• Nenhum resultado encontrado

MANTENHA-SE SEMPRE BEM INFORMADO! TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANTENHA-SE SEMPRE BEM INFORMADO! TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MANTENHA-SE SEMPRE

BEM INFORMADO!

TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI.

Linha de Transmissão 500 kV

Igaporã III - Janaúba 3 - Presidente Juscelino C1

e C2 e Subestações Associadas

(2)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou em 28 de novembro de 2016, a segunda etapa do Leilão de Transmissão 013/2016,em que foi feita a concessão à Equatorial Energia dos Lotes 14, 15 e 16, correspondentes à LT 500 kV Igaporã III - Presidente Juscelino. A concessionária é responsável pela implantação, operação e manutenção dessa Linha de Transmissão, por um período de 30 anos consecutivos. Essa LT terá cerca de 1.150 km de extensão, devendo atravessar 24 municípios em Minas Gerais e cinco municípios no Estado da Bahia.

Conheça o Projeto

Uma Linha de Transmissão (LT) é um sistema de transporte de energia elétrica através de cabos de alta tensão sustentados por torres.

A energia sai de uma fonte geradora – que pode ser hidrelétrica, termoelétrica, solar ou eólica –, passa por subestações e é levada para as redes que distribuem para as casas, hospitais, escolas e outros estabelecimentos.

A LT 500 kV Igaporã III - Presidente Juscelino tem como finalidade de

ampliar a integração de fontes geradoras e consumidores de energia no Nordeste e no Sudeste do Brasil, aumentando, dessa forma, a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) e reduzindo o risco de apagões.

Como Funciona uma

Linha de Transmissão?

(3)

Caminho da Energia até

a Nossas Casas

A energia elétrica é produzida em diferentes fontes, como

usinas eólicas, solares, termelétricas ou hidrelétricas,

como vemos na figura.

As linhas de transmissão, como a LT 500 kV Igaporã III - Presidente Juscelino, são

como grandes “rodovias” de eletricidade em alta tensão, fazendo a ligação

da energia elétrica entre regiões distantes.

A rede de distribuição funciona como as ruas e estradas rurais nas vias de transporte, e levam a energia elétrica em tensão reduzida nos municípios até os consumidores. Em Minas Gerais a distribuidora de energia é a

CEMIG, e na Bahia a distribuidora é a COELBA.

Apenas depois desse longo caminho é que a energia elétrica pode iluminar as ruas, abastecer os hospitais,

comércios, casas e fábricas, e fazer a vida como conhecemos funcionar. Para ser transmitida, a energia produzida

nas usinas devem ter sua voltagem ajustada para ser equivalente à da rede de transmissão. No caso da LT da Equatorial Transmissora, a energia será conduzida em 500 mil volts, ou 500 kV.

As subestações funcionam como “entroncamentos” de energia elétrica, que reduzem a tensão da energia para que ela entre na rede de distribuição local, ou direcionam

a eletricidade de alta tensão para outras subestações. A Equatorial Transmissora prevê a construção das Subestações Igaporã III, Janaúba 3 e Presidente Juscelino.

GERAÇÃO SUBESTAÇÃO ELEVADORA SUBESTAÇÃO REBAIXADORA DISTRIBUIÇÃO CONSUMIDORES TRANSMISSÃO

(4)

O traçado previsto* para a LT 500 kV Igaporã III - Presidente Juscelino atravessa 29 municípios ao todo, sendo cinco no Estado da Bahia e 24 no Estado de Minas Gerais:

Qual a localização

prevista para LT 500 kV

Igaporã III - Presidente

Juscelino?

*Conforme o desenvolvimento dos estudos, o traçado poderá sofrer alterações.

Caetité - BA Candiba - BA Guanambi - BA Pindaí - BA Urandi - BA Augusto De Lima - MG Bocaiúva - MG Buenópolis - MG Catuti - MG Engenheiro Navarro - MG Espinosa - MG Francisco Sá - MG Glaucilândia - MG Gouveia - MG Guaraciama - MG Janaúba - MG Joaquim Felício - MG Juramento - MG Mamonas - MG Mato Verde - MG Monjolos - MG Monte Azul - MG Montes Claros - MG Nova Porteirinha - MG Olhos-D’Água - MG Pai Pedro - MG Porteirinha - MG Presidente Juscelino - MG Santo Hipólito - MG Total Geral 36,55 12,63 42,65 53,37 64,55 55,96 125,30 66,43 6,34 19,18 40,43 143,19 10,07 0,19 2,96 100,73 41,48 15,24 11,60 19,81 32,67 61,55 26,42 2,01 2,21 34,00 57,23 32,57 37,63 1154,98

M

unicípio

E

xtEnsão

(K

M

)

(5)

Durante a fase de estudos, diferentes equipes devem circular pelas regiões próximas ao empreendimento, para realizar diferentes atividades.

As Atividades na

Fase de Estudo

A TOPA é uma empresa especializada que encaminha profissionais para realizar medições diversas para saber exatamente por onde a Linha poderá passar. Para isso, eles usam equipamentos em tripés e abrem pequenas escavações ao longo do traçado pretendido para a LT. Às vezes, esses técnicos precisam entrar nas matas ou pastagens das propriedades, mas sempre vão pedir autorização dos proprietários antes!

t

opografiaE sondagEns

M

apa dE

L

ocaLização

(6)

A Avalicon, empresa responsável pelo cadastro fundiário, envia seus técnicos para procurar os donos e moradores das áreas em que a Linha de Transmissão poderá ser instalada, e procuram identificar as características de cada propriedade para calcular um valor justo de indenização. Esses técnicos sempre se identificam e nunca fazem solicitação de dinheiro

aos proprietários.

c

adastrofundiário

A Ecology Brasil foi contratada para enviar profissionais que deverão percorrer toda a área prevista para instalação da LT e levantar informações que irão compor o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Técnicos circularão na região observando o solo, as rochas, entrando nas matas em busca de plantas e animais, e visitando casas de moradores e instituições para conhecer melhor as características dos locais por onde a LT vai passar. Todos os técnicos da Ecology Brasil circulam com uniforme ou crachá, e não entram em áreas sem autorização prévia dos proprietários e moradores.

(7)

Outros profissionais além desses poderão ser vistos na região, realizando contatos com representantes do poder público ou fornecedores locais, por exemplo. Na fase de obras, a empresa responsável será a Andrade Gutierrez Engenharia Sempre que ficar em dúvida ou quiser apresentar alguma reclamação sobre equipes observadas em campo, entre em contato com nossa Ouvidoria no número 0800 098 2995. .

Veja as empresas que estarão envolvidas no projeto e poderão ser observadas circulando na região:

Para a instalação da Linha de

Transmissão, é preciso estabelecer uma faixa, com aproximadamente 35 metros para cada lado da LT, na qual alguns cuidados devem ser observados para evitar acidentes com a Linha, pessoas ou animais. Para o estabelecimento dessa faixa, uma indenização é paga aos proprietários das áreas atravessadas, de acordo com valores justos e negociados. Confira o que pode e o que não pode ser feito nessa faixa:

Faixa de Servidão

3

4

O QUE NÃO É PERMITIDO

1. Moradias (casas de alvenaria ou de estuque, barracos de madeira, entre outros); 2. Árvores e vegetação de grande porte

(eucalipto, pinheiro, mangueira etc); 3. Queimadas;

4. Instalações elétricas e mecânicas;

5. Depósitos de materiais inflamáveis ou de lixo; 6. Áreas recreativas, industriais, comerciais

e culturais.

O QUE É PERMITIDO

1. Plantações rasteiras (hortas, milho, soja, café, entre outros);

2. Culturas frutíferas de pequeno porte (exceto na área das torres)

3. Sistemas de irrigação localizada e por inundação;

4. Cercas de arame devidamente aterradas, passagens e porteiras;

5. Andar pela faixa de servidão;

6. Circulação de veículos agrícolas (exceto na área das torres).

Fundiário: Topografia: Construção e Montagem: Estudos Ambientais:

(8)

Para uma obra desse porte, é necessário realizar um processo de licenciamento ambiental. Conduzido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgão ambiental responsável por esse empreendimento, esse processo é divido em três etapas, sendo uma licença ambiental para cada.

O Processo de

Licenciamento Ambiental

LicEnça prévia (Lp)

Será emitida após a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) pelo IBAMA. Essa licença atesta a viabilidade socioambiental, mas não autoriza o início das obras, e indica as solicitações do órgão de medidas ambientais para cada impacto identificado no EIA/RIMA.

LicEnça dE instaLação (Li)

Será emitida depois que o IBAMA aprovar o Plano Básico Ambiental (PBA), um documento que apresenta as medidas e ações para evitar, reduzir ou compensar os impactos ambientais identificados no EIA/RIMA. Essa licença autoriza o início das obras e apresenta as principais exigências do órgão para o controle das obras e compensações ambientais.

LicEnça dE opEração (Lo)

É a última licença, emitida depois que as obras estão prontas e depois que as exigências do IBAMA foram atendidas. Autoriza o início da operação comercial da Linha de Transmissão, e deve ser renovada periodicamente.

LO

(9)

Mesmo conduzido pelo IBAMA, outros órgãos devem ser consultados no processo de licenciamento ambiental. Para o licenciamento da LT 500 kV Igaporã III - Presidente Juscelino, os órgãos intervenientes são:

Fundação Nacional do Índio (Funai)

Analisa interferências em terras indígenas;

Fundação Cultural Palmares (FCP)

Analisa interferências em terras quilombolas;

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Trata de interferências sobre patrimônios históricos, culturais e arqueológicos;

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Órgão que cuida das unidades de conservação no Brasil.

o

utrosórgãos quE

participaMdoLicEnciaMEnto

PE EIA LP PBA LI LO

E

studodE

i

Mpacto

a

MbiEntaL

(Eia)

Estudo voltado para os diagnósticos do meio biótico, físico e socioeconômico e dos possíveis impactos que a implantação da LT poderá causar.

L

icEnça

p

révia

(Lp)

Licença que autoriza a localização do empreendimento e representa sua viabilidade socioambiental.

projEto dE EngEnharia

Nesta etapa são propostas pela equipe de engenharia as alternativas de possíveis locais onde a LT será instalada.

E

tapa

a

tuaL

L

icEnçadE

i

nstaLação

(Li)

Licença que autoriza o início da obra.

L

icEnçadE

o

pEração

(Lo)

Licença que autoriza o início da obra.

p

Lano

b

ásico

a

MbiEntaL

(pba)

Detalha a implementação dos Programas Ambientais propostos no EIA.

c

onstrução

o

pEração

(10)

1. Vão contratar mão de obra local?

Sim. A empresa dará prioridade à contratação da mão de obra local. Porém, para alguns postos de trabalho, há necessidade de capacitação específica, como montagem de torres e realização de trabalho em altura.

Neste momento o projeto está em fase de estudo, e a forma de cadastramento de currículos será divulgada em momento oportuno.

2. Qual a previsão de início e término da obra?

As obras só poderão ser iniciadas após a emissão da Licença de Instalação (LI) pelo IBAMA (órgão ambiental responsável pelo licenciamento deste projeto). A previsão é que esta LI seja emitida no segundo semestre de 2018 e que a obra dure aproximadamente 18 meses (para a conclusão da instalação de todo projeto).

5. Quais são os benefícios que esse projeto trará?

Apesar de não levar luz diretamente às casas das pessoas, esse projeto aumenta a oferta de energia na região e em todo o Brasil, favorecendo as possibilidades de redução nas contas de luz e de ampliação da rede de energia onde ela ainda não existe. Além disso, o projeto estima gerar postos de trabalho, e muitos outros poderão ser gerados com novos projetos que poderão ser atraídos com o aproveitamento da Linha de Transmissão, o que pode beneficiar a vida de muitas pessoas na região.

6. As linhas de transmissão fazem barulho?

Eventualmente as linhas de transmissão podem emitir ruídos parecidos com zumbidos e estalidos, de baixo volume, principalmente em dias úmidos. Esses ruídos são normais e estão de acordo com os limites estipulados pelas normas brasileiras que garantem não haver riscos à saúde da população.

3. Como será feito pagamento para a passagem da Linha e instalação de torres nas propriedades?

A indenização é paga em parcela única, a todas as propriedades que serão atravessadas pela LT. O valor é calculado considerando a medida da área que será ocupada pela faixa de servidão, o valor médio da terra na região, e a existência ou não de benfeitorias ou áreas de produção rural, dentre outros fatores.

Todo o cálculo da indenização é feito seguindo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, segundo a NBR 14.653, de avaliação de bens em vigor no Brasil, e negociado com os proprietários.

4. A LT pode causar doenças a quem vive próximo a ela?

O campo de energia produzido por uma Linha de Transmissão de alta tensão é muito fraco , menor até mesmo que o gerado por alguns eletrodomésticos e não oferece qualquer risco de causar câncer ou qualquer doença.

7. Que perigos existem em caso de tempestade?

Em tempestades, deve-se buscar abrigo em locais fechados e protegidos, longe de áreas abertas ou que atraiam raios, como árvores, torres e antenas, incluindo as linhas de transmissão de modo geral. Apesar de possuírem sistema de para-raios e aterramento, durante tempestades as estruturas metálicas de LTs podem ficar “carregadas” e dar choques elétricos. Por isso, mantenha distância.

8. É possível utilizar a madeira retirada da faixa de servidão?

Toda a madeira suprimida para a abertura de acessos, da faixa de servidão ou da área de torres pertence ao proprietário da terra. A construtora responsável deve medir a quantidade de madeira ou lenha cortada, e depois disso o material fica disponível para o uso do proprietário. Para o caso de venda da madeira, o proprietário deve seguir os procedimentos e normas do Ibama.

(11)

Cuide bem da sua cidade. Material é impresso em papel reflorestado. Não jogue este impresso em via pública. Canal da Ouvidoria

Se você tem alguma dúvida, sugestão ou reclamação sobre o empreendimento, entre em contato pelo telefone:

0800 098 2995

Ou pelo e-mail:

faleconosco@equatorial-t.com.br Mais informações pelo site:

www.equatorial-t.com.br Órgão Ambiental Licenciador Consultoria Ambiental

IBAMA - LINHA VERDE 0800 61 8080

Referências

Documentos relacionados

Comprometida com uma gestão transparente e estrutura democrática, busca fazer a diferença na vida das pessoas por meio de soluções financeiras acessíveis e ações que contribuem

Na ausência de investigações sobre o tema, avança-se com a hipótese de os cuidados parentais terem um impacto mais saliente nas FE das crianças prematuras,

Órgão Executor: O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), responsável pelas políticas e diretrizes governamentais fixadas para

Se “a percepção dos consumidores de seu controle sobre o uso e as consequências do consumo seria menor para ideias sociais do que para os produtos convencionais”, os

A análise do coeficiente de recessão e do BFI nos gráficos abaixo evidenciam agrupamentos de bacias que podem ser classificados como alto, médio, baixo e,

Ao longo do traçado proposto para a LT, outros técnicos irão identifi car construções, plantios, atividades comerciais, bem como os moradores nas proximidades da faixa de servidão

• Apesar de as barras de suporte Liko estarem equipadas com fechos, é necessário ter sempre alguns cuidados especiais: com as bandas totalmente esticadas mas antes de elevar

PARÁGRAFO PRIMEIRO: O pagamento dos valores mencionados nesta cláusula será feito pela Empresa empregadora em guia própria do Sindicato Profissional até o quinto dia útil após