• Nenhum resultado encontrado

OBJETIVO GERAL: OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBJETIVO GERAL: OBJETIVOS ESPECÍFICOS:"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

OBJETIVO GERAL:

Oferecer aos funcionários dos municípios associados da AMOG um curso de capacitação em Gestão dos Serviços de Saúde, em condições comerciais facilitadas, de modo a viabilizar a participação de um número maior de servidores, para a contribuição da melhoria dos serviços prestados à população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Possibilitar o reconhecimento da saúde como direito constitucional.Favorecer a assistência à saúde de forma integrada.

• Fornecer conhecimento que favoreça o gerenciamento de serviços de saúde.

• Estimular o trabalho em equipe multidisciplinar.

• Fortalecer o desenvolvimento de ação de promoção à saúde e prevenção de riscos e doenças.

• Proporcionar conhecimento sobre os níveis de atenção à saúde.

• Informar sobre os programas de saúde contemplados pela Política Nacional da Saúde.

• Instruir sobre as Leis que regulamentam o SUS.

• Estimular a adoção de mecanismos de educação continuada.

(2)

JUSTIFICATIVA:

As especificidades envolvidas nos processos de Gestão de Saúde Pública tornam a atividade repleta de desafios, considerando, por exemplo, o alinhamento entre o planejamento municipal e os programas contemplados pelo Plano Nacional da Saúde ou mesmo a compreensão da vasta legislação que regulamenta o SUS (Sistema Único de Saúde).

Neste sentido, o investimento nesta capacitação pode contribuir para melhoria do desempenho dos serviços e, principalmente, dos índices de aprovação dos usuários.

PÚBLICO ALVO:

Servidores públicos municipais associados à AMOG e que estejam envolvidos direta ou indiretamente nos processos de Gestão da Saúde Pública ou do atendimento aos cidadãos.

(3)

APRESENTAÇÃO DOS MÓDULOS DA CAPACITAÇÃO:

AULA INAUGURAL Palestrante Titulação Duração

Palestra: “Direito Sanitário” Tadahiro Tsubouchi Esp. 4h

Módulo I

Planejamento em Saúde Professores Titulação Carga horária

1. Sistema Único de Saúde

(SUS) Solange Maria Ribeiro Flório M

a 8h

2. Aspectos Éticos em Saúde

Coletiva Fernanda Rodrigues Torres M

a 4h

3. Saúde Suplementar Fernanda Rodrigues Torres Ma 4h

4. Auditoria em Saúde Juliana M. Flausino Ma 6h

Módulo II

Produção Social da Saúde-Doença

Professores Titulação Carga horária

1. Saúde e Sociedade Renato Tadeu Veroneze Me 8h

2. Processo Saúde-Doença Juliana M.Flausino Ma 8h

3. Epidemiologia Andréa M. B. Dallora Ma 8h

Módulo III

Programas de Atenção à Saúde

(4)

1. Cuidados Domiciliares em

Saúde Jurema Cristina S. Peres Esp. 4h

2. Programas de Saúde Jurema Cristina S. Peres Esp. 8h

3. Vacinas e Soros Wanderci M. O. Abrão Esp. 8h

Módulo IV

Vigilância em Saúde Professores Titulação Carga horária

1. Vigilância Epidemiológica Edvânio Ramos Rodrigues Dr. 4h

2. Vigilância Sanitária e

Ambiental Marco Antônio Godoy Esp. 4h

3. Bioestatística Solange Maria Ribeiro Flório Ma 8h

Módulo V

Gerenciamento em Saúde Professores Titulação Carga horária

1. Recursos Humanos em

Saúde Rafael da Silva Barbosa Doutorando 8h

2. Gestão em Saúde Maria Helena Silva de

Macedo Esp. 8h

3. Empreendedorismo Jairo Pedro Cardoso Esp. 4h

CARGA HORÁRIA TOTAL: 100 h (Não está inclusa a palestra do Sr. Tadahiro)

(5)

CORPO DOCENTE:

ANDRÉA MAGALHÃES BARBOSA DALLORA

Possui Mestrado em Saúde na Comunidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2007), Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal (1993). Atualmente é Docente do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e, principalmente, nos seguintes temas: Raiva Animal e Doença de Chagas.

EDVÂNIO RAMOS RODRIGUES

Possui Graduação em Farmácia pela Escola de Farmácia e Odont. de Alfenas (1992), Graduação em Biologia (Licenciatura) pelo UNIFEG (2002), Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto (2007). Doutor em Ciências Farmacêuticas pela FCFAR (UNESP, 2012). Atualmente é professor do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé e Coordenador do curso de Ciências Biológicas da mesma instituição. Tem experiência em análises clínicas e na área de Microbiologia com ênfase em Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas com ênfase em ação de extratos vegetais e análise proteica. Atua principalmente nos seguintes temas: Trichophyton Rubrum, Ação Antifúngica, Pothomorphe Umbellata e Expressão Proteica.

FERNANDA RODRIGUES TORRES

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde - Enfermagem pela Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ); - Especialista em Centro Cirúrgico pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP); - Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Atua como Coordenadora e Supervisora de Estágios em Enfermagem pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG); Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) nas disciplinas de

(6)

Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva, Bloco Cirúrgico/ Central de Material Esterilizado, Nutrição, Geriatria e Gerontologia, Enfermagem em Obstetrícia e Saúde Pública - Coordenadora de Estágio para o Curso Técnico de Enfermagem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - MG (SENAC) - Orientadora de cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - MG (SENAC).

JAIRO PEDRO CARDOSO

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São João da Boa Vista (1978) e Especialização em Contabilidade e Análise de Balanços pela Universidade de Ribeirão Preto (1985). Atualmente é Pró-Reitor Administrativo e de Recursos Humanos do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé.

JULIANA MARCELA FLAUSINO

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000). Mestranda na Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto) no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina. Especialista em Oncologia (USP) e Saúde da Família (UNICAMP). Atualmente é Docente e Supervisora de Estágio do Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFEG (Guaxupé/MG); Responsável Técnica e Professora do Curso para Técnicos em Enfermagem da Fundação Educacional de São José do Rio Pardo / SP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Família e atua, principalmente, nos seguintes temas: Enfermagem, Ensino e Saúde da Família.

JUREMA CRISTINA DOS SANTOS PERES

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Alfenas (1994). Pós-graduada em Gestão e Controle de Infecção Hospitalar. Atualmente é Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé - UNIFEG. Mestranda no Curso de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida pela UNIFAE- São João da Boa Vista –SP.

(7)

MARCO ANTÔNIO GODOY:

Graduado em Biologia pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé – UNIFEG, Pós-Graduado em Gestão Ambiental pelo UNIFEG, em Gestão em Saúde Pública pela UNIFENAS e em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Sul de Minas/AMOG.

MARIA HELENA SIVA DE MACEDO

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Passos (1989) e Graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guaxupé (1984). Especialista em Biologia (1985) e em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. (2005). Atualmente é Docente do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé – UNIFEG e Gerente de enfermagem na Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé.

RAFAEL DA SILVA BARBOSA

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2008; Mestre em Desenvolvimento Econômico, área de concentração Economia Regional e Urbana, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2011. Atualmente é Doutorando pelo Programa de Desenvolvimento Econômico da UNICAMP e Pesquisador do Centro Paulista de Economia da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

RENATO TADEU VERONESE

Possui Graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG - (2007), Graduado em Educação, Metodologia e Didática do Ensino Superior - UNIFEG - (2009), Pós-Graduado (Lato-Sensu) em Filosofia Contemporânea pela PUC-MINAS de Poços de Caldas/MG (2011) e Mestrando em Serviço Social pela PUC/SP. Atua como Docente Pesquisador nas seguintes áreas: Mundo do Trabalho, Ontologia e Estética, Ética, Formação Ético-Profissional, Políticas Sociais, Família e Questão

(8)

de Gênero. Participou de diversos congressos e encontros sobre formação profissional. Realiza palestras sobre o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, Política Social, Questão de Gênero, Sexualidade e Formação Profissional. Atuou como coordenador e facilitador do Curso de Capacitação para Profissionais da Assistência Social, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais - SEDESE - de 2008 a 2010. Tem formação artística e musical. Atua como Docente do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, no curso de Serviço Social desde 2008, nas disciplinas de: Ética, Classes e Movimentos Sociais, Trabalho e Proteção Social e Política Social. Foi Coordenador das Atividades Complementares do Curso de Serviço Social do UNIFEG. Monitor do curso Ética em Movimento, pelo Conselho Regional de Serviço Social - CRESS/MG - 6ª Região.

SOLANGE MARIA RIBEIRO FLÓRIO

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Serviços de Saúde pela Faculdade Cenecista de Varginha - FACECA e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente é Professora Adjunta no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Educação Física e nos cursos de Pós-Graduação. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFEG. Exerce a função de Diretora de Divisão Médica na Prefeitura Municipal de Guaxupé e atividades em Audiologia Ocupacional, em diversas empresas de Guaxupé e região.

TADAHIRO TSUBOUCHI

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, Pós-Graduado em Gestão de Contas Públicas, Fiscalização e Controle Interno e Externo (UNA/Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil - ATRICON) e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (OPAS/MS/SES-MG/ COSEMS/MG/DMPS/FM/UFMG).

(9)

WANDERCI MARYS OLIVERIA ABRÃO

Professora Assistente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, Guaxupé - MG nas disciplinas Semiologia I, Pediatria e Neonatologia e Nutrição em Enfermagem. Atua como Coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura Municipal de Guaranésia - MG. Possui Especialização e atuação na Enfermagem Pediátrica. Mestranda no programa de Saúde na Comunidade na USP - Ribeirão Preto.

CONDIÇÕES GERAIS:

QUANTIDADE DE PARTICIPANTES: Mínimo de 50 (cinquenta) e máximo de 60 (sessenta) participantes.

HORÁRIO DAS AULAS:

Aulas quinzenais, realizadas aos sábados, das 08:00 às 17:00, com intervalo de uma hora para almoço.

LOCAL:

Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé – UNIFEG.

(10)

INVESTIMENTO:

O curso será oferecido com preço diferenciado para os associados da AMOG, com sete (7) parcelas mais a matrícula (total de oito pagamentos), com vencimento até o dia 10 (dez) de cada mês, no valor de R$ 95,00 (Noventa e Cinco Reais).

Esta condição é válida, inicialmente, para uma turma, considerando que o início do curso ocorra até Agosto/2013.

INSCRIÇÃO

O funcionário municipal, pertencente ao quadro de associados da AMOG, deverá preencher o Requerimento de Matrícula e entregá-lo à AMOG, A/C Sr. Marco Antônio Godoy.

Endereço: Rua Joaquim Augusto Ferreira nº 12 – Parque das Orquídeas – CEP: 37800-00 - Guaxupé/MG – Fone: (35) 3551-5664

FORMA DE PAGAMENTO:

Após entrega dos Requerimentos de Matrículas e documentação necessária na AMOG, o participante será cadastrado no sistema do UNIFEG, onde o mesmo deverá comparecer na tesouraria (caixa) para entrega do comprovante de depósito, do valor referente à matrícula. (Detalhes após inscrição)

Ao estar matriculado, as demais mensalidades poderão ser pagas por meio de boleto bancário, enviado para seu endereço.

NOTAS IMPORTANTES:

- Receberão certificados do Curso de Extensão os alunos que forem aprovados em todas as disciplinas, com participação de 75% em cada um dos módulos de capacitação.

(11)

- As previsões com relação à data de início, horário, local de realização do curso e corpo docente poderão sofrer modificações de acordo com cronograma fixo estabelecido, após a comprovação do número de participantes na turma, disponibilidade de horários, salas e professores ou ocorrência de eventuais incidentes. Na hipótese de não ser atingido o número mínimo de participantes por turma ou por curso, o UNIFEG poderá cancelar o curso, fato este que todos os inscritos ou matriculados concordam expressamente, não podendo se insurgir quanto a ele. Poderá ser oferecido, contudo, opção para outro curso ou outra área, mediante disponibilidade de vagas e de acordo com o interesse do participante. Todas as modificações serão previamente comunicadas aos participantes e, caso não tenham interesse, o UNIFEG compromete-se a restituir a integralidade dos valores pagos, sem multa ou correção, no prazo de 15 (quinze) dias após o cancelamento do curso.

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo serão descritos os materiais, procedimentos experimentais e a metodologia analítica utilizados para o desenvolvimento do estudo relacionado à produção e

As manifestações do paciente e a chamada não adesão ao tratamento deve ser escutada de uma outra posição de inclinação frente a este sujeito com seu pathos..

Artigo 17 o : Os trabalhos realizados em disciplina, por solicitação dos docentes das disciplinas do Curso de Engenharia de Produção e Qualidade não serão

Este trabalho tem como objetivo primeiro a discussão de algumas perspectivas de fundamentação teórica mais utilizadas para a pesquisa e o conseqüente ensino da literatura

Workshop: Interoperabilidade e compartilhamento de acervos em rede: os caminhos propostos pelo Projeto Tainacan.

Através de “sintaxes de buscas”, foram feitos os mais variados levantamentos de acordo com os objetivos da pesquisa: encontrar as perífrases analíticas do verbo ir +

O Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG, no uso de suas atribuições normativas, por intermédio da Coordenação do

Consiste na apresentação, de forma clara e direta, das razões de ordem teórica ou prática que justifiquem a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação