• Nenhum resultado encontrado

E E IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E E IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2015"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

E E IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA

Luciana Batista de Oliveira Catarino (Multiplicadora)

Flaviane Meireles dos Santos (PROGETEC)

PLANO DE AÇÃO 2015

Nova Andradina - MS 2015

(2)

E E IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA

Luciana Batista de Oliveira Catarino (Multiplicadora)

Flaviane Meireles dos Santos (PROGETEC)

PLANO DE AÇÃO 2015

Plano de ações previstas a serem executadas no ano de 2015 na Sala de Tecnologias Educacionais da Escola Irman Ribeiro de Almeida Silva pela professora gerenciadora Flaviane Meireles dos Santos, sob a orientação da p rofessora multiplicadora do NTE Luciana Batista de Oliveira Catarino.

Nova Andradina - MS 2015

(3)

SUMÁRIO 1. IDENTIFICAÇÃO ...4 2. INTRODUÇÃO ...5 3. JUSTIFICATIVA ...6 4. PÚBLICO ALVO ...7 5. OBJETIVOS ...7 5.1 Objetivo Geral: ...7 5.2 Objetivos Específicos: ...7 6. CRONOGRAMA ...8 7. METODOLOGIA ...9 8. AVALIAÇÃO ...12 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...13

(4)

1. IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ação referente ao ano de 2015, desenvolvido pela professora Gerenciadora de Tecnologias e Recursos Midiáticos Flaviane Meireles Dos Santos, sob a supervisão da Professora Multiplicadora do NTE Luciana Batista de Oliveira Catarino como instrumento de capacitação e aperfeiçoamento tecnológico e pedagógico para os professores regentes da Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva.

Órgão Responsável: Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Andradina Instituição: Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva Coordenadores do Plano:

Multiplicadora NTE: Luciana Batista de Oliveira

Catarino PROGETEC: Flaviane Meireles dos Santos

Responsáveis pela Instituição:

Coordenadora Pedagógica: Karina de Fátima Maroni Diretor: Edvaldes Dias Tavares

Titulo do Projeto: A Integração dos Recursos Tecnológicos nas Práticas

Educacionais. Tipo de Projeto: Formação Pedagógica e Tecnológica

Período de Realização: 02/2015 á 09/2015

Publico Alvo: Professores, Coordenadores e Direção Carga Horária: 100 h

(5)

2. INTRODUÇÃO

No contexto escolar atual, é inimaginável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador, está cada vez mais claro o descontentamento dos alunos em relação às aulas ditas "tradicionais", nas quais são utilizados somente o livro didático, giz e lousa.

Atualmente, estamos vivendo a era da informação onde o conhecimento se torna cada vez mais valorizados, com isso, fica a cargo dos professores transformarem a informação em conhecimento e repassar aos alunos. Mas para que isso ocorra professores e alunos devem trabalhar em conjunto tanto no ambiente dito tradicional

quanto no ambiente virtual. Segundo Moran (2000) “Na sociedade da informação todosestamos reaprendendo a conhecer, a comunicarmos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social”.

Nesse contexto, é importante que as instituições venham refletir sobre as mudanças educacionais provocadas por esta era, que se faz cada vez mais tecnológica, por isso, deve haver um elo entre professores, alunos, conteúdos e TICS, já que, este ultimo vem adentrando de forma direta e indireta a sociedade em que vivemos.

Diante disto, é necessário que o professor obtenha não somente um conhecimento específico, mas também um conhecimento multidisciplinar, pois, a cada dia se torna mais evidente que o uso das novas tecnologias potencializa o processo de aprendizagem quando utilizado de forma correta.

Diante desse propósito pretendem-se orientar os professores da Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva quanto à utilização correta dos recursos tecnológicos presentes na instituição escolar, além de apresentar aos docentes novos softwares para o melhor desenvolvimento de suas aulas tais como:

Pixton ferramenta que permite a criação de histórias em quadrinhos e tirinhas, onde o usuário é capaz de escolher o formato de sua história, personagens, cores, cenários, balões de diálogos entre outras opções de edição.

Gerenciamento das Tecnologias visa o aperfeiçoamento do professor no manuseio dos recursos tecnológicos. Inicialmente os professores irão aprender a montar e desmontar o projetor multimídia Integrado e o Datashow, explorando seus principais aplicativos, que são muito utilizados no desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Geogébra programa de matemática dinâmica, feito com o intuito de ser utilizado em sala de aula, o qual junta aritmética, álgebra, geometria e cálculo.

(6)

Mozila Firefox é um navegador, que oferece aos seus usuários um leque de possibilidades, dentre elas a vantagem de baixar vídeos e filmes sem a necessidade de instalar programas no computador.

Telefone Móvel como Recurso Pedagógico, pois os telefones celulares atuais são pequenos, leves, tem baterias duradouras, funcionam em quase todos os lugares. Hoje em dia os telefones celulares são verdadeiras centrais multimídias computadorizadas onde se pode telefonar, ouvir rádio, mp3, assistir TV, tirar fotos, fazer filmes, gravar voz, jogar videogame, mandar e receber e-mails ou arquivos e acessar a Internet, dentre outras funcionalidades e é justamente por serem centrais multimídias computadorizadas que os telefones celulares deixaram de serem apenas telefones e passaram a ter múltiplas finalidades. Dentre os muitos usos que podemos fazer, alguns podem ser pedagógicos.

Desta forma, objetivamos oferecer formação continuada e oficinas por área de conhecimento, integrando desse modo currículo e tecnologias.

3. JUSTIFICATIVA

Ser educador exige muito além de conhecimentos específicos na área. Nos dias de hoje é preciso ser um estimulador do prazer na construção do conhecimento, é necessário ensinar os alunos a pensarem, a descobrirem, a desenvolverem suas habilidades, para tanto o professor deve ser um estimulador, motivador no desenvolvimento das habilidades de seus alunos.

Sendo assim, o professor deve aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens, e as diversas técnicas de informação e de comunicação que veem surgindo constantemente, assim como, as diferentes representações usadas nas diversas tecnologias.

Segundo Pozo (2008) para o uso adequado da tecnologia na educação é necessário à capacitação dos profissionais da educação, para que eles possam instruir seus alunos em como usar essas ferramentas para aprendizagem significativa.

Dessa forma, este plano justifica-se pela necessidade que o quadro de professores da Escola Irman Ribeiro de Almeida Silva tem em desenvolver aplicativos supracitados e, no entanto, não conhecem. Acredita-se que os professores regentes terão a oportunidade de integrar as tecnologias em sua prática pedagógica através das oficinas aqui propostas, para que assim os mesmos venham inovar seus métodos de ensino em uma era que as tecnologias se tornam cada vez mais presente. Nesse contexto, as oficinas têm o objetivo de sensibilizar os professores quanto à importância de sua capacitação como fonte de transformação no processo de ensino-aprendizagem, além de estimulá-lo a modificar sua ação pedagógica.

(7)

4. PÚBLICO ALVO

Professores regentes, Coordenação Pedagógica e Direção.

5. OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral:

Oferecer formação continuada e oficinas por área de conhecimento, integrando desse modo currículo e tecnologias.

5.2 Objetivos Específicos:

 Capacitar docentes quanto ao Gerenciamento das Tecnologias Educacionais;

 Capacitar docentes quanto ao Download de vídeos utilizando o Firefox Mozilla;

 Capacitar docentes quanto ao uso do sistema operacional Linux.

 Oferecer oficina aos professores regentes das disciplinas de Matemática e raciocínio Lógico quanto ao uso do Software Geogebra;

 Familiarizar os participantes com as principais funções básicas do Geogebra;

 Desenvolver uma visão dinâmica do conceito de construção geométrica; Demonstrar que o telefone móvel pode ser utilizado como um importante recurso pedagógico;

 Fomentar a utilização da STE através de oficinas que propicie aos professores do 1º ao 5º ano, e das disciplinas de Produção Interativa, Língua Inglesa e Língua Portuguesa quanto ao software Pixton;

(8)

6. CRONOGRAMA

AÇÃO OBJETIVO DATA / PERÍODO RESPONSÁVEL CARGA HORÁRIA Apresentar o plano Progetec: Flaviane de ação aos Apresentação do 04/02/2015 à Meireles professores,

plano de ação Coordenação -

juntamente com a 06/02/2015

2015 pedagógica e

coordenação e

direção direção.

Promover período Progetec: Flaviane

09/02/2015 à Meireles

Divulgar e realizar de inscrição das

Coordenação -

inscrições oficinas que serão 13/02/2015

pedagógica e oferecidas

direção

Oficina Capacitar

docentes quanto 23/03/2015 à Progetec: Flaviane Procedimentos

ao Gerenciamento Meireles 40 horas

básicos para 30/04/2015 das Tecnologias utilização das Educacionais tecnologias educacionais na instituição escolar

Oficina Oferecer oficina 01/05/2015 à Progetec: Flaviane

quanto ao uso do Meireles 20 horas

Possibilidades 15/06/2015 software Educacionais do Geogébra Software Geogebra no Ensino da Matemática Oficina Trabalhar O Uso de possibilidades

Telefone Móvel de uso do 03/08/2015 à Progetec: Flaviane

como Recurso telefone móvel 31/08/2015 Meireles 20 horas

Pedagógico em como recurso Sala de Aula pedagógico na

área educacional.

Pixton – Uma 01/09/2015 à Progetec: Flaviane

Oferecer oficina Meireles 20 horas

Oficina de 30/09/2015 quanto ao uso Quadrinhos do software Online como Pixton Ferramenta pedagógica

(9)

7. METODOLOGIA

A fim de nortear os trabalhos que serão desenvolvidos junto aos professores da Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva destacaremos a seguir os procedimentos metodológicos que nortearão as ações que serão desenvolvidas no ano letivo de 2015.

Inicialmente, será apresentado ao corpo docente, direção e coordenação escolar um cronograma com todas as ações previstas para serem executadas no ano letivo de 2015. Em seguida, a professora gerenciadora de tecnologia e recursos midiáticos Flaviane Meireles dos Santos explicará dialogicamente, quais oficinas serão ofertadas, o prazo para escolha e inscrição da oficina almejada, o período de realização e sua carga horária.

Posteriormente, será formulada uma ficha de inscrição contendo os dados referentes às oficinas ofertadas, com dias e horários, que será formulada no Google Docs. Em seguida, o link da ficha de inscrição será enviado por e-mail para os professores.

A Oficina referente ao Gerenciamento de Tecnologias terá como objetivo sanar as dúvidas técnicas quanto aos vários equipamentos tecnológicas presentes na escola, tais como a instalação do datashow, lousa digital, projetor proinfo integrado, aplicativos do sistema operacional Linux: BrOffice (Writer, Impres e Planilha) extensões para download de vídeos: download helper e Flashgot. Além de acompanhamento para sanar possíveis duvidas quanto à integração dos sistemas de gestão online da SED: planejamento e diário online. A oficina será ofertada no período de hora atividade dos professores, com carga horária total de 40 horas. No entanto, esse total de horas será subdividido da seguinte forma:

Instalação / Desinstalação de Datashow: 2 h

Instalação / Desinstalação da Lousa Digital Interativa e seus aplicativos: 4 h

Instalação / Desinstalação do Projetor e Excussão de mídias no Projetor: CD/pen drive/acesso a internet - 2 h

Momento Tira-Dúvidas destas oficinas: 2 h

Aula prática utilizando o recurso estudado: 2h Aplicativos do sistema operacional Linux: 16 h Navegadores da Internet: CHROME e FIREFOX: 2 h Download/Instalação de complementos e Vídeos: 4 h Momento Tira-Dúvidas destas oficinas: 2 h

(10)

Para os professores da área de matemática e raciocínio lógico será ofertada uma oficina quanto ao uso do software Geogebra. Serão trabalhadas com os professores suas funcionalidades, o qual junta aritmética, álgebra, geometria e cálculo, além de possibilitar o desenho de pontos, vetores, segmentos, linhas e funções, e suas alteração dinâmica. O software possibilita também a inserção de equações e coordenadas diretamente em gráficos além de oferecer diversos comandos para a resolução de contas. No entanto, esse total de horas será subdividido da seguinte forma:

Apresentação da Interface e Ferramentas - 2h; Barra de menus e suas funcionalidades - 1h; Barra de Ferramentas e suas funcionalidades - 1h; Janela de Álgebra e suas funcionalidades - 1h; Entrada para digitação de comandos - 1h; Janela de Visualização Gráfica - 1h; Lista de comandos - 1h;

Construção de figuras Geométricas - 2h; Alterações dinâmicas - 2h;

Atividades à distância - 8h

Este é um programa de matemática dinâmica, feito com o intuito de ser utilizado em sala de aula. Para a aplicação prática (plano de aula) será sugerido que o professor trabalhe com seus alunos o conteúdo Construção de triângulos.

A formação será composta de 12 horas presenciais nas quais será feito o download do software e também serão explorados todos os recursos oferecidos pelo mesmo e 8 horas será o disponibilizadas para o professor tirar eventuais dúvidas além de preparar uma aula utilizando o recurso estudado, com o suporte do progetec no momento de hora atividade do mesmo.

Também será ofertada com carga de 20 horas, oficina sugerindo possibilidades de uso para o telefone móvel como recurso pedagógico, a intenção é deixar as atividades escolares diferentes, mais dinâmicas e atrativas. Será mostrado que com esse recurso os professores poderão trabalhar a escrita, a leitura, interpretação e montagem de vídeos, através de apps como Polaris Office, Dropbox, Quickoffice, Vyclone entre outros.

A formação será composta de 20 horas presenciais constituída de 10 encontros presenciais com duração de 2 h cada. Para interação dos conteúdos trabalhados em sala, os professores juntamente com seus alunos deverão abrir um grupo no WhatsApp ou Facebook e então postar fotos, vídeos e textos sempre que utilizarem o telefone móvel como recurso pedagógico. No entanto, esse total de horas será subdividido da seguinte forma:

(11)

Edição de fotos e Filmagens -2h; Postagem de fotos e vídeos - 4h;

Compartilhamento de arquivo no Dropbox - 4h; Edição de arquivos com o App Polaris - 4h; Interpretação de textos online e Leitura - 2h;

Apresentação dos Apps Vyclone e Quickoffice e suas funcionalidades - 2h

Para finalizar, com o objetivo de fomentar a utilização da STE, será ofertada aos professores do 1º ao 5º ano, Produção Interativa, Arte, Língua Inglesa e Língua Portuguesa o software Pixton que é uma ferramenta utilizada online na construção de histórias em quadrinhos e tirinhas, onde podem ser selecionados personagens, cenários, objetos e balões pré-formatados. Com este software os professores poderão trabalhar figuras de linguagens (onomatopeias), utilização das interjeições, sequência da narrativa, formato dos balões e principalmente a produção de textos através dos HQ’s. O curso terá carga horária de 20 horas, sendo distribuídas em 12 horas presenciais e 8 horas que será destinado para o professor tirar eventuais duvidas, além de planejar uma aula para ser realizada na STE, também realizada no momento de hora atividade do professor regente. No entanto, esse total de horas será subdividido da seguinte forma:

Abertura de conta no Gmail - 2h; Cadastro na plataforma do Pixton - 2h;

Apresentação da Interface e ferramentas - 2h;

Apresentação da ferramenta cenários e personagens - 2h; Inserção de balões de diálogos - 2h;

Montagem de quadrinhos - 2h; Atividades a distância - 8h

Para comprovar o desenvolvimento e realização das atividades realizadas nas oficinas a PROGETEC deverá fazer o registro das atividades através de fotos e vídeos, sendo disponibilizadas em álbum de fotos na página do facebook da escola e Wikispaces. As aulas desenvolvidas deverão ser inseridas no plano de aula de cada professor e posteriormente postadas no seguinte site: http:// planejamento.sistemas.sed.ms.gov.br O acompanhamento das oficinas desenvolvidas acontecerá da seguinte forma:

O PROGETC construirá em um ambiente aberto (Wikispaces) um link para postagem das etapas já concluídas de cada oficina;

Um grupo no facebook com sugestões de aulas e sites interativos e colaborativos que serão disponibilizados no decorrer do ano letivo, a fim de facilitar o trabalho docente.

(12)

8. AVALIAÇÃO

Oficina terá como avaliação a viabilidade e o sucesso da execução, bem como o desempenho do Professor gerenciador de tecnologias educacionais e a participação dos professores, verificando sua aplicabilidade na prática.

(13)

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.

POZO, J.I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em

conhecimento. In: Tecnologias na Educação:ensinando e aprendendo com as TIC: guia do

cursista/ Maria Urbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral. – Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de Educação a distancia; 2008. Cap. 1, p. 29.

SALDANHA, Louremi Ercolani. Tecnologia Educacional. Porto Alegre: Globo, 1978.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. “Formação docente e novas tecnologias. In”

Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Face à conjuntura nacional actual e ao desenvolvimento das actividades planeadas para 2013, pretende- -se para 2014 a optimização dos serviços prestados pelo IPEIP, através

Scenario: export multiple members link not enabled when there are no member selected Given I am at the member list page. And the system has no

de Saúde, Centros acadêmicos, Gerência de Enfermagem da SES/DF, prepararam uma vasta programação, com realização de conferências, simpósios, oficinas, atividades

Segundo o documento “Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: estratégias e orientações” (BRASIL, 2002) Classe Hospitalar é o atendimento realizado

Júri de Seleção de trabalhos Ginecologia/ Obstetrícia Hélder Ferreira Luís Guedes Martins Júri de Prémio CO Ginecologia/ Obstetrícia Anabela Branco José Cabral Luísa Vieira

Os valores em percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, foram inferiores ou próximos dos normais (61-90) para a época em todo

O uso de jogos para este grupo se torna uma ferramenta eficaz, pois muitos destes profissionais tem baixa formação escolar além de estarem há muito tempo fora das salas

Indica os recursos expressivos presentes nas seguintes frases, retiradas da obra “A noite de natal” de Sophia de Mello Breyner