• Nenhum resultado encontrado

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Resposta. Resposta. Resposta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 1. Questão 3. Questão 2. Resposta. Resposta. Resposta"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Géographie 2e, Hachette, 2000. a) Analise os momentos I e II da charge do continente africano.

b) Como os momentos I e II podem ser carac-terizados na África do Sul?

Resposta

a) O momento I ilustra a saída das potências eu-ropéias do continente africano, ou seja, o proces-so de descolonização política. O momento II ilus-tra a enilus-trada de turistas esilus-trangeiros ailus-traídos, principalmente, pelo patrimônio natural africano. b) Na África do Sul, o momento I foi caracterizado pela institucionalização do sistema segregacionis-ta doapartheid, a partir da independência do país em relação ao Reino Unido.

No momento II, temos, devido ao fim do boicote in-ternacional (em função do término doapartheid), o aumento do fluxo de turistas para o país, que tem um dos maiores patrimônios naturais e uma das melhores infra-estruturas turísticas do continente africano.

Qual é o papel da ONU

a) na resolução de conflitos sócio-econômicos mundiais? Dê um exemplo.

b) no controle da expansão do uso da tecnolo-gia nuclear? Dê um exemplo.

Resposta

a) Na área socioeconômica a ONU, por meio de suas agências especializadas, busca incrementar o desenvolvimento socioeconômico global, obter

nas relações comerciais e a do FMI e do Bird no setor econômico-financeiro.

b) No setor de tecnologia nuclear temos a atua-ção da Agência Internacional de Energia Atômica, que, entre suas finalidades, busca o controle da proliferação de armas nucleares e o incentivo ao uso pacífico da energia atômica. Exemplos: a for-mulação do Tratado Internacional da Não-Prolife-ração Nuclear e as missões de inspeção nuclear em vários países (Iraque, Irã, Coréia do Norte), acusados de desenvolverem projetos visando à construção de armas atômicas.

Segundo o documento Avaliação

Ecossistêmi-ca do Milênio (ONU, 2005), resultado de

pes-quisas de 1350 cientistas de 95 países, o mundo caminha para um colapso ambiental. O trabalho concluiu que o maior problema da degradação ambiental não é o crescimento populacional.

Explique as duas afirmações, considerando a exploração florestal e mineral. Dê exemplos.

Resposta

A primeira afirmação, "o mundo caminha para um colapso ambiental", está apoiada na evidência de que a exploração dos recursos naturais como, por exemplo, a retirada de coberturas vegetais para a exploração madeireira, para a expansão urba-no-industrial e agropecuarista e a exploração pre-datória de recursos minerais (como matéria-prima e fonte de energia), supera a capacidade da natureza de repor tais recursos e recomposição am-biental.

A segunda afirmação, "o maior problema da de-gradação ambiental não é o crescimento popula-cional", está apoiada no fato de que o maior pro-blema está na ausência e/ou insuficiência das po-líticas ambientais da escala global à local. Alguns importantes exemplos são a exploração dos recursos florestal e mineral amazônicos e asiáticos (Sudeste e Extremo Oriente).

Questão 2

(2)

Responda a partir do gráfico:

Banco Mundial e OCDE, 2005. a) Qual desses países teve mais gastos milita-res em relação ao PIB, em 2003? Justifique. b) Qual país repassou mais recursos, em rela-ção ao PIB, a países pobres em 2003? Justifi-que.

c) Relacione a busca de paz mundial aos da-dos da tabela.

Resposta

a) A Grécia, em termos relativos, por ser um membro da Otan e ter posição estratégica, locali-za-se no Mediterrâneo, dentro da península Bal-cânica e próxima ao Oriente Médio.

b) A Suíça, por ser um importante "paraíso fiscal", que atrai um grande volume de investimentos e repassa parte destes na forma de empréstimos. c) Os dados mostram que os gastos relativos às despesas militares superam, em muito, os gastos com ajuda ao desenvolvimento, podendo dificultar a busca pela paz mundial.

Nos últimos anos, dois tipos de eventos

natu-rais de alta magnitude chegaram a atingir

um grande número de pessoas e regiões cos-teiras no globo. Um deles ocorreu na Ásia, em dezembro de 2004, e o outro tipo, mais fre-qüente, no sul dos Estados Unidos, no 2o se-mestre de 2005.

a) Identifique esses dois tipos de eventos e compare-os quanto às suas causas e efeitos. b) A partir dos casos referidos, escolha um deles como exemplo e avalie a importância das ações governamentais na prevenção de seus efeitos catastróficos, bem como os dife-rentes tipos de assistência prestados à popu-lação.

Resposta

a) O evento ocorrido na Ásia, o tsunami, foi um maremoto de origem tectônica; já o que ocorreu nos Estados Unidos, o Katrina, foi um furacão ori-ginado pela alteração térmica das águas oceâni-cas associada a outros elementos. Ambos causa-ram efeitos catastróficos do ponto de vista huma-no (perda de vidas e de patrimônio) e econômico (destruição de infra-estrutura).

b) No caso do tsunami, a região atingida (o Índi-co) poderia ter minimizado preventivamente os efeitos da catástrofe, se possuísse o mesmo sis-tema de alerta presente no Pacífico.

No caso do Katrina, os efeitos poderiam ser me-nores caso o socorro público fosse mais rápido e eficiente.

Em relação à assistência, a Ásia recebeu ajuda estrutural e humanitária internacional maior do que nos Estados Unidos, onde a assistência se deveu basicamente à ação governamental e à po-pulação civil do país.

Considere o mapa e as figuras.

Questão 4

Questão 5

(3)

da área urbana da metrópole de São Paulo amplia os conflitos de uso da água.

b) Caracterize a situação de abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo, levando em consideração a demanda e os

re-cursos disponíveis.

Resposta

a) Porque a presença de uma área urbana do por-te da "Grande São Paulo" no alto do curso do rio contribui para uma maior degradação das águas da bacia, por um longo trecho. Como exemplo, podemos citar a descarga de um grande volume de esgoto urbano e poluentes industriais. b) Atualmente a demanda supera os recursos dis-poníveis devido, principalmente, aos seguintes fa-tores: a deficiente infra-estrutura de captação, dis-tribuição e saneamento; a ocupação irregular de mananciais; o desperdício por vazamentos, liga-ções clandestinas e uso predatório; e, no geral, o aumento do consumo devido ao crescimento po-pulacional.

O mapa distingue áreas onde predominam dois tipos de turismo no Brasil.

Simielli, 2004. a) Identifique os tipos.

b) Cite um exemplo de cada tipo e explique suas ocorrências.

c) Aponte e explique um impacto sócio-ambien-tal de cada exemplo citado.

Resposta

a) Espaço de turismo e lazer litorâneo e históri-co-cultural.

Para o caso "litorâneo" – turismo de férias onde os turistas vão passar férias nas áreas litorâneas (praias).

Para o caso "histórico-cultural" – visitar as cida-des que são consideradas patrimônios históri-co-culturais, tais como Ouro Preto (MG), Parati (RJ), entre outras.

c) Entre os impactos socioambientais, temos:

Nas áreas litorâneas, o aumento da produção de lixo e esgoto; aumento do consumo de água; a degradação de manguezais; apropriação de espa-ços públicos por condomínios fechados; entre ou-tros.

Nas áreas histórico-culturais, a descaracteriza-ção da estrutura arquitetônica pela especuladescaracteriza-ção imobiliária; o aumento da circulação de veículos sem o devido controle, abalando a estrutura viá-ria; a depredação dos patrimônios históricos; en-tre outros.

Observe o mapa.

a) Identifique o estado da federação brasilei-ra em que apareceu recentemente o foco ori-ginal da aftosa.

Indique e explique duas possíveis causas do aparecimento desse foco.

b) Aponte conseqüências sócio-econômicas, uma interna e outra externa, que tenham re-sultado dessa ocorrência. Fundamente sua resposta.

Questão 7

(4)

Resposta

a) No Estado do Mato Grosso do Sul. Entre as possíveis causas, temos: a entrada clandestina do gado contaminado oriundo do Paraguai; pelo atraso da liberação de verbas e de vacinas para a campanha de prevenção da doença e pelo desca-so de alguns proprietários no procesdesca-so de vacina-ção de seu rebanho.

b) Entre as conseqüências internas, temos a que-da que-da produção e do consumo de carne e o fe-chamento de frigoríficos, gerando desemprego e queda nas vendas; e no setor externo, a diminui-ção das exportações e o comprometimento da imagem do país no mercado internacional.

IBGE, 2001.

IBGE, 2002.

Santos, 2001. A partir dos mapas,

a) comente os critérios utilizados para o esta-belecimento de cada uma das três regionali-zações do Brasil.

b) compare as regiões Sudeste, Centro-Sul e a Região Concentrada quanto à industrializa-ção.

Resposta

a) No primeiro critério (político-administrativo), le-varam-se em conta as semelhanças geográficas gerais; no segundo (geoeconômico), as seme-lhanças, principalmente, no nível de desenvolvi-mento social e econômico; e no terceiro (regiões brasileiras), foi o nível de desenvolvimento e da concentração técnico-científica e informacional. b) As três representam dentro das suas respectivas divisões as regiões mais industrializadas do país. Porém, levando-se em conta o nível de desenvolvi-mento técnico-científico disponível para a industriali-zação, a região concentrada supera as regiões Su-deste, a mais tradicional região industrial do país, e o Centro-Sul, área de expansão industrial.

Desenho de Percy Lau. IBGE, 1970.

Questão 9

(5)

da e sua área de ocorrência original.

b) Considerando ao menos um fator de ordem física, explique por que essa formação tem ocorrências fora de sua área nuclear.

c) Identifique três das principais atividades econômicas que promoveram a substituição de tal formação vegetal.

a) A mata de araucária ou mata dos pinhais, ou ainda, floresta subtropical, localizada originalmen-te na área planáltica subtropical e em manchas, nas terras altas do Sudeste.

b) O principal fator da sua ocorrência fora da sua área nuclear é a altitude.

c) A exploração madeireira, a expansão urbano-in-dustrial e a expansão agropecuarista.

Referências

Documentos relacionados

As últimas pesquisas demonstram que os homens já então se equiparando às mulheres na freqüência aos supermercados. Revelam ainda que eles vêm mostrando um talento incrível

RIO MACIEL cNpj"F a50e54730001 SI cyNTHiAATHA}aD=juÀciELSANTos

a) Não, pois na mensagem publicitária não apare- cem os muitos recursos sonoros do provérbio, como a aliteração (bela viola), a assonância (fora-viola/dentro-bolorento), a

a) Segundo o texto, o país dos Ciclopes é um país de "homens sem leis". Nas cidades-estado gregas havia regras estabelecidas de convívio so- cial e político, portanto

Nesse ponto da narrativa, há a preparação para o oitavo estágio da jornada, chamada por Campbell (2007) de apoteose e por Vogler (1996) como provação suprema, que seria

Uma das técnicas possíveis para reter estas gotículas de óleo é utilizar uma coifa eletros- tática, cujo funcionamento é apresentado no esquema abaixo: a fumaça é aspirada por

I. Demonstrar destreza manual.. Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de

Em nenhuma hipótese são cobertos pela garantia as despesas decorrentes da preparação do local para ligação do produto (ex.: rede elétrica, rede de gás, aterramento,