• Nenhum resultado encontrado

Engenharia Civil Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Engenharia Ambiental Engenharia de Alimentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Engenharia Civil Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Engenharia Ambiental Engenharia de Alimentos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 Engenharia Civil Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Engenharia Ambiental Engenharia de Alimentos

Projeto Unificado I – Regulamento

Ponte com Palito de Picolé

Professores de projetos: Ana Carla Stieven

Christine Maria Silva Carvalho Denes Martins de Moraes Gilcimar Ruezzene Lázaro José de Oliveira Professores Orientadores: Gilcimar Ruezzene

Objetivos específicos

O projeto consiste em construir uma ponte utilizando palitos de picolé comercial comum retangular (12cm x 1cm), unidos por cola branca escolar. Um bloco de madeira simulando um automóvel deve ser capaz de atravessar a ponte em toda sua extensão longitudinal e na direção horizontal. A ponte deve possuir dimensões pré-estabelecidas para suportar a máxima carga na sua região central. No momento da aferição da máxima carga, em sua região central do assoalho – região na qual transitariam os veículos – será incorporado à estrutura da ponte um vergalhão maciço de ferro (suporte de carregamento), sendo esse o valor de carga mínima a ser suportada pela ponte. Este sistema de carregamento deverá ser colocado exatamente no centro da ponte e todas as cargas serão suspensas a partir do suporte, utilizando sacolas com 10,0 kg de massa. Deve haver um espaço diretamente abaixo do suporte de carregamento para permitir que as cargas sejam colocadas. Obs.1: Toda a carga será colocada por somente dois integrantes do grupo.

Obs.2: Não é permitido adaptar os palitos com extremidade arredondada de forma a os tornar com extremidade retangular.

Para a construção da ponte é necessários explorar os seguintes conceitos:  Pontes;

 Força;  Carga;

(2)

2  Reação;

 Equilíbio;  Tração;  Compressão.

Dados para a construção da ponte:

 Material: palito de picolé comercial comum retangular (12cm x 1cm) e cola escolar branca (não é permitido utilizar de massa formada pelo palito triturado e misturado com a cola ou qualquer similar) a ser utilizada na construção da ponte.

 Massa total da ponte: não poderá ultrapassar 0,500 kg.

 Dimensões da Ponte: largura mínima de 5 cm; largura máxima 10 cm; comprimento máximo 60 cm (sendo que a ponte deverá contemplar dois pontos de apoio com um vão livre de 50 cm); comprimento vertical da ponte (do ponto mais alto da sua estrutura até o ponto mais baixo), não poderá exceder 60 cm.

 Dimensões do bloco de madeira simulando um automóvel: 5 cm de largura; 10 cm de comprimento; 5 cm de altura.

 Dimensões do vergalhão (suporte de carregamento): 1,510 kg de massa e 20,6 mm de espessura.

 Para fins estéticos a ponte deverá conter assoalho e rampa de acesso ao assoalho.

Metodologia e desenvolvimento

O projeto será desenvolvido em grupos com no máximo seis alunos, que deverão ter igual participação no cumprimento de cada etapa da disciplina. O projeto consistirá em quatro etapas distintas e complementares, que só poderão ser realizadas após a conclusão de etapa anterior. O cumprimento de cada etapa do projeto deverá obedecer às regras e prazos específicos a cada uma das etapas. O envio de trabalhos deverá ser feito pelo sítio www.univagengenharia.info, onde o líder de cada grupo deverá clicar no link projetos, preencher um formulário, anexar o arquivo correspondente a etapa desenvolvida, e enviar para a apreciação e atribuição de notas pelos docentes orientadores.

A disciplina terá nota única, composta pela soma das notas de cada etapa proposta, sendo a nota mínima para aprovação a nota 7,0, qualquer nota abaixo do mínimo leva a reprovação, não existindo para esta disciplina a possibilidade de prova final, exceto a possibilidade de repescagem na apresentação, conforme cronograma a ser divulgado pela coordenação.

(3)

3 Etapa 1

A Etapa 1 consiste na formação dos grupos, com no máximo seis alunos, que deverão ter igual participação no cumprimento de cada etapa da disciplina, que deve ser oficializado com preenchimento da ficha de inscrição, em ordem alfabética (exceto o líder), através do sítio www.univagengenharia.info , link projetos, no prazo determinado no cronograma de execução. A formação de grupo é realizada uma única vez, não sendo permitida troca de componentes. No caso de desistência da disciplina, por parte do aluno, acarreta sua reprovação e o grupo segue com esse integrante a menos. Nos casos de desistências, trancamento de matrícula, aproveitamento de estudo, entre outros que acarretem no desligamento de um aluno do grupo, é de responsabilidade do grupo relatar ao docente imediatamente o desligamento do mesmo bem como o motivo.

Etapa 2

A Etapa 2 consiste em três tarefas:

1- O grupo deverá redigir/ elaborar uma pesquisa bibliográfica (conforme modelo disponibilizado pelo orientador), em formato pdf com no máximo com 5 páginas ( número máximo de páginas para introdução, desenvolvimento e conclusão, não sendo considerado para este número de páginas a capa, o sumário, a justificativa, a bibliografia etc.), contendo os seguintes tópicos:

I- Definição de ponte

II- Tipos de Pontes que poderão ser executadas pelo grupo; (dar ênfase na descrição da ponte escolhida, com detalhes da sua estrutura, localidade e estética);

III – Projeção da resistência (carga/massa) da ponte a ser executada; (vale ressaltar que a ponte executada deverá se aproximar ao máximo da projeção de resistência estimada pelo grupo); IV - Força; V - Carga; VI - Reação; VII - Equilíbrio; VIII - Tração; IX - Compressão

X - Croqui da ponte escolhida, com vista frontal e lateral.

XI- Resistência do material utilizado (palito de picolé comercial comum retangular 12cm x 1cm e cola branca escolar).

(4)

4 2- O grupo deverá, a partir da pesquisa bibliográfica desenvolvida, apresentar uma aula de no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos, utilizando apenas cartazes e/ou quadro negro, em data e hora pré-agendadas. A explicação deve abranger todo o conhecimento necessário para elaboração e execução do projeto a ser executado, e deverão responder as perguntas feitas pela banca avaliadora. A apresentação será aberta ao público e deverá ter a participação de no mínimo, dois integrantes de cada grupo. Atrasos nos horários agendados deverão ser justificados e, após avaliação, será atribuída nota parcial para a etapa.

Exigências para a aula a ser apresentada :

 apresentar conceitos estudados na pesquisa bibliográfica de forma clara;  apresentar cronograma de execução do projeto;

 apresentar projeção de resistência da ponte a ser executada;  cumprir horário estabelecido pelo professor;

 não ultrapassar o tempo de 15 minutos;

 responder de forma direta os possíveis questionamentos do professor que estiver assistindo a aula.

3- Ensaios que o grupo deve fazer para demonstrar na pesquisa e no vídeo: simular o vão livre (área de passagem) da ponte a ser construída utilizando 2, 3, 4, 5, 6 e 7 palitos e assim, testar sua resistência. Construir um gráfico (palitos x resistência) para demonstrar os resultados dos ensaios.

Obs.3:. Antes do envio da Etapa 2 o arquivo deverá ser renomeado como: e02gnumerodogrupopnúmero do projeto

Onde o texto “numerodogrupo” deverá ser substituído pelo número que o grupo recebeu após cumprida a Etapa 1e onde esta “numerodoprojeto”,deverá ser substituído pelo semestre a que se refere o projeto.

Exemplo: Grupo 04  e02g04p1

Etapa 3

Esta etapa consiste na “Construção e Teste do sistema”, e contempla quatro exigências:

1-Construção do sistema: o grupo deverá escolher um modelo de ponte vislumbrado na pesquisa da etapa anterior e desenvolver a construção da mesma. O processo de construção do sistema deve ser registrado com fotos (registrada com data e hora). O grupo deve escolher cinco fotos (cada uma de momento diferente do processo) e gerar um arquivo em extensão pdf que deverá ser encaminhado através do sítio www.univagengenharia.info , link projetos, no prazo determinado no cronograma de execução para esta etapa.

(5)

5 2-Teste do Sistema: Todo o processo de construção do sistema deve ser filmado, depois de finalizado o equipamento, o grupo deve editar um vídeo (tempo máximo de 5 minutos e mínimo 4 minutos), postá-lo no YouTube e encaminhar o link através do sítio www.univagengenharia.info, link projetos, no prazo determinado no cronograma de execução para esta etapa.

No vídeo deve ser demonstrado o teste de resistência do projeto, com uma breve explicação conceitual sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo.

Obs.4: As fotos e o link deverão ser colados em uma folha de word e salvos em formato “pdf” para o envio

Alguns detalhes que obrigatoriamente deve conter no vídeo: I – Número do Grupo;

II – Apresentação em ordem alfabética de todos integrantes do grupo no vídeo, incluindo o aluno que estiver gravando o mesmo, dizendo no mínimo seus respectivos nomes;

III – Trecho no vídeo mostrando a aferição das medidas da ponte: comprimento total, vão livre, altura e largura;

IV – Trecho no vídeo apresentando a pesagem da ponte; V – Trecho no vídeo mostrando o instante de quebra da ponte;

VI – Trecho no vídeo apresentando a pesagem da carga suportada pela ponte; VII – Trecho no vídeo com a conclusão acerca da relação carga/massa da ponte; VIII- Trecho de 1 minuto com a explicação conceitual.

Obs.5: O não cumprimento de todas as exigências para o vídeo acarretará em penalização da pontuação total da etapa.

Obs.6: Caso surja necessidade de modificações/melhorias na concepção do projeto, o líder do grupo deverá primeiro comunicar aos orientadores e após autorização, promover as alterações da Etapa 3, sendo que esta deverá ser postadas novamente, sem alteração na pontuação já recebida.

3- Como parte para a realização da Etapa 3, o grupo deve atender a exigência na Metodologia e Desenvolvimento (item 5), do Regulamento Geral dos Projetos Unificados das Engenharias, que diz;

“É critério de avaliação obrigatório, a presença de um representante do grupo, nas reuniões agendadas pelo orientador, bem como, comparecer na sala de orientação pelo menos três vezes durante o semestre letivo, sob pena de não ter cumprido etapa e não prosseguir na finalização do projeto”.

(6)

6 4- Para completa realização da Etapa 3 o grupo deve atender a exigência na Metodologia e Desenvolvimento (item 6), do Regulamento Geral dos Projetos Unificados das Engenharias, que diz;

“Arrecadar junto à comunidade local uma sacola solidária (especificações no regulamento da campanha), que deverá ser entregue na data e local determinado no regulamento da campanha, como um dos requisitos para cumprimento de etapa do projeto.”

Etapa 4

Apresentação presencial de seus projetos junto aos orientadores, que acontecerá somente após receberem o aval do projeto por um grupo de docentes responsáveis pela conferência das especificações de acordo com o presente edital. Essa etapa será realizada em local a ser divulgado pelos orientadores, em data já definida no cronograma de execução do projeto.

Obs.7: Todos os integrantes do grupo deverão assinar a lista de presença mediante a apresentação de documento oficial com foto na data de apresentação. A ausência de algum integrante ou a não assinatura da lista por qualquer motivo não aceito como justificativa pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) acarretará em reprovação automática, mesmo que tenha cumprido todas as etapas anteriores. Ainda, a entrega da ponte fora das especificações exigidas no edital acarretará na reprovação do grupo inteiro.

Avaliação Final

A avaliação da Etapa 4 será feita da seguinte forma: será calculada a relação carga (massa suportada pela ponte) dividido pela massa da ponte

Relação = Carga [kg] / Massa da ponte [kg]

O trabalho que alcançar maior relação receberá a nota máxima (4 pontos), o trabalho que alcançar a menor relação receberá a nota mínima (1 ponto) e os demais trabalhos que alcançarem a relação entre o mínimo e o máximo receberão suas notas proporcionais a relação alcançada.

Obs.8: Todas as etapas da disciplina Projeto unificado I – desde a pesquisa teórica à construção da ponte – deverão ser executadas ao longo do semestre respeitando as datas estabelecidas no cronograma de execução do projeto.

(7)

7 Cronograma de execução do projeto

Etapa Peso* Descrição da etapa Período de entrega

- - Apresentação Regulamento do Projeto 20/3 a 24/3/2017 1° 1,0 Formação de equipe 20/3 a 31/3/2017 2º 2,0 Pesquisa bibliográfica e aula 8/5 a 19/5/2017 3º 3,0 Construção e testes do sistema;

Apresentação do vídeo no you tube;

Cumprimento das visitas na sala de orientação e reuniões;

Cumprimento na participação na campanha solidária.

5/6 a 9/6/2017

4º 4,0 Apresentação final 3/7 a 7/7/2017 *O peso de cada etapa corresponde à nota máxima que cada grupo pode obter ao concluí-la.

Critérios de avaliação

Etapa Quesito Pontuação

Etapa 1 Formação de equipe no prazo. 0,5 Etapa 2 Entrega no prazo

Riqueza e detalhamento da pesquisa e aula

0,5 2,0 Etapa 3 Entrega no prazo

Clareza na apresentação e descrição do projeto no vídeo do YouTube Entrega das cinco fotos com as exigências requisitadas

Cumprimento das visitas na sala de orientação e reuniões Participação na campanha solidária.

0,5 1,0 0,5 0,5 0,5 Etapa 4 Estética e criatividade

Apresentação final e desempenho.

0,5 3,5

Referências

Documentos relacionados

reptícia, ser manobrada a favor de interesses que não são necessariamente dos próprios professores e dos demais sujeitos que partilham o espaço escolar (LAW, 2001). Há

Estes medicamentos aumentam o risco de efeitos secundários; - Cimetidina e omeprazol (utilizados no tratamento de úlceras do estômago), fluvoxamina (um antidepressivo) e

evitar aglomerações, a bicicleta não só se tornou aliada à qualidade de vida e na contribuição com o meio ambiente, fatores esses que ganharam ainda mais relevância em um ano

"Eu acredito que Deus esteja por trás da evolução": criacionismo e evolução na concepção de professores de biologia / Pedro Pinheiro Teixeira ; orientador:

Em análise da anatomia do corpo adiposo da bochecha, foi relatado que existe uma porção principal e mais quatro prolongamentos dela, estes prolongamentos são denominados como:

• Graduação: Engenharia Civil, ou Engenharia Agrícola, ou Engenharia Agrônoma, ou Engenharia Florestal, ou Engenharia Sanitária e Ambiental, ou Engenharia Ambiental, ou

Constitui objeto do presente instrumento o Registro de Preços para futura e eventual aquisição de EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS, para atender ao Serviço Nacional de

Engenharia - Engenharia Ambiental e Sanitária Engenharia - Engenharia Civil Engenharia - Engenharia da Computação Engenharia - Engenharia de Alimentos Engenharia - Engenharia