• Nenhum resultado encontrado

RELATORIO DE ATIVIDADES DA ONCB PRERÍODO: ABRIL DE 2015 A JUNHO DE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATORIO DE ATIVIDADES DA ONCB PRERÍODO: ABRIL DE 2015 A JUNHO DE 2016"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Inscrição do CNPJ / MF: 10.400.386/0001-82 Escritório Brasília

SCS Quadra 1 – Bloco B – Sala 307

Brasília - DF Cep: 70308-900

E Telefone: (61) 3041-8288 E-mail: brasilia@oncb.org.br RELATORIO DE ATIVIDADES DA ONCB PRERÍODO: ABRIL DE 2015 A JUNHO DE 2016 1. MENSAGEM DO PRESIDENTE

Em atenção às disposições estatutárias apresentamos, neste relatório, as atividades, iniciativas e participações dos diretores executivos, membros das Secretarias Temáticas e Dirigentes de filiadas da ONCB no período de abril de 2015 a junho de 2016.

Nesse período continuamos a militância frente à ONCB com propósitos renovados pela solidificação da credibilidade do movimento associativista de pessoas cegas no Brasil, que tem sido protagonista de sua própria história.

Como instituição da sociedade civil, de assessoramento, de garantia e na defesa dos direitos a ONCB busca, por meio de diferentes estratégias, a consolidação de seus direitos, conforme dispositivos legais disponíveis no arcabouço legislativo brasileiro.

Os avanços foram significativos no que se refere à conscientização da população, bem como a sensibilização dos órgãos públicos de todas as esferas, os quais voltaram seus olhares para a causa que nos envolve e mobiliza. Contudo, o trabalho requer o aprimoramento constante de todos os envolvidos nesta luta.

É pelo trabalho realizado e visibilidade da ONCB, por meio da participação de seus dirigentes, suas filiadas e militantes em todo o país, é que aproveito para agradecer a confiança de todos, bem como o empenho e compromisso de todos para com nossa causa.

Encerro neste 18 de junho de 2016 meu segundo mandato de Presidente da ONCB, com a certeza de que resta-nos muito a conquistar em favor das pessoas com deficiência visual do Brasil e do mundo, mas também com a certeza de que estamos trilhando o caminho certo.

Considero nossa trajetória de movimento associativista de cegos do Brasil um dos mais evoluídos da América Latina. Essa evolução a que me refiro, está refletida em toda uma história de luta e de protagonismo construída por muitos líderes que nos antecederam e natural acreditarmos que nossa história seguirá sendo escrita por muitos outros líderes que virão.

Seguirei contribuindo com nosso movimento independente da posição em que eu venha estar, pois nossa luta ainda exige a dedicação e a colaboração de muitos de nós.

Sigamos em frente!

Moisés Bauer Luiz Presidente da ONCB

(2)

2. APRESENTAÇÃO

A Organização Nacional de Cegos do Brasil, instituição não governamental, de direito privado, sem fins econômicos, fundada em vinte e sete de julho de dois mil e oito, em João Pessoa, estado da Paraíba, com representação nas cinco regiões geográficas, concretiza o desejo de união e o fortalecimento de uma instituição nacional que representa o movimento associativo do segmento dos deficientes visuais.

A ONCB é constituída por suas filiadas, instituições de ou para cegos, com Representação Estadual ou Municipal, igualmente de fins não econômicos, que tem por missão a representação do segmento das pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão, no território nacional.

Desde sua fundação a ONCB assumiu as atribuições de defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual, bem como das organizações de e para cegos legalmente constituídas. Dentre seus objetivos está o de participar da construção de políticas públicas em favor das pessoas com deficiência visual em todos os aspectos além de observar o cumprimento da legislação vigente que assegura as conquistas e a concretização dos direitos das pessoas com deficiência visual.

3. REPRESENTATIVIDADE EM NIVEL NACIONAL

Atualmente a ONCB conta com oitenta e duas filiadas distribuídas por vinte e três unidades federativas, se fazendo representar nas cinco regiões geográficas.

ENTIDADES FILIADAS A ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE CEGOS DO BRASIL – ONCB – 2015.

- Total de filiadas: 82

- Total de estados com representatividade: 23

- Representatividade Na Região Nordeste: 22 filiadas em 9 estados(AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE)

- Representatividade na região norte: 6 filiadas em 4 estados (AM, AP, PA e RR)

- Representatividade na região centro-oeste: 9 filiadas em 4 estados(DF, GO, MS, MT)

- Representatividade na região sudeste: 22 filiadas em 3 estados (MG, RJ e SP)

-Representatividade na região sul: 23 filiadas em 3 estados (PR, RS e SC)

4. PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS DE CONTROLE SOCIAL , COMISSÕES MINISTERIAIS, GRUPOS DE TRABALHOS E EM INSTITUIÇÕES CONGÊNERES

A ONCB tem contribuído com a construção de políticas públicas por meio da participação em conselhos de controle social em que tem assento por

(3)

meio de eleição no âmbito da sociedade civil. A ONCB se fez representar nesse período nos seguintes conselhos:

- Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONADE.

- Conselho Nacional de Saúde – CNS.

- Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. - Conselho Nacional de Juventude - CONJUVE - Comissão Brasileira do Braille – CBB/MEC

- Grupo de Trabalho: Promoção de Acessibilidade em Avaliações, Processos Seletivos e Concursos Públicos – Remoção de Barreiras da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

- Grupo de trabalho instituído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP para tratar da acessibilidade no Exame Nacional do Ensino Médio e demais avaliações da educação básica nacional.

- Conselho Fiscal do Comitê Paralimpico Brasileiro.

- Fórum de Entidades Nacionais de Pessoas com Deficiência instituído pela Frente Parlamentar das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.

- Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos. - Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência – CRPD.

A ONCB, por meio de suas filiadas, participa também de outros conselhos nas esferas estaduais e municipais.

5. PARTICIPAÇÃO EM ORGANISMOS INTERNACIONAIS

A ONCB se fez representar, nesse período, nas seguintes instituições: - União Mundial de Cegos – UMC – A ONCB é filiada a UMC, com assento para 8 delegados conforme critérios definidos no estatuto da entidade. Em agosto próximo a assessora da Secretaria de Equidade e Gênero da ONCB participará IX Assembleia Geral da UMC, nos estados Unidos, representando a delegação brasileira.

- União Latinoamericana de Cegos – ULAC - A ONCB é filiada a ULAC. Nessa organização ocupou até abril de 2016 os seguintes cargos: Comitê técnico científico, função ocupada pelo secretário geral, senhor Carlos Eduardo Ferrari; Secretaria de Direitos Humanos, cargo exercido pelo presidente, senhor Moises Bauer Luiz, na Secretaria de Educação Física, Desporto e Recreação pelo senhor Mizael Conrado de Oliveira, todos eleitos na assembleia geral ordinária de 2012, realizada na cidade do México. Nas atividades realizadas pela ULAC, em abril último, o Brasil continuou com representatividade nessa instituição, ocupando sua presidência, com a reeleição de Volmir Raimondi. O mandato dos atuais delegados do Brasil junto a ULAC terminaram em abril do ano em curso.

- Comitê Ibero Americano do Braille - A ONCB faz parte desse comitê, representando o Brasil, com a indicação da professora Regina Fátima Caldeira de Oliveira, da filiada Fundação Dorina Nowill para Cegos, especialista e notório saber na área do uso, ensino e difusão do Sistema Braille em todas suas modalidades.

(4)

- União de Cegos de Países de Língua Portuguesa – UCPLP – A ONCB fez parte da fundação dessa instituição e compõe sua primeira diretoria, eleita em dezembro de 2014, ocupando o cargo de tesoureiro na pessoa do senhor Moises Bauer.

6. AÇÕES E PARTICIPAÇÕES EM ATIVIDADES/DEMANDAS DO SEGMENTO

A ONCB mantém a determinação por participar das demandas, lutas e do enfrentamento às mais diversas formas de discriminação e violação dos direitos dos deficientes visuais e por isso, procura atuar nas mais importantes lutas do segmento, tais como:

- Acesso à educação e à cultura por meio dos livros didáticos, de literatura e de informações gerais nos formatos acessíveis(Braille, ampliado, áudio e digitais);

- Acesso ao lazer e à cultura por meio do cinema, teatro e TV acessível, valorizando os recursos de audiodescrição;

- Acesso às tecnologias compatíveis à deficiência;

- Acesso aos sites de órgãos governamentais e não governamentais; - Acesso aos transportes acessíveis;

- Acessibilidade aos bens públicos e transportes acessíveis.

- Defesa pelo cumprimento da legislação vigente que contempla direitos humanos e direitos das pessoas com deficiência em todos os aspectos;

- Defesa de uma política educacional, profissional, cultural, etc que atenda as peculiaridades das pessoas com deficiência visual.

Nesse período a ONCB participou, quer por meio de sua diretoria executiva, dirigentes de filiadas, delegados e militantes do segmento, de ações referentes às pessoas com deficiência tais como: seminários, cursos, audiências públicas, participação em palestras, apresentações artísticas, atividades festivas, programas de rádio e televisão. Essas ações foram de maior ou menor porte, nacional, regional, estadual, municipal ou local demonstrando a mobilização do segmento das pessoas cegas e com baixa visão.

6.1. ATIVIDADES CONTÍNUAS NO PERÍODO

- Participação do conselheiro nos plenos e reuniões demandadas pelo CONADE.

- Participação do conselheiro nos plenos e reuniões demandadas pelo CNAS.

- Participação do conselheiro nos plenos e reuniões demandadas pelo CNS.

- Participação do conselheiro nos plenos e reuniões demandadas pelo CONJUVE.

- Participação nas reuniões da Comissão Brasileira do Braille – CBB/MEC.

(5)

- Participação mensal do presidente nas reuniões do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos - FDNC.

- Participações nos fóruns da ULAC.

- Participações, em Grupos de Trabalho do INEP e outros órgãos públicos ou privados, sob demanda.

6.2. REGISTROS DE ATIVIDADES MENSAIS/2015 ABRIL

1. Participação no 1° Congresso Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Participaram do evento o presidente da filiada AJIDEVI, também, delegado da ONCB em santa Catarina. Joinville – SC.

2. Participação do presidente da ONCB em Reunião na Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Câmara dos Deputados, cuja pauta foi o tratado de Tratado de Marraquech. Brasília – DF.

3. Participação no Fórum da Sociedade Civil e Atores Sociais convocado pela Organização de Estados Americanos (OEA), nas atividades da VII Cúpula das Américas cujo tema central foi: Educação, participação cidadania e governabilidade democrática. Representante da ONCB, Moises Bauer, presidente. Panamá

4. Participação do presidente da ONCB em reunião na Comissão de Relações Exteriores, da Câmara dos Deputados, sobre o Projeto de Lei que propõe a Ratificação do Tratado de Marraquech. Brasília – DF.

5. Realização e participação da Assembleia Geral Ordinária da ONCB. Diretoria executiva, conselho fiscal e delegados estaduais. Brasília - DF MAIO

1. Audiência do presidente da ONCB, na Câmara dos Deputados, com a Deputada Mara Gabrilli, relatora do tratado de Marraquech. O presidente da ONCB foi acompanhado de representantes do Ministério da Cultura e do Ministério das relações Exteriores. Brasília – DF.

2. Reunião do presidente da ONCB com presidentes e dirigentes da ABDV para tratar da mobilização do segmento das pessoas com deficiência visual de Brasília para a votação do Tratado de Marraquech no plenário da Câmara dos Deputados. Brasília – DF. Flavio e Klaus

3. Envio de projeto e ofício ao senhor Heitor Márcio dos Santos Pinheiro, Secretário da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego

(6)

e Renda do Pará, para a realização do Curso ”Protagonismo e Empreendedorismo: O Movimento de Cegos no Brasil rumo à Construção de um novo patamar de empoderamento individual e coletivo” a realizado em Belém. Sem retorno. Brasília – DF.

4. Participação como consultores do INEP/MEC para homologação da pagina de inscrições do ENEM/2015. A página produzida pelo INEP foi avaliada no quesito acessibilidade para pessoas com deficiência visual. A ONCB foi representada por Leondeniz Candido Freitas. Brasília – DF.

JUNHO

1. Participação da audiência publica da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, sessão essa em que foi votado e aprovado o projeto de lei sobre a ratificação do Tratado de Marraquech. O PL seguirá para plenário em caráter de urgência. A sessão foi acompanhada pelo Flavio Luiz - Presidente da ABDV; Paulo Lafaiete - Presidente da AADV e secretaria executiva da ONCB. Brasília – DF

2. Reunião com representantes da Comissão de Direitos Humanos, do Senado Federal, e representantes da Tim e filiadas a ONCB, no DF, cujo pauta foi a captação e qualificação recursos humanos cujo universo seja pessoa com deficiência; Participaram da reunião Justino Bastos e Denise Braga da ABDV, Paulo Lafaiete da AADV e secretária executiva da ONCB. Brasília – DF.

3. Envio de ofício e projeto a Dra Linamara Rizzo Battistella, Secretária da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo com solicitação de apoio para a realização das reuniões do Conselho Mundial do Braille, do Conselho Ibero-Americano do Braille, da Comissão Braille Latino-Americana, e um Seminário sobre o Sistema Braille. Solicitação parcialmente atendida. Brasília – DF.

JULHO

1. Audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados sobre regulamentação da lei 13.019 de 31/07/2014 que estabelece o novo marco regulatório das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. Brasília – DF. 2. Participação da sessão solene de sanção da Lei Brasileira de Inclusão, no Palácio do Planalto. Participaram do ato presidente, vice presidente e secretária executiva da ONCB, presidentes da ABDV e AADV, filiadas no DF, e pessoas dos diferentes segmentos das pessoas com deficiência. Brasília - DF.

(7)

3. Participação no Curso “Eliminação de barreiras em acessibilidade para as pessoas com deficiência em novas tecnologias” promovido pela Fundação ONCE de Solidariedade para com as Pessoas Cegas da América Latina e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Cartagena – Colômbia.

4.

5. Evento online realizado pela Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB e o Portal Mundo Cegal cujo tema a debatido foi Consulta Pública da ANCINE. Participaram da discussão usuários com deficiência visual, profissionais da Audiodescrição e os produtores do audiovisual com o objetivo de conhecer e debater sobre as questões concernentes a Notícia Regulatória e Relatório de Análise de Impacto sobre acessibilidade nas salas de cinema. Organização Secretaria de Comunicação e Secretaria de Tecnologia da ONCB. Curitiba – PR.

6. Envio de projeto e ofício a Fundação ONCE de Solidariedade para com pessoas cegas da América Latina para a realização do Curso ”Protagonismo e Empreendedorismo: O Movimento de Cegos no Brasil rumo à Construção de um novo patamar de empoderamento individual e coletivo” a realizado em Belém. Atendido parcialmente, com exigência de contra partida. Brasília – DF.

7. Protocolo de ofício na Agência Nacional de Cinema (ANCINI) requerendo a dilação do prazo da consulta pública relativa à acessibilidade nas salas de cinema. Ação realizada pela Secretaria ACESSIBILIDADE E Ajudas Técnicas da ONCB. São Paulo - SP.

AGOSTO

1. Participação na sessão Especial de lançamento da Semana Nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla,

- Tema - "Inclusão se conquista com

Autonomia", Plenário do Senado Federal. Brasília – DF.

2. Participação do lançamento da Bolsa Atleta e recepção dos atletas paraolímpicos medalhistas de Toronton, no Palácio do Planalto. Participaram do evento o presidente e vice presidente da ONCB. Brasília – DF.

3. Participação no Evento Internacional realizado pelo Consulado dos EUA no Rio de Janeiro com a OAB/RJ com a Assessora Especial em Direitos

(8)

Internacionais sobre Deficiência Jidith Heumann, autoridades e sociedade civil discutindo a temática da deficiência, acessibilidade, as Olímpiadas e Paralimpíadas. A ONCB foi repesentada pelos delegados Marcio Aguiar e Cinthya Pereira. Rio de Janeiro - RJ.

4. Participação na capacitação de Receptivo inclusivo e acessível para os profissionais aeroportuários para paraolimpíadas. A ONCB foi representada pela Secretaria ACESSIBILIDADE E Ajudas Técnicas da ONCB. São Paulo - SP.

5. Participação na consulta Pública da Agência Nacional de Cinema relativa à acessibilidade nas salas de cinema. A ONCB foi representada pela Secretaria Acessibilidade e Ajudas Técnicas da ONCB. São Paulo - SP.

SETEMBRO

1. Realização de reunião técnica do Conselho Mundial do Braille bem como reuniões complementares do Conselho Ibero-americano do Braille e da Comissão Latino-Americana do Braille – São Paulo - SP.

2. Realização do Seminário “Sistema Braille: Mãos à Obra”, com representantes dos países da América Latina, Conselho Mundial do Braille, Conselho Ibero-americano do Braille, Comissão Latino-Americana do Braille, Comissão Brasileira do Braille, profissionais da área de educação E USUÁRIOS DO Sistema Braille. O Evento contou com a parceria da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. São Paulo - SP.

3. Visitas técnicas às instituições de e para cegos e surdo cegos, do estado de São Paulo, juntamente com a Diretora Técnica da Fundação ONCE, senhora Maria de Jesus, para avaliação de projetos. Foram visitas as seguintes instituições: Laramara, Fundação Dorina Nowill para Cegos, AHIMISA e Associação Sorocabana de Cegos. São Paulo.

4. Participação nas solenidades do Dia nacional de Luta das pessoas com Deficiência realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Brasília – DF.

5. Expedição de ofício para o Procurador Pedro Antônio de Oliveira Machado, da Procuradoria da República em São Paulo, denunciando e solicitando providências quanto a acessibilidade nas máquinas de cartão de crédito e débito com tela touch, para pessoas cegas ou com baixa visão. Brasília – DF.

6. Participação no curso O solftwer livre: Barreira e oportunidade para as pessoas com deficiência visual , a convite da ULAC, Promovido pela

(9)

Agencia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). A ONCB foi representada por Leondeniz Candido de Freitas . Montevideo – Uruguai.

7. Expedição do Edital Convocação para a realização dos Fóruns Estaduais das filiadas a ONCB para eleição de delegados conforme estatuto vigente. Brasília – DF.

8. Representação endereçada ao Ministério Público Federal de SP dando ciência acerca da falta de acessibilidade em máquinas de cartão de crédito e débito. Secretaria Acessibilidade e Ajudas Técnicas da ONCB. São Paulo - SP.

9. Participação nas reuniões iniciais com a Associação Brasileira de Créditos e Serviços (APECS), a fim de assegurar a autonomia e dignidade da pessoa com deficiência visual na utilização de máquinas de crédito e débito de cartões com tela touchs. Secretaria Acessibilidade e Ajudas Técnicas da ONCB. São Paulo - SP.

OUTUBRO

1. Doação de 3 regletes de mesa para três alunos cegos da APAE de Pedreiras – MA. Doação foi feita pela secretária executiva da ONCB para os alunos Paula Jordânia Soares da Silva, Flávio dos Santos Vila da Silva e Paulo André Soares da Silva, a pedido da professora Daniela Cardoso de Souza . Brasília – DF.

2. Participação no Seminário Internacional Educação Profissional e Inserção de Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação no Mundo do Trabalho promovido pela Lumine Editora/UNIP tendo como conferencista o Prof Dr David Rodrigues, da Universidade de Portugal, além de diferentes oficinas sobre o tema. Brasília – DF.

3. Participação na Audiência Pública da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Câmara dos Deputados cujo tema foi: Educação Inclusiva - educação especial e educação em classe comum. Participaram da audiência os seguintes professores doutores, estudiosos do assunto: Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCAR), Rosita Edler de Carvalho (UFRJ), Rosana Glat (UERJ), Maria Aparecida André (Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados). Brasília – DF.

4. Participação do Seminário on line “O protagonismo da pessoa com deficiência visual no trabalho” promovido pela filiada Tecnoblind e

(10)

Secretaria de Comunicação da ONCB. O evento foi realizado via internet, por meio do Teamtalk e contou com mais de 40 pessoas presentes na sala virtual, além de uma média de 50 ouvintes que acompanharam as palestras pela Rádio Mundo Cegal, totalizando 90 pessoas alcançadas pelo evento.

5. Reunião com representantes da Fundação de Cegos da Espanha para América Latina - FOAL relativa Projetos de apoio e sustentabilidade para organizações não governamentais atuantes na defesa de direitos da pessoa com deficiência visual. São Paulo - SP.

NOVEMBRO

1. Participação na eleição do Conselho Nacional de Saúde – CNS para o triênio 2015-2018.. A ONCB foi eleita ficou com uma vaga de titular, e , ainda, como primeira e segunda suplente em duas cadeiras desse Colegiado. Brasília – DF.

2. Realização do Curso “Protagonismo e Empreendedorismo: O Movimento de Cegos no Brasil rumo à construção de um novo patamar de empoderamento individual e coletivo” , com o apoio da Fundação ONCE de Solidariedade para com as Pessoas Cegas da América Latina – FOAL. O curso ocorreu no período de 11 a 15 de novembro, com a participação de 74 pessoas sendo 66 com deficiência visual, de diferentes faixas etárias, e 8 pessoas videntes, que participaram do curso e atuaram como equipe de apoio, além dos 8 palestrantes. O curso foi transmitido em tempo real pela rádio Mundo Cegal. Porto Alegre – RS.

3. Participação do VI Foro Latinoamericano de Mulheres com Deficiência Visual e III Encontro Centroamericano de Mulheres com Deficiência Visual, realizado pela ULAC. A ONCB foi representada por sua assessora na Secretaria de Equidade e Gênero Telma Nantes de Matos. Panamá.

4. Participação em audiência com o Ministro Juca, do Ministério da Cultura cujo tema da pauta foi o Tratado de Marraquech. Na oportunidade ONCB se fez representar por seu presidente Moises Bauer, acompanhado do senhor Edivaldo da Silva Ramos, Presidente da ABEDEV e Marcos de Souza, Diretor da Diretoria de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura. Brasília – DF.

(11)

5. Prorrogação do Edital de Convocação para a realização dos Fóruns Estaduais das filiadas a ONCB para eleição de delegados conforme estatuto vigente. Brasília – DF.

6. Solicitação de apoio ULAC para participação no IX Assembleia Geral da ULAC e VIII Congresso Latinoamericano de Cegos a realizar-se em abril de 2016, em Montevideo, Uruguai. Solicitação parcialmente atendida, sendo contemplado o senhor Jose Antonio Ferreira Freire e Telma Nantes, ambos delegados da ULAC, conforme deliberação da reunião de diretoria realizada em 03 de setembro de 2015, em São Paulo.

7. Solicitação de apoio UMC para na Assembleia Geral da UMC a realizar-se em agosto de 2016, em Orlando, Estados Unidos. Solicitação parcialmente, Atendida. Foi contemplada Telma Nantes de Matos, representante do segmento de Mulheres cegas, conforme deliberação da reunião de diretoria realizada em 03 de setembro de 2015, em São Paulo.

8. Participação na abertura da IX SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e realização do Seminário Lei Brasileira da Inclusão: do papel à realidade, realizados pelo Senado Federal. Brasília – DF.

9. Participação do lançamento da LBI, em braille. Evento realizado pela Comissão de Educação, do Senado Federal. Brasília - DF

10. Participação no Evento sobre a Lei Brasileira de Inclusão – promoção da filiada ADVERJ e Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A ONCB foi representada pelos delegados Marcio Aguiar e Cinthya Pereira. Rio de Janeiro - RJ

DEZEMBRO

1. Participação nas comemorações do DIA DA ACESSIBILIDADE 2014, promovido pela Câmara dos Deputados. Representante Willian Ferreira, Secretário de Juventude e Maria Gloria, secretária executiva da ONCB. Brasília – DF.

2. Participação na IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DFICIÊNCIA – CONEDE de Santa Catarina. A foi representada pelo senhor Clovis Alberto Pereira da Secretaria Acessibilidade e Ajudas Técnicas da ONCB. São Paulo - SP.

(12)

3. Participação na 15ª Conferência Nacional de Saúde, tendo como tema:

"Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". A ONCB se fez representar pelo secretário geral Carlos Ferrari. Brasília – DF.

4. Participação na X Conferência Nacional de Assistência Social. A ONCB se fez representar por p elo conselheiro Alceu Kuhn, presidente do conselho fiscal da ONCB, e pelo secretário geral, Carlos Ferrari, e pelo secretário de acessibilidade e ajudas técnicas, Beto pereira. Brasília - DF. 5. Substituição do representante da ONCB no CONADE - Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência . O conselheiro titular Moises Bauer saiu e foi empossado Beto Pereira. Brasília – DF.

6. Indicação da Secretária de Equidade e Gênero da ONCB, senhora Viviane Ferreira Silva para representar o seguimento das mulheres com deficiência visual na consulta nacional de mulheres preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília – DF.

7. Indicação da tesoureira Patrícia Neves Raposo e da Secretária Executiva professora Maria Gloria para compor a Comissão Distrital de Mobilização que se propõe a trabalhar na construção da Base Nacional Comum Curricular, para as unidades escolares do DF. Brasília – DF

8. Participação do 9º Fórum Brasília, Capital das Leituras/Diálogo Brasil México realizado pela Biblioteca Braille Dorina Nowill. Brasília – DF.

9. Participação na Cerimônia de posse do Conselho Nacional de Saúde, para o triênio 2015-2018, em Reunião Extraordinária. Foram empossados: Moises Bauer (titular), Carlos Ferrari (Primeiro Suplente) e José Antonio (segundo suplente). Brasília – DF.

10. Participação da Conferência “o Tratado de Marraquech” realizada pelo Ministério da Cultura, tendo em vista a recente ratificação do Tratado pelo Brasil como acordo internacional de direitos humanos. O evento contou com a presença de especialistas, autoridades governamentais e membros da sociedade civil. O presidente da ONCB foi um dos palestrantes. Brasília – DF.

JANEIRO - 2016

1. Emissão de parecer técnico justificando pedido de tempo adicional para realização da prova do concurso do INSS, por candidato com deficiência visual. Brasília – DF.

(13)

FEVEREIRO

1. Reunião com membros do Ministério da Cultura, Ministério das relações Exteriores e Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência sobre a constituição do Grupo de Trabalho (GT) que fará a discussão da operacionalização do Tratado de Marrraquech no Brasil. Brasília - DF.

2. Protocolo da documentação da ONCB para habilitação no processo eleitoral do CNAS. Brasília - DF.

3. Participação na reunião da Associação Brasileira de cartões referente ao uso das Máquinas Touch, por deficientes visuais. A ONCB foi representada por Beto Pereira, secretário de Tecnologias e Ajudas Técnicas. São Paulo - SP.

4. Protocolo de nota de repúdio encaminhada ao presidente da Câmara do município de São Paulo, sobre a fragilidade da aplicabilidade da penalidade prevista na Lei Federal em caso de recusa do motorista em levar a pessoa com deficiência acompanhada de cão guia, com restrição do acesso de apenas um cão-guia por veículo e estabelece que o cão da raça “pastor alemão” não pode ser transportado. Secretaria de Acessibilidade e Ajudas Técnicas da ONCB. São Paulo - SP.

5. Encaminhamento de ofício à Dra Linamara Rizzo Battistella, Secretária da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo com solicitação de apoio da Secretaria para a realização do I Fórum de Mulheres de Mulheres com Deficiência Visual, no período de 12 a 14 de maio de 2016. Cuja solicitação foi acatada. São Paulo - SP.

6. Participação na “Cerimônia de formatura da primeira turma do Curso de Pós-Graduação Lato sensu, em nível de especialização, em Treinador e Instrutor de Cães-guia”, no dia 23 de fevereiro. A ONCB se fez representar pelo Senhor Paulo Sérgio Suldóvski; delegado da ONCB no Estado de Santa Catarina e, também, presidente da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais - AJIDEVI. Camboriú - SC

7. Participação no Seminário on line “Turismo Acessível para Pessoas Cegas e com Baixa Visão”. Promovido pela filiada Tecnoblind em parceria com a Secretaria de Comunicação da ONCB. O evento teve uma média de

(14)

100 participantes, tanto presencialmente na sala virtual quanto pela Radio web Mundo Cegal.

8. Participação na rádio Jovem Pan da entrevista da Deputada Mara Gabrilli abordando a LBI e a falta de acessibilidade em máquinas tohch. A ONCB foi representada por Beto Pereira da Secretaria de Acessibilidade e Ajudas Técnicas. São Paulo - SP.

MARÇO

1. Envio ao Diretor de Currículos e Educação Integral - Ministério da Educação as contribuições feitas à consulta pública referente a Base Nacional Comum Curricular, elaboradas pela ONCB em parceria com a filiada LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência a Pessoa com Deficiência visual. Brasília - DF.

2. Participação no I Seminário de Capacitação Paradesportiva da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), em parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Rio de Janeiro - RJ

3. Participação no Encontro com fabricantes e operadores de máquinas de cartão que apresentaram algumas soluções de acessibilidade em máquinas com tela touch para um grupo de pessoas com deficiência visual. O Encontro foi uma iniciativa da Secretaria de Acessibilidade e Ajudas Técnicas da ONCB Laramara, ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Estiveram presentes onze operadoras de cartão de crédito e débito, quatro fabricantes, o representante da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anderson Sant’Anna e Paulo Romeu, assessor da Secretaria de Acessibilidade e Ajudas Técnicas da ONCB. São Paulo - SP.

4. Participação no o Seminário Lei Brasileira de Inclusão: da Origem à Prática , promovido pela Comissão de Inserção da Pessoa com Deficiência do Fórum do Meio Ambiente do Trabalho do MPT/PR – 9ª. Região e a Comissão de Acessibilidade do TRT – 9ª e da Deputada Federal, Mara Gabrilli. A Secretaria de Comunicação da ONCB represntada pelo secretário Leondeniz Cândido e Freitas e a assessora Magda Santos participaram da organização do evento e da transmissão pela Internet - Curitiba - PR

5. Participação na Cerimônia de assinatura da Portaria que instituiu a Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde e da Proteção Social às Crianças com Microcefalia. Promoção Ministério da Saúde e Ministério de desenvolvimento Social e Combate a Fome. Brasília – DF.

(15)

6. Elaboração e encaminhamento, para emenda parlamentar, de projeto da ONCB em parceria com o Instituto de Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, para a realização do curso “A Lei Brasileira da Inclusão e o desafio de sua implementação juntamente com a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU”. projeto não acatado. João Pessoa - PB.

7. Participação no Circuito de Feiras do Livro do DF atividades na Feira de Taguatinga, na Biblioteca Braille com o lançamento do livro “O que pode dar esperança”, em braille, do autor cego Valter Junior. Brasília - DF.

8. Participação em Entrevista ao vivo para as rádios Nacional d Brasília, MEC RJ, FM e Radio Gazeta de SP acerca da falta de acessibilidade em máquinas Toutchs. A ONCB foi representada pelo senhor Beto Pereira , Secretário da Secretaria de Acessibilidade e Ajudas Técnicas. São Paulo - SP.

ABRIL

1. Participação em reunião de fundação do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência (CRPD juntamente com as instituições fundadoras - Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos no Brasil (ONEDEF); Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB); Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS); Associação Brasileira de Autismo (ABRA); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) e Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). A ONCB esteve representada nesse ato por Moises Bauer, Carlos Ferrari, Beto Pereira e José Antonio Ferreira Freire Maria Gloria B. Mota. Brasília - DF.

2. Participação na Audiência publica - “Dia Nacional do Braille” promovida pela Câmara Legislativa do DF, proposta pelo deputado distrital Wellington Luis. Brasília - DF.

3. Participação no VIII Congresso Latinoamericano de Cegos e IX Assembleia Geral da ULAC - Conhecer para Crescer: Nosso protagonismo faz a diferença. Montevideo- Uruguai.

4. Participação nas Conferências Nacionais Temáticas, a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da pessoa Idosa, a 3ª Conferência Nacional de Políticas

(16)

Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a 12ª Conferência Nacional de Direitos humanos. Brasília - DF. 5. Participação na comissão organizadora da IV Conferência Nacional da Pessoa com deficiência por meio do conselheiro titular representante da ONCB naquele colegiado senhor Beto Pereira. Brasília - DF.

MAIO

1. Participação na eleição do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS para o triênio 2016-2018.. A ONCB não conseguiu se reeleger para esse mandato do Colegiado. Brasília – DF.

2. Participação na solenidade de fundação e posse da primeira Diretoria Executiva do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência (CRPD),- Brasília - DF.

3. Realização do I Fórum Brasileiro de Mulheres com Deficiência Visual, promoção da Secretaria de Equidade e Gênero da ONCB, com 54 participantes, sendo 48 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, nas dependências da Fundação Dorina Nowill para Cegos, com 20 horas distribuídas entre 11 palestrantes de referencia nacional e internacional. Participaram desse fórum representantes das 5 regiões geográficas, em 16 estados, de diferentes instituições filiadas ou não a ONCB. São Paulo - SP.

4. Audiência com chefe de gabinete do Senador Romário, senhor Wester, Senador Laiser Martins, Eduardo Barbosa, Mara Gabrilli, Professora Dorinha Seabra, para tratar de pleitos referentes a Educação Especial no âmbito do MEC/SECADI, e da SNDH, considerando o momento de transição do Governo Brasileiro. Brasília - DF.

5. Audiência com Ministro da Educação, Mendonça Filho, para tratar de pleitos referentes a Educação Especial no âmbito do MEC/SECADI, considerando o momento de transição do Governo Brasileiro. Brasília - DF.

(17)

JUNHO

1. Participação na solenidade de posse da Senhora Ivana de Siqueira na SECADI/MEC. A ONCB se fez representar nesse ato por sua Secretária Executiva Maria Gloria. Brasília - DF.

2. Participação no seminário on line “ O Paradesporto” focando a participação dos atletas brasileiros nas olimpíadas e paralimpíadas de 2016, que terão como sede a cidade do rio de Janeiro. O evento foi uma promoção da filiada Tecnoblind em parceria com a Secretaria de Comunicação da ONCB.

3. Coordenação do evento MUNTIÁLOGO promovido pelo Fórum Paulista de Entidades; 24. Junho 2016. A ONCB foi representada pelo seu Secretário de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, Beto Pereira. São Paulo - SP.

7. DIVULGAÇÕES PELA LISTA ONCB COMUNICA, SITE E MAILLING - Cursos organizados e realizados pela ONCB e filiadas , no período.

- Programa mensal, realizado pela Secretaria de Comunicação e reproduzido pela radio-web Mundo Cegal.

- informes de interesse geral advindos dos Conselhos de Controle Social: CONADE, CNAS, CNS, CONJUVE, dentre outros.

- Boletim Eletrônico da ULAC (espanhol) - Boletim Informativo da UMC (Espanhol)

- Boletim Informativo mensal da ACAPO - ACTUAL - Revista Louis Braille da ACAPO

- Jornal Contraponto da Associação dos Ex Alunos do IBC

- Leis, reportagens jornalísticas, textos técnicos de interesse do segmento relacionados .

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

No presente relatório demonstramos um pouco das ações, atividades, e atuação que a ONCB desenvolveu no período.

Estamos certos de que por mais que tenhamos trabalhado temos a consciência de que muito há por se fazer para que alcancemos o extenso rol de objetivos de nossa Organização para que os deficientes visuais brasileiros tenham respeitados seus direitos.

Necessitamos traçar novos desafios para uma melhor participação de todos os envolvidos - diretores, secretários, delegados estaduais, dirigentes de filiadas, usuários e militantes do segmento na eterna busca do fortalecimento de nossos vínculos.

(18)

Encerrando esse período queremos renovar as esperanças, o compromisso e disposição necessários para avançar em prol da concretização de todos os nossos objetivos estatutários. Para tanto contamos com a valorosa contribuição de todos.

Este é o relatório.

Brasília,18 de junho de 2016.

MOISES BAUER LUIZ PRESIDENTE DA ONCB DIRETORIA EXECUTIVA DA ONCB:

Presidente – Moises Bauer Luiz

1º Vice-presidente – José Antonio Ferreira Freire 2º Vice-presidente - Ivanilson Cardoso Ribeiro Tesoureira – Patrícia Neves Raposo

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

This was considered a unique case in Portugal, since power transformers are only available for this type of assessment, when a catastrophic failure occurs, preventing an analysis

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced