• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA PLURALIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: PEDAGOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): MARIA APARECIDA REZENDE DA SILVA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANA CLAUDIA DE CARVALHO, JOÃO ANGELO SEGANTIN ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

Este artigo teve a prioridade de promover como objetivo geral, a cultura e educação do alunado, oferecendo oportunidades de conhecimentos de suas origens como brasileiros, e valorizar as diversas culturas presentes no Brasil. As soluções e ideias curriculares permitem a implantação de estratégias, que visam maior interação no cotidiano e no ambiente onde a criança está inserida, ajudando e orientando respeitar as diferenças nas situações diversas com seus iguais, podendo promover uma crítica cultural e global, sabendo superar seus próprios limites e autoestima. Enfim, através de leituras e reflexão pode se firmar o valor do ser humano e a liberdade de criar. A gestão democrática garante ensino de qualidade, onde são atendidas as necessidades do alunado, de acordo com a disciplina e o planejamento curricular. E considerando-se que as crianças são diferentes entre si, implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos. Que tenham sua autonomia e condições necessárias para o exercício da cidadania.

2. INTRODUÇÃO

Este estudo bibliográfico teve como finalidade valorizar a cultura e educação do ensino fundamental, fazendo parte da vida e do cotidiano do aluno promovendo uma crítica cultural e global, sendo mais importante, a integração do aluno em seu processo de aprendizagem cultural indefinido por estar sempre em constante mudança.

No momento presente da pesquisa buscou responder e avaliar, a diversa cultura nas primeiras serie inicial do ensino infantil e fundamental, com base ao compromisso a justiça e ao desenvolvimento da formação do indivíduo.

O professor e a equipe gestora desenvolvem atividades práticas que abordam fatores de importância, onde soluções e ideias curriculares ajudam no processo ensino aprendizagem, fazendo parte da história e do cotidiano do alunado.

As contribuições de fontes de apoio que contribuem, para responder a importância da pluralidade cultural no cotidiano da criança são independentes, classes sociais, valores, entre outros, onde se pode integrar a família, nos projetos e demais atividades pedagógicas da escola podendo assim evitar situações que venham prejudicar a aprendizagem do aluno.

Os objetivos e princípios dos sistemas dos ciclos, nas séries iniciais são de progressão continuada visando às propostas pedagógicas que abordam assuntos da pluralidade cultural refletindo os conhecimentos diversos aplicados a todas as modalidades, sobretudo aos princípios curriculares da democracia.O estudo da

(3)

pesquisa não se trata de mostrar um Brasil perfeito, mas como definir basicamente cidadania, ou seja, o motivo da pesquisa e o real objetivo para responde as necessidades que causam e assolam a cultura do indivíduo.

E sendo assim a atitude da escola é desenvolver o seu papel fundamental, com base ao compromisso a justiça e o desenvolvimento para a formação do indivíduo, alinhados a uma literatura pertinente ao conhecimento da importância da cultura e aos fatores éticos e direito da criança.

Como, fortalecer as práticas pedagógicas nacionais com o direito de construir sua própria identidade, para que com a base aos parâmetros culturais, concretizar e ordenar os conhecimentos, com base a sua cultura e realidade, onde passam se integrar em situações diversas do cotidiano. Portanto estudar e analisar as culturais e suas práticas é informar-se aos valores que veiculam.

Ensinar pluralidade cultural? ou viver a pluralidade cultural? A resposta a questão do problema é que pode se combater, no plano das atitudes, a discriminação manifestada em gestos, comportamentos e palavras que afasta e estigmatiza grupos sociais.

3. OBJETIVO

É de prioridade da E M E F Prof° Clara de Carvalho Ferreira o trabalho com equipe e por projetos, a autonomia e as responsabilidades crescentes de forma que se possa socializar todos os assuntos, seja de interesse geral ou particular. Foram abordados fatores específicos e pedagógicos de importância para formação do alunado e orientação, a convivência com si mesmo, e seus iguais.

Promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo e afetividade construindo junto com a criança, um ambiente de interação e amorosidade. Refletir assuntos que fortaleça a atitude da instituição escolar em desenvolver seu papel fundamental na formação do individuo.

Promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania.

4. METODOLOGIA

Foi concluída a busca sobre a produção do conhecimento das diversas culturas, referentes aos estudos que foram pesquisados através de contribuições

(4)

curriculares, com os objetivos de identificar as causas e interferências negativas e relação ao tema abordado para refletir e alisar soluções que podem atender as necessidades com sugestões que possam fortalecer o desempenho de alunos e professores, conforme a organização social das escolas e modo geral.

O mundo está vivendo na mais alta revolução do conhecimento, diante da globalização política e economia, financeira e informativa modificando e criando novas perspectivas de formação o que leva o aluno a ser critico atuante e inovado.

A extensão do mundo se torna cada vez mais em função da intenção continua que os seres humanos fazem sobre ele construindo e modificando a cultura e a historia.

Através de orientações e estudos sobre o tema abordado a pesquisa tratou-se de levantamentos de informações em fontes consultadas, onde autores relatam idéias e sugestões para a pratica docênciae o conhecimento das várias culturas.

A importância autêntica da educação e cultura supera limites e inspira no ser humano o seu valor consciente da realidade cultural e social.

Do inicio da pesquisa até o momento presente observou-se que atividades práticas podem resolver situações do cotidiano do alunado nas series iniciais, através de processo educativo associado ao estudo de valores, que orientam o comportamento humano desde o seu nascimento com reflexão ética, moral e de modo geral orientar a criança em sua formação até a vida adulta.

A escola E.M.E. F Prof° Clara de Carvalho Ferreira tem como finalidade viabilizar o compromisso com a afetiva aprendizagem promovendo sempre a melhoria da qualidade de ensino ampliando a escolaridade para aqueles que nelas ingressam. Formação pessoal e conhecimento do mundo que são constituídos pelos eixos de trabalho, identidade e autonomia movimentos, artes visuais, música, linguagem oral e escrita natureza sociedade e matemática.

A importância da pluralidade cultural promove como objetivo, ajudar o alunado em seu convívio, a interação. O respeito ao que contribui para seu desenvolvimento e cidadania. A escola permite através de leituras e reflexão o valor do ser humano e a liberdade de criar, por diversas formas de expressão.

(5)

5. DESENVOLVIMENTO

A escola E.M.D. F Prof° Clara de Carvalho Ferreira é um espaço público onde a construção de conhecimento está a serviço de valores emancipadores formadores de sujeito históricos, críticos e consciente capazes de conquistar e exercer a cidadania.

Educar exige cuidados, cuidados é educar para a vida adulta, envolvendo acolher, ouvir encorajar, apoiar no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água do planeta enfim enfrentar os desafios do mundo imprevisível e complexo, de diferentes semelhanças, que requer cautela em buscar da formação humana plena.

Abrangendo os diferentes aspectos do projeto pedagógica em relação com a comunidade, associado a conquista democrática a luta, pela cidadania, com o objetivo de igualdade podendo fazer a diferença, desenvolvendo na criança a capacidade de aprender, com sua cultura respeitar seus valores, e o outro.

Os mecanismos utilizados para o desenvolvimento da criança, são critérios exercidos pela Direção e Coordenação Pedagógica semanais de HTPC, visitas em salas de aula e reuniões pedagógicas baseando-se sempre a documentações que não permitem que se deixem colunas na formação intelectual do aluno. E nesse sentido que está sendo feito?

O acompanhamento, da aprendizagem do aluno garantindo sempre que os conteúdos planejados cheguem até os educado-se que os mesmos apropriem-se ativamente desses conteúdos.

Eprioridade da E.M.E. P Prof°Clara de Carvalho Ferreira, inclui todos os alunos na sociedade de inovações cientifica e tecnológicas, diante da globalização, o que leva o aluno a ser critico e inovado.

Garantindo aptidões habilidades e competências da leitura do cálculo e da escuta isto é, do saber, desenvolvendo as capacidades:

 Cognitiva afetiva, ética, inserção social, estética, física, relação interpessoal, tendo como pilares.

 Aprender a conhecer

 Aprender a viver com os outros

(6)

 Possibilitar que os alunos auto avaliem sua aprendizagem

 Orientar o aluno quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades.

Os critérios de avaliação estarão fundamentados nos objetivos específicos de cada componente curricular de formação que norteiam a escola e sendo assim, o desenvolvimento da escola está organizada para atender as necessidades educacionais e de aprendizagem dos alunos em salas com equipamentos e material didáticos pedagógicos adequados as diferentes faixas etárias.

A escolar Clara de Carvalho Ferreira é uma instituição pública municipal que atende alunos dos ciclos (1º ao 3º) e ciclo II (4º e 5º ano) do ensino fundamental.

6. RESULTADOS

Considerando-se que as crianças são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos.

Que tenham sua autonomia e condições necessárias para o exercício da cidadania que através de orientações e diálogos, atividades relacionadas ao conhecimento das culturas diversas e a individualidade de cada um está na importância dos princípios éticos da dignidade e o respeito à lua cultura.

É de caráter e responsabilidade da escola e dos educadores em particular a superação do preconceito e da discriminação e de modo geral da sociedade. Os resultados aqui apresentados com base a orientações curriculares e autores de importância dos saberes da cultura humana, relatam que uma inteligência é subordinada a outra inteligência, ou seja, a relação professor e aluno.

O professor com a responsabilidade de ensinar o aluno e sua vontade e precisão de aprender. Portanto a uma necessidade de interação do conhecimento de ambos onde uma vontade obedeça a outra vontade para acontecer o aprendizado.

Riscos profissionais: quando um professor é ameaçado, por um aluno, por exemplo, o diretor comunica aos pais e ao tutelar. Nunca houve problemas de violência contra professores ou funcionários na escola pesquisada.

Os alunos são conscientizados, sobre seus direitos e deveres através das normas de convivência: são respeitados por toda a equipe escolar e também garantidos pelo ECA.

(7)

Para garantir que os alunos cumpram seus deveres, os professores da educação acreditam na boa convivência e na aproximação do alunado, e fazer a diferença em situações diversas.

De acordo com as propostas pedagógicas a escola se estabeleceu as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade formalizando o compromisso dos professores, funcionários e pais de alunos e lideres da comunidade, no projeto educacional viabilizando uma escola democrática e de qualidade social para todos.

De acordo com as dificuldades diagnosticadas a escola contribui desenvolvendo um trabalho queirá conscientizar os pais da importância da vida escolar do seu filho, incentivar maior integração da família quanto na escola quanto na sociedade.

Refletindo sobre as principais funções da escola, tem sido preocupação constante de toda equipe o desenvolvimento integral dos alunos e a qualidade de ensino aprendizagem como uma das metas principais a ser alcançada.

Com as mudanças, avanços e transformações ocorrentes em nossa sociedade, a escola vem se adaptando a essas novas exigências levando o aluno não apenas a ler, escrever, mas aprender, ler, entender, interpretar, analisar, criticar, desafiar novas conquistas e pesquisar“Isto é aprender, aprender”.

Alem dos cuidados em relação à cultura uma das preocupações da equipe gestora é quanto á freqüência dos alunos as aulas.

Foto 1 – Apresentação dos Alunos

Fonte: A Importância da Pluralidade Cultural na Educação, 2017.

Para esse acompanhamento é feito diariamente a chamada nas classes. Com esse controle diário fica fácil ensinar o aluno faltoso e dessa maneira tomar

(8)

providencias. A primeira providencia é comunicar a família através de comunicado escrito.

O motivo das faltas, esse comunicado é colocado no livro próprio e logo abaixo é transcrita a justificativa da família e a mesma é orientada pela direção e coordenação.

Se ainda persistirem as faltas o caso é então encaminhado para o conselho tutelar e em ultima instante para a promotoria pública, todos os alunos faltosos, são em sua maioria, por própria negligencia da família conforme os motivos alegados.

A escola não registra evasão há vários anos, mas registra casos de alunos retidos por freqüência e aproveitamentos, que apesar de todas as medidas adotadas as mesmas não consegue alcançar êxito.

Foto 2 – Atividade com os Alunos

Fonte: A Importância da Pluralidade Cultural na Educação, 2017.

A equipe escolar mantém um diálogo constante com os alunos e sem familiares para conscientizados da importância e da freqüência como fator primordial no desenvolvimento da aprendizagem principalmente nas series iniciais, dada a pouca autonomia e iniciativa do aluno.

Os pais são orientados ainda que o zelar pela freqüência deve ir além do horário regular de aulas e se entender quando o aluno é encaminhado para o projeto de recuperação paralela.

(9)

Tabela 1 - Dados quantitativos dos últimos 03 anos

Ano Promoção Retenção Evasão

2012 100% 0 0

2013 100% 0 0

2014 100/% 0 0

Fonte: A Importância da Pluralidade Cultural na Educação, 2017.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A gestão democrática garante ensino de qualidade, onde são atendidas as necessidades do alunado, de acordo com a disciplina e o planejamento curricular.

E considerando-se que as crianças são diferentes entre si, implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos.

Que tenham sua autonomia e condições necessárias para o exercício da cidadania; onde venha fortalecer o fator da democracia e combater a discriminação, ensinando o indivíduo, seu valor, e o respeito ao outro.

Sendo o objetivo geral da escola, formar cidadão, conscientes dos princípios éticos de liberdade e compreender as diversas situações culturais existentes no Brasil, associando ao estudo dos valore que orientam o comportamento humano na sociedade com reflexão ética sobre a educação e a moral.

8. FONTES CONSULTADAS

Culturas e Educação: Veiga Neto Disponívelem www.scielo.br/pdf/rbedu/n23a01 Biografia: Doutor em Educação, Professor titular dos departamentos de ensino e

currículo e do programa de Pós graduação em Educação.

MEC. www.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade

Referências Curriculares Nacional para a Educação Infantil:

Ana Beatriz Cerisara Disponívelem www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12935.pdf Biografia: Possui graduação em Pedagogia pela pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, São Paulo n7, pg. 89-96, 1998.

Pluralidade Cultural: Márcia Scholz de Andrade Kersten Disponível em www.agrinho.com.br/site/wp-contente/uploads/2014/09/42-pluralidade-cultura.pdf Biografia: Possui graduação em ciências Sociais

(10)

Ciências Humanas: Dina Czeresnia disponível em www.scielo.br/pdf/rsp/v42n6/7180.pdf Biografia: Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

Documentos relacionados

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Este ponto da obra se inicia com a apresentação de algumas das ideias centrais da argumentação proposta pelo autor, a saber: do turismo como prática social lastreada e difusora

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

14 Esse estudo com 107 pacientes submetidos a AC para des- cartar a doença isquêmica do coração como etio logia da disfunção ventricular esquerda mostrou que a AC teve um

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Promptly, at ( τ − 2 ) , there is a reduction of 4.65 thousand hectares in soybean harvested area (statistically significant at the 1% level), an increase of 6.82 thousand hectares

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são