• Nenhum resultado encontrado

CAVALEIROS UNIDOS DO SUL. Rito Escocês Retificado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAVALEIROS UNIDOS DO SUL. Rito Escocês Retificado"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A

A∴

∴G

G∴

∴D

D∴

∴G

G∴

∴A

A∴

∴D

D∴

∴U

U∴

LOJA DE MESTRES ESCOCESES DE SANTO ANDRÉ

CAVALEIROS UNIDOS DO SUL

Fundada em 23 de Julho de 2007

vinculada a

Prefeitura Brasil

jurisdicionada ao

Grande Priorado do Brasil da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa

30/07/2012 – Comunicação Oficial da Loja de M.E.S.A. Cav. Unidos do Sul no 018-011/2012

ASSUNTO:

Informações sobre o Rito Escocês Retificado a Maçons convidados a participar do R.E.R.

Rito Escocês Retificado

CLASSES E GRAUS

O rito é dividido em três classes: as Lojas Azuis ou de São João, as Lojas Verdes ou de Santo André e a Ordem Interior.

Nas Lojas Azuis ou de São João é mantida uma grande parte do tronco inicial. Estes três graus iniciais simbólicos de Aprendiz, Companheiro e Mestre apresentam semelhança com outros ritos da Maçonaria Especulativa.

Nas Lojas Verdes é conferido o último grau dito maçônico, que é de Mestre Escocês de Santo André. É relatado que no R.E.R. sem este quarto grau, a iniciação maçônica ficaria incompleta.

A Ordem Interna confere os graus de Escudeiro Noviço e Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa (C.B.C.S.). A Ordem dos C.B.C.S. não é discreta, mas sim é uma Ordem realmente secreta. A armadura de um CBCS só pode ser realizada por um Grão Prior e Grão Mestre Nacional em exercício. Os Rituais, até agora, são conhecidos apenas pelos Oficiais de Regime, os próprios CBCS têm apenas as instruções.

ADMINISTRAÇÃO

As Lojas Azuis são administradas por uma Potência Simbólica, ou seja, subordinada a uma Grande Loja ou a um Grande Oriente.

As Lojas Verdes e a Ordem Interna estão afetas a um Grande Priorado Retificado.

Este Grande Priorado Retificado deve ser absolutamente autônomo e independente de qualquer sociedade ou corpo maçônico. Não pode estar subordinado a corpos que contenham outros Ritos e muito menos a Corpos Simbólicos.

O território nacional é ainda dividido, no que diz respeito à Ordem Interior, em Prefeituras que reúne os C.B.C.S. e Escudeiros Noviços do território.

Até 02 de agosto de 1828 o controle do Rito e a faculdade de conceder as cartas-patente era do Diretório de Estrasburgo, pertencente a Va província da Borganha da Estrita Observância Templária que cessou suas atividades e transferiu os poderes para o Grande Priorado Independente da Helvetia (G.P.I.H.) na Suíça. Até hoje o G.P.I.H. é o verdadeiro guardião do Rito.

(2)

HISTÓRICO DO RITO

Muitos influíram na criação do RER (Karl Gothelf von Hund, Charles de Hesse, Ferdinand de Brunswick, Jean de Turkheim, Saint-Martin, Mesmer, Martinets de Pasquallys, entre outros...), mas foi Jean-Baptiste Willermoz (1730-1824) quem o estruturou e conduziu tudo até o seu final. Ele mantinha contatos com maçons de toda a Europa, principalmente com os Irmãos mais qualificados de todos os ritos.

O Rito foi constituído na França no terceiro quarto do século XVIII. Têm raízes anteriores a 1754. Foram datas importantes para o R.E.R. a Convenção de Unwürde (1754), a Convenção de Altenberg (1764), a Convenção de Kohlo (1772), Convenção de Brunswick (1775).

Mas o Rito só consolidou-se em 10 de Dezembro de 1778 no Convento de Lyon na França (também conhecido como Convento de Gaules), sendo reafirmando em 1782 no Convento de Wilhemsbad na Alemanha em 1782. Os Rituais foram ainda trabalhados por Jean-Baptiste Willermoz até 1809, permanecendo puro até o presente momento.

Jean-Baptiste Willermoz criou e estruturou um Rito que amalgamou três fortes tendências da época: 1) a maçonaria existente na França na sua vertente mais significativa – o Escossismo (este Escossismo daria origem na França ao Rito Francês ou Moderno, com três graus simbólicos e quatros altos graus); 2) as doutrinas dos Elus Cohens (Ordem não maçônica constituída por maçons) do Sistema de Martinetz de Pasquallys; 3) o sistema da Estrita Observância

Templária do Barão Karl Gothelf von Hund, também apelidada de Maçonaria Retificada (reforma de Dresde),

sistema alemão em que a vertente cavalheiresca se sobrepunha à maçônica e se reclamava de não herdeira, mas de restauradora da Ordem do Templo, extinta em 1312.

Neste contexto da Estrita Observância Templária, deve se situar o Capítulo de Clermont, que cria (1755) na França uma estrutura que permite praticar os Altos Graus da Maçonaria Templária. Foi a este capítulo que se afiliou o Barão Karl Gothelf von Hund (iniciado na Inglaterra) criando na Alemanha o Rito da “Estrita Observância”, que mais tarde dará origem ao Rito Escocês Retificado.

O termo “Retificado” não tem nenhuma relação com o atual R.E.A.A. O termo tem origem na Estrita Observância Templária e nas Lojas Escocesas da Alemanha que foram retificadas na denominada “reforma de Desdre” (ou seja, o termo surgiu antes da consolidação do R.E.A.A). Ocorreu nesta reforma que o Rito Escocês Retificado foi diversas vezes depurado em diversos Conventos [reuniões maçônicas magnas que duram várias semanas]; daí o seu nome de “retificado”; uma primeira reunião deu-se em Colónia, onde se separou de elementos que se julgavam ter sido introduzidos na Ordem pela Companhia de Jesus . Os dois principais Conventos, no entanto, foram os de Lyon em 1778 e de Wilhelmsbad em 1782.

A Estrita Observância Templária, ou Maçonaria Retificada de Dresde, era um sistema maçônico-cavalheiresco de origem germânica, fundado entre 1751 e 1755 por Karl Gothelf von Hund, Barão do Império, Senhor de Lipse, na Alta Lusace, que tencionava iniciar uma reforma moral da Maçonaria alemã, reunia, em seu seio, uma parte da nobreza alemã, se constituindo em herdeira e continuadora da Ordem do Templo, de onde pretendia deter os conhecimentos espirituais, que estavam de posse dos Templários, e projetava a restauração dessa Ordem, abolida em 1312.

Jean-Baptiste Willermoz elaborou um aperfeiçoamento do sistema maçônico da época em Lyon (Escossismo) com base na doutrina e no sistema oriundo da Ordem dos Cavaleiros Maçons Elus Cohens do Universo, ou seja numa adaptação dos ensinamentos secretos e esotéricos do sistema de Martinets Pasquallys e de uma herança espiritual da Ordem do Templo. A doutrina de Martinets de Pasqullys foi rapidamente compreendida por Willermoz que trabalhou em sua regeneração pessoal e com o objetivo de estender essa doutrina na maçonaria. Os maçons franceses apresentavam objetivos políticos e vingativos, razão pela qual Willermoz buscou aliança com os maçons alemães da Estrita Observância Templária, que eram isentos daqueles objetivos, norteando o novo regime para o verdadeiro objetivo da maçonaria, onde as diretivas de seus estudos deveriam se orientar na busca da Divindade. Willermoz muito inteligentemente retirou as pretensões Templárias da Estrita Observância, isto no sentido político material e temporal da Ordem do Templo e reclamou apenas de uma herança espiritual. Assim, a partir do Convento de Lyon, em 1778, os denominados Templários da Estrita Observância da França e Alemanha pertencentes ao novo

(3)

regime adotaram o nome de Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa (C.B.C.S.). A Estrita Observância continuou a existir até o século XIX.

A Estrita Observância se diz que reconstituiu o que era a antiga Ordem do Templo. Segundo esta divisão, o território francês estava repartido em três Províncias: a IIª Província, Auvernia, com a cidade de Lyon como sua sede; a IIIª Província, Occitania, com sede em Bordeos; e a Vª Província, Borgonha, com sede em Estrasburgo. Na época do eclipse da Ordem da Estrita Observância, suspensa no século XIX, Grande Priorado Independente da Helvécia, herdeiro da Vª Província (de Bourgogne (Borgonha)), recolheu as chancelas e povoou duas outras províncias, tornando-se, assim, o conservador do R.E.R. no mundo.

A história deste Rito na França não é fácil de estudar, pois após a Revolução Francesa o desenvolvimento do Rito sofreu um eclipse e as Lojas que o trabalhavam, faziam-no sob uma grande discrição. É importante citar que o R.E.R. reagia-se contra a tendência política da Maçonaria Francesa que iria alguns anos mais tarde, conduzir à criação do Grande Oriente de França.

Em 1935 o Grande Priorado Independente de Helvetia, outorga carta-patente ao Grande Priorado de Gálias, estabelecendo-lhe assim com todos os seus direitos e prerrogativas. O ressurgimento do R.E.R. na França foi um dos responsáveis pela regularização da maçonaria simbólica na França na época, pois houve a criação de outra potência para as Lojas Simbólicas: o da Grande Loja Nacional Francesa, que foi na época a única potência maçônica simbólica reconhecida pela Inglaterra em França. Para explicar a Loja nº 1, "Le Centre des Amis" do R.E.R. está na origem da fundação da Grande Loja Nacional Independente para a França e Colônias, que mais tarde viria a ser constituída Grande Loja Nacional Francesa (G.L.N.F.).

O Grande Priorado das Gálias tem sido citado como guardião do Rito, pela sua própria história e história do desenvolvimento do Rito na França. Isto não é verdade. Pois foi o Grande Priorado Independente da Helvetia (G.P.I.H.) na Suíça, o responsável legalmente pela conservação do Rito e em especial quando ele sofreu seu eclipse ou falta de interesse na França.

Hoje o Grande Priorado das Gálias é uma Potência declarada irregular por todo o Mundo, pois quer dominar todos os graus, do grau 1 ao grau 6, contra o tratado assinado Grande Loja Nacional Francesa e contra as normas de regularidade maçônica.

Na França existe hoje o Grande Priorado Retificado da França, que administra somente os graus 4, 5, e 6 e sendo os graus 1, 2 e 3 são administrados Grande Loja Nacional Francesa. O Grande Priorado Retificado da França é reconhecido pelo Grande Priorado Independente de Helvetia e todos Priorados regulares do mundo.

HISTÓRICO DO RITO NO BRASIL (obs: com fatos históricos relacionados ao Oriente de Camboriú)

Lojas Simbólicas

No ano de 2005 três Lojas do Grande Oriente do Brasil receberam autorização para trabalhar provisoriamente no Rito Escocês Retificado. Entre as Lojas fundadas citamos a nossa do Oriente de Camboriú, a A.R.L.S. Novo Horizonte fundada em 16/08/2005 e que teve na época como o primeiro membro honorário fundador o Mui Reverendo Cavaleiro Santiago Ansaldo de Aróstegui, MH, GCCS, GCT, em 2008-2102, Grão Prior e Grão Mestre Nacional do Grande Priorado do Brasil da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa (G.P.B.O.C.B.C.S.) e seu Fundador!

A Loja Simbólica Provisória Novo Horizonte foi presidida pelo Rev. Cav. Gert Egon Frischknecht, GCCS, GCT, que na época (2008-2011) foi o Chanceler de Relações Exteriores do G.P.B.O.C.B.C.S , e atuou como Venerável Mestre Provisório da A.R.L.S. Novo Horizonte sustentado suas colunas por quase sete anos (2005-2012).

As Lojas do GOB trabalharam provisoriamente até o ano de 2012 quando receberam sua Carta Constitutiva Definitiva na mesma data. Sendo que a primeira Loja regularizada no Grande Oriente do Brasil foi a A.R.L.S. Novo Horizonte, cerimônia que foi realizada dia 27 de Abril de 2012.

(4)

A A.R.L.S. Novo Horizonte vinha aprimorando a ritualística de longa data. Houve sessões de simulação e ou instrução da cerimônia de recepção (iniciação) do grau 1, 2 e 3 quando Loja Provisória. As sessões da A.R.L.S. Novo Horizonte enquanto trabalhava em regime de Loja Provisória tinham como objetivo a instrução aos Mestres Escoceses de Santo André da Loja Cavaleiros Unidos do Sul, para melhor compreensão do Rito, visto que os membros eram os mesmos. O domínio da ritualística, de ter os ornamentos dos Graus Simbólicos e uma administração comprometida nesses últimos anos, permitiu a Loja Novo Horizonte ser regularizada imediatamente ao recebimento da Carta Constitutiva, cerimônia inclusive a muito aguardada e planejada. A sessão de 27/04/2012 foi realizada com muita pompa, sendo presidida pelo Grão Mestre do GOB-SC Eminente Irmão Wagner Sandoval Barbosa, MH, Delegado do Grande Priorado do Brasil da Ordem dos C.B.C.S, e membro honorário da A.R.L.S. Novo Horizonte!

A primeira instalação de V.M. do R.E.R. no GOB foi realizada em 01/06/2012 na A.R.L.S. Novo Horizonte. E a Loja trabalha para realizar sua primeira sessão de recepção ao Grau 1 (iniciação) ainda em 2012.

Lojas Verdes e Ordem Interior

No Brasil, o Regime se iniciou sob os auspícios do Grande Priorado Independente da Lusitânia que outorgou as Cartas Constitutivas das primeiras Lojas de Santo André e logo das primeiras Prefeituras, constituindo-se uma Delegação Nacional com sede no Brasil e nomeando-se como seu Delegado o hoje (2012) Mui Reverendo Cavaleiro Santiago Ansaldo de Aróstegui MH, GCCS, GCT, Grão Prior e Grão Mestre Nacional Passado, Fundador do G.P.B.O.C.B.C.S.

Entre as primeiras Lojas de Santo André, citamos a nossa do Oriente de Camboriú a Loja de Santo André “Cavaleiros Unidos do Sul” fundada em 23 de Julho de 2007, sendo fundada e presidida até 2011 pelo Rev. Cav. Gert Egon Frischknecht, GCCS, GCT. Os Irmãos que a fundaram eram todos Cavaleiros de Ordens como do Templo e ou Malta e ou C.B.C.S. de onde vem o nome “Cavaleiros” que precede ao título “Unidos”, sendo o termo “Unidos” lema dos Maçons do Oriente de Camboriú. E o termo “Sul” é devido que no Oriente de Camboriú reuniam-se na época (alguns ainda hoje) Irmãos pertencentes ao Oriente de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A primeira Prefeitura foi a Prefeitura Brasil, presidida na época pelo Prefeito Rev. Cav. Roberto Expedito Casemiro, MH, GCC, Prefeitura a qual nossa Loja de Mestres Escoceses de Santo André Cavaleiros Unidos do Sul é vinculada desde sua fundação.

Em 7 de Setembro 2008 o Grande Priorado Independente da Helvetia (G.P.I.H.), Priorado Mãe do Mundo, e com o acordo unânime e presença de todos os Grandes Priorados, outorgou Carta Patente e sagrou o Grande Priorado do Brasil da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, com jurisdição nacional exclusiva, instalando como seu primeiro Grão Prior/Grão Mestre Nacional e seu Fundador, o hoje Grão Prior/Grão Mestre Nacional Passado Mui Reverendo Cavaleiro Santiago Ansaldo de Aróstegui, MH, GCCS, GCT, e seu primeiro Grão Prior Adjunto, hoje Grão Prior e Grão Mestre Passado de Honra, o Reverendo Cavaleiro Manoel Oliveira Leite, MH, GCCS, GCT. O nome do Grande Priorado do Brasil inicialmente tinha o termo Rito Escocês Retificado, mas dado as confusões no Brasil em relação ao R.E.A.A. o nome foi substituído adotando-se o nome Grande Priorado do Brasil da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa.

Igualmente e seguindo a Tradição Templária constituiu a XIª Província denominada Terras de Vera Cruz, que abrange o território da República Federativa do Brasil.

O Grande Priorado do Brasil está posto sob o governo supremo de um Grão Prior/Grão Mestre Nacional que dirige a Ordem assistido por um Diretório composto de Grandes Oficiais. Um Grande Capítulo constitui o órgão deliberante e se reúne ao menos uma vez ao ano. Por outra parte, um Rei de Armas cuida do Armorial do Grande Priorado.

As Prefeituras estão dirigidas por um Prefeito e reúne os C.B.C.S. e os Escudeiros Noviços do território. Do Prefeito dependem as Lojas de Mestres Escoceses de Santo André a ele vinculadas

(5)

FILOSOFIA DO RITO

O RER esta delineado e se pauta pelos regramentos estabelecidos pelos Conventos de Lyon e de Wilhemsband e nada mudou até agora, permanecendo puro desde sua origem.

Alguns o consideram o Rito mais próximo da Maçonaria Operativa de origem Medieval, ou seja, anterior a 24 de Junho de 1717.

O Escocismo é uma forma de maçonaria antiga, que existia e entrou em França ainda antes da criação da Grande Loja da Inglaterra. Foi esse antigo Escocismo que deu origem Rito Escocês Antigo e Aceito e ao Rito Frances ou Moderno.

O R.E.R. é um sistema maçônico e cavalheiresco cristão. Não existe nenhum caráter confessional no Rito. É um Rito Cristão no sentido filosófico do termo e se traduz num aprofundamento do estudo e prática da doutrina

esotérica cristã e à total adesão aos princípios e tradições, tanto maçônicas como cavalheirescas.

Os primeiros quatros graus estão fundamentados na reconstrução interior do homem pelo aprofundamento da fé e da prática assídua das virtudes cristãs.

O quarto grau, o de Mestre Escocês de Santo André, completa a iniciação maçônica considerado como um último grau dito maçônico. A cerimônia de recepção a este grau recapitula e culmina o conteúdo iniciático e doutrinal dos três que lhe precedem, dando ao conjunto uma total coerência. Ao novo Mestre Escocês de Santo André, lhe é dado a contemplar tudo o que pode esperar até alcançar sua reintegração na Jerusalém Celeste, objetivo da iniciação maçônica.

A Ordem Interior é uma Ordem de Cavalaria Cristã de nenhum modo assimilável, nem a um sistema de altos graus, nem aos graus filosóficos. Comporta duas etapas: uma primeira etapa preparatória e transitória que é a de Escudeiro Noviço. A qualidade de Escudeiro Noviço se confere pela cerimônia de investidura. Esta qualidade é, sem embargo, revogável. O Escudeiro Noviço tem como única tarefa preparar-se, durante o prazo de pelo menos um ano, para converter-se em Cavaleiro; mas se durante este período de tempo não mostra a preparação requerida, pode e inclusive deve, segundo o disposto no Código dos C.B.C.S., ser retrocedido a sua condição de Mestre Escocês de Santo André. A segunda etapa é a de Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa (C.B.C.S.). Esta etapa não é um grau, senão uma qualidade que se confere em cerimônia de armamento. O Cavaleiro tem o dever de obrar ativamente na Ordem e no mundo, para por em prática os ensinamentos morais, religiosos e doutrinais recebidos nas Lojas de São João e de Santo André. Lojas que não abandona e onde deve agora mais do que nunca, dedicar-se ao serviço de seus irmãos e ao de todos os homens, particularmente, o exercício da beneficência.

O R.E.R. esta ligado a mensagem de Amor e Tolerância do Novo Testamento, sem detrimento da Justiça vinculado pelo Antigo Testamento.

Esta ligado a Doutrina de Martinets de Pasquallys, que encerra a revelação de verdades primordiais, a maneira de transpor a barreira que separa o Homem da Divindade, trazendo uma mensagem oculta, conservada alegoricamente nas Escrituras Sagradas, sob o véu do símbolos, que diz-se transmitida pelos tempos através das sociedades secretas, uma tradição perdida pela maçonaria, reencontrada pela Doutrina de Martinets de Pasquallys. Esta doutrina explica a história da humanidade nas conseqüências do pecado original e na subdivisão do Homem Primitivo. Da condição de Adão seduzido pelos espíritos perversos, querendo ter sua própria posteridade “espiritual”, resultado numa forma material (Eva) que constitui sua própria prisão o privando da comunicação com a Divindade e exposto aos ataques de espíritos perversos. A posterioridade de Seth para obter sua reconciliação e entrar em contato com a Divindade. O Elus Cohen (um Ordem não maçônica constituída por maçons) deveria seguir rigorosamente o ritual e renunciar o que existe neste baixo mundo e resignar a receber a graça no seu devido tempo. O conteúdo essencial da doutrina “esotérica” de Martinez de Pasqually versa sobre a origem primeira, a

(6)

condição atual e o destino último do homem e do universo. É relatado que a doutrina de Martinez de Pasqually esta relacionada com a tradição cristã indivisível, dita como secreta, recebida pelos ensinamentos dos padres da Igreja.

Esta ligado a “Tradição Templária”, pela filosofia e esoterismo oriundo da Estrita Observância, porém sem a pretensão da descendência direta dos Templários, mas de uma filiação espiritual oriunda do Mundo Invisível, ou seja uma herança espiritual.

Os trabalhos são conduzidos filosoficamente e esotericamente para o verdadeiro objetivo da maçonaria, onde as diretivas de seus estudos se orientam na busca da Divindade.

Fortifica a fidelidade a religião cristã, fundamentada na fé na Santíssima Trindade. O aperfeiçoamento do indivíduo pela prática das virtudes cristãs com o fim de aprender a vencer as paixões, corrigir os defeitos e progredir na via da realização espiritual.

.

Que nossa Ordem prospere!

Fraternalmente

B.A.I. Rev. Cav.

Ivens Frischknecht

, CCS i.o. Eques Aurorae

Deputado Mestre da

Loja de Mestres Escoceses de Santo Andre “Cavaleiros Unidos do Sul” Grande Inspetor do G.P.B.O.C.B.C.S.

Para ná Santa Ca tarina Rio Grand e d o Sul L O JA D E SA NT O A NDRÉ “CAVA LEIR OS UNIDOS DO SUL ” PREFEITURA BRASIL 23-07-2007 SANTA CATARINA

Referências

Documentos relacionados

En así que tanto en países del Sur como del Norte Global surgen percepciones de niñas y niños que podemos englobar como sutiles etiquetas de la pobreza, que confirman

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

Para essa tarefa, tomo aqui como exemplo A noiva de Frankenstein (James Whale, 1935), filme que se tornaria cultuado nos anos subsequentes a sua realização,

Stable transfected cells were then incubated with a stressing agent at different concentrations to monitor protein misfolding and the appearance of stress granules, in

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos