• Nenhum resultado encontrado

1 ETAPA 2 RECORTE EXEMPLO INTR 24 04 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 ETAPA 2 RECORTE EXEMPLO INTR 24 04 2012"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

7. ETAPA 2: ENTREGA DA INTRODUÇÃO, CONTENDO PERGUNTA, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA DO TRABALHO. Na Etapa 2 inicia-se efetivamente a escrita do TCC, com a entrega da “Introdução”.

A introdução é um texto que traz a informação do assunto sobre o qual o TCC tratará. Contém os parágrafos introdutórios (iniciais) seguidos da pergunta, objetivos (geral e específicos) e justificativa para o estudo. Diehl e Tatim (2004) afirmam que a Introdução é a parte do trabalho em que o assunto é apresentado como um todo, sem detalhes. Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor. De modo geral, deve

estabelecer o assunto, definindo-o claramente, sem deixar dúvidas quanto ao campo de abrangência; explicitar a finalidade e os objetivos do

trabalho, esclarecendo sob que ponto de vista foi tratado o tema. Ainda segundo estes autores, os principais pontos que devem constar na Introdução são:

a) Tema: deve ser identificada a área na qual se concentra o problema, apresentando-o dentro de um contexto mais amplo, com breve referência ao

esquema teórico e com considerações sobre como o tema foi escolhido. b) Problema de pesquisa: deve ser apresentado de forma clara e precisa e

redigido em forma de pergunta.

c) Objetivo geral: determina o que se pretende realizar com o estudo, de um ponto de vista geral.

d) Objetivos específicos: determina os aspectos necessários para alcançar o

objetivo geral. São objetivos intermediários e instrumentais que, num âmbito

mais concreto, permitem atingir o objetivo geral.

e) Justificativa: deve demonstrar a importância da problemática, com a apresentação das razões em defesa do estudo, da relação do

tema/problema

com o contexto social, da justificação no plano teórico e prático e das referências

aos possíveis aspectos inovadores do trabalho.

Os parágrafos iniciais da introdução são fundamentais: precisam ser claros e

chamar a atenção para os tópicos mais importantes que serão

desenvolvidos no trabalho. O objetivo da introdução é situar o leitor sobre o tema do trabalho; informando-o sobre o que se sabia antes de o estudo ser realizado e o que pretende o estudo.

Deve-se abordar o tema e seu contexto, em sentido - do geral (ex: o atual contexto das organizações) para o específico (ex: mudanças internas em uma determinada organização) – e fornecer informações base em

parágrafos bem construídos – para isso, devem-se evitar frases genéricas ou redundantes. Podem-se utilizar citações dos autores considerados mais importantes para o estudo, sempre conforme as normas ABNT.

(2)

SUGESTÕES PARA A ESCOLHA DO ASSUNTO.

Em qualquer área do conhecimento, o campo para pesquisas é infinito. Para o êxito e resultados da pesquisa é relevante que o assunto seja bem escolhido.

Os seguintes aspectos devem ser considerados para a indicação de bom tema para estudos.

Preferências pessoais - O pesquisador deve escolher um assunto correspondente ao seu gosto pessoal, que esteja na linha de suas tendências e preferências pessoais. O entusiasmo, a dedicação, o empenho e a perseverança e a decisão para superar obstáculos dependem, naturalmente, do ajustamento do pesquisador ao assunto. A observância dessa conveniência funcionará como um multiplicador de forças. O pesquisador deverá ter uma curiosidade e também gostar do assunto.

Aptidão - Não basta gostar do assunto; é preciso ter aptidão, ser capaz de desenvolvê-lo. A aptidão significa formação cultural adequada ou específica, experiência ou vivência na área em que se situa o assunto. Assuntos de caráter filosófico exigem aptidão ou capacidade para a abstração; assuntos de caráter científico exigem correspondentes conhecimentos básicos, e assim por diante. Portanto, é necessário que o pesquisador reúna algumas aptidões sobre o assunto a ser abordado. Tempo - É importante considerar o tempo disponível e o tempo necessário para levar a bom termo esta ou aquela pesquisa. É bem verdade que o entusiasmo e a aptidão multiplicam a eficácia do trabalho, mas, não se pode optar por assunto que exija muito mais tempo de pesquisa do que se dispõe. Por exemplo; caso a pesquisa requeira a aplicação de um questionário – é necessário que se estime um cronograma para as respostas dos consultados. Dependendo da região em estudo, esse período para a obtenção das informações poderá ser maior ou menor. Recursos materiais - Consideremos ainda o fator econômico, o custo de viagens e de aquisição de material, a possibilidade de acesso a fontes raras, e a existência ou não de material bibliográfico disponível. Há assuntos em discussão que o material bibliográfico é pobre e, além disso, muito difícil de se obter. Há empresas e órgãos públicos que não se dispõem a oferecer as informações.

Relevância – O pesquisador aplicará um tempo para o desenvolvimento da sua pesquisa. Além disso, inúmeras pessoas que o cercam estarão colaborando com essa pesquisa, pois há um comprometimento para o sucesso da mesma. Assim, é importante que o tema seja significativo e que de fato traga alguma contribuição para a empresa; para a cidade ou

(3)

país e também para o planeta. O pesquisador deve procurar assuntos cujo estudo e aprofundamento lhe possa trazer contribuição efetiva para o próprio amadurecimento cultural, e alguma contribuição objetiva ao esclarecer melhor um problema; ou, até mesmo, cobrir uma lacuna, corrigir uma falsa interpretação, esclarecer aspectos até então obscuros, aprimorar a definição de um conceito ambíguo, ou promover o aprofundamento sobre tema relevante pelo seu conteúdo e pela sua atualidade.

FONTES DE ASSUNTOS. Onde encontrar um assunto? De onde brotam os assuntos? A atenção de quem quer descobrir um bom assunto deve voltar-se para as três fontes mais comuns:

Vivência – São as nossas leituras, nossas conversas, os problemas que ocorrem ao nosso espírito na busca de uma resposta satisfatória que não encontramos. São as nossas dúvidas, nossa maneira pessoal de questionar problemas e de reagir diante de hipóteses aparentemente frágeis, tudo isto representa uma vivência capaz de suscitar assuntos que mereceriam melhor análise e maior aprofundamento.

Polêmicas - Quando um assunto se torna objeto de polêmica, duas coisas devem estar acontecendo: - em primeiro lugar, o assunto deve ter alguma relevância, alguma importância; - em segundo lugar, as hipóteses ou posições sustentadas pelos contendores não estão suficientemente comprovadas. Em livros, em revistas e jornais e em seminários de estudo, é frequente o aparecimento de polêmicas. Elas podem surgir de definições imprecisas, de classificações ambíguas, de amostra insuficiente, do desconhecimento de soluções anteriores, da incorreta colocação do problema, de lacunas intransponíveis, e assim por diante. De qualquer desses itens podem surgir bons assuntos de pesquisa.

Reflexão - A vivência, as polêmicas e todo o universo são, na realidade, imenso reservatório de problemas à espera de solução. Mas é preciso refletir, é preciso interrogar, é preciso ver problema onde o homem comum vê apenas fatos sem problema. Aquele que não vê problema em nada, ou não atingiu o nível normal de desenvolvimento da razão, ou é excessivamente apático. A reflexão suscita dúvidas reais ou metódicas; a dúvida define, circunscreve e delimita um problema digno de ser esclarecido.

Rubens C. Ulbanere

(4)

Exemplo de Introdução (Fictício)

Diagnóstico da Qualidade de Vida no Trabalho – QVT em indústria moveleira.

1. INTRODUÇÃO.

Conforme mostra Chiavenato (2004), em meados do século XVIII houve o inicio da evolução industrial; com isso surgiram diversos profissionais estudando o comportamento dos funcionários, suas tarefas e atribuições dentro da organização.

Segundo Chiavenato (2004), Henry Fayol foi o pioneiro da Administração Clássica; deu ênfase na Estrutura Organizacional, apostando no poder, mostrando que “A abordagem Clássica mostra-se rígida, inflexível e conservadora.”

Frederick Winslow Taylor apud Gil (2008), considerado o pai da Administração Científica e autor do “Taylorismo”, preocupado com os estudos dos tempos e movimentos relatou que: “a melhoria da eficiência de cada operário conduz à melhoria em toda a empresa”.

Em 1927, com o resultado de estudo da relação entre a produtividade e iluminação no local de trabalho, conhecida como a experiência de Hawthorne, surgiram os primeiros entendimentos e preocupação dos administradores para com os funcionários, relacionados à sua produtividade e condições no ambiente de trabalho. Esse fato deu à origem a Teoria das Relações Humanas, a qual trouxe uma nova linguagem administrativa: “A motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo, etc.” (CHIAVENATO, 2004).

Foram desenvolvidos diversos outros estudos relacionados ao homem, condições do local de trabalho e sua produtividade. Esses elementos foram fundamentais na possível preparação e conscientização dos administradores para o mercado globalizado atual. Há um aumento da concorrência que vem agravando devido à intensa globalização. As organizações buscam vantagens competitivas através da gestão da qualidade total, a qual depende exclusivamente da conscientização e capacitação dos colaboradores mesmo que seja na simples operação de uma maquina. A busca por métodos mais produtivos vem acarretando conflitos no ambiente de trabalho, fato que enseja estudos mais aprofundados sobre a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT. (SOUZA, 2010) De acordo com Chiavenato (2004), “A gestão da qualidade total nas organizações depende fundamentalmente da otimização do potencial humano”. Após esse entendimento inicia-se uma busca incansável das empresas por mão de obra qualificada e sucessivamente profissionais

(5)

competentes.

Segundo Ogata e Marchi (2008), “estamos frequentemente envolvidos com as atividades do dia-a-dia, com os compromissos, com a preocupação do futuro”, com o objetivo de aumentar a produtividade e uso da tecnologia, nossa vida ficou ainda mais corrida. Atualmente são usados notebook, internet, celular, e-mail, site e etc., tudo foi criado para aquecer a economia de todas as formas, com isso, as pessoas não param de trabalhar nem em suas casas. Nesses questionamentos sobre trabalho e qualidade de vida, surgem algumas dúvidas:

1) As pessoas, enquanto funcionários participam e recebem Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)?

2) É possível aferir a satisfação dos funcionários em relação à QVT? A estrutura empresarial e operacional da empresa permitirá arranjos suficientes e capazes para a melhoria da QVT?

O conceito de QVT envolve inúmeras abordagens, como os aspectos físicos e ambientais, e humanos com as questões psicológicas, sociais e comportamentais no local de trabalho, (CHIAVENATO, 2004).

É relevante a obtenção de satisfação de QVT em qualquer empresa. Para a elaboração desta pesquisa foi escolhida de forma intencional, uma indústria que opera com madeiras, pelas facilidades de convívio diário no ambiente de trabalho.

Dessa forma, como Objetivo Geral, propõe-se um diagnóstico de QVT em uma empresa, aferindo o sentimento dos seus funcionários em relação ao acesso aos recursos e possibilidades sociais e materiais oferecidos pela empresa. E como objetivos específicos, podem ser elencados os seguintes tópicos:

a) Identificar alguns métodos sobre a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT;

b) Aplicar um diagnóstico ocupacional em uma empresa do ramo moveleiro. O diagnóstico será realizado através de um questionário, com perguntas básicas sobre qualidade de vida na empresa. O questionário será aplicado aos funcionários, nas três áreas: administrativa, vendas e produção.

c) Apresentar sugestões para a melhoria das condições da QVT aos dirigentes.

A principal justificativa para a escolha do tema é que a QVT não influência somente na vida dos funcionários, mas também na vida dos gestores. Conforme estudos de GIL (2009), se o gestor não tiver informações culturais em relação à QVT, não terá condições de aplicar e transmitir a QVT para seus funcionários. Para a efetivação dessa ação, é necessário que o gestor saiba quais as dificuldades enfrentadas pelos seus funcionários e as necessidades que eles têm em relação ao seu ambiente de trabalho. Com essas informações, poderá investir de maneira correta, para que haja um ambiente sadio, de maneira que se obtenha a melhor eficiência na produção e satisfação dos trabalhadores.

Uma simples mudança dentro da empresa pode refletir no comportamento do funcionário. A insatisfação no ambiente de trabalho pode trazer danos à empresa. Quando um trabalhador não tem

(6)

perspectiva em seu ambiente de trabalho, não terá motivação para desenvolver seus produtos e serviços, ou até mesmo desenvolver seu crescimento dentro da empresa. (GIL, 2009)

Essas considerações é que motivaram a realização desta pesquisa, pois em geral as metodologias e ações aplicadas para a melhoria da QVT têm levado satisfação ao público interno e externo da empresa.

Final do Exemplo.

Prof. Dr. Rubens C. Ulbanere

(EXEMPLO II – FICTÍCIO)

ESTILOS DE LIDERANÇA:

ESTUDO DE CASO DA TITANIUM CORPORATION

1. INTRODUÇÃO. (PROBLEMA)

A dinâmica do novo cenário do mundo dos negócios exige um líder diferente daquele dos padrões do passado, que se transformará em um grande agente promotor e fomentador das adequações internas e externas. (SOUZA, 2009)

A necessidade de mudanças no meio organizacional vem se

tornando uma constante e essa mudança esta cada vez mais relacionada à liderança, cujo foco está nas pessoas, no qual é observada pela criação de visão e estratégias, geração de cultura e valores comuns, colaboração quanto ao crescimento, inspiração e motivação dos colaboradores e, consequentemente, na criação de novas mudanças (NETO, 2006).

O líder deve monitorar o desempenho das pessoas e grupos, com o objetivo de verificar o seu progresso assegurando os níveis de

desempenho e produtividade e recompensar os esforços da equipe e dos subordinados (CHIAVENATO, 2005).

(7)

Para Frames (2006), “A verdadeira liderança é proveniente da

qualidade da visão da pessoa e de sua habilidade para motivar os outros e terem uma boa performance”.

Cavalcanti (2005) mostra que a autossuficiência da abordagem técnica, tão valorizada pelos líderes do passado, vem demonstrando não ser mais suficiente, pois, mais do que saber o que devem fazer, as

pessoas querem oportunidades para utilizar seu conhecimento. Além disso, desejam aplicar seus talentos e competências, para sentirem-se importantes e envolvidas na construção do futuro da organização a que pertencem. Os líderes precisam descobrir que seu papel mudou de forma significativa; como consequência, o comportamento também precisa mudar. O desafio crítico em que se encontram se refere ao fato de assumir novas responsabilidades, que devem estar relacionadas não apenas ao atendimento das metas organizacionais, como também para o

desenvolvimento de pessoas e novos líderes capazes de dar continuidade ao constante processo de adaptação das organizações no contexto em que se inserem.

Verifica-se então, que a liderança é uma qualidade que faz com que alguém seja capaz de influenciar e conduzir o grupo para um objetivo.

De acordo com Robbins (2005) há muito tempo, a mídia tem seguidores das teorias do traço de liderança, que diferenciam os líderes dos não líderes com base nas qualidades e características pessoais. Cita exemplos como: Margaret Thatcher, Nelson Mandela, Richard Branson, entre outros, como líderes e os descrevem usando termos como

“carismáticos”, “entusiastas” e “corajosos”.

Conforme vem sendo noticiado, foi muito comentado os bastidores quando da mudança do Presidente da consagrada empresa Petroquímica Titanium Corporation (SIMONETTI, 2011).

Há algum tempo os analistas vinham acompanhando as preferências dos acionistas em relação aos indicados para o cargo. Houve até

manifestação de líderes do gabinete da Presidência da República sobre o papel da empresa, como mostra Ferreira (2010).

(8)

O novo presidente da empresa Titanium Corporation – Fulano de Tal -assumiu tal cargo, manifestando-se sobre suas preocupações em relação à ampliação do diálogo com os acionistas e a definição de um plano de sustentabilidade, conforme mostra Silva (2011).

Essa discussão que tornou essa função como uma espécie de status nacional em face dos efeitos da liderança, foi que motivou a realização desta pesquisa, que enseja os seguintes questionamentos iniciais: (PERGUNTAS)

1) Os acionistas participaram e obtiveram a indicação do seu candidato para presidir a empresa ou a ocupação do cargo foi pressionada por líderes do governo brasileiro?

2) O novo presidente da empresa poderá conquistar a confiabilidade dos acionistas e obter a aprovação dos seus principais planos, incluindo a sustentabilidade do sistema?

Como objetivo geral da pesquisa, os estudos serão encaminhados de modo a identificar e analisar o papel dos diferentes estilos de liderança na empresa Titanium Corporation. (OBJETIVO GERAL)

Dentre os objetivos específicos, podem ser destacados os seguintes: a) Identificar os principais estilos de liderança de grupos, desde o início do desenvolvimento dessa metodologia, criada a partir dos anos de 1950, até o estágio contemporâneo; (OBJETIVOS ESPECÍFICOS)

b) Analisar os efeitos das ações de um líder em empresa de capital aberto, com o estudo de caso da Titanium Corporation.

(JUSTIFICATIVA)

A escolha do tema foi apoiada na importância da projeção do líder nas organizações, conforme o recente caso da mudança do presidente da empresa Titanium Corporation. O diagnóstico seguirá o modelo descritivo

(9)

da empresa com levantamento de fatos atuais, por ser a líder mundial na produção de matérias primas para o mercado internacional.

Segundo Souza (2000), é necessário aprender a liderar em situações nas quais não temos a autoridade formal do comando. O teste de “fogo” do líder está em comandar pessoas fora da sua equipe, quando tiver que liderar seus pares, ou o seu chefe. Isto é, quando tiver que liderar para os lados ou para cima.

Além dessas abordagens que justificam plenamente a instalação dessa pesquisa, há também o caráter dinâmico na condução da

presidência dessa importante indústria petroquímica: a projeção das condições de liderança, considerando-se as características do novo e do antigo presidente.

Prof. Dr. Rubens C. Ulbanere 28/04/2012

Referências

Documentos relacionados

I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;.. II –

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

o Houve ainda a pontuação de algumas(ns) profissionais sobre a dificuldade na contratação de funcionários(as) como um dos entraves para a constituição de um serviço de

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Um outro sistema robótico do tipo rodas, figura 10, é utilizado para inspecionar e limpar a superfície interna de dutos de concreto (Saenz, Elkmann, Stuerze, Kutzner, &