• Nenhum resultado encontrado

Informação sobre a identidade das plataformas de execução e sobre a qualidade de execução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informação sobre a identidade das plataformas de execução e sobre a qualidade de execução"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Informação sobre a identidade das

plataformas de execução e sobre a

qualidade de execução

BMO Portugal, Gestão de Patrimónios, S.A.

LEI : 2138006XNAX09422RS60

(2)

Índice

1. Introdução / Visão Geral ... 3

2. Âmbito deste relatório ... 3

3. Estratégia de Execução da BMO ... 4

Ordens Passivas e Agressivas ... 5

Entidades Legais ... 5

4. Divulgações Gerais ... 5

5. Relatórios de Execução ... 6

5.1 Instrumentos de capital; acções e certificados de depósito ... 7

5.1.1 Bandas de liquidez 1 e 2 ... 7

5.1.2 Bandas de liquidez 3 e 4 ... 7

5.1.3 Bandas de liquidez 5 e 6 ... 7

5.2 Instrumentos de Dívida ... 8

5.2.1 Obrigações ... 8

5.2.2 Instrumentos do Mercado Monetário ... 8

5.3 Derivados sobre taxas de juro ... 9

5.3.1 Futuros e opções admitidos à negociação numa plataforma de negociação ... 9

5.4 Derivados sobre divisas ... 9

5.4.1 Swaps, contratos a prazo e outros derivados sobre taxas de juro ... 9

5.5 Instrumentos financeiros estruturados ... 9

5.6 Derivados de acções ... 9

5.6.1 Opções e futuros admitidos à negociação numa plataforma de negociação ... 9

5.7 Derivados titularizados ... 10

5.7.1 Outros derivados titularizados ... 10

5.8 Produtos de índices cotados ... 10

6. Resumo da análise efectuada ... 11

(3)

1.

Introdução / Visão Geral

As Empresas de Investimento europeias devem publicar, numa base anual, informação sobre as cinco plataformas onde executaram o maior volume de ordens de clientes durante o ano anterior e sobre a qualidade de execução obtida dessas plataformas. Se a Empresa de Investimento não executar ordens de clientes directamente numa plataforma de execução, então devem publicar informação sobre as cinco entidades junto das quais colocaram o maior volume de ordens para serem executadas.

Este relatório contém uma análise detalhada da actividade, em termos de transacções, da BMO Portugal, Gestão de Patrimónios, S.A. (“BMO”), para o período de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2019.

2.

Âmbito deste relatório

As Normas Técnicas Europeias de Regulamentação (RTS 28) estabelecem regras sobre o conteúdo e formato da informação a ser publicada anualmente pelas Empresas de Investimento em relação às ordens de clientes executadas em plataformas de execução, internalizadores sistemáticos, criadores de mercado ou outros fornecedores de liquidez ou entidades que desempenhem, num país terceiro, funções semelhantes às desempenhadas por qualquer um dos precedentes.

Adicionalmente, as Empresas de Investimento deverão publicar para cada uma das categorias de investimentos financeiros, um resumo da análise e conclusões retiradas da monitorização detalhada da qualidade de execução obtida das plataformas de execução onde colocaram ordens de clientes no ano anterior. Essa informação deve incluir detalhes como:

• Preço, custo, velocidade, probabilidade de execução ou qualquer outro aspecto tido em conta na selecção de uma plataforma para colocação das ordens (factores de execução)

• Existência de ligações estreitas, conflitos de interesses e propriedades comuns relativamente a quaisquer plataformas de execução utilizadas para executar ordens (afiliações e conflitos de interesses)

• Existência de quaisquer acordos específicos com plataformas de execução relativamente a pagamentos efectuados ou recebidos, descontos, abatimentos ou benefícios não monetários recebidos (acordos específicos com plataformas de execução)

• Uma explicação dos factores conducentes a uma alteração na lista de plataformas de execução (alterações nas plataformas usadas)

• Uma explicação do modo como a execução das ordens difere em função da categoria de clientes (Alterações nas plataformas usadas)

• Uma explicação de se foi dada precedência a outros critérios em relação ao preço e custo imediatos ao executar ordens de clientes não profissionais e de que modo esses outros critérios foram determinantes para obter o melhor resultado possível em termos de contrapartida pecuniária global para o cliente (Situações em que preço e custo não foram os factores de execução principais)

(4)

• Uma explicação do modo como a empresa de investimento utilizou dados ou instrumentos relacionados com a qualidade da execução (Se e como a empresa utilizou dados das Publicações RTS 27)

• Se aplicável, uma explicação do modo como a empresa de investimento utilizou os dados de um prestador de informações consolidadas em conformidade com o artigo 65.o da Directiva 2014/65/EU (Se e como a empresa utilizou dados de um prestador de informação consolidada (CTP))

As respostas às questões referidas acima estão incluídas ao longo deste relatório, resumidas na secção 6 (Resumo da Análise Efectuada) e, salvo indicação em contrário, são aplicáveis a todas as categorias de instrumentos financeiros.

3.

Estratégia de Execução da BMO

Como componente dos serviços de gestão de carteiras que prestamos, podemos colocar ordens para os nossos clientes, em relação a vários instrumentos financeiros, para execução por outras entidades.

Ao seleccionar uma plataforma adequada para execução, a BMO avalia as plataformas de execução disponíveis para identificar aquelas que consistentemente nos permitem obter o melhor resultado possível para os nossos clientes. As nossas ordens de clientes podem ser executadas em:

• Mercados regulamentados

• Sistema de Negociação Multilateral (MTFs) ou equivalente noutras jurisdições • Sistema de Negociação Organizado (OTFs) ou equivalente noutras jurisdições • Internalizadores sistemáticos (ISs)

• Agregadores de liquidez

• Criadores de mercado ou outros fornecedores de liquidez e / ou entidades que desempenhem funções semelhantes num país fora do Espaço Económico Europeu

Durante o período em análise, a BMI continuou a utilizar o Bloomberg MTF como plataforma de execução principal, dado permitir acesso a um vasto grupo de contrapartes e, como tal, a liquidez e ofertas concorrenciais com eficiência operacional.

Este relatório cobre todos os instrumentos financeiros listados nas RTS 28 se transaccionados pela BMO. A lista completa de instrumentos financeiros elegíveis encontra-se no Anexo a este relatório.

(5)

Ordens Passivas e Agressivas

O relato RTS 28 determina que as empresas classifiquem as ordens executadas em “passivas”, “agressivas” e “dirigidas”, definidas como:

• “passiva”, uma ordem inscrita na carteira de ordens que forneceu liquidez; • “agressiva”, uma ordem inscrita na carteira de ordens que absorveu liquidez

• “dirigida, uma ordem cuja plataforma de execução foi especificada pelo cliente antes da execução da ordem. Apenas ordens que sejam directamente executadas em mercado podem ser classificadas como “passivas” ou “agressivas”. Quando as ordens são colocadas junto de um intermediário para execução e passam a integrar o seu livro de ordens, a BMO não participa directamente no mercado e aquela classificação torna-se irrelevante para a BMO.

Devido a restrições operacionais na gestão dos bancos de custódia dos clientes, a BMO tem instruções dos clientes para apenas transaccionar derivados sobre taxa de juro, sobre divisas e de acções com o banco de custódia do cliente; como tal, 100% das ordens nessas categorias de activos são ordens “dirigidas”.

Entidades Legais

A BMO classifica cada entidade legal num grupo de contrapartes como uma entidade separada. Não as agregamos a nível do grupo mas verifica-se um pequeno conjunto de circunstâncias nas quais o BMO pode transaccionar a mesma categoria de instrumento financeiro com vária entidades do mesmo grupo, o que consideramos não ter impacto no presente relatório

4.

Divulgações Gerais

Todas as ordens incluídas no presente relatório foram emitidas no âmbito da actividade da BMO como gestora discricionária de carteiras. Excepto no caso das ordens dirigidas, é a BMO que toma a decisão de colocar uma ordem com um intermediário específico e / ou plataforma.

Não temos quaisquer acordos com plataformas de execução em relação a pagamentos acordos específicos com plataformas de execução relativamente a pagamentos efectuados ou recebidos, descontos, abatimentos ou benefícios não monetários recebidos.

A BMO utiliza terceiros independentes para a realização de análises pós-transacção de melhor execução e análises de custos de transacção (TCA), o que proporciona um relato consolidado, transversal a todas as categorias de activos. Um relatório RTS 27 de um intermediário apenas evidencia transacções executadas com esse intermediário o que se revela menos útil.

(6)

5.

Relatórios de Execução

Esta secção descreve a actividade de transacções da BMO durante 2019, ventilada por classe de instrumento financeiro, listando as cinco maiores contrapartes, com base no montante transaccionado.

Este relatório da BMO apresenta os instrumentos financeiros transaccionados no período de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2019.

Uma lista completa dos instrumentos financeiros que poderiam ser incluídos num relatório RTS 28 está incluída em Anexo a este relatório.

(7)

5.1

Instrumentos de capital; acções e certificados de depósito

5.1.1

Bandas de liquidez 1 e 2

Cinco principais plataformas de execução em termos de volume de

negociação (ordem descendente) (ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do

total da categoria Banco Comercial Português

LEI : SAJU1U6S0DG9YLT7N8ZV32 100.0 100.0

5.1.2

Bandas de liquidez 3 e 4

Cinco principais plataformas de execução em termos de volume de

negociação (ordem descendente) (ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do

total da categoria Banco de Investimento Global

LEI : 213800KYUPNOQPAQL758 65.9 38.9

Banco Comercial Português

LEI : SAJU1U6S0DG9YLT7N8ZV32 22.1 36.1

Intermoney Valores Sociedad de Valores

LEI : SA-529900GS9BX04BZ5JP94 12.0 25.0

5.1.3

Bandas de liquidez 5 e 6

Cinco principais plataformas de execução em termos de volume de

negociação (ordem descendente) (ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do

total da categoria Banco Comercial Português

LEI : SAJU1U6S0DG9YLT7N8ZV32 92.6 93.6

Banco de Investimento Global

LEI : 213800KYUPNOQPAQL758 4.5 1.8

Intermoney Valores Sociedad de Valores

(8)

5.2

Instrumentos de Dívida

5.2.1

Obrigações

Cinco principais plataformas de execução em termos de volume de

negociação (ordem descendente) (ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do

total da categoria Citigroup Global Markets

LEI : XKZZ2JZF41MRHTR1V493 12.2 14.4

Credit Agricole Corporate & Investment Bank SA

LEI : 1VUV7VQFKUOQSJ21A208 11.4 6.2

Natwest Markets Plc (prev. Royal Bank of Scotland Plc)

LEI : RR3QWICWWIPCS8A4S074 6.8 5.3

Morgan Stanley & Co. International Plc

LEI : 4PQUHN3JPFGFNF3BB653 6.5 7.8

Banco Comercial Português

LEI : SAJU1U6S0DG9YLT7N8ZV32 5.3 4.5

5.2.2

Instrumentos do Mercado Monetário

Cinco principais plataformas de

execução em termos de volume de negociação (ordem descendente)

(ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do total da categoria Novo Banco LEI : 5493009W2E2YDCXY6S81 45.5 50.0 Banco Santander SA LEI : 5493006QMFDDMYWIAM13 36.4 16.7

Caixa Económica Montepio Geral

(9)

5.3

Derivados sobre taxas de juro

5.3.1

Futuros e opções admitidos à negociação numa plataforma de negociação

Cinco principais plataformas de

execução em termos de volume de negociação (ordem descendente)

(ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do

total da categoria Banco Comercial Português

LEI : SAJU1U6S0DG9YLT7N8ZV32 100.0 100.0

5.4

Derivados sobre divisas

5.4.1

Swaps, contratos a prazo e outros derivados sobre taxas de juro

Cinco principais plataformas de

execução em termos de volume de negociação (ordem descendente)

(ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do

total da categoria Banco Comercial Português

LEI : SAJU1U6S0DG9YLT7N8ZV32 99.2 88.2

Banco Português de Investimento SA

LEI : 213800NGLJLXOSRPK774 0.8 11.8

5.5

Instrumentos financeiros estruturados

Cinco principais plataformas de execução em termos de volume de

negociação (ordem descendente) (ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do

total da categoria Banco Comercial Português

LEI : SAJU1U6S0DG9YLT7N8ZV32 100.0 100.0

5.6

Derivados de acções

5.6.1

Opções e futuros admitidos à negociação numa plataforma de negociação

Cinco principais plataformas de

execução em termos de volume de negociação (ordem descendente)

(ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do

total da categoria Banco Comercial Português

(10)

5.7

Derivados titularizados

5.7.1

Outros derivados titularizados

Cinco principais plataformas de

execução em termos de volume de negociação (ordem descendente)

(ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do

total da categoria Banco Comercial Português

LEI : SAJU1U6S0DG9YLT7N8ZV32 52.7 13.3

Credit Agricole Corporate & Investment Bank SA

LEI : 1VUV7VQFKUOQSJ21A208 17.2 46.7

Morgan Stanley & Co International Plc

LEI : 4PQUHN3JPFGFNF3BB653 15.7 3.3

JP Morgan Securities Plc

LEI : K6Q0W1PS1L1O4IQL9C32 9.5 10.0

BNP Paribas SA

LEI : R0MUWSFPU8MPRO8K5P83 5.0 26.7

5.8

Produtos de índices cotados

Cinco principais plataformas de execução em termos de volume de

negociação (ordem descendente) (ordem descendente)

Proporção do montante negociado em percentagem do total da

categoria

Proporção do número de ordens negociadas em percentagem do

total da categoria Jane Street Financial Ltd

LEI : 549300ZHEHX8M31RP142 27.1 20.9

Flow Traders BV

LEI : 549300CLJI9XDH12XV51 22.9 26.0

Intermoney Valores Sociedad de Valores

LEI : 529900GS9BX04BZ5JP94 16.2 4.5

Commerzbank AG

LEI : 851WYGNLUQLFZBSYGB56 11.7 32.5

JP Morgan Securities Plc

(11)

6.

Resumo da análise efectuada

1. Factores de execução

A disponibilidade de liquidez em diferentes plataformas e a “descoberta de preço”, significam que damos a maior importância ao preço e, em seguida, aos custos associados à execução. Em classes de activos menos líquidos ou estruturadas, a velocidade e a probabilidade de execução aumentam em importância. Os factores que consideramos são: preço, custos, velocidade, probabilidade de execução, quantidade, risco de contraparte.

2. Afiliações e conflitos de interesse Nenhum

3. Acordos específicos com

plataformas de execução Nenhum

4. Alterações nas plataformas usadas Não existiram alterações relevantes na lista de plataformas,

publicada na Política de Execução de Ordens. 5. Factores de execução específicos a

categorias de clientes Todos os clientes são tratados de forma idêntica na execução.

6. Situações em que preço e custo não foram os factores de execução principais

Detalhado em 1. 7. Se e como a empresa utilizou

dados das Publicações RTS 27

Não foram utilizados dados ou ferramentas adicionais para avaliar a qualidade da execução. Os dados exigidos pelo Regulamento Delegado (UE) 2017/575 não são

disponibilizados pelas plataformas de execução à data da publicação

8. Se e como a empresa utilizou dados de um prestador de informação consolidada (CTP)

Não são usados CTP presentemente

Informação Importante:

A informação incluída neste relatório é julgada confiável, mas não garantimos a sua completude e precisão. Os dados obtidos por nós de terceiros são providenciados sem garantias de qualquer espécie, devendo ser independentemente verificada antes de qualquer outra publicação ou utilização. Dados de terceiros são propriedade ou licenciados pelo fornecedor de dados e não podem ser reproduzidos, extraídos ou utilizados para qualquer outro fim sem o consentimento do fornecedor de dados. Nem nós nem o fornecedor de dados terão qualquer responsabilidade em relação a dados de terceiros. O material em causa não tem por objectivo proporcionar, e não deve server de base a, aconselhamento contabilístico, jurídico ou fiscal.

(12)

Anexo : Lista RTS 28 de instrumentos financeiros

a

a. Instrumentos de capital — acções e certificados de depósito

i. Variação das cotações, bandas de liquidez 1 e 2 (de 0 a 79 transacções por dia) ii. Variação das cotações, bandas de liquidez 3 e 4 (de 80 a 1,999 transacções por dia) iii. Variação das cotações, bandas de liquidez 5 e 6 (a partir de 2,000 transacções por dia)

b. Instrumentos de dívida

i. Obrigações

ii. Instrumentos do mercado monetário

c. Derivados sobre taxas de juro

i. Futuros e opções admitidos à negociação numa plataforma de negociação ii. Swaps, contratos a prazo e outros derivados sobre taxas de juro

d. Derivados de crédito

i. Futuros e opções admitidos à negociação numa plataforma de negociação ii. Outros derivados de crédito

e. Derivados sobre divisas

i. Futuros e opções admitidos à negociação numa plataforma de negociação ii. Swaps, contratos a prazo e outros derivados sobre divisas

f. Instrumentos financeiros estruturados g. Derivados de acções

i. Futuros e opções admitidos à negociação numa plataforma de negociação ii. Swaps e outros derivados de acções

h. Derivados titularizados

i. Warrants e derivados de certificados

ii. Outros derivados titularizados

i. Derivados de mercadorias e derivados de licenças de emissão

i. Futuros e opções admitidos à negociação numa plataforma de negociação ii. Outros derivados de mercadorias e derivados de licenças de emissão

j. Contratos diferenciais

k. Produtos de índices cotados (ETP) [fundos de índices cotados (ETF), notas de índices cotados (ETN) e mercadorias de índices cotados (ETC)] l. Licenças de emissão

Referências

Documentos relacionados

Para a análise do perfil do trabalho autônomo ou por conta própria, a fonte de informações aqui utilizada é da Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED, que

No entanto, cabe observar que foram incluídos todos os casos de OCD diagnosticados em pacientes nascidos neste período, incluídos os óbitos fetais após vinte e oito semanas

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Como material vegetal, utilizou-se as cascas do Croton urucurana , que foram submetidas a macerações exaustivas com n-hexano, acetato de etila e etanol,