• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO Nº 01/ PPGEA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO Nº 01/ PPGEA"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

1

RESOLUÇÃO Nº 01/2015 - PPGEA

Aprova normas de exame de qualificação e da elaboração de dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação

Stricto Sensu em Engenharia de Energia

na Agricultura - PPGEA

Considerando a Resolução nº 318/2011-CEPE, de 15 de dezembro de 2011; Considerando a Resolução nº 150/2012-CEPE, de 4 de outubro de 2012 e 186/2013, de 05 de dezembro de 2013

Considerando a Ata nº 03/2015-PPGEA aprovada em reunião no dia 29 de junho de 2015;

CAPÍTULO I

DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Art. 1º Após a conclusão dos créditos e a aprovação no Exame de proficiência em línguas e antes da defesa da dissertação, o discente deverá se submeter ao Exame Geral de Qualificação. O prazo máximo para a realização do Exame Geral de Qualificação será até 18 (dezoito) meses, após a primeira matrícula como discente regular do Programa. O discente deverá optar por uma das seguintes opções de apresentação:

I - O discente deverá encaminhar à secretaria da Pós-Graduação, quatro exemplares do projeto de pesquisa, contendo Resumo, Abstract, Introdução, Revisão Bibliográfica, Material e Métodos e Referências Bibliográficas. Se houver Resultados parciais ou finais e Conclusão, estes também poderão ser apresentados. Os exemplares do projeto de pesquisa deverão ser entregues com trinta dias de antecedência da data marcada para o exame. O discente terá de trinta a cinqüenta minutos para apresentação e cada membro da banca terá até 30 minutos para argüição.

II - Submissão de um artigo científico inédito de autoria do discente, cujo tema esteja relacionado com a dissertação, para apresentação, defesa e argüição perante banca examinadora. O discente deverá entregar quatro cópias do artigo na secretaria do programa no máximo com sete dias de antecedência da data marcada para o exame. O discente terá de trinta a cinqüenta minutos para apresentação e cada membro da banca terá até 30 minutos para argüição.

Art. 2º Deverão ser observados por parte da banca, para efeito de avaliação, os seguintes aspectos:

I - O conhecimento do discente em sua área de pesquisa;

II - O andamento da dissertação, bem como a maturidade e o conhecimento do discente para defendê-la no tempo proposto.

Art. 3º O orientador encaminhará para o Colegiado do Programa a indicação dos membros da banca examinadora para o Exame Geral de Qualificação, composta por três membros efetivos e dois suplentes, com título mínimo de Doutor,

(2)

2

sendo o orientador seu membro nato e presidente.

Art. 4º A data para o Exame Geral de Qualificação será encaminhada pelo orientador e homologada pelo Colegiado do Programa.

Art. 5º O discente será considerado aprovado ou reprovado.

Art. 6º O discente reprovado poderá repetir, uma única vez, o Exame Geral de Qualificação, decorrido o prazo máximo de um mês, após a realização do primeiro.

CAPÍTULO II

DA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

Art. 7º As Dissertações de Mestrado constituem o produto final de pesquisas desenvolvidas no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Energia na Agricultura - PPGEA. Exigem investigações próprias à área de especialização e métodos específicos.

Art. 8º A Dissertação é de responsabilidade do Candidato, do Professor Orientador e da Banca Examinadora, a quem competirá determinar alterações na forma, na linguagem e no conteúdo.

I - A dissertação deverá ser redigida em Língua Portuguesa.

II – Para solicitar a defesa da dissertação, o candidato deverá ter concluído os créditos exigidos em disciplinas e cumprido as demais exigências do Programa, de acordo com o Regulamento do PPGEA. A defesa da dissertação deverá ser requerida pelo candidato e pelo seu orientador à Coordenação do Programa 30 dias antes da sua realização, com indicação dos membros da Banca Examinadora. O requerimento da defesa deverá ser realizado junto à secretaria do Programa, acompanhado da apresentação de 4 (quatro) exemplares da dissertação. A dissertação será defendida pelo candidato perante Banca Examinadora em sessão pública. A Banca Examinadora para dissertação será composta por, no mínimo, três membros dos quais, um será o orientador e presidente da sessão, um membro pertencerá ao Programa e outro membro será externo à UNIOESTE, todos com titulação mínima de doutor. Na falta ou impedimento do orientador, o Colegiado do Programa, por indicação do próprio orientador, designará outro membro para presidir a Banca. O docente orientador, em comum acordo com seu orientado, deve encaminhar à coordenação do Programa lista com a indicação da comissão examinadora, devendo constar dois suplentes, sendo um interno e outro externo da Unioeste, devidamente homologados pelo Colegiado.

III - Após a aprovação da dissertação pela Banca Examinadora, o Candidato apresentará à Coordenação do PPGEA cinco cópias impressas, que serão assim distribuídas: uma cópia para o Professor Orientador, uma cópia para os membros da banca, uma cópia para arquivo na Biblioteca Central do Campus de Cascavel e uma cópia para arquivo na Coordenação do PPGEA.

(3)

3

No caso da existência de convênios financiadores da dissertação (bolsas de estudo, custeio de trabalhos de campo e de laboratório e outros), cópia adicional impressa deverá ser apresentada, desde que solicitada pela instituição conveniada. A versão definitiva da dissertação aprovada deverá ser entregue até 60 (sessenta) dias após a data de defesa com a anuência do Professor Orientador.

IV – O candidato também encaminhará à Coordenação do PPGEA a versão final da sua dissertação em mídia digital, em formato A4, com duas versões de extensões: Rich Text Format (RTF) e Portable Document Format (PDF). Ambas as versões deverão estar desbloqueadas. O candidato deverá encaminhar uma cópia do comprovante de envio de um artigo para um periódico científico. À Coordenação do PPGEA encarregar-se-á de encaminhar cópias da versão digital para o Professor Orientador e para os órgãos conveniados com a UNIOESTE.

CAPÍTULO II DA ESTRUTURA

Art. 9º A dissertação deverá ser composta de: Capa, Páginas pré-textuais, Corpo do trabalho propriamente dito e, opcionalmente, Anexo (páginas pós-textuais). I - A capa deverá conter a autoria, título da dissertação, local e ano da sua aprovação, dando visibilidade ao nível (Mestrado), ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Energia na Agricultura e à UNIOESTE. As capas dos trabalhos encadernados em mais de um volume deverão conter as mesmas informações, acrescidas da identificação do respectivo volume.

II - As páginas pré-textuais serão compostas de:

a) Primeira folha interna (página de rosto), contendo: Autoria, Título da dissertação, Nota explicativa de que se trata de uma dissertação, mencionando o Programa de Pós-graduação, a Universidade e o grau pretendido (Mestrado), e Local e ano de aprovação da dissertação. Constará, no verso desta folha, a ficha catalográfica;

b) Segunda folha interna, contendo as três primeiras partes do item anterior, a data de aprovação da dissertação, e os nomes e as assinaturas dos participantes da Banca Examinadora;

c) Opcionalmente, poderão ser incluídas páginas adicionais contendo: Dedicatória, Agradecimento(s) e Lista de símbolos, figuras e tabelas;

d) Folha(s) em que conste(m) o resumo em Português e o abstract em Inglês. Ambos os textos serão precedidos por um cabeçalho contendo: sobrenome do candidato, seguido de seus demais nomes, por extenso; abreviatura do título acadêmico obtido; nome da instituição que conferiu o título (Universidade Estadual do Oeste do Paraná); mês e ano da aprovação do trabalho; título do trabalho (exatamente como aparece na página de rosto); e os nomes completos do Professor Orientador e dos

(4)

Co-4

orientadores;

e) Folha(s) de conteúdo ("índice").

III - O corpo da dissertação conterá todo o trabalho impresso, avaliado e aprovado pela Banca Examinadora. O corpo do trabalho poderá ser organizado de duas formas alternativas: monográfica ou em capítulos. a) O corpo da dissertação em formato monográfico será composto das seções: Resumo, Abstract, Introdução, Revisão Bibliográfica, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências Bibliográficas. Os títulos das referidas seções serão definidos pelo Professor Orientador; b) - O corpo da dissertação em "capítulos" será composto das seções: Introdução Geral, Capítulos e Conclusões Gerais. A organização interna de cada capítulo poderá obedecer o disposto na alínea “a” deste inciso. As Referências Bibliográficas poderão aparecer ao final de cada seção ou capítulo, ou como Referência Bibliográfica única ao final da dissertação. IV - Sob quaisquer das formas de composição definidas no inciso III deste artigo, poderão ser adicionadas seções para fechamento do trabalho, tais como Avanços Esperados, Perspectivas Futuras, Sugestões e outras.

V - O anexo (páginas pós-textuais) conterá material pertinente e suplementar a dissertação.

CAPÍTULO III DA EDITORAÇÃO

Art. 10. O papel de impressão do projeto de qualificação e da dissertação será de cor branca, 75 g/m2, formato A4 (210 x 297 mm) e a multiplicação será feita utilizando-se o método que reproduza o original com nitidez.

Art. 11. A impressão será feita somente em uma face do papel, em preto, permitindo-se cores nas figuras, em situações em que sejam absolutamente necessárias.

§ 1º Serão aceitas somente fontes arredondadas (Times New Roman 12, Arial 12 ou equivalente).

§ 2º O corpo das Tabelas, das Figuras e dos rodapés pode conter letras menores, desde que legíveis.

§ 3º Títulos e subtítulos devem ser apresentados em negrito.

§ 4º Nomes científicos e termos estrangeiros devem ser diferenciados pelo uso de itálico.

Art. 12. O texto será digitado em espaço 1,5 cm. Espaço simples deverá ser usado apenas em tabelas longas, notas de rodapé, notas de fim de texto, títulos e subtítulos com mais de uma linha e citações bibliográficas.

§ 1º As margens terão as seguintes dimensões: Superior = 3 cm; Inferior = 2 cm; Esquerda = 3 cm; e Direita = 2 cm. O cabeçalho e rodapé com 1,3 cm cada.

(5)

5

§ 2º Todo parágrafo é iniciado a 1,5 cm, a partir da margem esquerda.

§ 3º Na primeira página de toda divisão principal da dissertação, o título será centralizado, sem pontuação e o primeiro parágrafo começa a 3 cm do topo da mesma.

Art. 13. A numeração das páginas será do mesmo tipo e tamanho da utilizada no texto, sendo colocada sem pontuação e no canto superior direito da página.

§ 1º As páginas pré-textuais são numeradas com algarismos romanos consecutivos, empregando-se letras minúsculas centralizadas na margem inferior e começando-se com “ii” na página de aprovação da dissertação.

§ 2º Todas as demais páginas do texto são numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, começando com 1 (um) na primeira página da Introdução.

§ 3º Todas as páginas da dissertação onde houver texto, Tabela(s) ou Figura(s) deverão ser numeradas.

§ 4º A colocação horizontal ou vertical de Tabelas ou de Figuras não altera a posição do número da página e das margens.

Art. 14. As notas e rodapés serão usados apenas em casos de real necessidade, com aprovação do Orientador.

Art. 15. O termo “Tabela” será utilizado para designar dados numéricos tabulados, sendo incluído no corpo e/ou nos apêndices da dissertação. O termo “Figura” será utilizado para designar materiais gráficos, fotografias ou ilustrações, podendo ser incluído no corpo, ou nos apêndices da dissertação.

§ 1º Todas as Tabelas e Figuras serão usadas no texto após a sua citação, na mesma página ou na página seguinte.

§ 2º Fotografias e outras ilustrações deverão ser inseridas, com processo digital (por meio de recursos computacionais), de forma definitiva e incluídas no corpo da dissertação.

§ 3º Tabelas e Figuras serão numeradas em séries separadas. Exemplo: Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3, etc.; Figura 1, Figura 2, Figura 3, etc...

§ 4º No interior das Tabelas, textos em negrito ou itálico somente serão usados para nomes científicos ou títulos.

§ 5º As palavras “Tabela” e “Figura”, com apenas a inicial em maiúscula, e suas legendas, com apenas a primeira palavra com a inicial em maiúscula, devem ser colocadas acima da Tabela ou abaixo da Figura, deixando um espaço simples entre a última linha da legenda e a linha de cima da tabela ou abaixo da figura. Se o tabela continuar na página seguinte ou subseqüente, a legenda conterá, por exemplo: Tabela 2 - Continuação. A legenda não é repetida na continuação, e um espaço simples deve ser deixado antes da continuação do corpo da Tabela.

I - As legendas devem seguir a mesma orientação, vertical ou horizontal, das correspondentes Tabelas e Figuras.

II - Entre as linhas das legendas o espaço é simples.

III - Na legenda da Tabela não há ponto final. Na legenda da Figura, por ser inserida após a mesma, deve-se incluir o ponto final.

(6)

6

Art. 16. A encadernação das cópias é de responsabilidade do pós-graduando.

§ 1º Para os exemplares de qualificação e defesa da dissertação a encadernação deverá ser confeccionada no tipo espiral, em capa plástica com a frente transparente.

§ 2º Os exemplares definitivos da dissertação deverão receber encadernação no formato A5, com fontes de letras, figuras e tabelas do texto interno da dissertação reduzidas proporcionalmente ao formato da encadernação. A encadernação será do tipo brochura com capa mole impressa, com orelhas, plastificada e, em papel couché, com gramatura de 170 g/m² (em cor de fundo definda pela turma a cada ano), com as inscrições gravadas e detalhes gráficos em conformidade com o apresentado no Anexo 1 desta Norma.

§ 3º A impressão do texto interno da dissertação para atendimento ao expresso no segundo Parágrafo do Artigo 16, deverá ser realizada frente-e-verso com numeração ímpar na frente e par no verso.

Art. 17. A capa não é considerada como página da dissertação e deverá conter os seguintes elementos:

I - Nome do candidato: nome completo, escrito a 3 cm abaixo do topo da página em ordem normal.

II - Título da dissertação: escrito no meio da página, conforme foi aprovado. Índices, expoentes e símbolos (letras gregas) devem ser evitados no título. III - Local: CASCAVEL

IV - PARANÁ - BRASIL (escrito na parte inferior da página).

V - Data: MÊS - ANO DA DEFESA (Ex.: FEVEREIRO - 2015), escrito abaixo de PARANÁ - BRASIL.

§ 1º Todos os textos devem ser centralizados, utilizando-se letras maiúsculas, tamanho 12, exceto para o título que deverá ser em tamanho 14.

Art. 18. A folha de rosto não é numerada, devendo conter os seguintes elementos:

I - Nome do candidato: nome completo, centralizado a 3 cm abaixo do topo da página, escrito com letras maiúsculas e em ordem normal.

II - Título da dissertação: escrito ligeiramente acima do centro da página, com texto centralizado.

III - Título acadêmico: entre o Título e a parte inferior da página, com recuo de 7 cm da margem esquerda, sem recuo de primeira linha, escreva-se: Dissertação apresentada à Universidade Estadual do Oeste do Paraná, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura, para obtenção do título de Mestre.

IV - Local: CASCAVEL (centralizado na parte inferior da página) V - PARANÁ - BRASIL (centralizado abaixo de CASCAVEL).

VI - Data: MÊS - ANO DA DEFESA (centralizado abaixo de PARANÁ - BRASIL).

(7)

7

Art. 19. A Ficha catalográfica deverá ser representada no verso da página de rosto e impressa na parte inferior da página em um retângulo de 75 x 125 mm, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano. A ficha catalográfica poderá ser elaborada pela Biblioteca Central do Campus de Cascavel.

Art. 20. A folha de aprovação será confeccionada pela secretaria do PPGEA e fornecida após a defesa da dissertação, devendo ser acrescentada imediatamente após a folha de rosto.

Art. 21. A dedicatória será sucinta e centralizada na página, não sendo necessário título.

Art. 22. O agradecimento incluirá uma curta apresentação de agradecimentos ou reconhecimentos por qualquer ajuda especial. Caso o estudante tenha usufruído bolsa de estudo ou a pesquisa tenha suporte de instituição pública, a consignação de reconhecimento terá sempre que ser feita. Exemplo: A Deus; À UNIOESTE; À Capes, CNPq, ou Fundação Araucária; Ao orientador; e Demais agradecimentos.

§ 1º A partir desta seção as páginas pré-textuais passam a contar com o título (AGRADECIMENTO, ÍNDICE, RESUMO e ABSTRACT), em letras maiúsculas, centralizado e sem pontuação, iniciando-se a 3 cm do topo da página.

Art. 23. Na elaboração do índice, a listagem do conteúdo inicia-se junto à margem esquerda, a 3 cm abaixo do título. Todos os títulos e subtítulos das partes que vem após o índice são listados. Nenhum material precedente pode nele figurar.

Art. 24. Na elaboração do resumo, o primeiro parágrafo é em espaço simples e contém o nome do candidato tal como aparece na página de rosto, como o nome de família em primeiro lugar (em letra maiúscula); a abreviatura do título a ser obtido - Me. (mestre) ou Ma. (mestra), o nome da instituição que confere o título (Universidade Estadual do Oeste do Paraná); mês e ano do cumprimento da exigência; o título da dissertação (exatamente como aparece na página de rosto); e os nomes completos do professor orientador e dos professores conselheiros. Em seguida, vem a redação do resumo propriamente dito, em parágrafo único, sobre o assunto da dissertação, uma explanação breve sobre a pesquisa e um resumo daquilo que foi obtido. Não usar diagramas, ilustrações, índices ou expoentes e referências bibliográficas.

§ 1º O resumo não deve ultrapassar uma lauda. Números, símbolos e abreviaturas são contados como palavras.

§ 2º Após o resumo devem ser apresentadas três “Palavras-chave”.

Art. 25. O abstract será redigido em inglês, no formato apresentado para o resumo.

§ 1º Após o abstract devem ser apresentadas três “Keywords”.

Art. 26. O corpo da dissertação será redigido em conformidade com o disposto do Capítulo II.

Art. 27. Os títulos e subtítulos das seções do trabalho deverão ser numerados em seqüência crescente pelo sistema decimal. Os números são colocados diante dos títulos das seções e separados por um ponto e espaço.

§ 1º O título principal de cada seção do corpo da dissertação deverá ser centralizado, em letras maiúsculas e em negrito.

(8)

8

§ 2º Os demais títulos e subtítulos deverão ser alinhados à esquerda, em negrito.

Art. 28. No tocante as citações e referências bibliográficas, qualquer dissertação que faça uso de trabalho de outrem, quer em citação direta, quer por citação indireta, deverá conter as referências bibliográficas, redigidas em conformidade com NBR 6023 e as citações de acordo com a NBR 10520.

(9)

NOME COMPLETO: (Fonte 12, centralizado e maiúsculo)

TITULO: (Titulo fonte 14, centralizado, maiúscula)

CASCAVEL PARANÁ – BRASIL

(10)

NOME COMPLETO: (Fonte 12, centralizado e maiúsculo)

TITULO: (Fonte 14, centralizado, maiúsculo, negrito)

Nota explicativa de que se trata de uma dissertação, mencionando o Programa de Pós-graduação, a Universidade e o grau pretendido (Mestrado, doutorado, etc), local e ano da aprovação da dissertação.

ORIENTADOR: COORIENTADOR:

(Fonte 12, parágrafo justificado recuo esquerdo)

CASCAVEL PARANÁ – BRASIL

(11)

(Esta pagina é verso da pagina anterior)

FICHA CATALOGATÓRIA

(Elemento obrigatório, elaboração somente por um profissional com CRB) Tamanho da ficha: 7,5cm de comprimento x 12,5cm de largura;

Ficha centralizada na metade INFERIOR da página;

O ponto (.), a vírgula (,) e o ponto e vírgula (;) são usados sem espaço antes e com um espaço depois;

A barra oblíqua (/) deve ser usada com um espaço antes e com um espaço depois; O hífen que antecede o nome da Instituição de Ensino é usado com espaço antes e depois;

Entre os parênteses e o texto não indicar espaço; Para digitar o travessão, usar 2 hifens (--);

(12)

ii

A folha de aprovação é fornecida pela Coordenação do Curso depois da defesa da Dissertação

NOME COMPLETO: (Fonte 12, centralizado e maiúsculo, negrito)

“TITULO”: (Titulo entre aspas, fonte 14, centralizado, maiúsculo, negrito)

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Energia na Agricultura em cumprimento parcial aos requisitos para obtenção do título de Mestre em Engenharia de Energia na Agricultura, área de concentração Agroenergia, aprovada pela seguinte Banca Examinadora:

Orientador: Nome do professor orientador Nome da instituição – Sigla/Cidade

Nome do professor, membro da banca interno Nome da instituição – Sigla/Cidade

Nome do professor, membro da banca externo Nome da instituição – Sigla/Cidade

(13)

iii

(14)

iv

AGRADECIMENTOS ( Fonte 12, centralizado, negrito)

(15)

v

LISTA DE SÍMBOLOS, FIGURAS OU TABELAS (opcional, fonte 12, titulo centralizado e negrito)

(corpo de texto justificado, tabelas e Figuras serão numerados em séries separadas.) Tabela 1 ... Tabela 2 ... Tabela 3 ... Tabela etc. ... Figura 1 ... Figura 2 ... Figura 3 ... Figura etc ...

(16)

vi

SORENOME, Nome. Instituição de ensino, mês e ano. Título em negrito. Nome do professor orientador.

RESUMO (Fonte 12, maiúsculo, centralizado, negrito)

Resumo propriamente dito, em parágrafo único, sobre o assunto da dissertação, não ultrapassando um lauda, (Corpo do texto justificado, Fonte 12)

PALAVRAS-CHAVE: (Fonte 12, negrito, Maiúsculo): (minúsculo, entre virgulas, fonte 12)

(17)

vii

SORENOME, Nome. Instituição de ensino, mês e ano. Título em negrito. Nome do professor orientador. (EM INGLÊS)

ABSTRACT (Fonte 12, maiúsculo, centralizado, negrito)

(Corpo do texto justificado, Fonte 12, EM INGLÊS)

KEYWORDS: (Fonte 12, negrito, Maiúsculo): (minúsculo, entre virgulas, fonte 12, EM INGLES)

(18)

viii

ÍNDICE (Fonte 12, centralizado, negrito)

RESUMO ... ABSTRACT ... 1. INTRODUÇÃO ... 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ... 3. MATERIAL E MÉTODOS ... 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO ... 5. CONCLUSÕES ... 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... (Fonte 12, justificado, negrito)

(19)

1

(20)

2

(21)

3

(22)

4

(23)

5

(24)

6

(25)

Anexo 1 – Modelo de capa 2011 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Cascavel Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Energia na Agricultura

Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Energia na Agricultura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná para obtenção do

Título de Mestre em Engenharia de Energia na Agricultura

Orientador: Prof. Dr. ... TÍ TUL O DA DISSE RTAÇÃO CENTRALI ZADO NO M E CO M PL ETO DO (A) M ESTRAND O (A) CENTRALI ZADO

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO CENTRALIZADO EM NEGRITO

NOME COMPLETO DO(A) MESTRANDO(A) CENTRALIZADO EM NEGRITO Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Energia na Agricultura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná para obtenção do Título de Mestre em Engenharia de Energia na Agricultura Orientador: Prof. Dr. ...

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Energia na Agricultura

Referências

Documentos relacionados

a) Lei de Responsabilidade Fiscal. e) Lei de Diretrizes Orçamentárias. 19) Com relação aos conceitos, procedimentos e contabilização da divida ativa nos órgãos

Em dezembro de 1996, foi lançado o Projeto “Rumo ao Novo Milênio”, um documento que apontava claramente o objetivo de aumentar o número de católicos praticantes,

A receita de estacionamento totalizou R$ 9,1 milhões, um aumento de 4,9% em relação ao 2T15, em função de maiores tarifas cobradas em alguns dos nossos

Sabe-se que o agente mais detectado para a indução de acidentes em áreas de encostas urbanas é a ocupação indevida, ou seja, ocupação que não leva em conta as

O botão do acelerador somente pode ser pressionado somente quando a alavanca de controle remoto estiver na posição de ponto morto, e só deve ser utilizado para auxiliar na partida

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em RECURSOS NATURAIS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no uso de suas atribuições legais de Presidente da Comissão

Características como: permissão de um só toque na bola ou dois numa mesma jogada, mas não podem ser consecutivos, movimentos complexos, como a cortada, cada equipe pode dar no máximo

11.6 Verificação da resistência axial dos insertos metálicos embutidos em material sintético Este ensaio deve ser realizado de acordo com o especificado na norma EN 50298,