• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Código: 04. O rótulo de um frasco contendo determinada substância X traz as seguintes informações: Incolor. Adocicado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Código: 04. O rótulo de um frasco contendo determinada substância X traz as seguintes informações: Incolor. Adocicado"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__

Série: 2ª

Turma: _______

Data: ___/___/___

01. Substâncias com calor de dissolução endotérmico são empregadas na fabricação de balas e chicletes, por causarem sensação de frescor. Um exemplo é o xilitol, que possui as seguintes propriedades:

Considere M a massa de xilitol necessária para a formação de 8,04 g de solução aquosa saturada de xilitol, a 25 ºC.

Calcule a energia, em quilocalorias, absorvida na dissolução de M.

02. O gráfico abaixo mostra a variação nas concentrações de soluções saturadas de dois sais em água, Li2SO4 (reta descendente) e NH4Cl (reta

ascendente), individualmente, em função da variação na temperatura da solução. A concentração é expressa em termos de percentual massa/massa, ou seja, a massa do sal dissolvido em 100 g da solução.

Com base nos dados do gráfico acima, julgue os itens a seguir em ( V ) ou ( F ).

( ) o sulfato de lítio é menos solúvel que o cloreto de amônio.

( ) em água a 30 oC, é possível dissolver uma massa maior de cloreto de amônio do que de sulfato de lítio.

( ) o gráfico sugere que a dissolução do sulfato de lítio constitui um processo exotérmico, ao passo que a dissolução do cloreto de amônio tem caráter endotérmico.

( ) a solubilidade do sulfato de lítio seria maior em uma solução contendo Na2SO4 do que em água pura.

( ) em água a 0 oC, a concentração molar de uma solução saturada de

03. Um técnico preparou 420g de uma solução saturada de nitrato de potássio (KNO3, dissolvida em água) em um béquer a uma temperatura

de 600C. Depois deixou a solução esfriar até uma temperatura de 400C, verificando a presença de um precipitado.

Calcule a massa aproximada desse precipitado.

(desconsidere a massa de água presente no precipitado)

04. O rótulo de um frasco contendo determinada substância X traz as seguintes informações: O g de H 100 g / 1 , 0 ºC 25 água a ilidade em lub So g / cm 59 , 1 ºC 25 a Densidade ºC 77 atm 1 bulição a P onto de e ºC 23 -usão P onto de f Adocicado Odor lamável inf Não idade Inflamabil Incolor Cor 2 3 valor ou Descrição e Propriedad

a) Considerando as informações apresentadas no rótulo, qual é o estado físico da substância contida no frasco, a 1 atm e 25 ºC? Justifique.

b) Em um recipiente, foram adicionados, a 25 ºC, 56,0 g da substância X e 200,0 g de água. Determine a massa da substância X que não se dissolveu em água. Mostre os cálculos.

(2)

c) Complete o esquema abaixo, representando a aparência visual da mistura formada pela substância X e água quando, decorrido certo tempo, não for mais observada mudança visual. Justifique.

Dado: densidade da água a 25ºC = 1,00 g / cm3

05. Preparou-se uma solução saturada de nitrato de potássio (KNO3),

adicionando-se o sal a 50 g de água, à temperatura de 80°C. A seguir, a solução foi resfriada a 40°C. Qual a massa, em gramas, do precipitado formado? Dados: O H de /100g KNO de g 60 S C 40 T O H de /100g KNO de g 180 S C 80 T 2 3 2 3      

06. Com o aumento do preço do barril de petróleo, as fontes alternativas de energia estão sendo bastante discutidas no mundo. O Brasil apresenta como fonte alternativa de combustível o etanol obtido a partir da cana-de-açúcar. Comparando as reações de combustão do etanol (CH3CH2OH)

e da gasolina (C8H18), responda aos itens abaixo. Dados: densidade do

etanol é 0,80 g/mL e da gasolina é 0,75 g/mL

C2H5OH (l) + 3 O2 (g) 2 CO2(g) + 3 H2O (l) H = –7,00 cal/g

C8H18(l) + 25/2 O2(g)  8 CO2(g) + 9 H2O (l) H = –10,0 cal/g

a) Com base nas reações acima, qual seria a vantagem ambiental em utilizar-se o etanol em substituição à gasolina?

b) Sabendo-se que a gasolina no Brasil contém cerca de 20% v/v em álcool, qual seria o volume de CO2 liberado por 1 litro dessa gasolina?

Considere as condições normais de temperatura e pressão (CNTP).

c) Calcule a quantidade de energia liberada, em kcal, quando 1,00 litro de cada combustível é queimado.

07. Na fabricação de fogos de artifício, pode ser utilizado alumínio metálico em pó. A reação de queima, com liberação de luz e calor, é representada abaixo.

2 Al(s) + 3/2 O2(g)  Al2O3(s) H = -1652 kj . mol -1

Dados:

M(Al) = 27.0g/mol Al (Z = 13) M(O) = 16.0g/mol O(Z = 8) Considerando os dados apresentados.

a) Calcule a massa de alumínio, em gramas, necessário para desprender, a pressão constante, 153kJ. Suponha que a quantidade de oxigênio é excessiva.

b) Indique o agente redutor.

08. Grafita e diamante são formas alotrópicas de carbono, cujas equações de combustão são apresentadas abaixo:

C(gr) + O2(g) CO2(g); H = -393,5 KJ mol-1

C(d) + O2(g)CO2(g); H = 395,4 KJ mol-1

a) Calcule a variação de entalpia necessária para converter 1,0 mol de grafita em diamante.

(3)

09. Entre as formas alotrópicas de um mesmo elemento, há aquela mais estável e, portanto, menos energética, e também a menos estável, ou mais energética. O gráfico, de escala arbitrária, representa as entalpias (H) do diamante e grafite sólidos, e do CO2 e O2 gasosos.

a) Sabendo-se que os valores de H1 e H2 são iguais a –393 e –395 kJ,

respectivamente, calcule a entalpia (H) da reação: C(grafite)  C(diamante). Indique se a reação é exotérmica ou endotérmica.

b) Considerando-se a massa molar do C = 12 g/mol, calcule a quantidade de energia, em kJ, necessária para transformar 240 g de C(grafite) em C(diamante).

10. Os primeiros registros do uso do chumbo são de 4.000 a.C. A maquiagem que Cleópatra usava em volta dos olhos consistia em um pó feito com galena, um minério de chumbo.

A obtenção do chumbo é simples. Ele é encontrado na natureza principalmente na forma de galena (sulfeto de chumbo). A produção de chumbo metálico a partir de galena envolve duas etapas. Em um primeiro momento, ela é submetida à queima com carvão, onde o calor liberado possibilita a reação do minério com o oxigênio do ar. Na sequência, o óxido de chumbo obtido da primeira etapa reage com o carbono (do carvão), formando o chumbo metálico.

Sobre esse assunto, responda ao que se pede.

a) Escreva as duas equações do processo de obtenção do chumbo citado no texto.

b) Esboce um gráfico mostrando a variação da entalpia durante a reação I e classifique a reação do ponto de vista da termoquímica.

11. A Terra é inclinada em relação ao plano da sua órbita ao redor do Sol e no seu próprio eixo. Essa inclinação, somada ao movimento de translação, é responsável pela formação das estações do ano, como demonstra a figura abaixo.

Utilizando-se da análise da figura e seus conhecimentos sobre o movimento de translação da Terra, explique:

a) Solstício ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Equinócio ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 12. Os movimentos do planeta Terra são explicados pela força de atração que o Sol exerce sobre os astros que orbitam à sua volta. Dois desses movimentos, combinados com a inclinação do eixo da Terra, exercem, cotidianamente, influência sobre a vida no planeta. Com base nesta afirmação, descreva os dois movimentos executados pela terra em relação ao Sol, que exercem influência direta sobre a vida na Terra e explicite uma dessas influências.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

(4)

13.

POSIÇÕES DO SOL AO MEIO DIA

Fundamentado na ilustração, nos conhecimentos relativos à questão da orientação sobre o espaço geográfico e na observação das diferentes posições do sol na linha do horizonte, em diferentes períodos do ano, sobre uma cidade localizada em latitudes médias,

a) identifique em que hemisfério se localiza a cidade mostrada na ilustração, explicando o motivo pelo qual o sol, ao meio dia, em 21 de junho, encontra-se posicionado no ponto mais alto da linha do horizonte. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) identifique, na cidade apresentada na figura, as estações do ano e os períodos de solstício ou equinócio em

21 de março: período: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 23 de setembro: período: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ c) cite duas consequências geográficas ligadas à trajetória da luz do sol, na linha do horizonte, ao se deslocar no sentido de I para II.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 14. Considere os fusos horários do Brasil e de algumas localidades representativas das zonas de horas legais. Quando em Palmas for 24h de 31 de dezembro de 2013, sábado, em Fernando de Noronha (PE), Campo Grande (MS) e Manaus (AM), serão quais horários e datas, respectivamente?

15. O mapa representa as diferenças de horário na América do Sul em função dos diferentes fusos.

(IBGE. Atlas Geográfico Escolar, 2009. Adaptado.)

A seção de abertura da Rio+20 ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de junho de 2012. A presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, fez um pronunciamento à nação às 21 horas, horário de Brasília. Os moradores de La Paz, na Bolívia, de Caracas, na Venezuela, de Buenos Aires, na Argentina, e do Arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil, se quisessem assistir ao vivo à fala da presidente, deveriam ter ligado seus televisores, em quais horários?

16. Leia o texto e observe o mapa.

Em 1884, durante um congresso internacional, em Washington, EUA, estabeleceu-se um padrão mundial de tempo. A partir de então, ficou convencionado que o tempo padrão teórico, nos diversos países do mundo, seria definido por meridianos espaçados a cada 15º, tendo como origem o meridiano de Greenwich, Inglaterra (Reino Unido).

Com base no mapa e nas informações acima, considere a seguinte situação: João, que vive na cidade de Pequim, China, recebe uma ligação telefônica, às 9h da manhã de uma segunda-feira, de Maria, que vive na cidade de Manaus, Brasil. A que horas e em que dia da semana Maria telefonou?

(5)

17. Analise este mapa:

Brasil: posição geográfica e fusos horários

Considerando a forma do território brasileiro, mais extenso ao norte no sentido leste-oeste, e afunilado ao sul,

1. APRESENTE uma razão histórico-geográfica que justifica a maior extensão ao norte, no sentido leste-oeste, do território brasileiro.

Razão histórico-geográfica:

2. CITE uma vantagem da posição e da forma geográficas do território brasileiro quanto

aos fusos horários: às condições climáticas: 3. Leia esta afirmativa:

No mundo contemporâneo é vantajoso ser um país de dimensões continentais, como o caso do Brasil.

Você concorda com esta afirmativa? Concordo.

Não concordo. JUSTIFIQUE sua resposta:

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

diferença de fusos entre as cidades. Se ele pegar um avião e fizer o percurso São Paulo – Campo Grande em uma hora, saindo da capital paulista às 15 horas, qual será a hora de sua chegada a Campo Grande?

19. Três viajantes (A, B e C) saíram de Londres às 20 horas (hora local de Londres) do dia 12 de janeiro, com destino a São Paulo (A), Salvador (B) e Cuiabá (C). Considerando que no Brasil estava ocorrendo o horário de verão, e que a viagem demorou 12 (A), 14 (B) e 16 (C) horas, é correto concluir que o horário e o dia de chegada foram, respectivamente:

20. Em uma situação aleatória, uma pessoa que viaja, de automóvel, de São Paulo para Brasília, de Brasília para Manaus, de Manaus para Belém do Pará e de Belém do Pará para Salvador, vai percorrer o trajeto, respectivamente, nas seguintes direções (com base nos pontos cardeais e colaterais, a seguir):

Disponível em: <http://co.wikipedia.org/wiki/File:Rosa_ dos_Ventos_dsfdfdsdsaljdl.jpg>. Acesso em: 30 jul. 2012.

Referências

Documentos relacionados

• O material polido da Pavigrés é protegido com um impermeabilizante anti-mancha, de modo a facilitar a sua limpeza durante e após a obra; no entanto, pode não ser suficiente,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Após clicar em  Salvar, clique na aba

Validação: A inscrição informada deve ser compatível com o tpInscricao, e o número informado deve pertencer ao contribuinte: Se for um CNPJ, deve possuir raiz igual ao cnpj que

Chora Peito Chora Joao Bosco e Vinicius 000 / 001.. Chão De Giz Camila e

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este artigo é resultado da pesquisa na qual busquei averiguar, através da análise imanente dos Manuscritos de 44 de Marx, a pertinência da proposta interpretativa de Lukács em

As Fichas de Identificação de Oportunidades de Negócio que apresentamos neste relatório para o mercado do Brasil e para os produtos / serviços identificados visam facultar