• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DAS VÍDEO-AULAS PRODUZIDAS NA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DAS VÍDEO-AULAS PRODUZIDAS NA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DAS VÍDEO-AULAS PRODUZIDAS NA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

André Luís Onório Coneglian Ana Flávia Gonçalves de Campos Andréia Mendonça Oliveira Bianca Larissa Mendes Silva Gustavo Willamovius Vituri Universidade Estadual de Londrina Integrantes do Grupo de Estudos Surdos em Educação, Linguística e Informação – GESELI/UEL/PROEX

Eixo Temático: Formação de professores na perspectiva inclusiva

Vídeo-aulas em Libras. Libras na Ciências Biológicas. Libras na Pedagogia. Formação de professores em Libras.

1. Introdução

A disciplina de Libras é obrigatória nos cursos de formação de professores, seja em nível médio (Magistério) ou nível superior (Licenciaturas, Pedagogia, Letras e no Curso de Fonoaudiologia), prevista no Decreto Federal 5.626/2005.

No contexto da Universidade Estadual de Londrina – UEL, possui 13 cursos de Licenciatura1, e todos contam com a disciplina de Libras em sua estrutura curricular. São cinco

professores responsáveis pela disciplina de Libras nesses cursos, bem como na condução de projetos de ensino, pesquisa e extensão, lotados em dois departamentos (um professor no Departamento de Letras Vernáculas e quatro professores no Departamento de Educação).

A proposta do presente artigo é compartilhar os procedimentos didático-metodológicos da disciplina de Libras em dois cursos da UEL (Ciências Biológicas e Pedagogia), em especial,

1 Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras Português;

(2)

ISSN 21774013

a avaliação final dos alunos (professores em formação), que consiste na produção de vídeo- aulas, em Libras, sobre temas pertinentes às áreas de conhecimento dos cursos, ofertadas no primeiro semestre de 2015.

A disciplina de Libras nas diferentes licenciaturas da UEL possui caráter diversificado, regida internamente pela Resolução CEPE/CA 030/2012, a qual, entre outras questões, limita o teto de 25 alunos por turma e a carga horária de 60h/a. A oferta da disciplina ocorre na UEL desde 2009, assim, ainda há cursos com disciplina de 30h/a.

Ciências Biológicas é um curso integral, com opções de bacharelado e licenciatura, a disciplina de Libras na licenciatura, é oferecida no 3º ano (são 4 anos no total), com carga horária de 30h/a. O curso conta com uma reformulação curricular e a disciplina de Libras, a partir de 2018, será oferecida no quarto ano com carga horária de 60h/a. Obedecendo à Resolução CEPE/CA 030/2012 da UEL, o curso compõe no primeiro semestre de cada ano letivo três turmas com média de 20 alunos cada uma.

Pedagogia é um curso de 4 anos e meio, conforme Projeto Pedagógico de Curso de 2010 (Resolução CEPE/CA 0109/2009), e a disciplina de Libras é ofertada no último semestre da formação do Pedagogo. O curso possui turmas matutinas e noturnas, formando, a cada semestre em média seis turmas (com 25 alunos cada).

Temos como pressuposto que a disciplina de Libras, ainda que não garanta a fluência na Língua Brasileira de Sinais, é possível que os professores em formação entendam que é possível preparar, didática e pedagogicamente, aulas que atendam a necessidade especial do alunado surdo usuário da Língua de Sinais. O professor-regente, responsável pelo processo de ensino- aprendizagem de todos os alunos, deve incorporar o tradutor-intérprete em seu planejamento, na dinâmica da sala de aula, proporcionando recursos didático-pedagógicos que favorecerão o processo de tradução-intepretação, permitindo que o aluno surdo utilize para sua aprendizagem a soma de todos esses recursos.

2. Objetivos

O objetivo geral é descrever o processo de criação das vídeo-aulas nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da UEL, analisar de que modo o conteúdo das vídeo-aulas contemplam um aprendizado adequado acerca da Língua Brasileira de Sinais. Seja sob o ponto de vista

(3)

lexicográfico (vocabulário), mas principalmente, o uso funcional do vocabulário e outros recursos visuais para favorecer o processo de ensino-aprendizagem do alunado surdo, usuário da Língua de Sinais.

Temos como objetivos específicos: 01) Apresentar o processo de criação das vídeo-aulas desde o pedido até a entrega; 02) Analisar descritivamente o conteúdo das vídeo-aulas e, 03) Refletir sobre os procedimentos didático-metodológicos utilizados na disciplina de Libras nos referidos cursos.

3. Método

Aos alunos é dado um roteiro, intitulado “Roteiro do Trabalho final da Disciplina de LIBRAS”, com os seguintes itens: 1. Montar grupos de até 3 integrantes; 2. Eleger um tema/conteúdo/série/ano; 3. Elaborar um Plano de Aula sobre o tema/conteúdo escolhido para o ano eleito (Objetivos: Geral e Específicos, Metodologia/Método, Materiais, Avaliação); 4. Fazer um levantamento de vocabulário Português/LIBRAS; 5. Composição do vídeo: Apresentação do grupo e o contexto em que eles sendo produzido, Apresentação do conteúdo, Avaliação do conteúdo, Duração de 5 a 10 minutos; Adicionar legenda em Português.

No fim do roteiro há a seção “Dicas” e recomenda aos alunos: “use e abuse de imagens: figuras, desenhos, fotos, vídeos demonstrativos; uso restrito da soletração em Libras (substitua pela palavra escrita em Português)”. Para os termos que não possuem sinal específico, substituir a soletração pela palavra escrita em Português para contribuir com a memória visual da pessoa surda, que por ventura, tenha contato com o material2.

Os alunos têm um bimestre para elaborarem a vídeo-aula, semanalmente, acompanhados grupo a grupo pelo professor-regente da disciplina. Os alunos assinam um termo de autorização de uso de imagem na entrega das vídeo-aulas.

Para a análise descritiva dos vídeos, elaboramos um checklist, com os seguintes itens: a) temas escolhidos, b) apresentação pessoal, c) apresentação do contexto, d) apresentação do conteúdo, e) avaliação, f) recursos utilizados, g) observações importantes. Foram analisados 11 vídeos de Ciências Biológicas e 12 de Pedagogia. Nos itens “b”, “c” e “d” verificamos se o

2 O encerramento da disciplina de Libras no curso de Ciências Biológicas foi a entrega das vídeo-aulas numa escola estadual

para surdos na cidade de Londrina; os alunos surdos do 9o. Ano e das três séries do Ensino Médio puderam assistir aos vídeos,

(4)

ISSN 21774013

grupo utilizou soletração para termos/palavras que não encontraram, apresentou a palavra escrita em Português ou outro recurso.

4. Resultados

A identificação dos grupos e seus respectivos temas, estão demonstradas no Quadro 01, sendo “BIO” para Ciências Biológicas e “PED” para Pedagogia.

Quadro 01

Temas escolhidos pelos grupos de Ciências Biológicas e Pedagogia Grupo BIO01 Tema Angiosperma Grupo PED01 Tema Cores

BIO02 Artrópodes PED02 Cores primárias

BIO03 Dispersão de sementes PED03 Cores primárias e secundárias

BIO04 Educação sexual PED04 Estações do ano

BIO05 Fases da lua e o zodíaco PED05 Higiene bucal

BIO06 Higiene sexual PED06 História “A Casa Sonolenta”

BIO07 Lixo: problemas e alternativas PED07 História “A Criação do Mundo”

BIO08 Mamíferos PED08 Material dourado (Matemática)

BIO09 Morfologia floral PED09 Meios de transportes

BIO10 O ciclo da água PED10 Receita sanduíche natural

BIO11 Reciclagem PED11 Regras de trânsito

PED12 Tipos de moradia

O uso do Alfabeto Manual foi usado adequadamente por vários grupos, para a apresentação pessoal, do contexto e do conteúdo. Acerca da apresentação do conteúdo, os grupos, ao utilizar o Alfabeto Manual para sinais não encontrados, se dividiram em: 01) Alfabeto Manual sem imagem, 02) Imagem associada à soletração e 03) Palavra apenas em Português.

Com relação ao item “recursos utilizados”, temos algumas imagens para demonstrar alguns desses matérias utilizados pelos grupos. Nas Figuras 01 e 02, temos o exemplo da legenda em Português com o recurso da legenda em Libras (apenas para demonstração de sinais-chave ou a ausência do mesmo, o grupo BIO02 sinalizava “NÃO-TER”).

(5)

Nas Figuras 03 e 04, o grupo BIO03 apresentou os tipos de sementes e como as mesmas se dispersam pela natureza; o nome científico dos grupos de sementes apresentados apareceram em Português: Sementes Anemocóricas (Vento), Zoocóricas (Animais) e Hidrocóricas (Água), acrescentando recurso visual manual, para demonstrar como essas sementes se dispersam. Outros grupos utilizaram maquetes, materiais concretos e/ou realizaram a tarefa, demonstrando “como fazer, fazendo”.

Figura 03 Figura 04

5. Considerações

A disciplina de Libras impõe diversos desafios na formação superior nos cursos de Licenciatura, não objetiva a fluência da Língua de Sinais, porém, é preciso que os futuros professores entendam a necessidade especial do aluno surdo em relação ao processo de ensino- aprendizagem por meio da língua espaço-motora-visual.

Apresentamos, assim, uma proposta didático-metodológica, referente à avaliação final pela qual passaram os alunos de Ciências Biológicas e Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BRASIL. Decreto nº. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005.

LONDRINA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Resolução CEPE/CA Nº 030/2012, de 18 de abril de 2012. Estabelece diretrizes para a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para os Projetos Pedagógicos de Cursos.

Referências

Documentos relacionados

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on