• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE JORNALISMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE JORNALISMO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE JORNALISMO PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA

A linguagem no jornalismo especializado. Público e mediação no jornalismo especializado. Principais conceitos e particularidades. Discussão das linguagens. Jornalismo econômico, policial, esportivo, político, científico. Conteúdo, texto e análises comparativas. O panorama de jornais e revistas especializadas. Produção de textos jornalísticos especializados.

3. JUSTIFICATIVA

Disciplina importante para a formação do/da jornalista por aprofundar a discussão sobre as especialidades na mídia e possibilitar um investimento denso nas áreas abordadas. Na interlocução com outros componentes curriculares do curso, favorece o trabalho em equipe, aprimora o trabalho de reportagem e a habilidade de aprofundamento teórico e crítico no trabalho jornalístico.

4. OBJETIVO

● Compreender as especificidades de linguagem, conceitos e técnicas de redação aplicadas às diferentes especialidades.

● Compreender e aplicar recursos distintos de acordo com o interesse e as condições sócio-econômicas e culturais do público interessado.

● Familiarizar o aluno com as linguagens e características de algumas importantes áreas do conhecimento e que se constituem especializações jornalísticas.

5. PROGRAMA

1 Introdução ao jornalismo como disciplina especializada

1.1 Definições, características e historicidade do jornalismo especializado 1.2 Panorama da produção de jornalismo especializado

1.3 Jornalismo e mediação de saberes especializados COMPONENTE CURRICULAR: ​Jornalismo Especializado UNIDADE OFERTANTE: ​Faced

CÓDIGO: ​GJO024 PERÍODO/SÉRIE: ​7​o TURMAS: A e B

CARGA HORÁRIA NATUREZA

TEÓRICA: 30h PRÁTICA: 30h TOTAL: 60h OBRIGATÓRIA: (​X​) OPTATIVA: ( ) PROFESSORES:

(2)

2 Introdução a áreas de saberes especializados do jornalismo 2.1 Conceitos e repertórios de especialidades do jornalismo 2.2 Análise de produtos de jornalismo especializado

2.3 Métodos e linguagens de jornalismo especializado

3 Prática de jornalismo especializado

3.1 Produção de texto em perspectiva especializada

3.2 Produção de matérias especializadas: prospecção, pauta, apuração, redação e edição

6. METODOLOGIA

O conteúdo programático será explorado por meio de aulas expositivas e dialogadas, articulando debates em torno de conceitos e questões da disciplina, refletindo sobre concepções, práticas e produtos jornalísticos especializados. Tal conteúdo será desdobrado em uma série de atividades síncronas e assíncronas.

Na primeira etapa da disciplina, a proposta será o estudo do jornalismo especializado de modo panorâmico e introdutório, a partir de materiais disponibilizados pelos professores. Na segunda etapa, com o método de sala de aula invertida, os alunos serão divididos em grupos e cada equipe ficará responsável por pesquisar uma especialidade (conceitos, história, práticas, linguagens, veículos, modelos de negócio, etc), ministrar um seminário (equipe) e produzir um primeiro texto jornalístico sobre a área de especialidade estudada (individual). Por fim, na etapa 3, um conjunto de aulas será dedicado às etapas de produção de reportagens especializadas, em dupla, trabalho acompanhado e discutido de modo síncrono e assíncrono. Nessa última etapa, a disciplina contará também com a participação de profissionais convidadas/os para conversas sobre suas áreas de especialização.

6.1 Atividades síncronas

Encontros por webconferências (pela plataforma Jitsi Meet). Acesso pelo link: https://meet.jit.si/JornalismoEspecializ​ad​o

Os encontros acontecerão às ​segundas-feiras​. O primeiro deles, ​dia 01/03, ocorrerá excepcionalmente das 8h às 10h​. Todos os ​outros acontecerão das 9h às 11h​.

6.2 Atividades assíncronas

Leituras dirigidas, pesquisa para seminário, produção de duas matérias, conforme descrito no cronograma da disciplina.

6.3 Bibliografia

Disponíveis no Google Drive da disciplina: jornalismoespecializadoufu@gmail.com 7. AVALIAÇÃO

O acompanhamento e a verificação da aprendizagem do/a estudante será feito de modo a valorizar seu engajamento no percurso percorrido ao longo da disciplina, consolidados nos seguintes procedimentos avaliativos:

ATIVIDADE ITENS AVALIADOS / PESOS PRAZOS

Seminário sobre especialização definida (nota em equipe)

Critérios de avaliação​: demonstração de

compreensão do conteúdo e sua

aplicabilidade, pertinência dos exemplos,

Datas sorteadas

conforme cronograma da disciplina.

(3)

8. BIBLIOGRAFIA Básica

CALDAS, Suely. ​Jornalismo Econômico​. São Paulo: Contexto, 2003.

COELHO, Paulo Vinícius. ​Jornalismo Esportivo​. São Paulo: Contexto, 2003.

FUCCIA, Eudardo Velozo. ​Reportagem policial​: um jornalismo peculiar. Santos: Realejo Edições, 2008. GIRARDI, I. M. T; SCHWAAB, R. T.; NEJ/RS. ​Jornalismo Ambiental​. Porto Alegre: Dom Quixote, 2008. MARTINS, Franklin. ​Jornalismo Político​. São Paulo: Contexto, 2005.

OLIVEIRA, Fabíola de. ​Jornalismo Científico​. São Paulo: Contexto, 2002. PIZA, Daniel. ​Jornalismo Cultural​. São Paulo: Contexto, 2006.

SILVA JR., Maurício Guilherme; ANTUNES, Elton. Do desejo de traduzir à transcriação: apontamentos sobre a decodificação jornalística do discurso científico, com base em conceitos de Haroldo de Campos, José Paulo Paes e Paul Ricoeur. ​Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em

qualidade de conteúdo e clareza na discussão.

Peso: 30, pontos

Produção de primeira matéria sobre a especialização definida

(nota individual).

A partir da pesquisa realizada a respeito da especialização definida, cada discente irá produzir um texto jornalístico (coluna/artigo de opinião ou entrevista) que reflita sobre transformações recentes no respectivo campo (política, ciência, cultura etc.).

Critérios de avaliação​: ​Engajamento, organização, qualidade do material apresentado/produzido, originalidade, apropriação dos elementos da disciplina, atendimento aos prazos e às normas do trabalho. Peso: 20,0 pontos Entrega: até as 12h da quinta-feira anterior à apresentação do seminário. O material deverá ser disponibilizado na pasta individual do discente no drive da disciplina.

Produção de segunda matéria - reportagem - na especialização definida.

(nota em dupla)

Avaliação em dupla, a partir da proposição de pautas e sua execução, conforme orientação da disciplina.

Critérios de avaliação​: ​Engajamento, organização, qualidade do material apresentado/produzido, originalidade, apropriação dos elementos da disciplina, atendimento aos prazos e às normas do trabalho.

Peso: 40,0 pontos​(sendo 10,0 pontos pela defesa da proposta de pauta e 30,0 pelo conteúdo finalizado) Propostas de pauta​: 10/05/2021 Entrega da primeira versão​: até 20/05, às 12h, na pasta individual no drive da disciplina. Entrega da versão final​: até 07/06, na pasta individual no drive da disciplina.

Avaliação processual (individual) A nota será atribuída individualmente pelos docentes a partir do desempenho ao longo de todo semestre.

Critérios de avaliação​: assiduidade, participação nos encontros, engajamento nas atividades da disciplina.

Peso: 10,0 pontos

Ao longo de todo o semestre.

(4)

Comunicação | E-compós​, Brasília, v.19, n.2, maio/ago. 2016. pp. 1-20. Disponível em <​http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1302/893​> .

TAVARES, Frederico de Mello Brandão. O jornalismo especializado e a especialização periodística. ​Estudos

em Comunicação​, n. 5, maio 2009. pp.115-133. Disponível em

<​http://www.ec.ubi.pt/ec/05/pdf/06-tavares-acontecimento.pdf​>. Complementar

BARBOSA, Alexandre. ​Jornalismo em gêneros - volume 4​: jornalismo especializado. São Paulo: ECA/USP,

2017. Disponível em

<http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/189/172/811-1>.

BURKETT, W. ​Jornalismo científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação​. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

SEABRA​, R. ; SOUSA, V. ​Jornalismo Político: Teoria, História e Técnicas​. São Paulo: Record, 2006.

VILAS BOAS, Sergio (Org.).​Formação e informação ambiental​: jornalismo para iniciados e leigos. São Paulo: Summus, 2004.

VILAS BOAS, Sergio (Org.). ​Formação e Informação Científica; jornalismo para iniciados e leigos​. São Paulo: Summus, 2005.

VILAS BOAS, Sergio (Org.). ​Formação e informação econômica​: jornalismo para iniciados e leigos. São Paulo: Summus, 2006.

CRONOGRAMA

Conteúdo programático Materiais Atividade Data

Apresentação da disciplina e da dinâmica das aulas

Plano de ensino e cronograma da disciplina.

(Conteúdo programático, objetivos, atividades síncronas e assíncronas, avaliação e dinâmica das aulas).

Síncrona:

webconferência 01/03

Especialização: definições gerais

TAVARES, Frederico de Mello Brandão. ​O jornalismo especializado e a especialização periodística. Estudos em Comunicação, n. 5, maio 2009. pp.115-133. Disponível em: <​http://www.ec.ubi.pt/ec/05/pdf/06-tavar es-acontecimento.pdf​>. Assíncrona: leituras dirigidas 01/03 a 07/03 Síncrona: webconferência 08/03 Tradução de saberes especializados .

SILVA JR., Maurício Guilherme; ANTUNES, Elton. ​Do desejo de traduzir à transcriação: apontamentos sobre a decodificação jornalística do discurso científico, com base em conceitos de Haroldo de Campos, José Paulo Paes e Paul Ricoeur.​ Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |

Assíncrona: leituras dirigidas

08/03 a 14/03

(5)

E-compós, Brasília, v.19, n.2, maio/ago. 2016. pp. 1-20. Disponível em: <http://www.e-compos.org.br/ecompos/ar ticle/view/1302/893> Síncrona: webconferência 15/03 Especialização e inovação

LONGHI, Raquel Ritter; LENZI, Alexandre. Práticas ciberjornalísticas em Realidade Virtual: inovação e impacto nos processos de produção.​ Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 24, n. 3, 2017. Disponível em: <​https://www.redalyc.org/pdf/4955/49555 3932003.pdf​> Assíncrona: leituras dirigidas 15/03 a 21/03 Síncrona: webconferência 22/03 Especialização e novos modelos de negócios

BITTENCOURT, Maria Clara Aquino. Jornalismo, inovação e

empreendedorismo: questões sobre modelos de negócio em contexto de crise. LÍBERO, v. 21, n. 41, p. 74-87, 2018. Disponível em: <http://201.33.98.90/index.php/libero/arti cle/view/924> Assíncrona: leituras dirigidas 22/03 a 28/03 Síncrona: webconferência 29/03 Seminário I

Materiais disponibilizados pelos docentes, com a colaboração dos discentes do grupo, no drive da disciplina. Assíncrona: Pesquisa para seminário 29/04 a 04/04 Assíncrona: Produção e envio da primeira matéria Até 12h de 01/04 Síncrona: webconferência 05/04 Seminário II

Materiais disponibilizados pelos docentes, com a colaboração dos discentes do grupo, no drive da disciplina. Assíncrona: Pesquisa para seminário 05/04 a 11/04 Assíncrona: Produção e envio da primeira matéria Até 12h de 08/04 Síncrona: webconferência 12/04 Seminário III

Materiais disponibilizados pelos docentes, com a colaboração dos discentes do grupo, no drive da disciplina. Assíncrona: Pesquisa para seminário 12/04 a 18/04

(6)

Assíncrona: Produção e envio da primeira matéria Até 12h de 15/04 Síncrona: webconferência 19/04 Seminário IV

Materiais disponibilizados pelos docentes, com a colaboração dos discentes do grupo, no drive da disciplina. Assíncrona: Pesquisa para seminário 19/04 a 25/04 Assíncrona: Produção e envio da primeira matéria Até 12h de 22/04 Síncrona: webconferência 26/04 Seminário V

Materiais disponibilizados pelos docentes, com a colaboração dos discentes do grupo, no drive da disciplina. Assíncrona: Pesquisa para seminário 26/04 a 02/05 Assíncrona: Produção e envio da primeira matéria Até 1h de 29/04 Síncrona: webconferência 03/05 Reunião de Pauta

Apresentação dos discentes das pautas propostas para o desenvolvimento da reportagem, com a orientação dos professores. Produção de pauta 03/05 a 09/05 Síncrona: webconferência 10/05

Mesa redonda com convidados I

Diálogo com profissionais e/ou pesquisadores falando a respeito de especialidades no jornalismo. Assíncrona: Apuração das reportagens 10/05 a 16/05 Síncrona: webconferência 17/05 Orientação das

reportagens Primeira versão das reportagens.

Assíncrona: Redação e envio das reportagens Até 12h de 20/05 Síncrona: webconferência 24/05

(7)

Mesa redonda com convidados II

Diálogo com profissionais e/ou pesquisadores falando a respeito de especialidades no jornalismo. Assíncrona: Edição das reportagens 24/05 a 30/05 Síncrona: webconferência 31/05

Finalização da reportagem Versão final da reportagem (sem atividade síncrona na semana) Assíncrona: edição e envio da reportagem Até 07/06 ENCERRAMENTO da

disciplina Avaliação das reportagens e da disciplina

Síncrona:

webconferência 14/06 DIVISÃO DA CH

* As datas e divisões das atividades estão sujeitas a adaptações ao longo do desenvolvimento da disciplina, caso os professores julguem necessário.

Assíncrona: 30 horas Síncrona: 30 horas

Referências

Documentos relacionados

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Pensar os povos indígenas no Semiárido nordestino, na perspectiva de uma História Ambiental e indígena, a exemplo dos estudos sobre os Pankará e os Xukuru do

• Critérios para a determinação da potência mínima de iluminação: • Para recintos com área ≤ 6m2, atribuir um mínimo de 100W;. • Para recintos com área &gt; 6m2, atribuir

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

A ferramenta utilizada no trabalho para provar existˆ encia de solu¸c˜ oes para os problemas parab´ olicos ´ e o Teorema de Leray-Schauder.. Basicamente permite dizer quando temos

Sendo assim, percebe-se que o serviço de acolhimento constituiu-se, sobretudo, da necessidade de humanizar o atendimento, bem como de torna-lo mais ágil e efetivo, garantindo, desse

Elateridae representa um grande grupo da ordem Coleoptera, tendo várias espécies muito comuns (borror &amp; D elong 1969). A presença de famílias de hábitos variados,