 8

palavras serão fundamentadas na experiência da minha vida autarca, vai para seis anos que vivo intensamente esta causa pública.

Se me permitem e considerando que nós os que no presente o somos e vós que num passado também o fostes autarcas desta Freguesia, estamos todos aqui hoje reunidos por esse elemento comum, a vida autarca, de seguida vou expor-vos de forma sucinta o que no meu entender é ser um autarca de Freguesia.

O autarca de Freguesia, é aquele que está próximo da população, presta serviços de proximidade, é solicitado para exercer em qualquer hora e circunstância, é um elemento agregador e representativo das comunidades locais, com conhecimento e consciência do património e território que governa.

Os tempos atuais são exigentes para quem tem a nobre missão da governança local, esta conjuntura económica e demográfica obriga a que o autarca contemporâneo compreenda os agentes de mudança e prossiga os agentes geradores do bem-estar para a sua população, e como tal deve ser um ator social ativo no desenvolvimento económico, social e cultural do território.

O tempo do autarca das obras de betão, já passou há algum tempo. Hoje, as exigências são bem diferentes, nesta sociedade competitiva em que erradamente a procura do lucro por vezes é mais relevante que a dignidade do ser humano.

(6)

Página 6 de 8

O autarca de hoje, não pode dar credibilidade a este paradigma, as pessoas tem que estar primeiro a melhoria das condições de vida das populações é uma tarefa que nenhum autarca pode omitir.

Hoje o autarca também precisa de ter uma visão estratégica para a realidade socioeconómica do seu território nas suas singularidades, pois é constante a necessidade de inovar com os recursos endógenos para gerar emprego e o desejável bem-estar social. Deve também olhar para os desafios com uma visão a longo prazo, de uma forma criativa, consciente que um dia passará esta nobre missão da governação local a um outro autarca eleito, de forma construtiva, coerente e sem roturas, porque o bem-estar social de uma comunidade está em contínua elaboração e dispensa qualquer rotura que seja fator de regressão.

Ser Autarca neste início século XXI, não deve encher de vaidade quem é eleito, mas sim ter a perfeita consciência do compromisso de trabalho para com o seu concidadão, este deseja e merece um serviço público não demoroso, prático e eficaz que lhe conceda melhor qualidade de vida.

Em suma, uma autarquia é uma unidade administrativa, onde os autarcas prosseguem o melhor para a sua comunidade e a felicidade dos seus cidadãos. Esta é a razão de ser e a conduta enquanto autarca, com uma visão estratégica, onde promova um diálogo direto com o cidadão, materializado numa relação de proximidade, onde o proveito do autarca de Freguesia é mais

(7)

Página 7 de 8

qualitativo do que quantitativo, uma vez que esse proveito é servir mais e melhor a sua comunidade.

Penso que hoje somos eleitos fundamentalmente para executar este modelo de serviço público, penso também que esta metodologia marca a diferença.

Este ano e há semelhança dos anos anteriores, neste dia, o dia da nossa Freguesia que também é uma narrativa da nossa comunidade, fomos aos arquivos procurar essa narrativa e encontramos os nomes dos ilustres manteiguenses que prestaram serviço à Freguesia de Santa Maria na qualidade de autarcas do órgão executivo.

Com as suas capacidades serviram esta Freguesia deram parte das suas vidas ao serviço dos interesses próprios da população da Freguesia de Santa Manteigas. Tiveram responsabilidades na administração local souberam conjugar o poder político, com os procedimentos administrativos e com as suas capacidades.

É com estes propósitos, que hoje, iremos homenagear esses ilustres senhores através da “Homenagem de uma vida”. Este reconhecimento público consiste em inaugurar fisicamente aqui neste salão nobre e virtualmente na página da internet da Junta de Freguesia de Santa Maria em WWW.jfsmaria.pt , uma memória coletiva dos autarcas do órgão executivo da Freguesia de Santa Maria.

(8)

Página 8 de 8

Este ato fica para o final desta seção solene o senhor secretário da Junta de Freguesia, professor Bernardo Lemos dos Santos, fará a leitura da ata onde por unanimidade se deliberou este merecido e justo reconhecimento público e a senhora Tesoureira Maria Adelaide Salvado fará também a chamada e entrega dos respetivos diplomas .

Termino dizendo-vos que vos tenho a todos vós como amigos e que apesar de todas as dificuldades e constrangimentos foi e é gratificante servir-vos como autarca de Freguesia. Desejo-vos, as mais sinceras felicidades ao longo das vossas vidas.

Viva a Freguesia de Santa Maria Viva o Concelho de Manteigas

Santa Maria - Manteigas 08 de dezembro de 2014 O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria – Manteigas

Paulo Manuel dos Santos Costa

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve como objetivos mensurar atributos dos fungos micorrízicos arbusculares, tais como: glomerosporos totais, viáveis, não-viáveis, glomalina total e

A extensão, entendida como prática acadêmica que interliga a universidade nas suas atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da maioria da população, possibilita

Não apresentou a ficha de inscrição e faltou comprovação de atuação cultural no segmento de Moda e Design com no mínimo 2 (dois) anos. FERNANDO SILVA RUY SECCO DOS PASSOS

- O-Ring pré-montado sob encomenda - Favor checar O-Ring adequado na pág 88 - Outras cores e materiais das vedações

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

Os ensaios de tração foram realizados de acordo com o procedimento descrito no subcapítulo 3.5.2. Na Figura 4.9 apresentam-se os resultados dos ensaios de tração em corte realizados