• Nenhum resultado encontrado

Não é Necessário devolver na escola.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Não é Necessário devolver na escola."

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1 Disciplina: Matemática Professor: Aldo Machado Neto Turmas: 203,204,205

Estudante:

ANÁLISE COMBINATÓRIA (FATORIAL E ARRANJOS SIMPLES

)

Olá queridos!

MUITA ATENÇÃO NAS ORIENTAÇÕES!!!

Nas últimas semanas fizemos atividade avaliativa sobre DETERMINANTES. Agora vamos INICIAR o conteúdo de ANÁLISE COMBINATÓRIA.

Para melhor compreensão e assimilação sigam os passos: * Ler conteúdo (páginas 98 a 107 do livro);

* Fazer resumo do conteúdo no caderno ( páginas 98, 99, 100,104, 105 e 106) * Copiar e responder os exercícios 1 e 2 (pág 100), 15 (pág 104) e 18 (pág 107)

• LEMBRANDO QUE TEMOS AQUI CONTEÚDO DE TRÊS SEMANAS, ONDE VOCÊS

NÃO TIVERAM ATIVIDADES IMPRESSAS. Bons estudos!!!

ABRAÇOS!!!

(2)
(3)
(4)

Atividades não presenciais Página 4 EEB. PROF. JOSE

ARANTES

Atividades não presenciais

Data de entrega: 24/07/2020 DISCIPLINA: ARTE

Professora: Anabel Simas Souza de Abreu Devolução: 31/07/2020 Turmas: 2º ano – 201 – 202 – 203 – 204 – 205 – 212 Respostas 10 8 M P A L U 2 A B A P O R U R G 3 I I O C A G 6 11 I N T E R P R E T A Ç Ã O O I R - T T D O E E 1 D 9 4 A - U L T I M A - C E I A S O Q S O 5 N U - U O A A T Z L R R A N I E Ê A S N S 12 M A S C A R A T - C E G 7 R E L E I T U R A N R M A A E Ç N A T S O - D E - V E N U S Recuperação de nota

No trabalho você utilizou uma obra de um artista plástico brasileiro e o representou com suas característica, representando o contexto atual. Na recuperação você utilizará uma música de um cantor nacional para parodiar sobre o contexto atual COVID19.

A paródia a baixo fala sobre a Copa!

(5)

Atividades não presenciais Página 5

https://www.youtube.com/watch?v=5GKKf 5VLDNA

Ana Vilela - Trem-Bala – Letras

Não é sobre ter todas pessoas do mundo pra si

É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti

É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz

É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito

Num universo tão vasto e bonito é saber sonhar

Então, fazer valer a pena cada verso Daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu

É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu

É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações

E assim ter amigos contigo em todas as situações...

https://www.instagram.com/tv/Bkb9pmBHA4 x/?utm_source=ig_embed

Veja a letra da paródia de "Trem Bala" para a Copa:

Não é sobre ter todas as estrelas do mundo pra si

É sobre saber que em algum lugar alguém torce por ti

É sobre cantar à capella o hino em uma só voz

É sobre vibrar e esperar uma chuva de gols sobre nós

É saber se sentir campeão

Numa Copa que só tem timão e Argentina também

Então fazer valer a pena cada grito Ecoando na Arena se a gente vai bem Não é sobre brigar com juiz sobre o pênalti que ele não deu

É sobre jogar e mostrar que o talento do Brasil venceu

É sobre ter garra, ter habilidade e muita paixão

É contar com Firmino, Neymar e Coutinho pra ser campeão...

(6)

Atividades não presenciais Página 6 Disciplina: Educação Física Professor: Débora da Silva Ribeiro Turmas: 105 -201- 202 - 203- 204 -205 - 301 - 302- 303 – 304

(Marque com X)

Estudante:

Orientação da atividade.

Modalidades esportivas, diferença entre esporte de aventura na natureza e esporte de aventura radical. Seguindo nossas atividades anteriores sobre esporte de aventura, partimos para esporte de aventura radical. Fazer uma leitura da atividade e conhecer o esporte. Podendo fazer um resumo se preferir.

Obs: atividade não precisa ser entregue

ESPORTE RADICAIS

Esportes de execução com alto risco físico.

Esportes Radicais são práticas de desporto com alto grau de risco físico, atividade de perigo que eleva a adrenalina do corpo devido às condições extremas de velocidade, altura e outros fatores. Para a realização dessas tarefas é fundamental aparelhos certificados para a segurança dos praticantes, além de bom condicionamento corporal, mental e alimentação saudável.

Os esportes radicais diminuem os riscos de doenças, aumentam a flexibilidade, atenua os músculos, além de propiciar sentimentos de adrenalina, bem-estar, motivação, liberdade, importantes para o ser humano, sobretudo, a interação e sociabilidade com as modalidades exercidas em grupo.

Embora tenha muitos benefícios, é necessário atentar para os cuidados com os quais devem ser realizados esses esportes. Por serem atividades que demandam mais preparo em relação às atividades normais, é importante que o atleta se informe sobre as técnicas da modalidade que vai praticar, dicas de condicionamento para um melhor preparo físico, de forma que evite lesões e, consequentemente, previna acidentes. Os esportes radicais vêm tendo cada vez mais notoriedade, conquistando praticantes no mundo todo, e isso se deve às divulgações dos meios de comunicação, sobretudo da internet.

Divisões dos Esportes Radicais

Uma das principais características dos esportes radicais é o fato de serem realizados, em sua maioria, na natureza. Eles podem ser executados com fins competitivos ou não. Os esportes radicais são divididos em duas categorias:

• esportes radicais de aventura: nessa modalidade os locais para realização dos esportes colocam a condição humana em demasiado risco, pois ocorrem de preferência na natureza (água, ar, neve e gelo). É necessário muito preparo, força e resistência. Exemplos: surf, alpinismo, paraquedismo, montanhismo, etc. • esportes radicais de ação: a principal característica dessa categoria é a busca pelo movimento perfeito, com risco calculado. Podem ser realizados em ambientes artificiais ou controlados. Exemplo: skate, bike, kite surf, etc.

Esportes Radicais no Brasil

O Brasil é um excelente cenário para a prática de esportes radicais devido a sua vasta diversidade natural. Ao ar livre tudo parece mais desafiador e estimulante. Alguns locais já são famosos pelas práticas desportivas com esse cunho, como as cidades de Piracicaba e Boituva, em São Paulo, que sedia o balonismo, uma das categorias mais antigas do mundo. Confira abaixo as principais modalidades de esportes radicais no país:

(7)

Atividades não presenciais Página 7 • O balonismo é uma das práticas de esportes radicais mais remotas do mundo, tendo o Brasil como o melhor local para essa modalidade. Segundo os historiadores, Padre Bartolomeu foi o primeiro brasileiro a voar em um balão de ar quente. O esporte é certificado, regulamentado e muitos campeonatos são concorridos pelo mundo.

• Ainda em Boituva, São Paulo, é a cidade que tem a maior área livre da América Latina, considerada a capital do paraquedismo. É uma das categorias de esporte radical mais praticada e procurada no mundo todo. • Em Jericoacara, no Ceará, o destaque é para o kitesurf e windsurf, que são esportes realizados no ar. A cidade é bastante recomendada para essas modalidades.

• No Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito, é conhecida pela prática do mergulho e do rafting.

• A cidade de Brotas, em São Paulo, tem notoriedade nas categorias do rafting, arvorismo, rapel e escaladas. Outro local que também é referência destas modalidades é na fronteira entre Brasil e Argentina, em Foz do Iguaçu, no Rio Iguaçu.

• Em Blumenau, Santa Catarina, a atividade de mountain bike é a marca registrada.

• Ondas grandes com alto risco físico são encontradas em pelo menos três cidades brasileiras. No litoral norte do Rio grande do Sul, na Ilha dos Lobos, o cenário é incrível para a prática do surf. Lá as ondas chegam a cinco metros. Outro local também indicado é a praia da Vila, em Imbituba, Santa Catarina, além de Cacimba do Padre, na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

• A Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, é um belo local para o voo livre.

• O motocross é destaque em Marília, interior de São Paulo. Considerado um esporte novo na categoria radical, já possui destaque brasileiro nas competições internacionais.

Outras modalidades de Esportes Radicais

• acquaride é uma modalidade tem como particularidade a descida de corredeiras sobre uma câmara de ar com formato ovalado. Nele, utiliza-se as mãos para as manobras. São fundamentais equipamentos de segurança como luvas e capacete.

• asa-delta, diferente de outros esportes realizados no ar, em que o objetivo é a adrenalina de estar "voando", quando o assunto é asa-delta o objetivo é o de planar. É fundamental o piloto estar ciente das técnicas para garantir sua segurança, além da execução da atividade. O esporte é praticado em todo o mundo, contudo, a cidade do Rio de Janeiro é estimada como a melhor região para aprender a modalidade. • bmx ou bicicross, como também é conhecido, tem influências do ciclismo. Essa modalidade cresceu de forma rápida no Brasil, especialmente entre o público jovem. Praticado com bicicletas especiais, é executado em pistas de terra com rampas e muitos obstáculos.

• free style motocross, mx ou motox é considerado um esporte altamente perigoso por conta das manobras de alto risco. Executados fora da estrada, de preferência em locais fechados que tenham terrenos desnivelados. É fundamental que o piloto domine as técnicas para a boa execução, além de não acarretar em acidente, comprometendo a própria vida. É um tipo de desporto de alto custo.

• parapente ou paraglider, em inglês, é um dos tipos de esportes radicais que parece um paraquedas por dispor de estrutura flexível. É uma categoria de voo livre, praticada com a finalidade de laser ou de competição. O piloto tem um voo dinâmico, pode voar por longos períodos.

• street luge, apesar de ser uma modalidade mais conhecida na Califórnia, parte dos praticantes com nível avançado são brasileiros. Nesse esporte o atleta fica a maior parte do tempo deitado na prancha de vidro a medida que desce uma ladeira. Teutônia, município da serra gaúcha, já conta com campeonatos internacionais, além de ter uma das ladeiras mais rápidas do mundo.

(8)

Atividades não presenciais Página 8 Disciplina: Sociologia Professor: Edemilson Conradi. Turmas: 201, 202, 203, 204, 205,

207, 208, 209, 209, 210. Estudante.

A Cultura e suas Raízes.

Estudar este capítulo 6 das páginas 167 até as páginas 187.

Estudar o capítulo 6 do nosso livro de sala de aula. Das páginas 167 até as páginas 187. Não precisa entregar nada. Somente estudar. Não precisa responder nada. *

(9)

Atividades não presenciais Página 9 DISCIPLINA SOCIOLOGIA PROFESSOR EDEMILSON CONRADI TURMAS: 201, 202, 203, 204, 205, 207, 208, 209, 210, ALUNO:

Resolver no caderno as atividades das páginas 175, 181 e 185, da seguinte forma. Da página 175, ler interpretar e pesquisar, sobre a obra de john Beattie. Na página 181 ( Encontro com Cientistas Sociais ), responder as 3 perguntas. Na página 185 Anote a reflexão deste texto sobre sobre o "debate".

(10)

Atividades não presenciais Página 10

Disciplina: Inglês Professor: Édina Tomazini Turma:201-202-203-204-205-212-213-214 Estudante: Não Entregar. Colar no caderno.

Assista aos vídeos a seguir: https://youtu.be/1LCE3IzcN44 https://youtu.be/UdEasleUc54 Regras do Present Continuous

O Simple Present indica uma ação que está acontecendo neste momento, ou vai acontecer em breve. Confira abaixo algumas regras para o uso do Present Continuous:

1. Quando o verbo principal termina em –e e é precedido de consoante, retira-se a vogal e acrescenta-se o –

ing.

Exemplos: *To dance (dançar) - dancing( dancando) *To take (pegar, tomar) - taking ( pegando/tomando)

To make (fazer) - making ( fazendo)

Exceção: verbo to be - being

Não é muito comum usar verbos de estado, como por exemplo, os verbos agree (concordar), need (precisar), believe (acreditar), know (saber), like (gostar), etc. no Present Continuous.

2. Quando o verbo termina com –ie, troca-se essa terminação por –y e acrescenta-se –ing. Exemplos: Die (morrer) – dying Lie (mentir) – lying

3. Quando o verbo é monossílabo ou dissílabo e segue o padrão de consoante+vogal+consoante (CVC),

duplica-se a última consoante.

Exemplos: *To swim (nadar) – swimming ( nadando) *To travel (viajar) – travelling ( viajando)

To cut (cortar) – cutting ( cortando) *To sit (sentar) – sitting ( sentando/ sentado)

Exceção 1: quando a última consoante é w ou x, ela não é dobrada.

Exemplos: To snow (nevar) – snowing ( nevando) To fix (consertar) – fixing ( concertando) Exceção 2: se a sílaba tônica for a primeira, não se dobra a letra final. Acrescenta-se somente o –ing. Exemplos: open (abrir) – opening ( abrindo) happen (acontecer) – happening ( acontecendo)

Ou seja, o Presente contínuo descreve uma ação que está ocorrendo no presente, ou seja, no momento em que se fala. É formado com o verbo auxiliar to be e um verbo principal Ing:

Ex: Forma Afirmativa: Eu estou comendo pizza. I am eating pizza. Forma negativa: Ela não está dançando samba. She is not dancing Samba.

Forma interrogativa: Ele está tomando café? Is he having breakfast?

Exemplos: Escreva frases afirmativas, negativas e interrogativas no Simple Present Continuous. (Não é para responder)

a. She/ iron/ the clothes. A: She is ironing the clothes. N: She is not ironing the clothes I: Is she ironing the clothes? Ela está passando as roupas

b. We/ study/at home. A: We are studying at home. N: We are not studying at home. I: Are we studying at home? Nós estamos estudando em casa

Affirmative Form Negative Form Interrogative Form

I am loving I am not loving Am I loving? You are loving You are not loving Are you loving? He/she/it is loving He/she/it is not loving Is he/she/it loving? We are loving We are not loving Are we loving? You are loving You are not loving Are you loving? They are loving They are not loving Are they loving?

Simple Past Continuous

É usado para dizer que alguma coisa Era ou estava acontecendo.

(11)

Atividades não presenciais Página 11

Para isto usamos o passado do verbo To Be + Verbo+ ING. Simple Past of To Be

I was Eu Era/ estava you were Você era/estava

he/she/it was Ele,ela, ele(a) animais, objeto, coisa era/estava we were Nós éramos/ estávamos

you were Vocês eram estavam they were Eles eram/ estavam

Ex: Presente: I am at school. Eu estou na escola Passado: I was at school. Eu estava na escola.

Para escrever nas formas negativas basta colocar o not depois do WAS/WERE. Na interrogativa, basta colocar o WAS/ WERE na frente

N:She was not at school I: Was she at school? Expressions

yesterday-ontem last year- ano passado

last class- aula passada two days ago- dois dias atrás Exemplos de Atividades

Escreva no Passado Contínuo: As frases estão no presente e eu vou escrever no passado

a. I am reading a book. Eu estou lendo o livro I was reading a book. Eu estava lendo o livro. b. She is watching Tv. Ela está assistindo Tv She was watching Tv. Ela estava assistindo Tv c. We are painting a book.Nós estamos pintando a parede. We were painting a book.Nós estávamos pintando a parede.

Escreva no Passado Negativo:As frases estão no presente e eu vou escrever no passado. (Não é para responder. São Exemplos)

a. She is not singing a song. Ela está cantando a música. She was not singing a song.Ela estava cantando a música

b. Ana is not opening the door. Ana está abrindo a porta. Ana was not opening the door.Ana estava abrindo a porta

c. Peter and Paul are not writing a book. Peter e Paul estão escrevendo o livro. Peter and Paul were not Writing a book. Peter e Paul estavam escrevendo o livro

Escreva na forma Interrogativa:As frases estão no presente e eu vou escrever no passado. (Não é para responder. São Exemplos)

a. Are They cleaning the house? Eles estão limpando a casa? Were they cleaning the house? Eles estavam limpando a casa?

b. Is My Sister watering the plants? Ela está regando as plantas? Was My Sister watering the plants? Ela estava regando as plantas?

c. Am I learning English? Eu estou aprendendo inglês? Was I learning English? Eu estava aprendendo inglês?

Escreva no Passado:

a. I am at School. b) He is cleaning the house. c)She is not painting the ppictures. d) We are not watching Tv. e) They are not sending e-mails.

f) Are they Reading books? g)Is Ana cooking dinner?

h) It is eating the Apple. i) Peter and Paul are watering the plants. j) You are drinking juice.

(12)

Atividades não presenciais Página 12

Disciplina: Inglês Professor: Édina Tomazini Turma:201-202-203-204-205-212-213-214

Estudante: Não Entregar. Colar no caderno.

Nesta semana vamos aprender as formas contraídas, negativas e interrogativas: Contracted form: Presente

I am= I’m you are= you’re

he/she/it is= He’s/she’s/it’s we are= we’re

they are =they’re

Contracted form: Passado não tem na forma afirmativa I was you were he/she/it was we were you were they were

Contracted form Negativo: Presente I am not = I’m not/

you are= you’re not/ you aren’t

he/she/it is= He’s/she’s/it’s not /He/she it isn’t we are= we’re not/We aren’t

they are =they’re/ They aren’t

Contracted form Negativo: Passado I was not = I wasn’t

you were = You were not/ you weren't

he/she/it was = he/she /it was not/ = he/she /it wasn't/ we were= We were not/ We weren't they were = They were not/ They weren't

Na forma interrogativa, basta colocar o Am/are/is was/were antes do Pronome: Olhe os exemplos:

Presente Afirmativo A:She is watering the plants. A:She”s watering the plants. Passado Afirmativo A:She was watering the plants.

Presente Negativo N:She is not watering the plants. A:She’s not watering the plants.A:She isn't watering the plants. Passado Negativo N:She was not watering the plants. N: She wasn’t watering the plants.

Presente interrogativo: A: Is She watering the plants? Passado interrogativo: A: Was She watering the plants?

(13)

Atividades não presenciais Página 13

Escreva na forma contraída, em seguida escreva nas formas negativas e interrogativas: a. He is at School.

b. He was cleaning the house. c. She is not painting the pictures. d. We are watching Tv. e. They were sending e-mails.

(14)

Atividades não presenciais Página 14 EEB Prof. José

Arantes

Atividades Não Presenciais Disciplina: Filosofia

Livro didático pág 194 - 196 Professor: Felipe B. Arboith

Instruções: Não é preciso devolver Turmas: 201 – 202 – 203 – 204 – 205 – 207 – 208 – 209

TEORIA DO CONHECIMENTO ou GNOSIOLOGIA

Fontes do Conhecimento:

Uma outra questão básica da teoria do conhecimento é sobre a fonte, a origem, o ponto de partida do conhecimento. Temos na filosofia diversas teorias que tratam sobre esse assunto. Dentre elas destacamos três principais:

Racionalismo:

A palavra racionalismo deriva do latim ratio, que significa razão, e é empregada em diversos sentidos. Na teoria do conhecimento, racionalismo designa a doutrina que atribui exclusiva confiança a razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade. Como dizia um dos principais filósofos racionalistas, René Descartes (1596-1650), “não devemos nos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão”.

Essa preferência se deve principalmente à compreensão, pelos racionalistas, de que a experiência sensorial é uma fonte permanente de erros e confusões sobre a complexa realidade do mundo. Assim, para ele, somente a razão humana, trabalhando de acordo com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro, capaz de ser universalmente aceito.

Para o racionalismo, os princípios lógicos fundamentais seriam inatos, isto é, já estariam na mente do ser humano desde o nascimento. Daí a razão ser concebida como a fonte básica do conhecimento.

Empirismo:

As teorias empiristas defendem a tese de que todas as nossas ideias são provenientes da experiência e, em última instância, de nossas percepções sensoriais (visão, audição, tato, paladar, olfato).

Portanto, para os defensores do empirismo, não existem as ideias inatas. Como afirmava um dos principais teóricos dessa corrente, o filósofo inglês John Locke (1632-1704), “nada vem à mente sem ter passado antes pelos sentidos”.

Isso quer dizer que ao nascermos nossa mente é como um papel em branco (ou tábula rasa, expressão usada pelo pensador), desprovida de qualquer ideia.

De onde provém, então, o vasto conjunto de ideias que existe na mente humana? O filósofo responde: da experiência. A experiência, segundo Locke, fundamenta o conhecimento por meio de duas operações:

Sensação: que leva para a mente as várias e distintas percepções das coisas, sendo, por isso, bastante dependente dos sentidos;

Reflexão: que consiste nas operações internas da nossa mente, pelas quais se desenvolvem as ideias primeiras fornecidas pelos sentidos.

Apriorismo:

Nem todos os filósofos aderiram ao racionalismo ou ao empirismo. Alguns buscaram um meio-termo para essas visões tão opostas. É o caso do apriorismo kantiano, formulado pelo filósofo Immanuel Kant (1724-1804).

Kant afirmava que todo conhecimento começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nos dá o conhecimento. Ou seja, é preciso um trabalho do sujeito para organizar os dados da experiência. Assim, o filósofo buscou saber como é o sujeito a priori, isto é, antes de qualquer experiência. Concluiu que o ser humano possui certas faculdades ou estruturas (as quais ele denomina formas da sensibilidade e do entendimento) que não apenas possibilitam a experiência, mas também determinam o conhecimento.

Para Kant, portanto, a experiência fornece a matéria do conhecimento (os seres do mundo), enquanto a razão organiza essa matéria de acordo com suas formas próprias, as estruturas existentes a priori no pensamento - daí o nome apriorismo. Isso significa que o sujeito acaba sendo o centro do processo de conhecer, e não o objeto, motivo pelo qual essa doutrina é também conhecida como idealismo transcendental.

(15)
(16)
(17)
(18)

Atividades não presenciais Página 18

E.E.B. Professor José Arantes Atividade não presencial Disciplina: Língua Portuguesa Prof.ª: Lucimar Cardoso Furtado

Estudante:________________________________________ Turmas: 202, 203, 204, 205 Matutino.

12ª SEMANA- ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL- NÃO É PARA DEVOLVER ESSAS FOLHAS NA ESCOLA. COLE NO CADERNO.

Camboriú, 14 de julho de 2020.

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES POSTADAS DIA 06/07 REFERENTES AOS CONTEÚDOS POSTADOS NOS DIAS 13/06 E 29/06 SOBRE COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

INSTRUÇÕES: 1.Aqui estão todas as atividades sobre coesão e coerência respondidas. Faça a correção no seu caderno. Se acertou a questão coloque um certo se errou apague e refaça corretamente. Quem tiver impressora deve imprimir as folhas e colar no caderno de Língua Portuguesa. Quem não tiver impressora copie tudo no caderno.

2. Não estou estipulando prazo para vocês fazerem o que estou instruindo, porém, façam e deixem isso pronto no caderno que posteriormente quando retornarmos darei visto no caderno. A responsabilidade é de cada um e todos vocês sabem das suas obrigações enquanto estudantes. A partir do momento que retornarmos todos terão que apresentar tudo no caderno. Não darei tempo para ninguém fazer o que não fez. O tempo está sendo dado AGORA!!! Não se esquecem que vocês continuam NA ESCOLA só que de uma maneira diferente.

3. Na próxima semana faremos mais uma atividade sobre coesão e coerência e depois será a avaliação. OBSERVAÇÃO: Conjunção é a palavra que liga, que une orações dentro de um período.

EX. Maria entrou na sala, sentou-se e saiu.

Cada verbo é uma oração. Então aqui há três verbos e consequentemente três orações e um período composto. 1ª oração: Maria entrou.

2ª oração: Maria sentou-se.

3ª oração: Maria saiu. A conjunção “e” está ligando a segunda oração a terceira oração. As conjunções são classificadas em coordenativas e subordinativas.

1-Leia a charge a seguir observando a intertextualidade com outros textos.

Obs. Intertextualidade é quando um texto conversa com outro texto. Eu escrevo um texto (uma história, uma notícia, uma música, uma propaganda etc.) me baseando em outro texto existente.

a. A charge estabelece uma relação interdiscursiva com séries de tv que mostram investigações criminais. Que elementos revelam essa relação?

RESPOSTA: A PRESENÇA DE UMA EQUIPE DE INVESTIGADORES ANALISANDO A CENA DO CRIME: OBSERVAÇÃO DE PEGADAS, RESÍDUO DE ALIMENTOS, COLETA DE IMPRESSÕES DIGITAIS. ALÉM DISSO, NO CANTO INFERIOR DIREITO APARECE O NOME CSI DISNEY (REFERÊNCIA À SERIE DE TV).

b. Também há interdiscursividade (o discurso de um texto conversa com o discurso de outro texto já existente) com o conto de fadas Branca de Neve. Como é identificado isso?

RESPOSTA: ALÉM DA FIGURA DA BRANCA DE NEVE, HÁ REFERÊNCIA À MAÇÃ, ÀS PEGADAS DOS ANÕES E À GRANDE BELEZA DA PERSONAGEM.

2- Nos 150 anos de “Alice”, lançamentos vão de HQ a livro de empreendedorismo

“Alice não achou muito fora do normal ouvir o coelho dizer para si mesmo ‘Oh puxa! Oh puxa! Eu devo estrar muito atrasado!’(quando ela pensou nisso depois, ocorreu-lhe que deveria ter achado estranho ,mas na hora tudo parecia tudo muito natural); mas, quando o Coelho tirou um relógio do bolso do colete ,e olhou para ele, apressando-se a seguir, Alice pôs-se em pé e lhe passou a ideia pela mente como um relâmpago, que

ela nunca vira antes um coelho com um bolso no colete e menos ainda com um relógio para tirar dele. Ardendo de curiosidade,

Ela correu pelo campo atrás dele, a tempo de vê-lo saltar para dentro de uma grande toca de coelho embaixo da cerca. “No mesmo instante, Alice entrou atrás dele, sem pensar como faria para sair dali.”

A viagem de Alice ao mundo surreal que a garota encontra dentro da toca, com personagens como o próprio Coelho, o gato Cheshire e o Chapeleiro Maluco, tornou-se um dos maiores clássicos da literatura mundial: “Alice no país das Maravilhas[...]

A coesão do texto é garantida, em grande parte, pelo uso de pronomes que retomam palavras já usadas no texto, evitando sua repetição. Copie os referentes destes pronomes:

si: coelho lhe: ALICE ele: relógio ela: Alice lo: coelho

3. Abaixo, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados 9 para resolver essa questão veja o quadro das conjunções coordenativas postado no dia 23/06 prestando atenção para o sentido que cada conjunção coordenativa tem. Retire o ponto final no meio dos períodos substituindo por e, nem, mas, porém, ou... Olhe o quadro...

a) O solo do nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. RESPOSTA: O solo do Nordeste é muito seco e árido, mas quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. Ou

O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido, porém quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. Ou

O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido, contudo, quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. Ou

O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido, todavia quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. Poderia ser usado também: entretanto, no entanto, não obstante.

OBSERVAÇÃO: as conjunções: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante são conjunções coordenativas adversativas, isto é, dão a ideia de oposição, contraste. Na primeira oração: “O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido” só pode se ligar a 2ª oração: “Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação” através de uma conjunção que dará uma ideia CONTRÁRIA à da 1ª oração. b) Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.

(19)

Atividades não presenciais Página 19 OBS. A 2ª oração dá a ideia de conclusão da 1ª oração, portanto a conjunção a ser usada só poderia ser CONCLUSIVA.

RESPOSTA: Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país, portanto vai faltar alimentos e os preços vão disparar. Ou

Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país, logo vai faltar alimentos e os preços vão disparar. Ou

Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país, por isso vai faltar alimentos e os preços vão disparar.

Poderia ser usado também qualquer uma destas conjunções coordenativas conclusivas: assim, pois (após o verbo), por conseguinte, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção).

c) O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

OBS. A 2ª oração dá a ideia de EXPLICAÇÂO da 1ª oração e a conjunção a ser usada para unir as duas orações é conjunção coordenativa explicativa. Qualquer uma dessas: porque, que, porquanto, pois (antes do verbo).

Resposta: O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas porque fortíssimas chuvas inundaram a cidade. Ou

O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas que fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

PRODUÇÃO TEXTUAL

4. Estabeleça a coesão do texto abaixo, valendo-se de expressões que substituam o excesso do emprego da palavra "golfinho". Utilize expressões que, mesmo não-oficiais, possam servir como substitutas. Substitua o que está em amarelo por termos que tenham o mesmo valor semântico, isto é, troque por outras palavras que signifiquem “golfinho” destacando-as também com lápis de cor amarelo.

"O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com outros golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que golfinho pede ajuda quando está em perigo ou avisa os golfinhos onde há comida. O golfinho aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos golfinhos são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o mundo." Revista Ciência Hoje.

(Responda no caderno de Língua Portuguesa. Reescreva este parágrafo substituindo a palavra golfinho/golfinhos por outras que se refiram a estes termos)

“O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. Ele vive em grupos e comunica-se com outros da sua espécie através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que o mamífero pede ajuda quando está em perigo ou avisa os companheiros onde há comida. Este nadador aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos deles são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o mundo.”

Tipos de conjunções

coordenativas Conjunções mais recorrentes Aditiva E, nem, não só, mas também. Adversativa

Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante.

Alternativa Ou… ou (pode vir duplicada ou não), ora… ora, quer… quer, seja… seja, nem… nem.

Conclusiva

Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção).

Explicativa Porque, que, porquanto, pois (antes do verbo).

Conjunções subordinativas

Tipo Função Conjunções

Causais exprimem causa porque, como, uma vez que, já que

Concessivas exprimem concessão embora, ainda que, mesmo que, apesar de que

Condicionais exprimem condição ou hipótese se, desde que, contanto que, caso, se

Conformativa exprimem conformidade conforme, segundo, como, consoante

Comparativas estabelecem comparação como, mais...do que, menos...do que

Consecutivas exprimem consequência de forma que, de sorte que, que

Finais exprimem finalidade a fim de que, que, porque, para que

Proporcionais estabelecem proporção à medida que, à proporção que, ao passo que

(20)

Atividades não presenciais Página 20

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. JOSÉ ARANTES Disciplina: HISTÓRIA

Professor: Roberto A. Maraschin. Turmas: 201,202,203,204,205,212,213 Estudante: (cole esse texto no seu caderno) TEMA: A Revolução Francesa.

A Revolução Francesa.

Iniciada no dia 17 de junho de 1789, foi um movimento impulsionado pela burguesia e contou a participação dos camponeses e das classes urbanas que viviam na miséria. Em 14 de julho de 1789, os parisienses tomaram (invadiram) a Bastilha (espécie de castelo-prisão onde o rei detinha seus inimigos políticos desencadeando profundas mudanças no governo francês (esse fato ficou conhecido como estopim da revolução francesa). No final do século XVIII, a França era um país agrário, com a produção estruturada no modelo feudal. Para a burguesia e parte da nobreza era preciso acabar com o poder absoluto do rei Luís XVI. Enquanto isso, do outro lado do Canal da Mancha, a Inglaterra, sua rival, desenvolvia o processo de Revolução Industrial. A burguesia francesa, preocupada em desenvolver a indústria no país, tinha como objetivo destruir as barreiras que restringiam a liberdade de comércio internacional. Desta forma, era preciso que se adotasse na França, segundo a burguesia, o liberalismo econômico. A burguesia exigia também a garantia de seus direitos políticos, pois era ela quem sustentava o Estado, posto que o clero e a nobreza estavam livres de pagar impostos. Apesar de ser a classe social economicamente dominante, sua posição política e jurídica era limitada em relação ao Primeiro e ao Segundo Estados. O movimento iluminista se propagou entre os burgueses e propulsionou o início da Revolução Francesa. Este movimento intelectual destinava duras críticas às práticas econômicas mercantilistas, ao absolutismo e aos direitos concedidos ao clero e à nobreza. Seus autores mais conhecidos foram Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e Adam Smith.

Crise econômica e política: A crítica situação econômica, às vésperas da revolução de 1789, exigia reformas e

gerava uma grave crise política. Esta se agravou quando os ministros sugeriram que a nobreza e o clero deviam contribuir no pagamento de impostos. Pressionado pela situação, o rei Luís XVI convocou os Estados Gerais, uma assembleia formada pelos três estamentos da sociedade francesa: Primeiro Estado - composto pelo clero; Segundo Estado - formado pela nobreza; Terceiro Estado - composto por todos aqueles que não pertenciam ao Primeiro nem ao Segundo Estado, no qual se destacava a burguesia. O Terceiro Estado, mais numeroso, pressionava para que as votações das leis fossem individuais e não por Estado. Somente assim, o Terceiro Estado poderia passar normas que os favorecessem. No entanto, o Primeiro e o Segundo Estado recusaram esta proposta e as votações continuaram a ser realizadas por Estado. Desta forma, reunidos no Palácio de Versalhes, o Terceiro Estado e parte do Primeiro Estado (baixo clero) se separaram da Assembleia. Em seguida, declararam-se os legítimos repredeclararam-sentantes da nação, formando a Asdeclararam-sembleia Nacional Constituinte e jurando permanecer reunidos até que ficasse pronta a Constituição.

A Monarquia Constitucional (1789-1792): No dia 26 de agosto de 1789 foi aprovada pela Assembleia a

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Esta Declaração assegurava os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade (lema da Revolução), além do direito à propriedade. A recusa do rei Luís XVI em aprovar a Declaração provocaram novas manifestações populares. Os bens do clero foram confiscados e muitos padres e nobres fugiram para outros países. A instabilidade na França era grande. A Constituição ficou pronta em setembro de 1791. Dentre os artigos podemos destacar: o governo foi transformado em monarquia constitucional; o poder executivo caberia ao rei, limitado pelo legislativo, constituído pela Assembleia; os deputados teriam mandato de dois anos; o voto não teria caráter universal: só seria eleitor quem tivesse uma renda mínima (voto censitário); suprimiu-se os privilégios e as antigas ordens sociais dos estamentos (Estados); confirmou-se a abolição da servidão e a nacionalização dos bens eclesiásticos e se manteve-se a escravidão nas colônias. Esse período foi de intensa perseguição política, onde o próprio rei Luiz XVI e sua esposa foram decapitados. Para acalmar os ânimos da população instaurou-se a fase do Diretório, que se caracterizou pela ascensão da alta burguesia ao poder. Recebeu este nome, pois eram cinco diretores que governavam a França neste momento. Vários países europeus como a Inglaterra e o Império Austríaco ameaçavam invadir a França a fim de conter os ideais revolucionários. Por fim, a própria nobreza e a família real no exílio, buscavam organizar-se para restaurar o trono. Diante desta situação, o Diretório recorreu ao Exército, na figura do jovem e brilhante general Napoleão Bonaparte para conter os ânimos dos inimigos. Desta maneira, Bonaparte deu um golpe - o 18 Brumário - onde instaurou o Consulado, um governo mais centralizado que traria paz ao país por alguns anos. Napoleão Bonaparte espalhou os ideais da Revolução Francesa através de guerras pela Europa. Em dez anos, de 1789 a 1799, a França passou por profundas modificações políticas, sociais e econômicas. A aristocracia do Antigo Regime perdeu seus privilégios, libertando os camponeses do antigos laços que os prendiam aos nobres e ao clero. Desapareceram as amarras feudais que limitavam as atividades da burguesia, e criou-se um mercado de dimensão nacional. A Revolução Francesa foi a alavanca que levou a França do estágio feudal para o capitalista e mostrou que a população era capaz de condenar um rei. Igualmente, instalou a separação de poderes e a Constituição, uma herança deixada para várias nações do mundo. Em 1799, a alta burguesia aliou-se ao general Napoleão Bonaparte, que foi convidado a fazer parte do governo. Sua missão era recuperar a ordem e a estabilidade do país, proteger a riqueza da burguesia e salvá-los das manifestações populares. Por volta de 1803 tiveram início as Guerras Napoleônicas, conflitos revolucionários imbuídos dos ideais da Revolução Francesa que teve como protagonista Napoleão Bonaparte.

(21)

Atividades não presenciais Página 21

Disciplina: Geografia Professor: João Carlos Garcia Turma: 205 212 213 214

Aluno:

Avaliação de Geografia Fontes de energias Renováveis

Questão 1- Quais são os tipos de energia renováveis?

a- Energia solar, Energia eólica, Energia hídrica, Energia da biomassa, Energia geotérmica e Energia hidroelétrica b- Energia hidroelétrica, Energia solar, Energia hídrica, Energia da biomassa, Energia geotérmica e Energia das ondas e das marés.

c- Energia hidroelétrica, Energia solar, Energia hídrica, Energia geotérmica e Energia das ondas e das marés. d- Energia solar, Energia hídrica, Energia da biomassa, Energia eólica, Energia geotérmica e Energia das ondas e das marés.

Questão 2- Utiliza-se da força promovida pelos ventos para a produção de energia. Estamos falando de qual fonte de energia?

a- Energia solar b- Energia hídrica c- Energia eólica d- Energia da biomassa

Questão 3- Qual fonte de energia que injetam água no subsolo por meio de dutos especificamente elaborados para esse fim. Essa água evapora e é conduzida pelos mesmos tubos até as turbinas, que se movimentam e acionam o gerador de eletricidade. Para o reaproveitamento da água, o vapor é novamente transportado para áreas em que retorna à sua forma líquida, reiniciando o processo?

a- Energia da biomassa b- Energia geotérmica c- Energia hídrica d- Energia das ondas

Questão 4-Qual fonte de energia que corresponde a toda e qualquer matéria orgânica não fóssil. Assim, pode-se utilizar esse material para a queima e produção de energia, por isso ela é considerada uma fonte renovável. Sua importância está no aproveitamento de materiais que, em tese, seriam descartáveis, como restos agrícolas (principalmente o bagaço da cana-de-açúcar), e também na possibilidade de cultivo?

(22)

Atividades não presenciais Página 22

a- Energia da biomassa b- Energia geotérmica c- Energia eólica d- Energia hídrica

Questão 5- Utiliza-se do movimento das águas dos rios para a produção de eletricidade. Estamos falando de qual fonte de energia?

a- Energia da biomassa b- Energia hídrica c- Energia eólica

d- Energia das ondas e das marés

Questão 6- Consiste no aproveitamento da radiação solar emitida sobre a Terra. Trata-se, portanto, de uma fonte de energia que, além de inesgotável, é altamente potente, pois uma grande quantidade de radiação é emitida sobre o planeta todos os dias. A sua principal questão, todavia, não é a sua disponibilidade na natureza, e sim as formas de aproveitá-la para a geração de eletricidade. Estamos falando de qual fonte de energia?

a- Energia da biomassa b- Energia hídrica c- Energia solar d- Energia eólica

Questão 7 - A biomassa é utilizada como fonte de eletricidade e também como biocombustível Existem três tipos de biomassa utilizados como fonte de energia: os sólidos, os líquidos e os gasosos. Mas quis são considerados sólidos?

a- Combustíveis gasosos : podemos citar a madeira, o carvão vegetal e os restos orgânicos vegetais e animais. Combustíveis líquidos: o etanol, o biodiesel e qualquer outro líquido obtido pela transformação do material orgânico por processos químicos ou biológicos. Combustíveis sólidos: aqueles que são obtidos pela transformação industrial ou até natural de restos orgânicos, como o biogás e o gás metano coletado em áreas de aterros sanitários.

b- Combustíveis líquidos: podemos citar a madeira, o carvão vegetal e os restos orgânicos vegetais e animais. Combustíveis sólidos: o etanol, o biodiesel e qualquer outro obtido pela transformação do material orgânico por processos químicos ou

biológicos. Combustíveis gasosos: aqueles que são obtidos pela transformação industrial ou até natural de restos orgânicos, como o biogás e o gás metano coletado em áreas de aterros sanitários.

c- Combustíveis sólidos: podemos citar a madeira, o carvão vegetal e os restos orgânicos vegetais e animais. Combustíveis gasosos: o etanol, o biodiesel e qualquer outro obtido pela transformação do material orgânico por processos químicos ou

(23)

Atividades não presenciais Página 23

biológicos. Combustíveis líquidos: aqueles que são obtidos pela transformação industrial ou até natural de restos orgânicos, como o biogás e o gás metano coletado em áreas de aterros sanitários.

d- Combustíveis sólidos: podemos citar a madeira, o carvão vegetal e os restos orgânicos vegetais e animais. Combustíveis líquidos: o etanol, o biodiesel e qualquer outro líquido obtido pela transformação do material orgânico por processos químicos ou biológicos. Combustíveis gasosos: aqueles que são obtidos pela transformação industrial ou até natural de restos orgânicos, como o biogás e o gás metano coletado em áreas de aterros sanitários.

Questão 8- Existem duas formas de utilização da energia solar. Quais são elas?

a- A fotovoltaica, em que placas fotovoltaicas convertem a radiação solar em energia elétrica, e a térmica, que aquece a água e o ambiente, sendo utilizada em casas ou também em termoelétricas através da conversão da água em vapor, este responsável por movimentar as turbinas que acionam os geradores.

b- As térmicas em que placas térmicas convertem a radiação solar em energia elétrica, e a fotovoltaicas, que aquece a água e o ambiente, sendo utilizada em casas ou também em termoelétricas através da conversão da água em vapor, este responsável por movimentar as turbinas que acionam os geradores.

c- A fotovoltaica, em que placas fotovoltaicas convertem a radiação solar em energia elétrica, e a geotérmica, que aquece a água e o ambiente, sendo utilizada em casas ou também em termoelétricas através da conversão da água em vapor, este responsável por movimentar as turbinas que acionam os geradores.

d- Nenhuma das alternativas

Questão 9- No primeiro caso, utiliza-se a movimentação das ondas em ambientes onde elas são mais

intensas para a geração de energia. Já no segundo caso, o funcionamento lembra o de uma hidrelétrica, pois cria-se uma barragem que capta a água das marés durante as suas cheias, e essa água é liberada quando as marés diminuem. Durante essa liberação, a água gira as turbinas que ativam os geradores. Estamos falando de qual fontes de energia?

a- Primeira energia das marés, segunda energia das ondas

b- Primeira Energia das ondas, segunda energias das marés

c- Tanto faz as duas são as mesmas fontes de energia

d- Todas as alternativas estão corretas

Questão 10- De todas as fontes de energia renováveis o Brasil não utiliza uma, qual é essa fonte de energia?

a- Energia das ondas e das marés

b- Energia da biomassa

c- Energia eólica

(24)

Atividades não presenciais Página 24 Disciplina: Química Professor: Maxsineide Turmas:

201,202,203 204 e 205. Marque um X na sua turma.

Estudante:

Instruções: Resolva a atividade de fixação. Consulte o livro didático na página 83 e o material que foi

enviado na semana passada sobre propriedades Coligativas.

Atividade de Fixação

1. Defina:

a. Pressão máxima de vapor b) Propriedades Coligativas

2. Quais são os fatores que influenciam a pressão máxima de vapor?

3. O que acontece ao adicionarmos açúcar a água em ebulição? Justifique.

4. As propriedades coligativas das soluções dependem, justifique sua resposta.

a. Da pressão máxima de vapor do líquido.

b. Da natureza das partículas dispersas na solução.

c. Da natureza do solvente, somente.

d. Do número de partículas dispersas na solução.

e. Da temperatura de ebulição do líquido.

5. (OSEC) A pressão do vapor de um líquido puro molecular depende:

a) Apenas da estrutura de suas moléculas. b) Apenas da massa específica do líquido.

(25)

Atividades não presenciais Página 25

c) Apenas da temperatura do líquido.

d) Da estrutura de suas moléculas e da temperatura do líquido. e) Da estrutura de suas moléculas e do volume do vapor.

Para responder as questões 4 e 5 baseie- se em suas observações cotidianas e considere a seguinte situação: Três frascos abertos idênticos contendo volumes iguais de água, álcool e acetona são mantidos abertos:

6. Quais dos três líquidos é o mais volátil, ou seja que tem maior facilidade para se vaporizar?

7. Em qual dos três líquidos as moléculas são mais fortemente atraídas uma pelas outras?

8. Análise a o parágrafo em relação a pressão máxima de vapor em um sistema fechado: “Em um sistema fechado, a cada temperatura atinge-se um grau de saturação em que o número de moléculas no estado de vapor é o máximo não se altera mais”. O que Isso significa dizer?

(26)

Atividades não presenciais Página 26 Disciplina: Química Professor: Maxsineide Turmas:

201,202,203 204 e 205. Marque um X na sua turma.

Estudante:

Instruções: Estudem o conteúdo que segue abaixo, e se achar necessário consulte o livro didático Química

cidadã página 83 a 91. Boa semana!

Pare e pense!

Propriedades Coligativas

• É possível conservar uma carne apenas utilizando sal?

• É possível obter água potável da água do mar? Como?

• Por que a água em ebulição para ferver quando se joga sal ou açúcar sobre ela?

• É possível impedir que a água congele nos radiadores de automóveis em lugares muito frios?

• Por que a água do mar permanece líquida mesmo com a temperatura ambiente abaixo de zero?

(27)

Atividades não presenciais Página 27 É o que são propriedades Coligativas?

Todo líquido puro apresenta determinadas propriedades, como pressão de vapor, ponto de ebulição, ponto de solidificação entre outras. Porém, quando um soluto não volátil é dissolvido essas propriedades se

modificam.

Propriedades Coligativas: são propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil. É importante deixar claro que tudo o que veremos a respeito das propriedades coligativas será referente às chamadas soluções ideias.

Soluções ideias: são soluções diluídas de solutos não voláteis, nas quais não ocorre variação de volume nem

troca de calor durante a dissolução do soluto no solvente e cujas interações soluto-soluto são consideradas iguais às interações soluto-soluto e solvente-solvente.

As alterações das propriedades coligativas (efeitos coligativos) serão as mesmas se o número de partículas adicionadas em determinados volume de solvente for o mesmo.

Pressão de Vapor

A evaporação de líquidos em sistemas abertos é um fenômeno bastante comum em nosso cotidiano. Ela ocorre, por exemplo com a água de uma poça ou roupa seca do varal. Com o decorrer do tempo a água líquida presente na poça ou na roupa passa para atmosfera na forma de vapor de água. Esse processo é influenciado por vários fatores, como:

• A temperatura: Quanto maior a temperatura, mais facilmente o processo ocorrerá;

• A presença ou não de ventos: Quanto maior a corrente de ar, maior a remoção das moléculas de vapor em contato com o líquido, favorecendo a vaporização;

• A superfície de conato entre o líquido e o ar atmosférico: quanto maior for a superfície de contato maior será a velocidade do processo.

Em um sistema fechado, a cada temperatura atinge-se um grau de saturação em que o número de moléculas no estado de vapor é o máximo não se altera mais. Isso significa dizer que as moléculas do líquido parem de evaporar, significa simplesmente que, se uma molécula de água líquida passar para vapor, simultaneamente outra molécula de água passará de vapor para líquida. É o que chamamos de equilíbrio dinâmico.

H2O (l) H2O (V)

O valor emanado do líquido exerce uma pressão sobre a superfície desse líquido que alcança seu valor máximo quando atinge o equilíbrio dinâmico, podendo chamar de pressão máxima de vapor ou

simplesmente pressão de vapor.

(28)

Atividades não presenciais Página 28 Com base nos dados da tabela, é possível notar que, com o aumento da temperatura, há um aumento na pressão de vapor da substância. Quando a temperatura alcança determinado valor no qual a pressão de vapor se iguala á pressão atmosférica a que o líquido está submetido, ocorre a vaporização em toda a extensão do líquido. Assim, bolhas de vapor formam-se no interior do líquido e sobem até a superfície, liberando o vapor. Essa vaporização rápida ocorre em todo o líquido configura a ebulição, e a temperatura em que ela ocorre é denominada de temperatura de ebulição.

(29)

Atividades não presenciais Página 29 Observe que, em qualquer temperatura, o éter dietilico possui a maior pressão de vapor, evidência de que se trata de um líquido mais volátil dos quatros apresentados. Assim é possível colocar os líquidos em ordem crescente de volatilidade: água, benzeno, metanol e éter dietilico. A intersecção entre as curvas e alinha que corresponde a pressão de vapor a nível do mar (760 mmHg) fornece as temperaturas de ebulição normais a substâncias.

Referências

Documentos relacionados

S em qualquer sombra de dúvida, quando nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina na oração do Pai Nosso a dizer que o nome de Deus deve ser santificado na Terra, do mesmo

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

Origem do direito tributário; origens das receitas públicas e sua classificação atual: o sistema constitucional brasileiro consoante reforma tributária do ano de

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Quanto maior a pressão de vapor nas condições ambientes, mais fácil se torna ferver o líquido, isto é, quanto menor for o ponto de ebu lição, mais volátil será o

pressão de vapor do líquido. A pressão de vapor do líquido em solução é maior que a do líquido puro. A pressão de vapor do líquido não varia após a dissolução

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso