• Nenhum resultado encontrado

O que é ser maçom? Ir:. Fellipe Guilherme Rey de Souza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que é ser maçom? Ir:. Fellipe Guilherme Rey de Souza"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O que é ser maçom?

Ir:. Fellipe Guilherme Rey de Souza

“...em Maçonaria nada se ensina, apenas se coloca os ensinamentos a disposição para que quem quer saber observe, pense e aprenda.”

É necessário saber que cada pessoa tem sua própria definição sobre o que é ser maçom. Durante as sessões, principalmente a de iniciação e instruções do grau, são apresentados conceitos e condutas que o neófito deverá seguir durante seu caminho maçônico, entretanto, cada um tem um modo diferente de pensar e de agir, possuindo assim diversos modos de ser um maçom, mesmo seguindo um mesmo conjunto de regras e condutas.

Maçons são pessoas que possuem algum vínculo com a instituição Maçonaria, que é uma associação iniciática e filosófica. Ela é Iniciática porque o nível de conhecimento de seus membros é determinado pelo grau ao qual pertencem e filosófica porque em seus trabalhos os obreiros tendem a compartilhar o seu conhecimento com os irmãos de sua ou de outras oficinas. Seus membros cultivam o aclassismo, humanidade, princípios da liberdade, democracia, igualdade e fraternidade [6].

Para que um profano possa se tornar maçom, é necessário que ele atenda alguns requisitos, como crer em um princípio criador (independentemente da religião) e ser livre e de bons costumes. Vale ressaltar que algumas jurisdições espalhadas pelo mundo não se fazem necessário crer em um princípio criador para tornar-se maçom, entretanto, grande maioria ainda possui este requisito.

Uma pessoa livre, segundo Aristóteles, pode ser definida como “O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua consciência”. Desta frase, podemos constatar que uma pessoa livre é aquela que pode fazer tudo o que deseja, desde que não invada o espaço ou a liberdade do outro, e que não possua alguém mandando em si ou obrigando-o a realizar ações contra sua vontade. Bons costumes não estão ligados apenas à conduta correta da pessoa na sociedade e na família, mas também que ela escolha a virtude ao vício, seja uma pessoa honrada e um cidadão modelo. Isto pode ser verificado durante a cerimônia de iniciação, ao qual é dito ao neófito: “O que, em um profano, seria a qualidade rara, não passa, no maçom, do cumprimento elementar de um Dever”.

Segundo o irmão Rui Bandeira publicou em seu blog “A partir da pedra” [5], podemos listar 5 motivos para que um profano não seja maçom, sendo eles:

 Influência Política (Poder)

 Influência Econômica (Negócios e Dinheiro)

 Influência Social (Honrarias e Reconhecimento)

 Beneficência (Ajuda ao próximo)

(2)

Destes tópicos, podemos destacar que a maçonaria não é detentora de poder ou possui grande influência neste quesito. O máximo que a pessoa pode obter da maçonaria não é poder, mas sim apoio moral. Quem chega ao cargo de Venerável Mestre pode constatar que não possui mais direitos que o mais recente aprendiz mas, em contrapartida, possui mais obrigações que os demais. Muitos profanos veem na maçonaria como uma oportunidade de alavancar seus negócios, porém, quem tem este pensamento engana-se: Dentro da maçonaria só se fará os mesmos negócios que se faz fora dela. A maçonaria possui uma índole moral e espiritual e, como constatado durante a iniciação, quem entra é despojado de todos os metais, simbolizando que dentro do templo maçônico, a questão financeira não tem grande importância.

Apesar de na maçonaria fazer uso de aventais e joias, assim como se realizar o cumprimento a irmãos com cargos importantes, estes adornos servem apenas para mostrar que o maçom esteve ou está exercendo alguma função de importância dentro da instituição. Não servem para enfeitá-lo, mas para que os irmãos reconheçam-no. Ao profano desejoso de ingressar na maçonaria para participar de filantropias, é necessário saber que, para ajudar ao próximo, não é necessário ser maçom. Quem apenas possui esse desejo, pode ajudar educandários, creches, cruz vermelha, campanhas de agasalho ou contra fome, instituições filantrópicas e realizar trabalhos voluntários.

A beneficência é um dos principais e mais marcantes trabalhos da maçonaria para a sociedade, mas esta não é sua finalidade: Os maçons acreditam em um mundo igualitário e, enquanto houver desigualdade, eles se sentirão no dever de ajudar ao próximo. E, por fim, quem desejar entrar na maçonaria para conhecer o “segredo maçônico”, pode pesquisar em livros e na internet sobre o assunto e descobri-lo. Os segredos são toques, sinais e palavras de reconhecimento, que não tem valor algum para quem não seja maçom. Realizar uma pesquisa demandará menos tempo do que obter altos graus na maçonaria.

Há uma grande diferença entre a pessoa ser um maçom e a pessoa estar maçom (Alguns irmãos gostam de atribuir o verbo estar ao período em que permanece em um cargo, porém, ressalto que uso o verbo em uma outra situação, na qual descreverei a seguir). O ser maçom é aquele que leva consigo todos os ensinamentos e sabedoria existentes na maçonaria, capaz de vencer suas

paixões, submeter sua vontade e fazer novos progressos na maçonaria, além de estreitar os laços de fraternidade com outros irmãos. O estar maçom é aquela pessoa que permanece

temporariamente na maçonaria, iniciado e reconhecido por seus irmãos como um, só que com a finalidade de obter apenas benefício próprio. Geralmente estes membros têm passagem curta na instituição maçônica [4].

Apesar de ser necessário que o profano tenha todos os requisitos necessários para ser um maçom e que passe por rigorosas sindicâncias e pesquisas, ainda existem membros que conseguem iniciar na maçonaria por curiosidade, com o objetivo de alcançar um benefício próprio ou com más intenções. Para distinguir um verdadeiro maçom de um mal intencionado, podemos recorrer a Bíblia Sagrada, que nos ensina através do trecho “Conhece-se a árvore pelos frutos que produz. É impossível que uma boa árvore produza maus frutos, assim como é impossível a árvore ruim produzir bons frutos” que, assim como a árvore, também é o homem.

Definir o que é maçom é uma tarefa simples e difícil, simultaneamente. É simples por se tratar de descrever homens de bem que se dedicam às virtudes e são exemplos para a sociedade

(3)

mas, em contrapartida, se torna difícil, já que aos olhos de profanos, maçons podem ser vistos como super-heróis ou modelos de perfeição, que não estão sujeitos ao erro e, assim, quando um maçom erra (por ser homem e não uma divindade), ele é mais cobrado e julgado se comparado a um profano.

Vale ressaltar, também, que os maçons tiveram um grande papel na transformação da sociedade, assumindo papéis de liderança e destaque através da história. Isto é notado através das participações e influências da maçonaria em eventos históricos como a Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos da América, Unificação Italiana, Independência do Brasil, Fim da Escravidão, Iluminismo [7] entre outros tantos eventos.

Baseado nas definições dos irmãos do quadro de obreiros, das pesquisas realizadas (vide anexo) e de minha própria vivência maçônica, pude criar minha própria definição do que é ser maçom: É, acima de tudo, uma pessoa humilde. Isto é visto durante o trolhamento [1], onde a pessoa não se considera um maçom, mas por suas atitudes, seus irmãos o reconhecem por esta alcunha. É uma pessoa em busca do conhecimento, estando apta não somente a aprender, mas também a ensinar o que sabe. É um modelo de pessoa não somente no trabalho, círculo de amizades ou lar, mas também para toda a sociedade. Possui a sabedoria necessária para aplicar em sua vida profana todos os conhecimentos adquiridos em sua vida maçônica e é um homem que tem conhecimento que a sociedade não evolui através de imposições, mas de transformações individuais, aperfeiçoando-se para ser um exemplo a ser seguido.

“Não há ninguém que é tão sábio que não tenha nada a aprender, e ninguém tão ignorante que não tenha nada a ensinar”

(4)

ANEXO

Nome do Irmão Definição própria sobre “O que é ser maçom”

Gledson Barbosa "Ser maçom é ser verdadeiro, honesto, e acima de tudo querer o bem do próximo."

Hudson de Almeida "É ser um pensador, livre buscador da verdade. Iniciado aos mistérios do homem e da natureza."

Valter José Cardoso

"Ser maçom é buscar o aprendizado para evoluir como ser e contribuir com a melhora da sociedade."

Walter Pinto Barbosa Junior

"É ser um homem que caminha dentro da justiça e da honestidade, dentro da moral e da legalidade. É ser exemplo nos meios em que atual, seja família, sociedade, meio profissional. E o mais importante quando este homem não conseguir ser tudo isso ele deve buscar ser, tentar ser, ele deve se auto-policiar e se auto- corrigir."

Everton Braga Landre

"Pra mim, ser maçom é ser um exemplo para sociedade !!!"

Wanderley Batista Silva

"Ser Maçom é ser o eterno estudante que busca o conhecimento, tirando de cada situação uma lição, e aplicar os princípios estudados em sua vida pessoal buscando lapidar sua pedra bruta interior."

Fabrício Garcia de Araújo Ribeiro

"Ser uma pessoa referência na sociedade no qual vivemos, buscando sempre a perfeição interior, para que atitudes possam servir de exemplo para os outros."

Glaudemir Barbosa "É ser livre e de bom costume. Livre para pensar e agir e de bom costume é se postar como exemplo de cidadão a sociedade."

Ênio Rey de Souza "É ser uma pessoa que possa fazer um mundo melhor para se viver." Paulo César

Rodrigues

"É conscientemente poder melhorar a cada dia."

José Júlio Rocha Sobrinho

“Cumpridor de Deveres.”

Fábio Freire Lacerda

"Ser maçom é ser um explorador de conhecimentos, ter deveres e obrigações."

(5)

REFERÊNCIAS

[1] Questionário do Aprendiz Maçom (Trolhamento de Aprendizes). [2] Ritual do Grau 1 - R:.E:.A:.A:.. G:.L:.M:.M:.G:..2013.

[3] Instruções do Grau 1 - R:.E:.A:.A:.. G:.L:.M:.M:.G:.. 2012 [4] Ser maçom e estar maçom. G:.L:.E:.G:.

[5] BANDEIRA, R. Cinco motivos para NÃO ser maçom. Publicado em: 10 de Abr. 2007. Disponível

em: <http://a-partir-pedra.blogspot.com.br/2007/04/cinco-motivos-para-no-ser-maon.html>. Visualizado em: 13 de Jul. 2014.

[6] Maçonaria. Disponível em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria#Ma.C3.A7onaria_e_sociedade>. Visualizado em: 16 de Jul. 2014.

[7] História na Maçonaria. Disponível em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_ma%C3%A7onaria#Ma.C3.A7onaria_no_Brasil>. Visualizado em: 16 de Jul. 2014.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-