• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS DE ROTARY INTERNATIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS DE ROTARY INTERNATIONAL"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

EVENTO

ESCOLHA DE PAÍS - CICLO 2014-15

1

SOBRE A EXPRO BRASIL E AS ORGANIZAÇÕES ROTÁRIAS DOS DISTRITOS 4430 e 4590

A EXPRO BRASIL tem desenvolvido esforços no transcorrer dos anos no sentido de melhor realizar suas atividades e a gestão do PIJ-RI (Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International) para seus 2 Distritos 4430 e 4590, dentro do conceito de melhorias contínuas, procurando renovar e inovar a cada ano.

Como consequência, a EXPRO BRASIL tem sido reconhecida no meio rotário nacional e internacional, como uma Instituição Rotária que tem desenvolvido o PIJ-RI com qualidade e assertividade crescentes.

Esse reconhecimento é decorrência:

 Das atividades realizadas pela EXPRO BRASIL.

 Da gestão do Programa de Intercâmbio realizada pelos Distritos, através de suas Comissões Distritais.  Da gestão do Programa de Intercâmbio realizada em cada Rotary Club por suas CIJs (Comissões de

Intercâmbio de Jovens).

 Do trabalho desenvolvido pelos nossos Contatos Internacionais durante suas participações em Encontros Rotários Internacionais de Intercâmbio de Jovens, os quais acontecem para o debate de temas e realização de acordos de troca de Possibilidades de Vaga, assim como do constante contato com parceiros de outras nacionalidades com os quais mantemos acordos de intercâmbio.

 Das atividades do Rotex. Grupo de jovens que já retornaram de seus intercâmbios e que dão suporte a diversas atividades do programa.

Como um dos resultados interessantes e importantes desse movimento, a EXPRO BRASIL e TODA a organização acima citada tem aumentado a quantidade de Possibilidades de Vaga para serem oferecidas aos nossos jovens candidatos brasileiros para realizarem seus Programas de Intercâmbio no exterior. E consequentemente, as oferecidas aos nossos parceiros internacionais para que jovens estrangeiros possam vir ao Brasil realizar seus Programas de Intercâmbio.

SOBRE AS POSSIBILIDADES DE VAGA

Possibilidade de Vaga é o nome dado a toda vaga devidamente negociada pelos nossos Contatos Internacionais com nossos parceiros internacionais, para as quais podemos enviar os documentos dos nossos jovens candidatos, para avaliação e possível aceitação para realização de seu Programa de Intercâmbio.

Dentro do contexto acima apresentado, a EXPRO BRASIL entende que TODAS as Possibilidades de Vaga são boas mesmo porque, quem faz o Programa de Intercâmbio, em suma, é o Jovem Intercambista.

Cada Possibilidade de Vaga possui Requisitos Específicos que foram determinados pelos nossos parceiros internacionais e estão sendo apresentados na sequência deste documento para sua avaliação prévia. A EXPRO BRASIL sugere ao Jovem Candidato, juntamente com sua família, que leia e entenda os Requisitos Específicos e crie uma Lista de Interesse de Possibilidades de Vaga com, pelo menos, 10 opções para escolha.

(2)

EVENTO

ESCOLHA DE PAÍS - CICLO 2014-15

2 O Processo de Escolha se dará na seguinte ordem de modalidades:

 Novas Gerações  Curta Duração  Longa Duração

O Processo de Escolha obedecerá, em cada modalidade, a Ordem Crescente da Classificação dos Jovens Candidatos, considerando os resultados obtidos por cada um nos eventos de classificação promovidos pela EXPRO BRASIL através da CAC (Comissão de Avaliação e Classificação de Candidatos).

Dentro deste contexto, o melhor classificado em cada modalidade terá o direito a escolher primeiro a Possibilidade de Vaga para a qual deseja que a EXPRO BRASIL envie sua documentação para avaliação e assim sucessivamente.

Cada Jovem Candidato será chamado, obedecendo ao acima mencionado, sendo que, se não estiver presente, nem representado por pelo menos um de seus pais ou por outra pessoa tendo esta procuração legalmente válida, estará automaticamente excluído deste Processo, sendo considerado Desistente.

A cada Jovem Candidato será concedida uma Oportunidade de Escolha, podendo o mesmo escolher:  Sua Possibilidade de Vaga;

 Ser transferido para a Lista dos Remanescentes.  Desistir;

Após escolher uma das três opções acima, o Jovem Candidato e seus acompanhantes deverão se dirigir à Mesa de Saída para lerem, assinarem e receberem cópia do Termo referente à sua escolha. Vide os anexos.

Na hipótese das Possibilidades de Vaga encerrarem antes do término do Processo de Escolha:

 Os Jovens Candidatos que não tiveram a oportunidade de escolher permanecerão com suas respectivas posições na Classificação, devendo se dirigir, juntamente com suas famílias à Mesa de Saída para lerem, assinarem e receberem cópia do Termo de Espera. Vide em anexo.

 A EXPRO BRASIL se compromete a desenvolver esforços, sem porém oferecer garantias, para apresentar mais Possibilidades de Vaga aos eventuais candidatos em Espera, seguindo o Processo de Escolha apresentado.

A partir dos fundamentos acima mencionados, a EXPRO BRASIL recomenda fortemente que:

 TODOS os Jovens Candidatos escolham, dentre as Possibilidades de Vaga oferecidas, a que melhor lhe agrada para realizar seu Programa de Intercâmbio.

 Os Jovens Candidatos NÃO optem pela Lista de Remanescentes, embora não negue neste momento, este direito de opção. Isso também por não haver garantias de apresentação de novas Possibilidades de Vaga.  Ver maiores detalhes de como se dará o processo com os Remanescentes no respectivo Termo.

Seguem em anexo, para conhecimento prévio, os 4 Termos:  Termo de Escolha da Possibilidade de Vaga;

 Termo de Espera.

 Termo de Escolha da Lista dos Remanescentes;  Termo de Desistência;

(3)

TERMO DE ESCOLHA

DA POSSIBILIDADE DE VAGA

3 Eu, ________________________________, participante do Processo de Classificação promovido pela EXPRO BRASIL, para minha inserção no Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International e estando presente hoje, no evento Escolha de País, juntamente com meus pais ou responsáveis, todos abaixo assinados, declaramos neste momento estar cientes:

1) De ter eu optado pela Possibilidade de Vaga: __________________________________, na modalidade ____________________________, estando meus pais ou responsáveis de acordo com minha escolha.

2) De que minha escolha é definitiva, não cabendo arrependimento, sendo que, na hipótese de minha desistência da mesma, estarei eu sendo excluído da participação neste ciclo do Programa de Intercâmbio.

3) Dos Requisitos Específicos definidos por aquele país, detentor dessa Possibilidade de Vaga, os quais me foram anteriormente informados.

4) De que meus documentos serão enviados pela EXPRO BRASIL para aquele país definido no item 1, para análise por eles, para aceitação ou não de minha presença como Jovem Intercambista de Rotary International. 5) De que a escolha que hoje realizei não se configura numa garantia de que aquele país me aceite como Jovem

Intercambista para realizar meu Programa de Intercâmbio.

6) De que, na eventual aceitação da minha presença por aquele país, estarei recebendo de volta, pela EXPRO BRASIL, via o Rotary Club que me patrocina, a parte Guarantee Form dos documentos enviados, não havendo para isso, data limite pré-estabelecida.

7) De que, na eventual não aceitação por aquele país de minha presença, para realizar meu Programa de Intercâmbio, estarei sendo eu considerado, automaticamente, pela EXPRO BRASIL como um Jovem Candidato “Em Espera”. Sendo reinserido no Processo de Escolha, de acordo com as regras já previamente estabelecidas e por mim conhecidas.

8) De que, somente após ter em mãos o Guarantee Form acima mencionado é que poderei dar sequência às ações necessárias para realizar meu Programa de Intercâmbio.

9) De TODAS as regras do Processo de Escolha, as quais nos foram anteriormente apresentadas.

10) Das recomendações ao Jovem Candidato com sua família, para participarem do Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International.

11) De TODAS as cláusulas constantes nas CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO no Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International e que fazem parte do CONTRATO DO PROGRAMA, PROCESSO 2014-2015, já anteriormente assinado por mim e pelos meus pais ou responsáveis, quando da realização de minha inscrição no Processo de Classificação promovido pela EXPRO BRASIL.

12) De que, sendo eu aceito para ir a intercâmbio, deverei seguir a orientação da EXPRO BRASIL para:

a) Adquirir minha passagem somente na CI – agência Pacaembú, sem restrição (Ex.: com data de retorno em aberto).

b) Adquirir meu seguro na CISI Bolduc, caso o país que me aceitou não indique a seguradora. c) Obter autorização ou não para receber visitas durante meu intercâmbio.

E por estarmos todos cientes e de acordo, firmamos o presente Termo de Escolha. São Paulo, 01 de Novembro de 2.014.

Ass._______________________________________________

(4)

TERMO DE ESPERA

DE POSSIBILIDADE DE VAGA

4 Eu, ______________________________________________, participante do Processo de Classificação promovido pela EXPRO BRASIL, para minha inserção no Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International e estando presente hoje, no evento Escolha de País, juntamente com meus pais ou responsáveis, todos abaixo assinados, declaramos neste momento estar cientes:

1) De TODAS as regras do “Processo de Escolha” e que nos foram anteriormente apresentadas.

2) Dos Requisitos Específicos definidos pelos países, detentores das Possibilidades de Vaga apresentadas os quais me foram anteriormente informados.

3) Das recomendações ao Jovem Candidato e sua família, para participarem do Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International.

4) De TODAS as cláusulas constantes nas CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO no Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International e que fazem parte do CONTRATO DO PROGRAMA, PROCESSO 2014-2015, já anteriormente assinado por mim e pelos meus pais ou responsáveis, quando da realização de minha inscrição no Processo de Classificação promovido pela EXPRO BRASIL.

5) Do esgotamento das Possibilidades de Vaga que foram apresentadas durante o evento Escolha de País. 6) De ter esse esgotamento acontecido antes que tivesse eu a possibilidade de exercer o meu Direito de

Escolha, conforme as regras apresentadas para o referido evento.

7) De que eu já tinha ciência de que, na hipótese desse tipo de ocorrência acontecer, assim como houve: a) Estaria eu sendo considerando pela EXPRO BRASIL, como agora estou, como jovem candidato Em

Espera.

b) Serei mantido na posição a qual alcancei no Processo de Classificação realizado.

c) A EXPRO BRASIL se compromete a desenvolver esforços, sem porém oferecer garantias, no sentido de apresentar novas Possibilidades de Vaga, para minha escolha.

8) De que minha opção para permanecer no Processo de Escolha é definitiva, não cabendo arrependimento, sendo que, na hipótese de minha desistência, estarei eu sendo excluído da participação neste ciclo do Programa de Intercâmbio.

9) De que, apresentando a EXPRO BRASIL uma Possibilidade de Vaga que eu aceite, teremos eu e meus pais ou responsáveis de finalizarmos TODOS os pagamentos à EXPRO BRASIL, parcelados ou a vista, antes de recebermos os documentos necessários para a realização do meu Programa de Intercâmbio. 10) E que, na hipótese de eu não aceitá-la, terei eu o direito de Desistir ou de ser transferido para a Lista de

Remanescentes. Ver respectivos Termos para melhor compreensão dessas opções. E por estarmos todos cientes e de acordo, firmamos o presente Termo de Espera. São Paulo, 01 de Novembro de 2.014.

Ass._______________________________________________

(Nome do Jovem)

Ass._______________________________________________ Ass.________________________________________________ (Nome do Pai ou Responsável Legal) (Nome da Mãe ou Responsável Legal)

Ass.________________________________________________________

(5)

TERMO DE ESCOLHA

DA LISTA DE REMANESCENTES

5 Eu, ______________________________________________, participante do Processo de Classificação promovido pela EXPRO BRASIL, para minha inserção no Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International e estando presente hoje, no evento Escolha de País, juntamente com meus pais ou responsáveis, todos abaixo assinados, declaramos neste momento estar cientes:

1) De TODAS as regras do “Processo de Escolha” e que nos foram anteriormente apresentadas.

2) Dos Requisitos Específicos definidos pelos países, detentores das Possibilidades de Vaga apresentadas os quais me foram anteriormente informados.

3) Das recomendações ao Jovem Candidato e sua família, para participarem do Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International.

4) De TODAS as cláusulas constantes nas CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO no Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International e que fazem parte do CONTRATO DO PROGRAMA, PROCESSO 2014-2015, já anteriormente assinado por mim e pelos meus pais ou responsáveis, quando da realização de minha inscrição no Processo de Classificação promovido pela EXPRO BRASIL.

5) De que a EXPRO BRASIL recomenda fortemente a TODOS os Jovens Candidatos que escolham, dentre as Possibilidades de Vaga oferecidas, a que melhor lhe agrada para realizar seu Programa de Intercâmbio.

6) De que a EXPRO BRASIL NÃO recomenda que os Jovens Candidatos optem pela Lista de Remanescentes, embora não negue, neste momento, este direito de opção.

7) De minha decisão de NÃO escolher uma das Possibilidades de Vaga que se apresentavam no momento do meu direito de escolha.

8) De minha decisão de ser transferido para a Lista de Remanescentes, sendo esta definitiva, não cabendo arrependimento, sendo que, na hipótese de minha desistência, estarei eu ciente de estar sendo excluído da participação neste ciclo do Programa de Intercâmbio.

9) De que a EXPRO BRASIL se compromete a desenvolver esforços, sem porém oferecer garantias, no sentido de apresentar novas Possibilidades de Vaga.

10) De que, surgindo posteriormente Possibilidades de Vaga, que se apresentem como disponíveis através de nossos parceiros internacionais, as mesmas serão apresentadas à Lista de Espera inicialmente, isso se essa vier a existir e até que esta se esgote. Ver Termo de Espera.

11) De que, além de novas Possibilidades de Vagas que venham a surgir, a EXPRO BRASIL poderá reapresentar aos Remanescentes Possibilidades de Vaga eventualmente não escolhidas no evento – Escolha de País.

12) De que, apresentando a EXPRO BRASIL uma Possibilidade de Vaga que eu aceite, teremos eu e meus pais ou responsáveis, de finalizarmos TODOS os pagamentos à EXPRO BRASIL, parcelados ou à vista, antes de recebermos os documentos necessários para a realização do meu Programa de Intercâmbio.

E por estarmos todos cientes e de acordo, firmamos o presente Termo de Escolha da Lista de Remanescentes.

São Paulo, 01 de Novembro de 2.014.

Ass._______________________________________________ Ass.________________________________________________ (Nome do Pai ou Responsável Legal) (Nome da Mãe ou Responsável Legal)

Ass._______________________________________________ Ass.________________________________________________

(6)

TERMO DE DESISTÊNCIA DA

ESCOLHA DE POSSIBILIDADE DE VAGA

6 Eu, ________________________________________, participante do Processo de Classificação promovido pela EXPRO BRASIL, para minha inserção no Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International e estando presente hoje, no evento Escolha de Possibilidade de Vaga, juntamente com meus pais ou responsáveis, todos abaixo assinados, declaramos:

1) De ter eu NÃO optado por alguma Possibilidade de Vaga apresentada no evento Escolha de País. 2) Não ter eu mais interesse em continuar no Processo de Escolha acima mencionado.

3) De que esta é minha opção definitiva, não cabendo arrependimento, podendo a EXPRO BRASIL não mais considerar meu nome para este processo que se iniciou no início de 2014.

4) Estar cientes de que não teremos retorno da Taxa de Inscrição, referentes à minha inscrição no Processo de Classificação, tendo essa verba sido utilizada para implementar o referido processo.

5) Declaramos ainda estarmos cientes de TODAS as cláusulas constantes nas CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO no Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary International e que fazem parte do CONTRATO DO PROGRAMA, PROCESSO 2014-2015, já anteriormente assinado por mim e pelos meus pais ou responsáveis, quando da realização de minha inscrição no Processo de Classificação promovido pela EXPRO BRASIL.

E por estarmos todos cientes e de acordo, firmamos o presente Termo de Desistência. São Paulo, 01 de Novembro de 2.014.

Ass._______________________________________________ (Nome do Jovem)

Ass._______________________________________________ Ass.________________________________________________ (Nome do Pai ou Responsável Legal) (Nome da Mãe ou Responsável Legal)

Ass.________________________________________________________ Presidente da EXPROBRASIL: Mateo Cotic

(7)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

7

MODALIDADE: NOVAS GERAÇÕES

POSSIBILIDADES DE VAGA

País

Qtde

Embarque

Observações

ALEMANHA 02 Dezembro 2014 a Julho 2015 Uma delas: somente para sexo feminino

A outra: masculino ou feminino

ARGENTINA 01 Flexível durante 2015

CHILE 01 Flexível durante 2015

COLÔMBIA 01 Flexível durante 2015

COREIA DO

SUL 03 Flexível durante 2015

EQUADOR 01 Flexível durante 2015

ÍNDIA 03 Flexível durante 2015

POLÔNIA 01 Julho ou Agosto 2015 Masculino (ver requisitos específicos)

TAILÂNDIA 02 Flexível durante 2015

TAIWAN 02 Flexível durante 2015

REQUISITOS GERAIS PARA TODOS OS PAÍSES

01 Passaporte com validade mínima de 1 (um) ano e 6 (seis) meses no momento do embarque. 02 Necessária Carteira de Vacinação Internacional e vacina contra febre amarela tomada com

(8)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

8

MODALIDADE: NOVAS GERAÇÕES

REQUISITOS ESPECÍFICOS

ALEMANHA

 Data de embarque: entre Dezembro/2014 e Julho/2015.

 A ser definida pelo Distrito Anfitrião, devendo ser agendada com antecedência.  Fluência no idioma inglês obrigatória.

 Conhecimentos do idioma alemão obrigatório.

 O Jovem deve ter interesse em trabalhar em projetos sociais.

COREIA DO SUL

 Data de embarque: entre Janeiro e Setembro/2015.  Prazo de duração do Programa: até 90 dias.

 Fluência no idioma inglês obrigatória.

 Diversas áreas: Agricultura, Tecnologia, Administração.

 Com curso especial para formação de futuros empreendedores nas áreas de alimentação e agricultura.

 Jovens estudarão na Korea Vocational College of Information and Technology (The Korea IT) http://www.koreafa.or.kr/eng/

 Acomodação em casa de família ou no dormitório do campus da universidade em Gang-nam.

 Será apresentado para empresários coreanos para relações de negócios neste segmento.

ÍNDIA

 Prazo de duração do Programa a ser ajustado caso a caso.  Fluência no idioma inglês obrigatória.

 Diversas áreas: Agricultura, Tecnologia, Administração.

POLÔNIA

 Somente para jovens do sexo masculino.  Fluência no idioma Inglês obrigatória.

 O Jovem deve ter interesse em trabalhar em projetos sociais.

TAIWAN  Prazo de duração do Programa a ser ajustado caso a caso.

 Fluência no idioma inglês obrigatória.

TAILÂNDIA  Prazo de duração do Programa a ser ajustado caso a caso.

(9)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

9

MODALIDADE: CURTA DURAÇÃO

POSSIBILIDADES DE VAGA

País

Qtde

Embarque

Observações

ALEMANHA 01 Dezembro 2014

ALEMANHA 04 Julho ou Agosto 2015

ARGENTINA 02 Janeiro ou Julho 2015

CHILE 01 Janeiro ou Julho 2015

COLÔMBIA 02 Janeiro ou Julho 2015

EQUADOR 02 Janeiro ou Julho 2015

ESTADOS UNIDOS 03 Agosto 2015

FINLÂNDIA 01 Julho ou Agosto 2015

ITÁLIA 02 Julho 2015

MÉXICO 02 Julho 2015

TAIWAN 01 Julho 2015

TURQUIA 01 Julho 2015

REQUISITOS GERAIS PARA TODOS OS PAÍSES

01 Passaporte com validade mínima de 1 (um) ano e 6 (seis) meses no momento do embarque.

02 Necessária Carteira de Vacinação Internacional e vacina contra febre amarela tomada com

(10)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

10

MODALIDADE: CURTA DURAÇÃO

REQUISITOS ESPECÍFICOS

ALEMANHA

 Requisitos válidos para todas as Possibilidades de Vagas Alemãs: o O jovem alemão deverá ficar em um quarto individual.

o O jovem brasileiro deverá permanecer na Alemanha junto com o jovem alemão.

o O jovem alemão deverá permanecer no Brasil junto com o jovem brasileiro, ou seja, é obrigatório, para realização do intercâmbio, que ambos os jovens, tanto no Brasil quanto na Alemanha, convivam juntos durante todo o período do intercâmbio.

o Conhecimento do idioma alemão facilita muito a integração.

o **Os brasileiros costumam ter um forte choque cultural, pois os alemães tratam seus filhos de forma mais independente, não dispensando tantos cuidados como os brasileiros estão acostumados.

o Os hábitos de alimentação também são bem diferentes.

 Requisito válido para Possibilidade de Vaga com embarque previsto para dezembro/2014: O recebimento da contrapartida será em julho e/ou agosto/ 2015.

 Requisito válido para as 4 Possibilidades de Vaga com embarque previsto para julho/agosto/2015: A critério do Distrito Anfitrião, existe a remota hipótese de o embarque ser antecipado para Dezembro/2014.

ITÁLIA

 O jovem brasileiro deverá permanecer na Itália junto com o jovem italiano.  O jovem italiano deverá permanecer no Brasil junto com o jovem brasileiro, ou

seja, é obrigatório para realização do intercâmbio, que ambos os jovens, tanto no Brasil quanto na Itália, convivam juntos durante todo o período do intercâmbio.

(11)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

11

MODALIDADE: LONGA DURAÇÃO

POSSIBILIDADES DE VAGA

País

Qtde

Embarque

Observações

ÁFRICA DO SUL 01 Janeiro 2015

ALEMANHA 03 Agosto 2015

ARGENTINA 02 Janeiro ou Julho 2015

AUSTRÁLIA 03 Agosto 2015

AUSTRÁLIA 01 Janeiro 2015

ÁUSTRIA OU SUÍÇA 01 Agosto 2015

BÉLGICA 02 Agosto 2015

CANADÁ 03 Agosto 2015

CHILE 01 Julho ou Agosto 2015

COLÔMBIA 02 Janeiro ou Julho 2015

CORÉIA DO SUL 02 Agosto 2015

DINAMARCA 02 Agosto 2015

EQUADOR 02 Janeiro ou Julho 2015

ESLOVÁQUIA OU

REPÚBLICA TCHECA 01 Agosto 2015

ESTADOS UNIDOS 13 Agosto 2015

ESPANHA 01 Agosto 2015

FRANÇA 02 Agosto 2015

HUNGRIA 01 Agosto 2015

ÍNDIA 05 Agosto 2015

INDONÉSIA 02 Agosto 2015

ITÁLIA 03 Agosto ou Setembro 2015

JAPÃO 01 Agosto 2015

MÉXICO 19 Agosto 2015

RÚSSIA 01 Janeiro a Abril 2015 Depende da chegada do convite e

(12)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

12

MODALIDADE: LONGA DURAÇÃO

REQUISITOS GERAIS PARA TODOS OS PAÍSES

01 Passaporte com validade mínima de 1 (um) ano e 6 (seis) meses no momento do embarque. 02 Necessária Carteira de Vacinação Internacional e vacina contra febre amarela tomada com

10 (dez) dias antes da viagem no mínimo. Para Europa e México não há necessidade.

REQUISITOS ESPECÍFICOS

ÁFRICA DO SUL

 Conhecimento do idioma inglês básico obrigatório.  Somente para jovens do sexo masculino.

 Chegar à África do Sul na primeira semana de Janeiro/2015.  Ter no máximo 17 anos recém-completados

 Não pode completar 18 anos na África do Sul no período do intercâmbio.

ALEMANHA

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.  Necessário conhecimento mínimo do idioma alemão.

 Obrigatório matricular-se e cursar no Brasil antes do embarque.

 Obrigatório pagar curso intensivo de alemão, ao custo médio de U$250,00, com início imediato após chegada ao país.

 O Visto é obtido no próprio país, após a chegada do jovem, não sendo necessária sua obtenção antecipada no Brasil.

ARGENTINA

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 Embarque para maiores de 18 anos (19 anos incompletos) pode ser negociado.

 Seguro saúde deverá ser contratado na CISI Bolduc para estudante de

intercâmbio do Rotary: http://www.culturalinsurance.com/rotary/cisibolduc.asp.

 As viagens são opcionais.

 É obrigatório pagar algumas atividades do Distrito.  Estas serão informadas pelo Distrito Anfitrião.

(13)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

13

MODALIDADE: LONGA DURAÇÃO

REQUISITOS ESPECÍFICOS

AUSTRÁLIA

 Idade até 17 anos e 6 meses incompletos no momento do desembarque no país.  O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio).

Deverá estar estudando ainda.

 Passagem: custo aproximado U$2.000,00.

 Seguro de acidentes pessoais, indicado pelo Distrito australiano. Custo aproximado U$537,00 (dólares australianos).

 Seguro de saúde do governo OSHC obrigatório para estudante estrangeiro, custo aproximado U$500,00 (dólares australianos). Esta é uma exigência para obtenção do visto, pois não há saúde privada na Austrália.

 Material escolar e uniforme a ser pago pela família patrocinadora (variável, porém de valor próximo a U$300,00 (dólares australianos).

 Grande Viagem obrigatória: Custo estimado de U$3.000,00 (dólares australianos). A ser pago antecipadamente à EXPRO BRASIL.

 Mesada dada pelo Rotary Club australiano é insuficiente para os gastos normais do jovem. A família deve completar.

 Não são aceitas visitas de familiares, nem no retorno do jovem antes do prazo, exceto por força maior.

ÁUSTRIA OU SUÍÇA

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio). Deverá estar estudando ainda.

 Necessário conhecimento mínimo do idioma alemão.

 Obrigatório matricular-se e cursar no Brasil antes do embarque.

 O Jovem não poderá ter histórico médico ou psicológico recorrente (uso contínuo de medicamento ou terapia).

 Obrigatório intensivo de alemão na chegada: 3 a 4 semanas. Custo: +/- U$900,00, pagos antecipadamente.

 Obrigatória a contratação do seguro austríaco ou suíço indicado pelo Distrito anfitrião. Custo: €450,00 (euros).

 O Jovem ficará hospedado em cidade pequena e deverá estar envolvido nas atividades e obrigações rotineiras familiares.

 O Visto é obtido no próprio país, após a chegada do jovem, não sendo necessária sua obtenção antecipada no Brasil.

(14)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

14

MODALIDADE: LONGA DURAÇÃO

REQUISITOS ESPECÍFICOS

BÉLGICA

 Idade entre 17 anos e 18 anos e 6 meses incompletos no momento do desembarque no país. Jovem nascido entre 1/Fev/1997 e 1/ago/1998.

 Necessário conhecimento mínimo do idioma francês, alemão ou dutch.  Obrigatório matricular-se e cursar no Brasil antes do embarque).

 A EXPRO BRASIL informará qual dos idiomas deverá ser cursado, assim que tiver a confirmação do intercâmbio.

 Ao chegar à Bélgica será verificada a necessidade de curso de idioma para acompanhamento da escola. Constatada essa necessidade, o jovem será matriculado em curso particular, sendo que tal custo correrá por sua conta e de sua família brasileira.

CANADÁ

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 Por se tratar de um intercambio realizado em Distritos binacionais (Canadá/Estados Unidos), o Intercâmbio poderá ser realizado nos Estados Unidos.

CHILE

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 Embarque para maiores de 18 anos (19 anos incompletos) pode ser negociado.  Seguro saúde deverá ser contratado na CISI Bolduc, para estudantes de

intercâmbio de Rotary (http://www.culturalinsurance.com/rotary/cisibolduc.asp).  As viagens são opcionais.

 É obrigatório pagar algumas atividades do Distrito. Estas serão informadas pelo Distrito Anfitrião.

COLÔMBIA

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 Embarque para maiores de 18 anos (19 anos incompletos) pode ser negociado.  Seguro saúde deverá ser contratado na CISI Bolduc, para estudantes de

intercâmbio de Rotary (http://www.culturalinsurance.com/rotary/cisibolduc.asp).  As viagens são opcionais.

 É obrigatório pagar algumas atividades do Distrito. Estas serão informadas pelo Distrito Anfitrião.

CORÉIA DO SUL

 Idade até 17 anos e 6 meses incompletos no momento do desembarque no país.  Existem acordos pré-estabelecidos dos Distritos em documento próprio, como

regras e cumprimento de deveres específicos do Programa, que devem ser enviados ao Distrito Coreano.

 Sugere-se ao jovem que estude previamente a língua do País para facilitar a comunicação e adaptação.

 Obrigatória a presença do Jovem na Conferência Distrital. Não podendo retornar ao Brasil antes dela.

(15)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

15

MODALIDADE: LONGA DURAÇÃO

REQUISITOS ESPECÍFICOS

DINAMARCA

 Idade entre 16 e 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.  O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio).

Deverá estar estudando ainda.

 A Multidistrital Dinamarquesa contrata o seguro para o jovem.  O jovem pagará o seguro diretamente à Multidistrital.

EQUADOR

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 Embarque para maiores de 18 anos (19 anos incompletos) pode ser negociado.  Seguro saúde deverá ser contratado na CISI Bolduc, para estudantes de

intercâmbio do Rotary (http://www.culturalinsurance.com/rotary/cisibolduc.asp).  As viagens são opcionais.

 É obrigatório pagar algumas atividades do Distrito, estas serão informadas pelo Distrito Anfitrião.

ESLOVÁQUIA / REPÚBLICA TCHECA

 Idade entre 16 anos e 19 anos incompletos no momento do desembarque no país. O Jovem deverá ter nascido entre 1/Set/1996 e 31/Ago/1999.

 O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio). Deverá estar estudando ainda.

 Existem acordos pré-estabelecidos dos Distritos em documento próprio, como regras e cumprimento de deveres específicos do Programa, que devem ser enviados ao Distrito eslovaco.

 Obrigatório conhecimento do idioma inglês básico.  Necessário conhecimento mínimo do idioma do país.

 Obrigatório matricular-se e cursar no Brasil antes do embarque).

 A EXPRO BRASIL informará ao Jovem para qual país irá, tão logo receba essa informação do Distrito anfitrião.

 O país possui seguro próprio indicado pelo Distrito Anfitrião, que deve ser contratado antes de se solicitar o visto.

 O visto demora aproximadamente 60 dias.

ESPANHA

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio), devendo estar estudando ainda.

(16)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

16

MODALIDADE: LONGA DURAÇÃO

REQUISITOS ESPECÍFICOS

ESTADOS UNIDOS

 Idade até 18 anos e 5 meses incompletos no momento do desembarque no país, dependendo do Distrito Americano, porém não podemos garantir que jovens entre 18 e 18 anos e 5 meses incompletos serão aceitos.

 O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio), devendo estar estudando ainda.

 Caso tenha terminado o Terceiro Ano do Colegial, é necessário matricular-se em um Curso Técnico para conseguir o visto de estudante.

 Em alguns Distritos americanos, pode ser exigido certificado de proficiência em inglês e, caso haja, esta solicitação deverá ser cumprida.

FRANÇA

 Idade entre 15 e 17 anos e 5 meses incompletos no momento do desembarque no país.

 - O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio), devendo estar estudando ainda.

 Existem acordos pré-estabelecidos dos Distritos em documento próprio, como regras e cumprimento de deveres específicos do Programa que devem ser enviados ao Distrito francês.

 Necessário conhecimento mínimo do idioma do país.

 Obrigatório matricular-se e cursar no Brasil antes do embarque.

 O Distrito Francês irá solicitar que o Jovem faça o exame DELF (nível A1, pelo menos) na Aliança Francesa ou em outra escola.

 O Jovem não poderá ter histórico médico ou psicológico recorrente (uso contínuo de medicamento ou terapia).

 Existe seguro próprio – AXA.

 O visto só poderá ser feito após o pagamento deste seguro.

HUNGRIA

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio), devendo estar estudando ainda.

 Obrigatório conhecimento do idioma inglês básico.  Necessário conhecimento mínimo do idioma do país.

 Obrigatório matricular-se e cursar no Brasil antes do embarque.  O visto deve ser solicitado e obtido em Brasília.

(17)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

17

MODALIDADE: LONGA DURAÇÃO

REQUISITOS ESPECÍFICOS

ÍNDIA

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial, devendo estar estudando ainda.

 Caso tenha terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio), é necessário matricular-se em um Curso Técnico para conseguir o visto de estudante.

 Existem acordos pré-estabelecidos dos distritos em documento próprio, como regras e cumprimento de deveres específicos do Programa que devem ser enviados ao Distrito Indiano.

 Sugere-se ao jovem que estude previamente o idioma do País, para facilitar sua comunicação e adaptação.

 Obrigatória à presença do Jovem na Conferência Distrital, não podendo o mesmo retornar ao Brasil antes dela, salvo por motivo de força maior.

INDONÉSIA

 Idade até 17 anos e 6 meses incompletos no momento do desembarque no país.  Existem acordos pré-estabelecidos dos Distritos em documento próprio, como

regras e cumprimento de deveres específicos do Programa que devem ser enviados ao Distrito Indonésio.

 Sugere-se ao jovem que estude previamente o idioma do País, para facilitar sua comunicação e adaptação.

 Obrigatória a presença do Jovem na Conferência Distrital, não podendo o mesmo retornar ao Brasil antes dela, salvo por motivo de força maior.

 Obrigatória a participação do Jovem no International Friendship Tour, de uma semana logo que chegar ao País.

ITÁLIA

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio), devendo estar estudando ainda.

 Conhecimento do idioma inglês básico obrigatório.  Necessário conhecimento mínimo do idioma do país.

 Obrigatório matricular-se e cursar no Brasil antes do embarque.

 Obrigatória aquisição de celular na Itália (chip) para monitoramento e segurança.  Eles possuem seguro específico que tem que ser contratado antes da solicitação e

obtenção do visto.

 Visto depende de convite oficial via embaixadas. Prazo: 90 dias para procedimentos.

(18)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

18

MODALIDADE: LONGA DURAÇÃO

REQUISITOS ESPECÍFICOS

JAPÃO

 Idade até 17 anos e 6 meses incompletos no momento do desembarque no país.  Existem acordos pré-estabelecidos dos Distritos em documento próprio, como

regras e cumprimento de deveres específicos do Programa que devem ser enviados ao Distrito Japonês.

 Obrigatória proficiência nível 5 no idioma Japonês (mais básica).  Este certificado deverá ser apresentado no ato da escolha de país.

 Obrigatória a presença do Jovem na Conferência Distrital, não podendo o mesmo retornar ao Brasil antes dela, salvo por motivo de força maior.

MÉXICO

 É possível receber jovens com idade até 19 anos incompletos no momento do desembarque no país, dependendo do Distrito Mexicano, porém não podemos garantir que jovens entre 18 e 19 anos incompletos serão aceitos.

 Seguro saúde específico exigido pelos Distritos.

 Para alguns Distritos é necessário o visto Americano, devido à proximidade da fronteira com os Estados Unidos.

 Para jovens menores de 18 anos é obrigatório obter uma autorização de viagem lavrada em cartório com tradução juramentada e registrada no MRE antes de solicitar o visto. Essa tramitação documental leva aproximadamente 60 dias.

RÚSSIA

 Idade máxima de 16 anos e 11 meses incompletos no momento do desembarque no país. O Jovem deverá ter nascido até 1/fev/1998.

 O Jovem não poderá completar 18 anos em solo russo, por questões de visto.  O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio),

devendo estar estudando ainda.

 A obtenção do visto depende de convite oficial do governo russo, podendo ocorrer atrasos.

 Embarque em janeiro e fevereiro de 2015.  Intercâmbio na região de Vladivostok.

 Baixa infraestrutura* de comunicação nas casas das famílias (Entenda-se, raro ter internet).

 Recomendada duas grandes viagens – St. Petesburgo e Moscou. Custo U$1.600,00 e China (visita a grande Muralha) U$1.200,00.

 **A Infraestrutura de internet na Rússia ainda possui custos elevados e em algumas localidades é de baixa qualidade. Os jovens que foram para lá relataram que o povo é unido e próximo devido às condições climáticas do país que em momentos do ano é extrema (frio).

(19)

POSSIBILIDADES DE VAGAS

REQUISITOS ESPECÍFICOS – CICLO 2014-15

19

MODALIDADE: LONGA DURAÇÃO

REQUISITOS ESPECÍFICOS

TAILÂNDIA

 Idade até 17 anos e 6 meses incompletos no momento do desembarque no país.  Existem acordos pré-estabelecidos dos Distritos em documento próprio, como

regras e cumprimento de deveres específicos do Programa que devem ser enviados ao Distrito Tailandês.

 Sugere-se ao jovem que estude previamente o idioma do País, para facilitar sua comunicação e adaptação.

 Obrigatória a presença do Jovem na Conferência Distrital, não podendo o mesmo retornar ao Brasil antes dela, salvo por motivo de força maior.

TAIWAN

 1 Possibilidade de Vaga para embarque em janeiro/2015.  10 Possibilidades de Vaga para embarque em agosto/2015.

 Idade até 17 anos e 6 meses incompletos no momento do desembarque no país.  Existem acordos pré-estabelecidos dos Distritos em documento próprio, como

regras e cumprimento de deveres específicos do Programa que devem ser enviados ao Distrito Taiwanês.

 Exigência de no mínimo 100 horas/aula de Mandarim.

 Obrigatória a presença do Jovem na Conferência Distrital, não podendo o mesmo retornar ao Brasil antes dela, salvo por motivo de força maior.

 Exigência de Permanência mínima de 44 semanas no país, não podendo ultrapassar a 52 semanas.

 A família brasileira do jovem que escolher este país será responsável pela despesa da “Orientação de Inbounds” do Jovem taiwanês de sua contrapartida, bem como das despesas referentes ao aprendizado pelo mesmo do idioma português (curso de português).

 8 das 11 vagas: viagem obrigatória (custo de US$ 1.000) e visitas de famílias (permitido somente no último 1/4 do período de intercambio, mas NUNCA no último mês do intercambio); preferencialmente, após o término do período de intercambio.

TURQUIA

 Idade até 18 anos incompletos no momento do desembarque no país.

 O Jovem não poderá ter terminado o Terceiro Ano do Colegial (ensino médio), devendo estar estudando ainda.

 Obrigatório conhecimento do idioma inglês básico.  Necessário conhecimento mínimo do idioma do país.

Referências

Documentos relacionados

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

Ao considerar a notável melhoria nos resultados do Idepe alcançados pelas escolas de Ensino Médio após a implementação do Programa de Educação Integral,

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

A questão das quotas estará sempre na ordem do dia, porquanto constitui-se como motivo central de discórdia (Vaz, 2008) razão pela qual o desafio principal da administração pública

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,

Neste estudo foram quantificadas as concentrações de Zn, Cd, Cu e Ni em amostras de músculo de peixes da espécie Prochilodus argenteus (Prochilodontidae, Characiformes)