• Nenhum resultado encontrado

Índice. Glossário..4. Conceito 5. Vantagens...5. Funcionamento 5. Modalidades Disponíveis...7. Tratamento de dados...7. Condições de Utilização...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice. Glossário..4. Conceito 5. Vantagens...5. Funcionamento 5. Modalidades Disponíveis...7. Tratamento de dados...7. Condições de Utilização..."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

0 2 M A I2 0 1 4

(2)

Índice

Glossário………..4 Conceito………5 Vantagens.………...5 Funcionamento………5 Modalidades Disponíveis………...7 Tratamento de dados………..…………...7 Condições de Utilização………..…………...11

(3)

Estimado Cliente,

Parabéns por ter adquirido o OK! GPS, o seguro automóvel inovador que através de tecnologia GPS, localiza com precisão a sua viatura em caso de roubo ou acidente, e ainda lhe oferece a possibilidade de receber até 30% do valor do seu seguro, em benefícios, na renovação da anuidade, consoante a utilização que faça da sua viatura.

Convidamo-lo a conhecer nas páginas seguintes as características deste seguro inovador, que lhe oferece vantagens e benefícios exclusivos.

Caso sinta necessidade de obter mais esclarecimentos, contacte-nos através do telefone 808 21 2001 ou consulte o nosso site www.okteleseguros.pt.

OK! teleseguros

(4)

GLOSSÁRIO

Telemática: É o conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da compressão, armazenamento, processamento e comunicação de grandes quantidades de dados.

Dispositivo telemático (OBU-On Board Unit): Aparelho electrónico que utiliza tecnologias de GPS e GSM/GPRS e um acelerómetro de alta precisão e memória para recolha e registo de dados relevantes, para a prestação das coberturas do seguro OK! GPS. Contém um cartão SIM que é utilizado para transferir os dados recolhidos para o Centro de Serviços da Octo Telematics.

Octo Telematics: Para poder facultar estes serviços telemáticos aos seus clientes, a OK! teleseguros celebrou uma parceria com a Octo Telematics S.p.A.

A Octo Telematics é uma empresa Italiana, líder europeia na concepção, engenharia e gestão de serviços telemáticos inovadores, particularmente adequados ao mercado segurador. Trabalha com mais de 50 companhias de seguros e mais de um milhão de clientes.

Foi esta empresa, pioneira neste tipo de soluções, que criou e desenvolveu o dispositivo telemático a instalar no veículo seguro e será ela quem fornecerá e instalará esses equipamentos nos veículos. Será também esta empresa que procederá à recolha, tratamento, armazenamento e divulgação dos dados obtidos através de uma plataforma Web concebida para o efeito.

(5)

1. Conceito

O OK! GPS é um seguro inovador que utiliza a tecnologia telemática e a georreferenciação, através da instalação de um receptor de sinal instalado na viatura, utilizando para isso o sistema global de posicionamento (GPS). Estes dados são posteriormente enviados para o centro de processamento, recorrendo às redes de telecomunicações GSM e GSM/GPRS. Este dispositivo, instalado no veículo seguro, permite oferecer serviços de segurança e assistência em caso de acidente, e ainda, através dos dados estatísticos enviados à OK! teleseguros, apurar o perfil de condução e atribuir benefícios que poderão atingir até 30% do valor do prémio da renovação..

2. Vantagens OK! GPS

O OK! GPS oferece as seguintes vantagens:

Sistema de Segurança: Garante a localização do veículo em caso de roubo, e permite a prestação de auxílio às autoridades para recuperação do veículo roubado.

Serviço de Assistência: Garante o envio imediato dos meios de assistência necessários em caso de acidente, através de um sensor que detecta a ocorrência de um forte embate.

Prémios: Consoante a utilização que faça da sua viatura – apurada através dos dados recolhidos pelo dispositivo telemático - e na ausência de sinistralidade no decurso da anuidade, poderá receber até 30% do valor do seu seguro, na renovação, em benefícios.

Estes benefícios são atribuídos aquando da renovação do seguro e calculados sobre o valor do prémio pago na renovação.

Os critérios de avaliação do perfil de condutor incluem o total de quilómetros percorridos, assim como a sua distribuição por zonas de circulação, período horário e velocidade.

Para a descrição pormenorizada do cálculo dos benefícios, veja o ponto 5.1. 3. Funcionamento do OK! GPS

3.1. Tecnologia

Para poder usufruir do seguro OK! GPS é necessário instalar no seu veículo um dispositivo telemático. Este dispositivo foi desenvolvido com as mais avançadas tecnologias GPS e GSM/GPRS e inclui um acelerómetro de alta precisão e memória para recolha e registo de dados relevantes, para a prestação das coberturas do seguro OK! GPS. Contém também um cartão SIM que é utilizado para transferir os dados recolhidos para o Centro de Serviços da Octo Telematics.

O Centro de Serviços da Octo Telematics recebe e processa a informação gerada pelo equipamento sobre a circulação do veículo, possíveis embates e alertas de roubo, transmitindo essa informação à OK! teleseguros.

3.2. Instalação Gratuita

O dispositivo é instalado gratuitamente por uma rede de oficinas especializadas que está disponível para consulta em www.okteleseguros.pt.

(6)

Para mais informações, consulte o ponto 6.1. 3.3. Serviços inerentes:

3.3.1. Localização da Viatura em caso de Roubo

Em caso de Furto ou Roubo do Veículo o tomador contacta o serviço de assistência, que inicia o processo de localização da viatura.

A seguradora, através do Serviço de Assistência, contacta as autoridades responsáveis pela localização e recuperação do veículo a quem transmite os dados de localização fornecidos pelo dispositivo telemático e em conjunto procedem de forma a facilitar a recuperação do veículo. Simultaneamente, é indispensável que o proprietário do veículo participe o roubo às autoridades.

Apesar de não ser possível garantir a recuperação do veículo seguro, estudos e dados estatísticos oriundos de países em que esta tecnologia está fortemente implementada indicam que a taxa de sucesso de localização e recuperação de viaturas com dispositivos telemáticos pelas autoridades é de aproximadamente 98%.

3.3.2. Alarme em caso de acidente

O objectivo deste serviço é assistir o tomador de seguro em caso de acidente. O acidente é detectado através do sensor de acidentes que faz parte do dispositivo telemático.

Assim, em caso de ocorrência de acidente com um impacto de força superior a 2,5g, o dispositivo telemático origina um alarme que é enviado ao Serviço de Assistência que accionará os meios de socorro necessários.

Para evitar falsos alarmes e decorrente da parametrização acima referida, acidentes resultantes de valores baixos de aceleração poderão não ser detectados pelo sensor e consequentemente não originarão o alarme.

Na sequência do alerta recebido o Serviço de Assistência da OK! teleseguros, que tentará contactar o tomador para os números por ele predefinidos para o efeito, providenciará os meios de assistência necessários de acordo com as circunstâncias da ocorrência e nos termos das condições da assistência em viagem contratada. Caso não seja possível contactar o cliente, será enviado um assistente ao local do acidente, identificado através das coordenadas GPS, que verificará e accionará os meios de assistência necessários.

3.3.3. Notificação de Bateria Desligada

Se a bateria for desligada é enviado um SMS ao tomador com essa indicação. Este alerta poderá ser indício de eventual roubo da viatura.

Assim, em caso de manutenção/reparação da viatura, o cliente deverá contactar a seguradora de forma a colocar o dispositivo em Modo de Manutenção. No fim da manutenção/reparação deverá haver novo contacto para reposição do funcionamento do equipamento uma vez que em Modo de Manutenção os serviços do OK! GPS não poderão ser fornecidos/activados.

(7)

4. Modalidades Disponíveis

O OK! GPS está disponível em três modalidades distintas: - OK! GPS Terceiros

- OK! GPS Terceiros com Furto e Roubo - OK! GPS Danos Próprios

OK! GPS Seguro Terceiros Seguro Terceiros c/ Furto e Roubo Seguro Danos Próprios

Responsabilidade Civil Obrigatório   

Responsabilidade Civil Facultativo   

Apoio Jurídico   

Assistência em Viagem OK   

Assistência em Viagem TOP O  

OK!GPS   

Acidentes Pessoais   

Quebra Isolada de Vidros O O 

Furto ou Roubo   

Choque, Colisão e Capotamento   

Incêndio, Raio e Explosão   

Fenómenos da Natureza      Obrigatório

Actos de Vandalismo    O Facultativo

Privação de Uso   O   Não Disponível

Este produto está disponível para veículos automóveis ligeiros para uso particular, nas modalidades de pagamento anual e semestral.

5. Tratamento de Dados

Através do dispositivo telemático instalado no veículo seguro, serão recolhidos dados decorrentes da utilização do veículo, relativos ao número de quilómetros percorridos, à sua distribuição por zonas de circulação, horários de circulação e velocidade.

Esses dados são transmitidos pelo equipamento para a Octo Telematics que os trata e envia, apenas de forma agregada e com uma periodicidade mensal, para a OK! teleseguros.

Para protecção da privacidade dos clientes a OK! teleseguros apenas recebe dados agregados, desconhecendo os percursos, velocidade instantânea ou hora exacta em que o veiculo circula. Os dados destinam-se apenas ao cálculo do benefício a atribuir anualmente e a estudos estatísticos.

Os dados recolhidos apenas são transmitidos em tempo real nos casos de roubo ou acidente, para que a OK! teleseguros possa prestar as garantias previstas na cobertura de assistência OK! GPS.

Desta forma pretendemos oferecer serviços de valor acrescentado, sem interferir na vida privada dos nossos clientes.

(8)

5.1. Cálculo de benefícios

Os benefícios serão calculados tendo em conta os dados estatísticos da utilização do veículo com base nos parâmetros: número de quilómetros, zonas de circulação, períodos de circulação e velocidade.

Assim, os valores máximos e mínimos, relativos a cada parâmetro, são os seguintes:

 Número de Quilómetros: Esta variável mede a exposição ao risco por parte do condutor, em função da distância percorrida com o veículo. Assim é atribuído o benefício máximo nesta variável aos clientes que percorram menos de 5.000 km numa anuidade e não é atribuído nenhum benefício a quem circule mais do que 20.000 Km nessa anuidade. Os clientes que efectuem um número de quilómetros intermédio terão direito a um benefício proporcional ao número de quilómetros efectuados.

Quilómetros Efectuados Benefício

<5000 Máximo

> 5000 e < 20 000 Proporcional

> 20 000 Nulo

 Período Horário: Pretende distinguir o número de quilómetros percorridos em horário diurno dos quilómetros percorridos em horário nocturno (das 00:00h às 06:00h), uma vez que diversos estudos indicam que o risco de sinistralidade é superior no horário nocturno

sobretudo devido à visibilidade e ao cansaço.

Assim, um cliente que efectue menos de 15% do total de km numa anuidade no período nocturno, terá direito ao benefício máximo. Pelo contrário, um cliente que efectue mais de 25% dos km no mesmo período, não terá direito a benefícios. Um cliente, que efectue uma percentagem de quilómetros intermédia terá direito a um benefício proporcional ao número de quilómetros efectuados no período nocturno.

Quilómetros efectuados no período nocturno Benefício

<15% Máximo

>15% e <25% Proporcional

>25% Nulo

 Distritos de circulação: Com a informação estatística disponível é possível inferir sobre o risco de acidente em função do distrito de circulação, contribuindo para este resultado as condições rodoviárias, intensidade de tráfego entre outras variáveis. Por exemplo, um cliente que efectue mais de 85% do total de km de uma anuidade em zonas bonificadas terá direito ao benefício máximo. Pelo contrário, um cliente que efectue menos de 75% dos km nestas zonas, não terá direito a benefícios. Um cliente, que efectue uma percentagem

(9)

de quilómetros intermédia terá direito a um benefício proporcional ao número de quilómetros efectuados em zonas bonificadas.

Quilómetros efectuados em Distritos Bonificados Benefício

>85% Máximo

<85% e >75% Proporcional

<75% Nulo

 Velocidade: O efeito da velocidade na severidade e risco de acidente é largamente estudada e documentada, o OK! GPS pretende premiar todos os clientes que contribuam para a redução deste risco. Assim, pretende-se nesta variável dar um prémio adicional no valor de 5% do valor da anuidade a todos os clientes que não excedam o limite máximo legal de velocidade (120Km/h) em mais de 95% do total de km percorridos numa anuidade terá direito ao benefício máximo. Este benefício deixa de ser aplicável a quem realize apenas 90% dos quilómetros abaixo deste limite. Para os clientes que fiquem entre os 95 e os 90% a atribuição será proporcional.

Quilómetros efectuados a Velocidade inferior a 120 km/h Benefício

>95% Máximo (5%)

<95% e >90% Proporcional

<90% Nulo

Exemplos práticos do acima exposto:

No final de cada anuidade, qualquer cliente OK! GPS poderá receber até 30% do valor do prémio de seguro pago na renovação, em benefícios.

Para isso, deverá cumprir os parâmetros acima referidos e para esse efeito poderá seguir todos os meses o seu comportamento através da área privada exclusiva do OK! GPS. Apesar de os dados se encontrarem num resumo estatístico, é possível a percepção do benefício a que tem direito. No entanto, na anuidade seguinte o cliente nunca será prejudicado.

(10)

 Exemplo 1:

Resumo Estatístico dos Quilómetros percorridos: Benefício

Total Quilómetros efectuados 25000 km 0%

Período Nocturno 19% 4.50%

Zonas Não Bonificadas 18% 5.30%

Beneficio acumulado de 9.8% do valor da anuidade

Quilómetros efectuados <120 km/h 93% 3%

Beneficio Total acumulado de 12.8% do valor da anuidade

Nota: Este é um exemplo fictício que não pode servir de comparação com casos reais.

Conforme o exemplo, nenhum dos factores é passível de anular os restantes. Um cliente que efectue muitos quilómetros, poderá usufruir de benefício nos restantes factores.

 Exemplo 2:

Resumo Estatístico dos Quilómetros percorridos: Benefício

Total Quilómetros efectuados 7500 km 8.30%

Período Nocturno 16% 6.80%

Zonas Não Bonificadas 20% 3.80%

Beneficio acumulado de 18.9% do valor da anuidade

Quilómetros efectuados <120 km/h 80% 0%

Beneficio Total acumulado de 18.9% do valor da anuidade

Nota: Este é um exemplo fictício que não pode servir de comparação com casos reais.

A velocidade não é um factor de agravamento, apenas poderá aumentar o benefício final do cliente.

(11)

 Exemplo 3:

Resumo Estatístico dos Quilómetros percorridos: Benefício

Total Quilómetros efectuados 15000 Km 3.30%

Período Nocturno 16% 6.80%

Zonas Não Bonificadas 17% 6.00%

Beneficio acumulado de 16.1% do valor da anuidade

Quilómetros efectuados <120 km/h 94% 4%

Beneficio Total acumulado de 20.1% do valor da anuidade

Nota: Este é um exemplo fictício que não pode servir de comparação com casos reais.

Apesar de este cliente efectuar mais quilómetros que nos exemplos anteriores, tem um benefício global maior devido ao seu comportamento nos outros factores.

6. Condições de utilização

Poderá dar início à sua apólice de seguro, ou consultar informação acerca do OK! GPS, a qualquer momento, bastando para isso que nos contacte através do nosso telefone 808 21 2001, por e-mail através de okteleseguros@viadirecta.pt ou através do nosso site

www.okteleseguros.pt.

6.1. Instalação do dispositivo telemático

Ao dar inicio à apólice de seguro, será necessário efectuar a instalação do dispositivo telemático na sua viatura. Para isso, dispomos de uma rede de oficinas especializadas na instalação deste tipo de equipamento.

Esta instalação é gratuita, e será realizada após o pagamento da apólice. O cliente receberá uma SMS a solicitar o contacto com a oficina anteriormente por ele seleccionada para agendar o melhor dia para a instalação do equipamento.

O dispositivo telemático requer apenas a ligação à bateria da viatura não sendo assim intrusivo ao nível mecânico/eléctrico.

6.2. Alteração de veiculo

Em caso de alteração de viatura, será necessário proceder à desinstalação do dispositivo telemático da viatura antiga e efectuar uma nova instalação do mesmo dispositivo telemático na nova viatura.

Para isso, deverá informar a OK! teleseguros da sua pretensão e deslocar-se a uma oficina da rede de instaladores (de preferência a mesma que efectuou a instalação inicial) para efectuar a

(12)

desinstalação. Após a alteração de viatura, deverá deslocar-se novamente à oficina onde efectuou a desinstalação, para efectuar uma nova instalação do dispositivo, agora na nova viatura.

Este processo tem custos conforme o quadro seguinte, no entanto, a OK! teleseguros suporta o custo da primeira alteração do dispositivo.

1º Alteração do dispositivo

Oferta

2º Alteração do

dispositivo 70€*

* a este valor acresce o do IVA calculado á taxa legal em vigor

6.3. Avaria do Dispositivo Telemático

Caso detecte alguma anomalia no correcto funcionamento do dispositivo telemático, deverá entrar em contacto com o serviço de apoio a clientes que o informará dos passos a tomar para resolução da mesma.

Se a avaria for detectada pela Octo Telematics, e caso esta não possa ser resolvida remotamente, o cliente será contactado a fim de se deslocar a uma oficina para reparar o dispositivo telemático.

6.4. Resolução do Contrato

A Instalação, recolha e tratamento dos dados não têm qualquer custo adicional para o cliente. O dispositivo telemático é entregue ao cliente a título de comodato. Sempre que se verifique a anulação do OK! GPS o cliente obriga-se a devolver o referido dispositivo à OK! teleseguros. Assim, este dispositivo é entregue por um período mínimo de três anos. Consequentemente, a anulação da apólice de seguro antes do terceiro ano de vigência constitui o cliente na obrigação de pagar os seguintes valores, que variam consoante o dispositivo seja ou não devolvido em condições de funcionamento:

Penalização

Dispositivo devolvido em boas condições de funcionamento Dispositivo devolvido em más condições de funcionamento 1º Ano 60€* 90€* 2º Ano 60€* 90€* 3º Ano 30€* 60€* 4º Ano e seguintes 0€** 0€**

* A estes valores acresce o do IVA calculado à taxa legal em vigor ** A desinstalação do equipamento tem o custo de 15 euros+IVA

(13)

7. Condição Especial Assistência OK! GPS

ASSISTÊNCIA OK! GPS

SEGURO AUTOMÓVEL FACULTATIVO CONDIÇÃO ESPECIAL 16

Cláusula Preliminar - Disposições Aplicáveis

Na parte não especificamente regulamentada, aplicam-se a esta Condição Especial as Condições Gerais do Seguro Automóvel Facultativo.

Cláusula 1ª - Definições

Para efeitos da presente Condição especial entende-se por:

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA

Entidade que organiza e presta, por conta do Segurador, as garantias concedidas por esta Condição Especial.

DISPOSITIVO TELEMÁTICO

Unidade de bordo de telemática móvel capaz de realizar as chamadas funções geoestatísticas e de transmitir para o Serviço de Assistência informações de localização e acidentes do veículo no qual foi instalada e activada.

O dispositivo telemático de que depende a contratação desta Condição Especial não é fornecido pelo Segurador. Cabe ao Tomador do Seguro celebrar contrato de comodato do dispositivo telemático e de fornecimento dos Serviços telemáticos que permitem accionar a presente cobertura, com empresa fornecedora

ACIDENTE

O acidente capaz de ser detectado pelo dispositivo telemático, ou seja, com um impacto superior a 2.5g de força.

Cláusula 2ª - Âmbito Territorial

As garantias desta condição especial são válidas nos Estados Membros da União Europeia.

Cláusula 3ª - Validade

1. As garantias objecto da presente Condição Especial estão condicionadas à correcta instalação, activação e funcionamento do dispositivo telemático no veiculo seguro, e bem assim à operacionalidade da cobertura GPS e rede GSM e GSM-GPRS, pelo que não poderão ser prestadas caso se verifique a falta de verificação de qualquer uma dessas condições.

2. As garantias conferidas ao abrigo da presente Condição Especial abrangem exclusivamente o veículo seguro indicado nas Condições Particulares.

3. As garantias conferidas pela presente Condição Especial são válidas desde que o Segurado tenha o seu domicílio e residência habitual em Portugal e desde que dele não se ausente por período superior a 60 dias, por viagem ou deslocação.

(14)

4. As garantias conferidas pela presente Condição Especial suspender-se-ão durante a permanência do Segurado no estrangeiro após o supra referido período de 60 dias e caducarão automaticamente na data em que o mesmo deixar de ter residência habitual em Portugal.

5. A permanência do Veículo Seguro no estrangeiro por mais de 60 dias, determina igualmente a suspensão das garantias conferidas ao abrigo da presente Condição Especial.

Cláusula 4ª – Quadro de Garantias

1. As garantias, valores máximos seguros e âmbito territorial constam no quadro seguinte:

Garantias Seguros Valores

Localização de veículo em caso de Furto e Roubo Ilimitado Assistência em caso de acidente Ilimitado

Cláusula 5ª – Descrição das Garantias

1. LOCALIZAÇÃO DO VEÍCULO EM CASO DE FURTO OU ROUBO

1. Após a comunicação ao Segurador do desaparecimento do veículo seguro por furto ou roubo e da respectiva participação às autoridades, ao abrigo desta cobertura, o Serviço de Assistência promoverá o seguimento do posicionamento da viatura em tempo real e a transmissão dessa informação às autoridades competentes.

2 . Esta garantia não garante a recuperação da viatura.

3. A localização exacta da viatura apenas será transmitida ao segurado após a sua recuperação pelas autoridades.

2. ASSISTÊNCIA EM CASO DE ACIDENTE

1. Após a recepção de alarme de acidente, originado pelo dispositivo telemático, ao abrigo desta cobertura o Serviço de Assistência contactará o Segurado para os números telefónicos predefinidos por este e providenciará os meios de assistência necessários, nos termos e até aos limites fixados nas condições especiais de assistência em viagem que tenham sido contratadas para a viatura segura.

2. Caso não seja possível estabelecer contacto com o Segurado, o Serviço de Assistência enviará um assistente ao local de acidente que verificará o que ocorreu e accionará, se necessário, os meios de assistência adequados sempre nos termos e limites fixados nas condições especiais de assistência em viagem que tenham sido contratadas para a viatura segura.

Cláusula 6ª - Exclusões

São aplicáveis à presente Condição Especial as exclusões previstas na cláusula 5ª das Condições Gerais do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel e na cláusula 5ª das Condições Gerais do Seguro Automóvel Facultativo.

Cláusula 7ª - Disposições Diversas

1. O Segurador e o Serviço de Assistência não se responsabilizam pelos atrasos e incumprimentos devidos a causas de força maior ou a características administrativas ou políticas especiais de um determinado país.

(15)

2. O Segurador e o Serviço de Assistência também não se responsabilizam por atrasos ou inclusive pela impossibilidade de prestação dos serviços de assistência objecto da presente Condição Especial em virtude da incorrecta instalação, activação ou funcionamento do dispositivo telemático no veiculo seguro, ou bem assim da inoperacionalidade da cobertura GPS e rede GSM e GSM-GPRS.

Cláusula 8ª - Agravamentos e Bonificações por Sinistralidade

Os sinistros participados ao abrigo desta Condição Especial não influenciam a aplicação de agravamentos nem de bonificações, previstos na Cláusula 32.ª das Condições Gerais do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel.

Via Directa - Companhia de Seguros, S.A. • NIPC e Matrícula 504 011 944, na CRC Lisboa • Sede: Av. José Malhoa, 13-4º, 1099-006 Lisboa – Portugal Tel. 217 991 920 • www.okteleseguros.pt• Fax: 217 991 922 • E-mail: okteleseguros@viadirecta.pt Capital Social: € 23 000 000

Referências

Documentos relacionados

Familiarize-se com a tela inicial Quando o telefone estiver no modo de Espera, você irá visualizar a tela de Espera.. A partir da tela de Espera, você pode visualizar o status de

Ao conectar seu aparelho a um PC, você pode transferir diretamente dados para o seu dispositivo e de seu dispositivo e utilizar o programa Samsung Kies.. › Conectar com o

Uma análise fundamental da Ecologia Comportamental é a construção do Orçamento de Atividades que pode ser definida como a quantificação do tempo que cada animal utiliza em

A palha de serradela, por ser uma leguminosa rica em N, é um bom material orgânico para aumentar a atividade biológica do solo, pois quando associado com resíduos com alta relação

Nas respostas quanto ao prejuízo nas atividades profissionais e pessoais, indivíduos com face normal a disfunção leve por paralisia facial de Bell responderam não ter prejuízo

Para a busca dos artigos foram utilizados os seguintes descritores: paralisia facial, reabilitação, fisioterapia, facial paralysis, facial palsy, rehabilitation,

Objetivo: propor o Ângulo da Comissura Labial e avaliar sua confiabilidade como recurso objetivo na avaliação da modificação do tônus da musculatura facial na evolução da

Os ativos específicos para os transportadores são de fácil adaptação para atender outras empresas (k = 0), no caso o caminhão de ração ou graneleiro (este último