• Nenhum resultado encontrado

PET VIG. EDITAL bolsistas 2013 Final 09052013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PET VIG. EDITAL bolsistas 2013 Final 09052013"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EDITAL Nº01/PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE/UFSM, DE 10 DE MAIO DE 2013. ABERTURA DE INSCRIÇÕES À SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO BOLSISTAS PARA

O PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE - 2013-2015

A Coordenadora do PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE/UFSM torna público que, no período de 10 a 16 de maio de 2013, estarão abertas as inscrições à seleção de candidatos a monitores bolsistas para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde - PET/VS - 2013/2015, conforme descrito a seguir:

1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROGRAMA PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE O PET-SAÚDE tem como pressuposto a educação pelo trabalho para a saúde, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências direcionadas aos acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS. O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), no uso de suas atribuições, publicaram o Edital n° 28, de 22 de novembro de 2012 (disponível em http://portal.saude.gov.br) para em conjunto com Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Saúde, participarem do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - Vigilância em Saúde (PET/VS).

1.1 . DOS OBJETIVOS do PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE

O Programa PET/VS deve contemplar projetos que se alinhem às prioridades definidas pela Agenda Estratégica da Secretaria de Vigilância em Saúde - 2011-2015, disponível em www.saude.gov.br/svs, preferencialmente articuladas ao planejamento das ações de saúde das Regiões de Saúde (Decreto nº 7.508, 28 de junho de 2011) e às Redes de Atenção à Saúde (Portaria 4.279/GM/MS, de 30 de dezembro de 2010). Os projetos do PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE serão executados durante o período de março de 2013 a fevereiro de 2015.

1.2 . DA CARGA HORÁRIA DO ESTUDANTE BOLSISTA: 20 horas semanais, sendo destas, no mínimo, 8 horas presenciais.

1.3 . DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA: a) Zelar pela qualidade acadêmica do PET-SAÚDE/VS;

b) participar de todas as atividades programadas pela coordenação, tutor e preceptor do PET-SAÚDE/VS;

c) manter bom rendimento acadêmico no curso de graduação e nas atividades específicas do Projeto;

d) socializar os conhecimentos adquiridos e produzidos no Programa;

e) apresentar relatórios semestrais sobre o andamento do seu trabalho à Comissão do PET-Vigilância à Saúde e

f) apresentar trabalhos produzidos durante a vigência da vinculação ao programa em eventos científicos e/ou sociocomunitários, individualmente ou em grupo.

(2)

2. DA BOLSA

a) Os estudantes contemplados como bolsistas do Programa PET-SAÚDE/Vigilância em Saúde, receberão mensalmente uma bolsa equivalente ao valor da Bolsa de Iniciação Científica, modalidade IC (RN-020/2012, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq) repassada diretamente pelo Ministério da Saúde, através de uma conta própria do Programa no Banco do Brasil.

b) A duração da bolsa será de um ano, prorrogável por mais um ano.

c) O estudante bolsista, após um período mínimo de seis meses de participação efetiva e comprovada no Programa, fará jus a um certificado de participação no PET-SAÚDE/VS, emitido pela Coordenação do Programa.

3. DO NÚMERO DE VAGAS

O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 24 vagas para estudante de graduação bolsista dos cursos graduação da área da saúde da UFSM conforme distribuição no quadro abaixo:

Curso de graduação N.º de vagas

Enfermagem 3 Farmácia 3 Fisioterapia 2 Fonoaudiologia 2 Medicina 5 Medicina Veterinária 2 Odontologia 3 Serviço social 2 Terapia ocupacional 2 TOTAL 24 4. DA INSCRIÇÃO

4.1 . Exigências para inscrição:

a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação na saúde, estabelecidos conforme Resolução nº 287/1998, do Conselho Nacional de Saúde.

b) Não ter vínculo empregatício ou recebimento de bolsa ou auxílio de custo de outros programas, agência ou organismo de fomento (monitoria, FIPE, FIEX, PROEXT, CAPES, CNPq, FAPERGS e outros) nacional ou internacional.

4.2 . Documentação para inscrição:

a) Cópia de comprovante de matrícula do 1º semestre de 2013; b) cópia do RG e do CPF;

c) cópia do histórico escolar; d) currículo Lattes comprovado e

e) declaração (Termo de Compromisso) de que dispõe de carga horária mínima de 20 horas semanais para prática no projeto e de que não recebe bolsa de qualquer outro programa, com exceção do PROUNI, conforme modelo disponível no local de inscrição.

(3)

a) Prova escrita objetiva (peso 5,0): exame de conhecimentos em Vigilância em Saúde tendo como referência a bibliografia disponibilizada em anexo (anexo 1).

b) Prova descritiva (peso 2,5): exame de conhecimento sobre o Programa PET-Saúde/Vigilância em Saúde, tendo como referência as Portarias citadas no Anexo 1. Esta prova observará critérios objetivos para avaliação.

c) Análise de Curriculum Vitae (peso 2,5): modelo Lattes, comprovado, segundo critérios apresentados no Anexo 2.

5.2 . Modalidade de realização das provas: serão sequenciais, com duração de até três horas. 5.3 . Data, hora e local das provas: 20 de maio de 2013, das 18 às 21 h nas salas 1230 e 1240

do CCS, Prédio 26 Campus UFSM.

5.4 . Para a rreeaalliizzaaççãoão ddaa pprroovvaa deverão ser observados os seguintes critérios:

a) Os candidatos deverão se apresentar no local da prova com antecedência de 15 minutos, munidos de carteira de identidade com foto;

b) Durante a realização da prova, não serão permitidas a comunicação entre os candidatos; a utilização de aparelhos eletrônicos; consultas em livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta.

5.5 . A classificação final será por ordem de nota - somatório entre as notas da prova escrita objetiva (peso 5,0), nota da prova escrita descritiva (peso 2,5) e análise de currículo (peso 2,5), sendo desclassificados os candidatos com nota final menor que 5,0.

5.6 . Em caso de eemmppaattee entre notas de candidatos serão utilizados como critérios de desempate: a) 1º critério: alunos em condição de vulnerabilidade social (comprovada por documento

expedido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis). b) 2º critério: maior nota na Avaliação de Curriculum Vitae.

5.7 . A classificação final dos candidatos classificados será divulgada até o dia 27 de maio de 2013, na página do CCS, www.ufsm.br/ccs.

5.8 . O candidato poderá interpor recurso administrativo até dois dias úteis corridos, contados a partir da divulgação do resultado. Nesse caso, o candidato deve abrir processo administrativo no Departamento de Arquivo Geral (Protocolo) da UFSM e endereçado à Secretaria da Coordenação do curso de Medicina sala 1353, prédio 26, Campus UFSM, Avenida Roraima nº1000, Cidade Universitária, Bairro Camobi, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS.

6. DA VALIDADE DO EDITAL: os candidatos suplentes poderão ser chamados a ocuparem vagas (em caso de desistência ou substituição do titular) em um prazo de até 12 meses, após divulgação da lista de classificados.

7. DO INÍCIO DAS ATIVIDADES: a partir da divulgação da classificação final dos candidatos.

Prof. Dra. Marinel Mór Dall’Agnol

(4)

ANEXO 1 BIBLIOGRAFIA

1. Bibliografia de Referência da Prova escrita

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS Nº 3.252 de 22 de dezembro de 2009. Disponível em:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria3252_da_vigilancia_em_saude_0501_ atual.pdf

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Vigilância em Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2007. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_progestores_livro6a.pdf Capítulos: Cap. 1; Cap. 3 (3.1.1 e 3.1.2) e Capítulo 8 (8.1, 8.2, 8.3, 8.4 e 8.8)

2. Bibliografia de Referência da Prova Descritiva

Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o PET-Saúde. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/CIB/port_interministerial_1802_26_ago_2008.pdf Portaria Conjunta nº 3, de 3 de março de 2010. Institui o PET-Vigilância em Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sgtes/2010/poc0003_03_03_2010.html

(5)

ANEXO 2

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE (peso 2,5)

Critério Valor atribuído

1. Participação em Programas PET-SAÚDE como bolsista ou voluntário

1,5 pontos por semestre 2. Participação em projetos de extensão como

bolsista ou voluntário

1 ponto por semestre 3. Participação em projetos de pesquisa como

bolsista ou voluntário

1 ponto por semestre 4. Participação em projeto de ensino como bolsista

ou voluntário

1 ponto por semestre 5. Monitoria em Saúde Coletiva e disciplinas afins. 1 pontos por ano

letivo 6. Monitoria em outras áreas 1 ponto por ano

letivo 7. Publicação de artigos científicos 2 pontos por

artigo 8. Apresentação de trabalhos em eventos científicos 1 ponto por

trabalho 9. Participação em eventos científicos, de extensão e

de política de saúde (Congressos, Seminários, Fóruns, Conferências de Saúde, etc.).

1 ponto por evento 10. Participação em Palestras de Saúde Coletiva e

áreas afins

0,2 ponto por evento 11. Participação em Palestras de outras áreas 0,1 ponto por

evento 12. Cursos de formação complementar em Saúde

Coletiva e disciplinas afins (carga horária mínima de 40 horas).

1 ponto por curso

13. Cursos de formação complementar em Saúde Coletiva e disciplinas afins (carga horária inferior a 40 horas).

0,5 ponto por curso 14. Cursos de formação complementar em outras

áreas (carga horária mínima de 40 horas).

0,5 ponto por curso 15. Cursos de formação complementar em outras

áreas (carga horária inferior a 40 horas).

0,25 ponto por curso 16. Organização de eventos de Saúde Coletiva e

disciplinas afins

1 ponto por evento 17. Organização de eventos de outras áreas 0,5 ponto por

evento TOTAL

Referências

Documentos relacionados

Por exemplo: os conselhos estaduais de direitos humanos, cujas diretorias são eleitas, têm uma maioria de órgãos e entidades que não pertencem à esfera governamental e gozam

Como empresa de serviços inovadores em Portugal e no Mundo, a Ayr Consulting, Trends e Innovation caracteriza-se por, a partir de diversos pontos de contacto com o

Da mesma forma que o valor da liberdade de escolha de ocupação dos mais desfavorecidos à partida aumenta na sequência da interferência do Estado em prol do acesso de todos

Lesões oculares graves/ irritação ocular: Provoca irritação ocular grave (Etanol) Sensibilização respiratória ou da pele: Não disponível. Mutagenicidade em células

Um resumo informativo, no caso de um relatório de pesquisa, não diria apenas de que trata a pesquisa (como seria o caso do resumo indi- cativo), mas informaria também as finalidades

A rede de instituições de apoio à ciência, tecnologia e inovação em segurança pública no Brasil estrutura-se em torno da Financiado- ra de Estudos e Projetos

[r]

Tanto para o estudo sobre a ordem de migração das espécies quanto para a influência do tempo de injeção, foram realizadas injeções utilizando as condições otimizadas