• Nenhum resultado encontrado

E d s o n N e r o n e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E d s o n N e r o n e"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

Todos os direitos reservados.

Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, por qualquer processo, sem a permissão expressa do autor.

Para mim a fotografia é simplesmente um modo de comunicar... a mim mesmo e aos outros. Creio que, fundamentalmente, como todo

meio expressivo e artístico, a fotografia seja um modo de condividir sensações, bonitas ou feias que sejam.

(5)
(6)

Introdução 8

Considerações Iniciais 9

Enquadramento 10

Não deixar muito espaço 11

Orientação Retrato 12

Qual abertura utilizar 13

Não corte as articulações 14

Fundos incríveis 15

Onde focalizar 16

Fundo em ambiente externo 17 Boa iluminação em ambiente externo 18 Boa iluminação em ambiente interno 19

Retrato no pôr do sol 20

Flash embutido 21

Evite os olhos vermelhos 22

Removendo olhos vermelhos 23

Alterando a ISO 24

Estar pronto para “aquela foto” 25

O sol sobre o ombro 26

Fotografando na horizontal 27

(7)

Baixa profundidade de campo 31 Se posicione na menor distância possível 32

Travando o foco 33

Em que modo fotografar 34

Escolhendo a ISO correta 35

Em que tamanho fotografar 36

Obter um close 37

Fotografando crianças 38

Configurando a câmera 39

Em situações difíceis de luz 40 Para conseguir fotos mais nítidas 41 Pensando no fundo da imagem 42

Termos técnicos 43

(8)

Este não é um livro técnico e cheio de termos confusos ou conceitos detalhados. Este livro ensinará a você o que fazer em diversas situações nas suas saídas fotográficas. Vai lhe mostrar qual botão pressionar, qual configuração usar e quando usar.

Esse é o objetivo deste livro. Sem usar jargões, sem muitas explicações técnicas, vamos caminhando e enquanto isso estarei compartilhando com você alguns segredos que aprendi com alguns dos melhores fotógrafos profissionais, da mesma maneira que faria pessoalmente a um amigo.

Este livro será como um guia de bolso para que você tire melhores fotos, mais nítidas, mais coloridas e com uma melhor aparência, que sempre desejou.

Se você está cansado de tirar fotos que parecem “mais uma” apenas, e deseja registrar imagens da maneira como você pensou e enxergou, e que merecem destaque, então você está no lugar certo.

Espero sinceramente que este pequeno guia lhe proporcione a habilidade, de agora em diante, de fotografar sempre e cada vez melhor.

(9)

1. Para os objetivos desse livro, não importa qual o modelo de câmera digital você utiliza. Seja ela uma câmera compacta, bridge ou reflex. A idéia é que você compreenda alguns princípios que deve utilizar a fim de que possa, toda vez que pressionar o botão do obturador de sua câmera, obter um foto melhor.

2. Não se preocupe se nem todas as suas fotos são sempre ótimas. Acontece com qualquer fotógrafo, seja ele amador ou profissional. Estamos na era digital e podemos tirar proveito disso tirando muitas fotos, sem nos preocuparmos com gastos com filmes e revelação. Se a foto não saiu da maneira que você gostaria, se ficou tremida, subexposta, ou muito clara, basta tentar descobrir o que pode ter saído errado, alterar alguma configuração na câmera, e tirar outra foto, e mais outra, até conseguir “aquela” foto que você pensou. 3. O importante é que você conheça bem o seu equipamento. Leia o manual de sua câmera, descubra onde estão as funções mais importantes, para tirar o máximo proveito dele.

4. As câmeras digitais hoje em dia têm um grande potencial de funcionalidade. Com um pouco de criatividade e inteligência pode-se criar imagens que todos ficarão de boca aberta ao vê-las, e se alguém lhe perguntar que tipo de câmera você tem, pode responder-lhe que não é a câmera que faz as belas fotos mas o fotógrafo. 5. Pesquise, leia, peça opinião. Você pode estar sempre aprendendo a melhorar sua técnica. Existem bons livros sobre o assunto. E quanto mais você pesquisar, mais possibilidades você terá de se aperfeiçoar, e isto com certeza vai lhe render melhores fotos a cada dia.

(10)

Enquadramento

Tente se aproximar o máximo possível de seu modelo, ou usar o zoom de sua lente, para que o rosto do fotografado preencha todo o quadro. Experimente também fazer com que o topo da cabeça ou as laterais (as orelhas) se estendam para fora do quadro.

(11)

Não deixar muito espaço

Quando se começa a fotografar, a tendência é sempre deixar muito espaço acima da cabeça da pessoa fotografada. É um erro comum que a maioria das pessoas comete, mas muito fácil de corrigir. É só não fazer isso. Não deixe muito espaço. Basta pensar em posicionar os olhos da pessoa fotografada um terço da altura de cima para baixo do quadro e você conseguirá evitar esse tipo de problema.

Esse é um dos truques que confere aos retratos melhor aspecto visual e é bem fácil de fazer.

(12)

Orientação Retrato

A grande maioria das fotos é tirada na orientação horizontal, e está correto, já que as câmeras são projetadas dessa maneira, para serem seguradas horizontalmente. É por isso que o botão do obturador está localizado à direita, na parte de cima da máquina.

Mas retratos profissionais são feitos, em geral, utilizando a orientação vertical, por isso são chamados de ‘orientação retrato’. Este termo é mais comumente usado quando você imprime algo na sua impressora. Então se você quer resultados melhores para suas fotos, fotografe nessa orientação.

(13)

Qual abertura utilizar

Existe uma abertura do diafragma, quando se trata de retratos, que parece ser melhor para a maioria das fotografias de retrato. E essa abertura é f/11, porque fornece uma nitidez e uma profundidade excelentes do rosto. Porém há algumas razões artísticas pelas quais você queira tentar uma abertura diferente se estiver buscando um efeito especial, mas na maior parte das vezes é possível escolher o modo de prioridade de abertura, configurar a abertura como f/11 e se preocupar com outros aspectos mais importantes como alcançar uma boa iluminação, capturar a personalidade das pessoas, etc.

(14)

Não corte as articulações

Quando você enquadrar fotos formais, tenha o cuidado de não cortar as articulações, ou seja, na parte inferior do quadro não corte os cotovelos ou joelhos de alguém. Nas laterais não corte o pulso ou o cotovelo. Fique longe das articulações. Se tiver de cortar um braço ou uma perna, tente fazer isso o mais perto possível do meio do braço ou perna.

(15)

Fundos incríveis

Os fundos são apenas isso; fundos. E a chave para um ótimo fundo é utilizar um muito simples. Quanto mais simples melhor. Procure simplicidade, e isso não desviará a atenção dos seus retratos e resultará em fotos com uma aparência mais agradável.

(16)

Onde focalizar

Concentre- se nos olhos. Não é a toa que os olhos das pessoas são conhecidos como “janelas da alma”. Eles são a parte mais importante de um retrato, então é importante focar bem os olhos de uma pessoa. Verifique se a câmera está focando corretamente essa posição. A maioria das câmeras mostra os pontos de foco no visor e no ecrã. Fotografando em f/11 e focalizando os olhos, você terá um bom nível de nitidez por todo o rosto, e os olhos estarão perfeitamente nítidos, o que em retratos é bastante importante.

(17)

Fundo em ambiente externo

Ao fazer fotos em ambiente externo, você terá de pensar mais sobre fundos. A regra é manter o fundo o mais simples possível. Quanto mais simples, mais intenso será o retrato. Posicione o modelo em um lugar com pouca atividade e o menor número de elementos. Assim, quebrando a regra de abertura f/11, você pode escolher uma abertura maior, tipo f/2.8 ou f/4 com a distância focal que preferir, e deixar o fundo fora de foco.

(18)

Boa iluminação em ambiente externo

Em ambiente externo você pode fotografar no meio do dia porque haverá bastante luz. O problema é que a maior parte dessa luz é muito direta e vai acabar projetando sombras duras e desagradáveis sob o rosto da pessoa fotografada. Além disso, ela estará forçando os olhos, por causa do sol. O que fazer se você tiver de fotografar às 3 da tarde? Basta colocar o modelo na sombra, onde a luz é mais branda. Num local de sombra próximo à luz do sol, como uma árvore,

(19)

Boa iluminação em ambiente interno

Para um ambiente interno, sem necessidade de usar complexos sistemas de iluminação, o segredo é usar a melhor luz existente, a luz natural. E para isso, basta posicionar o modelo perto de uma janela que não receba luz direta do sol. O modelo pode estar sentado ou em pé, mas você deve evitar a luz direta. Se a janela recebe luz direta, tente colocar uma cortina fina, quase transparente, o que ajuda a difundir a luz. Se ele receber uma luz lateral da janela, as sombras do outro lado do rosto vão acrescentar ao retrato mais profundidade e interesse.

(20)

Retrato no pôr do sol

Retratos no pôr do sol são muito bonitos. O que geralmente acontece é que o modelo acaba se tornando uma silhueta porque o sol está atrás da pessoa. Ou, se utilizar um flash, o modelo parecerá lavado. Como fazer então? Comece desativando o flash e aponte para o céu. A câmera fará uma leitura da exposição correta para o céu. Pressione o botão do obturador até a metade enquanto ainda está apontando para o céu. Ainda mantendo pressionado o botão do obturador, recomponha o quadro com o modelo, ligue o flash e tire a foto. Dessa maneira o modelo recebe a luz do flash, mas o céu atrás ainda está com uma ótima aparência. Funciona muito bem.

Depois disso tudo, se a luz do flash ainda estiver muito forte sobre o modelo, descubra em sua câmera como fazer para diminuir a potência do flash, chamado Compensação de Exposição de Flash. Vá diminuindo o valor e testando até alcançar uma exposição correta

(21)

Flash embutido

A melhor coisa que você pode fazer em relação ao flash embutido é não usá-lo. Se sua câmera não tiver a opção de usar um flash dedicado (aquele flash que pode ser colocado e retirado da câmera), então a melhor coisa é tentar usar sempre a luz disponível no ambiente para fazer seus retratos. Aumente a abertura, aumente a ISO, diminua a velocidade do obturador (até certo limite), mas não use o flash embutido. Na verdade, o flash embutido de sua câmera foi projetado para fazer uma só coisa: fornecer a luz mais plana (sem sombras ou contraste), mais dura (direta) e mais desfavorável que alguém poderia ter criado. Ele fica posicionado logo acima da lente da câmera, o que é quase 100 por cento garantia de ‘olhos vermelhos’. Você não tem controle sobre a luz, seu direcionamento e como ela incide. Estas são as razões por que as pessoas ficam desapontadas com o resultado das fotos que tiram utilizando o flash embutido. E é por isso que deveriam utilizar como último recurso, nos casos mais

(22)

Evite os olhos vermelhos

Quando se usa uma unidade de flash externa, é fácil evitar este problema. Mas se você não dispõe dessa alternativa, tendo de usar o seu flash embutido de sua câmera, tente fazer o seguinte: (1) ligue algumas luzes, se possível. Assim as pupilas da pessoa se contraem e isso produz menos olhos vermelhos do que fotografar em um local totalmente escuro. (2) se sua câmera possui o modo de redução de olhos vermelhos, use-o, e isto ajudará um pouco a reduzir o problema. (3) peça para a pessoa desviar o olhar da lente da câmera e (4) aproxime a câmera da pessoa para fotografar e isso ajuda também a evitar os olhos vermelhos e você certamente estará fotografando melhor.

(23)

Removendo olhos vermelhos

Caso você tenha usado um dos métodos descritos na página anterior e mesmo assim a pessoa fotografada saiu com aqueles olhos vermelhos, então você pode remover usando um programa de edição de imagens. Se você usar o Photoshop, utilize a ferramenta Red Eye (que está na caixa de ferramentas no lado esquerdo) e simplesmente clique na área vermelha dos olhos. E isto é tudo. A ferramenta faz o resto. Se for difícil clicar diretamente no olho, por estar muito distante na foto, desenhe um retângulo arrastando o ponteiro do mouse em torno da área inteira do olho (com a mesma ferramenta), e o resultado será o mesmo. Caso não possua o Photoshop, você pode usar o programa Microsoft Office Picture Manager, que vem com o pacote do Office. Ele possui uma ferramenta que ajuda a fazer este trabalho muito bem.

(24)

Alterando a ISO

Uma grande vantagem da fotografia digital é que você pode alterar a ISO sempre que quiser. Para um resultado com o mínimo de ruído possível (granulação na imagem), tentamos fotografar na menor ISO possível, mas quando a situação exigir (ambientes com pouca luz, por exemplo), podemos tirar proveito dessa vantagem para conseguir uma boa foto.

Antigamente para fazer isso, era necessário trocar o rolo do filme que se estava usando. Por exemplo, num trabalho de matrimônio, o fotógrafo era obrigado a sacrificar algumas fotos que faltavam ainda para serem tiradas, porque deveria trocar o rolo do filme se estivesse passando de um ambiente de muita luz para outro com pouca claridade. Hoje, você pode experimentar as várias possibilidades, por puro prazer, só para ver os resultados. E isto não implica em custos porque não há filme, agora você fotografa digitalmente.

Então, se você está fotografando em ISO 100 e perceber que a velocidade do obturador caiu abaixo de 1/60s (na tela da câmera pode estar mostrando apenas 60), você pode aumentar a ISO para 200 ou 400 e verificar a velocidade.

Tudo o que não queremos como resultado é uma foto tremida, então aproveite e aumente a ISO de sua câmera o quanto puder até que a velocidade esteja boa para conseguir tirar aquela ‘foto’. Assim você certamente estará fotografando melhor.

(25)

Estar pronto para “aquela foto”

Se você está fotografando, por exemplo, num passeio pela cidade, e não quer perder tempo tentando configurar a sua câmera, quando aparece aquela cena à sua frente e que lhe dará uma bela foto, faça o seguinte: fotografe no modo P (programa).

O modo Programa configura tanto a abertura como a velocidade do obturador automaticamente, sem disparar o flash embutido na câmera a cada 2 segundos, como acontece no modo automático.

Assim você se concentra em uma só coisa, ou seja, conseguir aquela “foto”.

(26)

O sol sobre o ombro

Talvez você use esta regra “o sol sobre o ombro” ao fotografar pessoas ao ar livre, deixando o sol atrás de você para que o rosto das pessoas fotografadas apareça iluminado. O que acontece é que o sol, brilhando diretamente no rosto das pessoas, faz com que elas fiquem com os olhos semicerrados, tentando protegê-los. Para se obter um melhor resultado, e é o que todo fotógrafo profissional faz, é posicionar as pessoas fotografadas com o sol atrás delas (não atrás de você). Assim adiciona um efeito de raio de luz em torno delas. Para adicionar um pouco de luz no rosto das pessoas, ligue o flash com uma intensidade bem baixa, o suficiente para iluminar o rosto

(27)

Fotografando na horizontal

Se a pessoa estiver de perfil no quadro da foto, fotografe na posição horizontal, para um melhor resultado. Assim você proporciona à pessoa fotografada algum espaço livre e a faz parecer mais à vontade dentro do quadro.

(28)

Composição moderna

Atualmente, uma técnica bastante usada para retratos é inclinar a câmera, posicionando a pessoa no canto e no alto. Apenas incline a câmera para a esquerda ou direita e tire a foto. Esse enquadramento que já é antigo voltou a se tornar comum novamente.

(29)

Contagem regressiva

Para que você consiga uma expressão natural da pessoa a ser fotografada, não faça a contagem regressiva. Aproveite o momento em que a pessoa está relaxada, demonstra naturalidade, para capturar. Conversando com a pessoa enquanto faz as fotos, fazendo-a ffazendo-alfazendo-ar e sorrir nfazendo-aturfazendo-almente, no momento certo você ffazendo-az fazendo-a foto. Assim você consegue fazer com que suas fotos de retratos sejam especiais. Então, esqueça o tal do “1-2-3 e...”.

(30)

Evitando luz contrastada

Para começar, posicione a pessoa à sombra. Ou no limite da sombra. Se for embaixo de uma árvore, cuide para que os raios de sol que atravessam, não acertem a pessoa que está para ser fotografada. As sombras, ou um dia nublado, produzem uma luz mais favorável e difusa. O que por sua vez produz um retrato mais suave. A luz solar produz grandes contrastes e sombras no rosto. E também as pessoas piscam com os olhos em plena luz solar o que não ajuda muito na expressão para uma boa foto.

(31)

Baixa profundidade de campo

Um dos efeitos mais populares para retratos casuais é usar a profundidade de campo muito pequena, para que tudo, exceto o tema, fique totalmente fora de foco. E como você faz isto? Configure sua câmera para o modo de abertura. Coloque a abertura mais baixa que sua objetiva permite, e quanto maior a abertura, melhor. Por exemplo: f/1.8 ou 2.8. Aproxime-se e enquadre a pessoa, focando os olhos dela. Se sua objetiva tiver zoom, use-o para se aproximar ainda mais. Com o foco no rosto da pessoa, todo o resto atrás dela ficará desfocado.

(32)

Se posicione na menor distância possível

Esta é uma técnica que permite tornar as suas fotos muito melhores, mas que muitos resistem a isso. O que você tem de fazer é aproximar-se bastante do tema, muito mesmo. Se você achar que já está perto o suficiente, dê mais dois passos a frente, para conseguir uma foto melhor.

(33)

Travando o foco

Outra coisa que as pessoas não percebem é a maneira de travar o foco. A técnica é simples. Se você, por exemplo, quer focar a pessoa, mas não quer que ela fique no centro do quadro, pois é ali que você está fazendo o foco, o que tem de fazer é pressionar o botão do obturador até a metade, focando a pessoa. Enquanto mantém o botão pressionado até a metade, o foco fica travado. Então recomponha a imagem da maneira como você quer que fique. Aí você pressiona o botão até o final para tirar a foto.

(34)

Em que modo fotografar

Prioridade de abertura (A ou Av): este modo é recomendado para

fazer seus retratos, assim como paisagens, porque permite que você controle o fundo da imagem. Se você quer o fundo fora de foco (f-stops mais baixos, como f/4 ou f/2.8) ou totalmente em foco (f-(f-stops mais altos, como f/11 ou f/16 ou acima), e independentemente da sua escolha, a câmera vai selecionar a velocidade do obturador para obter uma boa exposição.

Prioridade de obturador (S ou Tv): recomendado para fotografias

de esportes, quando você precisa congelar a ação. Selecionando uma velocidade bem alta (desde que tenha luz suficiente) a câmera vai selecionar a abertura (f-stop) adequada para uma boa exposição.

Manual (M): no caso de você fotografar em estúdio para configurar

tanto o modo de prioridade de abertura quanto o modo de prioridade de obturador.

Programa (P): é um bom modo de usar, quando você não quer

(35)

Escolhendo a ISO correta

O objetivo é sempre fotografar com a ISO mais baixa possível (a ideal é ISO 100). Assim as fotos sairão sempre mais limpas e nítidas. Quanto mais alta a ISO mais ruído (granulação) vai aparecer nas suas fotos. Se você vai tirar fotos em um ambiente com bastante luz, use sempre a ISO mais baixa. Em ambiente com pouca luz, para que a foto não saia escura, vá aumentando a ISO até perceber que obteve uma boa exposição. Para isso, a velocidade deve ser suficiente para que a foto não saia tremida segurando a câmera com as mãos (velocidades superiores a 1/60s). Se você não quer aumentar muito a ISO para evitar ruídos na foto, e a velocidade é abaixo de 1/60s, então você deve usar um tripé. Assim, pode usar uma ISO bem baixa, e mesmo com pouca luz, você não se preocupa com que suas fotos saiam desfocadas.

(36)

Em que tamanho fotografar

O recomendado é fotografar no maior tamanho e com a melhor qualidade possível que sua câmera permitir. Então, se você está fotografando no formato JPEG, selecione JPEG Fine e tamanho Large para obter uma foto com a melhor qualidade possível.

(37)

Obter um close

Se você estiver utilizando uma objetiva com lente zoom, uma coisa que deve saber é que quanto maior o zoom, maior será qualquer pequeno movimento da objetiva. Portanto, se estiver segurando a câmera com as mãos e usando um zoom de 200mm (por exemplo), qualquer movimento vai resultar em uma foto desfocada. Para que isso não ocorra, a velocidade do obturador deve corresponder ao tamanho do zoom que você está usando para fotografar. Se for fotografar num dia ensolarado, é provável que fotografe em velocidades bem altas e isso não será uma preocupação. Mas se estiver fotografando na sombra ou num dia nublado, em que a velocidade caia abaixo de 1/250 de segundo, é melhor usar um tripé para evitar perder nitidez nas suas imagens. Então: fotografando em prioridade de abertura (Av), usando o zoom de sua objetiva, verifique qual é a velocidade que vai obter. Se o número for abaixo do tamanho do zoom que está usando, procure aumentar a abertura (f/stop menor) ou aumentar um pouco a ISO até obter uma velocidade compatível. Se não der, use o tripé, e aí você não vai se preocupar.

(38)

Fotografando crianças

Para que suas fotos de crianças não pareçam muito “comuns”, o truque é fotografar a partir do nível delas, apoiando um joelho, sentando ou até mesmo deitando no chão. Assim você obterá um maior impacto sobre suas imagens, ao invés de fotografar de cima para baixo como muitos fazem.

(39)

Configurando a câmera

Aprendi com alguns mestres da fotografia e te digo como faço para configurar a minha câmera: quando fotografo, uso quase sempre o modo de prioridade de abertura (Av), pois posso escolher se quero que o fundo atrás do tema fique fora de foco ou totalmente em foco. Deixo configurada em ISO 100 sempre que possível (parto daí) e aumento a ISO se a velocidade da câmera cair abaixo de 1/60 de segundo. Abaixo dessa velocidade, segurando a câmera com a mão, é quase certo de obter uma foto desfocada. Deixo o balanço de branco no Auto, se estiver fotografando na luz do dia, ou em Shade se estiver na sombra. Se for em um ambiente interno, uso a configuração correspondente à iluminação existente. E também deixo o alerta de áreas claras sempre ativado, para observar sempre se o

(40)

Em situações difíceis de luz

Em um ambiente de muito pouca luz, a velocidade do obturador vai cair abaixo de 1/60 de segundo (o mínimo possível que a maioria de nós consegue segurar uma câmera e ainda assim obter uma foto razoavelmente nítida), é necessário estabilizar a câmera. Para isso, se não for possível usar um tripé, ou um monopé, coloque a câmera sobre alguma coisa para que possa deixá-la firme. Use o temporizador da câmera (2s, 5s ou 10 segundos) para tirar a foto e não ter de apertar o botão, pois isso também provoca movimento na câmera. E se não houver uma maneira de estabilizar a câmera, então aumente a ISO. Vá aumentando o valor da ISO até atingir uma velocidade superior a 1/60 de segundo e segure a câmera da maneira mais estável possível.

(41)

Para conseguir fotos mais nítidas

Dicas:

1- Uma técnica para se obter imagens mais nítidas segurando a câmera com a mão é estabilizá-la segurando-a com os cotovelos posicionados próximos ao seu corpo. Isso faz uma grande diferença. 2- Você pode usar o autotimer da câmera e assim evita que a câmera se movimente.

3- Fotografe, sempre que possível, usando a abertura mais nítida da lente. Para a maioria das lentes significa aproximadamente 2 stops completos abaixo da abertura máxima, ou seja, o número de f-stop será 2 acima). Exemplo: se sua lente tem como abertura máxima f/2.8, as aberturas mais nítidas seriam f/5.6 e f/8.

4- Quando você olha na pequena tela de LCD, atrás da sua câmera digital, tudo parece nítido e em foco. O triste é que quando você abre aquela foto no computador, vai descobrir que não pode confiar muito naquela pequena tela. Então sempre que fotografar, verifique a tela de LCD usando o zoom de sua câmera.

5- Mantenha a ISO na configuração mais baixa possível, e só aumente se não for possível fotografar usando uma velocidade adequada (acima de 1/60 de segundo).

6- Use o modo de disparo contínuo, se sua câmera possuir um, para tirar uma sequência de fotos em vez de apenas uma ou duas. Assim é quase certeza de que pelo menos uma delas esteja perfeitamente nítida.

(42)

Pensando no fundo da imagem

Um dos erros mais comuns ao iniciar a fotografar é não pensar bastante sobre o fundo da imagem. Quando estou fotografando, considero o fundo da minha imagem como uma das coisas mais importantes. Nenhuma imagem pode ficar ótima sem um fundo complementar. O fundo não deve distrair do assunto principal da foto, seja uma figura de ação, pessoa ou mesmo uma paisagem. Às vezes, basta mudar um pouco o ângulo do enquadramento, que a imagem ficará bem melhor. Vale então dizer que a consciência de fundo é um dos elementos essenciais para uma fotografia bem composta. Eis aqui alguns pontos a ter em conta quando você fotografa o seu passeio em família:

 Sempre pensar naquilo que está em segundo plano.

 Ao fotografar seu pai pescando, não coloque no fundo aquele carro estacionado.

 Na foto de sua irmã numa cidade grande, cuide para que os arranha-céus não saiam acima da sua cabeça.

 Ao fotografar seu filho num jogo de futebol, coloque algumas pessoas desfocadas no fundo, ou o verde das árvores, e não aquele ginásio de esportes feio por trás da foto que pretende fazer.

 Se estiver na praia fotografando sua namorada, espere até que aquele homem com seu cachorro saia do quadro, para depois fotografar.

(43)

Alguns termos técnicos são importantes conhecermos para que possamos ter uma visão geral de como a fotografia funciona. Diafragma: dispositivo mecânico que se encontra no centro da objetiva e que serve para controlar a quantidade de luz que passa por ela, abrindo ou fechando o orifício de passagem da luz para o interior da câmera. Os fabricantes de objetivas e câmeras utilizam uma escala de valores adotados universalmente. Os números são precedidos da letra “f” que significa “focal”, os chamados f-stops. Quanto menor o número “f” maior é a abertura da lente, portanto, mais luz atinge o sensor da câmera. E vice-versa.

Obturador: é como a pálpebra do olho humano, enquanto o

Diafragma seria a íris. Ao abrir e fechar num certo espaço de tempo estabelecido, determina o tempo de exposição durante o qual a luz ativa o sensor da câmera. A sua função é também regular a entrada de luz que vai atingir o sensor da câmera. As velocidades do obturador são baseadas em frações de 1 (um) segundo. Quer dizer que 1/2 é a metade do tempo ou o dobro da velocidade. Quanto maior o número do denominador, maior a velocidade. Na tela de LCD da câmera, se o número antecedor o sinal (“) representa segundos. Se estiver sozinho, representa fração de segundos. Ex: 60, que quer dizer tempo de exposição de 1/60 de segundo.

Enquanto o diafragma controla a quantidade de luz que entra na câmera, o obturador controla o tempo em que entra a luz, e a combinação correta de ambos vai resultar na exposição correta da foto.

(44)

Edson Nerone é fotógrafo autodidata. Casado há 33 anos, pai de dois filhos, viveu quatro anos com a família na Itália, onde se dedicou a aprimorar seus conhecimentos na arte da fotografia. Atualmente mora no Brasil.

Desde os tempos das câmeras analógicas tem a fotografia como hobby e foi quando adquiriu a sua primeira SRL (Canon EOS 40D) que se apaixonou de vez pela fotografia e decidiu estudar e praticar mais a fundo para melhorar a cada dia a sua técnica. Logo surgiram os primeiros trabalhos, fotografando eventos e festas. A partir daí não parou mais de fotografar e divulgar o seu trabalho.

Entre em contato com o autor

E-mail: contato@tecnicasdefotografia.com

Blog: www.tecnicasdefotografia.com Álbum:www.flickr.com/photos/edsonnerone_photo

(45)

Referências

Documentos relacionados

(interação 10, 29/10/06) O excerto mostra que, apesar de ser falante nativo da língua inglesa, Joe oferece algumas informações equivocadas quanto ao uso de either/neither (linha 8),

Não tenho tudo que examino, mas examino tudo que tenho Meu outro carro também é limpo!. Não

Então, o Sínodo de Dort formulou os cinco pontos do calvinismo: total depravação do homem, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos

MONTE OLIMPO, nos autos da ação sumária que promove em face de EPC EMPRESA DE PARTICIPAÇÕES E CONSTRUÇÕES LTDA, vem, por seu advogado infra-assinado, respeitosamente,

Ap6s esse trabalho de coleta e organiza~ao dos dados, os alunos foram orientados tambem para a elabora~ao do relat6rio final de pesquisa, que se constitufa em uma das tres formas

Em 30 de junho de 2014, a exposição potencial da Companhia a titulo de imposto de renda e contribuição social incidentes sobre lucros de controladas e coligadas sediadas no