• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: BENEFÍCIOS DA ELETROESTIMULAÇÃO EM INDIVÍDUO PORTADOR DE POLIOMIELITE: ESTUDO DE CASO

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Educação Física SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO - UNIÍTALO INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): CARLA ZIRN NUNES AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANA CAROLINA SIQUEIRA ZUNTINI ORIENTADOR(ES):

(2)

RESUMO

Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos motores e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. O presente estudo de caráter exploratório tem como objetivo avaliar os benefícios da eletroestimulação no desempenho muscular dos membros inferiores (M.M.I.I.) de um indivíduo portador de poliomielite. Será realizado um estudo investigativo descritivo transversal, onde participará do estudo de caso um indivíduo portador de poliomielite, do sexo masculino, 59 anos, que adquiriu a doença aos 3 anos. Como instrumento de coleta serão inicialmente aplicados testes de avaliação postural e força a fim de obter dados do indivíduo para comparação antes/depois da eletroestimulação. Será utilizado como ferramenta para a avaliação postural o software SAPO – Software de Avaliação Postural (versão 0.69). Em acréscimo, será realizado uma avaliação manual de força muscular (sistema de Lovett). Para avaliação de equilíbrio, será aplicada a escala de equilíbrio de Berg. Será feita uma avaliação de perimetria de coxa e panturrilha. Aplicaremos uma avaliação de marcha e teste de simetria na descarga de peso em pé. Como resultados iniciais, a avaliação postural resultou em o lado esquerdo do corpo do indivíduo ser mais comprometido fisicamente em relação ao lado direito. A escala de equilíbrio de Berg gerou uma pontuação de 44 pontos, o que significa que há de 6 a 8% de chances de queda. O teste de alcance funcional (TAF) concebeu uma distância de 27 centímetros, o que representa que o indivíduo tem pequenas ou nulas chances de quedas. No teste de força muscular manual (Lovett), o indivíduo resultou em força muscular grau 5 nos músculos tibial posterior e tríceps sural, Os músculos adutores, abdutores, glúteos máximo e mínimo resultaram em grau 4 para o lado direito e grau 3 para o lado esquerdo. O quadríceps e isquiotibiais resultaram em grau 2.

Palavras chave: Eletroestimulação; poliomielite; síndrome pós-polio; músculo esquelético; neuromuscular.

INTRODUÇÃO

A poliomielite aguda é uma doença causada pelo poliovírus que ocorre tipicamente em crianças pequenas. O poliovírus se espalha ao longo das vias

(3)

nervosas e destrói principalmente os motoneurônios dos cornos anteriores da medula espinal. O poliovírus geralmente resulta em paralisia assimétrica com atrofia muscular e fraqueza que ocorre nos membros inferiores mais do que nos membros superiores (QUADROS, 2005).

A eletroestimulação neuromuscular é uma ferramenta terapêutica utilizada para restaurar funções motoras e sensoriais (MATSUNAGA; SHIMADA; SATO K, 1999). Segundo Rushont (1997), o uso de corrente elétrica produz contração muscular favorecendo o fortalecimento e hipertrofia muscular.

OBJETIVO

Este estudo de caso tem como objetivo, avaliar os benefícios da eletroestimulação no desempenho muscular dos membros inferiores (M.M.I.I.) de um indivíduo portador de poliomielite, comparando os resultados dos testes de avaliação postural e força que serão feitos antes da aplicação da eletroestimulação e refeitos após a aplicação da mesma.

METODOLOGIA

A amostra será composta por um único indivíduo portador de poliomielite, do sexo masculino, 59 anos de idade, com aquisição da poliomielite aos 3 anos de idade. Por ser um estudo de caso, a amostra será composta por apenas uma pessoa. Será realizado um estudo investigativo descritivo transversal. Como instrumento de coleta será inicialmente aplicado testes de avaliação postural e força, ao final destes testes, será feita a eletroestimulação nos músculos dos membros inferiores. Posteriormente a aplicação da eletroestimulação, os testes serão refeitos. O indivíduo passará por 8 semanas de treinamentos de musculação por 3 vezes na semana com ajuda da eletroestimulação.

Por se tratar e um estudo de caso, não há critérios de inclusão e/ou exclusão.

Será utilizado como ferramenta de coleta da avaliação postural teste postural pelo SAPO – Software de Avaliação Postural (versão 0.69 Para avaliação de força muscular manual será realizado o sistema de Lovett. Para avaliação de equilíbrio, será aplicada a escala de equilíbrio de Berg. Será feita uma avaliação de perimetria de coxa e panturrilha. Também será feita uma

(4)

avaliação de marcha e por último, será feita uma avaliação de simetria na descarga de peso.

DESENVOLVIMENTO

Os campos eletromagnéticos pulsados têm sido amplamente utilizados em vários países em fraturas não consolidadas, com índice de sucesso de 70 a 80%. Essa forma de terapia surgiu baseando-se na observação do aparecimento de correntes elétricas minúsculas (potenciais piezelétricos), causadas pelo estresse físico no osso, sendo estes os estímulos que promovem a formação óssea. Os autores sugerem que a geração de campos eletromagnéticos pulsados simularia esses potenciais piezelétricos, promovendo a reparação da cartilagem através de ação nos condrócitos e osteoblastos. (TROCK DH. BOLLET AJ. MARKOLL R, 1994; ZIZIE TM, et al., 1995)

A poliomielite anterior aguda é uma doença de etiologia viral, ocasionando paralisia em cerca de 1 % a 2% dos indivíduos infectados geralmente com comprometimento em Membros inferiores (MMII). O poliovírus causa a morte dos neurônios motores principalmente no corno anterior da medula, mas também afeta estruturas centrais tais como os núcleos reticulares, hipotálamo e tronco cerebral (CVE, 2000; BODIAN, 1994).

Há várias descrições de casos desde 1875, especialmente relacionados a epidemias que ocorreram na primeira metade do século XX, em várias partes do mundo. Foi, contudo, na década de 1970 e início dos anos 1980 que se observou uma procura crescente de sobreviventes da poliomielite aos serviços de saúde, relatando esses novos sintomas, primeiramente interpretados como de natureza psicológica (VRANJAC, 2006).

RESULTADOS PRELIMINARES

Na fase inicial de testes do estudo, a avaliação postural SAPO – Software de Avaliação Postural (versão 0.69) resultou em o lado esquerdo do corpo do indivíduo ser mais comprometido fisicamente em relação ao lado direito, tanto posturalmente, quanto seu centro de gravidade. A escala de equilíbrio de Berg gerou uma pontuação de 44 pontos. De acordo com Shumway-Cook & Woollacott (2003), na amplitude de 56 a 54 pontos, cada ponto a menos é associado a um aumento de 3 a 4% abaixo no risco de quedas, de 54 a 46 a

(5)

alteração de um ponto é associada a um aumento de 6 a 8% de chances, sendo que abaixo de 36 pontos o risco de quedas é de quase 100%. O teste de alcance funcional (TAF) gerou uma distância de 27 centímetros, o que representa que o indivíduo tem pequenas ou nulas chances de quedas. No teste de força muscular manual (Lovett), o indivíduo resultou em força muscular grau 5 nos músculos tibial posterior e tríceps sural. Os músculos adutores, abdutores, glúteos máximo e mínimo resultaram em grau 4 para o lado direito e grau 3 para o lado esquerdo. O quadríceps e isquiotibiais resultaram em grau 2.

FONTES CONSULTADAS

CVE. Poliovírus/Poliomielite. Manual das doenças transmitidas por alimentos e água, 2000. (Disponível em http://www.cve.saude.sp.gov.br). Acesso em 04 maio 2018.

MATSUNAGA T, SHIMADA Y, SATO K. Muscle fatigue intermittent stimulation with low and high frequency electrical pulses. Arch. Phys. Med. Rehabil. 1999; 80: 48-53.

QUADROS, A.A.J. Síndrome pós-poliomielite (spp): uma nova doença velha. Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Escola Paulista de Medicina. São Paulo, 2005.

RUSHONT DN. Functional electrical stimulation. Physiol. Meas.1997 SHUMWAY-COOK AS, WOOLACOTT MH. Controle Motor: teoria e aplicação práticas. 2ª Ed. Barueri: Manole; 2003.

TROCK DH. BOLLET AJ. MARKOLL R: The effect of pulsed electromagnetie ficlels in the treatment of osteoarthritis of lhe knee and cervical spine. Report of randomizeu, double hlinu, placebo controlled trials. J Rheumatol 21: 1903-1911. 1994.

VRANJAC A. Post-polio syndrome. Divisão de Doenças de Transmissão Hídricas e Alimentares. Centro de Vigilância Epidemiológica. Coordenadoria de Controle de Doenças. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo DDTHAlCVE/CCD/SES-SP, 2006.

ZIZIE TM. HOLTMAN KC. HOLT PA, et al: The treatment of osteoarthritis of the knee with pulsed electrical slimulation. J Rheumatol 22: 1757-1761. 1995.

Referências

Documentos relacionados

Os eventos de AMTs que não sofreram agregação temporal, que representam 69% das ocorrências, são resultantes de faltas que foram eliminadas na primeira atuação da proteção

a) Turbidez: a turbidez da água se deve à existência de partículas em suspensão, de diferentes tamanhos e natureza química. Ex.: argila, compostos de origem orgânica e

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

ARTIGO 35- Os supervisores das equipes até 60 (sessenta) minutos antes da hora marcada para o início do jogo, independentemente se haverá atraso ou não da partida, deverão se

da Massa Insolvente, Almedina, Coimbra, 2008, pp.. 32 garantias só foram constituídas posteriormente 101 , mais precisamente nos seis meses anteriores ao início do

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Compreendendo- se que o estudo dos eventos do século XX podem ser relevantes e esclarecedores para a compreensão da história e da sociedade de hoje, e levando-se em conta o