• Nenhum resultado encontrado

Revista do IHGRN - 1970

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revista do IHGRN - 1970"

Copied!
205
0
0

Texto

(1)

R E V I S T A

Í N D I C E G E R A L

Organizado pelo Sócio

H é l i o D A N T A S

(2)

D O

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO

f

D O

RIO GRANDE DO NORTE

VOLUME LXII - ANO 1970

Í N D I C E G E R A L

alfabético e remissivo, do

vol. I ao LV (1903-1963),

organizado pelo

s ó c i o

H é l i o D A N T A S

NATAL - BRASIL

1 9 7 6

(3)

DO RIO GRANDE DO NORTE

DIRETORIA E COMISSÕES PERMANENTES

(de 29.03.1969 a 29.03.1971)

Presidente — Dr. Enélio Lima Petrovich

1. ° Vice-Presidente — Des. Antônio Soares de Araújo 2. ° Vice-Presidente — Dr. Manoel Rodrigues de Melo 1. ° Secretário — Dr. Rômulo Chaves Wanderley 2. ° Secretário — Prof. Manoel Jácome de Lima

Secretário-Adjunto — Escritor Antônio Antídio de Azevedo Orador — Historiador Luís da Câmara Cascudo

Vice-Orador — Dr. Paulo Pinheiro de Viveiros Tesoureiro — Dr. Manoel Varela de Albuquerque

Tesoureiro-Adjunto — Dr. Boanerges Januário Soares de Araújo Dir. da Bibliot., Museu e Arquivo — Esc. João Carlos de Vasconcelos Diretor-Adjunto — Dr. Hélio Mamede de Freitas Galvão

COMISSÃO DE FAZENDA E ORÇAMENTO

Dr. Raimundo de Azevedo Morais Dr. Manoel Varela Santiago Sobrinho Des. João Vicente da Costa

COMISSÃO DE ESTATUTOS E REDAÇÃO DA REVISTA

Dr. Luís da Câmara Cascudo

(4)

DO RIO GRANDE DO NORTE

FUNDADO AOS 29 DIAS DE MARÇO DE 1902 A mais antiga instituição cultural do Rio Grande do Norte PRESIDENTES DO IN ST ITU TO DESDE SUA FUNDAÇÃO 1. ° — Dr. Olímpio Manoel dos Santos Vital: de 1902 a 1910 2. ° — Des. Vicente Simões Pereira de Lemos: de 1910 a 1916 S.° — Cel. Pedro Soares de Araújo: de 1916 a 1926

4. ° — Des. João Dionísio Filgueira: de 02.1926 a 03.05.1926 (1) 5. ° — Des. Hemetério Fernandes Raposo de Melo: de 1926 a 1927 6. ° — Dr. Nestor dos Santos Lima: de 1927 a 1959

7. ° — Dr. Aldo Fernandes Raposo de Melo: de 1959 a 1963 8 o — Dr. Enélio Lima Petrovich: de 1963 a 1977 (2)

1) — Assumiu a Presidência, como l.° Vice-Presidente, por ter renunciado o Presidente efetivo, Cel. Pedro Soares de Araújo, conforme ata de 28.02.1926, quando a Diretoria decidiu não preencher a vaga “até a próxima eleição”, ficando em exercí­ cio nesse curto período e até 03.05.26, data da posse da nova Diretoria (Revista do IHG do RN, vols. 23/24, págs. 329/330). 2) — O mandato é estatutariamente por período de dois anos, indo o atual de 20.03.75 a 29.03.77, podendo ser reeleito, como pode acontecer com toda a Diretoria, não havendo vacância.

(5)

Dispensável seria, evidentemente, esta pequena nota

preambular não fosse a necessidade ainda de fazer-se jus­

tiça ao ilustrado consócio Hélio Dantas, autor deste “Índice

Geral da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio

Grande do Norte”, que compreende um período de 60 anos

(1903-1963), isto é, do volume I ao L V , a serviço da Cul­

tura. Decerto, este trabalho representa o esforço maior, no

campo da pesquisa, e sobre o qual somos testemunhas, na

presidência da respeitável “Casa da Memória Norte-Rio-

grandense”.

Por isso, reconhecendo a sua imprescindível validade,

para quantos se dedicam aos estudos de nossas raízes, das

tradições, enfim, das fontes histórico-sociais, o Egrégio CON­

SELHO FED ERAL DE CU LTU RA, tendo à frente o Prof.

Dr. Raymundo Moniz de Aragão, sempre solícito às nossas

reivindicações, consignou, no exercício de 1975, uma ajuda

financeira, destinada ao plano editorial do venerando Insti­

tuto Histórico e Geográfico.

Aqui está, pois, mais um resultado desse auxílio, a

merecer os aplausos dos que se interessam pelas iniciativas

da inteligência.

Tem razão mesmo Américo Jacobina Lacombe, quan­

do escreveu que “um dos mais importantes instrumentos de

trabalho do pesquisador é exatamente o índice das grandes

publicações periódicas e seriadas especializadas”.

Assim, com o volume L X II, referente ao ano de

1970 da Revista, alegra-nos proclamar a felicidade também

desta publicação útil e oportuna, como prova autêntica do

apoio e do incentivo dos eminentes confrades.

Leia-se, afinal o que o Prof. Dr. Hélio Dantas nos

presenteou, valorizando, cada vez mais, a própria História

do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Natal (RN), 29 de março de 1976.

74.° aniversário de fundação do I.H.G.R.G.N.

ENÉLIO LIM A PETRO VICH

(6)

O presente trabalho é fruto do exercício da disciplina — História do Brasil — da qual o autor era Professor fundador e titular, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal, agre­ gada e depois incorporada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cujo Corpo Docente também integra, ministrando a mes­ ma através de preleções, de consulta às fontes e de projeções áudio- visuais, bem como de trabalhos orais e escritos dos alunos.

Como os temas dos estágios, ora sugeridos pelo Professor, ora livremente escolhidos pelos estudantes, se encontravam, amiúde, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, grande repositório de fontes primárias que temos sobre His­ tória do Brasil e, em particular, do nosso Estado, os discípulos perdiam tempo valioso em manusear as dezenas de volumes da ci­ tada Revista à procura dos temas. O fato levara o autor, pela ex­ periência e manuseio, a proporcionar, ele próprio, aos seus alunos, o número do volume ou dos volumes da Revista que publicara trabalho ou documento relativo ao assunto em pauta.

E tanto se repetia a indicação, que resolvemos elaborar o ÍNDICE GERAL, abrangendo todas as Revistas do referido Ins­ tituto Histórico, até então publicadas, indo desde o primeiro vo­ lume, editado em 1903, até o volume LV, impresso em 1965, obje­ tivando também, pela facilidade de sua consulta, dinamizar o grande repositório de fontes que a Revista encerra.

Apesar de alfabético e remissivo o ÍNDICE GERAL, todavia a leitura da nota intitulada — COMO CONSULTAR O ÍNDICE — recomendamos porque proporciona ao consulente recurso para

imediata identificação do assunto que procura.

O trabalho demandou mais de um ano, desde o levanta­ mento geral até sua elaboração, mas cuja utilidade, conforta-nos

(7)

curam para consultar os originais, antes mesmo de vir a lume, à cata de elementos para seus estudos ou para pesquisa na citada Revista.

Ciente o então Diretor do Instituto Nacional do Livro, Ge­ neral Umberto Peregrino, do ÍNDICE GERAL, bem como de tra­ tar-se de trabalho de natureza geral e que não interessaria a uma Editora Comercial, manifestou seu desejo de publicá-lo pelo I .N .L ., onde recebeu o Parecer do eminente Américo Jacobina Lacombe, da Comissão de Indexação, adiante reproduzido.

Sobrestada a publicação, foi o autor honrado, ao saber pelo confrade Manoel Rodrigues de Melo, atual Vice-Presidente do Ins­ tituto Histórico do Rio Grande do Norte, que a edição do ÍNDICE GERAL seria pela própria Casa de Memória, em consonância com o pensamento do Presidente do Venerando Instituto, Dr. Enélio Lima Petrovich, Instituição à qual não poderia a publicação ficar melhor entregue e pelo que expressamos os nossos agradecimentos.

Natal, dezembro de 1975.

(8)

AMÉRICO JACOBINA LACOMBE, À COMISSÃO DE INDEXAÇAO DO IN ST ITU TO NACIONAL DO LIVRO (1).

“Um dos mais importantes instrumentos de trabalho do pes­ quisador é exatamente o índice das grandes publicações periódicas e seriadas especializadas.

O Arquivo Nacional publicou alguns índices importantes. O mesmo tem feito a Revista do Livro e, em Portugal, o Boletim bi­ bliográfico luso-brasileiro da Fundação Gulbenkian.

A Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte foi objeto de minuciosa indexação pelo estudioso e eru­ dito Prof. Hélio Dantas.

O assunto foi objeto de exame minucioso no livro de Antô­ nio Houaiss, publicado pelo I .N .L .: Elementos de Bibliografia (1967) e suscita muitos problemas e dúvidas.

Como as exigências de nossas pesquisas vão determinar um número crescente de trabalhos desse tipo, ocorre-nos que será opor­ tuno sobrestar na publicação deste, até que o I . N . L . , através de sua secção especializada, ou de uma comissão de peritos, estabeleça normas a serem propostas às entidades culturais interessadas.

É o que propomos à Comissão, reservando-nos para apre­ sentar oportunamente algumas sugestões decorrentes de nossa ex­ periência no assunto.

a) Américo Jacobina Lacombe”

1) — Conforme redação de próprio punho, subscrita pelo ilustre Mestre e em poder do autor, emitido quando os originais do ÍNDICE GERAL se encontravam no I.N.L. para publicação.

(9)

O ÍNDICE GERAL da Revista do Instituto Histórico e Geo­ gráfico do Rio Grande do Norte está organizado de modo alfabé­ tico e remissivo e dividido em duas partes distintas.

A ordem alfabética e remissiva foi o critério adotado na I Parte e diz respeito não apenas aos títulos empregados pelos au­ tores dos estudos e trabalhos publicados na Revista, mas oferece novos ângulos para maior facilidade da consulta e localização rá­ pida do assunto que se pesquisa e, conseqüente, identificação do volume que trata da matéria, bem como da página.

Assim, abrimos numerosos verbetes, visando a essa facilidade, de modo que se o consulente, por exemplo, procura algo sobre NATAL, aí encontrará registrado tudo quanto a Revista publicou objetivamente, sobre essa Capital; se busca, ainda noutro exemplo, estudo sobre Felipe Camarão, no verbete CAMARAO deparará tudo o que se escreveu na Revista a respeito; se pesquisa a REVO­ LUÇÃO DE 1817, nesse verbete terá a indicação remissiva também do ou dos trabalhos tratados na Revista; se indaga sobre a INDE­ PENDÊNCIA, no verbete correspondente terá a informação do que se publicou a respeito na Revista; etc.

Às vezes o verbete foi aberto para levar o pesquisador a outro verbete, no qual encontrará a notícia do assunto consultado, ou novos elementos para outro ou outros verbetes, de maneira que fique inteiramente senhor do que foi escrito na Revista sobre o tema buscado.

Além disso, quando o consulente tem achado o assunto ou quando vai diretamente ao trabalho, por ter conhecimento pessoal ou informado, aí no verbete terá à mão breve informação sobre o conteúdo, quando o próprio título não sugere, e ainda o nome do autor do trabalho, o n.° da Revista que o publica e a página.

(10)

com nova faceta: além do critério comum do registro pelo último nome de família, foi introduzindo novo sistema — o de registro pelo nome final por que o vulto é historicamente conhecido, re­ metendo o consulente ao verbete próprio. De sorte que, se se pro­ cura RUI BARBOSA, DUQUE DE CAXIAS, VIEIRA FAZENDA, RIO BRANCO, etc., no verbete se remete ao registro próprio onde se encontra o título do estudo ou trabalho, autor, volume, etc. Isto, sem prejuízo do registro pelo sobrenome, respectivamente — BAR­ BOSA, CAXIAS, FAZENDA, BRANCO, preservando o pesquisador desavisado e que não leu esta nota.

T udo foi assim elaborado com o objetivo de proporcionar por todas as vias facilidade na identificação do assunto que se busca, rapidamente, bem como tornando o mais prático possível a infor­ mação que se deseja.

Essa constitui a I Parte do ÍNDICE GERAL, que foi orga­ nizada pela ordem alfabética e de modo remissivo, tanto quanto possivel.

A II Parte do ÍNDICE GERAL é constituída do sumário ou dos índices das Revistas de per si, pela ordem numérica dos volu­ mes, publicados desde 1903 a 1965, data da última edição, compre­ endendo destarte os 55 volumes editados da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Fizemos alguns adendos sobre a autoria dos trabalhos, ou o registro de que se tratava de Nota da Redação da Revista, com achegas explicativas no conteúdo de alguns títulos, quando vagos ou imprecisos.

Desse modo, foi proporcionada, também, a ordem cronoló gica da publicação dos volumes e trabalhos, o que permite uma consulta a quem pretender ter uma visão geral das matérias tra­ balhadas na coleção da Revista em apreço.

Demais, esta preocupação da II Parte propicia ainda a 6egu- rança de que não houve omissão na I PARTE, ou seja, no ÍNDICE GERAL remissivo.

Hélio DANTAS

(11)

Í N D I C E G E R A L

ALFABÉTICO E REMISSIVO

DO VOLUME I (1903) AO LV (1963)

(12)

com nova faceta: além do critério comum do registro pelo último nome de família, foi introduzindo novo sistema — o de registro pelo nome final por que o vulto é historicamente conhecido, re­ metendo o consulente ao verbete próprio. De sorte que, se se pro­ cura RUI BARBOSA, DUQUE DE CAXIAS, VIEIRA FAZENDA, RIO BRANCO, etc., no verbete se remete ao registro próprio onde se encontra o título do estudo ou trabalho, autor, volume, etc. Isto, sem prejuízo do registro pelo sobrenome, respectivamente — BAR­ BOSA, CAXIAS, FAZENDA, BRANCO, preservando o pesquisador desavisado e que não leu esta nota.

T udo foi assim elaborado com o objetivo de proporcionar por todas as vias facilidade na identificação do assunto que se busca, rapidamente, bem como tornando o mais prático possível a infor­ mação que se deseja.

Essa constitui a I Parte do ÍNDICE GERAL, que foi orga­ nizada pela ordem alfabética e de modo remissivo, tanto quanto possível.

A II Parte do ÍNDICE GERAL é constituída do sumário ou dos índices das Revistas de per si, pela ordem numérica dos volu­ mes, publicados desde 1903 a 1965, data da última edição, compre­ endendo destarte os 55 volumes editados da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Fizemos alguns adendos sobre a autoria dos trabalhos, ou o registro de que se tratava de Nota da Redação da Revista, com achegas explicativas no conteúdo de alguns títulos, quando vagos ou imprecisos.

Desse modo, foi proporcionada, também, a ordem cronoló gica da publicação dos volumes e trabalhos, o que permite uma consulta a quem pretender ter uma visão geral das matérias tra­ balhadas na coleção da Revista em apreço.

Demais, esta preocupação da II Parte propicia ainda a segu­ rança de que não houve omissão na I PARTE, ou seja, no ÍNDICE GERAL remissivo.

Hélio DANTAS

(13)

Í N D I C E G E R A L

ALFABÉTICO E REMISSIVO

DO VOLUME I (1903) AO LV (1963)

(14)

ABREU: ver FRANCISCO PIN TO DE ABREU (Dr.)

ACARI: ver MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE: ACARI.

AÇU: ver ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA NO AÇU; ATA DIURNA: O FOGO DE 40; BAIXO AÇU; CENTENÁRIO DA CIDADE DO AÇU; MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE: AÇU; VALE DAS MIRAGENS.

AÇU JULGADO: ver ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA NO AÇU. ADAUTO DA CÂMARA (Dr.)

Necrológio do sócio efetivo do IN ST ITU TO , com traços biográficos, por Nestor Lima.

Vol. L, pág. 212.

ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA NO AÇU.

Pelo sócio do IN ST ITU TO , José Correia de Araújo Furtado. Vol. XXIII — XXIV, pág. 113.

ADMINISTRAÇÃO DA PROVÍNCIA DO R IO GRANDE DO N O RTE (A).

Relação dos Presidentes provinciais, no Rio Grande do Norte, de 1823 a 1889.

Vol. XVIII — XIX, Ns. 1 e 2, pág. 101. — 15 —

(15)

AERÓLITO

Carta do Juiz de Direito João Valentino Dantas Pinagé, em 1855, sobre a queda de um aerólito, em Açu e grandes chuvas com ventania na cidade de Jardim do Seridó (ex-Conceição). Amostras de amianto e "mufumbo”.

Vol. XIV, Ns. 1 e 2, pág. 100.

AERÓLITO: ver também METEORO E CHUVAS DE PEDRAS EM 1855.

AFONSO: vct também ALMINO AFONSO.

AFONSO A. DE FREITAS (Dr.)

Necrológio, com traços biográficos do sócio correspondente do IN ST IT U T O .

Vol. XXVII — XXVIII, pág. 296. AFONSO BARATA (Dr.)

Necrológio, com traços biográficos do sócio efetivo do INS­ T IT U T O .

Vol. XXIX — XXXI, pág. 298. AFONSO CELSO (Conde de).

Necrológio, com traços biográficos IN ST ITU TO .

do sócio honorário do Vol. XXXV — XXXVII, pág. 318.

AFONSO CELSO: ver também CONDE DE AFONSO CELSO. AFORAMENTO PERPÉTUO PELO CEL. ANDRÉ DE ALBU­

QUERQUE MARANHÃO, DOS SÍTIOS FORMOSA, RES­ TIN G A E TO RRE.

Certidão expedida por José Francisco Cabral de Melo, Se­ cretário da Intendência Municipal da cidade de Canguaretama. Do­ cumento encontrado no arquivo daquela Prefeitura e ofertado a 22.4.1940.

Vol. XXXV — XXXVII, pág. 146.

AINDA A NATURALIDADE DE D. FILIPE CAMARÃO. Pelo sócio Luís Fernandes

(16)

AIRES: ver JUNQUEIRA AIRES. ALBERTO MARANHÃO (Dr.)

Necrológio, com traços biográficos do sócio fundador e bene­ mérito do IN STITU TO .

Vol. XLI — XLIV, pág. 172.

ALBUQUERQUE: ver ANDRÉ DE ALBUQUERQUE; FRAN­

CISCO DE ALBUQUERQUE MELO (Des.); FRANCISCO DE ASSIS DE ALBUQUERQUE (Mons.).

ALCIDES BEZERRA (Dr.)

Necrológio, com traços biográficos do sócio correspondente do IN ST ITU TO .

Vol. XXXV — XXXVII, pág. 314.

ALCOFORADO: ver GUEDES ALCOFORADO — (José de Morais — Dr.).

ALDO FERNANDES RAPOSO DE MELO (Dr.)

Nota da redação da Revista sobre a eleição do mesmo para Presidente do IN ST ITU TO , na vaga decorrente da morte do Pre­ sidente perpétuo, Dr. Nestor Lima e em face da renúncia do sócio Prof. Luís da Câmara Cascudo, que fora eleito em primeiro escru­ tínio.

Vol. LII, pág. 53.

ALEXANDRE BARAÚNA MOÇORó: ver VULTOS NOTÁVEIS

DO RIO GRANDE DO NORTE.

ALFREDO FERREIRA DE CARVALHO (Dr.)

Necrologia, com traços biográficos do sócio correspondente do IN STITU TO .

Vol. XIV, Ns. 1 e 2, pág. 262.

ALGUMAS LENDAS E TRADIÇÕES POTIGUARES

Palestra realizada no IN ST ITU TO , como parte integrante da Semana da Cultura, a 28 de março de 1952, pelo Dr. Nestor Lima.

Vol. L, pág. 79.

ALGUMAS NOTAS SOBRE A HISTÓRIA POLÍTICA DO RIO GRANDE DO NORTE (1817 — 1824)

Pelo sócio fundador e benemérito do IN ST ITU TO , Dr. Au­ gusto Tavares de Lira, trabalho que traz, em anexo, 128

(17)

tos entre os quais os seguintes: — Ofício do ouvidor da Paraíba, Domingos Monteiro da Rocha, remetendo a “relação de toda a ex­ tensão desta Capitania do Rio Grande do Norte, e sua divisão, freguezias, povoações, rios, assim navegáveis como inavegáveis, que nela se contém”; proclamação feita em Natal e que, em forma de edital, se remeteu às diferentes vilas da Capitania; termos de ve­ reação de 1817, 1818, 1821 e 1822; termos de eleição do governo temporário da Província, juramento e posse; termos outros de posse e juramento; termo de aplauso e coroação de S.M. Imperial de 22 de janeiro de 1823; proclamações diversas; portarias; ofícios diver­ sos; circulares; editais; bando contra os que não adotarem as causas do Brasil; juramento das bases da constituição; registro da desis­ tência que fez Tomaz de Araújo Pereira, do governo; etc.

Vol. V, N. 1, pág. 5; e Vol. V, N. 2, pág. 223.

ALMEIDA: ver FRANCISCO DE ALMEIDA (Cônego) e JOAQUIM

ANTÔNIO DE ALMEIDA (Dom).

ALMINO AFONSO

Perfil do Deputado e Senador, pelo sócio José Augusto. Vol. LIV, pág. 12.

ALTARES PARA OS NOSSOS MÁRTIRES

Último trabalho escrito pelo Monsenhor Paulo Herôncio para a Revista do IN ST ITU TO , entregue a 11 de agosto e falecido a

l.° de setembro de 1963. Vol. LV, pág. 43.

ALVES: ver JOSÉ PEREIRA ALVES (Dom).

AMAPÁ: ver MANGANÊS DO AMAPÁ.

AMARO CAVALCANTI

Palestra no IN STITU TO , proferida a 8 de agosto de 1949, quando do I Centenário do seu nascimento, pelo sócio Nestor Lima.

Vol. XLV — XLVII, pág 87.

AMARO CAVALCANTI, O HOMEM E O JURISTA

Discurso pelo Des. Floriano Cavalcanti, a 31.3.1959, na “So­ lenidade Judiciária”, promovida pela Ordem dos Advogados.

(18)

AMAZONAS: ver NOME DO RIO AMAZONAS.

AMORIM: ver MANUEL GONÇALVES SOARES DE AMORIM

(Padre Dr.); PEDRO SOARES DE ARAÚJO AMORIM (Dr).

ANDRÉ DE ALBUQUERQUE: ver ATA DIURNA: ONDE ESTÁ

SEPULTADO ANDRÉ DE ALBUQUERQUE ?; ATA

DIURNA: QUEM FERIU ANDRÉ DE ALBUQUERQUE?; MISCELÂNEA: II — O ASSASSÍNIO DE ANTÔNIO ]OS£ LEITE DO PINHO; e ÓBITO DE ANDRÉ DE ALBU­ QUERQUE MARANHÃO.

ANFILÓQUIO CARLOS SOARES DA CÂMARA (Dr.).

Necrológio, com traços biográficos do sócio efetivo do IN STITU TO .

Vol. LIII, pág. 156.

ÂNGELO COUSSEIRO (Dr.)

Necrológio, com traços biográficos do sócio correspondente do IN STITU TO .

Vol. VII, Ns. 1 e 2, pág. 326.

ANGIONE COSTA (Dr. João)

Necrológio, com traços biográficos do sócio correspondente do IN STITU TO , por Nestor Lima.

Vol. LI, pág. 182.

ANGICOS: ver MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE: ANGICOS.

ANTÔNIO CARLOS SIMÕES DA SILVA (Dr.)

Necrológio, com traços biográficos do sócio correspondente do IN STITU TO .

Vol. XLV — XLVII, pág. 190.

ANTÔNIO FERREIRA DE SOUSA PITANGA (Des.)

Necrológico, com traços biográficos do sócio correspondente do IN STITU TO .

Vol. XVII, Ns. 1 e 2, pág. 340.

ANTÔNIO FILIPE CAMARÃO É N ORTE-RIOGR AN DENSE

(Dom)

Monografia do Padre Manuel Gonçalves Soares de Amorim. Vol. XXIX — XXXI, pág. 49.

(19)

ANTÔNIO FLORÊNCIO PEREIRA DO LAGO (Cel).

Biografia pelo Visconde de Taunay, datada de 20 de outu­ bro de 1892.

Vol. XXIII — XXIV, pág. 169.

ANTÔNIO PEREIRA SIMÕES (Dr.)

Necrologia, com traços biográficos do sócio do IN STITU TO . Vol. VII, Ns. 1 e 2, pág. 319.

APELOS DOS GOVERNADORES GERAIS AOS PAULISTAS

Pelo sócio correspondente Afonso Taunay sobre a guerra dos “Bárbaros”, no Rio Grande do Norte.

Vol. XXVII — XXVIII, pág. 215.

APODI: ver MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE:

APODI; e NOTAS SOBRE A RIBEIRA DO APODI.

APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DE LIMITES ENTRE OS ESTADOS DO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE

Pelo Deputado A. Tavares de Lira e Desembargador Vicente S. Pereira de Lemos.

Vol. III, N. 1, pág. 11 e N. 2, pág. 231.

APRESENTAÇÃO DA SS. VIRGEM MARIA

Transcrito do "Oito de Setembro”, periódico católico, edi­ tado em Natal, número de 17 de novembro de 1897, n.° 5, direção do Vigário Pe. João Maria.

Vol. L, pág. 179.

A PROPÓSITO DE INFLUÊNCIAS

Sobre contribuições culturais de outras civilizações ao Brasil, “sem jamais perder o rumo de sua destinação histórica e a marca de sua personalidade”, por M. Rodrigues de Melo. Vol. LIV, pág. 87.

A PROPÓSITO DE PILÃO

Por M. Rodrigues de Melo e a propósito da pesquisa de R . Nonato da Silva, intitulada “Fontes de uma pesquisa” . Vol. LIV, pág. 61.

ARAÚJO: ver VICENTE FERRER (Araújo — Dr.)

ARAÚJO NEVES: ver M ORTE DO PRESIDENTE ARAÚJO

(20)

AREIA BRANCA: ver MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO

NORTE: AREIA BRANCA.

AREIA PRETA: ver U N H A DO PREAMAR MÉDIO NA PRAIA

DE AREIA PRETA.

ARÊS: ver MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE: ARES. ARQUIVO: AFORAMENTO PERPÉTUO PELO CEL. ANDRÉ

DE ALBUQUERQUE MARANHÃO, DOS SÍTIOS FOR­ MOSA, RESTINGA E TORRE.

Vol. XXXV — XXXVII, pág. 146.

ARQUIVO: APRESENTAÇÃO DA SECÇÃO “ARQUIVO", DA

REVISTA DO IN STITU TO , CONSTANTE DE DOCU­ MENTOS SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL E DO RIO GRANDE DO NORTE.

Vol. VI, N. 1, pág. 137.

ARQUIVO: AUTO DA REPARTIÇÃO DAS TERRAS DO RIO

GRANDE

Anexo ao traslado do auto, encontram-se documentos outros como: provisão do Governador Capitão Geral Gaspar de Sousa do Estado do Brasil; provisão de S. M. pelo Conselho de Índia so­ bre a repartição das terras do Rio Grande; alvará sobre a dita re­ partição que manda fazer S. M .; termos; certidões; etc.

Vol. VII, Ns. 1 e 2, pág. 5.

ARQUIVO: CA RI AS RÉGIAS SOBRE A CAPITANIA DO RIO

GRANDE DO NORTE.

De número I ao XLIX e que vão do ano de 1671 ao de 1722; de número L ao XCI; e de número XCII ao CII, publica­ das, respectivamente na ordem seguinte dos volumes indicados.

Vol. XI — XII — XIII, pág. 117; vol. XIV, Ns. 1 e 2, pág. 26; e vol. XVI, Ns. 1 e 2, pág. 101.

ARQUIVO: CONSULTAS DO CONSELHO ULTRAMARINO

REFERENTES À CAPITANIA DO RIO GRANDE DO NORTE, DE 1673 a 1686.

Vol. XVII, Ns. 1 e 2, pág. 45.

ARQUIVO: FORAL DA CAPITANIA DO RIO GRANDE DO

NORTE.

A publicação é oriunda de certidão autêntica, obtida no Real — 21 —

(21)

Arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, datada de 1908; o foral foi concedido em 11 de março de 1535 a João de Barros e Aires da Cunha.

Vol. VI, N. 2, pág. 213.

ARQUIVO: REVOLUÇÃO REPUBLICANA DE 1817.

Depoimentos dos réus Cel. André de Albuquerque Maranhão, de Estivas, Padre David Leopoldo Targine e Antônio Ferreira Ca­ valcanti, copiados do original da Devassa existente no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

Vol. XXXII — XXXIV, pág. 129.

ARQUIVO: TRASLADO DAS TERRAS DOADAS A JOAO RO­

DRIGUES COLAÇO, NO RIO GRANDE DO NORTE, PELO CAPITÃO-MOR DE PERNAMBUCO, MANUEL MASCARENHAS HOMEM, EM NOME DO GOVERNA­ DOR GERAL, DOM FRANCISCO DE SOUSA, NO RIO POTENGI.

Vol. VI. N.° 1, pág. 137.

ARQUIVO: TRÊS DOCUMENTOS HISTÓRICOS SOBRE A RE­

PÚBLICA NO RIO GRANDE DO NORTE.

Documentos: I — Convite para a sessão de fundação do Partido Republicano, a 27 de janeiro de 1889; II — ata da Pro­ clamação da República, a 17 de novembro de 1889; III — ata da deposição do Dr. Miguel Joaquim de Almeida Castro e aclama­ ção da Junta Governativa, a 28 de novembro de 1891.

Vol. XLI — XLIV, pág. 5.

ARQUIVO: ver também a letra própria correspondente a cada

documento consignado em negrito.

ARTUR JOSÉ DOS REIS LISBOA — (Capitão de Fragata)

Necrologia, com traços biográficos do sócio do IN STITU TO . Vol. III, N. 1, pág. 227.

ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA “CASA GRANDE”, RAMO “SOARES DE ARAÚJO”.

Por Clara Maria Soares de Araújo. Vol. XLI — XLIV, pág. 79.

ASPECTOS GEOPOL1TICOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Pelo sócio Raul de Valença Câmara. Vol. XLVIII — XLIX, pág. 229.

(22)

ASPECTOS DA HISTÓRIA RIOGRANDENSE DO NORTE

Inédito especial para a Revista do IN ST ITU TO , por Gui­ lherme Auler.

Vol XXXVIII — XL, pág. 139.

ASPECTOS NORTE-RIOGRANDENSES

Conferência pelo sócio Domingos Barros, Delegado do Rio Grande do Norte, na Exposição Nacional de 1908, realizada no Museu Comercial, do Rio, com projeções luminosas.

Vol. IX, Ns. 1 e 2, pág. 5.

ASSASSÍNIO DO PRESIDENTE RIBEIRO (O)

Pelo sócio José M. B. Castelo Branco. Vol. X L V lil — XLIX, pág. 147.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PROVINCIAL (A)

Relação dos Deputados eleitos, durante a monarquia, às le­ gislaturas de 1835 a 1889.

Vol. XVIII — XIX, Ns. 1 e 2, pág. 112.

ATA DIURNA: DISCURSO DE D OU TO R E CONVERSA DE

POBRE

Pelo sócio Luís da Câmara Cascudo, sobre a naturalidade norte-riograndense do índio D. Antônio Filipe Camarão.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 162 e 164.

ATA DIURNA: DOUTOR SOUTO

Pelo sócio Luís da Câmara Cascudo. Vol. XXXVIII — XL, pág. 101.

ATA DIURNA: ONDE ESTÁ SEPULTADO ANDRÉ DALBU-

QUERQUE

Pelo sócio Luís da Câmara Cascudo; transcrito de “A Re­ pública” de 19 de janeiro de 1941.

Vol. XLVIII — XLIX, pág. 167.

ATA DIURNA: QUEM FERIU ANDRÉ D ALBUQUERQUE ?

Pelo sócio Luís da Câmara Cascudo; transcrito de “A Re­ pública” de 14, 16 e 18 de fevereiro de 1940.

Vol. XLVIII — XLIX, págs. 169, 172 e 175.

ATA DIURNA: CONSELHO DO GOVERNO

Pelo sócio Luís da Câmara Cascudo; transcrito de “A Re­ pública” de 13 e 14 de novembro de 1940.

Vol. XLVIII — XLIX, págs. 178 e 181. — 23 —

(23)

ATA DIURNA: CONSELHO GERAL DA PROVÍNCIA.

Pelo sócio Luís da Câmara Cascudo; transcrito de “A Re­ pública” de 17 de novembro de 1940.

Vol. XLVIII — XLIX, pág. 183.

ATA DIURNA: A MAIS ANTIGA IGREJA DO SERIDÓ.

Pelo sócio Luís da Câmara Cascudo; transcrito de “A Re­ pública” de 11, 12, 13 e de outubro de 1944.

Vol. XLVIII — XLIX, págs. 187, 188, 190 e 192. ATA DIURNA: O FOGO DE 40

Notas da história do Açu, por Luís da Câmara Cascudo; transcrito de “A República”, de 15, 16, 20, e 23 de dezembro de 1944.

Vol. XLVIII — XLIX, págs. 194, 195, 197, 198 e 200. ATAS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO

GRANDE DO NORTE

ATA DA INSTALAÇÃO DO INSTITUTO, realizada no dia 29 de março de 1902, no salão da Biblioteca Estadual do Ateneu Norte-Riograndense, presentes à sessão doze personalidades ilustres e catorze representadas, perfazendo o total de 26 sócios fundadores.

Vol. I, N.° 1, pág. 6.

ATAS DE ASSEMBLÉIAS GERAIS DO INSTITUTO Da l . a assembléia geral, realizada a 27 de abril de 1902; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. I, N.° 1, pág. 85.

Da 2.a assembléia, realizada a 4 de maio de 1902; presidên­ cia do Dr. Olímpio Vital.

Vol. I, N.° 1, pág. 86.

Da 3.a assembléia, realizada a 11 de maio de 1902; presi­ dência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. I, N .° 1, pág. 87.

Da 4.a assembléia, realizada a 18 de maio de 1902; presi­ dência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. I, N.° 1, pág. 88.

Da 5.a assembléia, realizada a 22 de maio de 1902; presi­ dência do Dr. Olímpio Vital.

(24)

Da 6.a assembléia, realizada a 25 de maio de 1902; presi­ dência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. I, N.° 1, pág. 93.

Da 7.a assembléia, realizada a 12 de junho de 1902; presi­ dência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. I, N.° 1, pág. 97.

Da 8.a assembléia, realizada a 9 de julho de 1902; presi­ dência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. I, N.° 2, pág. 133.

Da 9.a assembléia, realizada a 3 de fevereiro de 1903; presi­ dência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. II, N.° 2, pág. 346.

Da 10.a assembléia, realizada a 8 de fevereiro de 1903; pre­ sidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. II, N.° 2, pág. 347.

Da l l . a assembléia, realizada a 22 de outubro de 1903; pre­ sidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. III, N.° 2, pág. 457.

Da 12.a assembléia, realizada a 25 de outubro de 1903; pre­ sidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. III, N.° 2, pág. 458.

Da 13.a assembléia, realizada a 7 de fevereiro de 1904; pre­ sidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. IV, N.° 1, pág. 152.

Da 4.a assembléia (sic), realizada a 12 de fevereiro de 1905, para eleição da Diretoria do INSTITUTO; presidência do Dr. Olím­ pio Vital.

Vol. VII, N.°s 1 e 2, pág. 270.

Da 5.a assembléia (sic), realizada a 14 de maio de 1905; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. VII, N.°s 1 e 2, pág. 297.

Da 6.a assembléia (sic), realizada a 22 de outubro de 1905; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. VIII, N.°s 1 e 2, pág. 336. — 25 —

(25)

Da 7.a assembléia (sic), realizada a 25 de fevereiro de 1906; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. IX, N.°s 1 e 2, pág. 275.

Da 8.a assembléia (sic), realizada a 17 de fevereiro de 1907; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. X, N.°s 1 e 2, pág. 278.

Da 9.a assembléia (sic), realizada a 9 de fevereiro de 1908; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. XI — XII — XIII, pág. 358.

Da 10.a assembléia (sic), realizada a 26 de abril de 1908; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. XI — XII — XIII, pág. 371.

Da 1 l .a assembléia (sic), realizada a 7 de fevereiro de 1909; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. XIV, N.°s 1 e 2, pág. 201.

Da 12.a assembléia (sic), realizada a 13 de março de 1910, para eleição da Diretoria do INSTITUTO; presidência do Des. Vi­ cente de Lemos.

Vol. XVI, N.°s 1 e 2, pág. 202.

Da 13.a assembléia (sic), realizada a 12 de fevereiro de 1911, para eleição da Diretoria do INSTITUTO, no período de 1911 a 1912; presidência do Des. Vicente de Lemos.

Vol. XVII, N.°s 1 e 2, pág. 239.

Da assembléia, realizada a 11 de fevereiro de 1912 e sus­ pensa pela morte do sócio honorário, Barão do Rio Branco; presi­ dência do Des. Vicente de Lemos.

Vol. XVIII — XIX, N.°s 1 e 2, pág. 159.

Da 14.a assembléia, realizada a 25 de fevereiro de 1912, para eleição da Diretoria do INSTITUTO, no período de 1912 a 1913; presidência do Des. Vicente de Lemos.

Vol. XVIII — XIX, N.°s 1 e 2, pág. 162.

Da assembléia, realizada a 3 de fevereiro de 1913, à qual faltou quorum para eleição da Diretoria do INSTITUTO; presidên­ cia do Des. Vicente de Lemos.

(26)

Da 15.a assembléia, realizada a 9 de março de 1913, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, para o período de

1913 a 1914; presidência do Des. Vicente de Lemos. Vol. XX — XXI — XXII, pág. 224.

NOTA BENE: As atas das sessões do INSTITUTO relati­ vas ao período de 1913 a 1922, a redação da Revista alegando im­ possibilidade da publicação de todas, a contar de 4 de maio de 1913 até dezembro de 1922, algumas publicadas no vol. XIX, de 1922, resolveu, doravante, inserir em cada volume as atas das sessões rea­ lizadas no ano ou anos a que corresponde o volume da Revista, afim de regularizar o serviço de atas.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 235.

Da 22.a assembléia, realizada a 18 de março de 1923, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Cel. Pedro Soares de Araújo.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 236.

Da 23.a assembléia, realizada a 24 de fevereiro de 1924, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, no período de 1924 a 1925; presidência do Cel. Pedro Soares de Araújo.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 259.

Da 25.a assembléia (sic), realizada a 29 de março de 1925, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Cel. Pedro Soares de Araújo.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 279.

Da 26.a assembléia, realizada a 28 de fevereiro de 1926, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Des. João Dionísio Filgueira.

Vol. XXIII — XXIV, pág. 329.

Da 27.a assembléia, realizada a 5 de março de 1927, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Des. Hemetério Fernandes.

Vol. XXIII — XXIV, pág. 335.

Da 27.a assembléia (sic), realizada a 3 de março de 1929, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Dr. Nestor dos Santos Lima.

Vol. XXV — XXVI, pág. 316. 27 —

(27)

Da assembléia, realizada a 15 de fevereiro de 1931, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, no biênio de 1931 a 1933; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXIX — XXXI, pág. 239.

Da assembléia geral de posse (sic), realizada a 29 de março de 1931, da Diretoria e Comissões, no biênio de 1931 a 1933; pre­ sidência do Dr.. Nestor Lima.

Vol. XXIX — XXXI, pág. 243.

Da 29.a assembléia, realizada a 12 de março de 1933, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, no biênio de 1933 a 1935; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXII — XXXIV, pá-. 177.

Da 30.a assembléia, realizada a 24 de fevereiro de 1935, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, no biênio de 1935 a 1937; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXII — XXXIV, pág. 203.

Da 31.a assembléia, realizada a 14 de março de 1937, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, no biênio de 1937 a 1939; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXII — XXXIV, pág. 224.

Da assembléia, realizada a 4 de abril de 1943, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Dr. Nestor Lima. Biênio de 1943 a 1945.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 187.

Da assembléia, realizada a 25 de março de 1945, para elei­ ção da Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Dr. Nestor Lima. Publicada em resumo e no vol. apenas as atas das prin­ cipais sessões.

Vol. XLI — XLIV, pág. 189.

Da assembléia, realizada a 23 de março de 1947, para elei­ ção da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, no biênio de 1947 a

1949; presidência do Dr. Nestor Lima. Vol. XLI — XLIV, pág. 195.

Da assembléia, realizada a 6 de março de 1949, para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, no biênio de 1949 a

(28)

1951; presidência do Dr. Nestor Lima. Publicada em resumo e no vol. apenas as atas das principais sessões.

Vol. XLV — XLVII, pág. 175.

Da assembléia, realizada a 17 de março de 1951, para elei­ ção da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, no biênio de 1951 a 1953; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XLVIII — XLIX, pág. 267.

Da assembléia, realizada a 22 de março de 1953, para elei­ ção da Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. L, pág. 200.

Da assembléia, realizada a l.° de agosto de 1953, para emen­ da dos Estatutos do INSTITUTO, que concedeu caráter perpétuo ao exercício do cargo de presidente, pelo Dr. Nestor Lima; presidência do Des. Luís Tavares de Lira.

Vol. L, pág. 205.

Da assembléia, realizada a 22 de março de 1959, para elei­ ção do novo presidente do INSTITUTO, em vista do falecimento do Dr. Nestor Lima, presidente perpétuo. Eleito o sócio Luís da Câmara Cascudo, com a palavra, renunciou, alegando seus compromissos de escritor, não lhe permitindo tempo para profícua administração. Foi então eleito o sócio Aldo Fernandes; presidência do Des. Antônio Soares de Araújo.

Vol. LII, pág. 107.

Da assembléia (sic), realizada a 5 de abril de 1959, para eleição da Diretoria do INSTITUTO, no biênio de 1959 a 1961, e posse de novos sócios; presidência do Dr. Aldo Fernandes.

Vol. LII, pág. 111.

ATAS DE REUNIÕES (TERMOS) DO INSTITUTO Da reunião, realizada a 6 de novembro de 1904 e que por falta de número legal deixou de haver sessão.

Vol. VI, N.° 2, pág. 332.

Da reunião, realizada a 3 de fevereiro de 1905; presidência do Dr. Olímpio Vital. Por falta de quorum não se constituiu a assem­ bléia geral.

Vol. VII, N.°s 1 e 2, pág. 263. — 29 —

(29)

Da reunião, realizada a 8 de outubro de 1905, que por falta de quorum legal deixou de se constituir assembléia geral, para elei­ ção de novo orador do INSTITUTO; presidência do Dr. Vicente de Lemos.

Vol. VIII, N.°s 1 e 2, pág. 333.

Da reunião, realizada a 3 de fevereiro de 1906, que por falta de quorum não se verificou a eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. IX, N.°s 1 e 2, pág. 271.

Da reunião, realizada a 22 de abril de 1906, que por falta de quorum deixou de haver sessão; presidência do Dr. Vicente de Lemos.

Vol. IX, N.°s 1 e 2, pág. 287.

Da reunião, realizada a 3 de fevereiro de 1907, que por falta de quorum deixou de ter lugar a assembléia geral, convocada para eleição da Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. X, N.°s 1 e 2, pág. 277.

Da reunião, realizada a 3 de fevereiro de 1908, que sem quorum não permitiu eleição para Diretoria do INSTITUTO; presi­ dência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. XI — XII — XIII, pág. 358.

Da reunião, realizada a 3 de fevereiro de 1909, que sem nú­ mero legal para a eleição da nova Diretoria e Comissões do INSTI­ TUTO, não se procedeu à mesma; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. XIV, N.°s 1 e 2, pág. 200.

Da reunião, realizada a 3 de fevereiro de 1910, que por falta de quorum não se procedeu à eleição da nova Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Dr. Vicente de Lemos.

Vol. XVI, N.°s 1 e 2, pág. 195.

Da reunião, realizada a 3 de fevereiro de 1911, que por falta de quorum deixou de haver eleição para a Diretoria e Comissões do INSTITUTO; presidência do Des. Vicente de Lemos.

Vol. XVII, N.°s 1 e 2, pág. 234.

Da reunião, realizada a 3 de fevereiro de 1912, que sem quorum não houve eleição para a Diretoria e Comissões do INSTI­ TUTO; presidência do Des. Vicente de Lemos.

(30)

NOTA BENE: As atas do INSTITUTO, relativas ao período de 1913 a 1922, a redação da Revista, alegando impossibilidade da

publicação de todas, a contar de 4 de maio de 1913 e até dezembro de 1922, algumas publicadas no vol. XIX, de 1922, resolveu dora­ vante inserir em cada volume as atas das sessões realizadas no ano ou anos a que corresponde o volume da Revista, afim de regularizar o serviço de atas.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 235.

Da reunião cívica do INSTITUTO, realizada a 12 de junho de 1928, em comemoração ao 111.° aniversário do fuzilamento do Padre Miguelinho; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXV — XXVI, pág. 302.

ATAS DE SESSÕES COMEMORATIVAS, EXTRAORDINÁRIAS, DE INAUGURAÇÃO, MAGNAS, DE POSSE E SOLENES

DO INSTITUTO

Da sessão comemorativa da data da Independência, realizada a 7 de setembro de 1935; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXII — XXXIV, pág. 215.

Da sessão comemorativa pelo 34.° aniversário do INSTITU­ TO, realizada a 29 de março de 1936; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXII — XXXIV, pág. 217.

VER TAMBÉM ATAS DE SESSÕES MAGNAS E SOLENES Da sessão extraordinária, realizada a 5 de junho de 1902 a propósito do falecimento de Augusto Severo; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. I, N.° 1, pág. 94.

Da sessão extraordinária, realizada a 7 de maio de 1903, para deliberar sobre propostas para sócios honorários do INSTITUTO; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. III, N.° 1, pág. 219.

Da sessão extraordinária, realizada a 10 de maio de 1903, para recepção do sócio honorário Padre Dr. Júlio Maria; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. III, N.° 1, pág. 220. — 31

(31)

Da sessão extraordinária, realizada a 9 de agosto de 1903, para deliberar sobre a comemoração do centenário do Duque de Caxias; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. III, N.° 2, pág. 442.

Da sessão extraordinária, realizada a 24 de janeiro de 1904, para tratar de assuntos diversos; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. IV, N.° 1, pág. 149.

Da sessão extraordinária, realizada a 13 de março de 1904, para leitura da memória sobre o herói Norte-Riograndense, D. Antô­ nio Felipe Camarão, pelo Dr. Luís Fernandes, sócio do INSTITUTO, presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. IV, N.° 1, pág. 160.

Da sessão extraordinária, realizada a 26 de junho de 1904, para assuntos diversos; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. V, N.° 1, pág. 219.

Da sessão extraordinária, realizada a 25 de agosto de 1904, para discutir o parecer da comissão especial sobre a Jata da institui­ ção do governo republicano de André de Albuquerque, na então ca­ pitania do Rio Grande do Norte, em 1817 presidência do Dr. Olím­ pio Vital.

Vol. V, N.° 2, pág. 414.

Da sessão extraordinária, realizada a 8 de abril de 1906, para nomear-se a comissão que terá de promover e dirigir a comemo­ ração do martírio do Padre Miguelinho, no dia 12 de junho de 1906; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. IX, N.°s 1 e 2, pág. 286.

Da sessão extraordinária, realizada a 24 de junho de 1909, para exame do parecer da comissão para opinar sobre o projeto de brasão de armas do Rio Grande do Norte, organizado pelo pintor Corbiniano Vilaça; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. XIV, N.°s 1 e 2, pág. 217.

Da sessão extraordinária, realizada a 10 de agosto de 1909, para deliberar sobre a instalação da Biblioteca Pública do Estado em uma das salas do edifício do INSTITUTO; presidência do Dr. Olím­ pio Vital.

(32)

Da sessão extraordinária, realizada a 28 de janeiro de 1912, para tomar conhecimento da proposta feita ao Governador do Estado pelo artista, pintor J. Fiúza Guimarães, para confeccionar um quadro a óleo sobre o mártir Padre Miguelinho, cujo esboço fora enviado ao INSTITUTO para pronunciar-se, pelo Sr. Governador; presidência do Des. Vicente de Lemos.

Vol. XVIII — XIX, N.°s 1 e 2, pág. 155.

NOTA BENE: As atas do INSTITUTO, relativas ao período de 1913 a 1922, a redação da Revista, alegando impossibilidade da publicação de todas, a contar de 4 de maio de 1913 e até dezembro de 1922, algumas publicadas no vol. XIX, de 1922, resolveu dora­ vante inserir em cada volume as atas das sessões realizadas no ano ou anos a que corresponde o mesmo volume, afim de regularizar o ser­ viço de atas.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 235.

Da sessão extraordinária, realizada a 13 de abril de 1924, para o fim de tratar das comemorações do primeiro centenário da posse do Capitão Tomás de Araújo Pereira; presidência do Cel. Pe­ dro Soares de Araújo.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 264.

Da sessão extraordinária, realizada a 9 de maio de 1926, para reorganização da Secretaria e Biblioteca do INSTITUTO; pre­ sidência do Des. Hemetério Fernandes.

Vol. XXIII — XXIV, pág. 332.

Da sessão extraordinária, realizada a 17 de fevereiro de 1927, para o fim de recebimento das subvenções concedidas ao INSTITU­ TO pelo Governo Federal, de 1922 a 1926, na importância de vinte e sete contos de réis; presidência do Des. Hemetério Fernandes.

Vol. XXIII — XXIV, pág. 334.

Da sessão extraordinária da assembléia geral, realizada a 27 de março de 1927, para a reforma dos Estatutos do INSTITUTO; presidência do Des. Hemetério Fernandes.

Vol. XXIII — XXIV, pág. 337.

Da sessão extraordinária, realizada a 17 de julho de 1927, de assembléia geral, para eleição de Diretor da Biblioteca e Adjunto, de Adjunto de Tesoureiro e membro da Comissão de Faze ida e Orça­

mento do INSTITUTO; presidência do Des. Dionísio Filgueira. Vol. XXIII — XXIV, pág. 349.

(33)

Da sessão extraordinária, realizada a 17 de dezembro de 1928, para promover a catalogação e registro das cartas de data, em poder do INSTITUTO, para o que foi escolhido o Dr. Joaquim Inácio Filho; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXV — XXVI, pág. 314.

Da sessão extraordinária, realizada a 25 de fevereiro de 1942, para recepção do Major Jônatas Morais Correia; presidência do Dr. Netor Lima.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 179.

Da sessão extraordinária, realizada a 9 de maio de 1943, para comemorar a catorze do corrente, a passagem do 3.° centenário da nomeação do índio potiguar, D. Antônio Felipe Camarão, capitão — general dos índios do Brasil, ficando resolvido a celebração desse acontecimento nesse dia, em sessão magna comemorativa; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 188.

Da sessão extraordinária, realizada a 22 de outubro de 1949, para deliberar sobre: l.° ) participação do INSTITUTO nas home­ nagens ao I centenário do nascimento de Rui Barbosa; 2.°) comemd ração do 350.° aniversário da fundação de Natal; 3.°) inauguração do retrato do consócio Des. Dionísio Filgueira; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XLV — XLVII, pág. 181.

Da sessão extraordinária, realizada a 23 de agosto de 1959, para tratar de assuntos diversos; presidência do Des. Silvino Bezerra Neto.

Vol. U II, pág. 161.

Da sessão de inauguração da Praça D. Pedro II e da herma do ex-Imperador, em Natal, realizada a 2 de dezembro de 1925, na outrora praça 24 de Maio, convenientemente remodelada pelo enge­ nheiro Dr. Júlio de Melo Resende, promovida pio INSTITUTO. Consta da msma: as autoridades presentes, a legenda em bronze, o orador Dr. Nestor Lima, a descrição do busto e do nome do escultor brasileiro Francisco de Andrade, executor do trabalho, etc.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 290.

Da sessão magna, realizada a 12 de junho de 1917, come­ moração do I Centenário do Fuzilamento de Frei Miguelinho, no palco

(34)

do Teatro Carlos Gomes (atual Alberto Maranhão); presidência do Des. Joaquim Ferreira Chaves, Governador do Estado.

Vol. XV, N.°s 1 e 2, pág. 150.

Da sessão magna, realizada a 29 de março de 1928, pelo 26.° aniversário do INSTITUTO; presidência de honra: Dr. Juvenal Lamartine, Presidente do Estado.

Vol. XXV — XXVI, pág. 296.

Da sessão magna, realizada a 2 de setembro de 1932, pelo I Centenário da Imprensa Potiguar; presidência do Des. Antônio Soares.

Vol. XXIX — XXXI, pág. 269.

Da sessão magna, realizada 12 de dezembro de 1933, come­ morativa da invasão holandesa no Rio Grande do Norte, no Teatro Carlos Gomes (atual Alberto Maranhão), pelo INSTITUTO, em que o sócio Câmara Cascudo fez uma conferência sobre a data; pre­ sidência do Sr. Interventor Mário Câmara.

Vol. XXXII — XXXIV, pág. 193.

Da sessão magna comemorativa do IV Centenário de nasci­ mento do Padre Ancbieta, realizada a 19 de março de 1934, em que proferiu uma conferência o Des. Antônio Soares; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXII — XXXIV, pág. 201.

Da sessão magna, realizada a 29 de março de 1939, para eleição e posse da Diretoria, no biênio de 1939 a 1941; presidência do Des. Dionísio Filgueira.

Vol. XXXV — XXXVII, pág. 165.

Da sessão magna de aniversário do INSTITUTO, realizada a 29 de março de 1940; presidência do Dr. Rafael Fernandes, Inter­ ventor Federal.

Vol. XXXV — XXXVII, pág. 171.

Da sessão magna e especial, para celebrar o “Dia da Cidade do Natal”, realizada a 25 de dezembro de 1941; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 175.

Da sessão magna comemorativa do 41.° aniversário do fale­ cimento de Augusto Severo, realizada a 12 de maio de 1943, no

(35)

Teatro Carlos Gomes (atual Alberto Maranhão); presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXVIII — XL, 189.

Da sessão magna comemorativa do III Centenário da investi­ dura de Felipe Camarão no posto de Capitão — General dos índios do Brasil, realizada a 14 de maio de 1943; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 190.

Da sessão magna de posse da Diretoria do INSTITUTO, rea­ lizada a 29 de março de 1945; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XLI — XLIV, pág. 190.

Da sessão magna de aniversário do INSTITUTO, realizada a 29 de março de 1946; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XLI — XLIV, pág. 194.

Da sessão magna de aniversário do INSTITUTO, realizada a 29 de março de 1947; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XLI — XLIV, pág. 196.

Da sessão magna de aniversário do INSTITUTO, realizada a 29 de março de 1950; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XLV — XLVII, pág. 185.

Da sessão de posse da Diretoria do INSTITUTO, realizada a 3 de maio de 1904; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. V, N.° 1, pág. 209.

Da sessão de posse da Diretoria do INSTITUTO, realizada a 3 de maio de 1905; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. VII, N.°s 1 e 2, pág. 292.

Da sessão de posse da Diretoria do INSTITUTO, realizada a 3 de maio de 1906; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. IX, N.°s 1 e 2, pág. 287.

Da sessão de posse da Diretoria do INSTITUTO, realizada a 3 de maio de 1907; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. X, N.°s 1 e 2, pág. 288.

Da sessão de posse da Diretoria do INSTITUTO, realizada a 3 de maio de 1909; presidência do Dr. Olímpio Vital.

(36)

Da sessão de posse da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, realizada a 3 de maio de 1910; presidência do Des. Vicente de Lemos.

Vol. XVI, N.°s 1 e 2, pág. 214.

Da sessão de posse da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, realizada a 3 de maio de 1911; presidência do Des. Vicente de Lemos.

Vol. XVII, N.°s 1 e 2, pág. 264.

Da sessão de posse da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, realizada a 3 de maio de 1912; presidência do Des. Vicente Lemos.

Vol. XVIII — XIX, N.°s 1 e 2, pág. 176.

Da sessão de posse da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, realizada a 3 de maio de 1913; presidência do Des. Vicente de Lemos.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 237.

NOTA BENE: As atas do INSTITUTO, relativas ao período de 1913 a 1922, a contar de 4 de maio de 1913 e até dezembro de 1922, a redação da revista impossibilitada da publicação de todas as atas, resolveu doravante inserir em cada volume as atas das sessões realizadas no ano ou anos a que corresponde o mesmo volume, afim de regularizar o serviço de atas.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 235.

Da sessão de posse da Diretoria do INSTITUTO e Comissões, para o período de 1923 a 1924, realizada a 3 de maio de 1923; pre­ sidência do Cel. Pedro Soares de Araújo.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 240.

Da sessão de posse da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, realizada a 3 de maio de 1925; presidência do Cel. Pedro Soares de Araújo.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 281.

Da sessão de posse da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, realizada a 29 de março de 1929, para o biênio de 1929 a 1931; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXV — XXVI, pág. 321.

Da sessão de posse da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, realizada a 29 de março de 1933; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXII — XXXIV, pág. 183. 37 —

(37)

Da sessão de posse da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, realizada a 29 de março de 1935; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXII — XXXIV, pág. 210.

Da sessão de ppsse da Diretoria e Comissões do INSTITUTO, realizada a 29 de março de 1937; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXII — XXXIV, pág. 227.

ATAS DE SESSÕES DE POSSE: VER TAMBÉM ATAS DE SESSÕES MAGNAS E SOLENES.

Da sessão solene do INSTITUTO, realizada a 25 de agosto de 1903, em comemoração do I Centenário do nascimento do Duque de Caxias; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. III, N.° 2, pág. 446.

Da sessão solene do INSTITUTO, realizada a 17 de junho de 1906, no Teatro Carlos Gomes (atual Alberto Maranhão), em celebração do vulto do patriota norte-riograndense Padre Miguel Joa­ quim de Almeida Castro, com representações dos municípios do Es­ tado e em que foi orador o Dr. Pinto de Abreu; presidência do Dr. Olímpio Vital.

Vol. IV, N.° 2, pág. 388.

NOTA BENE: As atas das sessões do INSTITUTO de 4 maio de 1913 a dezembro de 1922, salvo as publicadas no vol. XIX, não foram transcritas na Revista, como se verifica da observação con­ tida no vol. XX — XXI — XXII, pág. 235.

Da sessão solene de posse da Diretoria e Comissões do INSTI­ TUTO, realizada a 11 de maio de 1924, para o biênio de 1924 a

1925; presidência do Dr. José Augusto de Medeiros, Governador do Estado.

Vol. XX — XXI — XXII, pág. 269.

Da sessão solene de posse da Diretoria e Comissões do INS­ TITUTO, realizada a 3 de maio de 1926; presidências do Des. Dio- nísio Filgueira e Des. Hemetério Fernandes.

Vol. XXIII — XXIV, pág. 331.

Da sessão solene de posse da Diretoria e Comissões do INS­ TITUTO, realizada a 29 de março de 1927; presidências do Des. Hemetério Fernandes e do Dr. Nestor Lima.

(38)

Da sessão solene do INSTITUTO, realizada a 5 de agosto de 1927, no Teatro Carlos Gomes (atual Alberto Maranhão), em comemoração ao I Centenário do nascimento do Generalíssimo Ma­ nuel Deodoro da Fonseca, sendo orador oficial o Dr. Adauto da Câmara; presidência do Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros, Pre­ sidente do Estado.

Vol. XXIII — XXIV, pág. 350.

Da sessão solene do INSTITUTO, realizada a 17 de outubro de 1927, em comemoração do I Centenário do nascimento do poeta Lourival Açucena; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXIII — XXIV, pág. 354.

Da sessão solene do INSTITUTO, realizada a 7 de abril de 1931, em comemoração do I Centenário da abdicação de D. Pedro I; presidência do Des. Antônio Soares.

Vol. XXIX — XXXI, pág. 245.

Da sessão solene e comemorativa, realizada a 12 de junho de 1931, pelo sacrifício do Padre Miguelinho, presente o Almirante Gago Coutinho, hóspede da cidade, aclamado sócio honorário do INSTITUTO; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXIX — XXXI, pág. 253.

Da sessão solene, realizada a 21 de outubro de 1938, em comemoração do Centenário do Instituto Histórico e Geográfico Bra­ sileiro e da instalação na nova sede, definitiva, do INSTIT UTO HIS­ TÓRICO L GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE. DO NORTE, à Rua

da Conceição n.° 622; presidência do Dr. Nestor Lima. Vol. XXXV — XXXVII, pág. 157.

Da sessão solene do INSTITUTO, realizada a 21 de outubro de 1939, para entrega de diplomas de sócios beneméritos aos Drs. Rafael Fernandes e Aldo Fernandes, bem como homenagear o Vis­ conde de Mauá, com palestra do sócio Luís da Câmara Cascudo sobre a vida do Visconde; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXV — XXXVII, pág. 169.

Da sessão solene do INSTITUTO, realizada a 27 de setem­ bro de 1940, comemorativa do IV Centenário da fundação da Com­ panhia de Jesus; presidência do Des. Dionísio Filgueira.

Vol. XXXV — XXXVII, pág. 178. — 39 —

(39)

Da sessão solene de aniversário e posse da Diretoria, do INS­ TITUTO, realizada a 29 de março de 1941; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 171.

Da sessão solene do INSTITUTO, em conjunto com a Aca­ demia Norte-Riograndense de Letras para recepcionar o General Emí­ lio Fernandes de Sousa Doca, realizada a 18 de agosto de 1941; presidência do Interventor Federal.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 173.

Da sessão solene do INSTITUTO, em comemoração ao Cen­ tenário de nascimento do Dr. Luís Antônio Ferreira Souto, realizada a 18 de março de 1942; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 180.

Da sessão solene do INSTITUTO, realizada a 21 de março de 1942, para ouvir a palavra do Major Jônatas Correia, membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, sobre o tema “Porto Alegre em Curupaiti”; presidência dos Des. Nestor Lima e Aldo Fernandes.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 181.

Da sessão solene do 40.° aniversário do INSTITUTO, rea­ lizada a 29 de março de 1942; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 182.

Da sessão solene de posse do sócio Major Jônatas de Morais Correia, no INSTITU I O, realizada a 26 de novembro de 1942, que discorreu sobre a Fortaleza dos Reis Magos; presidência dos Drs. Nestor Lima e Aldo Fernandes.

Vol. XXXVIII — XL, pág. 185.

Da sessão solene pelo 41.° aniversário do INSTITUTO, rea­ lizada a 29 de março de 1943; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XXVIII — XL, pág. 186.

Da sessão solene do INSTITUTO, em homenagem ao Barão do Rio Branco, a 20 de abril de 1945; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XLI — XLIV, pág. 191.

Da sessão solene ( ? ) do INSTITUTO, em conjunto com a Academia de Letras e Sociedade Brasileira de Folk-lore, realizada

(40)

a . . . , para o fim de ouvir em conferência o adido cultural à Embai­ xada Norte-Americana, no Rio, Wiliam Rex Cravvford, sobre o tema “Uma interpretação da História da América do Norte”, falando em nome das três Casas, o sócio Câmara Cascudo; presidência do Dr. Nestor Lima (? ).

Vol. XLI — XLIV, pág. 192.

Da sessão solene pelo 46.° aniversário do INSTITUTO, rea­ lizada a 29 de março de 1948 e publicada em resumo; presidência

do Dr. Nestor Lima.

Vol. XLV — XLVII, pág. 175.

Da sessão solene de posse da Diretoria e Comissões do INSTI­ TUTO, realizada a 29 de março de 1949; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. XLV — XLVII, pág. 177.

Da sessão solene (especial) do INSTITUTO, realizada a 15 de agosto de 1949 e dedicada à memória de Amaro Cavalcanti, no I Centenário do seu nascimento; presidência dos Drs. Luís Tavares de Lira e José Varela, Governador do Estado.

Vol. XLV — XLVII, pág. 180.

Da sessão solene, conjunta do INSTITUTO e da Academia Norte-Riograndense de Letras, realizada a 10 de novembro de 1949, à memória de Rui Barbosa, no I Centenário do seu nascimento; pre­ sidência do Dr. Paulo de Viveiros.

Vol. XLV — XLVII, pág. 183.

Da sessão solene de aniversário e posse de novos sócios do INSTITUTO, realizada a 29 de março de 1951; presidência do Dr. Nestor Lima e Governador Dix-Sept Rosado Maia.

Vol. XLVI1I — XL1X, pág. 270.

Da sessão solene comemorativa do encerramento das festivi­ dades do cinquentenário do INSTITUTO, realizada a 29 de março de 1952; presidência do Dr. Nestor Lima.

Vol. L, pág. 192.

Da sessão solene do INSTITUTO, pelo transcurso do aniver­ sário da morte de Augusto Severo, realizada a 12 de maio de 1952; presidências do Dr. Nestor Lima e do General Honório Keller, Co­ mandante da Base Aérea de Natal.

Vol. L, pág. 197.

Referências

Documentos relacionados

É relevante enfatizar que este estudo teve uma reflexão constante do pesquisador em analisar como o desenvolvimento de competências impacta a empregabilidade e as competências

O foco principal dele era o porto de Santos, no qual ele previa ampliações na margem esquerda (município de Guarujá) do porto, ligações rodoviárias e ferroviárias que melhorariam a

No batimento de posições (entre) sujeito-pesquisadora e sujeito-professora, adoto como ponto de partida a análise que se volta para as formulações que orientam a produção de texto

Os recursos disponíveis eram os canetões e a lousa, e durante a maior parte do tempo os vinte e cinco (25) alunos presentes, eram ouvintes passivos, mas que porém, mostraram-se

This information is an alert to engineers showing that there is something wrong in the design of pages that is affecting the navigation flow, as 27.11% of users go from DEAL to

O presente estudo de mestrado é uma investigação acerca do currículo de Sociologia desenvolvido nas escolas públicas de ensino médio da rede estadual no

Esta temática faz parte da dimensão Econômica e tem relação com as temáticas: Elitização da certificação, Inclusão digital, Massificação da tecnologia e ainda

Quando se nos desperta a consciência, vem o arrependimento, “o cair em si”, aí então reformulamos os nossos propósitos e planejamos o nosso futuro, priorizando assim o que