• Nenhum resultado encontrado

BSC Funciona: Novo método para planejamento de empresas incubadas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BSC Funciona: Novo método para planejamento de empresas incubadas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BSC Funciona: Novo método para planejamento de empresas incubadas

Maria Clara Fonteque Scacchetti

1

Aparecido Rudnick

2

Washington Fernando Silva

3

Lucia Braga Sousa

4

Resumo:

Este artigo tem o objetivo de relatar a implementação exitosa do processo-chave de Planejamento do modelo CERNE, na Incubadora Sucesso, no Município de Campo Verde – MT, mediante a aplicação de um novo método inovador denominado BSC FUNCIONA, que adaptou conceitos e ferramentas da metodologia Balanced Scorecard na elaboração e monitoramento dos planos estratégicos das empresas incubadas. Como principais resultados alcançados se apresentam a maior eficácia da incubadora no monitoramento e mensuração da execução das ações e resultados alcançados pelos incubados; implementação integrada dos processos-chave do modelo CERNE de planejamento, qualificação e consultoria/assessoria, bem como das suas 15 práticas-chaves; aumento da lucratividade e do faturamento das

1Maria Clara Fonteque Scacchetti, Bacharel em Turismo, Prefeitura Municipal de Campo Verde, Rua do Saber,

532, (66) 3419-3687, incubadorasucesso@hotmail.com. 2

Aparecido Rudnick, graduado em Administração, Prefeitura Municipal de Campo Verde ecretário de Indústria, Comércio e Turismo, Rua do Saver, 532, (66) 3419-3687, incubadorasucesso@hotmail.com.

3 Washington Fernando Silva, graduado em Administração, especialista em Gestão de Marketing, Foi Professor

de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade de Cuiabá – UNIC, foi gestor da Arca Multincubadora (UFMT), atualmente é consultor credenciado no Sebrae-MT e na ANPROTEC para metodologia CERNE, (65) 8403-9322, meuconsultorfunciona@gmail.com

4

Lucia Braga Sousa. Doutora em ciência biológica pela UNESP, professora adjunta da UNEMAT, atualmente ocupando cargo de Superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação, na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso - SECITECI. luciabraga@unemat.br

(2)

empresas incubadas, com mais de 100% de incremento em alguns casos e; maior engajamento e concentração das empresas incubadas na realização das ações dos seus planos estratégicos.

Palavras-chave: Planejamento; Estratégia; CERNE; BSC FUNCIONA;

BSC Funciona: Novo método para planejamento de empresas incubadas

ABSTRACT

This article aims to report the successful implementation of the planning key process CERNE model, the Incubadora Sucesso in Campo Verde – MT, by applying an innovative new methodology in the preparation and monitoring of the strategic plan of the incubated companies. The main results achieved are presented as effectively the incubator for monitoring and measuring the performance of actions and results achieved by incubated; integrated implementation of key processes of planning CERNE model, training and consulting/advisory, as well as its 15 key practices; increased profitability and revenues of incubated companies with more than 100% increase and in some cases; greater engagement and concentration of the companies incubated in carrying out actions of their strategic plans.

(3)

INTRODUÇÃO

A Incubadora SUCESSO foi criada no ano de 2008 no município de Campo Verde-MT, vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, através da iniciativa desenvolvida pela Prefeitura Municipal tendo como foco disseminar e fomentar a cultura empreendedora, apoiar a implantação e desenvolvimento de novos negócios inovadores, contribuindo para o desenvolvimento regional, geração de emprego e inclusão social.

A gestão da SUCESSO vem driblando diversos desafios ao longo dos anos, com propósito de atingir a excelência do sistema de incubação e ampliar o número de empreendimentos graduados para o mercado. Dentre os principais pontos a serem melhorados, encontram-se a prospecção e seleção contínua de empreendimentos e, principalmente, a efetividade do suporte oferecido aos empreendimentos selecionados.

A incubadora, no decorrer dos anos, desenvolvia ações reativas e desarticuladas com o planejamento das empresas para apoiar os empreendimentos incubados. Na maior parte das vezes, estas ações se mostravam paliativas, chegando a resolver problemas de curto prazo dos incubados, sem, no entanto, prepará-los para um crescimento fundamentado e estratégico de longo prazo, desfavorecendo o desenvolvimento dos empreendedores e contribuindo para o fracasso e desligamento das empresas incubadas.

(4)

Tais fatos se relacionam, dentre outros fatores, com a falta de ferramentas eficazes e de simples entendimento aos empreendedores incubados para agregar valor e melhorar os resultados das empresas incubadas.

Neste sentido, o objetivo deste trabalho é relatar a implementação exitosa do processo-chave de Planejamento do modelo CERNE, na Incubadora Sucesso, no Município de Campo Verde – MT, mediante a aplicação de um novo método denominado BSC Funciona, que adaptou conceitos e ferramentas da metodologia Balanced Scorecard na elaboração e monitoramento dos planos estratégicos das empresas incubadas.

DESENVOLVIMENTO

O modelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, o CERNE, foi criado de forma participativa, com mais de uma centena de gestores de incubadoras, sob a coordenação da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC, em parceria com o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e visa criar uma plataforma de soluções, de forma a ampliar a capacidade das incubadoras em gerarem, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos (ANPROTEC, 2013).

O CERNE está organizado em oito processos-chave e suas respectivas práticas-chave, dentre eles o processo de Planejamento, que preconiza a existência de processo sistematizado e formal por parte da incubadora para que os incubados façam o planejamento do desenvolvimento dos seus negócios com relação aos cinco eixos de desenvolvimento do incubado: empreendedores, produto, mercado, capital e gestão. (ANPROTEC, 2013).

O modelo não prevê, no entanto, qual metodologia e ferramenta de planejamento a incubadora deve utilizar, ficando ela livre para adotar metodologias existentes ou até mesmo desenvolver e sistematizar seu próprio método, desde que contemple os cinco eixos de desenvolvimento do incubado.

Como uma das principais metodologias contemporâneas para planejamento e gestão estratégica organizacional, temos o Balanced Scorecard (BSC). Desenvolvida pelos professores de Harvard Business School Robert Kaplan e David Norton, em 1992. (HERRERO FILHO, 2005), diferencia-se das demais ferramentas por permitir a tradução da

(5)

estratégia de uma empresa em objetivos, medidas, metas e iniciativas de fácil entendimento pelos stakeholders da organização e por organizar o plano estratégico em quatro dimensões, chamada pelos autores de perspectivas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizagem e Crescimento (KAPLAN e NORTON, 2000).

Tendo como referencial teórico o método BSC, através de uma empresa de consultoria credenciada no CERNE junto à ANPROTEC, foi desenvolvido um método inovador de planejamento estratégico, denominado BSC FUNCIONA, especialmente formulado para empresas incubadas, em consonância com o modelo CERNE.

Este método teve como principal fundamento a adoção de conhecimentos existentes e amplamente utilizados para a concepção de um processo de planejamento ágil, simples e eficaz, compatível com as exigências do modelo CERNE, com o Modelo de Maturidade para Empresas Inovadoras Incubadas – MEII e com o Levantamento de Indicadores do Desenvolvimento da Maturidade do Empreendimento Incubado – RADAR que foram implementados na incubadora através do Manual de Gestão de Incubadoras – MaGIn (SILVA,2012).

A metodologia BSC FUNCIONA tem como objetivo qualificar e assessorar os empreendimentos incubados para implementarem o processo de planejamento e gestão estratégica considerando as cinco dimensões do CERNE: empreendedor, financeira, capital, tecnologia e gestão.

Nessa perspectiva o método buscou uma adaptação das 4 perspectivas do Balanced

Scorecard com as dimensões do CERNE, conforme figura abaixo, utilizando ainda diversos

conhecimentos, ferramentas e métodos como o modelo de gestão do MEG – Modelo da Excelência de Gestão, para desenvolver 5 módulos de capacitações e uma ferramenta automatizada, em formato de planilha, que permitiu aos empreendedores elaborarem seus planos de forma ágil, simples e intuitiva, além de permití-lo observar e monitorar todos seus planos em um painel BSC permitindo uma visão sistemica e rápida de toda sua estratégia, objetivos, metas, indicadores, ações e resultados.

(6)

Figura 01: Integração entre Balanced Scorecard e CERNE para metodologia BSC Funciona.

O método inovador foi estruturado com a previsão de 5 ciclos de capacitação coletiva, com 12 (doze) horas cada, e 5 rodadas de consultoria individual de 2 (duas) horas com cada empreendimento, durante o período de 4 semanas, tendo como inovação a integração de diversos processos-chave do CERNE permite que a incubadora obtenha evidências necessárias para utilizar na certificação em 15 práticas-chaves do CERNE relacionados aos processos-chave de planejamento, qualificação e consultoria/assessoria.

A primeira qualificação traz em sua abordagem: conceitos e referenciais teóricos do planejamento e gestão estratégica, metodologia BSC FUNCIONA, identidade organizacional (missão, visão, valores e negócio) e conceitos básicos de finanças empresariais.

A segunda qualificação tem o foco em mostrar quais escolhas de estratégias, metas e ações de marketing definidas pela empresa podem aumentar o valor percebido pelo cliente em relação aos produtos, imagem da marca, experiência de compra e relacionamento a fim de gerar o crescimento de mercado.

No terceiro módulo os empreendedores são qualificados para definirem a proposta de valor e o desenvolvimento de inovações em processos, produtos ou serviços para gerar vantagens competitivas e diferenciar a empresa no mercado.

FINANCEIRA CAPITAL CLIENTE MERCADO PROCESSOS INTERNOS TECNOLÓGICO APRENDIZADO E CRESCIMENTO GESTÃO

PERSPECTIVA BSC EIXOS CERNE

PLANO CAPITAL PLANO MERCADO PLANO TECNOLÓGICO PLANO GESTÃO

(7)

No quarto ciclo a ênfase é no desenvolvimento das competências de excelência em gestão e na melhoria da infraestrutura física da empresa, onde são abordados conceitos do Modelo de Excelência em Gestão –MEG.

Por fim, a última qualificação trata do perfil empreendedor e das dimensões pessoais de desenvolvimento: espiritual, familiar, social, saúde e financeira, conduzindo os participantes a uma auto-avaliação e reflexão sobre os pontos a serem melhorados para atingirem maiores resultados.

Após cada ciclo capacitação, as empresas participantes recebem uma consultoria individual de até 3 (três) horas para formulação dos planos de capital, de mercado, de tecnologia, de gestão e de desenvolvimento pessoal.

CONCLUSÃO

Como principais resultados alcançados no campo empreendedor se apresentam o aumento na lucratividade e no faturamento das empresas incubadas, com mais de 100% de incremento em alguns casos, em um período de apenas 10 (dez) meses, maior engajamento das empresas incubadas na realização de ações definidas em seus planos estratégicos, desenvolvimento de inovações em produtos, processos e modelos de negócio, aumento da produtividade, dentre outros.

No âmbito da incubadora, houve maior eficácia no monitoramento dos planos de ações dos incubados e na mensuração dos resultados, através dos seus painéis de indicadores BSC FUNCIONA, além de permitir a integração e implementação concomitante dos processos-chave do modelo CERNE de planejamento, qualificação e consultoria/assessoria e as suas respectivas 15 práticas-chaves.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANPROTEC. Termo de Referência: Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos

CERNE. Vol II. Brasília: ANPROTEC, 2013.

HERRERO FILHO, Emílio. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica: Uma Abordagem

(8)

KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. Organização Orientada para a Estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

SILVA, Washington Fernando da. MaGIn: MANUAL DE GESTÃO DE INCUBADORAS DE EMPRESAS 1ª. Edição. Cuiabá: REDE INOVA MT, 2012.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Ao se revisar o aparelho após o procedimento notou-se que havia líquido (vapor expiratório condensado em água) na cânula expiratória, bem como no filtro da

Figura I.1 – O processo empreendedor segundo de- finições adotadas pelo GEM – 2014 ...22 Gráfico 1.1 – Taxa de empreendedorismo em está- gio inicial (TEA) dos países

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

Through the high resolution imaging of colonized surfaces, it is possible to conclude that SEM is a valuable tool to study in detail the effect of antimicrobial agents on the

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational