• Nenhum resultado encontrado

Química Geral. Substâncias Puras e Misturas Fenômenos Químicos. Química Geral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Química Geral. Substâncias Puras e Misturas Fenômenos Químicos. Química Geral"

Copied!
71
0
0

Texto

(1)Química Geral Substâncias Puras e Misturas – Fenômenos Químicos. Química Geral.

(2) Substâncias Puras e Misturas – Fenômenos Químicos Substâncias Puras e Misturas.

(3) Elementos Químicos Átomos Nome Símbolo (Português-Latim). Ferro (Ferrum). Cálcio (Calcium). Prata (Argentum). Oxigênio (Oxygenium). Natureza. Fe. Fe3O4. Ca. CaCO3. Ag. Ag. O. O2.

(4) Átomos & Moléculas H. +. H. H H. H H. +. H. +. Átomos. O. H O. Moléculas.

(5) Substância Química  Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades. bem definidas e que lhe são característica.. Sódio. Chumbo. Fósforo Cloro.

(6) ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIA: material formado por partículas que se arrajam quimicamente, quimicamente de forma tal a conferir conferir propriedades constantes. . Substância pura simples : é constituída de uma molécula formada por átomos do mesmo elemento químico (mesmo tipo de átomo)..

(7) Substância Pura Substância pura é todo material com as seguintes características:  Unidades estruturais (moléculas, conjuntos iônicos) quimicamente. iguais entre si.  Composição fixa, do que decorrem propriedades fixas, como densidade, ponto de fusão e de ebulição, etc.  A temperatura se mantém inalterada desde o início até o fim de todas as suas mudanças de estado físico (fusão, ebulição, solidificação, etc.).. • Pode ser representada por um fórmula porque tem composição fixa. • Não conserva as propriedades de seus elementos constituintes, no caso de ser substância pura composta..

(8) Substância Pura Simples  Substâncias puras simples: que são formadas pela. combinação de átomos de um único elemento químico, como por exemplo o gás hidrogênio formado por dois átomos de hidrogênio ligados entre si; o ozônio formado por três átomos de oxigênio..

(9) Substância pura simples Substância. Fórmula. Gás hidrogênio. H2. Gás oxigênio. O2. Gás ozônio. O3. Representação.

(10) Substância Pura Composta  Substâncias puras compostas: que são formadas pela. combinação de átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, como por exemplo a água formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio; ácido clorídrico (nome comercial ácido de muriático) formado por um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro.. • Uma outra característica importante das substâncias puras refere-se a sua composição, que é sempre fixa e definida, por exemplo, para se formar água é necessário a combinação de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

(11) Substância pura composta: é constituída por uma molécula formada por mais de um elemento químico.. Substância. Fórmula. Água. H 2O. Sal de cozinha. NaCl. Açúcar. C12H22O11. Representação.

(12) Substâncias Puras. SIMPLES. COMPOSTA.

(13) Substâncias Puras e Misturas – Fenômenos Químicos Misturas Homogêneas e Heterogêneas.

(14) Mistura: é formada por duas, ou mais, substâncias, sendo cada uma destas denominada componente.. CLASSIFICAÇÃO DAS MISTURAS. Fase: em uma mistura, é cada uma das porções que apresenta aspecto homogêneo ou uniforme. Mistura homogênea: toda mistura que apresenta uma única fase.. Mistura. heterogênea:. toda apresenta pelo menos duas fases.. mistura. que.

(15) EXEMPLO:. Água (H2O) + açúcar dissolvido (C12H22O11) Aspecto visual contínuo: uma única fase. Água gaseificada Óleo(CxHy) + água (H2O) Aspecto visual Aspecto visual descontínuo: descontínuo: duas fases duas fases.

(16) Nome. Componentes principais. Amálgama. Mercúrio (Hg) + outros metais. Vinagre Latão. Água (H2O) + ácido acético (CH3COOH) Cobre (Cu) + zinco (Zn). Bronze. Cobre (Cu) + estanho (Sn). Aço. Ferro (Fe) + carbono (C). Álcool hidratado. Etanol (CH3OH) + água (H2O).

(17) Misturas Homogêneas e Heterogêneas  A matéria encontrada na natureza, na sua grande. maioria, é formada por duas ou mais substâncias puras, portanto são misturas.  Uma maneira de classificar as misturas baseia-se em a sua composição ser uniforme,isto é, a mesma em qualquer zona da amostra, ou não.  Por exemplo, uma garrafa de álcool (etanol) tem sempre uma certa porção de água misturada; estas duas substâncias estão tão bem misturadas uma com a outra que não se pode dizer que a água está num lado e o álcool de outro, ou seja, a proporção da mistura é a mesma em qualquer zona da garrafa - mistura homogênea.  Já o mesmo não acontece com uma mistura de água e areia; a areia fica em baixo separada da água. A composição desta mistura não é uniforme - mistura heterogênea..

(18) Misturas Homogêneas e Heterogêneas  Misturas Homogêneas - não é. possível distinguir os componentes da mistura, mesmo observando ao microscópio.  Misturas Heterogêneas - é possível distinguir, à vista desarmada os diferentes componentes que a constituem..

(19) MISTURAS AR. HOMOGÊNEA solução. ÁGUA + AREIA. HETEROGÊNEA.

(20) O leite é ... Aspecto homogêneo a olho nu. Copo de leite. Aspecto heterogêneo ao microscópio Líquido branco com gotículas de gordura. O leite é, então, considerado uma mistura heterogênea..

(21) Sistema: tudo o que é objeto da observação humana. Sistemas homogêneos Substância pura. Sistemas heterogêneos Substância. Mistura. Álcool Água. hidratado. pura. Gelo: H2O(sól) + Água: H2O(líq). Mistura. Água + óleo.

(22) SUBSTÂNCIA PURA X MISTURA SUBSTÂNCIA PURA temperatura (graus Celsius). 100. água. 0. gelo gelo. água. vapor d'água. + vapor d'água. + água. estado sólido. fusão solidificação. estado líquido. ebulição condensação. estado gasoso.

(23) Água Pura. Misturas  Definição: é a união de duas ou. mais substâncias químicas. • Uma das formas de diferenciação das substâncias puras e das misturas é através da temperatura, durante as mudanças de estado físico. • Essas observações podem ser traduzidas em um gráfico, a linha horizontal que aparece no gráfico é chamada de patamar e indica a temperatura de fusão e a de vaporização da substância pura. Água + Sal de cozinha. • Para um mistura de água e sal, por exemplo, não se verifica o aparecimento do patamar, tanto na fusão como na ebulição, porque a temperatura não se mantém constante..

(24) MISTURA.

(25) MISTURAS EUTÉTICAS.

(26) MISTURA AZEOTRÓPICA.

(27) EXEMPLOS DE MISTURAS Mistura eutética. Ponto de fusão. Chumbo (38%) + estanho (62%). 183°C. Chumbo (87%) + antimônio (13%). 246°C. Bismuto (58%) + estanho (42%). 133°C. Mistura azeotrópica. Ponto de ebulição. Acetona (86,5%) + metanol (13,5%). 56°C. Álcool etílico (7%) + clorofórmio (93%). 60°C. Álcool fórmico (77,5%) + água (22,5%). 107,3°C.

(28) Sistemas Materiais. Substância Pura. Simples. Composta. Mistura. Homogênea. Heterogênea.

(29) SISTEMAS HOMOGÊNEOS. SUBSTÂNCIAS PURAS. MISTURAS DE UMA FASE. SISTEMAS HETEROGÊNEOS. MISTURAS DE MAIS DE UMA FASE. SUBSTÂNCIAS EM MUDANÇA DE ESTADO.

(30) •Fases são as diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação, que constituem um sistema heterogêneo.. •Os sistemas homogêneos são monofásicos ou unifásicos. Os sistemas heterogêneos são polifásicos, podendo ser bifásicos, trifásicos, etc. •Sistema com n componentes sólidos como regra tem n fases. Sistema com n gases sempre tem uma única fase. Não existe sistema heterogêneo de dois ou mais gases. •Sistema heterogêneo ou é uma mistura (heterogênea) ou é uma substância pura em mudança de estado físico. •Sistema homogêneo ou é uma mistura (homogênea) ou é uma substância pura num único estado físico.

(31) EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO • Considere os sistemas a seguir, em que os átomos são representados por esferas: I. II. III. IV. Determine onde encontramos: a) Substância pura; b) Mistura; c) Duas substâncias simples; d) Somente substância composta.. Considere apenas o sistema III, determine: a) O número de átomos presentes; b) O número de elementos químicos; c) O número de moléculas; d) O número de substâncias;.

(32) 2. Considere o sistema representado abaixo. Pode-se descrever o sistema em questão como constituído por: • Três fases e um componente.. • Duas fases e dois componentes. • Três fases e dois componentes. • Três fases e três componentes..

(33) 3. Os diferentes tipos de matéria podem ser classificados em dois grupos: Substâncias puras e misturas. As substâncias puras podem ser simples e compostas. Considerando esse modo de classificação, julgue as afirmativas: I. O ar atmosférico é uma substância pura. II. A água é uma substância simples. III. O oxigênio e o ozônio são substâncias distintas, embora constituídas por átomos de um mesmo elemento. IV. A matéria que contém três tipos de moléculas é uma substância composta. V. A matéria que contém apenas um tipo de molécula é uma substância simples, mesmo que cada molécula seja formada por dois átomos diferentes..

(34) 4. Observe os seguintes fatos: I – Uma pedra de naftalina deixada no armário. II – Uma vasilha com água deixada no freezer. III – Uma vasilha com água deixada no fogo. IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido. Nestes fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos: a) I–sublimação, II–solidificação, III–vaporização, IV–fusão. b) I–sublimação, II–solidificação, III–fusão, IV–vaporização.. c) I–fusão, II–sublimação, III–vaporização, IV– solidificação. d) I–vaporização, II–solidificação, III–fusão, IV– sublimação. e) I–vaporização, II–sublimação, II–fusão, IV– solidificação..

(35) 5. Qual dos fenômenos a seguir não envolve reações químicas? • Fusão de gelo. •. Digestão de alimentos.. •. Combustão.. •. Queima de vela.. •. Explosão de dinamite..

(36) Soluções. Por quê um ovo cru incha ou murcha quando colocado em diferentes soluções?.

(37) Algumas Definições Uma solução é uma mistura HOMOGÊNEA de 2 ou mais substâncias em uma única fase. Um dos constituintes é o SOLVENTE os outros são os SOLUTOS..

(38) Substâncias Puras e Misturas – Fenômenos Químicos Processo de Separação de Misturas.

(39) Fracionamento de Misturas São as técnicas usadas para separar misturas, e que se fundamentam nas diferentes propriedades físicas das substâncias que constituem as misturas. Para separar uma mistura devemos seguir os seguintes passos: 1) Verificar se HOMO ou HETERO; 2) Verificar ESTADO FÍSICO; 3) Escolher o método.

(40) Separação de Mistura.

(41) Conceitos iniciais  Na natureza, raramente. encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário usarmos métodos de separação para obtermos determinada substância.  Na separação dos componentes de uma mistura (obtenção separada de cada uma das substâncias puras que deram origem à mistura) usa-se um conjunto de processos físicos denominados análise imediata..  Esses processos não alteram a. composição das substâncias que formam a mistura.  Nem sempre apenas um método de separação é suficiente para separar todos os componentes de uma mistura (1)..

(42) Conceitos iniciais  A escolha dos melhores.  Assim, se tivermos uma. Imagem:Holger Casselmann / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic.. métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes.. mistura de açúcar com areia, é útil sabermos que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não.  Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, será necessário usar vários processos diferentes em uma sequência baseada nas propriedades das substâncias presentes na mistura (2)..

(43) Conceitos iniciais.  Escolha dos grãos de feijão. para uma feijoada do domingo (catação);  Remoção da casca do. amendoim torrado por sopro. (ventilação);  Separação das moedas em função de seus tamanhos nas máquinas dos bancos (tamisação/peneiração).. desses principais processos de separação (3). Imagem:Rodrigo.Argentonb / Creative Commons Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.. separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos de separação.  Alguns exemplos:.  Vamos estudar agora alguns. Imagem: Thamizhpparithi Maari / Creative Commons AttributionShare Alike 3.0 Unported..  Alguns dos métodos de.

(44)  SÓLIDO – SÓLIDO:         . Catação Ventilação Levigação Separação magnética Cristalização fracionada Dissolução fracionada Peneiração Fusão fracionada Sublimação.  SÓLIDO – LÍQUIDO:  Decantação  Centrifugação.  Filtração simples  Filtração à vácuo. Imagem: (a) Beatrice Murch / Creative Commons Attribution 2.0 Generic, (b) Victor Blacus / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic e (c) Victor Blacus / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic.. Métodos de separação de misturas heterogêneas.  LÍQUIDO – LÍQUIDO:  Decantação.  GÁS – SÓLIDO:  Decantação  Filtração.

(45) Métodos de separação de misturas homogêneas  SÓLIDO – LÍQUIDO:.  CROMATOGRAFIA. Evaporação  Destilação simples. (Análise Cromatográfica). . . Destilação fracionada.  GÁS – GÁS: Liquefação fracionada  Adsorção . Imagem: Shrout, Bill, Photographer / Public Domain..  LÍQUIDO – LÍQUIDO:.

(46) Catação  É um método de separação. Imagem: David Monniaux / GNU Free Documentation License.. bastante rudimentar, usado para separação de sistemas sólido-sólido.  Baseia-se na identificação visual dos componentes da mistura e na separação manual ou com o auxílio de uma pinça.  É o método usado na limpeza do feijão antes do cozimento (4)..

(47) Tamisação (peneiração)  Usada para separar sólidos. constituintes de partículas de dimensões diferentes através de peneiras.  Industrialmente, usam-se conjuntos de peneiras superpostas que separam as diferentes granulações. Imagem: U.S. Air Force photo / Tech. Sgt. Shane A. Cuomo / Public Domain..

(48) Ventilação. Imagem :Miansari66 / Public Domain.. Imagem: Peanut / Benedikt.Seidl / Public Domain..  Método de separação para. sistemas sólido-sólido, no qual o sólido menos denso é arrastado por uma corrente de ar.  Um bom exemplo é a separação das cascas de grãos de arroz, amendoim torrado, etc. (5).

(49) componente menos denso e o mais denso deposita-se no fundo do recipiente.  É usada, por exemplo, para separar areia e ouro: a areia é menos densa e, por isso, é arrastada pela água corrente; o ouro, por ser mais denso, permanece no fundo da bateia (6).. Imagem:Un orpailleur à Madagascar / Lebelot / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic License..  A água corrente arrasta o. Imagem:The Evil Spartan at en.wikipedia / Public Domain.. Levigação.

(50) Decantação Imagem: PRHaney / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported..  Permite a separação de. líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou de um sólido precipitado num líquido.  A fase mais densa deposita-se no fundo do recipiente.  Pode ser feita de duas formas:  Verte-se lentamente a. mistura em outro frasco;  Com o auxílio de um sifão, transfere-se a fase menos densa para outro frasco (sifonação) (7)..

(51) Decantação. Imagem: Nickele/GNU Free Documentation License.  No laboratório, para misturas de líquidos. imiscíveis, usa-se o funil de bromo, também conhecido como funil de decantação ou funil de separação).  Num sistema formado por água e óleo, por exemplo, a água, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e é escoada abrindo-se a torneira de modo Funil de separação controlado.  Pode-se ainda usar-se do princípio da decantação para a separação de misturas sólido-gás (câmara de poeira).  A mistura sólido-gás atravessa um sistema em ziguezague. O pó, por ser mais denso, deposita-se durante o trajeto (8). Imagem: Thomasione / Public Domain.

(52) Filtração  É um método de separação. Imagem: Elke Wetzig / GNU Free Documentation License.. Imagem: Julius Schorzman / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.. muito presente no laboratório químico e também no cotidiano.  É usado para separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresente em suspensão.  A mistura atravessa um filtro poroso, onde o material particulado fica retido.  A preparação do café, o uso de o aspirador de pó são exemplos de filtração (9)..

(53) Evaporação  Método de separação de. misturas sólido-líquido por evaporação do solvente, também conhecido como cristalização.  Em recipiente aberto, simplesmente, permite-se que o solvente evapore, deixando-se o sólido.  Nas salinas, o sal é obtido a partir da água do mar através desse processo (10).. Imagem:Vidralta / GNU Free Documentation License.. Imagem: Batz sur Mer, Marais Saltants / Harrieta171 / GNU Free Documentation License..

(54)  Usado para separação de. Centrifugação Estado Inicial. Estado Final Centrifugação. Líquido Portador Líquido Flutuante Constituinte (líquido ou sólido) Base. Esquema do Princípio da Centrifugação. Imagem: IUTABB / Free Art License. (Tradução Nossa).. mistura de sólidos e líquidos quando a dimensão das partículas sólidas é tão pequenas que provoca obstrução dos poros do filtro e faz com que sejam retidas pelo líquido.  Tubos de ensaio contendo a mistura são colocados em uma centrífuga, que os faz girar em posição quase horizontal à grande velocidade, aumentando assim a rapidez de depósito do sólido no fundo do tubo..

(55)   . . sólidos sublima (passa para o estado gasoso) quando aquecido. São substâncias que podem ser separadas por sublimação: iodo, enxofre e naftaleno (naftalina). Mais recentemente, tal propriedade passou a ser usada na impressão de camisetas. Com uma impressora especial é preparado um desenho em uma folha de papel e, através de uma prensa térmica, a tinta sublima e se transfere para o tecido. Tem a vantagem de não desbotar, mantendo a tonalidade original (11).. Imagem: Spidermancrd/ Public Domain..  Usado quando apenas um dos. Imagem: Nevit / Creative Commons Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.. Sublimação.

(56) Destilação Simples. Imagem: U.m / Public Domain..  Método usado quando se. deseja separar a substância sólida dissolvida do solvente e não se deseja perder este último (como ocorre no processo de evaporação).  Desta forma, o solvente é resfriado (condensado), sendo recolhido em outro frasco.  Aquece-se a mistura até atingir o ponto de ebulição do solvente.  Não existe necessidade de controle de temperatura, pois o ponto de ebulição do sólido é muito mais elevado que o do solvente (12)..

(57) Destilação Fracionada  Método usado para separação de. mistura de líquidos.  Quanto mais distantes os pontos de ebulição dos componentes, mais eficiente será o processo de destilação.  A aparelhagem usada é a mesma de uma destilação simples, com o acréscimo de uma coluna de fracionamento, destilação ou retificação.  A separação ocorre na ordem crescente dos pontos de ebulição (PE).. Imagem: U.m / Public Domain..

(58) Gás (Butano e Propano). Essência Leve (nafta). Essência Pesada (grande) Querosene Petróleo Bruto Combustível Diesel. Óleo para aquecimento. Forno de Destilação Óleo Pesado Imagem: Psarianos, Theresa knott/ GNU Free Documentation License. (Tradução Nossa).. Destilação Fracionada  Esse. processo é muito usado, principalmente em indústrias petroquímicas, para separação dos diferentes derivados do petróleo.  Neste caso, as colunas de fracionamento são divididas em bandejas ou pratos.  Esse processo também é muito usado no processo de obtenção de bebidas alcoólicas (alambique) (13)..

(59) Separação Magnética  Também. chamado de Imantação, nesse método de separação, um dos sólidos é atraído por um ímã.  Esse processo é usado em larga escala para separar alguns minérios de ferro de suas impurezas, como, por exemplo, separar do lixo objetos de metal que serão reciclados.  Outro exemplo simples é a separação de linha e agulha através de um imã (14).. Imagem: Oguraclutch/ GNU Free Documentation License.. Imagem: Palmer, Alfred T. / Public Domain..

(60) Dissolução Fracionada  Também é conhecido como extração por solvente, é usada. quando apenas um dos componentes apresenta solubilidade num dado solvente.  A mistura areia + sal é um bom exemplo de aplicação para este método.  Adicionando-se água, obtém-se a solubilização do sal.  Após uma filtração, a areia é separada, bastando realizar uma destilação simples ou evaporação para se separar o sal da água (15). areia Adição de água. sal + areia. Vaporização. Filtração. água + sal. sal.

(61) Cromatografia  Suponha você tenha uma. mistura de muitos compostos.  Seria possível separar uns dos outros?  Você certamente não pode catá-los à mão!  O método que os cientistas usam para agrupar os diferentes componentes de uma mistura é conhecido como cromatografia (16)..  Assim, é possível separar. algumas misturas em cerca de minutos com papel e água!  Quando o papel é usado na separação de uma mistura, a técnica é conhecida como cromatografia em papel.. Imagem: Stéphane Mons/ GNU Free Documentation License..

(62) Cromatografia (conceitos)  Baseia-se na polaridade das. Imagem: Armando-Martin / GNU Free Documentation License.. moléculas, propriedade que gera atração mútua entre moléculas semelhantes.  Uma molécula polar é aquela que possui uma região rica em elétrons e uma outra região que é pobre em elétrons.  Essas regiões são representadas normalmente como sendo negativamente e positivamente carregadas, respectivamente..

(63) Cromatografia (conceitos). Imagem: Biopresto / Public Domain.. por forças de atração entre cargas opostas de moléculas diferentes.  As moléculas de água, por exemplo, possuem regiões ricas em elétrons (átomos de oxigênio) e regiões pobres em elétrons (átomos de hidrogênio).  Desta forma, elas se organizam de maneira tal que a região de carga positiva de uma molécula é atraída pela região de carga negativa de outra (17).. Imagem: Autor desconhecido / Creative Commons AtribuiçãoPartilha nos Termos da Mesma Licença 2.5 Genérica..  Moléculas polares são unidas.

(64) Cromatografia (conceitos) Ponte de Hidrogênio. Imagem: P.wormer/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.. Imagem: Autor desconhecido / Public Domain..  Estas interações entre as. moléculas de água é tão forte que têm um nome especial: pontes de hidrogênio.  São elas que explicam o elevado ponto de ebulição (PE) da água.  Como a molécula de água (H20) é muito mais simples que a de etanol (H2C-H2COH), deveria possuir um PE menor.  Contudo, a água tem um PE muito mais alto:  etanol = 46°C  água = 100°C.

(65) Cromatografia (histórico). . . A técnica foi descoberta em 1906 pelo botânico italiano naturalizado russo Mikahail Tswett, mas só passou a ser amplamente usada a partir dos anos 30. Tswett separou pigmentos de plantas (clorofilas) usando um extrato de folhas verdes em éter de petróleo sobre uma coluna com carbonato de cálcio em pó em um tubo de vidro vertical. Enquanto a solução atravessava a coluna, os componentes individuais da mistura migraram para baixo em diferentes velocidades..  Desta forma, a coluna. apresentou-se marcada com um gradiente horizontal de cores. A esse gradiente deu-se o nome de cromatograma. Imagem: Autor desconhecido/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.. .

(66) Cromatografia (outros tipos)  A cromatografia em coluna usa atualmente. uma grande variedade de adsorventes sólidos, incluindo sílica, alumina e sílica gel.  A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC do inglês High Performance Liquid Chromatography), uma variável desta técnica que hoje tem uso bastante comum, promove a adsorção de líquidos em partículas extremamente pequenas e uniformes para promover alta sensibilidade (17)..

(67) Exercícios 1.. Uma maneira rápida e correta de separar uma mistura com ferro, sal de cozinha e areia é, na sequência: a) Filtrar, aproximar um imã, adicionar água e destilar. b) Adicionar água e destilar. c) Aproximar um imã, adicionar água, filtrar e destilar. d) Destilar, adicionar água, aproximar um imã. e) Impossível de separá-la.. Imagem: (a)Thorsten Hartmann / GNU Free Documentation License, (b) Jlahorn / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported e (c) Miansari66 / Public Domain..

(68) Exercícios Associe as atividades diárias contidas na primeira coluna com as operações básicas de laboratório e fenômenos contidos na segunda coluna. Os números da segunda coluna, lidos de cima para baixo, são: a) 3, 2, 5, 4, 1 b) 1, 3, 4, 5, 2 c) 4, 3, 2, 1, 5 d) 3, 2, 4, 5, 1 e) 4, 1, 5, 3, 2. (1) Preparar um refresco de cajá a partir do suco concentrado. (2) Adoçar o leite. (3) Preparar chá de canela. (4) Usar naftalina na gaveta. (5) Coar a nata do leite. (4 (1 (5 (3 (2. ) sublimação ) diluição ) filtração ) extração ) dissolução. Imagem: Agricultural Research Service / Public Domain.. 2..

(69) Exercícios 4.. Têm-se os seguintes sistemas:Pedra de sal cristalizado I. areia e água II. álcool (etanol) e água III. sal de cozinha (NaCl) dissolvido em água. Cada um desses sistemas foi Imagem: Rob Lavinsky,Rocks.com / Creative Commons submetido a uma filtração em Attribution-Share Alike 3.0 Unported funil com papel e, em seguida, o líquido resultante (filtrado) a) Sistema I foi aquecido até sua total evaporação. Pergunta-se: A areia seria o resíduo sólido a) Qual sistema deixou um que seria retido pelo papel de resíduo sólido no papel após a filtração? O que era esse resíduo? filtro. b) Em qual caso apareceu um b) Sistema III resíduo sólido após a evaporação do líquido? O que era esse Após a evaporação da água, resíduo? restaria apenas o NaCl no fundo de recipiente..

(70) Experimento: Cromatografia em papel Objetivo:  Separar uma mistura de tinturas em tinta de caneta tinteiro. Materiais: 1. Dois discos de papel de filtro (diâmetros de 11 cm ou maior). 2. Um recipiente de plástico transparente. 3. Várias canetas de ponta porosa com tintas diferentes.. Disco de papel de filtro. Cone de papel de filtro. Procedimento: 1. Num dos círculos faça um orifício central de 1,5 cm de diâmetro. 2. Ao redor desse orifício pinte pequenos círculos coloridos. 3. Enrole o outro círculo na forma de cone (pode grampear na base para garantir que não desenrole). 4. Encaixe o círculo que contém as pintas coloridas sobre o cone de.. Disco com marcas coloridas. Disco encaixado no cone.

(71) Experimento: Cromatografia em papel 5. Coloque esse conjunto dentro. do recipiente de plástico e preencha o fundo desse recipiente com álcool (camada de cerca de 1 cm de altura) e feche o recipiente com sua tampa própria.. álcool. Resultados esperados  O álcool começará a encharcar o cone a partir da base e migrará lentamente até o disco que contém as marcas coloridas.  Ali chegando, começará a migrar em sentido à periferia do disco.  Ao passar pelas marcas, irá dissolver a tinta, arrastando consigo os pigmentos para a borda do disco.  Como cada componente da mistura da tinta percorre o disco com velocidade diferente (devido às diferentes composições químicas), ocorrerá a separação dos componentes da tinta.  Assim, formar-se-ão trilhas coloridas radiais a partir de cada marca inicial..

(72)

Referências

Documentos relacionados

Para representar a composição química das substâncias, são utilizados os símbolos químicos dos elementos, constituindo a linguagem química do composto.. E, para

Este estudo objetivou analisar as práticas sexuais e a vulnerabilidade em mulheres privadas de liberdade, sendo identificado que não houve presidiárias que

Pegue a gamela ,coloque as bananas descascadas dentro da gamela, embaixo de cada uma o papel com o seu pedido, leve a um verde de preferência onde tenha uma pedra grande para

• Ligação Química : Diz-se que há uma ligação química entre dois átomos ou grupos de átomos no caso em que há forças atuando entre eles, de modo que leva à formação de

 Conhecer a natureza básica e teórica dos materiais mais freqüentes usados na engenharia de Produção e seus comportamentos de modo que possa ser explicado

De acordo com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 690/2001, o dispositivo de corte geral deve ficar instalado, de preferência, junto à entrada, em local com acessibilidade

a) em 18 g de água existem 2 átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. c) em 18 g de água existe um número de átomos igual ao de Avogadro. d) a partir de 18 g de água podem

A questão 3 traz, também, dois itens que se inserem em diferentes conteúdos. O item a pede que o candidato escreva as equações das transformações físicas que ocorrem com o