• Nenhum resultado encontrado

Reconhecimento. Rede que ensina Regulamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reconhecimento. Rede que ensina Regulamento"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Reconhecimento

Rede que ensina – Regulamento

CONCEPÇÃO E OBJETIVOS

O Rede que Ensina é uma proposta de reconhecimento dos professores vinculados à Rede de Apoio à Educação TRILHAS do Instituto Natura. O principal objetivo é valorizar os profissionais comprometidos com a aprendizagem dos alunos e que desenvolvem boas práticas de alfabetização apoiados nas orientações do Projeto. Reconhecidos como produtores de conhecimento, os professores selecionados verão seus melhores trabalhos publicados em um caderno especial, Trilhas de Leitura pelo Brasil, destinado a escolas de todo o país. A troca de experiências é um dos objetivos do TRILHAS e fortalece a formação continuada. Com a ampla divulgação de boas práticas, o Instituto Natura espera contribuir para o bom uso dos materiais e para a continuidade do Projeto nos municípios, além de ajudar os professores a cumprir a meta de ter todas as crianças alfabetizadas até os 8 anos.

1. ORGANIZADORA

O Rede que Ensina é uma iniciativa do Instituto Natura, sociedade inscrita perante o C.N.P.J.M.F. sob o nº 71.673.990/0001-77, com sede na Avenida Brigadeiro Faria Lima, n° 210, 17° andar, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP).

2. PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão se inscrever pessoas físicas, educadores, maiores de 18 (dezoito) anos, que desenvolveram trabalhos em turmas regulares na rede pública, Municipal ou Estadual, ou em escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, podendo ser urbanas ou rurais. Serão aceitas inscrições, exclusivamente, de professores que lecionem para a Educação Infantil (na pré-escola, para turmas com crianças com 4 e 5 anos) e para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° anos).

2.2. Serão aceitas inscrições apenas na área de alfabetização e língua portuguesa, nos eixos de oralidade, leitura e escrita.

2.3. Técnicos de Secretarias de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos não podem se inscrever, mas podem contribuir incentivando a participação dos professores da sua escola ou rede de ensino. Como observam os trabalhos feitos em sala de aula, podem ajudar os docentes a identificar as suas melhores práticas.

(2)

3. INSCRIÇÕES

3.1. Período de inscrições: 8 de setembro de 2014 a 30 de novembro de 2014, respeitando o limite das 23h59 (horário de Brasília).

3.2. Para se inscrever, é preciso ser cadastrado no Portal TRILHAS (www.portaltrilhas.org.br) e seguir as orientações indicadas na página do Reconhecimento Rede que Ensina.

3.3. Com o propósito de alcançar homogeneidade nos critérios de seleção, o Instituto Natura colocou no Portal TRILHAS um formulário de inscrição que tem a mesma estrutura de organização de atividades presente nos cadernos do TRIHAS. Ver anexo (item 7 deste Regulamento).

3.4. Cada participante terá de inscrever, no mínimo, 3 (três) atividades. Serão aceitas experiências escolares que foram pautadas pelas orientações dos cadernos do Projeto TRILHAS (Ler e Escrever Textos, Abrir Apetite Poético e Jogos). Serão aceitas experiências escolares que possam ser comprovadas por meio de produção de alunos, registros de classe, imagens, vídeos etc.

3.4.1. Não serão consideradas no processo de seleção as atividades feitas com base no acervo literário do TRILHAS. As propostas devem ser feitas a partir de outros livros de qualidade literária, que o professor disponha.

3.4.2. O participante poderá inscrever quantas atividades desejar. Ao concluir uma inscrição, como descrito acima, poderá realizar o relato de novas experiências que tenham como base o mesmo ou outro caderno do TRILHAS.

3.4.3. O participante apenas poderá enviar fotos e/ou vídeos de autoria própria, devendo responsabilizar-se por quaisquer reclamações de terceiros por infração a direitos autorais, conexos, de propriedade intelectual ou direitos da personalidade.

3.4.4. O participante declara que obteve todas as autorizações necessárias para se inscrever no concurso, especialmente autorização de uso de direitos da personalidade, cessões de direito de propriedade intelectual, autorização de uso de direitos autorais e conexos, etc.

3.5. O Instituto Natura não se responsabiliza pelo não recebimento da inscrição enviada pelos participantes, bem como por impossibilidade de participação em razão de falhas ou erros de envio ocasionados por problemas no provedor de internet utilizado ou no próprio site.

(3)

3.6. Todo participante receberá um e-mail de confirmação de inscrição. Caso isso não ocorra em até 3 (três) horas após a conclusão da inscrição, o(a) professor(a) deverá enviar um e-mail para reconhecimento.trilhas@gmail.com informando o Instituto Natura. Não serão aceitas reclamações após o fim do período de inscrições.

3.7. A participação é pessoal e intransferível. O Instituto Natura irá desclassificar aquele que se utilizar de quaisquer métodos ilícitos ou contrários aos previstos neste Regulamento.

3.8. As atividades, mesmo que tenham sido desenvolvidas em grupo, deverão ser inscritas no nome de apenas um(a) professor(a) e, nesse caso, devem ser mencionados os demais autores, que devem estar cientes da inscrição e do presente Regulamento, de modo a isentar o Instituto Natura de qualquer responsabilidade.

3.9. O Instituto Natura reconhecerá somente o(a) professor(a) em nome do(a) qual as atividades foram inscritas. Somente o(a) inscrito(a) será mencionado na publicação Trilhas de Leitura pelo Brasil.

4. PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. A seleção dos ganhadores será realizada por meio da análise dos trabalhos enviados durante o período de inscrições. As atividades serão analisadas por uma Comissão Selecionadora, composta por membros indicados pelo Instituto Natura.

4.2. Os nomes dos selecionados serão divulgados no site

www.portaltrilhas.org.br no início de 2015. 5. RESULTADO

5.1. O Rede que Ensina tem caráter exclusivamente educacional, sem modalidade de sorteio e independe de autorização prévia, nos termos do artigo 1º,§único da Portaria 422/13 do Ministério da Fazenda. Ele tem como foco identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade que sejam planejadas a partir das orientações dos cadernos do Projeto TRILHAS e sejam executadas por professores das escolas públicas.

5.2. Os professores selecionados terão seus trabalhos publicados no caderno especial Trilhas de Leitura pelo Brasil.

5.3. Ao inscrever seu trabalho, o participante cede de forma gratuita, total, irrevogável e irretratável, todos os direitos autorais patrimoniais sob seu trabalho para o Instituto Natura, podendo o Instituto Natura divulgá-lo durante o prazo legal de vigência dos

(4)

direitos autorais patrimoniais ou outro eventualmente estabelecido por futura alteração legislativa, no Brasil e no exterior, através de qualquer mídia e meio, incluindo mas sem se limitar à: internet, televisão, jornais, revistas, livros, materiais didáticos, apresentações, relatórios e quaisquer outro material de divulgação do Projeto TRILHAS ou do Instituto Natura. O participante autoriza, ainda, que o Instituto Natura utilize gratuitamente seus direitos da personalidade (nome, imagem, voz e depoimentos), pelo prazo de 05 (cinco) anos, renovável automaticamente por períodos sucessivos, até a denúncia de quaisquer das partes, desde que para os mesmos fins ora estabelecidos.

5.4. O participante escolhido deverá auxiliar o Instituto Natura a obter toda e qualquer autorização necessária para publicação do trabalho, especialmente autorizações de uso de direitos da personalidade e autorizações de uso de direitos de propriedade intelectual de terceiros, devendo o participante escolhido informar ao Instituto Natura caso não seja possível obter determinada autorização.

5.5. O participante declara estar ciente e concordar que, caso não seja possível obter todas as autorizações necessárias para publicação do trabalho, o Instituto Natura poderá editar, modificar ou alterar o mesmo, ou ainda, poderá optar por não publicar o trabalho a fim de não infringir direitos de terceiros. E, nesta hipótese, nada mais será devido pelo Instituto Natura ao participante.

6. RESPONSABILIDADES

6.1. Os participantes serão exclusivamente responsáveis por qualquer eventual questionamento decorrente de direitos autorais relativos ao uso de expressões, textos, fragmentos de texto, entre outras reproduções e/ou utilizações indevidas das obras, mesmo que parcialmente, respondendo cível e criminalmente pelos ilícitos que vierem a cometer no âmbito da propriedade intelectual, assim como pelo eventual uso indevido da imagem (em sentido amplo) de pessoas.

6.2. Os participantes declaram, desde já, serem de sua autoria os trabalhos encaminhados e cedem e transferem para o Instituto Natura, sem quaisquer ônus para este e em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos autorais sobre os mesmos, para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica, e na divulgação do resultado. Caso seja constatado pelo Instituto Natura qualquer descumprimento deste regulamento ou, ainda, tentativa de, o participante será automaticamente excluído da iniciativa, independentemente do envio de qualquer notificação e, caso seja selecionado, o reconhecimento será transferido para o

(5)

próximo participante classificado dentro das condições válidas e previstas neste Regulamento.

6.3. Dúvidas e informações sobre o Reconhecimento Rede que E n s i n a p o d e r ã o s e r e n v i a d a s p a r a o e - m a i l :

reconhecimento.trilhas@gmail.com. 7. ANEXO

ROTEIRO DE INSCRIÇÃO

O formulário abaixo está disponível no Portal TRILHAS (w w w . p o r t a l t r i l h a s . o r g . b r) , n a p á g i n a d e s t i n a d a a o Reconhecimento Rede que Ensina. É preciso ser cadastrado no site para acessar a página e efetivar a inscrição.

· Qual caderno ou jogo do kit TRILHAS foi usado como referência para planejar a atividade?

Selecione dentro de uma lista o nome do caderno ou do jogo de referência para a atividade. O kit TRILHAS está dividido em três eixos: Ler e Escrever Textos (Histórias de Animais, Histórias com Engano, Histórias com Acumulação, Histórias com Repetição, Histórias com Cartas, Histórias Clássicas), Apetite Poético (Canções, Poemas, Histórias Rimadas, Parlendas) e Jogos (Mercado, Descubra o invasor, Batalha dos nomes, Passo a passo, Bichos malucos, Rimas, Nomes escondidos, Que brinquedo é esse?, Contrários, Agrupando imagens).

· Qual obra literária você usou como base para realizar a atividade proposta?

Para identificar o(s) livro (s) utilizados na proposta feita à turma, você deve escrever o título da obra, o autor, a editora e o ano de publicação.

Reforçamos que sua atividade deve ser feita com base em um livro literário de qualidade que não faça parte do acervo TRILHAS de Educação Infantil ou Ensino Fundamental. Nossa intenção com isso é valorizar a ampliação do repertório de leitura das crianças. Então, sua inscrição não será considerada se utilizar algum dos livros ou histórias citadas abaixo que fazem parte do kit TRILHAS. São eles:

! A arca de Noé, Vinícius de Morais (Companhia das Letrinhas) ! A casa sonolenta, Audrey Wood (Ática)

! A flauta do tatu, Ângela Lago (Rocco) ! A galinha ruiva, Elza Fiúza (Moderna)

! A formiguinha e a neve, João de Barro (Braguinha) (Moderna)

(6)

! Boi da cara preta, Sérgio Caparelli (L&PM)

! Brinque-Book canta e dança, Seleção musical de Suzana Sanson (Brinque-Book)

! Bruxa, bruxa, venha à minha festa, Arden Durce (Brinque Book)

! Cabritos, cabritões, Adaptação de Olalla González (Callis) ! Chapeuzinho vermelho. In: Contos de Perrault, Tradução de

Fernanda Lopes de Almeida (Ática)

! Chapeuzinho Vermelho, Charles Perrault (Companhia das Letrinhas)

! Dona Baratinha, Ana Maria Machado (FTD)

! Fiz voar o meu chapéu, Ana Maria Machado (Formato) ! Fome de urso, Heinz Janisch (Brinque Book)

! O bicho folharal, Ângela Lago (Rocco)

! O caso das bananas, Milton Cielo de Oliveira Filho (Brinque Book)

! O filho do Grúfalo, Julia Donaldson (Brinque Book) ! O Grúfalo, Julia Donaldson (Brinque Book)

! O gato de botas; Branca de Neve; O príncipe sapo. In Volta ao Mundo em 52 histórias, Adaptação de Fernanda Lopes de Almeida (Ática)

! O grande rabanete, Tatiana Belinky (Moderna)

! O lobo e os sete cabritinhos, Adaptação de Xosé Ballesteros (Callis)

! O Nabo gigante, Aleksey Tolstoi (Girafinha)

! O príncipe-rã (em Contos de Grimm, vol. 2), Irmãos Grimm (Ática)

! O rei bigodeira, Audrey e Don Wood (Ática)

! Os bichos também sonham, Andréa Daher (Martins Fontes) ! Pêssego, pera, ameixa no pomar, Janet Ahlberg (Moderna) ! Qual o sabor da lua?, Michael Greejniic (Brinque Book)

! Quem canta seus males espanta, Coordenação de Theodora M. M. de Almeida (Caramelo)

! Quem canta seus males espanta 2, Coordenação de Theodora M.M. de Almeida (Caramelo)

! Quem quer brincar de pique-esconde?, Isabella e Angiolina (FTD)

! Salada, saladinha, Maria José Nóbrega (Moderna) ! Uma girafa e tanto, Shel Silverstein (Cosac Naify) ! Viviana, rainha do pijama, Steve Webb (Salamandra) · Indique um título para a atividade que você propôs às

(7)

No título, apresente a proposta de atividade destinada às crianças. Por exemplo, se você pediu à turma para ler trechos de uma obra, pode chamar sua atividade de “Ler partes da história”.

· Descreva resumidamente como foi feita a proposta

Escreva uma introdução que explique a atividade que você realizou. Se quiser uma inspiração de como fazê-la, consulte os Cadernos de Orientações TRILHAS.

- Preparação

Relate o que você fez antes da atividade para garantir que ela ocorresse. Você precisou, por exemplo, separar materiais? Quais? - Organização do espaço e das crianças

Registre a maneira como organizou a sala de aula e a turma para a atividade.

- Detalhamento da proposta

Informe o passo a passo da atividade feita com as crianças. Você pode escrever como apresentou a proposta à turma e como conduziu o trabalho. Vale registrar orientações dadas e perguntas feitas às crianças durante a atividade. O importante é detalhar o encadeamento de ações, levando em conta o que as crianças já sabiam e o que precisavam aprender.

- Possíveis adaptações

Relate as adaptações feitas por você considerando diferentes graus de desafio da atividade. A ideia é que todos participem, portanto, o que você fez se crianças acharam a atividade muito difícil ou fácil demais?

- O que as crianças puderam aprender?

Faça uma lista com todos os conteúdos apresentados às crianças e relacionados diretamente à atividade. Para cada ação ou conjunto de ações, escreva um conteúdo relacionado à leitura, escrita ou oralidade. Todos os conteúdos estão descritos nos cadernos de estudo e de orientações do Projeto TRILHAS. Você deve usá-los como referência.

- O que mais foi possível fazer?

(8)

- O que foi possível fazer em casa?

Conte o que você propôs para as crianças fazerem em casa, pensando em favorecer a troca entre as experiências que elas vivem na escola e fora dela.

- Você tem registros da sua atividade?

Compartilhe imagens, vídeos e links, caso tenha produzido estes materiais, desde que tenha todas as autorizações necessárias para sua divulgação, especialmente autorização de uso de direitos da personalidade dos pais ou responsável legal das crianças.

Após salvar a primeira atividade, o sistema irá pedir o preenchimento de outras duas. Será possível voltar a editá-las antes da conclusão da inscrição.

Ao final, o Portal TRILHAS irá montar um caderno digital com todas as atividades registradas, tendo como capa o caderno do Projeto escolhido como referência de planejamento. Será possível fazer o download do conjunto de atividades inscritas (em formato PDF) ou então compartilhá-las no seu mural.

O participante que desejar poderá inscrever mais atividades com base no mesmo ou em outros Cadernos do TRILHAS.

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

a viver na felicidade completa. Vós, Deus de ternura e de bondade, nunca vos cansais de perdoar.. Concedeis agora a vosso povo tempo de graça e reconciliação. Daí, pois, em

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de