• Nenhum resultado encontrado

PUC-Rio Departamento de Artes & Design Curso de Especialização em Webdesign Projeto II. Sociedade Nordestina de Proteção ao Jumento Azul - SONOPROJUÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PUC-Rio Departamento de Artes & Design Curso de Especialização em Webdesign Projeto II. Sociedade Nordestina de Proteção ao Jumento Azul - SONOPROJUÁ"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PUC-Rio Departamento de Artes & Design

Curso de Especialização em Webdesign

Projeto II

Felipe Vasconcellos Leonardo Rangel Adriano Mendes Fabio Quirino

Sociedade Nordestina de Proteção ao Jumento Azul -

SONOPROJUÁ

I. Histórico e Objetivos

Sobre a Sociedade Nordestina de Proteção ao Jumento Azul - SONOPROJUÁ

A Sociedade Nordestina de Proteção ao Jumento Azul - SONOPROJUÁ foi criada pelos líderes de uma comunidade cujos membros acreditam na existência de um animal raro, chamado Jumento Azul.

Essa Sociedade tem como objetivo, preservar e proteger esse raro animal, que nasce em uma proporção de apenas um a cada duzentos, a fim de ser utiizado para o auxílio do homem no trabalho e como fonte de alimento.

Em um primeiro momento, os dois objetivos da Sociedade podem parecer conflitantes, mas se analisarmos a participação de animais como o jumento, burro, vacas e bois, cabras etc na nossa sociedade, percebemos que estes foram domesticados há

milhares de anos, e sua principal função é servir e auxiliar o homem, fornecendo força física para o auxílio de tarefas braçais como transporte de material e de pessoas e na agricultura, além de fornecer alimento.

Partindo dessa visão a sociedade visa proteger um animal raro, mas sem torná-lo inútil e o privando de exercer a sua principal função, que é auxiliar o homem.

A SONOPROJUÁ pretende utilizar o jumento azul principalmente nas lavouras nordestinas de cana de açúcar e outros produtos agrícolas, priorizando o pequeno agricultor que não pode utilizar maquinário pesado, criando um processo sustentável com o mínimo possível de agressão ao meio ambiente e emissão de CO² na

atmosfera.

Todo o processo de preparação do material agrícola também é realizado utilizando a grande força física e resistência do Jumento Azul, além do transporte desses produtos 100% orgânicos e sustentáveis.

Além dessa utilização, as fezes do Jumento Azul são utilizadas como adubo orgânico para as lavouras e na obtenção de energia através da queima de gás metano liberado pelas fezes desse animal.

Como é possível perceber, o Jumento Azul unido às outras espécies de jumento são o centro de produção e força de trabalho que faz a agricultura e a economia de parte da comunidade nordestina girarem.

(2)

O grande desafio da SONOPROJUÁ é conscientizar a população da importância desse animal para a economia da região e a sobrevivência de milhares de pequenos agricultores, da utilização desse animal como forma de auxílio para a população, mas buscando tratar o animal com carinho e respeito, protegendo o Jumento Azul da exploração que não vise o bem da comunidade.

A sociedade também utiliza o Jumento Azul como fonte de alimento. Após sua vida auxiliando a comunidade, todo o animal que tenha sofrido de morte natural é utilizado como alimento. Sua carne é muito apreciada na região e serve principalmente para alimentar os sertanejos mais pobres.

Seu couro azul é também utilizado como decoração e vestimenta e serve de matéria-prima para artesãos e artesãs da comunidade, criando uma nova fonte de renda para a região.

Como o nascimento de um Jumento Azul é muito raro, a Sociedade mantém um rebanho de reprodutores e incentiva que agricultores que possuam um Jumento Azul também promovam a procriação desse animal, inclusive fornecendo outros jumentos azuis para a reprodução.

Projeto

1. O principal objetivo desse projeto é o desenvolvimento de um website que seja uma ferramenta de captação de recursos financeiros e políticos que ajudem na manutenção da Sociedade e que fomente a discussão da

preservação do animal e de sua utilização na produção agrícola sustentável e em outras formas de auxílio da economia local.

2. Conseguiremos avaliar o sucesso do site através do volume de doações e dos valores doados, além da adesão política para a causa.

3. O website será lançado no dia 01 de fevereiro de 2012.

4. O custo total do projeto será de 40 mil reais para versão beta e será entregue em 45 dias úteis.

5. O website é completamente novo. Percebendo que a Internet é uma das principais ferramentas de comunicação da nossa sociedade atual, a SONOPROJUÁ entende que é necessário participar também.

6. Além de captar recursos finaceiros e políticos, o website pretende reforçar a identidade da SONOPROJUÁ através dos formadores de opinião da

Sociedade, utilizando ferramentas como o Blog para criar uma discussão sobre o assunto e o aumento da credibilidade através de parceiros políticos e de um número grande de doadores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

7. Antes de criar a identidade visual do website, iremos criar um documento com todo o mapa do website incluindo fluxograma, quantidades de páginas, funcionalidades e serviços. Essa fase do projeto é muito importante pois alinha o trabalho ao que a Sociedade de Proteção ao Jumento Azul precisa.

(3)

II. Audiência, Conteúdo e Funcionalidade

Audiência

O website da SONOPROJUÁ pretende atrair três públicos diferentes. O público em geral, pessoas físicas que queiram fazer alguma doação; empresários que pretendem vincular o nome da SONOPROJUÁ a suas empresas e políticos e formadores de opinião que a SONORPOJUÁ pretende ter seu nome vinculados a eles.

A SONOPROJUÁ pretende criar alguns produtos para atrair esses diferentes públicos. Para empresários e formadores de opinião, a Sociedade pretende criar um selo digital de participação e luta pela causa para ser anexado ao site das empresas e formadores de opinião, além de divulgar o nome ou marca dos parceiros em seu site; Para o público em geral, a Sociedade pretende vender produtos relacionados ao Jumento Azul. Serão incentivados a venda de produtos criados por artesãos da comunidade nordestina utilizando o couro azul do jumento.

Conteúdo

O conteúdo do website será fornecido pela própria Sociedade de Proteção ao Jumento Azul. O vasto conhecimento sobre esse raro animal e os anos de pesquisa, tratamento e convivência com essa espécie credenciam a SONOPROJUÁ como principal fonte de informação que alimentará o website.

O conteúdo do website será fixo e terá poucas atualizações. Apenas a lista de doadores e a lista de parceiros sofreram atualizações constantes realizadas por sistema já programado.

O grande diferencial relacionado às informações e novidades será o blog alimentado pelos formadores de opinião da sociedade e parceiros que terão a possibilidade de emitir suas opiniões sobre a questão do Jumento Azul, com abertura para

comentários, proporcionando o debate sobre o tema. Sua atualização varia conforme a participação dos colaboradores do blog.

Funcionalidade

O website da SONOPROJUÁ utilizará algumas ferramentas importantes para o seu objetivo. A primeira delas é o sistema de blog. Utilizaremos sistemas gratuitos, como Blogger ou Wordpress, afim de diminuir os custos e permitir o uso de uma ferramenta comprovadamente simples e prática, permitindo que os membros da Sociedade, colaboradores do blog, possam emitir as suas opiniões sem dificuldade.

O website também possuirá uma página dinâmica vinculada a banco de dados para permitir a criação de uma lista de doadores visível a todos os espectadores através de cadastro de doadores.

Utilizaremos ferramenta para doação através de boleto bancário e cartão de crédito e venda online de produtos ligados ao Jumento Azul.

O website terá um sistema de gerenciamento de conteúdo, assim, a Sociedade de Proteção ao Jumento Azul irá receber instruções de como atualizar as informações do

(4)

website. Manutenção do sistema e melhorias técnicas serão feitas pela equipe técnica com outro contrato de serviço após entrega do projeto final.

O website irá usar https para transações financeiras. Um dos requisitos necessários é o uso do protocolo http para fazer a transação financeira como a doação. O host de hospedagem deve oferecer o serviço como custo adicional.

Limitações ou questões técnicas

Não existem outras questões técnicas ou limitações;

Orçamento de hospedagem

Sugerimos o UolHost como servidor para hospedar o website. Mas a Sociedade de Proteção ao Jumento Azul está livre para escolher outro host para hospedagem. O custo mensal do UolHost é de R$22,90 por mês.

Sistemas e banco de dados

Não serão aproveitados sistemas e banco de dados existentes. O projeto é novo e o banco de dados e sistemas terão que ser desenvolvidos.

Planejamento de médio e longo prazo

O site deverá ser a referência nacional na proteção do Jumento Azul em médio prazo. A longo prazo esperamos que o alcance seja internacional. O site fornecerá suporte para outras línguas afim de receber doações de outros países.

(5)

Requisitos técnicos

XHTML

CSS

PHP

(6)
(7)
(8)

LOGO

Doação Abaixo Assinado Institucional Blog Loja Fale Conosco

GALERIA DE DESTASQUES

Doação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent adipiscing fringilla augue, a lacinia odio sagittis id. Duis elementum laoreet purus, at pharetra eros vehicula vel Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent adipiscing fringilla augue, a lacinia odio sagittis id. Duis elementum laoreet purus, at pharetra eros vehicula vel lacinia odio sagittis id. Duis elementum laoreet purus, at pharetra eros vehicula vel

Faça sua doação

Fique por dentro Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent adipiscing fringilla augue, a lacinia odio sagittis id. Duis elementum laoreet purus, at pharetra eros vehicula vel Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent

adipiscing fringilla augue, a lacinia odio sagittis id. Duis elementum laoreet purus, at pharetra eros vehicula vel lacinia odio sagittis id. Duis elementum laoreet purus, at pharetra eros vehicula vel Shopping Nome do produto Valor do produto Nome do produto Valor do produto Nome do produto Valor do produto Nome do produto Valor do produto Copyright 2011

Redes Sociais

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

Referências

Documentos relacionados

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Dedico este trabalho ao meu querido e amado avô Leonel (in memoriam).. Esse artigo científico tem como intuito esclarecer de forma objetiva os danos causados às

This investigation shows that the pulp of the studied xoconostle cultivars had an appreciable amount of soluble fiber and antioxidant compounds such as ascorbic acid,

O conhecimento desses ciclos reprodutivos das plantas é essencial para aplicação de planos de manejo, principalmente porque muitas das espécies vegetais e animais que vivem

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

A trajetória histórica humana enfrentou uma longa caminhada, repleta de lutas, desigualdades e conflitos presentes em diversos setores sociais, para moldar e construir a

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,