• Nenhum resultado encontrado

Apostila DMP Advance - Montagem01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila DMP Advance - Montagem01"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO

O DMP Advance é um programa de computador destinado à área de Recursos Humanos, com o objetivo de processar o ponto dos funcionários, apurando as horas trabalhadas, DSR, horas extras, adicional noturno, faltas e atrasos. O DMP Advance também controla banco de horas. O DMP Advance é multi-empresas e multiusuários, podendo ser integrado com todos os modelos de relógios de ponto eletrônicos e também gera interface para a integração com qualquer sistema de Folha de Pagamento.

Utilizando os conceitos da apostila do software tentaremos aqui neste breve apostila explicar os conceitos básicos de cadastro e tratamento de apontamentos para que você consiga operar de maneira fácil o seu DMP Advance.

Alem deste resumo você pode contar também com a apostila completa em PDF, e a ajuda no software acionada através do acionamento a qualquer momento da tecla F1.

(2)

ÁREA DE TRABALHO DO DMP ADVANCE

Durante a edição de qualquer formulário no DMP Advance a barra de ferramentas de edição e necessária. BARRA DE MENUS BARRA DE ATALHOS BARRA DE FERRAMENTAS DE EDIÇÃO

(3)

CONJUNTO DE OPÇÕES

Nesta tabela serão definidos os parâmetros gerais para o processamento do Apontamento. Vários conjuntos de opções poderão ser criados, para depois serem vinculados aos Funcionários, Estruturas Organizacionais e Empresas. Pelo menos um conjunto de opções deverá ser definido, pois no Cadastro de Empresas é obrigatório definir qual o conjunto de opções que deverá ser utilizado.

A tabela Conjunto de Opções é dividida em seis fichas: Gerais, Intervalo, Horas Extras, Faltas / Atrasos, Adicional Noturno e Cartão de Ponto.

(4)

TOLERÂNCIAS DE ATRASOS

Nesta tabela serão definidas as tolerâncias de atrasos que serão utilizadas no cálculo dos atrasos do Apontamento. Também poderá ser definida a opção de Abatimento da Tolerância de Atrasos nos itens Na Entrada, No Intervalo, Na Saída e No Dia. Várias tabelas de tolerâncias de atrasos poderão ser criadas, para depois serem vinculadas aos Funcionários, Estruturas Organizacionais e Empresas. Pelo menos uma tolerância de atrasos deverá ser definida, pois no Cadastro de Empresas é obrigatório definir qual a tolerância de atrasos que deverá ser utilizada.

Veja:

Lembre-se que, para a manutenção dos arquivos, deverão ser utilizados os botões da barra de ferramentas: Incluir, Alterar, Excluir, Atualizar, Cancelar e Movimentar os registros, Salvar.

(5)

TOLERÂNCIAS DE HORAS EXTRAS

Nesta tabela serão definidas as tolerâncias de horas extras que serão utilizadas no cálculo das horas extras do Apontamento. Várias tabelas de tolerâncias de horas extras poderão ser criadas, para depois serem vinculados aos Funcionários, Estruturas

Organizacionais e Empresas. Pelo menos uma tolerância de horas extras deverá ser definida, pois no Cadastro de Empresas é

obrigatório definir qual a tolerância de horas extras que deverá ser utilizada.

(6)

CONJUNTO DE EVENTOS

Nesta tabela serão definidos para cada item que o Sistema de Apontamento calcula (gera), qual código de evento deve ser considerado no relatório ou arquivo para integração com a Folha de Pagamento. Várias tabelas de conjunto de eventos poderão ser criadas, para depois serem vinculadas aos Funcionários, Estruturas Organizacionais e Empresas. Pelo menos um conjunto de eventos deverá ser definido, pois no Cadastro de Empresas é obrigatório definir qual o conjunto de eventos que deverá ser utilizado.

DESCRIÇÃO DE EVENTOS

Nesta tabela deverão ser cadastrados os eventos (rendimentos e descontos) que o usuário utiliza no Sistema de Folha de Pagamento e que serão gerados pelo processamento do Apontamento. Estes eventos serão definidos na tabela seguinte Conjunto de Eventos para que possa ser gerado um relatório ou arquivo texto de integração com o resultado final do Apontamento, para ser lançado na Folha de Pagamento.

(7)

EVENTOS DE FECHAMENTO DE BANCO

Nesta tabela serão definidos os eventos que serão utilizados para classificação das horas extras no fechamento do banco de horas, quando utilizado a opção:

Fechamento com Classificação.

Trata Folga com Percentual de Hora Extra Diferenciado? Este

parâmetro deverá ser informado sim quando a Empresa paga um percentual de hora extra para as folgas trabalhadas diferente do domingo e do feriado.

Para cada dia da semana, será exibida uma aba com as seguintes informações:

Coluna Quantidade de Horas: Coluna No Dia:

Coluna Quantidade de Horas:

Nesta coluna deverá ser informada a quantidade de horas que serão classificadas de acordo com o evento informado no campo No Dia.

Coluna No Dia:

(8)

HORÁRIOS DE TRABALHO

Nesta tabela serão definidos os horários que os funcionários da empresa trabalham. Várias tabelas de horários de

trabalho poderão ser criadas, para depois serem vinculadas aos Funcionários, Estruturas Organizacionais e Empresas. Pelo menos um horário de trabalho deverá ser definido, pois no Cadastro de Empresas é obrigatório definir qual o horário de trabalho que deverá ser utilizado. Para cada horário diferente que exista na empresa, deverá ser criada uma tabela nova.

. CONFIGURAÇÕES HORÁRIO Limites Diários:

Inicio/Fim do Dia- Este parâmetro tem a finalidade de definir limites, para que o sistema entenda quando uma determinada marcação deverá ser considerada do dia atual ou dia anterior.Ex: Suponhamos que um funcionário tem seu horário das 08:00 as 18:00 e foi definido que o inicio e fim do dia é as 02:00 da manha. Considerando que, ao

(9)

Neste caso, o sistema entenderá que esta marcação é uma entrada (Hora Extra) do dia 10.12, já se esta marcação fosse: “10-12-2005 01:59:00”. Esta marcação seria considerada como uma saída com hora extra do dia 09-12-2005.

Obs.: Caso esse parâmetro não esteja preenchido o sistema usará como default como Limite Diário seis horas antes do inicio de trabalho desse funcionário. Ex.: um funcionário que entre as 10:00 h o Limite Diário seja caso não, não esteja preenchido será considerado 04:00 h.

Sentido: Este parâmetro tem a finalidade de determinar a orientação do dia, por exemplo:

suponhamos que um funcionário tenha um horário de Trabalho das 22:00 h às 06:00 h, sendo que o Sentido esta configurado, na segunda-feira como, Segunda p/ Terça-Feira o sistema irá

considerar o dia desse funcionário iniciando as 22:00 h da Segunda-Feira e Terminando a 06:00 h da Terça-feira, porém se o usuário configurar o mesmo dia com o Sentido Domingo p/ Segunda o sistema irá considerar o dia desse funcionário iniciando no Domingo às 22:00 h e Terminando na Segunda as 06:00 h

CADASTRO JUSTIFICATIVA

Nesta tabela deverão ser cadastradas as Justificativas que serão

utilizadas no processamento do Apontamento (Justificativas Individuais e Coletivas / Cálculo). As Justificativas serão utilizadas para que o usuário possa manipular (abonar ou zerar) as horas extras, adicional noturno, faltas, atrasos e DSR´s calculados automaticamente pelo

Sistema. As

Justificativas poderão ser utilizadas também para atualizar o Banco de Horas, transferindo as horas do Cartão de Ponto para o Banco de Horas dos funcionários.

(10)

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Nesta opção o usuário deverá definir as estruturas organizacionais da empresa. Estruturas organizacionais são os departamento, seções, setores, etc., enfim as divisões que houver na empresa. No

cadastramento dos Funcionários, estes deverão ser vinculados a uma estrutura organizacional. Vários relatórios e Processamento do Apontamento poderão ser efetuados por Estrutura Organizacional. Várias estruturas organizacionais poderão ser cadastradas para uma empresa, sendo que pelo menos uma estrutura organizacional deverá ser cadastrada, pois será obrigatória no cadastro de Funcionários. Para cada estrutura organizacional da empresa poderão ser definidas opções diferenciadas para o processamento do Apontamento.

Exemplo: Suponhamos que todos os funcionários da empresa têm uma tolerância de atrasos de 5 minutos para entrada (cadastre esta

tolerância na empresa), exceto os funcionários do departamento de Vendas, que têm uma tolerância de 30 minutos na entrada (cadastre esta tolerância na estrutura organizacional Vendas) e somente os funcionários que pertencerem a esta estrutura organizacional terão a tolerância diferenciada de 30 minutos

Lembre-se que, para a manutenção dos arquivos, deverão ser utilizados os botões da barra de ferramentas: Incluir, Alterar, Excluir, Atualizar, Cancelar e Movimentar os registros, Salvar.

(11)

GRUPOS

Nesta opção o usuário poderá definir grupos de funcionários. Suponhamos que alguns funcionários que possuem cargo de confiança na empresa estão dispensados de registrar o ponto no relógio, não sendo necessária para eles a emissão do Cartão de Ponto e não devendo gerar a Integração para a Folha de Pagamento. Pode-se criar dois grupos de funcionários, sendo o grupo 1 Funcionários que registram o ponto e grupo 2

Funcionários dispensados do ponto. No cadastro de

Funcionários classifica-se os funcionários informando a que grupo pertencem e no momento de emitir os Cartões de Ponto ou Gera a Integração para a Folha pode ser selecionado um grupo específico.

Código do Grupo: Informe o código do grupo que será

cadastrado podendo ser alfanumérico com até 15 caracteres. Descrição: Informe a descrição do grupo.

(12)

FUNCIONÁRIOS

Nesta tabela deverão ser cadastrados os funcionários da empresa. Alguns campos são obrigatórios (cor amarela), outros são opcionais (cor branca). A tabela de Funcionários é dividida em sete fichas: Dados Gerais, onde são informados os dados pessoais dos funcionários, Apontamento, onde são informados os dados referentes ao processamento do Apontamento,

Outros Dados onde são informados outros dados, como

afastamentos, rescisão, férias e revezamentos, Folgas onde pode ser definida uma escala de folgas para o funcionário,

Outros Horários onde para os funcionários que não tem

horário fixo podem ser definidos até 20 possíveis horários de trabalho, Revezamento praticamente igual a outros horários, porém o usuário tem que informar os horários para cada dia. Poderá ser montada no menu Cadastros/Horários/Horário de Revezamento Automático, uma tabela matriz que poderá ser transmitida para o cadastro dos funcionários selecionados, e por ultimo a ficha Outros

APONTAMENTO

Tipo de Salário: Neste campo o usuário

deverá informar o tipo de salário do funcionário: Mensal, Hora ou Hora Aula. Esta informação é importante pois irá determinar a forma do Sistema lançar as faltas e desconto DSR.

(13)

Horista: No caso do funcionário horista as faltas e DSR serão calculados em horas.

Hora Aula: Essa opção é utilizado exclusivamente para professores pois o sistema converte as faltas e atrasos em aulas de acordo com a duração da Hora Aula estipulada no conjunto de opções na opção Conversão de Hora/Aula. O DSR é um 1/6(sexto) do total de aulas ministradas no

período. Atenção configurar o funcionário no regime de Hora Aula é necessário informar no conjunto de opções desse funcionário a opção Conversão de Hora/Aula, pois caso contrário o sistema não terá condições para fazer o cálculo do apontamento desse funcionário.

Previsão de Aulas por Semana: Essa opção é disponível somente para os funcionários que tem tipo de pagamento configurado como Hora Aula. Esse campo permite o usuário informar a quantidade de aulas que serão ministradas por semana.

Base de Horas: Informe a quantidade de horas base trabalhadas no mês, independentemente do funcionário ser Mensalista ou Horista. Este campo será utilizado, por exemplo, para que o DMP

Advance determine a quantidade de horas para desconto do DSR (base de horas 220,00 / 30 =

7,20hs).

COMUNICAÇÃO COM RELÓGIO NO SOFTWARE DMP ADVANCE MULTIBANCO

Para os usuários do software DMP Advance MultiBanco, a comunicação com o novo relógio de ponto da DIMEP ficou mais fácil. Agora através do menu ferramentas podemos acessar a opção Configuração para comunicação e ter quase todas as opções de comunicação com REP que possui o software DMP REP.

Veja:

Através deste menu é possível acertar data e hora, horário de verão, cadastrar novos relógios para

comunicação, configurar tipo de crachá* e alterar as configurações do REP*.

(14)

Digite o PIS Digite a credencial ou passe o cartão

Ainda neste menu, com a opção listas é que fazemos o envio de cadastro de cartões aos relógios para que possa passar a

operar, no caso do REP este modelo de relógio só opera com a carga da lista de cadastro de cartões. (só serão transmitidos para o relógio os cadastros dos funcionários ativos e com numero de PIS).

Após cadastrar os funcionários através do menu cadastro > funcionário vá ao menu ferramentas e escolha a opção de Inclusão de cartões > todos para que a lista seja transmitida ao REP. Ao

transmitir cadastros de novos funcionários você também pode optar pela opção de inclusão especifico.

Algumas funções de configuração disponíveis neste menu só estarão disponíveis quando o equipamento encontra-se no estado de “Rep em manutenção” acesso reservado aos técnicos DIMEP com uso de ferramenta especifica.

Para os relógios biométricos o próximo passo é a inclusão de digitais no próprio relógio.

INCLUSÃO DE DIGITAIS – FUNÇÃO 91

Para incluir digitais no relógio PrintPoint II V3, deve-se: a. pressione a tecla <E>

b. pressione <9><1> c. pressione a tecla <E>

Se existirem supervisores cadastrados, o relógio pede o crachá e a senha de um supervisor. Se o crachá e a senha forem identificados ou se não houver supervisor cadastrado, aparecerá a seguinte mensagem:

Ou

Para cadastrar a digital, deve-se digitar o número do PIS do usuário e pressionar a tecla <E>, aparecerá à seguinte mensagem:

(15)

Coloque o Primeiro Dedo 3 vezes! Escolha o Dedo: Indicador Esquerdo Coloque o Segundo Indicador Esquerdo! Digital Cadastrada com sucesso!

Selecione o dedo desejado utilizando as teclas <0> ou <2> e pressione a tecla <E> para confirmar, aparecerá à seguinte mensagem:

Após cadastrar o 1º dedo, aparecerá à seguinte mensagem:

Selecione o 2º dedo desejado utilizando as teclas <0> ou <2> e pressione a tecla <E> para confirmar, aparecerá à seguinte mensagem:

Ao concluir o Segundo dedo, o relógio exibe:

TELA DE SELEÇÃO PADRÃO

Esta tabela será exibida na tela do sistema sempre que o usuário clicar nas Rotinas: Calcular Apontamento, Compensação de Pontes, Justificativa Coletiva, Pre-Justificativas, Crédito Inicial do Banco de Horas, Atualizar Banco de Horas, Fechamento do Banco de Horas, Gerar Apontamento, Gerar

Integração, Programação de Horas Extras, e todos os

(16)

Nela o usuário selecionará os funcionários, Estruturas Organizacionais ou Grupos cujos funcionários serão inclusos na Rotina selecionada.

ROTINAS DE TRATAMENTO DO PONTO PASSO A PASSO.

Nesta barra de ferramentas do DMPadvance, temos a seqüência usada para o Fechamento do ponto.

1. Importação: Esta rotina é a porta de entrada

dos horários registrados nos relógios de ponto eletrônico para o DMP Advance. Estas

marcações são gravadas no banco de dados do DMPadvance para o tratamento.

2. Inconsistência: São considerados inconsistências os dias que tiverem um número ímpar de

marcações, o;u seja, ficou faltando algum horário do funcionário.

É interessante que este relatório seja emitido sempre que for efetuada uma Importação das Marcações, pois ele poderá servir de base para que o usuário realize as correções dos horários na rotina de Edição de Cartão.

Todas as inconsistências deverão ser corrigidas antes do Cálculo do Apontamento, pois o Sistema não terá como calcular os dias que não estiverem completos.

O sistema exibirá os funcionários que tiveram marcações impares Lembre-se que, para a manutenção

dos arquivos, deverão ser utilizados os botões da barra de ferramentas: Incluir, Alterar, Excluir, Atualizar, Cancelar e Movimentar os registros, Salvar.

(17)

3. Edição Cartão: Esta rotina

poderá ser utilizada pelo usuário para complementar algum horário que tenha ficado faltando pela rotina de importação ou retirar do apontamento algum horário que o usuário durante o tratamento das informações julgar indevidos. Desde que justifique todos os

movimentos de exclusão e inserção de marcações através da aba motivos (Observação: na guia motivos > inclusão de motivos o campo de inserção de motivos tem o nome de justificativa. Esta justificativa nada tem em comum com a cadastrada no menu de cadastro).

4. Calcular: Esta rotina irá calcular o

Apontamento dos funcionários, apurando as horas extras, adicional noturno, faltas, atrasos e DSR. Caso alguma Pré-Justificativa tenha sido lançada, também será efetivada automaticamente no cálculo. Neste

momento serão utilizadas as definições das tabelas de Conjunto de Opções, Tolerâncias de Atrasos e Horas Extras, Escala de Folga, Justificativas, Horários de Trabalho, Feriados, Empresas, Estrutura

Organizacional e Funcionários, ou seja, praticamente todas as tabelas têm efeito sobre o cálculo do Apontamento.

Caso um determinado período tenha sido calculado e depois por qualquer motivo o usuário tenha alterado algum horário na rotina de Edição de Cartão, este período deverá ser calculado

novamente para que o Sistema o faça com os horários atualizados.

5. Justificativa: Nesta rotina o

(18)

6. Cartão de Ponto: Com o lançamento das justificativas, o fechamento do ponto será finalizado com a impressão do relatório.

CARTÃO DE PONTO

Uma vez feita à seleção dos funcionários, Estruturas ou grupos o usuário deverá agora informar o período e os parâmetros constantes na opção configurações conforme descrito abaixo.

Lembrando que esta rotina emitirá o Cartão de Ponto dos funcionário, com todos os horários registrados, cálculos apurados pelo DMP Advance, justificativas, etc. O Cartão de Ponto é o relatório que deverá ser assinado pelos funcionários reconhecendo os horários trabalhados e que deverá ser apresentado em fiscalizações.

Lembre-se que, para a manutenção dos arquivos, deverão ser utilizados os botões da barra de ferramentas: Incluir, Alterar, Excluir, Atualizar, Cancelar e Movimentar os registros, Salvar.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Este cuidado contínuo com a qualidade de cada processo inerente à acção de formação é ainda reforçado com a garantia de repetição de qualquer acção de

Como consequˆ encia do entendi- mento das potˆ encias simb´ olicas via os operadores diferenciais, finalizaremos o cap´ıtulo com um resultado que explica como calcular efetivamente

A CBV, em conformidade com as exigências impostas pela Receita Federal em sua Instrução Normativa “IN RFB 971/2009”, realizará, nas notas fiscais de prestação de

Neste trimestre nossas atenções se voltam para o Evangelho de Mateus que tem como propósito provar que Jesus é o Messias, o Rei eterno, sendo que o autor escreveu o

Enquanto o grupo da festa popular al- cança o estado de corrobbori vulgaire na relação entre si e com a praia, o grupo que frequenta os bares pé-na-areia, ou seja, que frequenta

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

(*)% Valores Diários de referência com base Sódio Fibra Alimentar Gorduras trans Gorduras saturadas Carboidratos Proteínas Valor energético Informação Nutricional. Quantidade