• Nenhum resultado encontrado

Mensagem do Presidente de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mensagem do Presidente de"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ROTARY INTERNATIONAL BRAZIL OFFICE End: Rua Tagipuru, 209

CEP: 01156-000 São Paulo SP

Fone: (11) 38262966 Fax: (11) 3667.6575 Homepage: www.rotary.org.br

Expediente: das 8h às 17h

ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES E DISTRITOS Supervisora Débora Watanabe E-mail: Coordenador Emerson Bezerra E-mail: DEPARTAMENTO FINANCEIRO Supervisor Carlos Afonso E-mail: Coordenador Fabio Peverari E-mail: FUNDAÇÃO ROTÁRIA Supervisor Edilson Gushiken DEPARTAMENTO DE PUBLICAÇÕES Coordenadora Sênior Clarita Urey E-mail: ASSISTENTE Washington Pinheiro E-mail: debora.watanabe@rotary.org emerson.bezerra@rotary.org carlos.afonso@rotary.org fabiopeverani@rotary.org edilson.gushiken@rotary.org clarita.urey@rotary.org washigton.pinheiro@rotary.com E-mail:

Centro de

Serviços

de RI no Brasil

Rotary International

PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL 2012-2013

Sakuji Tanaka (RC de Yashio, Saitama - Japão) E-mail: SECRETÁRIO GERAL DO ROTARY INTERNATIONAL sakuji.tanaka@rotary.org john.hewko@rotary.org antiorio@padreanchieta.com.br

John Hewko (RC de Kyiv - Ucrânia) E-mail:

DIRETOR DE ROTARY INTERNATIONAL 2011-2013 José Antônio Figueiredo Antiório (RC de Osasco - Distrito 4610) E-mail:

CHAIR DO CONSELHO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA 2012-2013

Wilfrid J. Wilkinson (RC de Trenton - Canadá)

Mês de Fevereiro

Mês de Fevereiro

Carta Mensal 08

Carta Mensal 08

Jaguarão - RS

Jaguarão - RS

Mensagem do Presidente de

Rotary International

Ano 2012-2013 Distrito 4.780

Sakuji Tanaka

Presidente Rotary International

(2)

Mensagem do Diretor de RI

2

GOVERNADOR

Carlos Frederico Radünz Gonçalves Maria Virgínia Radünz Gonçalves End: Avenida 27 de Janeiro, nº 1130 Jaguarão - RS

CEP: 96300-000 Fone: (53) 32611837 Cel: (53) 84285177 E-mail:

Rubem Beraldo dos Santos E-mail:

E-mail:

E-mail: SECRETÁRIA

Eliane Rocket Gonzalez

End: Rua Odilo Gonçalves, nº 1074 Jaguarão - RS CEP: 96300-000 Fone: (53) 32612744 Cel: (53) 91378154 E-mail: TESOUREIRO

Darlan Recuero Batalha

End: Rua General Câmara , nº 1141 Jaguarão - RS CEP: 96300-000 Fone: ( 53 ) 32612879 Cel: (53) 91062822 E-mail: CARTA MENSAL Sandra Vieira

End: Rua Franklim de Magalhaes, nº 74 Bairro Carlos Vasques

Arroio Grande - RS CEP: 96330-000 Fone: (53) 84096937 E-mail:

SUPORTE AO SITE Luiz Renato Herzog

End: Rua Pinheiro Machado 1665 Cachoeira do Sul - RS

CEP: 96.506-611 Fone: (51) 3722.2666

E-mail:

SECRETÁRIA EXECUTIVA Rosa Maria Martins Carvalho Dutra Jaguarão - RS Fone: (53) 84285067 (53) 84284644 E-mail: camel.rs@brturbo.com.br eliane.gonzalez@hotmail.com darlan@focuspro.com.br sandramrvag@hotmail.com herzog@s-maq.com.br manadutra@bol.com.br GOVERNADOR ELEITO 2013-2014 GOVERNADORA INDICADA 2014-2015 Cecília Siqueira Amaral

INSTRUTOR DISTRITAL

GD 2007- 2008 Cláudio Ernani Vasques Neves ruberaldo@terra.com.br

ceciliaamaral@v-expressa.com.br

claudioneves@supermercadosparaiso.com.br

Distrito 4.780

José Antônio Figueiredo Antiório Diretor de Rotary International BRASIL NOS 108 ANOS DE ROTARY

Comemorando 108 anos de Rotary, dos quais 90 no Brasil, rememoremos 1923 com a Fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro e em 1924 o Rotary Club de São Paulo.

Dessas duas células rotárias, espalharam-se sementes do servir por todo território nacional, prospectando lideranças representativas da diversidade profissional.

Aliaram-se à nossa causa inúmeros homens de bem, empresários, profissionais liberais, comerciantes, educadores, prestadores de serviços e administradores públicos como o Presidente Armando de Arruda Pereira, que mais tarde tornou-se o primeiro Presidente Brasileiro de Rotary International.

A época, nosso país era extremamente carente nas áreas de educação, saúde, moradias, transportes, urbanização, saneamento básico e prestação de serviços humanitários..

Eram constantes doenças e mortes causadas pela febre amarela, doença de chagas, paralisia infantil, falta de alimentação adequada, tuberculose e tantas outras advindas da pobreza existente.

Neste cenário aparecem nossos companheiros e clubes e iniciam-se ações nas diversas áreas.

Profissionais do bem, atuando no auxílio a diminuição das diferenças sociais, passaram a ser os rotarianos brasileiros.

Em 1985, muitos de nós, liderados por Archimedes Teodoro, Eduardo Pimentel, Eudes de Souza Leão Pinto, Maximiliano Ferber, Paulo Viriato, Mario Antonino e tantos outros líderes rotários, procuramos aderir, imediatamente ao maior projeto de Rotary International, “A Erradicação da Pólio em todo o Mundo”.

A princípio chamávamos de Polio Plus, pois as vacinas que eram aplicadas nas crianças eram contra a Polio e o Plus, correspondia ao sarampo, rubéola, coqueluche e outras que eram bastante frequentes a época.

Em 1992 recebemos a certificação e a Polio foi erradicada em todo território nacional.

Faltam apenas treis países, Nigéria, Paquistão e Afeganistão, que hoje apresentam reduzidos casos de contaminação, mas os rotarianos permanecem atentos para conclusão desse projeto que contamos também com a participação da organização mundial da saúde, governos de países conscientes da necessidade da erradicação e agora também da Fundação Gates.

A nossa caminhada não se encerra. É necessário, que conheçamos a nossa história, para fazermos um mundo melhor, buscando sempre “A PAZ, ATRAVÉS DO SERVIR”.

FÓRUM DA PAZ NO HAWAÍ

O mundo rotário tem conhecimento, que o Presidente Sakuji Tanaka, está realizando treis Fóruns da Paz neste ano rotário. O primeiro foi em Novembro/2012, em Berlim, que apresentou um grande sucesso.

O Segundo e que estive presente foi em Honolulu, Hawaí.

Senti-me recompensado juntamente com Ana Lúcia e minha neta Ana Beatriz em participarmos como Diretor e fazer uma mensagem sobre a Paz.

Estamos fazendo a procura da “PAZ, ATRAVÉS DO SERVIR” para “VIVER ROTARY E TRANSFORMAR VIDAS”.

(3)

3

Mensagem do Governador 2012-2013

Rotarianos e rotarianas do Distrito 4.780

O mundo é uma grande orquestra na qual cada um de nós tem um pequeno e insignificante papel. O sucesso de seu instrumento, e do meu, não depende do nível de ruído que eles produzem, mas de quão perfeitamente eles se harmonizam com os instrumentos daqueles ao nosso redor; e aquele que, voltado para si mesmo insiste em tocar o trompete do seu jeito, com pompa e estardalhaço, tornar-se-á não somente um elemento de discórdia, mas também indesejável para todo o resto da banda.

Se o Rotary puder incutir em nós a consciência de que não somos músicos solistas, mas sim pequenas partes de um todo grandioso, nossas vidas harmonizar-se-ão melhor com as vidas daqueles ao nosso redor, tornando mais fácil e recompensador nosso convívio com o próximo. Esse pensamento foi expresso por Paul Harris em março de 1912 no The National Rotarian e reflete sua percepção sobre o significado e importância de se trabalhar para a compreensão mundial.

Em fevereiro, celebramos o aniversário de Rotary, são 108 anos de serviço em prol dos mais necessitados, dedicados a compreensão mundial que é de suma importância para assegurar a paz. A compreensão mundial é importante para construirmos uma humanidade de paz, amor, fraternidade e solidariedade entre os povos.

A compreensão como um instrumento para o entendimento é uma atitude plural, mútua, que tem sua origem, na compreensão que temos de nós mesmos. Temos neste mês, portanto, uma ótima oportunidade para refletirmos sobre o relacionamento das pessoas, das instituições, e ainda ter a certeza que precisamos desarmar nossas mãos, nossas mentes e principalmente os nossos corações.

Os homens não têm pensamentos idênticos , assim como tampouco têm feições idênticas, mas devemos sobretudo valorizar a paciência e o perdão.

Atitudes agressivas , que não precisam ser necessariamente físicas, acontecem, infelizmente, nas relações humanas e com certeza nada contribuem para o bem estar das pessoas, é importante salientar que a atitude pessoal vem a contribuir para a harmonia e a construção de um grupo, a liberdade individual e a interdependência são essenciais para a vida em sociedade, e como disse o grande mestre: "Não existe caminho para a paz; a paz é o caminho". (Mahtma Gandhi)

Quem consegue Construir a Paz Através do Servir, com certeza, tem uma noção clara sobre a importância da compreensão mundial. Um grande abraço a todos!

Carlos Frederico Radünz Gonçalves e Maria Virgínia Governador - Distrito 4.780

Parabéns!

Parabéns!

ANIVERSÁRIOS EM FEVEREIRO

CLUBES

10 - Rotary Club de Bagé Minuano 11 - Rotary Club de Quaraí 12 - Rotary Club de Bagé

14 - Rotary Club de Livramento Sul

17 - Rotary Club de Dom Pedrito Ponche Verde 20 - Rotary Club de Quaraí

DIRIGENTES

06 - Marilene Perez Chaves - Secretária RC de Caçapava do Sul Sentinela 07 - Fernando Moraes de Melllo - Presidente RC de Jaguarão Leste 11 - Éder Fabiano Pereira de Oliveira - Secretário RC de Quaraí 16 - Elton Coradini Ragagnin - Secretário RC de Caçapava do Sul 19 - Décio Dionísio Detoni - Governador Assistente Área 01

20 - Aléssio Braz da Silva - Presidente RC de Santiago Terra dos Poetas 21 - Neusa Amaral da Silva Pereira - Governadora Assistente Área 06

27 - Maria Isabel da Silva Bernardi - Tesoureira RC de Cachoeira do Sul Arrozais

O ROTARY CLUB DE CACHOEIRA DO SUL INTEGRAÇÃO ATINGE

META E CONSEGUE CADASTRAR UMA EMPRESA CIDADÃ - LUIZ

PAULO PEREIRA E CIA LTDA.

EM NOSSO DISTRITO APENAS DOIS CLUBES ATINGIRAM A META

DE ADESÃO AO PROGRAMA DA ABTRF.

(4)

4

.

CELEBREMOS OS 108 ANOS DE FUNDAÇÃO

DO ROTARY INTERNATIONAL

Estamos no mês de fevereiro, o mês em que celebramos mais um ano de fundação de nossa amada organização. No dia 23 de fevereiro, Rotary International completou 108 anos de uma salutar existência pautada no COMPANHEIRISMO e na PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

É preciso celebrar, comemorar, difundir o rotarismo, para que tenhamos cada vez mais associados imbuídos na filosofia rotária, É importante: levar à comunidade em geral os muitos benefícios que os rotarianos proporcionam às comunidades do mundo inteiro.

No dia 20 de fevereiro, esteve visitando São Paulo, o Presidente de Rotary International Sakuji Tanaka. A agenda incluiu visitas à Fundação de Rotarianos de São Paulo, Colônia Japonesa (a maior em todo o Mundo) e alguns projetos dos Distritos 4.420, 4.430 e 4.610. O Presidente Sakuji, partiu no dia 23 pela manhã, para Buenos Aires. Na oportunidade, o Rotary Club de São Paulo Sumaré, em festiva, comemorou o 108 Aniversario do Rotary.

O Presidente do Rotary International Sakuji Tanaka convidou a Governadora Dóris Sá de Moraes Vaz para ser sua representante na Conferência do Distrito 4470. A Conferência é o destaque do ano rotário para o governador e para os rotarianos do distrito.

ROTARY INTERNATIONAL

DESTAQUE

Neste ano de 2013, transcorridos 66 anos da morte de Paul Harris , em janeiro de 1947, não menos verdade que as palavras do Fundador seguem tão vivas quando foram pronunciadas, até mesmo porque ninguém melhor que ele pensou e viveu nossa excelsa instituição.

O seu sonho de um mundo onde reine a paz e o entendimento encontra-se presente nos corações de rotarianos e rotarianas dos seis continentes, se incluirmos a Antártida.

E não se pense que o fundador era de “meias palavras” quando tratava do tema que nos serve de título. Bem ao contrário, usava de uma franqueza direta e notoriamente incisiva, bastando como exemplo o que a respeito disse em 1934, frente aos participantes Da Convenção do Rotary International em Detrit, Michigan, USA:

“ No que depender de mim, prefiro viver de pão e água, mas ter pão e água suficiente para repartir com toda a humanidade, do que ter à minha frente as criações dos chefs de centenas de Waldorf Astorias e ter de saboreá-las sozinho, encerrado no seu próprio egoismo”.

Neste mês de fevereiro, dedicado à Paz e à Compreensão Mundial, nós, que temos o privilégio de viver na fronteira, basta que cruzemos a ponte para encontrar oportunidades de nos aproximarmos de nossos irmãos uruguaios: plantando uma árvore, visitando o RC de Rio Branco, quem sabe organizando com eles uma reunião conjunta... Mas que eja hogareña.

Eduardo Alvares de Souza Soares Rotary Club de Jaguarão

Conselheiro Pessoal do Governador 2012-2013

PRÊMIO ROTARY PARA A PAZ

E A COMPREENSÃO MUNDIAL

Em cada ano, desde 1981, com apenas uma exceção, o Prêmio Rotary para a Paz e a Compreensão Mundial tem sido entregue àqueles indivíduos ou organizações "cuja vida ou trabalho realizado represente de

alguma maneira excepcional ou meritória, o ideal rotário de prestação de serviço, especialmente na promoção da compreensão, da boa vontade e da paz mundial". O prêmio é entregue durante a Convenção Internacional do

Rotary. Uma comissão composta por membros de todo o mundo escolhe o vencedor, cujo nome deve ser ratificado pelo Conselho Diretor do RI e pelos Curadores da Fundação Rotária.

Além de uma bela escultura de cristal, é entregue ao vencedor a quantia de US$100.000 dólares, a ser doada a uma entidade de caridade da sua escolha, mas que tenha objetivos em harmonia com a missão da Fundação Rotária de alcançar, através de projetos humanitários e educacionais, a paz e a compreensão mundial. O prêmio já foi entregue às seguintes pessoas e organizações: Dr. Noburo Iwamura , professor japonês

de pesquisa médica; Papa João Paulo II; Dr. Lotta Hitschmanova , humanista canadense; Associação Mundial do Movimento dos Escoteiros ; Dr. Albert Sabia , cientista descobridor da vacina oral contra a poliomielite; Comissão Internacional da Cruz Vermelha; Lady Hermione Ranfurly , dos Serviços Bibliotecários Ranfurly; Exército da Salvação; Vaclav Havel , Presidente da antiga Tcheco-Eslováquia; Javier I'érez de Cuéllar , ex-Secretário Geral das Nações Unidas; Edward J. Piszek , homem de negócios e filantropo americano; Dr. Fred Hollotns , médico australiano; Jimmy Carter, Ex-Presidente dos EUA; e James Grant (1995), ex-diretor executivo da UNICEF.

FEVEREIRO MÊS DA

PAZ E

COMPREENSÃO

MUNDIAL

(5)

5

Os intercambistas estrangeiros em nosso distrito participaram de uma viagem ao nordeste brasileiro neste verão através da Terra Brasil Turismo, agência autorizada para efetuar viagens exclusivas para intercambistas de Rotary. O roteiro incluiu cidades como Belo Horizonte, Lençóis (Chapada Diamantina), Maceió, Natal, Salvador, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Guarapari e Angra dos Reis. Participaram da viagem os jovens Dario Fernando Enrique Hernandez (D4280, Colômbia), Jacob Corneliusen (D1450, Dinamarca), Nico Geisler (D1850, Alemanha), Natasha Alexandra Medina Vicent (D4150, México), Mariana Estefania Hernandez Lozano (D4150, México), Elena Velez (D6270, Estados Unidos), Hernando Felix Villagran (D4110, México), Luis Alfonso Chavez Navarro (D4150, México) e Pierrick Huot-Marchand.

VIAGEM INTERCAMBISTAS AO

NORDESTE BRASILEIRO

Os Interactianos de Bagé Rainha da Fronteira convidaram os rotarianos de Bagé e Aceguá para comemorar o aniversário de Rotary International, tomando um chimarrão na Praça de desportos de Bagé, em frente ao monumento Paul Harris.

INTERACT CLUB

RAINHA

DA FRONTEIRA

Casa da Amizade

Casa da Amizade

Em ação beneficente, A Presidente da Casa da Amizade de Itaqui, Marta Tschiedel da Silva, fez a entrega de um multiprocessador que havia sido doado pelo casal Governador para que fosse feita uma ação entre amigos para arrecadar fundos. A contemplada foi a pequena Isabela Boaz. A doação para Polio foi de R$300,00.

CASA DA AMIZADE DE ITAQUI

COMPANHEIRO PAUL HARRIS

Uma pessoa , rotariana ou não, que contribui com o valor de 1.000 dólares rotários à Fundação Rotária, ou em cujo nome é feita tal contribuição, recebe como reconhecimento o título de Companheiro Paul Harris, que consiste de certificado e distintivo com a opção de medalha, ao custo de 15 dólares rotários.

O título deve ser adquirido através do site www.rotary.org.br

- Festa do Dia das Crianças da Escola Municipal de turno Oposto Criança Feliz. Foi uma tarde com muitas brincadeiras, brindes e logo após lanche com docinhos patrocinados pelo Interact Club Santiago e Rotary Club Santiago; - Visita á 14ª Feira do Livro , o qual procedeu distribuição de balas Rotary End Polio Now . na foto Interact Club de Santiago com o Prefeito Municipal de Santiago;

- Natal Vida da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social . Doação de 50 brinquedos e ajudando o Papai Noel a distribuí-los, juntamente com Rotarianos e Senhoras da Casa da Amizade.

INTERACT CLUB E ROTARY CLUB DE SANTIAGO PROMOVEM

AÇÕES CONJUNTAS

(6)

6

O Rotary International oferece

anualmente aos seus Clubes o prêmio Menção

Presidencial. Ela é oferecida aos Clubes que no

decorrer do ano Rotario tomaram medidas

para se tornarem mais forte, prestar melhores

serviços e melhorar sua imagem pública.

Os Interact e Rotaract Clubs também

são elegíveis a premiação.

Para se candidatarem ao prêmio, os

Clubes devem enviar o formulário da menção

preenchido (link abaixo) ao Governador de seu

distrito, até o dia 31 de Março de 2013:

(http://www.rotary.org/RIdocuments

/pt_pdf/900a_pt12.pdf)

MENÇÃO PRESIDENCIAL

2012-13

Informe

JULHO E JANEIRO SÃO OS

MESES CORRETOS

PARA O PAGAMENTO DA

PER CAPITA DE RI

Ao contrário do que muitos clubes acreditam e tomam como prática, os meses de Janeiro e Julho (1º e 2º semestres do ano rotário) são os períodos corretos e determinados pelo Conselho Diretor de RI para que os clubes paguem a per capita semestral.

Junto com pagamento deverá ser enviado ao RI o Relatório Semestral de sócios corrigido e atualizado (procedimento obrigatório). Esse documento é enviado aos secretários de clubes sempre no início de cada semestre. Alternativamente, os clubes poderão baixá-lo diretamente no Portal de RI.

O s p a g a m e n t o s d e v e m s e r f e i t o s preferencialmente através de boleto bancário, o qual deve ser gerado no site www.rotary.org.br link “emissão de boleto”.

Dúvidas poderão ser dirimidas através do e-mail carlos.afonso@rotary.org ou Fabio.peverari@rotary.org

Companheiro presidente, secretário

e tesoureiro 2012-2013.

Se você não nos enviou a data de seu

aniversário. Mande! Vamos brindar juntos.

(7)

7

Nossa cidade faz fronteira com Rio Branco ( Uruguai ) , portanto há

grande fluxo de pessoas devido aos free shoppings. As reservas de

hotel e/ou pousada devem ser feitas com muita antecedência. Em

breve, estaremos divulgando a lista de hotéis e pousadas no site do

Distrito. Confira e faça já a sua reserva !!!

Faça sua reserva, venha participar!!!!

DATAS EVENTOS LOCAIS

23 de fevereiro 2013 PRÉ-GATS Dom Pedrito

22 de março de 2013 GATS Bagé

23 de março de 2013 PETS Bagé

20 de abril de 2013 Assembleia Distrital São Gabriel

06 de julho de 2013 Trans missão e Posse Cachoeira do Sul

Calendário de Eventos Distritais

de 2013

(8)

O Rotary Club de Cachoeira do Sul, por orientação da Governadoria do Distrito e do Governador Assistente Altoé, em comemoração a data de fundação do Rotary International 108 anos , realizou uma entrevista na Rádio Fandango AM, com aproximadamente 50 minutos de duração, onde participaram os quatro Presidentes de Rotary de Cachoeira e mais o futuro Governador Eleito. Também foi feita uma divulgação sobre esta data nos dois jornais da cidade discorrendo sobre a importância de Rotary International e suas conquistas espalhadas pelo mundo.

O Rotary Club de Livramento Sul fará uma celebração, com a participação de todos os clubes de Rivera e Livramento e a Casa da Amizade, para comemorar os 108 anos de fundação do Rotary International, ocorrido no dia 23 de fevereiro.

Na ocasião, a Governadora Assistente - Cecília Siqueira Amaral Área 04, fará uma palestra ressaltando a importância do Rotary.

O Rotary Club de Bagé Sul realizou a doação de aparelhagem de fisioterapia à Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. Foram quatro aparelhos, como ultrasom e infra vermelho. Os equipamentos foram doados ao clube pela fisioterapeuta Michele Lopes.

Os aparelhos aumentam a capacidade sala de fisioterapia montada pelo Rotary Bagé Sul no final do ano passado na Fundação Auta Gomes para o tratamento dos idosos que residem no asilo.

ROTARY BAGÉ SUL DOA

APARELHAGEM DE FISIOTERAPIA

ROTARY CLUB DE CACHOEIRA DO SUL

CELEBRA 108

DE FUNDAÇÃO

DO ROTARY INTERNATIONAL

O ROTARY CLUB DE

LIVRAMENTO SUL

O ROTARY CLUB DE DOM PEDRITO

OBELISCO DA PAZ

8

O Rotary Club de Dom

P e d r i t o O b e l i s c o d a P a z

comemorou o carnaval num

e s t i l o a m o d a a n t i g a .

Companherismo e alegria fizeram

parte desta confraternização.

Referências

Documentos relacionados

Pode-se perceber que a COTRISOJA, como uma organização que está inserida em uma comunidade e dependente desta para a concretização de seus objetivos não foge de

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das