• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO: INCLUDENTE, SUSTENTÁVEL, SUSTENTADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESENVOLVIMENTO: INCLUDENTE, SUSTENTÁVEL, SUSTENTADO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RESENHA

SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

por Duílio Castro Miles1

INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR:

Ignacy Sachs (Varsóvia, 1927) é um economista polonês, naturalizado francês. Também é referido como ecossocioeconomista, por sua concepção de desenvolvimento como uma combinação de crescimento econômico, aumento igualitário do bem-estar social e preservação ambiental. Há mais de trinta anos, Ignacy Sachs lançou alguns dos fundamentos do debate contemporâneo sobre a necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento, baseado na convergência entre economia, ecologia, antropologia cultural e ciência política. Suas idéias são hoje mais claramente compreendidas no cenário das mudanças climáticas e da crise social e política mundial.

TRAJETÓRIA

Em 1941, refugiado da Segunda Guerra Mundial, Sachs chegou ao Brasil, onde permaneceu até 1954, e graduou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Políticas do Rio de Janeiro (atualmente ligada à Universidade Cândido Mendes).

Por sua crença no comunismo, foi um dos raros judeus poloneses que voltaram ao país natal no pós-guerra e lá trabalhou no Instituto de Relações Internacionais. Entre 1957 e 1960, esteve na Índia como funcionário da embaixada de seu país. Nesse período, obteve seu doutorado na Escola de Economia da Universidade de Délhi. Ao retornar à Polônia, foi encarregado de criar um centro de pesquisas sobre as economias de países subdesenvolvidos, na Escola de Planejamento e Estatística de Varsóvia.

Em 1968, foi convidado por Fernand Braudel para integrar o corpo docente da futura École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS),

1

Mestre em Administração – UNISINOS, Especialização em Administração de Recursos Humanos – PUCRS, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, e-mail: duilio.miles@poa.ifrs.edu.br.

(2)

onde criou, em 1985, o Centre de recherches sur le Brésil contemporain (Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo), do qual é atualmente um dos diretores.

Trabalhou na organização da Primeira Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, realizada em Estocolmo, Suécia, em 1972, durante a qual foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Nessa época, a partir de uma proposta do secretário da Conferência, Maurice Strong, Ignacy Sachs formulou o conceito de ecodesenvolvimento que, anos depois, daria origem à expressão desenvolvimento sustentável.

Sachs foi também conselheiro especial da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992.

Ignacy Sachs é autor de mais de 20 livros sobre desenvolvimento e meio ambiente.

OBRAS PUBLICADAS NO BRASIL E SOBRE O BRASIL

Capitalismo de Estado e Subdesenvolvimento: Padrões de setor público em economias subdesenvolvidas. Petrópolis : Vozes. 1969.

Ecodesenvolvimento : crescer sem destruir. Trad. de E. Araujo. - São

Paulo: Vértice, 1981.

Espaços, tempos e estratégias do desenvolvimento. São Paulo: Vértice.

1986.

Histoire. culture et styles de développement : Brésil et Inde -esquisse de comparaison sous la dir. de C. Comeliau et I. Sachs. L'Harmattan,

UNESCO/CETRAL, Paris.

Extractivismo na Amazônia brasileira: perspectivas sobre o desenvolvimento regional. Ed. por M. CllisenerGodt e Ignacy Sachs.

-Paris: UNESCO, 1994; -96 p. (Compêndio MAB ; 18)

Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. Prefácio: M. F. Strong ; trad. Magda Lopes. São Paulo: Studio

Nobel : Fundação do desenvolvimento administrativo (FUNDAP), 1993.  Brazilian Perspectives on Sustainable Development of the Amazon

Re-gion. ed. by M. Clüsener-Godt and I. Sachs. UNESCO/The Parthenon

Publishing Group, Paris-New York, 1995.

Rumo à Ecossocioeconomia - teoria e prática do desenvolvimento. São

Paulo: Cortez Editora, 2007.

Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Ignacy Sachs. Coleção

Idéias Sustentáveis. Ed. Garamond, 2006.

Desenvolvimento includente, sutentável e sustentado. Ignacy Sachs. Ed.

Garamond, 2006.

Inclusão social pelo trabalho. Ignacy Sachs. Ed. Garamond, 2006.

EXPOSIÇÃO SINTÉTICA DO CONTEÚDO DA OBRA

A obra de Ignacy Sachs trata principalmente do conceito e estratégias de implementação do desenvolvimento, especialmente o endógeno.

(3)

No primeiro Capítulo, denominado “Desenvolvimento e ética” – para onde ir à América Latina, o autor parte do caso da economia Argentina procurando demonstrar os equívocos que países que seguiram a receita do Fundo Monetário Internacional – FMI, cometeram sob o ponto de vista do conceito de desenvolvimento.

Sob um olhar crítico, toma o exemplo argentino, para retratar a realidade latinoamericana, de como países com disposição de recursos naturais e humanos podem, através de uma política equivocada, „inspirada por uma visão idealizada de uma globalização simétrica e mutuamente benéfica e pelo fundamentalismo de mercado‟ (Sachs, 2008, p.10), transformar-se no caso mais extremo de “pobreza na abundância nas palavras de Keynes”.

Constitui-se em um exemplo de: “desenvolvimento” (ou de involução, para usar um termo de Clifford Geertz) em circunstâncias não bélicas, uma tragédia que resultou de uma mistura letal de dependência excessiva de recursos externos, de confiança cega no Consenso de Washington e de má governança” (SACHS, 2008, p.10).

Ao mesmo tempo, alerta sobre a receita proposta pelo que ele chama a versão neoliberal do fundamentalismo de mercado, lembrando que este é apenas uma instituição entre muitas, que estão sujeitos a falhas e que somente um Estado, enxuto, limpo, planejador e capaz de descortinar o futuro, é que faz possível a sua correção.

Para tanto, registra que Estado nacional possui três funções principais, a saber:

a- A articulação de espaços de desenvolvimento, desde o nível local (que deve ser ampliado e fortalecido) ao transnacional (que deve ser objeto de uma política cautelosa de integração seletiva, subordinada a uma estratégia de desenvolvimento endógeno; b- A promoção de parcerias entre todos os atores interessados, em torno de um acordo negociado de desenvolvimento sustentável;

c- A harmonização de metas sociais, ambientais e econômicas, por meio de planejamento estratégico e do gerenciamento cotidiano da economia e da sociedade, buscando um equilíbrio entre diferentes sustentabilidades (social, cultural, ecológica, ambiental, territorial, econômica e política) e as cinco eficiências (de alocação, de inovação, a keynesiana, a social e a ecoeficiência (SACHS, p.11).

A partir disso, começa apresentar a sua proposta de desenvolvimento endógeno, tendo como objetivo principal a geração do trabalho decente para todos, segundo a estratégia proposta pela OIT, promovendo o emprego e o auto-emprego na produção de meios de subsistência.

Propõe, para a Argentina, como para o resto do continente latinoamericano, a implementação do “conceito de desenvolvimento sustentável, baseada nos cinco pilares da endogeneidade (oposta ao crescimento mimético): autoconfiança (oposta a dependência), orientação por necessidades (em oposição à orientação pelo mercado), harmonia com a natureza e abertura à mudança institucional” (What now?, 1975 apud SACHS, p.12)

Portanto, “sem negar a importância das exportações, as potencialidades do mercado interno devem ser aproveitadas como primeiro passo para revigorar as economias em crise”.

(4)

resgatar as origens da economia e sua relação com a ética, que se perdeu com o tempo, começando a tecer vários argumentos para caracterizar o que seja desenvolvimento.

Primeiramente, diferencia desenvolvimento de crescimento econômico, entendendo que os objetivos do desenvolvimento vão bem além da multiplicação da riqueza material.

E, afirma que “o crescimento é uma condição necessária, mas de forma alguma suficiente (muito menos é um objetivo em si mesmo) para se alcançar a meta de uma vida melhor, mais feliz e mais completa para todos” (SACHS, p.13).

Outra forma de conceituar o que seja desenvolvimento, segundo Amartya, é quanto este promove a efetiva apropriação das três gerações de direitos humanos, isto é: a) direitos políticos, civis e cívico; b) direitos econômicos, sociais e culturais, entre eles o direito ao trabalho digno; e c) os direitos coletivos ao meio ambiente e ao desenvolvimento.

Dessa forma, consegue-se promover o sentido de igualdade, equidade e solidariedade entre os homens, superando a condição de pobreza, em um mundo de abundância.

Questiona o autor a confusão que se faz sobre o crescimento econômico, entendendo que este não é sinônimo de desenvolvimento, e que, muitas vezes, amplia a condição de desemprego, aprofundando as desigualdades, e o pior, gera em determinadas circunstâncias a denominada competitividade espúria, que destrói a força de trabalho e os recursos naturais.

Registra, por último, os cinco pilares do desenvolvimento sustentável:

a) Social, fundamental por motivos tanto intrínsecos quanto instrumentais por causa a perspectiva de disrupção social que paira de forma ameaçadora sobre muitos lugares problemáticos do planeta.

b) Ambiental, com as suas duas dimensões (os sistemas de sustentação da vida como provedores de recursos e como “recipientes” para disposição de resíduos);

c) Territorial, relacionado à distribuição espacial dos recursos, das populações e das ativi-dades;

d) Econômico, sendo a viabilidade econômica a conditio sine qua non para que as coisas aconteçam;

e) Político, a governança democrática é um valor fundador e um instrumento necessário para fazer as coisas acontecerem; a liberdade faz toda a diferença. (SACHS, p.15-16)

Resumidamente, propõe que:

 os países devem se desenvolver a partir de suas próprias forças, isto é, implementar uma estratégia de desenvolvimento endógeno, sem negli-genciar a sua inserção na economia global;

 ter o emprego decente e o auto-emprego para todos como objetivo prin-cipal com vistas a “assegurar simultaneamente a sustentabilidade social e o crescimento econômico” (SACHS, p.18) e;

 lembra, ainda, que: “os países periféricos deveriam mobilizar as suas capacidades intelectuais e políticas para organizar em todos os foros in-ternacionais, antes de mais nada na ONU, promovendo uma intensa

(5)

campanha a favor da reforma necessária da ordem econômica interna-cional (SACHS, p. 21).

No segundo capítulo, intitulado de “Desenvolvimento includente e trabalho decente para todos”, procura aprofundar o que venha a se constituir o desenvolvimento includente, apresentando ações que deveriam fazer para de uma estratégia de implementação.

Começa fazendo uma revisão sobre as discussões do que venha a ser desenvolvimento. Registra por exemplo que “os autodenominados pós-modernos propõem renunciar ao conceito, alegando que o desenvolvimento tem funcionado como uma armadilha ideológica construída para perpetuar as relações assimétricas entre as minorias dominadoras e a maiorias dominadas dentro de cada país e entre os países”.

Por sua vez, os denominados fundamentalistas de mercado consideram o desenvolvimento como um conceito redundante. Entendem que o desenvolvimento virá como resultado natural do crescimento econômico, graças ao “efeito cascata” (trickle down effect). Não há necessidade de uma teoria do desenvolvimento, basta aplicar a economia moderna, uma disciplina a histórica e universalmente válida.

Em relação a esse posicionamento, o autor considera que “a teoria do „efeito cascata‟ seria totalmente inaceitável em termos éticos, mesmo se funcionasse, o que não é o caso. Em um mundo de desigualdades abismais, é um absurdo pretender que os ricos devam ficar mais ricos ainda, para que os destituídos possam ser um pouco menos destituídos” (SACHS, p.26).

Nesse particular, inclui a observação oportuna de Ricupero, destacando que “as economias não se desenvolvem simplesmente porque existem. O desenvolvimento econômico tem sido uma exceção histórica e não a regra. Não acontece espontaneamente como conseqüência do jogo livre das forças de mercado” (SACHS, p.27).

Isso significa que seria um suicídio deixar ao jogo dos interesses do mercado a orientação e os destinos da economia, como propõem os neoliberais, seguindo consenso de Washington.

Nesse sentido, lembra que “os únicos países em desenvolvimento que se deram razoavelmente bem, na década passada, foram precisamente aqueles que se recusaram a aplicar à la lettre as prescrições no Consenso de Washington” (SACHS, p.29).

Os pioneiros do conceito do desenvolvimento pregavam na sua origem a prioridade do pleno emprego, a importância do Estado de Bem-Estar, assim como também a necessidade de intervenção do Estado nos assuntos econômicos para corrigir a miopia e a insensibilidade dos mercados (SACHS, p.31). Percebe-se, então, que tais preocupações mantêm-se atuais, “daí a necessidade de se achar um equilíbrio entre as metas de modernização e industrialização, de uma parte, e, de outra, a promoção do pleno emprego e/ou autoemprego sem perder de vista a necessidade de aumentar continuamente a produtividade do trabalho” (SACHS, p.31).

Nesse sentido, registra que “os autores latinoamericanos estavam certos ao denunciar este padrão de crescimento como concentrador e excludente”. Daí a necessidade de se ter uma estratégia dupla, na qual também se dê

(6)

atenção às oportunidades para o que pode ser chamado de crescimento puxado pelo emprego (SACHS, p.32).

Com a queda do muro de Berlim, alguns se apressaram para desqualificar o conceito de desenvolvimento não capitalista, chegando a proclamar o fim da história. Tal conclusão mostrou-se sem fundamento. Verifica-se a existência de diferentes modelos de desenvolvimento nas economias, a saber: periféricas, estruturalmente heterogêneas, predominância capitalistas e mistas.

E, para tanto, conceitua-as como:

- periféricas: opostas às economias capitalistas centrais, às quais estão vinculadas por relações assimétricas;

- estruturalmente heterogêneas em vários sentidos: apresentam um contraste forte entre enclaves urbanos modernos em economias rurais mais ou menos atrasada, enormes disparidades sociais, culturais e de estilo de vida entre as elites ocidentalizadas e o grosso da população padrões concentrados de distribuição de renda e de riqueza;

- de mercado predominantemente capitalista: já que o setor capitalista da economia, mesmo coexistindo com outros modelos de produção pré-capitalistas ou protopré-capitalistas, é o mais dinâmico;

- economias mistas, por terem diferentes configurações de seus setores privado e público e, pelo menos em alguns casos, um Estado desenvolvimentista enxuto, limpo e proativo (SACHS, p.34).

Além desses aspectos, registra que houve dois avanços conceituais importantes:

a) o conceito do desenvolvimento sustentável que “obedece ao duplo imperativo ético da solidariedade com as gerações presentes e futuras e exige a explicitação de critérios de sustentabilidades social e ambiental e de viabilidade econômica” (SACHS, p.36);

b) a evolução da ideia de desenvolvimento, apontando para a sua complexificação, representada pela adição de sucessivos adjetivos – econômico, social, político, cultural, sustentável – e, o que é mais importante, pelas novas problemáticas.

Mesmo assim, ainda se carece de um paradigma convincente capaz de lidar com dois grandes problemas, desemprego maciço/subemprego e desigualdade crescente (SACHS, p. 37).

Finalmente, avança para a definição do que seja desenvolvimento includente, como oposição ao padrão de crescimento perverso, conhecido como excludente e concentrador (de renda e riqueza).

Conforme o autor o desenvolvimento excludente caracteriza-se por:

a) mercado de trabalho fortemente segmentados, que mantêm uma grande parcela da maioria trabalhadora confinada a atividades informais, ou condenada a extrair a sua subsistência precariamente da agricultura familiar de pequena escala, sem quase nenhum acesso à proteção social; b) fraca participação na vida política , ou completa exclusão dela, de grandes setores da população, pouco instruída, suborganizada e absorvida na luta diária pela sobrevivência, sendo as mulheres, sujeitas à discriminação de gênero, as mais fortemente atingidas (SACHS, p.38-39).

(7)

Para superar essa condição, propõe que “o conjunto da população também deveria ter iguais oportunidades de acesso a serviços públicos, tais como educação, proteção à saúde e moradia” (SACHS, p.39).

Além disso, salienta que “o universo do crescimento puxado pelo emprego deveria ser plenamente explorado, recorrendo-se, em todas as esferas da produção de não comercializáveis, a métodos intensivos em trabalho” (SACHS, p.46).

Em seqüência, descreve uma série de ações que devem fazer parte de uma estratégia para material a proposta do desenvolvimento endógeno, includente e sustentável:

a) Transformar os pequenos produtores em microempresários, pois estes respondem pela maioria dos postos de trabalho, tendo capacidade para competir no mercado capitalista;

b) estimular o empreendedorismo e a cooperação como no caso dos Arran-jos Produtivos Locais;

c) implementar formas de apoiar financeiramente os pequenos produtores com a aplicação de crédito e microcrédito;

d) implementar o conceito de desenvolvimento territorial, empoderando as iniciativas locais etc.

No final desse capítulo, afirma que, embora a tradução arábica da palavra “globalização” signifique literalmente “inclusividade global”, as assimetrias e desigualdades da globalização favorecem os interesses dos países em desenvolvimento, excluindo a grande maioria dos países periféricos. Enquanto os incluídos vivem no capitalismo reformado, os excluídos estão condenados a formas mais duras e até selvagens de capitalismo.

O desenvolvimento includente pretende promover “uma ordem econômica baseada no princípio de tratamento desigual aos desiguais, promovendo o comércio justo, incrementando o fluxo da assistência pública destituída de compromissos implícitos e transformando a ciência e a tecnologia em bens públicos” (SACHS, p.164).

O terceiro capítulo, intitulado “Da armadilha da pobreza ao desenvolvimento includente em Países Menos Desenvolvidos”, inicia afirmando que “os Países Menos Desenvolvidos (PMD) estão tolhidos por uma armadilha de pobreza estrutural, em virtude do acentuado subdesenvolvimento de suas forças produtivas, agravado por um ambiente internacional desfavorável e pela falta de um compromisso autêntico dos países ricos no sentido de lhes dar assistência” (SACHS, p.70).

Contudo, considera que são estes países os quais apresentam grande potencial para implementar estratégias de desenvolvimento nacionais que se caracterizem por serem “includentes, sustentáveis e sustentadas, capazes de quebrar o ciclo vicioso de subdesenvolvimento e pobreza, dentro de um esquema de economias mistas, devidamente regulamentadas por estados desenvolvimentistas enxutos, limpos e democráticos” (Sachs, p.70).

Conforme o autor, os PMDs se caracterizam pela orientação para a subsistência, fraca capacidade de poupança e vulnerabilidade às importações (SACHS, p.73).

(8)

Ao dedicar-se muito tempo às atividades de subsistência, não desenvolvem o mercado, a fraca capacidade de poupança, além de ser impensável, pela própria condição de pobreza, restringe a capacidade de investir com necessidade de recorrer e se endividar com recursos externos. Tanto o setor primário quanto o secundário sofrem com investimentos insuficientes (devido ao baixo nível de poupança) e com a falta de pessoal qualificado disponível domesticamente. Por último, mantém uma estreita dependência com as importâncias, decorrente da inexistência de uma indústria doméstica de bens de capital e, algumas vezes, de alimentos e energia.

Cria-se e realimenta-se um ciclo vicioso nos PMDs, que aprofunda a condição de pobreza.

O trecho a seguir caracteriza bem essa situação:

-uma agricultura primitiva, de baixa produtividade (tanto em termos de rendimentos por hectare quanto de produtividade por trabalhador), é incapaz de produzir um excedente de alimentos para atender às necessidades de uma população urbana crescente (a armadilha ricardiana) e de oferecer matérias primas agrícolas necessárias às industriais;

-por sua vez, a falta de industriais manufactureiras impede o fornecimento aos agricultores de implementos e de máquinas agrícolas, fertilizantes e pestecidas que eles poderiam usar para aumentar a sua produção (SACHS p.77-78).

Resta então, conforme o autor “transferir o problema para o comércio externo, recorrendo à importação de insumos e equipamentos para a agricultura, máquinas para as indústrias etc., contratando especialistas estrangeiros e atraindo capital também estrangeiro para aumentar a taxa de investimentos”.

Todavia, alerta que, se bem a capacidade de importar é a variável crucial para se escapar da armadilha da pobreza, expandindo as exportações, o risco é a acumulação de uma dívida externa impossível de ser gerenciada.

Propõe a implementação de uma estratégia triádica de desenvolvimento. Entende que, na implementação dessa estratégia, deve-se dar “prioridade à consolidação e à modernização do núcleo modernizador da economia, que consiste de empresas industriais, mineradoras (e às vezes agrícolas) intensiva em conhecimento, de alta tecnologia e de alto valor agregado. Eles terão papel decisivo na transformação da estrutura econômica do país, no aumento geral da produtividade da sua economia e na produção de bens que sejam realmente competitivos em mercados externos” (SACHS, p.88).

Embora tal estratégia se caracterize pelo capital-intensivo, em consequência pouco gerado de novos empregos, produz efeitos indiretos, seja pela compra de matérias-primas, seja pelas subcontratações e pela terceirização de atividades como limpeza, manutenção e segurança e do aumento das despesas de consumo por parte das pessoas empregadas por esses empreendimentos modernos, movimentando a economia e os postos de trabalho.

Complementarmente, deve-se “explorar todas as oportunidades de crescimento produtivo focalizado no emprego, tanto nos setores de atividade naturalmente intensivos em trabalho, quanto nos setores que não sofrem competição internacional por produzirem bens e serviços chamados “não

(9)

comercializáveis” (non-tradables), de maneira a aumentar a elasticidade emprego/crescimento e, possivelmente, a melhorar o desempenho do país em terno de taxa de crescimento e investimento (SACHS, p.88).

Devemos acrescentar, ainda, a utilização dos serviços públicos, promovendo o acesso à educação, à proteção a saúde, à água potável, ao saneamento, a moradias decentes etc. A melhoria da qualidade de vida tem que fazer parte de estratégia de desenvolvimento.

Em outras palavras, não há motivo para que, nos PMDs, a expansão do consumo coletivo e do acesso a serviços básicos não deva figurar com destaque no modelo de desenvolvimento emergente (SACHS, p.90).

A estratégia tem que estar acompanhada do desenvolvimento de ações que visam aproveitar oportunidades de crescimento puxado pelo emprego. Nesse sentido, o autor registra a existência de quatro categorias de oportunidades, a saber:

a) produção de bens não comercializáveis que não sofrem concorrência internacional e , portanto, oferecem margens de liberdade muito maiores para a opção por técnicas intensivas em trabalho. A construção é outro setor no qual técnicas intensivas em trabalho podem ser empregadas. Mas as maiores oportunidades surgem na área de serviços (SACHS, p.91);

b) “quase não comercializáveis”:alimentos perecíveis e produtos agrícolas volumosos que não suportam o custo do transporte a longa distância. Parte dos produtos da agricultura familiar de pequena escala intensiva em trabalho se destina ao autoconsumo: o resto vai par aos mercados locais ou cidades próximas ou é processado por agroindústrias, algumas delas tradicionais, outras pertencentes ao núcleo modernizador da economia (SACHS, p.93); c) as indústrias e artesanatos naturalmente intensivos em trabalho, capazes de produzir bens de salário não agrícolas e uma variedade de produtos para os mercados locais, nacionais e internacionais. Essas industriais enfrentam uma dura competição- a dos outros países em desenvolvimento que gozam da mesma vantagem comparativa: mão-de-obra barata.(SACHS, p.96); d) atividades intensivas em trabalho que levam à liberação de recursos adicionais para o desenvolvimento e o investimento. Trata-se das chamadas “fontes de crescimento que não exigem investimento” (SACHS, p. 96). Todas as atividades orientadas para poupar recursos naturais (conservação de energia e água, por exemplo), reciclar resíduos e reutilizar materiais resultam numa melhor utilização das capacidades produtivas existentes e, ceteris paribus, contribuem para uma taxa maior de crescimento e sustentabilidade ambiental deste crescimento.

O último capítulo, intitulado “Inclusão social pelo trabalho decente: oportunidades, obstáculos, políticas públicas” o autor dedica ao Brasil e sua problemática de desenvolvimento.

Conforme o autor, “o Brasil entrou no século XXI com um aparelho industrial moderno e diversificado e um setor de agronegócios que lhe confere a liderança mundial em vários outros campos. No entanto, a sua estrutura ocupacional reflete o atraso social do país” (SACHS, p.111).

Apesar de a economia brasileira ter empresas que são consideradas de classe mundial, convive-se com uma estrutura empresarial conservadora, marcadamente de baixíssima produtividade. Soma-se a isso a histórica concentração da riqueza e má distribuição de renda.

(10)

Ainda temos o grande desafio de integrar, ano após ano, mais de um milhão e meio de pessoas na força de trabalho.

As taxas de crescimento operadas no Brasil, mesmo na época do milagre, na década de 70, não geraram empregos suficientes, portanto, deverá buscar uma solução ao dilema seguinte: “Sem emprego, a equação brasileira não fecha. Sem crescimento acelerado e industrialização, o Brasil não tem conserto” (SACHS, p.117).

No que se refere a desenvolvimento, devem ser compatibilizadas as suas duas vertentes:

a)em nível econômico, trata-se de diversificar e complexificar as estruturas produtivas, logrando, ao mesmo tempo, incrementos significativos e contínuos da produtividade de trabalho, base do aumento do bem-estar; b)em nível social, deve-se ao contrário, promover a homogeneização da sociedade, reduzindo as distâncias sociais abismais que separam as diferentes camadas da população (SACHS, p. 117).

No Brasil, também encontra o dilema de como investir no núcleo modernizador constituído de indústrias e agronegócios de alta tecnologia, amparados por uma infra-estrutura eficiente nos setores de energia e transporte capazes de expandir as exportações em condições de competitividade genuína, baseada em conhecimentos, tecnologias avançadas e aproveitamento de vantagens naturais, sabendo que o impacto na geração de empregos é baixo.

Portanto, o grande desafio é desenharmos uma estratégia que “seja ambientalmente sustentável, economicamente sustentada e socialmente includente, vale dizer, capaz de caminhar na direção de pleno emprego e autoemprego decentes, no sentido que a OIT dá a este adjetivo, ou seja, condições de trabalho e remuneração dignas” (SACHS, p.118-119).

Em conseqüência, propõe que “sejam aproveitadas ao máximo todas as oportunidades de geração de empregos nos setores da economia em que o crescimento puxado pelo emprego é ainda possível, ou seja, nos quais existem margens de liberdade para escolher tecnologias intensivas em mão-de-obra.” (SACHS, p.119).

A partir disso, começa a enumerar as potencialidades econômicas do Brasil, apresentando alguns dados concretos que fundamentam o seu otimismo.

Inicia registrando que o Brasil apresenta potencialidades excepcionais para avançar nessa direção.

Dentre os argumentos expostos, registra:

a) o fato de possuir uma fronteira agrícola ainda não totalmente explorada, junto com a maior biodiversidade do mundo e climas diversos e menos favoráveis à produtividade primária, permite-nos pensar em um novo ciclo de desenvolvimento rural (SACHS, p.124);

b) os diferentes setores de produção de bens e serviços não comercializáveis, portanto não sujeitos à competição internacional, poderão resultar na criação de numerosos empregos e autoempregos, em particular na área dos serviços (SACHS, p.119-120);

(11)

c) empregos e autoempregos ligados à valorização das biomassas – o Brasil possui a maior biodiversidade do mundo. Seu extenso território abriga ecossistemas variados, em sua maioria dotados de recursos hídricos abundantes e de climas favoráveis à produção de biomassas as mais variadas, terrestres, florestais e aquáticas (SACHS, p.129).

As biomassas têm oito usos principais: alimentos, ração animal, bioenergia, fertilizantes, materiais de construção, matérias-primas industriais (fibras, celulose, óleos, resinas etc.), fármacos e cosméticos. (SACHS, p.130).

Lembra, ainda, oportunidades de desenvolvimento através do Programa de Pró-Alcool hoje Pró- Cana; Pró – Óleo, os segmentos a serem explorados de madeiras e fibras; o potencial da revolução azul; o turismo, a construção civil, devido ao déficit habitacional, a obras de infra-estrutura etc.

COMENTÁRIO CRÍTICO SOBRE A OBRA

O tema desenvolvimento está em pauta, sendo revisto no seu conceito, principalmente com a premência que trazida pela ecologia, que promove não somente a sustentabilidade ambiental, como a social e a econômica. Portanto, ser sustentável implica em novas formas de se posicionar perante uma orientação da economia capitalista, que tem sido responsável ao mesmo tempo pelo progresso econômico e pela acentuação das desigualdades sociais.

Sabe-se que não existe mais espaço para um crescimento sem limites, que é a lógica do capitalismo, porque além de não permitir a renovação dos recursos naturais, a ganância tem levado a favorecer uma minoria de países em detrimento da exclusão de muitos, como é o exemplo vivo do continente africano.

Não há dúvida de que não há como não se filiar à corrente de um desenvolvimento includente, sustentável e sustentado. Entretanto, entendemos que temos um desafio pela frente, principalmente fazer com que aqueles que detêm uma condição de privilégio se solidarizem com os outros. O jogo de poder é duro e tem sido demonstrado claramente nas cúpulas dos países que analisam a situação mundial, seja no que diz respeito ao meio ambiente, à distribuição desigual das riquezas, etc.

A obra traz alguns conceitos que entendo relevantes. Sem dúvida, o elemento marcante é a proposta do desenvolvimento endógeno. Os países procurando implementar a suas estratégias, olhando para sua realidade, seus recursos, seu território, sua cultura, enfim, o seu interesse. Isso soa como uma redenção para os países do terceiro mundo, que conviveram por muitas décadas endividados, para tentar alcançar o tal de desenvolvimento, sendo que, quanto mais procuravam, mais longe ficava a sua materialização. As novas gerações tinham sobre si a demanda do pagamento de uma dívida que não tinham gerado e sequer poderiam desfrutar de algum benefício que a mesma não promovia.

Outro aspecto relevante é que a estratégia não exclui as possibilidades, mas as integra – quanto mais desenvolvido seja um país internamente, melhores serão as condições de inserção no mercado externo.

Sachs procura desmistificar o papel de intervenção do Estado na atividade econômica. Certamente, a desgosto dos fundamentalistas do

(12)

mercado, entende necessários os ajustes dos desequilíbrios gerados pelo próprio crescimento econômico, concentrador de riquezas e marcadamente com distribuição de renda desigual interna e externamente.

A importância do protagonismo de setores da economia tido em um segundo plano como os pequenos empreendimentos, os produtores rurais que são os que efetivamente, mesmo com precariedade, geram empregos para grande parte para a população. O que se espera é que estes segmentos com experiências concretas que ratificam o seu potencial para profissionalização consigam oferecer condições de trabalho decente.

Lembra a necessidade de ter uma nova agende internacional que trata a ordem econômica. É tão importante ajustar a economia interna quanto participar ativamente dos fóruns internacionais para pressionar um novo consenso mais equilibrado e solidário entre as nações.

O livro de Sachs, além de denunciar, propõe algumas ações concretas, apresenta um caráter informativo, pois como teses precisariam de um maior aprofundamento. Mesmo assim, a proposta do livro não foi complicar. Por meio de uma linguagem simples, mostra que há possibilidade mesmo para países que estão abaixo da linha de pobreza.

Referências

Documentos relacionados

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

O PSI20 avançou 0,3% para os 6275 pontos, na semana em que Portugal regressou aos mercados para se financiar em 2,5 mil milhões € (acima dos 2 mil milhões € previstos) através

Você está sendo convidado (a) a participar do projeto de pesquisa estudo do efeito do tabaco sobre a velocidade de proliferação das células da mucosa bucal – ação

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - DA HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO DO CONTRATO A homologação da rescisão de contrato de trabalho do auxiliar da administração escolar, com qualquer tempo de

Além do papel dos fundos de pensão como geradores de funding para o crescimento sustentado e no desenvolvimento do mercado de capitais, estes têm ainda uma importante

O processo EAR consiste em um método de elaboração e validação de Sequências Didáticas segundo análise sistematizada e avaliações consecutivas de cada um dos elementos

A Comissão Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Economia – Área: Economia Aplicada (CCP-PPGE) e a Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Faculdade de