• Nenhum resultado encontrado

Edital nº. 01/2021-CESP/PRPPG/UFRR Boa Vista, 11 de março de 2021.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital nº. 01/2021-CESP/PRPPG/UFRR Boa Vista, 11 de março de 2021."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Roraima - Centro de Ciências da Saúde – Curso de Bacharelado em Enfermagem /Campus Paricarana Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

1

Edital nº. 01/2021-CESP/PRPPG/UFRR

Boa Vista, 11 de março de 2021.

Estabelece as normas do processo seletivo ao provimento de vagas para o Curso de Pós-graduação Lato sensu Especialização em Saúde Pública, na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE) a ser ofertado pelo Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima.

A Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio da Coordenação do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP), vinculado ao Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), no âmbito da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA) torna pública, por meio deste Edital, as normas para o processo seletivo dos candidatos ao Curso de Especialização em Saúde Pública, na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE), aprovado pela Decisão nº01/2021-PRPPG.

_______________________________________________________________________________________

1. DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

As normas dispostas no presente edital aplicam-se ao processo seletivo para seleção de candidatos ao provimento de vagas para o Curso de Pós-graduação Lato sensu Especialização em Saúde Pública da UFRR – campus Paricarana, para o semestre letivo 2020.2.

2. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

2.1 O Curso de Pós-graduação Lato sensu Especialização em Saúde Pública da UFRR tem como principal objetivo a formação de profissionais sanitaristas, contribuindo para a qualificação das práticas profissionais e de organização do trabalho nas instituições de saúde, alinhando-as com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS e comprometidas com práticas que representem uma renovação da oferta de serviços de saúde e da organização do Sistema no território, trazendo como eixo integrador a educação interprofissional, na perspectiva de favorecer a adoção de práticas colaborativas na atenção à saúde. 2.2 O Curso de Especialização em Saúde Pública da UFRR será realizado em um período de até doze meses para o desenvolvimento das disciplinas, bem como para a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), podendo este período ser prorrogado por no máximo 02 (dois) meses, em situações excepcionais. A carga horária total do curso será de quatrocentas e cinquenta horas.

Parágrafo único - Considerando a natureza específica do curso e sua concepção didático-pedagógica de articulação das atividades, não será admitido o aproveitamento de disciplinas cursadas em outros cursos ou eventos da área, devendo a integralização de carga horária dar-se pela participação exclusivamente nas atividades oferecidas ao longo do desenvolvimento do curso.

2.3 O curso de Especialização em Saúde Pública da UFRR será ofertado no Campus Paricarana da UFRR com aulas presenciais a serem realizadas em encontros mensais de duração de três dias consecutivos em período integral, sendo exigida frequência mínima a 75% de cada um dos componentes curriculares para aprovação.

(2)

Universidade Federal de Roraima - Centro de Ciências da Saúde – Curso de Bacharelado em Enfermagem /Campus Paricarana Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

2

3. DO OBJETO

O objeto do presente edital é a seleção dos discentes para o curso de Especialização em Saúde Pública, com carga horária de 450 horas.

4. DO PÚBLICO ALVO

As vagas serão destinadas aos profissionais da saúde do estado de Roraima, que sejam servidores públicos efetivos Municipais, Estaduais e/ou Federais.

5. DAS VAGAS

Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas.

5.1 Da distribuição das vagas - Em atendimento a Resolução nº 002/2017 –CEPE/ UFRR que dispõe sobre a política de ações afirmativas, será calculado um percentual de 25% do total de vagas ofertadas, o que equivale a 10 (dez) vagas, serão reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, que concorrerão entre si.

5.2 Das vagas para pessoas com deficiência - Os benefícios previstos no artigo supracitado deverão ser requeridos pelo(a) candidato(a), no ato de inscrição, mediante apresentação dos seguintes documentos:

I. Declaração de que possui deficiência.

II. Laudo médico original e expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias, atestando o tipo e grau de deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e a provável causa da deficiência, conforme estabelecido no artigo 39, Inciso IV. 5.2.1 A inexistência de Laudo Médico para qualquer solicitação de atendimento especial implicará no não atendimento desta solicitação.

5.2.3 O(A) candidato(a) com deficiência que não realizar a inscrição conforme instrução prevista neste edital passará a concorrer como candidato que não possui deficiência.

5.2.3 O(A) candidato(a) com deficiência, se classificado, terá seu nome publicado em lista geral de classificação com observação como vaga destinada às pessoas com deficiência.

5.3 Das vagas reservadas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas - Os candidatos às cotas para indígenas e afrodescendentes deverão apresentar, respectivamente, o Registro Administrativo de Nascimento Indígena -RANI e a autodeclaração no caso de afrodescendência;

5.4 Caso não tenha candidato classificado no que dispõe às ações afirmativas, as vagas serão automaticamente destinadas aos candidatos inscritos na ampla concorrência.

6. DOS REQUISITOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO

Para concorrer ao processo seletivo o(a) candidato(a) deverá atender, concomitantemente, aos seguintes critérios:

I. Não estar matriculado em outro curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu da UFRR.

II. O(A) candidato(a) deve possuir diploma de curso superior emitido por instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e deve estar lotado em uma unidade acadêmica, ou

(3)

Universidade Federal de Roraima - Centro de Ciências da Saúde – Curso de Bacharelado em Enfermagem /Campus Paricarana Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

3 administrativa, ou assistenciais com atividades vinculadas à área da saúde no Sistema Único de Saúde.

III. Ter disponibilidade de três dias uma vez por mês para estudos e pesquisas demandadas pelo curso

e participação nas aulas dos Componentes Curriculares, confirmando por meio do preenchimento da Carta de Intenção e Compromisso, conforme modelo do ANEXO A, deste Edital.

IV. Ser servidor público: Federal, Estadual e/ou Municipal, em efetivo exercício ou em estágio probatório, do quadro da Saúde, em atuação no Estado do Roraima;

V. Apresentar declaração de vínculo, carga horária, ciência e concordância da chefia imediata para dedicação às atividades do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Saúde Pública nos encontros mensais por um período previsto de 12 meses.

6.1 O candidato que concorrer à vaga e for aprovado, deverá cumprir as normas do curso em tela e, caso desista ou abandone o curso, deverá ressarcir os cofres públicos.

7. DAS INSCRIÇÕES

7.1 As inscrições serão gratuitas e realizadas no período das 14h00 min do dia 18/03/2021 às 23h59min do dia 26/03/2021, somente via internet, por meio do link próprio criado para este edital, que trata do Processo Seletivo ao provimento de vagas para o Curso de Pós-graduação Lato sensu Especialização em Saúde Pública.

7.2 A inscrição do(a) candidato(a) tem implícito o conhecimento e aceitação das normas estabelecidas neste Edital.

7.3 Os (As) candidatos(as) que não preencherem o Formulário de Inscrição corretamente, com todas as informações solicitadas, não terão suas inscrições homologadas pela comissão de seleção.

7.4 A UFRR não se responsabiliza por homologar inscrição não realizada dentro dos prazos previstos por qualquer motivo no presente certame.

7.5 Será aceita apenas uma única inscrição. Em caso de duplicidade de inscrição, ambas não serão homologadas.

8. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

Para inscrição, o candidato deverá observar o que segue:

8.1 Acessar o link próprio do Processo Seletivo no endereço eletrônico

https://sigaa.ufrr.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf , a partir das 14h00 min do dia 18/03/2021 às

23h59min do dia 26/03/2021;

8.2 Preencher o formulário da inscrição que será exibido, anexando os documentos solicitados e, em seguida, enviá-lo de acordo com as respectivas instruções;

8.3 Deverão obrigatoriamente ser anexados no ato da inscrição os seguintes documentos assinados a fim de que a inscrição seja concluída:

(4)

Universidade Federal de Roraima - Centro de Ciências da Saúde – Curso de Bacharelado em Enfermagem /Campus Paricarana Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

4 a) Carta de Intenção e Compromisso do(a) candidato(a), justificando o seu interesse pelo curso, sua disponibilidade para realizar os encontros mensais e cumprir todos os componentes curriculares, conforme modelo constante no ANEXO A.

b) Carta de Autorização Institucional devidamente assinado pela chefia imediata autorizando a participação do(a) candidato(a), conforme modelo constante no ANEXO B.

c) Fotocópia legível da Carteira de identidade e CPF (frente e verso), sendo também aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

d) Fotocópia legível do diploma de curso superior ou da declaração de conclusão do curso emitida pela instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC (frente e verso). O diploma original ou uma cópia autenticada em cartório deverá ser apresentado no momento da matrícula do(a) candidato(a) aprovado(a).

e) Curriculum Lattes com informações dos últimos três anos, com documentos comprobatórios, conforme roteiros disponibilizados no ANEXO C deste edital.

8.4 Somente serão aceitos arquivos nos seguintes formatos: JPG, JPEG, GIF, PNG ou PDF. 8.5 Ao concluir a inscrição, será gerada uma mensagem de confirmação

8.6 A homologação da inscrição será realizada pela comissão de seleção do curso mediante a verificação dos requisitos exigidos e recebimento dos documentos solicitados.

8.7 Os(As) candidatos(as) que não atenderem aos requisitos previstos neste edital não terão suas inscrições homologadas pela comissão de seleção.

8.8 É de inteira e exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar e verificar os resultados da sua inscrição através de consulta no link do processo seletivo www.ufrr.br/enfermagem

8.9 A UFRR não se responsabilizará por solicitações de inscrição não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados, sobre os quais não tiver dado causa.

8.10 É imprescindível o número de CPF do candidato para realização de sua inscrição.

8.11 Terá a sua inscrição cancelada e será eliminado do Processo Seletivo, o candidato que usar o CPF de terceiro para realizar a sua inscrição.

8.12 A inscrição do candidato implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

8.13 A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas e a nomeação do candidato, desde que verificada falsidade em qualquer declaração e/ou irregularidade em informações fornecidas, garantidos o direito ao contraditório e à ampla defesa.

8.14 É vedada a inscrição condicional e/ou extemporânea, assim como a transferência da inscrição para outrem.

8.15 Não será deferida a solicitação de inscrição que não atender rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

(5)

Universidade Federal de Roraima - Centro de Ciências da Saúde – Curso de Bacharelado em Enfermagem /Campus Paricarana Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

5 8.16 Após a homologação da inscrição não será aceita em hipótese alguma solicitação de alteração dos dados contidos na inscrição.

9. DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo ocorrerá no período de 10/03/2021 a 06/04/2021 e será conduzido por comissão de seleção designada por autoridade competente da Universidade Federal de Roraima. Constará de fase única que será a análise do Currículo.

9.1 A análise do currículo será efetuada com base na tabela de pontuação do ANEXO C deste edital.

9.2 A Comissão de Seleção contabilizará os pontos de cada candidato(a), de acordo com a tabela de pontuação constante neste Edital e, após avaliar todos os candidatos inscritos de acordo com a distribuição das vagas, sequenciará em ordem decrescente os pontos atribuídos.

10. DO ARGUMENTO FINAL DE CLASSIFICAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE

O Argumento Final de Classificação (AFC) do processo seletivo será apurado por meio das notas definitivas obtidas na etapa de avaliação curricular.

10.1 Os(As) candidatos(as) serão sequenciados em ordem decrescente de acordo com Argumento Final de Classificação.

10.2 Após a emissão da listagem dos(as) candidatos(as) em ordem decrescente dos pontos atribuídos, serão classificados aqueles que estiverem localizados em uma posição de até três vezes o número de vagas, de acordo com o número de vagas disponibilizados conforme demonstrado no item 5.1 desse edital. 10.3 No caso de empate entre os candidatos, quanto ao Argumento Final de Classificação, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios para desempate:

a) Candidato (a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma da lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso).

b) Candidato(a) com maior pontuação no Currículo Lattes.

c) Candidato(a) com maior tempo de experiência comprovado em atividades relacionadas à gestão do Sistema Único de Saúde.

11. DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

Os resultados preliminares e definitivos do processo seletivo serão publicados na página eletrônica do processo seletivo www.ufrr.br/enfermagem . Caberá ao(à) candidato(a) acompanhar o resultado nessa página.

11.1 Será elaborada lista de candidatos(as) aprovados(as), ordenados de acordo com as vagas disponíveis, e uma lista de candidatos classificados, para fins de suplência (cadastro de reserva) na hipótese de eventuais desistências.

(6)

Universidade Federal de Roraima - Centro de Ciências da Saúde – Curso de Bacharelado em Enfermagem /Campus Paricarana Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

6 12.1 O Curso possui carga horária de 450 horas, e será organizado de maneira modular. As atividades acadêmicas do curso terão início no mês de abril/2021 e serão finalizadas no mês de fevereiro/2022,

12.2 O curso possui currículo integrado, que se fundamenta em princípios educativos para a construção do conhecimento significativo, a responsabilidade social, desenvolvimento de competências para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde, com prioridade para utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

12.3 Em cada módulo, teremos componentes curriculares ofertados na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o componente curricular Projetos de Intervenção, ofertado de forma transversal. O curso terá duração de dez meses. Os Componentes curriculares serão ofertados de abril/2021 e serão finalizadas no mês de fevereiro/2022, com aulas síncronas de três dias consecutivos. As aulas do curso serão realizadas nos ambientes acadêmicos virtuais vinculados ao Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRR.

12.4 Será considerado(a) aprovado(a) no curso, o(a) aluno(a) que satisfizer aos seguintes requisitos: aprovação em todos os componentes curriculares, com nota igual ou superior a “sete”; frequência mínima de setenta e cinco por cento em cada componente; e aprovação do trabalho de conclusão de curso, que é o próprio Projeto de Intervenção, que deverá ser apresentado por escrito e oralmente ao corpo docente.

13. DO CRONOGRAMA

Atividade Período previsto

Lançamento do Edital 11/03/2021

Inscrições 18 a 26/03/2021

Resultado preliminar da homologação das inscrições 29/03/2021 Recursos contra a homologação das inscrições 30/03/2021 Resultado do recurso e resultado definitivo da homologação das inscrições 31/03/2021 Análise do currículo dos(as) candidatos(as) 29/03 e

01/04/2021 Resultado preliminar da análise do currículo 05/04/2021 Recursos contra o resultado preliminar da análise do currículo 06/04/2021 Publicação do resultado do recurso e Publicação do resultado definitivo do

Processo de Seleção

07/04/2021

Período de Matrículas 08 a 14/04/2021

Previsão para início das aulas 19/04/2021

* Poderá ocorrer antecipação ou prorrogação da publicação dos resultados, a depender do número de inscritos.

14. DOS RECURSOS

Caberá pedido de recurso através de link próprio disponibilizado no endereço eletrônico www.ufrr.br/enfermagem , no prazo de 01 (um) útil, de acordo com o cronograma do item 13 deste edital.

14.1 Para a elaboração do recurso, o candidato acessará no link recursal, o formulário de recurso disponível no qual deve descrever seu questionamento e o embasamento do pedido.

(7)

Universidade Federal de Roraima - Centro de Ciências da Saúde – Curso de Bacharelado em Enfermagem /Campus Paricarana Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

7 14.2 Os recursos serão avaliados pela comissão responsável, designada para seleção dos candidatos deste processo seletivo, conforme prazos estabelecidos no cronograma – item 13. Em suas decisões, a comissão recursal deverá considerar os documentos apresentados no ato da inscrição, o parecer emitido pela comissão e o conteúdo do recurso elaborado pelo candidato.

14.3 O resultado dos recursos estará disponível para o candidato que interpôs o pedido em link a ser encaminhado para o endereço eletrônico cadastrado no ato da inscrição. A esta informação dar-se-á conhecimento quando da publicação do resultado definitivo das etapas dispostas no cronograma no item 13.

15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 A inexatidão das declarações e irregularidades de documentos constatadas no decorrer do processo ou posteriormente, eliminará o(a) candidato(a), anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição, sem prejuízo às sanções administrativas e penais cabíveis.

15.2 É de inteira e exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar a divulgação de todos os atos, publicações e comunicados referentes a este processo seletivo público.

15.3 É de inteira e exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a) o fornecimento de informações utilizadas no processo de seleção, não se responsabilizando a Coordenação do Curso de Especialização em Saúde Pública da UFRR por eventuais prejuízos que possa sofrer o(a) candidato(a), em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

15.4 Não serão cobradas taxa de inscrição e/ou mensalidades para a realização do curso.

15.5 A instituição ofertante do curso não se responsabiliza por nenhuma despesa dos alunos para as aulas dos componentes curriculares. Este compromisso será a contrapartida do aluno(a) e/ou da instituição à qual pertence o(a) aluno(a).

15.6 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será comunicada na página eletrônica www.ufrr.br/enfermagem

15.7 Os casos omissos serão resolvidos pela comissão de seleção, a qual terá como presidente o coordenador do curso de Especialização em Saúde Pública.

Boa Vista-RR, 11 de março de 2021.

Prof.ª Dra. Tarcia Millene de Almeida Costa Barreto

(8)

Universidade Federal de Roraima - Centro de Ciências da Saúde – Curso de Bacharelado em Enfermagem /Campus Paricarana Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

8

Anexo A do Edital nº 01/2021 – CESP/PR-PPG/UFRR Modelo de Carta de Intenção e Compromisso

Eu, (nome do candidato) ________________________________________________________________ , no exercício do cargo/função de _____________________________________________________________ da (nome da instituição)___________________________________________________________________, declaro ter disponibilidade para organizar o meu tempo e me dedicar ao Curso de Especialização em Saúde Pública e participar dos Componentes Curriculares ofertados na modalidade Ensino Remoto Emergencial, no período de 03 dias, uma vez por mês até o cumprimento de todos os créditos. Além disso, justifico, que o meu interesse em participar do curso se deve a:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________. _____________________________. ___ de _________________________ de 2021. (local e data) _________________________________________________________________________ Assinatura do(a) candidato(a)

(9)

Universidade Federal de Roraima - Centro de Ciências da Saúde – Curso de Bacharelado em Enfermagem /Campus Paricarana Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

9

Anexo B do Edital nº 01/2021 – CESP/PR-PPG/UFRR Modelo de Carta de Autorização Institucional

(Nome da instituição em papel timbrado)

Eu, (nome do Secretário de Saúde ou Presidente do Conselho Estadual de Saúde ou Gestor da Unidade acadêmica ou administrativa) _________________________________, no exercício do cargo de (nome do cargo) _____________________________________________, autorizo o(a) candidato(a) (nome)

______________________________________________________, matrícula nº

______________________, que desempenha a função/atividade de (função do candidato)

__________________________________, nesta instituição, para participar do Curso de Especialização em Saúde Pública, uma vez que o perfil do mesmo atende aos pré-requisitos estabelecidos no Edital regulador do certame.

Informo estar ciente de que se trata de um curso de caráter formativo cujo processo de certificação dependerá do aproveitamento acadêmico demonstrado. Expresso meu compromisso de liberar o(a) candidato(a) para participar dos encontros online do curso e apoio o(a) aluno para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

_____________________________. ___ de _________________________ de 2021. (local e data)

Assinatura

(10)

Universidade Federal de Roraima - Centro de Ciências da Saúde – Curso de Bacharelado em Enfermagem /Campus Paricarana Av. Ene Garcez, 2.413 - CEP 69.310-000, Aeroporto, Boa Vista, Roraima. Site: http://ufrr.br/enfermagem

10

ANEXO “C” DO EDITAL nº 01/2021– CESP/PR-PPG/UFRR Tabela de pontuação da análise do Currículo Resumido do candidato

Especificação Pontuação Máximo de

Pontos

Pontos obtidos pelo candidato(a) Atuação profissional e tempo de

experiência

01 (um) ponto por mês trabalhado

50 Participação em eventos na área

de saúde coletiva ou Ciências da Saúde nos últimos 05 (cinco) anos.

02 (dois) pontos por participação em cada evento

20

Apresentação de trabalhos científicos em eventos na área de saúde coletiva ou Ciências da Saúde nos últimos 05 (cinco) anos.

05 (cinco) pontos por trabalho científico apresentado

30

TOTAL 100

Observação: Será atribuída pontuação somente à experiência devidamente comprovada. Experiências

de atuação ocorridas em um mesmo período de tempo e inseridas em diferentes especificações não serão computadas em duplicidade. Somente serão pontuados os trabalhos apresentados nos últimos cinco anos.

Referências

Documentos relacionados

Caso haja, a critério do colegiado do PPGL e ouvida a comissão de seleção, remanejamento de vagas ociosas, os candidatos serão notificados já no edital de classificação

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), por intermédio da Coordenação de Área em Matemática, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o

31) CUESTIÓN. Por un condutor rectilíneo moi longo circula unha corrente de 1 A. O campo magnético que se orixina nas súas proximidades faise máis intenso canto: a) máis

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

Em 2013, foi criado na Universidade Federal de Roraima (UFRR) o curso de Licenciatura em Música, sendo este o primeiro curso na área de artes/música do Estado de

A unidade deste estudo estaria garantida, em principio, pelo esforço de se constituir ângulos distintos de observação, testando a cada instante sua

Destaca-se, também, a intensa utilização desse sistema de ensino pelas empresas, o que caracteriza o que se chama de Educação a Distância Corporativa. É visível o

Estrutura e Funcionamento da Língua: Refletir sobre funcionamento da língua; refletir sobre a utilização de sinais de pontuação (reticências, ponto de exclamação, ponto