• Nenhum resultado encontrado

Graduação: Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Graduação: Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Manfred Haut

Brasileiro, 54 anos

Av. Barão de Studart, 157 Meireles – Fortaleza - CE

Telefone: (85) 98902 0465 / 98787 5886 / manfredhaut@gmail.com FORMAÇÃO

Pós-graduação:

Gerência de Projetos e Engenharia Econômica / M.B.A - Fundação Dom Cabral. Engenharia Têxtil, Faculdade de Engenharia Industrial - FEI.

Administração Industrial, Fundação Universitária da Região de Blumenau - FURB e Fundação Getúlio Vargas - FGV.

 Graduação:

Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.  Cursos:

 Qualidade, administração, produtividade, administração financeira, marketing.  Projeto de viabilidade econômica de empresas.

 Formação de consultores.

 Programação de controladores programáveis.  Vendas.

Metodologias de gerenciamento (EVA – Economic Value Added).

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2013 - Atual – MRG Tecnologia / Fortaleza – CE  Inovação & Mercados

Desenvolvimento de sistemas de monitoramento de máquinas wireless em tempo real e soluções M2M (Maschine to maschine) para assistência remota. Desenvolvimento de produtos e sistemas. Indústria 4.0. IOT – Intenet das coisas. Energias renováveis. Automação. Sistemas de visão. Consultoria e diagnóstico para implantação da transformação digital de indústrias no conceito Indústria 4.0. Redes LPWAN – Sigfox. Diagnóstico de maturidade digital e lean manufacturing no conceito Indústria 4.0. Palestras e cursos sobre transformação digital no conceito Indústria 4.0. 2011 - 2013 – DURAMETAL S.A./ Maracanaú – CE

 Chefe de usinagem.

Gerenciamento da produção da usinagem de cubos de roda, tambores e discos de freio. Reestruturação da produção (2012, Prêmio Interação da Mercedes Benz do Brasil - Desafio Operacional Logística). Criação e coordenação da manutenção setorial da usinagem. Treinamento de equipes orientadas para a produção e qualidade (ISO 9001, TS e 14.000). Coordenação de programa de Retrofit de tornos CNC’s e furadeiras. Acompanhamento da implantação de linhas de fabricação dedicadas – Mercedes Benz e Scania.

(2)

Montagem de máquina de moldar alemã na coordenação e integração de equipe de montagem e setores de produção e manutenção. Tradução de manuais e dados de interface de operação da máquina. Treinamento e acompanhamento das equipes para operação e manutenção.

2002 - 2010 – INTERTRADEX Importação & Exportação & Engenharia/Fortaleza – CE  Direção.

Desenvolvimento, prospecção e implantação de sistema de vendas e distribuição para o Ceará de gêneros alimentícios.

Implantação de empresa de pintura com diferencial tecnológico para construção civil.

Elaboração de business plan para implantação unidades indústrias para construção civil de materiais diferenciados na área de acabamentos, impermeabilizações e janelas de PVC.

Vendas de redes de dormir, acima de 10.000 unidades para cliente final via Internet – Ebay/Alemanha com 100% de aprovação pelos clientes (Power seller), comprovada, além de têxteis, cosméticos e produtos alimentícios para Alemanha.

Desenvolvimento de fornecedores e clientes potenciais para exportação. Consultoria e pesquisa de mercado internacional e nacional.

Desenvolvimento do Projeto de prospecção de mercado para o Norte do Polo Calçadista da Paraíba. Desenvolvimento do Projeto de prospecção de mercado para o Projeto Exportador do Pólo Calçadista da Paraíba.

Consultoria em desenvolvimento de sistema construtivo de casas, assistência da manutenção da patente, desenvolvimento de protótipo e conformidade de desempenho.

Projeto de implantação de reestruturação comercial da CEART-CEARÁ, projeto de desenvolvimento do artesanato do estado mantido pelo governo estadual.

Atuação em Hotelaria e turismo.

2005 - 2007 – SOGESA S.A. – Hispabras Trading / Fortaleza – CE  Diretor Superintendente

 Prospector

Diretor superintendente da SOGESA – empresa de gestão do Grupo Nova Atlântida, empresa de projetos e implantação de um complexo hoteleiro, campos de golf e resorts no Ceará.

Acionista da HISPABRAS, trading do Grupo Nova Atlântida. Prospecção de negócios de comércio exterior, importação e exportação de mármores e granitos, alimentos, comodities, madeiras, móveis, polímeros, vinhos e alimentos.

Negociação de frigorífico de abate bovino com capacidade de abate de 1.000 cabeças/dia para exportação de carne para Europa

(3)

Coordenador da negociação de compra de uma empresa aérea envolvendo as áreas comerciais, técnica e de legislação.

Elaboração business plan e projeto de fábrica de beneficiamento de mármores e granitos com produção de 3.000 m³/mês, com corte de blocos, polimento de chapas, acabamento para entrega de peças prontas para o uso final totalmente automatizada.

1997 - 2002 – COTECE S.A. e COTEFOR S.A. / Maracanaú – CE  Gerente de Projetos

 Gerente da Engenharia Industrial

 Gerente de Manutenção e Beneficiamento

A COTECE S.A., empresa têxtil fabricante de fios de fibras de algodão e sintéticos, com 800 empregados e produção de 1.500 toneladas mensais de fios de algodão, mistos e sintéticos, investimento de US$ 60.000.000,00.

A COTEFOR S.A., empresa têxtil, fabricante malhas de algodão e sintéticas beneficiadas e tingimento de fios de algodão e sintéticos, usando recursos tecnológicos de última geração, com 450 empregados e investimento de US$ 20.000.000,00.

Atuando na empresa como gerente de projetos para implantação do projeto industrial com capacidade para 850 toneladas mensais de malhas e 60 toneladas mensais de fios tintos. A margem de erro obtida entre o projeto orçado e relação ao projeto executado foi menor que 1,5%. Paralelamente atuando como gerenciador de obras, manutenção predial jardinagem e paisagismo, limpeza e projetos e suporte técnico na COTECE S.A. Na seqüência de implantação do projeto, como gerente da engenharia industrial responsável pela implantação, administração, formação da equipe de planejamento e controle da produção, logística e expedição. Depois, como gerente de beneficiamento responsável pela implantação, coordenação técnica, administrativa e formação da equipe do setor de beneficiamento, laboratório, utilidades e manutenção elétrica, eletrônica e mecânica, onde obtivemos 90% a mais de produtividade em relação ao nominal projetado.

Outras atividades desenvolvidas:

Avaliação e comparação técnica de fornecedores e equipamentos que integram o projeto.

Visitas técnicas a empresas da Alemanha, Itália, França, Bélgica, Áustria, Holanda, Suíça e Estados Unidos.

Comparação e avaliação de fornecedores para construção civil e instalações para execução do projeto.

Avaliação, contratação e implantação dos recursos logísticos, hídricos, gás e eletricidade.

Defesa do projeto junto aos órgãos financiadores, Banco do Nordeste do Brasil - BNB e BNDES - SUDENE.

Negociação de financiamento de DM 10.000.000,00 junto ao IKB - Deutsche Industrie Bank, dos equipamentos de fornecedores da Alemanha.

(4)

Adaptação de lay-out da fábrica para complementos no projeto.

Elaboração do projeto de adaptação da subestação de 69,0 kV para 13,8 kV com a equipe da concessionária de energia elétrica local - COELCE, com menor custo em relação às normas construtivas.

Avaliação de contratos.

Adequação do urbanismo das duas empresas têxteis do grupo (fiação e beneficiamento).

Coordenação do comitê interno para economia de energia, com desenvolvimento de projetos de racionamento de energia e projetos de coogeração de energia, energia eólica com expressivas reduções nos custos de energia elétrica, água e esgoto.

Participação na coordenação da implantação das normas ISO 9002/9001 e 14001 nas duas empresas em tempo recorde (12 meses).

Coordenação de obras e instalações prediais e projetos novos das duas empresas. Projeto e implantação do sistema de climatização da fiação e malharia

Gerenciamento do desembaraço alfandegário, logística, transportes, montagem, instalação elétrica e mecânica das máquinas da fábrica.

Projeto da viabilidade e implantação de empresa de transporte rodoviário.

Desenvolvimento de fornecedores e implantação do software de gerenciamento ERP - Enterprise

Resource Planning.

Desenvolvimento de fornecedores e implantação de sistema de gerenciamento da manutenção de máquinas e equipamentos.

Desenvolvimento do projeto intranet, extranet e Internet, para as duas empresas.

Elaboração do projeto de integração de todas as máquinas do setor produtivo com software supervisório e de monitoramento da produção e respectivo hardware.

Projeto do setor de expedição e armazenamento de produtos acabados robotizado. Desenvolvimento e implantação de automações.

Adequação e otimização do setor de utilidades contendo estação de tratamento de água, caldeira, estação de tratamento de efluentes, recuperação de calor e parque de tanques.

Acompanhamento do tratamento físico e químico da água industrial das empresas. Coordenação do projeto de gerenciamento da produção através das redes de Pert CPM. Visita a feiras internacionais na Alemanha, EUA, França e Itália.

Integrante dos comitês de administração e de recursos humanos. Presidente do grêmio recreativo das empresas.

(5)

 Gerente de Técnico e Vendas  Vendas Técnicas

A Schuermann Equipamentos Industriais Ltda., empresa distribuidora de equipamentos industriais, líder do segmento no estado, com 15.000 itens disponíveis e abrangência nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Iniciando como vendedor técnico de equipamentos de instrumentação, medição e automação. Promoção para gerência técnica na aplicação de produtos especiais, de automação, promoção de palestras técnicas e coordenação de vendas. Aumento de 35% das vendas no período e incremento de 40% de rentabilidade agregando valor em serviços.

1992 - 1993 – Empresa Brasileira de Compressores S.A.- Embraco / Joinville – SC  Estagiário.

Estágio na área de desenvolvimento de produtos – compressores, componentes e projetos. Responsável pela adaptação de linhas de compressores para novo gás de refrigeração, R134A-HFC, otimização e projeto de componentes de nova linha de compressores herméticos em implantação.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 Viagem a nove países europeus e dez estados nos E.U.A.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Também se pode tirar proveito de uma organização do armazenamento por camadas, colocando os LUN de dados de servidor noutros conjuntos de ar- mazenamento mais lentos –

Os elementos traço que apresentaram as maiores concentrações para o horário de não pico e pico foram aqueles derivados das emissões veiculares, como o S, K e o Na, citado

Diante da importância em considerar as necessidades e desejos dos clientes no desenvolvimento de produto para o seu sucesso comercial e da carência de métodos práticos

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

Elas relataram também como concebem a aplicação das teorias sobre a educação para a diversidade na prática diária: a inclusão ainda está em um processo de desenvolvimento e o

Após a coleta dos dados por meio do questionário e do teste de phishing, tem-se a base para analisar as atitudes dos colaboradores da Cooperativa de Crédito Alfa em relação às