• Nenhum resultado encontrado

Médico Clínico Geral PSF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Médico Clínico Geral PSF"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

C

a

de

rno

de

q

ue

st

õ

e

s

Ins

tr

u

ç

õ

e

s

Ge

ra

is

883

CONCURSO PÚBLICO

TAPIRA/MG

Médico Clínico Geral PSF

• Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTAS e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a substituição

ao fiscal.

• Este caderno de questões está assim constituído:

DISCIPLINAS Nº QUESTÕES

Português Informática

Legislação, Conhecimentos Gerais e Específicos

10 05 25

Total de questões 40

• Após conferir seus dados no cartão de respostas (NOME, Nº da INSCRIÇÃO e CARGO), assine no local indicado.

• O CARTÃO DE RESPOSTAS é o único documento de correção, devendo ser preenchido com bastante atenção, à caneta

esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, marcando uma única alternativa em cada questão. Verifique no cartão de respostas as instruções para preenchimento. Não rasure, não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

• Se o CARTÃO DE RESPOSTAS contiver maior número de alternativas e/ou de questões, preencha apenas as correspondentes à

sua prova; as demais ficam em branco.

• Durante a realização da prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquina calculadora

e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

• O tempo de duração da prova objetiva será de até três horas, incluído o tempo para preenchimento do Cartão de Respostas.

O candidato somente poderá levar consigo seu caderno de provas após uma hora contada do efetivo início das provas. Ao candidato que sair antes de uma hora contada do efetivo início das provas, será permitido copiar seu cartão de respostas, para conferência com o gabarito oficial.

• Em todas as questões de legislação desta prova (se houver), serão consideradas as emendas e/ou alterações da legislação

com entrada em vigor até a data do início das inscrições.

• Na prova de Português será exigida a norma ortográfica atualmente em vigor.

• Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal da sala o CARTÃO DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado.

• Ao final da prova objetiva, os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de

acompanhar os fiscais até a coordenação para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, após concluído.

Direitos autorais reservados à Objetiva Concursos Ltda. Proibida a reprodução, ainda que parcial, sem autorização prévia.

Boa Prova!

Seriedade e ética: nós acreditamos nesses valores.

Esta parte destacável serve para copiar as suas respostas, somente poderá ser destacada no ato da entrega do material na mesa do fiscal.

(2)

PORTUGUÊS

Crianças que sofrem traumas envelhecem mais rápido, mostra estudo

Um estudo da Associação Americana de Psicologia, publicado na revista científica Psychological Bulletin, sugere que crianças que passaram por traumas na infância podem apresentar envelhecimento biológico precoce. Esse envelhecimento está relacionado _____ puberdade precoce, desgaste celular e alterações na estrutura cerebral – problemas que, em longo prazo, podem levar ao surgimento de doenças.

Os pesquisadores analisaram 79 trabalhos previamente publicados, que contavam com dados de 116 mil crianças criadas em ambientes adversos. As crianças foram divididas em dois grupos: o primeiro era formado por aquelas que enfrentaram algum tipo de violência, como assédio sexual e abuso; o segundo era composto por crianças que viveram em situações de negligência, miséria e sendo privadas de direitos básicos.

Ambos os grupos apresentaram envelhecimento precoce, mas em intensidades diferentes. As crianças que sofreram violência, por exemplo, corriam mais risco de puberdade precoce. As meninas tinham suas menarcas (primeira menstruação) muito antes de outras colegas da mesma idade.

O mesmo ocorreu com o desgaste celular. Nas extremidades das cadeias de DNA, há um tipo de proteção chamada telômero. Os telômeros se desgastam naturalmente com o passar dos anos, mas os cientistas observaram que, nas crianças do primeiro grupo, essas proteções já se mostravam mais encurtadas do que o normal para a idade.

Os cientistas também avaliaram o impacto das adversidades no afinamento do córtex (camada externa do cérebro), um processo que também está ligado ao envelhecimento. Em crianças que cresceram em um ambiente perigoso, foi observada _____ aceleração do processo nas regiões do cérebro que processam informações sociais e emocionais, enquanto que, nas crianças que sofriam privações, a alteração ocorria nas áreas relacionadas com a memória e a tomada de decisões.

Os pesquisadores acreditam que a identificação do envelhecimento precoce, por parte de pediatras, pode ajudar a impedir que os indivíduos desenvolvam doenças, o que ajudaria também a descarregar o sistema de saúde. Além disso, o envelhecimento precoce pode ser uma forma de alertar aos profissionais que seus pacientes podem ter sofrido ou estar sofrendo violência ou privação no ambiente doméstico, facilitando um encaminhamento _____ terapia.

https://super.abril.com.br/ciencia/criancas... - adaptado.

1) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

a) à | à | a b) a | à | a c) a | a | à d) à | a | à

2) Em conformidade com o texto, analisar os itens abaixo: I. Em longo prazo, problemas como puberdade precoce,

alterações na estrutura cerebral e desgaste celular podem levar ao surgimento de doenças.

II. Crianças que passaram por traumas na infância podem apresentar envelhecimento biológico precoce, conforme a revista Psychological Bulletin.

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

3) Em conformidade com o texto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) Em crianças que sofreram algum tipo de violência, os cientistas observaram que os telômeros estavam mais dilatados do que deveriam.

(---) Os pesquisadores acreditam que o reconhecimento do envelhecimento precoce, por parte dos pediatras, pode auxiliar o impedimento de que os indivíduos desenvolvam doenças.

a) C - C. b) E - C. c) C - E. d) E - E.

4) No período “Além disso, o envelhecimento precoce pode ser uma forma de alertar aos profissionais (...)”, o termo sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:

a) Ainda. b) Embora. c) Porquanto. d) Destarte.

(3)

5) No período “(...) criadas em ambientes adversos.”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

a) Proveitosos. b) Oportunos. c) Desfavoráveis. d) Propícios.

6) Em relação à ortografia, marcar C para as palavras Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) Exortação. (---) Vicissitude. (---) Conssorciação. a) C - C - E. b) E - E - C. c) C - E - E. d) E - C - C.

7) Assinalar a alternativa que apresenta uma palavra acentuada pela mesma regra que “passível”:

a) Cajá. b) Tímpano. c) Ávido. d) Tórax.

8) Considerando-se a classificação das palavras quanto à classe a que pertencem, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Advérbio. (2) Pronome. (3) Preposição. (---) Desde. (---) Já. (---) Quem. a) 1 - 2 - 3. b) 1 - 3 - 2. c) 3 - 1 - 2. d) 3 - 2 - 1.

9) Assinalar a alternativa em que o termo destacado é um objeto direto:

a) Necessitávamos de atendimento. b) Naquele dia, choveu torrencialmente. c) As ruas estavam irreconhecíveis. d) Encomendei um livro à loja.

10) Sobre o uso dos porquês, analisar os itens abaixo: I. Ninguém sabia ao certo o porquê de sua desistência. II. Gostaria de saber por que você está tão ansioso. a) Os itens I e II estão incorretos.

b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão corretos.

INFORMÁTICA

Atenção! Para responder às questões de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse, e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão.

11) Assinalar a alternativa que apresenta um exemplo de

hardware e dois exemplos de software, respectivamente:

a) Processador, malware, antivírus. b) Monitor, teclado, webcam. c) Windows 10, antivírus, Word 2010. d) Placa-mãe, placa de vídeo, placa de som.

(4)

12) Uma senha boa, bem elaborada, é aquela que é difícil de ser descoberta e fácil de ser lembrada. Não convém criar uma senha forte se, quando for usá-la, não conseguir recordá-la. Também não convém criar uma senha fácil de ser lembrada se ela puder ser facilmente descoberta por um atacante. Alguns elementos que NÃO são aconselhados usar na elaboração das senhas são:

I. Dados pessoais, como nomes, sobrenomes, contas de usuário.

II. Sequências de teclado, evitando senhas associadas à proximidade entre os caracteres no teclado, como “qwertyuio”.

III. Grande quantidade de caracteres. Quanto mais longa for a senha, pior.

Está(ão) CORRETO(S): a) Somente o item I. b) Somente o item III. c) Somente os itens I e II. d) Todos os itens.

13) Considerando-se o Word 2013, analisar os itens abaixo: I. Ao justificar o texto, distribui-se o texto uniformemente

entre as margens.

II. O pincel de formatação permite copiar toda a formatação de um objeto e aplicar a outro.

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

14) Em relação às funcionalidades do Windows 10, sobre a área de trabalho remota, analisar a sentença abaixo:

A área de trabalho remota pode ser utilizada para conectar-se de longe a um computador com Windows 10 Pro

(1ª parte). Utilizando a área de trabalho remota do Windows

10, é possível se conectar a dispositivos que utilizam outros sistemas operacionais, como Linux e Mac (2ª parte).

A sentença está: a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1ª parte. c) Correta somente em sua 2ª parte. d) Totalmente incorreta.

15) Considerando-se o Excel 2013, analisar a sentença abaixo:

É possível aplicar formatos de número, como datas, moeda ou frações, às células de uma planilha (1ª parte). Na guia Inserir, grupo Símbolos, é possível inserir um Hiperlink

(2ª parte). A sentença está: a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1ª parte. c) Correta somente em sua 2ª parte. d) Totalmente incorreta.

LEGISLAÇÃO, CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Conhecimentos Gerais

16) Considerando-se a onda de doenças respiratórias na atualidade, analisar os itens abaixo sobre como tossir e/ou espirrar de forma correta:

I. Ao tossir ou espirar, deve-se virar o rosto/cabeça em direção às pessoas ao seu redor.

II. Espirar ou tossir utilizando o lado interior do cotovelo para cobrir a boca ou o nariz.

III. Espirar ou tossir diretamente na palma da mão. Está(ão) CORRETO(S):

a) Somente o item II. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens II e III. d) Todos os itens.

Legislação e Conhecimentos Específicos

17) De acordo com a Constituição Federal, sobre a saúde, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

As ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: ________________, com direção única em cada esfera de governo; atendimento _____________, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.

a) descentralização | integral b) descentralização | restrito c) centralização | integral d) centralização | parcial

(5)

18) Em conformidade com a Lei Orgânica do Município, sobre o processo legislativo, analisar a sentença abaixo:

A iniciativa das leis cabe a qualquer Vereador, ao Prefeito, à Mesa e aos cidadãos, que a exercerão sob forma de moção articulada, subscrita, no mínimo, por cinco por cento do eleitorado, versando sobre assunto de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros (1ª parte). As leis complementares serão aprovadas pela maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, observados os demais termos de votação das leis ordinárias (2ª parte). O Prefeito não poderá solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa (3ª parte).

A sentença está:

a) Correta somente em suas 1ª e 2ª partes. b) Correta somente em suas 1ª e 3ª partes. c) Correta somente em suas 2ª e 3ª partes. d) Totalmente correta.

19) Em conformidade com a Lei Municipal nº 442/1990 - Estatuto dos Servidores Públicos do Município, sobre o concurso público, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) O concurso público terá validade de até três anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

(---) O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no órgão oficial e em jornal diário de grande circulação no município.

(---) Será aberto novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior, com prazo de validade ainda não expirado.

a) C - C - C. b) E - E - C. c) E - C - E. d) C - E - E.

20) De acordo com a Lei Municipal nº 442/1990 - Estatuto dos Servidores Públicos do Município, sobre a posse e o exercício, analisar a sentença abaixo:

A posse ocorrerá no prazo de 30 dias contados da publicação do ato de provimento, prorrogável por mais 30 dias, a requerimento do interessado (1ª parte). Não haverá posse nos casos de provimento por nomeação (2ª parte). O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do funcionário (3ª parte).

A sentença está:

a) Correta somente em sua 3ª parte. b) Correta somente em suas 1ª e 2ª partes. c) Correta somente em suas 1ª e 3ª partes. d) Totalmente correta.

21) Em conformidade com a Lei Municipal nº 442/1990 - Estatuto dos Servidores Públicos do Município, sobre o tempo de serviço, analisar os itens abaixo:

I. A apuração do tempo de serviço será feita em meses, que serão convertidos em anos, considerando o ano como de 12 meses.

II. Será permitida a contagem de tempo de serviço público prestado à União, ao Estado, aos Municípios e a entidades autárquicas, exceto o período do serviço prestado à empresa privada.

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

22) De acordo com a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, as ações e os serviços de saúde pública destinados a pessoa com deficiência devem assegurar:

I. Diagnóstico precoce realizado por equipe unidisciplinar. II. Atendimento domiciliar multidisciplinar, tratamento

ambulatorial e internação.

III. Serviços de habilitação e de reabilitação, sempre que necessário, para as deficiências graves, inclusive para a manutenção da melhor condição de saúde e qualidade de vida.

Está(ão) CORRETO(S): a) Somente o item I. b) Somente o item II. c) Somente os itens I e III. d) Todos os itens.

(6)

23) Em conformidade com o Decreto nº 7.508/2011, sobre a assistência à saúde, analisar os itens abaixo:

I. A Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES) compreende a seleção e a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do Sistema Único de Saúde. II. A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais

(RENAME) compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde.

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

24) De acordo com a Lei nº 8.080/1990 - SUS, sobre o atendimento e a internação domiciliares, analisar os itens abaixo:

I. Serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis apenas da medicina reabilitadora. II. Só poderão ser realizados por indicação médica, com ou

sem a concordância do paciente e de sua família. a) Os itens I e II estão corretos.

b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

25) Considerando-se a Lei nº 8.069/1990 - ECA, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as

crianças e todos os adolescentes, exceto aquelas em regime de internação ou semiliberdade.

(---) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação e à convivência familiar e comunitária.

a) C - E. b) E - C. c) C - C. d) E - E.

26) Conforme disposto na Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso, analisar a sentença abaixo:

Em todos os casos, é priorizado o atendimento do idoso em instituições asilares, em detrimento do atendimento por sua própria família (1ª parte). A garantia de prioridade ao idoso inclui também a capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos (2ª parte).

A sentença está: a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1ª parte. c) Correta somente em sua 2ª parte. d) Totalmente incorreta.

27) De acordo com a Lei nº 11.340/2006 - Lei Maria da Penha, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar não compreenderá o acesso aos benefícios decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico.

(---) Aquele que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial à mulher, fica obrigado a ressarcir todos os danos causados.

a) C - C. b) E - C. c) E - E. d) C - E.

28) Em relação às funções da Atenção Básica nas Redes de Atenção à Saúde, a Atenção Básica deve:

I. Coordenar o cuidado, organizando as necessidades de saúde da população em relação aos outros pontos de atenção da rede.

II. Evitar a formação de vínculos positivos, visando sempre desenvolver a independência dos indivíduos.

III. Desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Está(ão) CORRETO(S):

a) Somente o item I. b) Somente o item II. c) Somente os itens I e III. d) Todos os itens.

(7)

29) Segundo a Portaria de Consolidação nº 4/2017, analisar a sentença abaixo:

A notificação compulsória só será realizada diante da confirmação de doença ou agravo (1ª parte). São doenças de notificação compulsória a dengue, a doença aguda pelo vírus

Zika e a febre amarela (2ª parte). A sentença está:

a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1ª parte. c) Correta somente em sua 2ª parte. d) Totalmente incorreta.

30) Considerando-se a Portaria de Consolidação nº 5/2017 e o Calendário de Vacinação da Criança, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Pentavalente. (2) Tríplice viral. (3) Tríplice bacteriana.

(---) Difteria, tétano e coqueluche. (---) Sarampo, caxumba e rubéola.

(---) Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.

a) 1 - 2 - 3. b) 3 - 2 - 1. c) 2 - 3 - 1. d) 2 - 1 - 3.

31) Em conformidade com o Código de Ética Profissional, é vedado ao Médico:

I. Prestar informações a empresas seguradoras sobre as circunstâncias da morte do paciente sob seus cuidados, além das contidas na declaração de óbito.

II. Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

32) Segundo o Caderno de Atenção Básica nº 32: atenção ao pré-natal de baixo risco, sobre a hipertensão arterial sistêmica (HAS) na gestação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) A HAS crônica pode ser caracterizada por hipertensão registrada antes da gestação, no período que precede à 20ª semana de gravidez ou além de 12 semanas após o parto. (---) Somente a HAS é critério diagnóstico para pré-eclâmpsia

após a 20ª semana de gestação em mulheres previamente normotensas.

(---) A eclâmpsia corresponde à pré-eclâmpsia, complicada por convulsões que não podem ser atribuídas a outras causas. (---) A hipertensão gestacional é caracterizada por HAS

detectada após a 20ª semana, com proteinúria, podendo ser definida como transitória (quando ocorre normalização após o parto) ou crônica (quando persistir a hipertensão). a) C - E - C - E.

b) E - C - E - C. c) C - E - E - C. d) E - E - C - C.

33) De acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 33: saúde da criança: crescimento e desenvolvimento, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

O teste do pezinho, feito na criança logo após o seu nascimento, conforme estabelece o Programa Nacional de Triagem Neonatal, permite a detecção do(a) ____________e do(a) _____________.

a) Anemia falciforme | Trissomia do 21 b) Retardo mental | anemia falciforme

c) Icterícia neonatal | hipotireoidismo congênito d) Fenilcetonúria | hipotireoidismo congênito

34) Conforme DUNCAN, et al., em relação às complicações crônicas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) Todos os pacientes com sequela motora de AVC devem realizar atividades de reabilitação diariamente, com vistas ao fortalecimento do grupamento muscular afetado. (---) Familiares de pacientes desnutridos portadores de AVC

devem receber orientação de nutricionista ou médico, com vistas a uma melhor adequação da dieta por via oral. Não há benefício da alimentação suplementar por sonda nasoenteral de rotina em pacientes com AVC, exceto na presença de disfagia.

(---) Todo paciente com AVC deve ser considerado de alto risco para depressão. Aproximadamente 50% dos pacientes apresentam depressão até um ano após o AVC, sendo 30% nos primeiros três meses. Antidepressivos são benéficos no tratamento de depressão pós-AVC; a psicoterapia não parece ser efetiva.

(8)

35) Em relação às patologias de punhos e mãos, analisar os itens abaixo:

I. Pode-se adotar uma conduta expectante como tratamento para o cisto sinovial.

II. Não há evidência de eficácia de vitamina B6 para síndrome do túnel do carpo.

III. Se houver persistência de sintomas da tenossinovite de De Quervain, pode-se utilizar corticoide local.

Está(ão) CORRETO(S): a) Somente o item I. b) Somente o item II. c) Somente os itens I e III. d) Todos os itens.

36) Sobre a angiografia, é CORRETO afirmar que:

a) É indicada na avaliação de doenças dos pequenos vasos intracranianos (como as vasculites), malformações vasculares e aneurismas, bem como nos procedimentos terapêuticos endovasculares.

b) Traz o menor risco de morbidade entre todos os procedimentos radiológicos diagnósticos.

c) Para uso de agentes de contraste, os pacientes submetidos à angiografia devem estar em NPO (nada por via oral) até duas horas antes do procedimento.

d) A complicação mais temida da angiografia cerebral é a dissecção aórtica.

37) De acordo com STEFANI e BARROS, a escolha do método de diálise na Insuficiência Renal Aguda (IRA) deve considerar o estado hemodinâmico do doente e a etiologia da doença. Em relação ao exposto, analisar os itens abaixo:

I. O início da diálise na doença renal crônica está baseado em um conjunto de fatores, que incluem os níveis laboratoriais (especialmente ureia, creatinina, potássio e bicarbonato), sinais e sintomas de uremia e estado nutricional.

II. Pacientes com mais de dois episódios de infecção do trato urinário em um ano merecem avaliação nefrológica e podem necessitar terapia antimicrobiana profilática. a) Os itens I e II estão incorretos.

b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão corretos.

38) Conforme FREITAS, a placenta prévia (PP) consiste na implantação e no desenvolvimento da placenta no segmento inferior do útero, previamente ao feto. Em relação ao diagnóstico, nesses casos, analisar os itens abaixo:

I. O principal sintoma da PP é a hemorragia, no segundo ou terceiro trimestre, indolor, reincidente, progressiva, com início e cessamento súbitos.

II. O diagnóstico da PP confirma-se com ultrassom (US). A US transvaginal é o método de escolha, e os estudos a respeito não mostraram piora do sangramento quando da realização do exame.

a) Os itens I e II estão corretos. b) Somente o item I está correto. c) Somente o item II está correto. d) Os itens I e II estão incorretos.

39) Sobre a metaplasia escamosa em colo uterino, assinalar a alternativa CORRETA:

a) A metaplasia escamosa é a superprodução periódica de epitélio colunar, sendo que esse epitélio cilíndrico escamoso sobressai-se sobre o colo uterino.

b) Suspeita-se que o pH alcalino vaginal seja o estímulo para a metaplasia escamosa.

c) A diminuição nos níveis de estrogênio na puberdade leva ao aumento das reservas de glicogênio no epitélio escamoso não queratinizado, levando à metaplasia do colo.

d) Células de reserva relativamente indiferenciadas, subjacentes ao epitélio do colo uterino, aparentemente são as precursoras das novas células metaplásicas. 40) Analisar a sentença abaixo:

Um exame físico completo é o procedimento inicial para o médico reconhecer e documentar maus-tratos em idosos

(1a parte). A atenção especial ao estado funcional e cognitivo

do idoso não é importante para esclarecer o grau de dependência que o idoso tem em relação ao cuidador

(2a parte).

A sentença está: a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1a parte.

c) Correta somente em sua 2a parte.

Referências

Documentos relacionados

Da biste dodali novog korisnika, izaberite da li ¾elite da se sve slike ¹alju na korisnikov mobilni telefon (1) ili e-mail adresu (2) i po¹aljite kameri sledeæu tekstualnu poruku:?.

Dizem: “Se Aicha não tivesse aquela idade quando esteve em companhia do Profeta (S), a idade em que o ser humano está com maior disposição, mais preparado de

Esta informação sobrepõe- se parcialmente à informação recolhida no âmbito das estatísticas anuais relativas ao balanço das sucatas de aço e de ferro, mas a informação sobre

§ 3º Se o processo não for encaminhado à autoridade competente no prazo de trinta (30) dias, ou julgado no prazo determinado no parágrafo 2º, o indiciado reassumirá,

Sinopse: Sintetiza alguns dos principais acontecimentos da floresta Amazônica, seus protagonistas e antagonistas, sob o olhar do cineasta Adrian Cowell, falecido em

Nas camadas mais profundas, essa redistribuição convectiva do calor é mais eficiente e, por não refletir diretamente o efeito do regime de radiação solar e sim de outros fatores,

194 Miguel Mayorca APW Brands Miguel.Mayorca@APWBrands.com 195 Iris Goldschmidt APW Brands Iris.Goldschmidt@APWBrands.com 196 David Lidstrom Hilo Design & Build

Acredito que a aprendizagem significativa aconteceu, pois, os conceitos de taxa média (coeficiente angular da reta secante) e taxa instantânea (coeficiente angular da reta