• Nenhum resultado encontrado

Regulamento 1- Objetivos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento 1- Objetivos"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Regulamento

1- Objetivos

As Olimpíadas da CriAtividade (OC) são organizadas pelo Torrance Center (Portugal) e têm como objetivo fundamental incentivar o pensamento criativo, crítico e analítico dos jovens e adolescentes do 4º ao 12º ano de escolaridade (ou equivalente), criando um espaço de partilha e motivação, numa filosofia de salutar competição. Através da envolvência dos docentes, encarregados de educação e das próprias escolas como instituições, as Olimpíadas de CriAtividade pretendem ainda implementar na comunidade escolar portuguesa, metodologias e programas inovadores, com destaque para o FPSP-Future Problem Solving Program, integrando-as nas competências promovidas pelo ensino formal, de forma transversal a todas as áreas do saber.

Como objetivo estratégico e estrutural, a realização anual deste evento busca a transposição dos objetivos fundamentais referidos, do ambiente escolar para o exercício quotidiano e aplicado aos diversos contextos da sociedade portuguesa, seja no cívico, tecnológico, empresarial e mesmo político, formando uma geração capaz, competente e dotada de novas ferramentas para enfrentar o futuro.

As atividades propostas neste concurso apelam à resolução criativa de problemas (Creative Problem Solving) e à responsabilidade pessoal pelo futuro coletivo (pensamento futurista). Ou seja, apelam à resolução criativa de problemas com prospetiva futura, daí o nome do programa de base FPSP-Future Problem Solving

Program.

São fatores importantes para uma boa realização nestas competições, a capacidade de trabalho em equipa, o pensamento criativo, crítico e analítico, os conhecimentos adquiridos, a clareza e rigor da comunicação e a responsabilidade cívica.

(2)

Assim, são objetivos específicos deste evento:

- Sensibilizar a sociedade portuguesa para a importância da criatividade e demonstrar o seu papel na aplicação em diversos contextos (ex.: cívico, tecnológico, linguístico, empresarial, artístico), sobretudo quando devidamente enquadrada por metodologias inovadoras e apropriadas;

- Incentivar e desenvolver as competências criativas em crianças, jovens e educadores;

- Implementar em Portugal, em larga escala, na comunidade escolar, metodologias de resolução criativa de problemas, nomeadamente as do Future Problem Solving

Program, a metodologia mais utilizada no contexto educativo ao nível

internacional, nesta área, como demonstrado por abundante literatura;

- Dar visibilidade às boas práticas de aplicação das competências criativas por crianças e jovens que frequentam do 4º ao 12º ano de escolaridade (ou equivalente);

- Criar um espaço de partilha e incentivo para todos os jovens e educadores, e das próprias escolas, num salutar ambiente competitivo;

- Envolver neste processo os docentes, encarregados de educação e as próprias escolas, fazendo com que a pertinência destas competências e metodologias se disseminem ao ensino formal e à formação em geral, em todas as áreas do saber; - Representar Portugal na competição internacional mais importante nesta área, com uma delegação que possa, ela própria, não só dignificar o país como também trazer a experiência vivida por muitos, destes novos saberes e competências.

(3)

2. Inscrições

2.1 Todas as Escolas, públicas e privadas, que pretendam inscrever-se, deverão convidar um professor como Coordenador das Olimpíadas de CriAtividade, o qual aceite cumprir os requisitos descritos no ponto 7.1.

2.2 A Escola é também considerada inscrita se pelo menos um professor se inscrever, desde que este aceite cumprir os requisitos descritos no ponto 7.1 (denominado Responsável) e a Direção da Escola estiver de acordo.

2.3 Um aluno pode inscrever-se individualmente nas OC, desde que inclua a identificação de um educador Responsável que apoie a sua participação nas diversas fases do concurso e que aceite cumprir os requisitos descritos nas alíneas b, d, e, f, k do ponto 7. Além disso, o concorrente terá de aceitar deslocar-se à escola designada para realizar as provas, deslocar-sendo o educador responsável pela sua deslocação.

2.4 Uma Instituição Educativa não incluída no ponto 2.1 (ex.: Centro de Estudos, ATL, Associação de Pais, Associação Juvenil) que pretendam inscrever-se, deverão convidar um educador Responsável que: apoie nas diversas fases do concurso a participação dos jovens adstritos à instituição; aceite cumprir os requisitos descritos no ponto 7. Além disso, os concorrentes terão de aceitar deslocar-se à escola designada para realizar as provas, sendo o educador responsável pela sua deslocação.

2.5 Poderão participar nas OC todos os estudantes que frequentem o ensino básico (4º ao 9º ano escolaridade), secundário (10º ao 12º ano de escolaridade) ou equivalente.

2.6 Cada aluno será inscrito num único escalão, de acordo com o ano escolar que frequenta e em uma única modalidade, à sua escolha.

2.7 Os contactos entre a Organização das OC e o concorrente serão feitos através do Coordenador ou do Responsável (da instituição educativa ou individual).

(4)

3. Escalões

A (Pré-Olímpico): do 4º ao 6º ano de escolaridade (ou equivalente);

B: do 7º ao 9º ano de escolaridade (ou equivalente);

C: do 10º ao 12º ano de escolaridade (ou equivalente).

4. Tipos de prova

Estas Olimpíadas organizam-se em quatro modalidades: Casos, Comunidade, Arte e Escrita.

As modalidades de Escrita e Arte são individuais.

As modalidades de Casos e Comunidade são realizadas em equipas de 4 alunos. Todas elas têm implícita a aplicação de uma metodologia de Resolução Criativa de Problemas, permitindo a aprendizagem e desenvolvimento de competências criativas, analíticas e críticas. Aqui a palavra “problema” traduz “desafio inicial”, ou seja, espera-se que, de diferentes modos (expressas nas diversas modalidades do concurso), os jovens sejam capazes de, perante um “desafio,” identificar exatamente qual o problema subjacente, propor soluções, criar critérios de decisão e elaborar um plano de ação tradutor do modo preciso de resolver o “desafio” inicial.

Comunidade: As equipas constituídas por quatro alunos partem de temas reais e desenvolvem todo o percurso, desde a identificação do problema/desafio, passando pela superação dos obstáculos até à criação de um plano de ação, sempre com o objetivo de marcar uma diferença positiva na comunidade. Um “problema” pode ser qualquer tema desde os mais próximos dos elementos da equipa até aos mais universais. A fase da implementação, poderá ocorrer na escola, na localidade, a nível nacional, ou mesmo na comunidade global. Os participantes deverão ter um perfil mais operacional e pragmático, isto é, de realizar projetos com intervenção útil e prática! O trabalho em equipa incentiva-os a utilizar o conhecimento de forma significativa, envolvendo várias disciplinas e a tornarem-se ativos na sua própria educação. É um modo de os participantes ficarem aptos a utilizar um instrumento poderoso de resolução criativa de problemas com prospetiva futura (FPSP), enquanto contribuem para um futuro melhor, quer dos envolvidos, quer dos que forem objeto de intervenção. Nesta modalidade haverá lugar à apresentação escrita de projeto, vídeo, portfólio, cartaz e entrevista.

(5)

Casos: Anualmente são selecionados on-line, por todos os jovens participantes a nível mundial, os temas a serem abordados em cada uma das fases. Partindo de um caso/cenário prospetivo/desafio fornecido às equipas (de quatro elementos), estas demonstram que dominam os conhecimentos associados ao tema em causa, analisam o “caso” e apresentam um plano de resolução. É uma modalidade que exige muita pesquisa prévia pelo que é vocacionada para os jovens que gostam de aprender profundamente novos temas, ao mesmo tempo que treinam as suas competências de resolução criativa de problemas (prova com duração de 2h).

Escrita: É uma oportunidade para os jovens que gostam de escrever aperfeiçoarem as suas competências criativas. Permite que o participante se expresse, criando uma história com prospetiva do futuro, baseada num dos temas anuais. É pois, uma história onde o ponto de vista do estudante, acerca do futuro, é expresso através de personagens e enredos. É uma previsão do futuro, escrita no momento presente e de um modo criativo. O ponto de partida, ou seja, o mote para a escrita é o caso/ cenário/desafio associado ao tema em análise (a mesma utilizada na modalidade “Casos”). Prova individual com a duração de 2h.

Arte: (em regime experimental, no ano letivo 2012/2013) Após a leitura do cenário/desafio e perante um kit com materiais de desenho, espera-se que o concorrente apresente um desenho que represente o plano de ação a implementar, após o processo de resolução criativa do problema identificado. É uma modalidade excelente para todos os que optem pelo recurso ao desenho como uma expressão das soluções encontradas (prova com duração de 2h).

(6)

5- Etapas, cronograma e provas

5.1 As Olimpíadas de CriAtividade decorrerão sob a lógica de três eliminatórias, avançando da dimensão escolar para a nacional passando pelo regional, processo que culmina com a escolha das equipas que irão representar Portugal nos EUA – Estados Unidos da América, onde se confrontarão com os estudantes vencedores da mesma competição nos respetivos Países.

5.2 O escalão Pré-olímpico terá apenas as duas primeiras fases da competição culminando na meia-final.

5.3 As provas são as mesmas para todos os participantes, de acordo com a modalidade de participação, independentemente do local onde realizem a prova. 5.4 Qualquer das provas que integram o concurso será resolvida, sem consulta, pelos estudantes concorrentes.

5.5 Os nomes dos selecionados são divulgados por ordem alfabética e não pela sua classificação. Porém, poderão ser fornecidas informações qualitativas pormenorizadas, sob solicitação do educador responsável ao Torrance Center. 5.6 O calendário das OC será fixado anualmente pelo Torrance Center em Setembro de cada ano letivo.

(7)

6.1 Primeira Fase (Escolar)

a) O Coordenador/Responsável terá de estar inscrito até à data limite estabelecida;

b) As inscrições de alunos para a Primeira Fase das OC serão realizadas exclusivamente pelos Coordenadores e Responsável, on-line, até à data limite estabelecida;

c) Os enunciados da prova e a folha de respostas para a primeira fase serão distribuídos diretamente pela Organização das OC, por e-mail, ao Coordenador/Responsável da escola, até 8 dias antes da prova. No caso de qualquer dificuldade informática, o Coordenador/Responsável deverá contactar imediatamente a organização das OC que tentará providenciar uma solução alternativa para disponibilização das provas; d) A reprodução das provas será de exclusiva responsabilidade do

Coordenador/Responsável representante da instituição educativa participante;

e) A prova da primeira fase será realizada no dia e hora estabelecido, na escola em que o aluno estiver matriculado ou para onde tenha sido designado, em sala(s) a anunciar pelo Coordenador/Responsável, durante 2h;

f) A Organização enviará ao Coordenador/Responsável as instruções necessárias para a seriação das provas, incluindo os critérios de classificação;

g) É da responsabilidade da Escola a avaliação prévia das provas de todos os participantes e apresentar à organização das OC uma lista seriada, por escalão e em cada modalidade, até à data indicada;

h) As provas deverão ser enviadas para a Organização, conjuntamente com a lista de seriação, até à data indicada.

i) A Organização das OC enviará a lista de selecionados para a Segunda Fase, assim como a respetiva avaliação por critério. Serão apurados, por escalão:

Modalidade Casos: 25 equipas;

Modalidade Comunidade: 20 equipas; Modalidade Escrita: 50 alunos;

(8)

j) O Torrance Center apela para que cada comunidade educativa promova a realização de uma cerimónia de entrega de diplomas a todos os participantes, disponibilizando para o efeito um modelo de diploma que poderá ser personalizado por cada escola.

6.2 Segunda Fase (Meia-Final)

a) Todos os alunos que estiverem regularmente matriculados na primeira fase e que tiverem sido apurados para a Segunda Fase serão automaticamente classificados, sem a necessidade de nova inscrição; b) Esta fase será realizada num número reduzido de instituições

educativas, a determinar pelo Torrance Center, de acordo com à área de residência dos selecionados, e durante 2h;

c) A avaliação será realizada pela Organização das OC;

d) A Organização das OC publicará a lista de selecionados para a Final Nacional. Serão apurados, por escalão:

Modalidade Casos: 10 equipas; Modalidade Comunidade: 10 equipas; Modalidade Escrita: 20 alunos;

Modalidade Artes: (a definir).

e) O escalão A termina nesta fase. Porém, os vencedores serão convidados a assistir à Final Nacional.

6.3 Terceira Fase (Final Nacional)

a) Todos os alunos que tiverem sido apurados para a terceira fase serão automaticamente classificados, sem a necessidade de nova inscrição. b) A Final Nacional decorrerá em local a determinar pelo Torrance Center,

durante 3 dias;

c) Em cada uma das categorias serão considerados vencedores do concurso, por modalidade e por escalão, os seguintes concorrentes: - Com a melhor classificação: medalha de ouro;

- Segunda melhor classificação: medalha de prata; - Terceira melhor classificação: medalha de bronze.

d) Serão atribuídos prémios especiais aos vencedores do concurso por escalão e modalidade e, a todos os finalistas, prémios de presença e diplomas de participação. A declaração dos vencedores e a entrega dos prémios será realizada no último dia do evento.

(9)

6.4 Competição Internacional (IC- Future Problem Solving Program International) a) A organização das OC considerará como pré-selecionados para

participar na Competição Internacional, os três melhores classificados do escalão B e C, de cada uma das modalidades; a título excecional, poderá incluir na pré-seleção outros alunos do escalão A que tenham demonstrado capacidades extraordinárias;

b) É condição obrigatória para integrar a pré-seleção, o domínio ao nível da comunicação oral, da língua inglesa (Nível B1 europeu);

c) Os alunos deverão ter disponibilidade para participar em ações de formação de preparação para a Competição Internacional (que decorrerá aos sábados ou férias escolares, entre Abril e Maio), durante as quais ganharão experiência na metodologia Future Problem Solving

Program e treiná-la-ão na sua modalidade de concurso;

d) Os estudantes selecionados para participar na IC-Future Problem

Solving Program International, nos Estados Unidos serão

acompanhados por adultos (membros da Organização e Coordenadores/Responsáveis selecionados pelo Torrance Center) que funcionarão como Monitores da Delegação Portuguesa;

e) Os selecionados deverão ter passaporte válido para todo o período da viagem. No caso de menores de 18 anos deverão obter uma autorização dos pais/encarregados de educação para viagem ao estrangeiro e um seguro acidentes/viagem.

(10)

7. Disposições Gerais

7.1 Requisitos do Coordenador/Responsável:

a) Inscrever a sua Instituição Educativa nas OC;

b) Frequentar a formação gratuita de 1 dia, disponibilizada pelo Torrance Center, em locais a designar, quer para estar apto a informar adequadamente todos os interessados, quer para desenvolver as suas próprias competências pedagógicas relativas à metodologia de resolução criativa de problemas FPSP; c) Divulgar as OC junto da comunidade escolar;

d) Receber as inscrições dos alunos interessados e proceder ao seu registo; e) Disponibilizar-se para implementar atividades pedagógicas com os alunos interessados em desenvolver as competências inerentes á modalidade em que pretendem concorrer;

f) Dinamizar a participação nas OC, de outros educadores (professores, encarregados de educação, etc.);

g) Distribuir por todos os inscritos, as informações enviadas pela Organização; h) Receber os enunciados das provas por e-mail e fazer cópias em número suficiente para todos os alunos participantes, mantendo total confidencialidade; i) Proporcionar um espaço, material e vigilância para a realização das provas nas datas e horas estipuladas;

j) Proceder à análise e seriação das provas, na primeira fase, de acordo com os critérios fornecidos pela organização da OC;

k) Caso a sua escola seja acolhedora da segunda fase, deverá implementar a competição em colaboração com a organização das OC;

Nota: Um professor poderá ser o Coordenador em mais do que uma instituição educativa (por exemplo, numa Escola Pública e numa Escola Privada), tendo no entanto que se registar duas vezes, uma para cada instituição.

(11)

a) A Organização não cobra qualquer valor quer às instituições educativas quer aos alunos, para participar nas OC;

b) A Organização não comparticipa nas despesas de deslocação dos alunos e acompanhantes nas etapas regional e nacional;

c) A Organização suporta as despesas inerentes à Final Nacional (programa, alimentação e estadia);

d) A Organização pretende dar como primeiro prémio, o pagamento das despesas da participação Internacional (deslocação e estadia). Porém tal, está dependente da obtenção de patrocínios, por parte da Organização da OC e dos concorrentes.

7.3 As fraudes ou tentativas de fraude por parte dos Coordenadores e/ou Responsáveis na Instituição Educativa serão punidas com a exclusão da Instituição

7.4 As fraudes ou tentativas de fraude por parte de um concorrente serão punidas com a sua exclusão do concurso.

7.5 As decisões das avaliações das provas, pelo Torrance Center são irrevogáveis e delas não há recurso.

7.6 A resolução dos casos omissos neste regulamento será da competência do Torrance Center.

Referências

Documentos relacionados

fornece as regras básicas de interpretação dos evangelhos ao descrever em Hebreus a natureza do sacerdócio de Cristo através do significado do nome de Melquisedeque. Hb.7-1,2:

A análise por CGAR [Fig. 155) desta fração mostrou uma série de compostos. Os espectros de massas, obtidos por CGAR-EM [Fig. A presença de triterpenos pentacíclicos nesta fração

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

Em adição, tratamos leucócitos humanos de origem feminina e masculina in vitro com estradiol e progesterona, a fim de investigar o possível impacto desses

No entanto, quando diagnosticada a falha do tratamento inicial o dentista tem em mãos três opções de manejo, o retratamento de canal, a cirurgia paraendodôntica e a

Ao final deste momento encontraram-se quarenta e três artigos, onde a busca realizou-se numa soma de 12 revistas (Revista Movimento, Revista Pensar a Prática,