• Nenhum resultado encontrado

Programa de Fellowship em Retina e Vítreo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Fellowship em Retina e Vítreo"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE DE MINAS GERAIS - AEBMG HOSPITAL EVANGÉLICO DE BELO HORIZONTE - HE

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA - COREME PROGRAMA DE FELLOWSHIP EM RETINA E VITREO

2017

INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA

HOSPITAL EVANGÉLICO DE BELO HORIZONTE

Programa de Fellowship em

Retina e Vítreo

Coordenação: Dr. Dorothy Dantés

Belo Horizonte

2016

1. Presidente da ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE DE MINAS GERAIS Euler Borja

(2)

2. Diretora Administrativa do Hospital Evangélico Mara Christina Pimentel

3. Coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Evangélico Dr. Arilson de Souza Carvalho

4. Coordenador do Programa de Residencia Médica em Oftalmologia MEC do Hospital Evangélico

Dr. João Neves de Medeiros

5. Supervidor do Programa de Residência em Oftalmologia MEC do Hospital Evangélico Dr. Marcus Vinicius Cardoso de Souza

(3)

DEPARTAMENTOS - Coordenação

Retina / Uveítes / Neuroftalmologia: Dra. Dorothy Graça Ramos Dantes dos Reis Glaucoma: Dr. Nikias Alves da Silva

Córnea / Lentes de Contato / Refrativa: Dr. Luis Fernando Nominato Catarata: Dr. Gustavo Oliveira Sieiro

Estrabismo e Motilidade Extrínseca / Oftalmopediatria: Dra. Marina Casagrande Oculoplástica: Dra. Maíra Araújo Prado

Refração: Dr. Marcus Vinicius Cardoso de Souza Neuro Oftalmologia: Dr Artêmio Moreira Peixoto Junior

CONVÊNIOS - Atividades Externas do Programa de Residência Médica

Visão Subnormal e Prevenção a Cegueira: Instituto São Rafael de Belo Horizonte Curso Teórico - Ciências Básicas: Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Urgência: Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

(4)

PRECEPTORES:

DOUTOR

Dr. Nikias Alves da Silva

DOUTORANDO

Dr. Luis Fernando Nominato

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA Dr. João Neves de Medeiros

Dra. Dorothy Graça Ramos Dantés dos Reis

PRECEPTORIA

Dr. Artêmio Moreira Peixoto Junior Dr. Bruno Malvezzi Preti

Dr. Evanildo José da Silva Dr. Flávio Diniz

Dr. Gustavo Campos

Dr Gustavo Magalhães Mucci Dr. Gustavo Oliveira Sieiro Dra. Izabela Fernandes Godinho Dr. Laiane Farli

Dra. Maíra Araújo Prado

Dr. Marcus Vinicius Cardoso de Souza Dra. Marina Ramos Casagrande Dr. Rafael Fioravante de Matos Dr. Wesley Moreira

(5)

FELLOWSHIP EM RETINA E VÍTREO DOROTHY DANTES - IOHE

NOVEMBRO DE 2016

Seja bem vindo ao Programa de FELLOWSHIP EM RETINA E VÍTREO promovido pela Dra. Dorothy Dantés em parceria com o Instituto de Oftalmologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte.

Apresentamos o Regulamento do Programa com objetivo de esclarecer aspectos básicos quanto ao funcionamento do curso e nortear o relacionamento entre alunos, preceptores, coordenadores e a direção do Hospital Evangélico e Associação Evangélica de Minas Gerais.

Atenciosamente,

(6)

ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE DE MINAS GERAIS

Na década de 40, inicia-se a caminhada de um pequeno grupo de evangélicos em torno de um sonho de se construir um hospital, sob a liderança do pastor presbiteriano Reverendo Paulo Freire de Araújo. Naquela ocasião, Belo Horizonte era uma capital de 300 mil habitantes e já experimentava a pressão da busca de seus recursos médicos hospitalares por parte das pessoas simples do interior e outros estados.

Dentro deste quadro social vinham, também, evangélicos; membros de um segmento social bastante minoritário em relação ao restante da sociedade brasileira. Esta realidade, associada à situação de doença e pobreza, sensibilizou Freire, que compartilhou com evangélicos da capital a sua visão do projeto de construção do Hospital.

Fundou-se, então, em 1946, com apoio das comunidades evangélicas da capital e interior, a Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais, inspirada nos valores cristãos da solidariedade, como instrumento de mobilização do segmento evangélico para uma causa comum.

MISSÃO

Prestar serviços de excelência nas áreas de saúde e educação, por meio de suas unidades de negócio, exercendo a filantropia cristã que forma, previne e restabelece o bem estar espiritual, físico, social e mental do ser humano, em sintonia com o meio ambiente.

VISÃO

Sermos uma Associação em constante aprimoramento e expansão de seus serviços, que realiza Gestão do Conhecimento, tendo como referência valores cristãos, reconhecidos em todos os nossos relacionamentos.

VALORES

Nossos valores ORIGINAIS são os princípios cristãos conforme a prescrição da Bíblia Sagrada: Acolhimento ao ser humano;

Promoção da cidadania; Disciplina;

Fraternidade; Igualdade;

Uso consciente e racional dos recursos naturais; Integridade;

Perseverança; Respeito;

(7)

APRESENTAÇÃO

A Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais - AEBMG é uma instituição assistencial e acadêmica, sem fins lucrativos, que oferece educação, atendimentos ambulatoriais, internações e procedimentos clínicos e cirúrgicos para o Sistema Único de Saúde e saúde privada

O Hospital Evangélico está instalado em área de 10.000 m2, sendo 6.000 m2 de área construída. Possui em seu corpo de colaboradores mais de 600 profissionais. Atende as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, angiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia plástica, cirurgia do tórax, cirurgia vascular, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, ginecologia, cardiologia e cirurgia cardíaca, urologia, neurologia, neurocirurgia, transplante renal e pronto atendimento. Possui completa estrutura de análises clinicas, radiologia, ultrassonografia, eco-cardiografia, tomografia, hemodinâmica, endoscopia, colonoscopia etc. Possui programas de residência médica em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cardiologia, Neurocirurgia, Urologia, Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Medicina Intensiva, Nefrologia.

Possui comissões ativas de CIHDOOT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), Comitê de Agência Transfusional, Comissão de Óbitos, Comissão de Humanização, Comissão de Prontuários, Comitê de Proteção Radiológica, Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Farmácia e Terapêutica, Comissão de Curativos, CIPA, Comitê de Gerenciamento de Riscos, Comitê de Qualidade, Comitê de Ética Profissional.

O serviço de Oftalmologia do HE acompanha a história da instituição, com décadas de assistência de excelência prestada à população de Belo Horizonte, tendo sido palco da formação de inúmeros expoentes desta especialidade em Minas Gerais.

Em fevereiro de 2011, o Hospital Evangélico aprofundou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, iniciando atendimentos à população SUS. O ano de 2014 foi marcado pela reorganização do Instituto, com objetivo de prepara-lo para ampliação da oferta assistencial e início de Programa de Residência Médica e Fellowship.

(8)

O Hospital Evangélico dispõe de atendimento em todas as subespecialidades, exceto a Reabilitação Visual, referenciada para o Instituto São Rafael de Belo Horizonte (Instituição Especializada com mais de 50 anos de experiência em reabilitação e ensino de deficientes visuais).

O IOHE reúne profissionais reconhecidos regional e nacionalmente, na tarefa de organizar um dos melhores cursos de Residência Médica Oftalmológica do Brasil, e Fellowship em Retina/Vítreo, Catarata e Glaucoma. Este serviço incorpora linhas de pesquisa e abriu novas frentes assistenciais, especializando-se na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento e doenças crônicas (Retinopatia Diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade, Glaucoma, Catarata, Transplante de Córnea), e no desenvolvimento de tecnologias que permitam ampliação do acesso através da Telemedicina. Pretende tornar-se pólo de excelência em pesquisas científicas e na formação de especialistas.

(9)

APRESENTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE RETINA DO IOHE

O Departamento de Retina e Vítreo do Hospital Evangélico é um dos maiores serviço de retina clínica do Estado de Minas Gerais. Teve sua origem no projeto iniciado em 2010 no Hospital Universitário São José, aos cuidados da Dra. Dorothy Dantes, atendendo ao SUS com propostas de projetos inovadores e de alto impacto social e econômico. Foi migrado para o Hospital Evangélico em julho de 2014 com objetivo de se inserir em ambiente mais fecundo ao crescimento e organização, com cobertura também de sistemas de saúde privados.

Em maio de 2010 iniciou-se, em Belo Horizonte, o maior programa de rastreamento de retinopatia diabética já realizado no Brasil idealizado pela Dra. Dorothy Dantés. Pacientes diabéticos são encaminhados diretamente pelas Unidades Básicas de Saúde e são avaliados quanto ao acomentimento retiniano secundário a esta patologia. Após avaliação, todas as possíveis condutas clínicas ou cirúrgicas são conduzidas no próprio serviço, garantindo integralidade da atenção oftalmológica.

O Programa de Fellowship em Retina e Vítreo coordenado pela Dra. Dorothy Dantés se iniciou em 2011, inicialmente contando com 2 alunos com duração de 1 ano. Em 2012 houve entrada de 3 estudantes, seguido de novos 3 em 2013. Em 2014, consequente ao aumento do espaço de prática, foram absorvidos 8 estudantes, assim como em 2015. Em 2016 foram abertas 4 vagas.

Para o ano de 2017, a partir das experiências anteriores, optou-se pela abertura de 2 vagas com demanda de dedicação integral ao serviço, com atividades de segunda a sexta nos períodos da manhã e da tarde e sobreaviso para assistência no caso de complicações pós-operatórias em finais de semana.

(10)

O DEPARTAMENTO DE RETINA E VÍTREO

O Departamento de Retina realiza mensalmente:

- 500 atendimentos a pacientes diabéticos através da realização do exame de retinografia, - 150 exames de Tomografia de Coerência Óptica,

- 150 sessões de fotocoagulação a laser, - Atendimento ambulatorial a 300 pacientes, - 150 exames de retinografia fluorescente, - 200 injeções intra-vítreas,

- 50 exames de ultrassonografia de globo ocular.

Para tal, o Programa dispõe de Tomógrafo de Coerência Óptica marca Heidelberg, Retinógrafo midriático Kowa, Retinógrafo não-midriático CR2 marca Canon, Fotocoagulador a laser, Ultrassom de Globo Ocular marca Sonomed, Vitreógrafo com endolaser Accurus 800, Microscópio Cirúrgico marca Leica, além de consultórios e suporte em outras especialidades.

(11)

ROTINAS ASSISTENCIAIS

O Departamento de Retina e Vítreo se organiza nos seguintes ambulatórios:

- Ambulatório de Rastreamento de Retinopatia Diabético: Conduzido por técnicos treinados e fellows. As imagens são avaliadas pelo Grupo de Laudos. Períodos: diariamente de 7:00 às 12:00 horas.

- Grupo de Laudos: Coordenado pela Dra. Dorothy Dantés, integrado pela totalidade dos médicos em fellowship, realiza atividades diárias através do laudamento dos exames e realização semanal de reuniões clínicas para apresentação de achados e dúvidas. Reuniões as terças-feiras ao final da tarde.

- Ambulatório Geral: Conduzido por médicos em fellowship sob supervisão de preceptores e com participação de residentes, realiza avaliação de retina através de consultas e mapeamentos de retina. Diariamente média de 12 pacientes por turno de atendimento.

- Ambulatórios de patologias (DMRI, diabetes, oclusões vasculares, Buraco Macular-Membrana EPI): Conduzido por médicos em fellowship com participação de residentes, realiza avaliação de retina através de consulta oftalmológica e mapeamento de retina. Desenvolvido dentro do ambulatório geral de retina.

- Fotocoagulação a Laser: Conduzido por médicos assistentes e em programa de fellowship. Realizadas 10 sessões por turno.

- Tomografia de Coerência Óptica (OCT): Conduzido pela Dra. Dorothy com participação de médicos assistentes, fellowship e residentes.

- Ambulatório de Injeção Intra-Vítrea: Conduzido pela Dra. Dorothy Dantés com participação de fellows e residentes.

- Angiografia Fluorescente: realizada por técnico treinado e fellows, laudamento por médicos em fellowship, sob tutoria do Grupo de Laudos.

(12)

ROTINAS DE ENSINO

O Departamento de Retina e Vítreo realiza semanalmente encontro para aulas, apresentação de trabalhos científicos, discussões de casos clínicos. Semanalmente também é realizada a reunião de grupo de laudos, onde são discutidos exames realizados durante a semana.

Os encontros de Grupos de Laudos são obrigatórios para médicos em fellowship de Retina. Exames que sugerem dúvidas ou achados de interesse clínico e científico devem ser discutidos no encontro semanal do Grupo de Laudos.

(13)

PROGRAMA DE FELLOWSHIP

O programa de fellowship, criado em 2011 e coordenado por Dra. Dorothy Dantes tem duração mínima de 1 ano, podendo se estender pelo segundo ano com foco clínico ou cirúrgico.

O processo de seleção para o programa de Fellowship ocorre anualmente, no mês de outubro-dezembro. Interessados devem remeter curriculum vitae e carta de apresentação para a coordenação do programa – fellowship@he.org.br e dorothyreis@yahoo.com.br .

O primeiro ano do curso tem ênfase em Retina Clínica, constituindo-se de 10 turnos de atendimento clínico no HE

Modalidade do Programa Carga Horária Mínima

Atividades

Fellow Retina Dedicação Integral 60 horas semanais Retina e Vítreo, Ambulatório Geral e Urgência

O segundo ano opcional do programa de Fellowship possui opção de aprofundamento em retina clínica ou retina cirúrgica.

Para o ano de 2017, estão previstos 2 estudantes em programas de fellow, participando da produção ambulatorial semanal mínima de:

- 80 laudamentos a pacientes diabéticos através da realização do exame de retinografia (320 laudos/fellow/mês ou 4.000/programa),

- 20 exames de Tomografia de Coerência Óptica (80 laudos/fellow/mês ou 960/programa), - 20 sessões de fotocoagulação a laser (80 sessões/fellow/mês ou 960/programa),

- Atendimento ambulatorial a 12 pacientes (50 atendimentos/fellow/mês ou 1.200/programa), - 20 exames de retinografia fluorescente (80 laudos/fellow/mês ou 960/programa),

(14)

Materiais e Equipamentos de Uso Individual:

O Instituto de Oftalmologia do IOHE oferece completa estrutura de consultórios e exames complementares. Entretanto, todo fellow deve dispor de materiais e equipamentos de uso individual, indispensáveis a realização de atividades assistenciais. Constituem-se ítens de uso individual (com respectivo ano para aquisição):

- Lentes de 20D e 78/90D

(15)

ROTINA DE CONTROLE DE ATIVIDADES

As atividades assistenciais serão definidas pela coordenação do Departamento de Retina e Vítreo, sendo publicadas escalas de atendimento trimestralmente, com possibilidade de ajustes de turnos e horários assistenciais. O volume de atendimentos será compatível com a carga horária de trabalho.

Cabe ao fellow respeitar e cumprir as determinações deste programa e outras rotinas do serviço.

- O serviço assistencial do IOHE inicia-se diariamente às 7:00 horas no período da manhã e às 13:00 horas no período da tarde. Há tolerância máxima de 15 minutos.

- Todo atendimento realizado no IOHE deve ser documentado no sistema de prontuário

eletrônico. É vedado o atendimento de pacientes sem devida evolução no sistema eletrônico, assim como atendimento de pacientes não cadastrados no sistema, exceto por solicitação expressa da coordenação do setor. Ressalta-se que todos os procedimentos realizados devem ser devidamente documentados.

- No caso da impossibilidade da presença do fellow em seu turno assistencial previsto em escala por qualquer motivo, este deve realizar troca documentada e autorizada pela coordenação administrativa com outro especializando cujo horário encontra-se livre de atividades assistenciais. A troca deve ser ratificada pelo coordenador do programa de especialização com, no mínimo, 1 semana de antecedência.

Para reuniões científicas, aulas e Grupos de Laudos, deverá o médico assinar livro de presença.

(16)

Da Participação em Congressos e Eventos Científicos

Será assegurado o direito de participação em Congressos e Eventos Científicos através de dispensa das atividades teóricas e práticas aqueles estudantes que tiverem trabalho científico aprovado para apresentação.

No caso daqueles que não preencherem a este quesito, a dispensa das atividades para participação no evento pode se fazer a critério do coordenador, oficializado por documento eletrônico.

Dra. Dorothy Dantes

Referências

Documentos relacionados

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

For a better performance comparison, and due to the difficulty in categorizing ML approaches in a simple way, we began by characterizing them in agreement with Caret’s

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo