• Nenhum resultado encontrado

ESTUDOS ORGANIZACIONAIS TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof. Me. André Raposo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDOS ORGANIZACIONAIS TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof. Me. André Raposo"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

           

ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

(2)

Disciplina: ESTUDOS ORGANIZACIONAIS Professor: Me. ANDRÉ PEREIRA RAPOSO

Administração Científica Frederick W. Taylor

Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operários. Suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica. Taylor via necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo, para tanto seguia os seguintes princípios:

Seleção científica do trabalhador - O funcionário desempenha a tarefa mais compatível com suas aptidões. É importante pro funcionário que é valorizado e pra empresa, que aumenta sua produtividade e aumenta seus lucros.

Tempo padrão - O funcionário deve atingir a produção mínima determinada pela gerência. Esse controle torna-se importante pelo fato do ser humano ser naturalmente preguiçoso. • Plano de incentivo salarial - O funcionário ganha pelo que produz.

Trabalho em conjunto - Os interesses da empresa e dos funcionários quando aliados, resultam numa maior produtividade.

Gerentes planejam, funcionários executam - Cabe aos gerentes planejarem e aos funcionários agirem.

Divisão do trabalho - A tarefa subdivide-se ao máximo, dessa forma ganha-se velocidade, produtividade e o funcionário garante lucro de acorodo com seu esforço.

Supervisão - É especializada por áreas. Controla o trabalho dos funcionários verificando o número de peças feitas,assegurando o valor mínimo da produção.

Ênfase na eficiência - Há uma única maneira certa de se fazer o trabalho. Para descobrí-la, a administração empreende um estudo de tempo e métodos, decompondo os movimentos das tarefas exercidas.

Considerações da Administração Científica de Taylor

Enfoque mecanicista - A organização é comparada com uma máquina, que segue um projeto pré-definido. Recebe críticas dos estudiosos em administração. A partir desta visão, cada funcionário é visto como uma engrenagem na empresa, desrespeitando sua condição de ser humano.

Homo economicus - O salário é importante, mas não é fundamental para a satisfação dos funcionários. O Reconhecimento do trabalho, incentivos morais e a auto-realização são aspectos importantes que a Administração Científica desconsidera.

Abordagem fechada - A Administração Científica não faz referência ao ambiente da empresa. A organização é vista de frma fechada, desvinculada de seu mercado, negligenciando as influências que recebem e impõe ao que a cerca.

Superespecialização do funcionário - Com a divisão de tarefas, a qualificação do funcionário passa a ser supérflua. Dessa forma, o funcionário executa tarefas repetidas, monótonas e gera uma desarticulação do funcionário no processo como um todo.

(3)

Exploração dos empregados - A Administração Científica faz uso da exploração dos funcionários em prol de seus interesses particulares, uma vez que o estímulo a alienação dos funcionários, falta de consideração do aspecto humano e deficiência das condições sociais da época.

Seguidores de Taylor

Henry Ford

Henry Ford é visto como um dos responsáveis pelo grande salto qualitativo no desenvolvimento organizacional atual. Ciente da importância do consumo em massa, lançou alguns princípios para agilizar a produção, reduzir os custos e o tempo de produção.

Integração vertical e horizontal - Produção integrada, da matéria-prima ao produto final acabado (Integração vertical) e instalação de uma rede de distribuição imensa (Integração horizontal).

Padronização - Instaurando a linha de montagem e a padronização do equipamento utilizado, obtinha-se agilidade e redução nos custos. Em contrapartida, prejudicava a flexibilização do produto.

Economicidade - Redução dos estoques e agilização da produção.

Frank Gilbreth

Frank Gilbreth seguiu um percurso similar, embora independente da de Taylor. Abdicou de estudar no MIT para ser auxiliar de pedreiro. Defensor da maioria dos princípios da Administração Científica, como a divisão do trabalho, seu objetivo básico era descobrir a melhor forma de trabalhar.

Lilian Gilbreth

Lançou uma tese, A Psicologia da Administração, que foi um dos primeiros estudos sobre o homen na indústria. Lilian considerava o ambiente e as chances dadas aos funcionários essenciais para o aprimoramento da produtividade.

Henry Gantt

Trabalhou com Taylor na Midvalle Steel Co. Desenvolveu métodos gráficos para representar planos e possibilitar melhor controle gerencial. Destacou a importância do fator tempo, custo e planejamento para realização do trabalho.

Teoria Clássica Henri Fayol

Paralelamente aos estudos de Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem

(4)

seus princípios. Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor.

Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da producão aumentando a produtividade.

Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.

Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.

Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. Espírito de corpo - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicão dentro da

equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

Funções Precípuas¹ da Gerência Administrativa

Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

(5)

Controlar - Controlar é estabelcer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

Coordenar - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

Considerações da Teoria Clássica

Obsessão pelo comando - Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.

A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente.

Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, foi tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.

Funções Gerenciais X Princípios Científicos

Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol a estudava privilegiando as tarefas da organização.

Teoria das Relações Humanas

Elton Mayo

Esta teoria foi feita em oposição à Teoria Clássica, já que esta colocou a tecnologia e o método de trabalho como as principais preocupações da administração.

Origens:

• Necessidade humanizar e democratizar a administração.

• O desenvolvimento das ciências humanas (a importância da psicologia e da sociologia no implante de um conceito administração.

(6)

Homem Social:

o indivíduo é motivado pela necessidade de "estar junto" e ser "reconhecido socialmente". As recompensas são simbólicas, e não financeiras.

As necessidades humanas básicas: • Necessidades fisiológicas

• Necessidades psicológicas: segurança íntima, de participação, de autoconfiança e de

afeição.

• Necessidade de auto-realização

Características das Relações Humanas:

• Nível de produção é resultante da integração social: a capacidade física não terá eficiência

se este indivíduo sofre de um desajuste social.

• Comportamento social dos indivíduos: o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no

grupo.

• Recompensas ou sanções sociais: o operário que produzir acima ou abaixo da média do

grupo, perderia o respeito perante os seus colegas.

• Grupos informais: definem suas próprias normas dentro do grupo.

• Relações humanas: ações e atitudes desenvolvidos pelo contato entre pessoas e grupos. • Importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e

cansativos, reduzindo a eficiência. O trabalhador tem autonomia.

• Ênfase nos aspectos emocionais: organização informal. Pontos de vista de Mayo: • O trabalho é uma atitude grupal

• O operário reage como um membro de um grupo social

• A formação de uma elite capaz de compreender e de comunicar, dotada de chefes democráticos e simpáticos

• Homem social

• A organização desintegra grupos primários (família), mas forma uma outra unidade social • O conflito é o germe da destruição

Teorias sobre liderança:

- Teoria de traços de personalidade: • traços físicos: energia, aparência e peso

• traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança • traços sociais: cooperação, habilidades administrativas e interpessoais • traços c/ tarefas: iniciativa, persistência e impulso de realização

(7)

- Teoria sobre estilos de liderança:

• Autocrática: o trabalho somente se desenvolve com a presença física do líder • Liberal: pouco respeito em relação ao líder e forte individualismo agressivo

• Democrática: líder e subordinados desenvolvem uma comunicação franca, espontânea e

cordial. Há um sentido de responsabilidade mútua.

- Teoria situacionais de liderança:

Quanto menor o uso de autoridade pelo administrador, maior a área de liberdade dos subordinados e vice-versa.

Comunicação:

• Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas realizem suas tarefas (habilidade de trabalhar)

• Proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos (vontade de trabalhar)

Habilidade de trabalhar + Vontade de trabalhar = Trabalho de equipe Características da organização informal:

• Relação de coesão ou de antagonismo: relações pessoais de simpatia ou de antipatia, de

diferentes intensidade.

• Status: o prestígio está mais ligado na participação do indivíduo na organização informal

(grupo), do que propriamente na organização formal (cargo).

• Colaboração espontânea

• A possibilidade da oposição à organização informal: esta pode se desenvolver contra a

organização formal, devido a inabilidade da direção de propiciar um clima favorável.

• Padrões de relações e atitudes

• Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais: devido a mudança de pessoal na

organização formal.

Teoria de Maslow - A Hierarquia das Necessidades Por Daniel Portillo Serrano

04/01/2003

Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.

(8)

Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:

a. Comportamento ilógico ou sem normalidade;

b. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida; c. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos; d. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;

e. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.

Quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal.

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

O comportamento humano, neste contexto, foi objeto de análise pelo próprio Taylor, quando enunciava os princípios da Administração Científica. A diferença entre Taylor e Maslow é que o primeiro somente enxergou as necessidades básicas como elemento motivacional, enquanto o segundo percebeu que o indivíduo não sente, única e exclusivamente necessidade financeira. Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização)

necessidades de auto realização necessidade de status e estima

necessidades sociais (afeto) necessidades de segurança necessidades fisiológicas

(9)

De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. A necessidade de estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. A necessidade de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.

A Teoria de Herzberg Por Daniel Portillo Serrano 24/09/2000

Herzberg desenvolveu uma teoria de dois fatores para distinguir os fatores que causam insatisfação (os insatisfatórios) e aqueles que causam a satisfação (os satisfatórios).

Para motivar uma compra, não basta, para Herzberg que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes

A teoria de Herzberg apresenta duas sugestões, mais ou menos óbvias: evitar os fatores de insatisfação e apresentar os fatores de satisfação.

Referências

Documentos relacionados

Entretanto, quando se tem alguma informação sobre os elementos, é possível construir uma função de hash sobre uma tabela que busque minimizar o número de

Estudamos que a motivação possui diferentes teorias, entre as que mais se destacam é a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, o qual postulou que as necessidades são

CARGOS SEM CANDIDATOS CLASSIFICADOS..

Em seguida, nos debruçamos na leitura quantitativa duma das 10 Diretivas do MVA, a Diretiva de Arborização Urbana e na leitura qualitativa da tarefa: “Ação de Educação Ambiental

aplicados em saúde adotada pelo SIOPS (Sistema de Informação de Orçamentos Públicos em Saúde), baseada na EC-029 e na. Resolução nº 322 do Conselho Nacional

6.1 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Residência Médica - COREME, observados os princípios e normas que regem a Administração Pública. 6.2 - A

Efectivamente, e de acordo com o já mencionado na Caracterização Demográfica (Capítulo III), o concelho de Penamacor está a registar um fortíssimo envelhecimento da sua

O pneumotórax hipertensivo pode ser espontâneo, decorrente de trauma torácico ou iatrogênico e ocorre quando o espaço pleural virtual passa a ter pressão positiva pelo