• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS Publicação do Departamento de Física da UEFS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE FÍSICA DA UEFS Publicação do Departamento de Física da UEFS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

 Publicação do Departamento de Física da UEFS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA:

Reitor: Prof. Evandro do Nascimento Silva

Vice-Reitora: Profa. Norma Lúcia Fernandes de Almeida

Pró-Reitora de Ensino de Graduação: Profa. Amali de Angelis Mussi

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Prof. Eurelino Teixeira Coelho Neto Pró-Reitor de Extensão: Prof. Márcio Campos Oliveira

Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis: Prof. Otto Vinicius Agra Figueiredo

Pró-Reitor de Administração e Finanças: Prof. Carlos Eduardo Cardoso de Oliveira

DEPARTAMENTO DE FÍSICA:

Diretor Prof. Milton Souza Ribeiro Miltão Vice-Diretor: Prof. Juan Alberto Leyva Cruz

EDITORES:

Antônio Vieira de Andrade Neto – UEFS Milton Souza Ribeiro Miltão – UEFS Juan Alberto Leyva Cruz - UEFS

CONSELHO EDITORIAL:

Antônio Delson Conceição de Jesus – UEFS Antônio Vieira de Andrade Neto – UEFS Elder Sales Teixeira – UEFS

Juan Alberto Leyva Cruz - UEFS Milton Souza Ribeiro Miltão – UEFS Olival Freire Júnior – UFBA

Rainer Karl Madejsky - UEFS

EDITORAÇÃO:

Antônio Vieira de Andrade Neto – UEFS Milton Souza Ribeiro Miltão – UEFS Juan Alberto Leyva Cruz - UEFS

INDEXAÇÃO:

Latindex – Sistema Regional de Informacion en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal – http://www.latindex.org/

(3)

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

 Publicação do Departamento de Física da UEFS

ISSN 1809-1466

(4)

OBJETIVO E POLÍTICA EDITORIAL:

O Caderno de Física da UEFS tem por objetivo divulgar, na forma de artigos, resultados de ensino, pesquisa e extensão, importantes para o conhecimento em Física, em uma linguagem ao nível de graduação e com uma periodicidade semestral. Além disso, a capa do ‘Caderno de Física da UEFS’ é ilustrada, em cada número, com um trabalho artístico cujo objetivo é contribuir para a divulgação das Artes.

PERIODICIDADE SEMESTRAL

TIRAGEM DESTE VOLUME: 500 exemplares

VERSÃO ELETRÔNICA: http://dfis.uefs.br/caderno/index.php ENDERÊÇO:

Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana Avenida Transnordestina, s/n, Novo Horizonte – Caixa Postal 252 e 294 44036 – 900 – Feira de Santana – Bahia - Brasil

Telefone/Fax: 75 3224 8206 FICHA CATALOGRÁFICA:

Ficha Catalográfica Elaborada pela Biblioteca Central Julieta Carteado:

NOTA: Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.

Caderno de Física: Publicação do Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana / Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana. – V. 1, n. 1 jan./ jun. 1996 - . Feira de Santana: UEFS, 1996 -

v. : il.; 30 cm.

Semestral

ISSN 1809-1466

1. Física – Periódicos. I. Universidade Estadual de Feira de Santana. Departamento de Física.

(5)

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

 Publicação do Departamento de Física da UEFS

Sumário

Editorial...1001.1-3

O Ensino de Ciências Significativo ao Tempo que Lúdico no Ensino Fundamental: Possibilidades e Equívocos

Almiro Ferreira Santana, Milton Souza Ribeiro Miltão...1201.1-6

Fatores que Interferem na Resistência Elétrica de um Condutor Metálico

Luiz Marcelo Darroz, Carlos Ariel Samudio Pérez, Tadeu Clair Fagundes de Souza, Cleci Werner da Rosa...1401.1-6

Par de Bobinas de Helmholtz Quadradas - Parte I

Juan A. Leyva-Cruz, M. S. R. Miltão, E. Ferreira Silva, A. V. Andrade-Neto e Á. Santos

Alves...1402.1-14

A Música do Nosso Corpo: Sobre a importância das ondas sonoras para as nossas vidas

Carlos Gibran de Souza Cerqueira...…...…...……...1403.1-3

A Luz e a Informação Quântica

Fredson Braz Matos dos Santos...…...……...1404.1-25

A Física do Arco-Íris: Descrição do Ponto de Vista da Ótica Geométrica

A. V. Andrade-Neto...…...……...1405.1-17

Um Visionário da Reprodução da Vida e da Morte

Antonio Jorge Victor dos Santos Godi...1501.1-9

Senhores da Luz - Astrônomos no Internacional da Luz - 2015

Iranderly Fernandes de Fernandes, Milena dos Santos Pedreira, Felipe Santana

Beliz...1601.1-9

Uma Breve História do Conceito de Fóton no Ano Internacional da Luz

Indianara Silva...1602.1-7

Ilustração da Capa

International Year of Light Consortium...1701.1

(6)
(7)

1001.1

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

 Publicação do Departamento de Física da UEFS

Editorial

A presente edição deste volume 13 marca o início de outra estratégia de publicação das edições do ‘Caderno de Física da UEFS’. Além disso, essa edição se junta à celebração do Ano Internacional da Luz, proclamada pela ONU em sua Assembléia Geral no dia 20 de dezembro de 2013, que estabeleceu o Ano de 2015 para essa data comemorativa, ao reconhecer “a importância da luz e das tecnologias baseadas na luz para a vida dos

indivíduos do mundo e para o desenvolvimento futuro da sociedade mundial em muitos níveis”1. Nesse sentido, essa edição do Caderno de Física da UEFS terá como ilustração da

Capa o símbolo desse evento, bem como publicará alguns artigos dedicados a tal tema. No que tange à nova estratégia de publicação das edições do ‘Caderno de Física da UEFS’, como é sabido, tal revista é uma publicação do Departamento de Física da UEFS e tem por objetivo divulgar, na forma de artigos, resultados de ensino, pesquisa e extensão, importantes para o conhecimento em Física, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação. Além disso, e como um aspecto de grande importância, a capa do ‘Caderno de Física da UEFS’ é ilustrada, em cada número, com um trabalho artístico cujo objetivo é contribuir para a divulgação das Artes.

É um periódico semestral, arbitrado, indexado internacionalmente, de circulação nacional, voltado prioritariamente para o professor e professora de Física ou áreas afins do ensino fundamental e médio e para estudantes de graduação. Pretende ser um instrumento que auxilie na elevação da qualidade do Ensino de Física, tanto no ensino fundamental e médio quanto nas instituições de ensino superior. Os artigos devem versar sobre divulgação científica e tópicos de Física Geral, pesquisa em Ensino de Física, artigos sobre História, Filosofia e Sociologia da Física, resenhas de livros, comunicações e entrevistas.

Considerando a natureza do ‘Caderno de Física da UEFS’, e para possibilitar a publicação dos artigos a partir da aprovação dos árbitros e do Conselho Editorial, passaremos, a partir desse número, a organizá-los por seções, as quais são:

0. Editorial:

Essa seção destina-se aos editores e visa descrever sucintamente a edição publicada, bem como socializar novidades editoriais da revista.

1. Processo de Ensino-Aprendizagem:

(8)

1001.2

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para o processo de ensino e aprendizagem da Física e áreas correlatas, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, levando em consideração temas que sejam importantes para o conhecimento em Física, tais como investigação sobre o Ensino de Física e áreas correlatas, revisão de literatura e fundamentação teórica.

2. Metodologia, Didática e Prática de Ensino:

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para as estratégias metodológicas, as ações didáticas e as práticas de ensino, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo educacional da Física e áreas correlatas.

3. Formação, Currículos, Programas e Avaliação:

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos voltados para formação de professores, seja na formação inicial ou na formação continuada, voltados para os currículos e os programas de ensino, bem como voltados para o processo de avaliação, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo educacional da Física e áreas correlatas.

4. Materiais, Métodos e Produtos Didáticos:

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos gerais voltados para a produção (teórica, experimental ou computacional) de materiais, métodos e produtos didáticos, bem como voltados sobre trabalhos de desenvolvimento em Ensino de Física, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, abordando temas de Física e áreas correlatas, que venham a auxiliar o processo educacional da Física e de tais áreas correlatas.

5. Comunicação em Física:

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos em Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como em Linguagem, Cognição, Alfabetização, Letramento e Divulgação da Ciência, considerando tanto espaços formais quanto não formais, em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação, no processo educacional da Física e áreas correlatas.

6. Filosofia, História e Sociologia da Física:

Essa seção se ocupa da publicação de trabalhos que versem sobre os estudos em Filosofia, História e Sociologia da Física, levando em conta não só as questões filosóficas, históricas e sociológicas específicas da Física e áreas correlatas, mas, considerando a Filosofia, História e Sociologia voltadas para o processo educacional da Física e áreas

(9)

1001.3

correlatas, ao examinar os aspectos da História e Filosofia no Ensino, os aspectos da Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), os aspectos da Educação Urbana versus Educação do Campo, bem como os aspectos da Política Educacional; sempre em uma linguagem ao nível de graduação ou de divulgação.

7. Ilustração da Capa:

Essa seção destina-se a descrever a ilustração da capa, bem como divulgar informações sobre o autor da ilustração, segundo a natureza do objetivo editorial do ‘Caderno’, no que tange à sua capa, i.e., contribuir para a divulgação das Artes com um trabalho artístico.

A partir dessa estruturação dos artigos em seções, a numeração destes artigos passa a ter outra metodologia.

Para garantir uma publicação imediata dos artigos a partir da data de sua aprovação pelo Conselho Editorial, após o parecer da arbitragem, foram feitas modificações na sua numeração. Com isso, a edição online será publicada parcialmente, até a data limite correspondente ao respectivo número de fascículo, i.e., o fascículo de número 01 fecha sua edição em junho e o fascículo de número 02 fecha sua edição em dezembro. A partir da data limite, a edição online parcial passa a ter a sua publicação encerrada, deixando de ser parcial.

Assim sendo, os artigos serão listados de acordo com uma numeração de quatro dígitos correspondendo ao número do fascículo (1 ou 2, pois para cada volume, temos dois números de fascículos), à seção da revista (1 a 6, pois temos seis seções da revista para submissão dos trabalhos, além da seção 7 referente à Ilustração da Capa e a seção 0 referente ao Editorial) e à ordem de entrada após a aprovação, acompanhados do número da página logo após um ponto.

Ao citar os artigos, o número do artigo deve ser usado ao invés do número da página. Por exemplo, Cad. Fís. UEFS, vol. 13, n.02, 2609.1-9 (2015). Nesse caso, teremos um artigo de número 2609, com nove páginas, discriminado como segue:

2609.1-9 – 2, significa fascículo de número 02 do volume 13; 6, significa 6ª seção da revista; 09, significa 9º artigo aprovado para publicação; .1-9, significa que o artigo tem nove páginas.

Com isso esperamos que os objetivos do ‘Caderno’ se efetivem ainda mais trazendo resultados de ensino, pesquisa e extensão que sejam importantes para o conhecimento em Física, no seu processo educacional.

Os Editores

(10)
(11)

1701.1

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

 Publicação do Departamento de Física da UEFS

Ilustração da Capa

Título: Logotipo do Ano Internacional da Luz 2015

Técnica: Projeto do Quadro & Gráfico no Estilo Liso (Flattened); Ícones, Linha de Arte e Ilustração no Estilo Liso (Flattened)

Dimensões: (565 × 566) mm2

Autor: International Year of Light Consortium

Usando as palavras de Carlos Fiolhais2

O símbolo de 2015 - Ano Internacional da Luz consiste num disco solar rodeado por bandeiras de várias cores, de modo a que o conjunto pareça uma flor. O Sol representa a origem da vida, pois sem Sol nenhum ser vivo existiria sobre a Terra (a energia solar assegura por um lado a existência de água em estado líquido e por outro lado a fotossíntese nas plantas, que transformam água e dióxido de carbono em oxigênio e compostos orgânicos vitais). A nossa estrela significa também a sustentabilidade humana, pois a energia que dele nos chega é uma condição necessária da vida humana (daqui a cinco mil milhões de anos, quando o Sol se começar a extinguir, não teremos condições para viver neste sítio do cosmos). O Sol representa a cultura universal, pois como diz o provérbio ‘O Sol quando nasce é para todos’ (na inauguração do Ano da Luz, na sede da UNESCO, um representante da Nova Zelândia comentou: ‘Sim, mas primeiro é para nós’.). Dada à omnipresença do Sol na nossa vida, não admira que os povos antigos como os Egípcios, os Aztecas e os Incas tenham divinizado o Sol.

As bandeiras coloridas representam a variedade e inclusão internacional. A proclamação do Ano Internacional da Luz foi feita por unanimidade, num dos raros gestos em que as nações da Terra aparecem unidas. As cores (curiosamente oito e não as sete tradicionais do arco-íris) podem ser vistas como simbolizando um espectro de temas associados ao Sol como a ciência, a tecnologia, o desenvolvimento, o ambiente, a cultura, a história e a educação.

Nesse sentido, no símbolo do logotipo estão representados graficamente os seguintes elementos3:

(i) O Sol representando a Luz;

(ii) As Bandeiras Internacionais representando a Variedade e Inclusão dos Povos;

(iii) As Cores em sua disposição espectral representando a Ciência, a Tecnologia, o Desenvolvimento, o Ambiente, a Arte, a Cultura, a História e a Educação;

(iv) A Flor representando o poder da Luz produzindo a Vida;

(v) A composição & projeto circulares representando a Unidade e Celebração.

2http://dererummundi.blogspot.pt/2015/04/a-luz-quando-nasce-e-para-todos.html. 3http://spie.org/Documents/AboutSPIE/YearOfLight_VisualBrandGuidelines.pdf.

(12)
(13)

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

 Publicação do Departamento de Física da UEFS

Instruções aos Colaboradores

• Os originais devem ser encaminhados a um dos editores em duas vias, em papel A-4, para o endereço: Av. Universitária, s/n, Campus Universitário, Km 03, BR 116 Feira de Santana, CEP: 44031-460. Ou para um dos seguintes e-mail’s: miltaaao@gmail.com; aneto@uefs.br; elder@uefs.br.

• O texto dos originais devem ser preparados utilizando o editor de texto Word. • As fotos e figuras podem ser coloridas.

• A seqüência do artigo deve ser (sem existir espaços entre os itens): título do artigo, nome do autor, instituição a que está vinculado o autor (se houver mais de um autor esta seqüência deve ser repetida), parágrafo resumo em português, corpo de texto em fonte Times New Roman 10 pts, referências numeradas. • Todos os artigos submetidos à publicação serão revisados às cegas por dois

árbitros (especialistas) independentes.

Arte Final, Impressão e Encadernação Imprensa Gráfica Universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana

Av. Universitária, s/n, Km 03, BR 116, Campus Universitário CEP: 44031 - 460. Feira de Santana - Bahia - Brasil

(14)

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

Editorial...1001.1-3

O Ensino de Ciências Significativo ao Tempo que Lúdico no Ensino Fundamental: Possibilidades e Equívocos

Almiro Ferreira Santana, Milton Souza Ribeiro Miltão...1201.1-6

Fatores que Interferem na Resistência Elétrica de um Condutor Metálico

Luiz Marcelo Darroz, Carlos Ariel Samudio Pérez, Tadeu Clair Fagundes de Souza, Cleci Werner da Rosa...1401.1-6

Par de Bobinas de Helmholtz Quadradas - Parte I

Juan A. Leyva-Cruz, M. S. R. Miltão, E. Ferreira Silva, A. V. Andrade-Neto e Á. Santos Alves...1402.1-14

A Música do Nosso Corpo: Sobre a importância das ondas sonoras para as nossas vidas

Carlos Gibran de Souza Cerqueira...…...…...……...1403.1-3

A Luz e a Informação Quântica

Fredson Braz Matos dos Santos...…...……...1404.1-25

A Física do Arco-Íris: Descrição do Ponto de Vista da Ótica Geométrica A. V.

Andrade-Neto...…...……...1405.1-17

Um Visionário da Reprodução da Vida e da Morte

Antonio Jorge Victor dos Santos Godi...1501.1-9

Senhores da Luz - Astrônomos no Internacional da Luz - 2015

Iranderly Fernandes de Fernandes, Milena dos Santos Pedreira, Felipe Santana

Beliz...1601.1-9

Uma Breve História do Conceito de Fóton no Ano Internacional da Luz

Indianara Silva...1602.1-7

Ilustração da Capa

Referências

Documentos relacionados

O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, ou no próprio

Esse tipo de manifestação, como muitas outras, só servem para comprovar que as redes sociais não são apenas fontes de informação e relacionamento, mas também, uma forma de

Barreira tecnologia Redução bandejas medicação no posto Alteração no preparo medicação Escala retirada medicação e material Disponibilização 2h antes e 1h após

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Um percentual expressivo das empresas (83%), está utilizando o balanço social como ferramenta de gestão, considerando-o como parte integrante de suas estratégias de negócios, bem