• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES CAMPINAS DO SUL RS === 19 de maio de 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES CAMPINAS DO SUL RS === 19 de maio de 2018"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

‘’’

INFORMATIVO da PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

CAMPINAS DO SUL – RS ===

19 de maio de 2018

Mensagem da Liturgia da Solenidade de Pentecostes

Das Cinzas da Quaresma, ao fogo do Pentecostes, foram três meses intensos, deste belíssimo Ano Nacional do Laicato! Nestes 50 dias de celebração festiva da Páscoa, procuramos deixar o sopro do Espírito Santo entrar por alguma fresta do nosso coração e reacender em nós a chama da fé.

Celebramos a Solenidade de Pentecostes; grande mistério de nossa fé em que a Paz anunciada pelo Ressuscitado, retorna ao Cenáculo para derramar os dons do Espírito Santo sobre os seus Apóstolos, na presença da Bem Aventurada Virgem Maria.

Pentecostes, festa do Espírito Santo. Festa da Igreja. E é do sopro do Espírito Santo, no coração de cada um dos batizados e na casa da Igreja.

Santo Ambrósio já dizia: “A Igreja é esse navio que navega, bem neste mundo, ao sopro do Espírito Santo, com as velas da Cruz do Senhor plenamente desfraldadas”». E disse São João Paulo II: “O Espírito é como o vento que sopra a vela da grande barca da Igreja”. ... “Esta vela da barca da Igreja vale-se de outras inúmeras e pequenas velas, que são os corações de cada um dos batizados”. Neste sentido, cada um é desafiado a içar a própria vela, e a desfraldá-la com coragem, para permitir ao Espírito agir, em si e a partir de si, com toda a Sua força renovadora. Na medida em que cada um deixar o sopro do Espírito agir, na sua própria vida, na vela da sua própria fé, oferecerá também o melhor contributo à missão da Igreja, para que esta navegue, sem medo, nas águas agitadas da história. No meio das tempestades, que, por certo, nunca faltarão, tenhamos a confiança de que, nesta barca, está o Senhor! Esta barca da Igreja não é minha, não é nossa, não é de ninguém em exclusivo. Mas é d’Ele. Por isso, o Senhor não a deixa afundar! É Ele que a conduz.

Neste dia de Pentecostes, gostaria simplesmente de vos dizer isto: Invocai o Espírito Santo! E Ele virá, dos quatro ventos, com o seu sopro, reacender a vossa fé. E impelir a barca da Igreja, na aventura da missão!

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Sabedoria, concedei-nos a graça de apreciar e estimar os bens do céu e mostrai-nos os meios para alcançá-los.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Entendimento, ilumina nossas mentes a respeito dos mistérios da salvação, para que possamos compreendê-los perfeitamente e abraçá-los com fervor.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Conselho, inclina nossos corações a atuar com retidão e justiça para benefício de nós mesmos e de nossos semelhantes.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Fortaleza, fortalecei-nos com tua graça contra os inimigos de nossa alma, para que possamos obter a coroa da vitória.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Ciência, ensinai-nos a viver entre as coisas terrenas para assim não perder as eternas.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Piedade, inspirai-nos a viver sóbria, justa, e piedosamente nesta vida, para alcançar o céu na outra vida.

Vem, Espírito Santo, com teu Dom de Temor de Deus, para que reconheçamos nossos limites humanos, nossas infidelidades, diante da grandeza do amor e da bondade do Senhor.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.

Divino Espírito Santo, enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. - E renovareis a face da terra.

Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos pelo mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e que gozemos sempre da Sua consolação. Amém.

(2)

Coleta em favor de Projetos Missionários: Na festa de Pentecostes, neste domingo, 20 de maio, as comunidades católicas das Dioceses do Rio Grande do Sul realizarão uma coleta em favor dos projetos missionários por elas mantidas em Moçambique (na África) e na Amazônia, em nosso País.

É um gesto solidário para ajudar missionários engajados em projetos que levam a mensagem de Deus e que procuram trabalhar na recuperação da dignidade de muitas pessoas e na inclusão social. Lembramos para as equipes de liturgia que esta coleta seja motivada em cada comunidade da paróquia de Campinas, e depois encaminhada à secretaria paroquial.

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL DA SEMANA:

- Sábado, 19 de maio: às 18h, missa na igreja matriz; às 19h30, missa das bodas de prata matrimonial de Paulo e Flávia Maccari, na comunidade de São Paulo.

- Domingo, 20 de maio: às 9h, missa na igreja matriz; às 10h30, missa e festa na comunidade São Roque, Cruzaltense.

- Segunda-feira, 21 de maio: às 18h30, Terço dos Homens na igreja matriz.

- Terça-feira, 22 de maio: às 18h, terço na igreja matriz e em seguida a novena perpétua de Na. Sra. das Graças.

-

Sexta-feira, 25 de maio: às 15h, Terço da Misericórdia, na igreja matriz.

- Sábado, 26 de maio: às 18h, missa na igreja matriz; às 19h30, celebração matrimonial de Éverton Slomp e Andressa Martinazzo, na igreja matriz.

- Domingo, 27 de maio: às 9h, missa na igreja matriz; às 10h30, missa e festa da padroeira na comunidade Na. Sra. do Caravággio, Linha Progresso.

Oração do terço na igreja matriz Nossa Senhora dos Navegantes: Todos os dias durante o mês de maio, está acontecendo a oração do terço na igreja matriz de Campinas do Sul. Cada dia, o terço é coordenado por um grupo de Zeladoras das Capelinhas e seu grupo de famílias, ou um grupo pastoral. Durante a semana o terço será às 18h, aos sábados às 17h30, e aos domingos às 8h30. Você e sua família são convidados especiais.

Como já é costume, vamos fazer, durante o mês de maio, um jardim de flores aos pés de Nossa Senhora, manifestando nosso amor e carinho para com a Mãe de Jesus e nossa mãe. As pessoas são convidadas a levarem flores para a igreja...

Para a próxima semana:

20 - Domingo Grupo de Famílias das Zeladoras: Dilce Barbieri - Ieda Smiderle e Nadir Ducatti - Cledir Ceccato Sacardo - Pastoral da Criança

21 - Segunda-feira Terço dos Homens

22 - Terça-feira Novena Perpétua de N. Sra. das Graças

23 - Quarta-feira Grupo de Famílias das Zeladoras: Silvane Boniatti e Pierina Cofferi - Geni Barichello - Fátima de Amaral de Garais - Mari Feronatto e Nilce Aimi Lorenzzi 24 - Quinta-feira Grupo de Famílias das Zeladoras: Isolde Cleirê Dall’Agnol e Ivani Rizzi -

Terezinha Salete Baldissera e Isabel Sandri

25 - Sexta-feira Grupo de Famílias das Zeladoras: Eva Portes Schwalbert e Teresinha Alba Zanella - Elzira Simanski - Grupo de Jovens e Adolescentes

26 - Sábado Grupo de Famílias das Zeladoras: Grasiela Simanski e Nelci Conte - Conselho Econômico - ECC

27 - Domingo Grupo de Famílias das Zeladoras: Helena Camerini e Neide Sacon - Elenir Tramontina - Ivone Strapasson

28 - Segunda-feira Grupo de Famílias das Zeladoras: Maria Helena Longo dos Santos e Marcia Gotardo - Irma Battisti Rosane Conte Bortolin

29 - Terça-feira Novena Perpétua de N. Sra. das Graças

(3)

Santin - Maria Portela e Alessandra Sadoski - Ministros

Preparação para o Matrimônio: O encontro de preparação ao Matrimônio, na paróquia de Campinas, vai acontecer no dia 26 de maio, em Campinas do Sul, no Centro Catequético. Jovens que estão pensando em casar-se neste ano ou no próximo, aproveitem este encontro de preparação. As Inscrições devem ser realizadas na Secretaria Paroquial. O próximo encontro de preparação ao matrimônio será em Jacutinga no segundo semestre, no mês de setembro.

Corpus Christi – Festa do Corpo de Deus: Uma comemoração jubilosa da Eucaristia. Já é conhecida a tradicional procissão de Jesus Eucarístico pelas ruas, uma homenagem pública de fé e de reconhecimento a Jesus que, no sacramento da Eucaristia nos deixou como sinal do seu amor, o seu Corpo e Sangue como alimento para sustento da nossa vida e missão cristã no mundo.

A celebração de Corpus Christi será na quinta-feira, dia 31 de maio, às 9h15, na igreja matriz de Campinas do Sul. Em seguida se fará a procissão em torno da praça, proclamando a nossa fé na presença real de Cristo na Eucaristia. E na chegada da procissão a Bênção do Santíssimo.

Em Cruzaltense, a procissão e a missa de Corpus Christi será às 14h.

Preparação para o Batismo: O próximo encontro de pais e padrinhos em preparação ao Batismo será no dia 02 de junho, num sábado, às 14h, no Centro Catequético. Inscrições na Secretaria Paroquial.

O encontro é para pais e padrinhos de Batismo. Portanto, os pais que tiverem criança a ser batizada no decorrer do ano procurem convidar os padrinhos em tempo, não deixando para a última hora.

Mais uma vez lembramos as Diretrizes Diocesanas quanto às condições para escolher alguém para ser padrinho ou madrinha: tenha completado 16 anos, seja pessoa católica e tenha recebido os três sacramentos da Iniciação: Batismo, Crisma e Eucaristia.

Dia 08 de junho – Dia do Sagrado Coração de Jesus: A coordenação do Apostolado da Oração da Paróquia Nª Sª dos Navegantes tem a grata satisfação de convidar todos os membros do Apostolado da Oração, da matriz e de todas as comunidades, bem como os devotos do Sagrado Coração de Jesus, para participar do Encontro Paroquial do Apostolado de Oração.

Dia: 08 de junho, às 13h30, na Igreja matriz em Campinas do Sul.

Contamos desde já com a presença de todos os membros do Apostolado da Oração de sua comunidade. Lembramos aos grupos para trazerem os estandartes e os membros do Apostolado da Oração não esquecer das fitas e unidos em só coração vamos fazer desse encontro uma festa de oração.

Missas nas comunidade no mês de junho/2018

Dia do mês Dia/Semana Horas Comunidade

1º de junho 6ª-feira 19h30 Oratório Santo Antônio - Linha Guarani 02 de junho sábado 14h São Paulo

03 de junho Domingo 10h30 São Francisco – Linha Dez – FESTA da comunidade 05 de junho 3ª-feira 14h Na. Sra. do Monte Claro – Rio Liso

06 de junho 4ª-feira 19h São Caetano – Boi Branco

07 de junho 5ª-feira 14h Na. Sra. das Graças – Princesa Isabel 09 de junho sábado 14h Na. Sra. de Lourdes – Cruzaltense

10 de junho Domingo 10h30 Santo Antônio- Cruzaltense – FESTA do padroeiro 12 de junho 3ª-feira 14h Santa Lúcia – Linha Creoula

12 de junho 3ª-feira 19h Na. Sra. do Carmo – Canarinho 13 de junho 4ª-feira 14h Santo Antônio – Cruzaltense 13 de junho 4ª-feira 19h São Bonifácio – Coxilha Seca 14 de junho 5ª-feira 14h Na. Sra. de Lourdes – São Pedro

(4)

14 de junho 5ª-feira 19h Bairro São Vicente

15 de junho 6ª-feira 19h Na. Sra. das Graças – Santa Cruz 16 de junho sábado 15h Bairro São Francisco

17 de junho Domingo 10h30 Oratório Santo Antônio – Linha Dalla Rosa – FESTA do padroeiro

20 de junho 4ª-feira 14h São Roque – Cruzaltense 20 de junho 4ª-feira 19h São José – Lajeado Ipiranga

21 de junho 5ª-feira 14h Na. Sra. do Caravágio – Linha Progresso 23 de junho sábado 14h Santa Teresinha – Carafá

24 de junho Domingo 10h30 Santa Catarina – FESTA da comunidade

Não esqueça: Você com Deus

na celebração da comunidade no domingo,

Deus com você durante toda a semana!

A Voz da Diocese (20/5/2018)

Mensagem do Bispo Diocesano

Deixe o Espírito Santo agir

Estimados Diocesanos! Celebrar a solenidade de Pentecostes não é apenas fazer

memória do que aconteceu na vida dos discípulos do Senhor Jesus, que receberam o

fogo do “Espírito Santo”, e os libertou do medo de partirem em missão, reavivando em

seus corações o compromisso de darem testemunho do Senhor através do anúncio do

Evangelho.

Celebrar a solenidade de Pentecostes, neste Ano Nacional do Laicato, é uma grande

oportunidade para refletirmos sobre o nosso testemunho de cristãos, comprometidos

com o projeto de Deus na sociedade em que vivemos. Isto a começar pelo batismo, que

não deveria ser relegado a um evento social, mas recebido e assumido como um

compromisso de vida, que contempla o discipulado, a missão e o testemunho de vida.

Porque a vida do cristão é a página do Evangelho que pode ser lida e entendida em todas

as línguas e culturas.

O Espírito Santo, que tocou o coração dos discípulos, não só tirou o medo do coração

deles, mas os impulsionou a saírem pelas estradas do mundo a anunciar o Evangelho,

que ajudou a formar a grande fraternidade dos batizados, em todas as nações de todos

os continentes. O fogo do Espírito Santo não divide, porém nos une como irmãos e irmãs

que participam do projeto de amor do Pai, que envolve o Filho e o Espírito Santo.

(5)

A solenidade de Pentecoste oferece a cada batizado uma nova oportunidade de

transformação na sua vida de cristão, na medida em que ele deixar que o sopro do

Espírito Santo toque a sua vida e afaste do seu coração o medo de acolher o Senhor

Jesus, o medo de testemunhá-lo com suas atitudes, na família, no mundo do trabalho e

na comunidade de fé. É uma oportunidade também para pedirmos ao Espírito Santo que

nos liberte do medo da indiferença, do comodismo, do pessimismo que nos leva a

vivermos a passividade doentia, diante dos desafios da realidade, que impedem a

realização do projeto do Reino na nossa família e na sociedade. Que o fogo do Espírito

Santo faça arder no nosso coração de discípulos e discípulas do Senhor Jesus a chama do

amor compromisso com a vida, a verdade, a fraternidade e a missão de trabalharmos

juntos por um mundo mais justo, solidário e fraterno.

Tende todos um bom domingo.

+ Dom José Gislon - Bispo Diocesano de Erexim

DO INFORMATIVO DIOCESANO

SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: secretariado@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Ano 22 – nº. 1.161 – 20 de maio de 2018

============================================================================================

Agenda do Bispo: - Neste domingo, às 10h, crismas na comunidade Santo André Bobola, Centenário, paróquia N. Sra. do Monte Claro, Áurea.

- De segunda a sexta-feira, retiro com os padres na casa de cursos e espiritualidade Recanto Medianeira dos irmãos maristas, em Veranópolis.

- Domingo, às 09h30, por representante, oficialização de ministros e renovação de mandato de outros na comunidade da sede paroquial Santa Isabel da Hungria, Três Arroios; às 10h, Crismas na igreja da sede paroquial Nossa Senhora Medianeira, Barra do Rio Azul.

Agenda Pastoral: - Neste domingo, solenidade de Pentecostes – conclusão da Semana de Oração pela Unidade Cristã - coleta para os projetos missionários Sul 3-Moçambique e Amazônia.

- Terça-feira, às 19h30, reunião da Área Pastoral de Gaurama em Veranópolis, no retiro dos padres. - Quarta-feira, das 08h30 às 16h, no Centro Diocesano, Oficina para coordenadores paroquiais da pastoral da criança.

- Quinta-feira, às 19h, reunião do Setor das Pastorais Sociais, no Centro Diocesano.

- Sexta-feira, às 14h30, encontro de oração do Apostolado da Oração das Paróquias de Erechim, na igreja São Pedro.

- Sábado, das 13h30 às 17h, no Centro Diocesano, encontro de líderes de grupos da Infância e Adolescência Missionária; 8º Simpósio da Pastoral Familiar, em Aparecida, SP.

- Domingo, solenidade da Santíssima Trindade - 13h30, encontro de formação para os religiosos do Núcleo dos Religiosos da Diocese de Erexim, no Colégio Franciscano São José, sobre o Protagonismo dos leigos na Igreja, com assessoria da Comissão Diocesana de Leigos e Pe. Maicon Malacarne; às 19h30, 3ª reunião Equipe Vocacional, em Barão de Cotegipe; 10ª Peregrinação Nacional da Pastoral Familiar, em Aparecida SP.

(6)

Nova celebração litúrgica de Nossa Senhora no Calendário da Igreja Católica: Através de Decreto da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos do dia 03 março deste ano, o Papa Francisco determinou a inscrição da Memória da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja” no Calendário Romano Geral. Esta memória deve ser celebrada todos os anos na segunda-feira depois de Pentecostes. Portanto, nesta segunda-feira pela primeira vez. O mencionado Decreto apresenta também o objetivo desta nova celebração litúrgica: favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos fiéis, como, também, da genuína piedade mariana. Documento do Concílio Vaticano II acentua que a Igreja católica, instruída pelo Espírito Santo, com afeto de piedade filial, venera Maria como uma mãe amantíssima. Em 21 de novembro de 1964, ao promulgar Documento do mesmo Concílio, o Papa Paulo VI, que será canonizado em breve, proclamou solenemente o título de Mãe da Igreja a Nossa Senhora e todos os presentes acolheram a proclamação com muitos aplausos.

Iniciada preparação da Romaria de Fátima deste ano: A equipe de liturgia da Romaria de Fátima realizou reunião na noite de segunda-feira, no Seminário de Fátima, dando início à preparação do grande evento da devoção popular da Diocese de Erexim neste ano. No início da reunião, foi retomada a avaliação da 66ª Romaria, a do Centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, no ano passado. Depois, Pe. Clair Favreto, Reitor do Seminário Maior São José da Diocese de Erexim em Passo Fundo, novo coordenador da equipe, recordou o tema e o lema das últimas cinco Romarias e apresentou principais eventos deste ano em nível de Igreja e de sociedade em geral, a serem levados em conta na definição do tema e do lema da 67ª Romaria de Fátima, no dia 14 de outubro, com a novena iniciando no dia 05 daquele mês. A partir deste panorama, os participantes levantaram sugestões para formulação do tema e do lema da próxima Romaria. Em nova reunião, deverão chegar à formulação final dos mesmos, levantar sugestões para o cartaz e para os enfoques de cada dia da novena, a serem apresentados na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral no dia 30 de junho.

Coordenadoras paroquiais de Catequese refletem natureza e missão dos leigos e leigas:

Representantes paroquiais do setor de Animação Bíblico-catequética de 28 das trinta Paróquias da Diocese de Erexim participaram de reunião nesta segunda-feira, no Centro de Pastoral e Administração. Após a oração inicial, Luís Tomazelli, de Barão de Cotegipe, da Comissão Diocesana de Leigos apresentou atividades desenvolvidas e a serem efetuadas pela mesma. Entre elas, o encontro diocesano de leigos, no encerramento do Ano Nacional do Laicato, no dia 25 de novembro, no Salão da URI. Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, aprofundou a vocação e missão dos leigos e das leigas, sua espiritualidade, seu papel na Igreja e na sociedade, sendo sal da terra e luz do mundo. Na parte final do encontro, foram desenvolvidas dinâmicas sobre o diálogo numa catequese que possibilite ao catequizando adesão consciente e comprometida a Jesus Cristo.

Padres e leigos das Paróquias de Erexim refletem Pastoral do Batismo: Mais de 20 leigos, 6 padres, 4 diáconos e um seminarista se reuniram na noite de quinta-feira no salão de eventos da sede paroquial São Pedro de Erexim para refletir sobre a Pastoral do Batismo. No início, Pe. Maicon Malacarne, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, fez explanação ressaltando que a preparação ao Batismo deve ser vista na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã e que ela inicia com o acompanhamento às mães gestantes, no itinerário da fé, na caminhada da vida cristã, que se prolonga pela vida toda, conclui-se na morte. Assim, a catequese vai do ventre materno ao ventre da terra. Segundo Pe. Maicon, a Pastoral do Batismo na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã no espírito catecumenal tem 4 passos: visita e encontro com as mães gestantes; encontro na comunidade de caráter vivencial, orante, mistagógico, isto é, de iniciação aos mistérios da fé; momento do Batismo, com solenização dos seus diversos ritos; momento pós-Batismo, com novo contato com as famílias e celebração com todas as que batizaram crianças num determinado espaço de tempo, num ano, meio ano. Os participantes interagiram com diversas colocações e também questionamentos. Novos encontros serão realizados para a realização deste projeto.

(7)

Diocese de Erexim realiza encontro de formação e espiritualidade para secretárias paroquiais: A Diocese de Erexim reuniu secretárias e secretários das Paróquias, da Cúria Diocesana e Seminário de Fátima para formação e espiritualidade no dia 10, no Seminário e Santuário de Fátima. No início do encontro, depois do momento de oração, Dom José dirigiu sua palavra a todos, enfatizando a importância e a missão do e da secretária de instituição da Igreja. Servidores das pessoas, não realizam apenas um trabalho burocrático, mas uma verdadeira missão, sendo presença de fé. Em seguida, a psicóloga clínica e organizacional, Liseane Madalozzo, refletiu com o grupo a dimensão de serviço missionário à comunidade da secretaria paroquial. Neste serviço, a pessoa desenvolve uma forma de anúncio da Palavra de Deus. Ela revela o perfil da Paróquia. Tem um compromisso de sigilo, de confiança, com uma postura profissional e missionária. Ela está aí em nome de Deus. Em continuidade, o grupo participou da celebração eucarística no Santuário, presidida por Dom José e concelebrada pelo Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese e Coordenador da Cúria Diocesana. Após o almoço, em clima de integração, Pe. Bonetti e membros da Cúria Diocesana abordaram diversas questões práticas do serviço na secretaria paroquial e no Centro Diocesano. Pe. Bonetti coordenou a avaliação do dia. Depois, no Santuário, conduziu momento de oração a Nossa Senhora e invocou a bênção sobre todos.

Encontros nacionais da família em Aparecida: O Santuário Nacional de Aparecida acolherá famílias de todo o Brasil nos dias 26 e 27 deste mês que participarão do 8º Simpósio e 10ª Peregrinação Nacional da Família. Os eventos são organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar e vão refletir a mesma temática do IX Encontro Mundial das Famílias, de 22 a 26 de agosto próximo, na Irlanda, “O Evangelho da família, alegria para o mundo”. Nestes encontros, as famílias serão convidadas a refletir sua missão de testemunhar e transmitir a vida que receberam do Cristo Ressuscitado, como verdadeiro dom, para que elas possam enfrentar com coragem as dificuldades do mundo atual e possam levar a bom termo a própria vocação de ser “sal da terra e luz do mundo”.

Falece ex-reitor do Santuário da Salette de Marcelino Ramos: Às 17h30 desta quinta-feira, faleceu Pe. Arlindo Daga Fávero, depois de 40 dias hospitalizado, 30 deles em coma. Ele teve problemas renais e cardíacos. Inicialmente, foi internado no Hospital Santa Terezinha de Erechim e depois no Hospital da Cidade em Passo Fundo, onde veio a falecer. Pe. Arlindo nasceu no dia 04 de setembro de 1944, em Marcelino Ramos. Assumiu a vida religiosa saletina pelos votos de pobreza, castidade e obediência no dia 06 de janeiro de 1964 e foi ordenado presbítero no dia 03 de janeiro de 1971. Por 36 e seis anos, foi reitor do Santuário da Salette. Por muitos anos, foi também Diretor da Revista Salette. Foi substituído nas duas funções no início deste ano e passaria a residir em Curitiba, PR.

O corpo do Pe. Arlindo será velado no Santuário da Salette em Marcelino Ramos a partir da madrugada desta sexta-feira, 18. A missa de corpo presente será às 16h, no mesmo local, seguindo-se o

sepultamento no cemitério de Marcelino Ramos.

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Através desse processo, foram identificados os princípios a seguir explicitados: necessidade de contextualizar o conhecimento matemático; a aprendizagem ocorre através da

O objetivo deste trabalho foi a utilização de filmes do biopolímero quitosana para a remoção de íons de vanádio e dos corantes alimentícios amaranto e tartrazina, de

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Assim, o método dialético visa a apreensão da totalidade social que é, em si e para si, uma totalidade concreta, modo de ser das múltiplas determinações que imbricam o

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

De acordo com a aplicação deste modelo a um mecanismo do tipo vibro- impacto, a freqüência de excitação 3,3 Hz apresenta maiores velocidades de deslocamento, maiores forças

Sr, Artur colocou que está prevista a colocação da Defensa Metálica, na entrada da Banqueta, também neste mês de dezembro, sugeriu que a Prefeitura faça um