• Nenhum resultado encontrado

Design Para Impacto Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Design Para Impacto Social"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8 de junho de 2007 do MEC - Ministério da Educação. O curso está estruturado em disciplinas (360h) e ao final do programa, o aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão, projeto ou monografia, conforme a modalidade eleita para aquela turma (40h), totalizando 400h.

______________________________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO 2015

Design Para Impacto Social

OBJETIVO

O curso de Pós-Graduação em Design para Impacto Social do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo tem como objetivo desenvolver nos alunos habilidades para gerar soluções inovadoras que respondam aos grandes desafios do setor social, utilizando ferramentas do design para criar impacto positivo, visando uma sociedade mais igualitária e sustentável.

Além da sensibilidade humana e visão estratégica, um designer social consistente deve também possuir competências de gestor e facilitador, sendo capaz de empoderar pessoas para que elas mesmas sejam os protagonistas de suas histórias. O aluno irá obter conhecimentos atualizados e aprofundados em aspectos chave para compreender os desafios, os agentes envolvidos e as reais demandas existentes no campo social, tais como as ciências sociais, o design estratégico e a gestão de negócios.

Para construir uma visão crítica com potencial de cumprir um papel transformador na sociedade, um dos aspectos fundamentais é a compreensão profunda de contextos reais. O diferencial do curso é justamente proporcionar experiências reais, possibilitando o contato direto e a imersão do aluno em diferentes realidades com as quais será treinado para lidar. O curso incorpora a colaboração de parceiros atuantes no cenário real, como empresas, ONG's, associações, agentes governamentais, etc.

Durante os módulos, os alunos serão apresentados a modelos de negócios sociais apoiados pela visão criativa, sustentável e responsável. Participarão de workshops e desenvolverão projetos em colaboração com professores, especialistas e profissionais inspiradores, que fornecerão o “know-how” e suporte necessários.

Metodologia

Humanista, multidisciplinar e criativo, o curso possui três núcleos estruturantes: Design e Inovação, Estudos Sociais e Ambientais, e Impacto e Gestão de Negócios, descritos a seguir. O aluno se desenvolve continuamente em todos os eixos, já que as disciplinas possuem uma gradação de nível, e no transcorrer do curso algumas matérias dos núcleos se intercalam.

(2)

2

A imersão em contextos reais acontecerá em diversas disciplinas do curso, especialmente no trabalho de conclusão, buscando uma experiência que mescle reflexão e prática.

- Design e Inovação: as disciplinas buscam a compreensão avançada do Design, e, tomando o Design Estratégico como base para processos criativos e de inovação, a diferenciação e o enriquecimento conceitual no desenvolvimento de projetos.

- Estudos Sociais e Ambientais: foco na compreensão de contextos através da abordagem de diferentes olhares relacionados às ciências sociais e sustentabilidade, treinando o aluno para lidar com públicos e problemas complexos, vindos de outras realidades, buscando soluções "bottom-up".

- Impacto e Gestão de Negócios: disciplinas voltadas ao gerenciamento estratégico e o uso do design para gerar impacto social, utilizando os recursos de maneira otimizada. Capacita o aluno para atuação como empreendedor criativo.

PÚBLICO

Este programa foi desenvolvido para profissionais e empreendedores de diferentes áreas, como inovação, design, ciências sociais, administração, comunicação, economia, arquitetura e outras, que desejam direcionar suas práticas em torno da agenda sustentável e social, a partir do pensamento do design estratégico.

O profissional formado no curso poderá atuar em negócios sociais, governo e terceiro setor, além de áreas que envolvam políticas públicas (saúde, educação, etc.), espaços públicos (mobilidade urbana, equipamentos urbanos, etc.), inovação (open innovation, gestões participativas) e muitas outras.

ESTRUTURA DO CURSO

MÓDULO 01 - FUNDAMENTAÇÃO AVANÇADA DO DESIGN (36H) • Conceitos do Design (12h)

Nesta disciplina o design será contextualizado histórica e socialmente. O aluno irá se aprofundar em temas e termos relativos ao design, a partir dos principais movimentos e nomes que

marcaram a história desta área, além de estudos de caso específicos. O foco será o pensamento, os objetivos, as motivações e as responsabilidades do design na sociedade e a ética dentro desse campo. Serão destacados designers de todas as épocas que se relacionaram fortemente com a esfera social, tais como William Morris, Victor Papanek e Buckiminster Fuller.

• Aspectos do Design Contemporâneo (12h)

O objetivo desta disciplina é explorar o design na contemporaneidade: sua intersecção com outras áreas, como ciências naturais, política, psicologia, etc.; a tendência do design que "conta uma história"; o slowdesign; a revolução das novas tecnologias digitais e o open design; o

movimento maker e o que será da profissão num mundo onde todos terão acesso às ferramentas do designer.

(3)

3

O aluno irá compreender as mutações do contexto cultural e social que influenciam as

necessidades e expectativas do mercado para entender as perspectivas de evolução do design no futuro. Serão analisadas as razões porque esta área ganhou tanto espaço e é tão fundamental para os dias de hoje.

• Visual Thinking (12h)

A capacidade de síntese e a visualização de processos, demandas, problemas e soluções é uma das competências necessárias para as soluções de design na atualidade. Nesta disciplina o aluno será apresentado a algumas maneiras de se fazer visualizações através de estudos de caso e conhecerá as ferramentas que as possibilitam (Storytelling, Mind Maps, etc). Além da representação visual, o registro, a apresentação destas visualizações e a explicação das mesmas são habilidades a serem desenvolvidas através de exercícios práticos.

MÓDULO 02 - DESIGN RESEARCH (36H) • Metadesign (18h)

Metadesign é uma abordagem projetual voltada desenvolvimento de processos visando o

atendimento de demandas reais, caracterizadas pela complexidade do mundo atual. Baseado nos estudos sobre o “Pensamento Sistêmico”, seu objetivo é qualificar e planejar o projeto a partir de relações com outros sistemas nos quais o mesmo está interconectado, assim contribuir para estruturação do repertório do aluno, sobre o melhor entendimento do desafio visando direcionamento estratégico do projeto e sua implementação. Neste sentido, a disciplina irá

abordar uma série de ferramentas práticas relacionadas ao design para estimular o surgimento de novas oportunidades e perspectivas através de uma visão sistêmica.

• Pesquisa Etnográfica (18h)

Os alunos serão capacitados a utilizar-se de pesquisas de Etnografia Rápida, uma técnica voltada ao design que se difere em termos de processos e metodologias do modelo antropológico original. Algumas de suas características são:

a. Mergulhar no contexto onde as pessoas vivem, trabalham e se socializam; b. Entender de forma experiencial, não apenas intelectual;

c. Perceber o que sentem;

d. Gerar insights e oportunidades inesperadas.

MÓDULO 3 - ESTUDOS SOBRE CULTURA (36H) • Antropologia (9h)

A antropologia analisa em detalhes os seres humanos que compõem as sociedades humanas e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, ou na sua especificidade

cultural. Para este curso o foco será a Antropologia Cultural, também chamada Social, e o aluno irá desenvolver o olhar para melhor compreender os grupos que geram demandas sociais diversas.

(4)

4 Esta disciplina trará uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais,

tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e as regras de seu funcionamento, avaliando a interação entre os indivíduos e seus desdobramentos na formação de grupos, associações e instituições - pontos

indispensáveis para o designer social compreender os diferentes contextos com os quais irá deparar-se. • Política (9h)

Visa estudar as organizações, sistemas e processos políticos, o funcionamento das instituições políticas e as formas de interagir com elas. Os estudantes serão preparados para entender e influenciar o processo decisório das políticas públicas e das relações mantidas entre o governo e os setores privado, o terceiro setor e a mídia, dentre outras.

• Ética (9h)

O aluno conhecerá princípios e fundamentos da ética e cidadania, formando uma perspectiva abrangente e prática sobre o tema. A ética será estudada em seus múltiplos sentidos, passando pelos vários

significados e usos do termo ao longo da história. MÓDULO 4 - SUSTENTABILIDADE E DESIGN (36H) • Sustentabilidade e Responsabilidade Social (18h)

Apresenta conceitos, ferramentas e estratégias de desenvolvimento sustentável e suas respectivas interelações com o campo do design social. Possui como abordagem geral o estudo da interdepência do tema com os sistemas de funcionamento social, ambiental e econômico. O objetivo é que o aluno perceba os desdobramentos do conceito de sustentabilidade no desenho de processos de inclusão e inovação social.

• Tecnologias para Impacto (18h)

O aluno será apresentado às tecnologias e aos usos feitos delas que estão transformando maneiras de interagir, produzir ou consumir, possibilitando um maior impacto social positivo. Serão também abordadas a democratização do acesso às tecnologias e as tecnologias limpas, já que a escalada da participação dos mais pobres na economia carrega a questão da sustentabilidade.

MÓDULO 5 - DESIGN E INOVAÇÃO SOCIAL (36H) • Design Thinking (18h)

O módulo fornecerá subsídios para o entendimento da metodologia de Design Thinking e sua aplicação como ferramenta de inovação. O objetivo desta disciplina é trabalhar com os alunos as fases de Imersão, Ideação, Prototipagem e Teste como processos de criatividade que possibilitam desenvolvimento de projetos cada vez mais centrados nos usuários como diferencial estratégico.

• Gestão da Inovação (18h)

O papel da cultura de inovação e suas dimensões estratégicas de inovação nas instituições e sua

importância no novo cenário competitivo. Apresentação dos instrumentos de gerenciamento da cadeia de inovação a partir da contribuição conceito “Human- Centered Design” como ferramenta estratégica que vem assumindo um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de novos negócios.

(5)

5 MÓDULO 6 - NEGOCIAÇÃO E DIÁLOGO (36H)

• Negociação Prática (12h)

Em questões sociais, que envolvem diversos stakeholders, é fundamental o agenciamento de todos os interesses envolvidos para que o grupo chegue à soluções realistas e aceitáveis para todos. Nesta

disciplina, o aluno desenvolverá a habilidade de facilitar acordos, interferindo diretamente na tomada de decisões.

• Processos Colaborativos (12h)

Modelos consistentes voltados para a base da pirâmide devem levar em conta a participação dos mais pobres nas diversas etapas da cadeia, tendo-os não somente como consumidores passivos, mas como empreendedores e parceiros. Esta disciplina será focada em maneiras de gerar processos colaborativos e abertos, dando lugar ao diálogo com um repertório cultural menos restrito - compreendendo universos diferentes, e que aposte na investigação crítica, gerando uma postura de participação ativa de todos os envolvidos no processo.

• Gestão de Redes e Grupos (12h)

Esta disciplina apresenta ao aluno conceitos de proatividade, facilitação e liderança em projetos de design social, com o fim de obter o engajamento de pessoas ou possibilitar a construção de times. Busca

desenvolver a habilidade de tecer conexões em diversos níveis e em diferentes meios, gerenciar e valorizar pessoas, apresentando as ferramentas para tanto.

MÓDULO 7 - PROCESSOS E ESTRATÉGIAS (36H) • Projeto de Negócios Sociais (18h)

Esta disciplina visa promover as práticas de estruturação dos projetos criativos para inovação de negócios sociais. Apresentação e análise das abordagens de gestão de projetos, além de visões metodológicas utilizadas no desenvolvimento de projeto para novas soluções em produtos e serviços, alinhados com a cadeia de valor do terceiro setor, com o comportamento das pessoas, conectados com valores contextuais e com as expectativas relacionadas à inovação social.

• Design Disruptivo (18h)

Em oposição a estratégias evolucionárias, a inovação que utiliza uma estratégia disruptiva é capaz de transformar radicalmente uma situação, pois preenche espaços antes despercebidos. Este conhecimento é essencial no campo social, onde existe a necessidade de se criar novos mercados e cadeias de valor. Nesta disciplina o aluno deverá praticar o pensamento disruptivo, buscando de maneira criativa desenvolver processos inovadores que gerem serviços com novos valores e vantagens.

MÓDULO 8 – ESTRUTURAÇÃO DE NEGÓCIOS SOCIAIS (42H) • Business Design (12h)

Esta disciplina apresenta o conceito de Business Design como processo de gerenciamento dos

conhecimen-tos relativos às estratégias para a solução dos problemas baseados nos indícios fornecidos pela sociedade. Business Model Generation, Análise SWOT, Blue Ocean Strategy entre outras são

(6)

6 • Cadeias Híbridas de Valor (18h)

Nesta disciplina o aluno aprenderá novas maneiras de se criar pontes entre os setores social e privado e desenvolver mercados nas camadas mais baixas da população, crescendo a oferta de produtos e serviços adequados para a baixa renda. O foco são novas estratégias de negócio que incluam as pessoas mais pobres em algum ponto da cadeia de valor – do fornecimento de matéria-prima à distribuição ou consumo do produto final, em iniciativas que possam ser aumentadas em escala.

• Marketing para o Terceiro Setor (12h)

O aluno irá entender o processo de construção de identidade de uma empresa por meio das diversas formas com que esta se comunica. Aprenderá a analisar os processos de comunicação através de técnicas de marketing, necessárias ao processo de definição do posicionamento de um novo produto ou serviço no mercado e ao plano estratégico das empresas.

MÓDULO 9 – DESIGN PARA IMPACTO SOCIAL (36H) • Modelos e Métricas de Impacto Social (18h)

O foco desta disciplina é apresentar ao aluno diversos modelos de negócios sociais, como o Capitalismo Criativo as Empresas Sociais, levantando-os criticamente para possibilitar a análise e medição do impacto de projetos na área. Serão apresentadas ferramentas métricas que levam em conta a necessidade de equilíbrio entre o retorno financeiro e a repercussão social positiva.

• Empreendedorismo e Economia Criativa (18h)

A disciplina apresentará os conceitos de economia criativa, caracterizada por atividades de mercado que misturam valores econômicos e valores culturais. Na era do conhecimento, onde a criatividade e o capital intelectual são os principais recursos produtivos, o curso pretende aumentar a visão empreendedora dos alunos em relação à melhor articulação da cadeia de valores agregados envolvidos em uma atividade criativa que gere também impacto social, exercitando a identificação de novas oportunidades, a análise de viabilidade e dos resultados desejados para novos projetos.

MÓDULO 10 - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS (30H) Ao longo do curso:

Para favorecer o networking entre os alunos, professores e profissionais convidados, ao longo do curso haverão 10 encontros com debates sobre temas contemporâneos de mercado, workshops e palestras com temas transversais aos cursos sobre os desafios do mercado profissional:

networking, coaching e mentoring.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC (40h) Orientação de Projeto Final:

O Projeto Final é etapa necessária e obrigatória para receber a certificação de conclusão do curso. Ao longo do percurso formativo, o aluno escolherá o tema do seu projeto final e durante o

(7)

7 Gestão do Conhecimento e Metodologia Cientifica

Metodologias e Estratégias para gestão e apresentação dos conteúdos gerados pelo curso e pelo TCC.

COORDENAÇÃO

Andrea Bandoni é Arquiteta pela FAU USP e Mestre em Design Conceitual pela Design Academy

Eindhoven (Holanda). Foi premiada “Young Creative Entrepreneur” pelo British Council. Como designer independente, possui passagens por diversas galerias e museus no Brasil e no exterior. Realiza consultorias e projetos focados em estudos de contextos, processos, inovação e

sustentabilidade.

Além da atuação no Fab Lab Brasil (laboratórios democráticos de fabricação digital), e dos estudos em design social (projetos “Disclosing Barriers”, “From Tipple to Top”), destaca-se o projeto "Objetos da Floresta" - expedição de design na Amazônia, envolvendo registro e divulgação de objetos sustentáveis, desdobrando-se em diversas outras ações.

Fabiano Virginio Pereira é Mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em Italian

Design pelo IED de Milão, Participou, como convidado, da iniciativa Modern Walking Lab - Innovative Mobility in the Postautomobile Era, promovida pela Humboldt University de Berlim. Atua como consultor de Design Estratégico para empresas e entidades, tais como Senai, Sebrae, Cried e The Impact Hub SP, para diversas aplicações: Processos de Inovação, Design Thinking e Gestão do Conhecimento. É um dos criadores do projeto "Experimentando Design Thinking", que desenvolve workshops e experiências práticas na geração de soluções inovadoras para

empreendedores e agentes de inovação social.

Possui cerca de 15 anos de experiência na área acadêmica, como professor e coordenador de cursos e atualmente é responsável pela coordenação geral dos cursos de Pós-Graduação do Istituto Europeo di Design - IED São Paulo.

Designer com 17 anos de experiência, atuou também em empresas multinacionais como Philips Design, na qual desenvolveu projetos voltados para o mercado global e participou de workshops internacionais de inovação e novas oportunidades de mercado. Participou também como jurado dos prêmios: Inova SENAI 2010, Abilux 2010 e Museu da Casa Brasileira 2012. Projetos premiados e selecionados: Vencedor do prêmio Roche de Intervenção Espacial 2012, IF Hannover Design Awards 2009 - Semifinalista na categoria de concepção inovação para novos produtos.

Referências

Documentos relacionados

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

Do “distante” desse século maior para nossa civilização ocidental que é o Século XVI, Claude Dubois, de um lado, pode dar conta da fragilidade dos historicismos e das

[r]

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

O presente trabalho vai trazer grandes beneficios para a Agência de Aviação Civil, visto que neste momento o sistema de informação da AAC possui três bases de dados (DSO, PAN,

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

gerontocídio indefensável.. no Brasil é uma das piores do mundo, não há previsão de queda na curva de casos e mortes, e o Governo Federal segue promovendo desinformação e

[r]