• Nenhum resultado encontrado

Seguranca Na Mineracao

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seguranca Na Mineracao"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Introdução

Introdução

Será abordado através deste os conceitos e as aplicações da Saúde e Segurança na Será abordado através deste os conceitos e as aplicações da Saúde e Segurança na Mineração.

Mineração.  Através d

 Através deste trabalho este trabalho vamos povamos poder entendder entender um er um pouco melhor pouco melhor sobre cosobre como é mo é aplicado aplicado esteeste conceito nas minerações espalhadas por todo país, pois este conceito oi retirado da !"## a conceito nas minerações espalhadas por todo país, pois este conceito oi retirado da !"## a $ual %ulga as condições e deveres de todos $ue irão trabalhar em uma mina.

$ual %ulga as condições e deveres de todos $ue irão trabalhar em uma mina.

Será abordado também o ciclo de operações na mina, atuação da segurança do trabalho, higiene Será abordado também o ciclo de operações na mina, atuação da segurança do trabalho, higiene ocupacional e medicina do trabalho, assim como todos os tipos de acidentes $ue e&istem na !"## a ocupacional e medicina do trabalho, assim como todos os tipos de acidentes $ue e&istem na !"## a $ual se aplica dentro das mineradoras.

(2)
(3)

Saúde e Segurança na Mineração

Saúde e Segurança na Mineração

 A !"## tem como ob%etivo

 A !"## tem como ob%etivo %ulgar os conceitos a %ulgar os conceitos a serem observados na organi'ação serem observados na organi'ação e no ambiente dee no ambiente de trabalho, de orma a tornar compatível o plane%amento e o desenvolvimento da atividade mineira com trabalho, de orma a tornar compatível o plane%amento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca

a busca permanente da segurança e saúde do permanente da segurança e saúde dos trabalhadoress trabalhadores

Ciclo de operações na Mina

Ciclo de operações na Mina

 Algumas minas

 Algumas minas trabalham com trabalham com a e&tração a e&tração mec(nica e mec(nica e através através de pede perurações rurações e detonaçõee detonaçõess de minério de

de minério de erro, sendo utili'aerro, sendo utili'ados neste dos neste processo trator de processo trator de esteiresteira, escavadeira, trator dea, escavadeira, trator de pneu, patrol, carregadeira, caminhão ora de estrada $ue transporta o minério para ser pneu, patrol, carregadeira, caminhão ora de estrada $ue transporta o minério para ser beneiciado nas instalações de britagem e de concentração de minérios.

beneiciado nas instalações de britagem e de concentração de minérios.

)eralmente nas minas e&istem horários e avisos de detonações em diversas áreas. *sso )eralmente nas minas e&istem horários e avisos de detonações em diversas áreas. *sso ocorre para $ue essas áreas se%am evacuadas antes da detonação para $ue não ha%a ocorre para $ue essas áreas se%am evacuadas antes da detonação para $ue não ha%a nenhum tipo de acidente com os trabalhadores.

nenhum tipo de acidente com os trabalhadores.

+ imprescindível nas minas ter uma e$uipe especiali'ada de manutenção elétrica e + imprescindível nas minas ter uma e$uipe especiali'ada de manutenção elétrica e pr

prinincicipapalmlmenente te umuma a rrigigadada a de de -m-mererggncncia ia papara ra $u$ue, e, em em cacaso so de de acacididenentetes, s, osos trabalhadores tenham onde recorrer para a solução do mesmo.

trabalhadores tenham onde recorrer para a solução do mesmo.  Alguns

 Alguns uncionários uncionários trabalham trabalham em em e$uipamentos,mas e$uipamentos,mas para para isso isso é é necessário necessário $ue $ue nesteneste e$u

e$uipaipamentmento o tentenha ha sido sido eieito to o o bloblo$ue$ueio io eléelétritrico co corcorretretameamentente. . - - se se necnecessáessário rio essesseses uncionários devem passar por um treinamento de blo$ueio especíico de cada unidade.

uncionários devem passar por um treinamento de blo$ueio especíico de cada unidade.

/m dos maiores riscos de acidentes em uma mina ocorre por problemas com a eletricidade e /m dos maiores riscos de acidentes em uma mina ocorre por problemas com a eletricidade e para prestar socorro todos devem estar ciente de $ue o circuito este%a desligado antes de para prestar socorro todos devem estar ciente de $ue o circuito este%a desligado antes de tocar na vítima para não ocorrer novos acidentes.0ortanto o cuidado no manuseio da parte tocar na vítima para não ocorrer novos acidentes.0ortanto o cuidado no manuseio da parte elétrica é essencial e deverá sempre ser eito por proissionais.

(4)
(5)

Organização do SESMT (Segurança do Trabalho)

Organização do SESMT (Segurança do Trabalho)

1 S-SM2 tem por ob%etivo a promoção da saúde e a proteção da integridade ísica do 1 S-SM2 tem por ob%etivo a promoção da saúde e a proteção da integridade ísica do servidor no seu local de trabalho, e a norma $ue rege esses serviços é a !"3..

servidor no seu local de trabalho, e a norma $ue rege esses serviços é a !"3.. !ela são dispostas as seguintes obrigações4

!ela são dispostas as seguintes obrigações4

• 0ropor melhorias das condições de trabalho50ropor melhorias das condições de trabalho5 •

• 2rabalhar em con%unto com a 6*0AM*!752rabalhar em con%unto com a 6*0AM*!75 •

• *nspecionar e$uipamentos, veículos e áreas de trabalho5*nspecionar e$uipamentos, veículos e áreas de trabalho5 •

• -speciicar -0*5-speciicar -0*5 •

• 0restar acess8ria técnica 9s diversas áreas de trabalho50restar acess8ria técnica 9s diversas áreas de trabalho5 •

•  Assessorar na elaboração da análise preliminar de tarea5 Assessorar na elaboração da análise preliminar de tarea5 •

•  Acompanhar a e&ecução de obras e reormas5 Acompanhar a e&ecução de obras e reormas5 •

• 2reinar empregados: contratados52reinar empregados: contratados5 •

• -laborar procedimento de segurança5-laborar procedimento de segurança5 •

•  Acompanhar visitas5 Acompanhar visitas5 •

• "eali'ar auditorias nas áreas de trabalho5"eali'ar auditorias nas áreas de trabalho5 •

• -laborar relat8rios gerenciais e estatísticos.-laborar relat8rios gerenciais e estatísticos.

76*0AM*! ;

76*0AM*! ; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração- NR 22na Mineração- NR 22

tuação da !igiene Ocupacional

tuação da !igiene Ocupacional

"econhecer, avaliar e monitorar os riscos do ambiente de trabalho. "econhecer, avaliar e monitorar os riscos do ambiente de trabalho.

tuação da Medicina do Trabalho

tuação da Medicina do Trabalho

 A

 A Medicina Medicina do do 2rabalho 2rabalho deverá deverá elaborar elaborar e e implementar implementar o o 06MS1 06MS1 <0"1)"AMA <0"1)"AMA =- =-61!2"1>- M+=*61 =- SA?=- 16/0A6*1!A> @ !" B5 reali'ar e&ames de Saúde 61!2"1>- M+=*61 =- SA?=- 16/0A6*1!A> @ !" B5 reali'ar e&ames de Saúde 1cupacional5 elaborar e implementar 06A <0rograma de 6onservação Auditiva @ !"  e 1cupacional5 elaborar e implementar 06A <0rograma de 6onservação Auditiva @ !"  e CB e 00" <0rograma de 0roteção "espirat8ria D !"  e CB5participar da ade$uação CB e 00" <0rograma de 0roteção "espirat8ria D !"  e CB5participar da ade$uação erg

ergononEmEmicica a dodos s popoststos os de de trtrabaabalhlho5 o5 atatenender der e e acacomompapanhanhar r urgurgnncicias as e e mémédidicacas5s5 de

desesenvnvololvever r propro%e%etotos s de de propromoçmoção ão da da saúsaúde de e e prprevevençenção ão de de acacididenentetes5 s5 cucumpmprirrir legislação municipal, estadual e ederal.

legislação municipal, estadual e ederal.

cidente do Trabalho (Conceito "egal)

cidente do Trabalho (Conceito "egal)

 Acidente

 Acidente do do trabalho trabalho é é a$uele a$uele $ue $ue ocorre ocorre pelo pelo e&ercício e&ercício do do trabalho trabalho 9 9 serviço serviço dada empres

empresa, provocando lesão a, provocando lesão corporacorporal l ou perturbação uncionaou perturbação uncional l $ue cause $ue cause a a morte, perdamorte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

Conceito #re$encionista

Conceito #re$encionista

 Acidente

 Acidente é é uma uma ocorrncia ocorrncia indese%ada, indese%ada, imprevista, imprevista, $ue $ue interere interere no no processo processo normal normal dede uma rotina, gerando danos materiais e:ou pessoais.

uma rotina, gerando danos materiais e:ou pessoais.

Conceito de %uase cidente

Conceito de %uase cidente

+ todo ato ou acontecimento não dese%ado $ue por $uestão de espaço e tempo não + todo ato ou acontecimento não dese%ado $ue por $uestão de espaço e tempo não resultou em lesão ou danos materiais.

(6)
(7)

Tipos de cidentes

Tipos de cidentes

ci

cidente dente #essoal#essoal&&é o acidente $ue ocorre pelo e&ercício do trabalho a serviço daé o acidente $ue ocorre pelo e&ercício do trabalho a serviço da empres

empresa, provocando lesão a, provocando lesão corporacorporal l ou perturbação uncionaou perturbação uncional l $ue cause $ue cause a a morte, perdamorte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. cidente I'pessoal&

cidente I'pessoal&é o acidente no $ual não há e&istncia de vítimas, embora ha%aé o acidente no $ual não há e&istncia de vítimas, embora ha%a danos materiais.

danos materiais.

Classiicação dos cidentes

Classiicação dos cidentes

irst id Case * C irst id Case * C

+ todo o acidente $ue decorre em trauma de menor intensidade, e re$uer apenas + todo o acidente $ue decorre em trauma de menor intensidade, e re$uer apenas tratamento de primeiros socorros, $ue pode ser ade$uadamente tratado por um socorrista tratamento de primeiros socorros, $ue pode ser ade$uadamente tratado por um socorrista $ualiicado.

$ualiicado.

Medical Treat'ent Case + MTC Medical Treat'ent Case + MTC

+ todo o acidente ou doença ocupacional $ue re$uer o tratamento por um médico ou pela + todo o acidente ou doença ocupacional $ue re$uer o tratamento por um médico ou pela e$uipe de saúde, sob

e$uipe de saúde, sob supervisupervisão médica, ou são médica, ou $ual$u$ual$uer caso er caso $ue necessite de $ue necessite de tratatratamentomento subse$Fente por médico.

subse$Fente por médico. São

São claclassissiicicadas adas comcomo o M26 M26 leslesões ões modmoderaderadas as ou ou gragraves ves <tr<traumaumas as modmoderaderados os ouou gravesB $ue necessitam de tratamento por uma e$uipe de saúde. 2odas as doenças gravesB $ue necessitam de tratamento por uma e$uipe de saúde. 2odas as doenças ocupacionais devem ser consideradas pelo menos M26.

ocupacionais devem ser consideradas pelo menos M26. ,estricted -or.da/ Cases + ,-C

,estricted -or.da/ Cases + ,-C

2odo acidente ou doença ocupacional $ue não resulte em aastamento do trabalho, mas 2odo acidente ou doença ocupacional $ue não resulte em aastamento do trabalho, mas resulte em restrição laboral <uma ou mais tareasB, imediatamente ap8s a lesão.

resulte em restrição laboral <uma ou mais tareasB, imediatamente ap8s a lesão. "ost -or.da/ Case + "-C

"ost -or.da/ Case + "-C

2odo acidente ou doença ocupacional $ue resulta em

2odo acidente ou doença ocupacional $ue resulta em aasta'ento do trabalhoaasta'ento do trabalho a partir a partir do turno seguinte ao $ue ocorreu a lesão.

do turno seguinte ao $ue ocorreu a lesão.

Guando o acidente ocorrer em data anterior a olga, o médico do trabalho, deve decidir se Guando o acidente ocorrer em data anterior a olga, o médico do trabalho, deve decidir se o empregado estaria ou não capa' de e&ercer suas atividades normalmente no dia o empregado estaria ou não capa' de e&ercer suas atividades normalmente no dia seguinte imediato ao acidente.

seguinte imediato ao acidente.

6aso o empregado, i$ue internado para observação e não retorne ao trabalho no dia 6aso o empregado, i$ue internado para observação e não retorne ao trabalho no dia seguinte ao acidente, é considerado um >H6, mesmo não tendo ocorrido tratamento seguinte ao acidente, é considerado um >H6, mesmo não tendo ocorrido tratamento médico.

médico.

Co'unicação0 I

Co'unicação0 In$estigação e

n$estigação e n1lise d

n1lise de cidente

e cidente e %uase

e %uase

cidente

cidente

2em como ob%etivo, analisar as causas $ue provocaram o acidentes e propor melhorias 2em como ob%etivo, analisar as causas $ue provocaram o acidentes e propor melhorias para a não repetição dessas causas, evitando a ocorrncia de novos acidentes.

para a não repetição dessas causas, evitando a ocorrncia de novos acidentes. 2

2ododo o acaciiddenentte e oou u $$uuaase se aacciiddeentnte e ddeveve e sser er ccoommuunniiccadado o iimemeddiiaattaammeenntte e aaoo supervisor:cheia imediata, gestor do contrato e segurança:medicina do trabalho.

(8)
(9)

#rincipais Causas de cidentes de Trabalho e' u'a Mina

#rincipais Causas de cidentes de Trabalho e' u'a Mina

• Ialta:alha de procedimento5Ialta:alha de procedimento5 •

• Ialta de treinamento5Ialta de treinamento5 •

• 2reinamento ineica'52reinamento ineica'5 •

• Ialha:alta de e$uipamento5Ialha:alta de e$uipamento5 •

• !egligncia do empregado5!egligncia do empregado5 •

• !egligncia de terceiros5!egligncia de terceiros5 •

• Ialta de atenção ao e&ecutar a tarea5Ialta de atenção ao e&ecutar a tarea5 •

• rincadeiras5rincadeiras5 •

•  Agente nocivo5 Agente nocivo5 •

• Ialha na comunicação5Ialha na comunicação5 •

• Ialta de sinali'ação5Ialta de sinali'ação5 •

• 6ondição do ambiente56ondição do ambiente5 •

• !ão utili'ação de -0*5!ão utili'ação de -0*5 •

• Ialha de pro%eto5Ialha de pro%eto5 •

• !ão seguir procedimentos de segurança5!ão seguir procedimentos de segurança5 •

• Stress:Iadiga5Stress:Iadiga5

,iscos 2sicos ,iscos 2sicos

• "uí"uído, do, "a"adiadiaçãção o ioionini'a'antnte, e, "a"adidiaçãação o nãnão o ioioni'ni'antante, e, 2e2empmperaeratuturaras s e&e&trtremaemas,s,

Jibração. Jibração.

S2'bolos 3ue indica'

S2'bolos 3ue indica' 'aterial radioati$o'aterial radioati$o44

CUIDADO

CUIDADO

 ÁREA

 ÁREA RADIORADIOATIVA ATIVA 

 As áreas $ue possuem esses símbolos são de acesso restrito.  As áreas $ue possuem esses símbolos são de acesso restrito.

Kavendo $ual$uer ocorrncia com esses matérias deve@se comunicar imediatamente o Kavendo $ual$uer ocorrncia com esses matérias deve@se comunicar imediatamente o Supervisor de "adioproteção ou a Segurança do 2rabalho.

Supervisor de "adioproteção ou a Segurança do 2rabalho. ,iscos %u2'icos

,iscos %u2'icos

0oeira, )ases, Iumos metálicos, !évoas, Japores 0oeira, )ases, Iumos metálicos, !évoas, Japores

(10)
(11)

SISTEM 4E I4E5TIIC67

SISTEM 4E I4E5TIIC67O

O 4E #,O48TOS%89MICOS + :4IM5TE

4E #,O48TOS%89MICOS + :4IM5TE

4E !OMME"";

4E !OMME"";

Eti3ueta 5S Eti3ueta 5S SA?=- <AL/>B SA?=- <AL/>B 3

3 @@ Mortal Mortal   @ e&posição curta a esta subst(ncia há  @ e&posição curta a esta subst(ncia há

perigo de morte. perigo de morte. 

 @@ ExtreExtremamentmamente e perigperigosooso @ e&@ e&poposisiçãção o a a esestata

subst(ncia pode causar sérios danos 9 saúde. subst(ncia pode causar sérios danos 9 saúde. #

# @@ PerigosoPerigoso  @ e&posição a esta subst(ncia causa  @ e&posição a esta subst(ncia causa

danos 9 saúde. danos 9 saúde. N

N @@ Pequeno perigoPequeno perigo @ e&posição a esta subst(ncia @ e&posição a esta subst(ncia

causa danos secundários 9 saúde. causa danos secundários 9 saúde. O @

O @ Ausência de  Ausência de perigoperigo @ e&posição a esta subst(ncia @ e&posição a esta subst(ncia

não oerece risco signiicante 9 saúde. não oerece risco signiicante 9 saúde. *!I>AMA*>*=A=- <J-"M->K1B *!I>AMA*>*=A=- <J-"M->K1B 3

3 @@ PoPontnto o de de fufulglgor or ababaiaixo xo de de 2727ºC ºC e e popontnto o dede ebuli

ebulição abaixo ção abaixo de de 7!7ºC 7!7ºC  @ esta subst(ncia é muito @ esta subst(ncia é muito

iinnllaammáávveell, , vvoollááttiil l oou u ddeettoonnaaddoorraa. . --ssttaass características são dos gases inlamáveis ou lí$uidos características são dos gases inlamáveis ou lí$uidos e&tremamente inlamáveis.

e&tremamente inlamáveis. 

 @@ PontPonto o de de ffululgogor r ababaiaixo xo de de 77!!7º7ºC C  @ @ esesttaa

subst(ncia é inlamável, volátil ou e&plosiva. subst(ncia é inlamável, volátil ou e&plosiva. #

# @@ PontPonto o de de ffululgogor r ababaiaixo xo de de ""!!ººC C  @ @ esesttaa

subst(ncia pode se inlamar através de uma onte de subst(ncia pode se inlamar através de uma onte de ccaalloorr. . --sstta a ccaarraacctteerrííssttiicca a é é ddoos s llíí$$uuiiddooss combustíveis.

combustíveis. N @

N @ Ponto de fulgor acima de "!ºC Ponto de fulgor acima de "!ºC  @ esta subst(ncia @ esta subst(ncia

deve estar pr8&imo de uma onte com temperatura deve estar pr8&imo de uma onte com temperatura el

elevevada ada parpara a se se ininllamamar. ar. A A mamaioioriria a dodos s s8s8lilidosdos inlamáveis estão nesta categoria.

inlamáveis estão nesta categoria. O

O @@ #ão $ inflam%&el #ão $ inflam%&el  @ esta subst(ncia não $ueima @ esta subst(ncia não $ueima

<não combustívelB. <não combustívelB.

"-A2*J*=A=- <AMA"->1B "-A2*J*=A=- <AMA"->1B 3

3 @@ Pode Pode detonadetonar r   @ esta subst(ncia em condições  @ esta subst(ncia em condições

no

normarmais is de de prpresessão são e e tetempmperaeratutura ra popode de detdetononarar <Pm:sB.

<Pm:sB. 

 @@ Explosi&aExplosi&a @ esta subst(ncia e&plode <cm:sB em @ esta subst(ncia e&plode <cm:sB em

contato com onte de calor, cho$ue ou água. contato com onte de calor, cho$ue ou água. # @

# @ 'nst%&el 'nst%&el  @ esta subst(ncia provoca reação $uímica @ esta subst(ncia provoca reação $uímica

violenta em contato com água em condições normais violenta em contato com água em condições normais de pressão e temperatura.

de pressão e temperatura. N D

N D #ormalmente est%&el #ormalmente est%&el  @ esta subst(ncia pode icar @ esta subst(ncia pode icar

instável <não violentaB em condições de pressão e instável <não violentaB em condições de pressão e temperatura elevadas ou $uando em contato com temperatura elevadas ou $uando em contato com água.

água. O

O DD EsEst%t%&e&ell @ esta subst(ncia permanece estável@ esta subst(ncia permanece estável

me

mesmsmo o em em cocondindiçõções es de de prpressessão ão e e tetempemperaratuturara elevadas ou em contato com a água.

(12)
(13)

,iscos <iol=gicos

,iscos <iol=gicos

• Jírus, bactérias, proto'oários, ungos, parasitas e bacilos.Jírus, bactérias, proto'oários, ungos, parasitas e bacilos.

6onse$Fncias4=oenças inecciosas 6onse$Fncias4=oenças inecciosas

,iscos

,iscos Ergon>'icos

Ergon>'icos

• 1s riscos ergonEmicos estão relacionados a atores isiol8gicos e psicol8gicos do1s riscos ergonEmicos estão relacionados a atores isiol8gicos e psicol8gicos do

e&ercício das atividades proissionais, tais como4 trabalho pesado, postura incorreta, e&ercício das atividades proissionais, tais como4 trabalho pesado, postura incorreta, tensões emocionais, repetitividade, monotonia.

tensões emocionais, repetitividade, monotonia.

• 1s eeitos podem ser4 artrite, artrose, bursite, hérnia de disco, lombalgia, tenossinovite1s eeitos podem ser4 artrite, artrose, bursite, hérnia de disco, lombalgia, tenossinovite

etc. etc.

,iscos de cidentes

,iscos de cidentes

•  Arran%o  Arran%o ísico ísico inade$uado, inade$uado, má$uinas má$uinas e e e$uipamentos e$uipamentos sem sem proteção, proteção, erramentaserramentas

inade$uadas ou deeituosas. inade$uadas ou deeituosas.

(14)
(15)

erra'entas SSO

erra'entas SSO

n1lise

n1lise #re$encionista #re$encionista da da Tarea Tarea (#T)(#T)

-liminar atos e condições inseguras nos locais de trabalho, levantando as causas e -liminar atos e condições inseguras nos locais de trabalho, levantando as causas e eeitos de cada risco, adotando medidas de prevenção ou correção. + reali'ada antes do eeitos de cada risco, adotando medidas de prevenção ou correção. + reali'ada antes do início da e&ecução da tarea e utili'ando ormulário apropriado.

início da e&ecução da tarea e utili'ando ormulário apropriado.

Co'o Elaborar a #T

Co'o Elaborar a #T

N @ Ia'er no local da atividade e mant@la em local visível5 N @ Ia'er no local da atividade e mant@la em local visível5 #

# @ @ -n-nvovolvlver er totoda da e$e$uiuipe pe rerespspononsásávevel l pepela la e&e&ececuçução ão da da atativivididadade, e, coconsnsididererar ar aa $ualiicação e habilitação do e&ecutante da tarea5

$ualiicação e habilitação do e&ecutante da tarea5

 @ *ncentivar a participação ativa de todos os empregados.  @ *ncentivar a participação ativa de todos os empregados. 3 D "ea'er a A024

3 D "ea'er a A024

• $uando houver mudanças nas condições ambientais5$uando houver mudanças nas condições ambientais5 •

• Substituição:inclusão de e&ecutante5Substituição:inclusão de e&ecutante5 •

• Substituição de e$uipe.Substituição de e$uipe.

Tarea Tarea

•   0reparar a atividade5  0reparar a atividade5 •

•   -&ecutar a atividade5  -&ecutar a atividade5 •

•  =esmobili'ar. =esmobili'ar.

Metodologia Metodologia aB

aB =ividir a =ividir a tarea em tarea em etapas5etapas5

bB *dentiicar todas as atividades da etapa5 bB *dentiicar todas as atividades da etapa5 cB *dentiicar os riscos em cada atividades5 cB *dentiicar os riscos em cada atividades5

dB *ndicar ações para neutrali'ar:eliminar cada risco. dB *ndicar ações para neutrali'ar:eliminar cada risco. #er'issão para Trabalhos Especiais

#er'issão para Trabalhos Especiais -st

-stabelabelecer ecer procprocediedimenmentos tos para para reareali'li'ação ação de de tratrabalbalhos hos espespecieciais ais ou ou em em condcondiçõiçõeses especiais de orma a eliminar e:ou controlar os riscos.

especiais de orma a eliminar e:ou controlar os riscos.

ti$idades Especiais ti$idades Especiais

• -spaços coninados5-spaços coninados5 •

(16)
(17)

•  2estes radiol8gicos5 2estes radiol8gicos5 •

• 2rabalhos em instalações elétricas sob tensão52rabalhos em instalações elétricas sob tensão5 •

• 2rabalho em altura52rabalho em altura5 •

• 2rabalhos de o&i@corte e solda pr8&imos a locais de risco2rabalhos de o&i@corte e solda pr8&imos a locais de risco •

• Manutenção em dep8sitos de e&plosivos, inlamáveis, silos de arma'enamento5Manutenção em dep8sitos de e&plosivos, inlamáveis, silos de arma'enamento5 •

• Manutenção em redes de gás natural metano e inlamáveis5Manutenção em redes de gás natural metano e inlamáveis5 •

• "etomada de "etomada de sondagem, sondagem, desenvolvimento desenvolvimento e e lavra lavra em em galerias galerias subterr(neas subterr(neas ee

poços paralisados. poços paralisados.

Trabalho e' ltura

Trabalho e' ltura

0revenir acidentes por $uedas, se%a de pessoa ou de ob%eto, com dierença de nível. 0revenir acidentes por $uedas, se%a de pessoa ou de ob%eto, com dierença de nível. Tipos de Trabalho e'

Tipos de Trabalho e' lturaltura

•  Andaimes e plataormas5 Andaimes e plataormas5 •

•  -scadas m8veis5 -scadas m8veis5 •

•  2rabalhos em taludes5 2rabalhos em taludes5 •

•  2rabalho em cadeiras suspensas <balancin individualB5 2rabalho em cadeiras suspensas <balancin individualB5

4ireito de ,ecusa 4ireito de ,ecusa Ob?eti$o&

Ob?eti$o&  Assegurar

 Assegurar aos aos empregados empregados o o direito direito de de recusa recusa ao ao trabalho trabalho $uando $uando identiicar identiicar $ual$uer$ual$uer situação de risco grave e iminente de acidente.

situação de risco grave e iminente de acidente. 4einições&

4einições&

"isco grave e iminente4 2oda condição ambiental ou situação de trabalho $ue possa "isco grave e iminente4 2oda condição ambiental ou situação de trabalho $ue possa causar dano grave e imediato.

causar dano grave e imediato.

• 1 empregado não se sentindo seguro em iniciar ou continuar uma tarea por %ulgar1 empregado não se sentindo seguro em iniciar ou continuar uma tarea por %ulgar

haver risco grave e iminente de acidente, comunica ao seu supervisor: cheia haver risco grave e iminente de acidente, comunica ao seu supervisor: cheia imediata5

imediata5

• 1 supervisor: cheia imediata analisa %unto com o empregado a procedncia do1 supervisor: cheia imediata analisa %unto com o empregado a procedncia do

$ue

$ueststioionanamementnto o ututilili'ai'ando ndo as as eerrarramementntas as de de ananálálisise e didispspononívíveieis, s, AnAnálálisisee 0reliminar de 2areas.

0reliminar de 2areas.

• Kavendo concord(ncia de $ue é necessária medida corretiva: preventiva, estaKavendo concord(ncia de $ue é necessária medida corretiva: preventiva, esta

deverá ser providenciada antes de se iniciar ou recomeçar a tarea5 deverá ser providenciada antes de se iniciar ou recomeçar a tarea5

• !ão hav!ão havendo endo conconcordcord(nci(ncia, a, o o emprempregaegado do intinterroerrompe mpe o o tratrabalbalho, ho, preepreenchnche e oo

ormulário e entrega a primeira via para seu supervisor: cheia imediata $ue a ormulário e entrega a primeira via para seu supervisor: cheia imediata $ue a encaminha para o gerente de área5

encaminha para o gerente de área5

• 1 gerente da área e o S-SM2, em con%unto com o supervisor:cheia imediata e o1 gerente da área e o S-SM2, em con%unto com o supervisor:cheia imediata e o

empregado, analisam a situação e concluem sobre a procedncia da recusa. empregado, analisam a situação e concluem sobre a procedncia da recusa. 0r

0reeneenchchem em o o cacampmpo o apaproropripriadado o do do oormrmululárário io e e proprovividedencinciam am as as memedididasdas necessárias para corrigir a situação.

(18)
(19)

E3uipa'ento de #roteção Indi$idual (E#I)

E3uipa'ento de #roteção Indi$idual (E#I)

+ todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a saúde e a integridade + todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a saúde e a integridade ísica do empregado.

ísica do empregado. Tipos de #roteção Tipos de #roteção

 #roteção para o corpo inteiro#roteção para o corpo inteiro

• macacão de segurançamacacão de segurança •

•  %a$uetas %a$uetas •

• calçacalça

 #roteção para o tronco#roteção para o tronco

• • aventaisaventais • •  %a$uetas %a$uetas • •  capas capas 

 #roteção para a cabeça @ protetores aciais#roteção para a cabeça @ protetores aciais

•  8culos 8culos •

•  máscaras para soldadores máscaras para soldadores •

•  capacete de segurança capacete de segurança

 0roteção contra $ueda0roteção contra $ueda

•  cinto de segurança cinto de segurança

 #roteção para os 'e'bros superiores#roteção para os 'e'bros superiores

•   luvas  luvas •

•   mangas  mangas

 #roteção respirat=ria#roteção respirat=ria

•   respirador   respirador 

 #roteção auditi$a#roteção auditi$a

• protetor protetor auricular auricular 

 #roteção para 'e'bros ineriores#roteção para 'e'bros ineriores

• otina otina de de segurançasegurança

Cintos

Cintos de

de Segurança

Segurança

<4OMI5"

<4OMI5", , não não é é mais mais usado usado por por ser ser insegurinseguro, o, a na não ão ser ser o o cinto cinto para para eletreletricistaicista com talabarte para evitar $uedas ou usado como limitador de movimento.

com talabarte para evitar $uedas ou usado como limitador de movimento. #,+%8E4IST

#,+%8E4IST, , usadusado o nas nas áreaáreas s aciacima ma de de # # metmetros ros $ua$uando ndo não não houhouverver proteçã

proteção o contra contra $ueda. $ueda. Ao Ao estar estar suspenso suspenso ica@sica@se e preso preso por por $uatro $uatro pontospontos. . 0reso0reso nas

nas costas, costas, este este orçará orçará a a coluna coluna a a dobrar@sdobrar@se e para para a a rentrente, e, evitanevitando do o o esorçoesorço ou

(20)
(21)

8tilização

8tilização de

de Tra$a

Tra$a %ueda

%ueda

0ara movimentaçã

0ara movimentação o na na verticvertical al em em subida e subida e descida com descida com cinto de cinto de seguransegurançaça conectado ao trava $ueda e este ao cabo ou corda guia.

conectado ao trava $ueda e este ao cabo ou corda guia.  A

 A e&tremidade e&tremidade superior superior do do cabo:corda cabo:corda guia guia deve deve estar estar ligado ligado a a estrutura estrutura e e aa e&tremidade inerior pode estar solta.

e&tremidade inerior pode estar solta. 1

1 cabo cabo do do sistema sistema de de i&ação i&ação da da cadeira cadeira suspensa suspensa ou ou andaime andaime suspenso suspenso não não devedeve ser

ser usado para ausado para ai&ar o i&ar o trava $ueda como trava $ueda como cabo guia.cabo guia.

 Atado a barra i&a, para movimentação vertical e hori'ontal.  Atado a barra i&a, para movimentação vertical e hori'ontal.

6abo guia

6abo guia hori'ontal, para movimentação hori'ontal, para movimentação em telhados, em telhados, descarga de caminhõesdescarga de caminhões em arma'éns.

em arma'éns.

6abo guia vertical,

6abo guia vertical, para subir em para subir em andaimes e escadas andaimes e escadas em alturas eem alturas elevadas levadas acima deacima de Q metros.

Q metros.

0ara trabalhos em cadeira suspensa, proibido usar corda. 0ara trabalhos em cadeira suspensa, proibido usar corda.

E3uipa'ento de #roteção Indi$idual E3uipa'ento de #roteção Indi$idual

• São distribuídos pela supervisão imediata do empregado5São distribuídos pela supervisão imediata do empregado5 •

• 2odo -0* recebido é lançado na Iicha *ndividual do empregado52odo -0* recebido é lançado na Iicha *ndividual do empregado5 •

• 0ara substituição, procurar o supervisor 0ara substituição, procurar o supervisor AA

,esponsabilidades

,esponsabilidades do

do E'pregador 

E'pregador 

• d3uirir o E#IBd3uirir o E#IB •

• ornecer so'ente E#I apro$ado pelo ornecer so'ente E#I apro$ado pelo Ministrio do TrabalhoBMinistrio do TrabalhoB •

• Orientar e treinar os e'pregadosBOrientar e treinar os e'pregadosB •

• Tornar obrigat=rio o seu usoATornar obrigat=rio o seu usoA

,esponsabilidades do E'pregado ,esponsabilidades do E'pregado

• /sar o -0* apenas para a inalidade a $ue se destina5/sar o -0* apenas para a inalidade a $ue se destina5 •

• "esponsabili'ar@se pela guarda e conservação5"esponsabili'ar@se pela guarda e conservação5 •

• 6omunicar ao empregador $ual$uer alteração $ue o torne impr8prio56omunicar ao empregador $ual$uer alteração $ue o torne impr8prio5 •

• 6umprir as determinações do empregador sobre o uso ade$uado56umprir as determinações do empregador sobre o uso ade$uado5 •

(22)
(23)

,egras de Circulação

,egras de Circulação

Circulação e Transporte de #essoas e E3uipa'entos

Circulação e Transporte de #essoas e E3uipa'entos

•  A mina possui norma de tráego. A mina possui norma de tráego. •

• + obrigat8rio + obrigat8rio o uso o uso de cinto de cinto de de segurança para todos segurança para todos os os ocupantes de vocupantes de veículos.eículos. •

• 1s veículos de pe$ueno porte $ue transitam nas áreas deverão possuir bandeirolas,1s veículos de pe$ueno porte $ue transitam nas áreas deverão possuir bandeirolas,

sinal sonoro de ré, girole& e ar8is ligados. sinal sonoro de ré, girole& e ar8is ligados.

• !ão transitar a pé na mina, e&ceto topograia e manutenção de sinali'ação.!ão transitar a pé na mina, e&ceto topograia e manutenção de sinali'ação. •

• Ii$ue atento aos sinais sonoros de ré dos e$uipamentos e saia o mais rápido possívelIi$ue atento aos sinais sonoros de ré dos e$uipamentos e saia o mais rápido possível

do local. do local.

utorização de Tr1ego

utorização de Tr1ego

0ara as pessoas $ue irão dirigir em área de lavra é necessário ser treinado e 0ara as pessoas $ue irão dirigir em área de lavra é necessário ser treinado e aprovado no 2reinamento de !orma de 2ráego em Mina a 6éu Aberto, onde o aprovado no 2reinamento de !orma de 2ráego em Mina a 6éu Aberto, onde o mesmo receberá uma autori'ação.

mesmo receberá uma autori'ação.

Instrução para 8tilização de De2culos "e$es

Instrução para 8tilização de De2culos "e$es

,esponsabilidades do

,esponsabilidades do

8su1rio

8su1rio

@Lelar pelo veículo $ue lhe oi entregue, veriicando se todos os documentos estão em @Lelar pelo veículo $ue lhe oi entregue, veriicando se todos os documentos estão em or

ordedem m e e se se o o cacartrtão ão cocom m o o teteleleoone ne da da 6o6ompmpananhihia a de de SeSeguguroros s esestá tá %u%untnto o 99 documentação do veículo5

documentação do veículo5

@"egistrar todas as anomalias veriicadas durante o uso5 @"egistrar todas as anomalias veriicadas durante o uso5

@=isponibili'ar o veículo para manutenção de acordo com o plano de manutenção do @=isponibili'ar o veículo para manutenção de acordo com o plano de manutenção do veículo, relacionando os problemas detectados5

veículo, relacionando os problemas detectados5

@"esponsabili'ar@se pela !otiicação de *nração de 2r(nsito $ue porventura vier a dar @"esponsabili'ar@se pela !otiicação de *nração de 2r(nsito $ue porventura vier a dar causa, arcando com o Enus inanceiro e de pontuação da 6!K

causa, arcando com o Enus inanceiro e de pontuação da 6!K

BB

<lo3ueio de dispositi$o de 'anobras

<lo3ueio de dispositi$o de 'anobras

O<ETIDO

O<ETIDO

-stabelecer práticas e instruções mínimas para o

-stabelecer práticas e instruções mínimas para o blo$ueio de dispositivos

blo$ueio de dispositivos

de manobras @ <de e$uipamentos, instalações e:ou circuitosB @ $ue liberem

de manobras @ <de e$uipamentos, instalações e:ou circuitosB @ $ue liberem

energia de origem elétrica, térmica, mec(nica, pneumática, hidráulica,

energia de origem elétrica, térmica, mec(nica, pneumática, hidráulica,

radioativa ou outras, e cu%a ativação inade$uada ou indese%ada possa

radioativa ou outras, e cu%a ativação inade$uada ou indese%ada possa

resultar em acidentes.

resultar em acidentes.

T,EI5ME5TO

(24)
(25)

=e

=eve

verrão

ão ppas

assa

sar

r ppeelo

lo ttre

rein

inaame

ment

nto

o es

esppeecí

cíiicco

o dda

a ááre

rea,

a, ttoodo

dos

s os

os

empregados envolvidos em atividades nas $uais possa haver liberação

empregados envolvidos em atividades nas $uais possa haver liberação

indese%ada de $ual$uer tipo de energia.

indese%ada de $ual$uer tipo de energia.

E3uipa'entos '=$eis e se'i+'=$eis

E3uipa'entos '=$eis e se'i+'=$eis

O<ETIDO

O<ETIDO

-stabelecer

-stabelecer práticas se

práticas seguras pa

guras para

ra operação,

operação, de e$uip

de e$uipamentos m8veis

amentos m8veis ee

semi@m8veis.

semi@m8veis.

,EF,S <GSICS

,EF,S <GSICS

 Somente poderão operar e$uipamento m8veis e semi@m8veis,

 Somente poderão operar e$uipamento m8veis e semi@m8veis,

empregados autori'ados e $ue portarem crachá de autori'ação5

empregados autori'ados e $ue portarem crachá de autori'ação5

0ara

0ara transporte de

transporte de produtos perigosos

produtos perigosos o

o condutor deverá

condutor deverá possuir o

possuir o

curso M10- D

curso M10- D Movimentação de 0rodutos 0erigosos.

Movimentação de 0rodutos 0erigosos.

1brigat8rio o

1brigat8rio o uso de

uso de sinal sonoro

sinal sonoro $uando manobrando

$uando manobrando de

de ré para

ré para

todos os

todos os -$uipamento

-$uipamentos

s M8veis e

M8veis e semi@m8vei

semi@m8veis,

s, e&ceto $uando

e&ceto $uando

operado em

operado em área de

área de atuação devidamente sinali'ada e

atuação devidamente sinali'ada e isolada.

isolada.

2odos devem ter e&tintores de incndio instalados em local de ácil

2odos devem ter e&tintores de incndio instalados em local de ácil

acesso.

acesso.

0os

0ossui

suir prote

r proteção par

ção para o

a o op

opera

erador em caso de capo

dor em caso de capotam

tament

ento do

o do

e$uipamento

e$uipamento e $ueda

e $ueda de ob%eto

de ob%etos e

s e materiais.

materiais.

 + proibido dar carona em e$uipamentos moveis e semi@m8veis.

 + proibido dar carona em e$uipamentos moveis e semi@m8veis.

G

Guuaannddo ho

o houuvveer ne

r necceessssiiddaadde do u

e do usso de b

o de baatteeddoor no

r noss

de

desl

sloc

ocam

amen

ento

tos

s do

dos

s e$

e$ui

uipa

pame

ment

ntos

os de

deve

verã

rão

o se

ser

r ob

obse

serv

rvad

ados

os os

os

pr

proc

oced

edim

imen

ento

tos

s es

espe

pecí

cíiico

cos

s de

de ca

cada

da un

unid

idad

ade

e e

e a

a le

legi

gisl

slaç

ação

ão de

de

tr(nsito $uando aplicável.

tr(nsito $uando aplicável.

Ergono'ia

Ergono'ia

+ um con%unto de cincia e tecnologia $ue procura a adaptação conortável e + um con%unto de cincia e tecnologia $ue procura a adaptação conortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar as produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar as condições de trabalho 9s características do ser humano.

condições de trabalho 9s características do ser humano. O<ETIDO

O<ETIDO

-stabelecer critérios para a elaboração e implementação de ações de ergonomia -stabelecer critérios para a elaboração e implementação de ações de ergonomia para levantamento, avaliação e melhorias dos postos de trabalho.

para levantamento, avaliação e melhorias dos postos de trabalho.

COMITH 4E E,FO5OMI

COMITH 4E E,FO5OMI

-$uipe multidisciplinar $ue irá

-$uipe multidisciplinar $ue irá elaborar o programa ergonEmico,

elaborar o programa ergonEmico,

visando a adaptação das condições de trabalho 9s características

visando a adaptação das condições de trabalho 9s características

psicoisiol8gi

psicoisiol8gicas dos empregados e

cas dos empregados e a nature'a do trabalho a

a nature'a do trabalho a ser

ser

e&ecutado.

e&ecutado.

ti$idades e' Espaço Coninado

ti$idades e' Espaço Coninado

ES#6O CO5I54O

(26)
(27)

>ocal não pro%etado para ocupação humana, de acesso limitado ou restrito, sem >ocal não pro%etado para ocupação humana, de acesso limitado ou restrito, sem condições seguras para trabalhos em seu interior, com possibilidade de contaminação condições seguras para trabalhos em seu interior, com possibilidade de contaminação atmosérica e:ou deicincia de o&ignio.

atmosérica e:ou deicincia de o&ignio.

O<ETIDO

O<ETIDO

-stabelecer os re$uisitos mínimos para prevenir acidentes nas atividades

-stabelecer os re$uisitos mínimos para prevenir acidentes nas atividades

em espaços

em espaços coninados

coninados..

ti$idades e' Espaço Coninado

ti$idades e' Espaço Coninado

#,O JK 4ECF

#,O JK 4ECF

4ESC,I67O

4ESC,I67O

Somente

Somente poderão

poderão e&ecutar

e&ecutar atividades

atividades em

em espaço

espaço coninado

coninado de

de acesso

acesso

restrito os empregados treinados e credenciados pelo S-SM25

restrito os empregados treinados e credenciados pelo S-SM25

Gual$uer

Gual$uer atividade em e

atividade em espaço coninado de

spaço coninado de acesso restrito s8

acesso restrito s8 poderá ser

poderá ser

reali'ada com a emissão da 02-5

reali'ada com a emissão da 02-5

1perar em e$uipe de pelo menos # trabalhadores, onde um deles atuará

1perar em e$uipe de pelo menos # trabalhadores, onde um deles atuará

como vigia, sempre do lado de ora.

como vigia, sempre do lado de ora.

1s

1s emp

empreg

regad

ados

os $ue

$ue o

orem

rem rea

reali'

li'ar

ar tra

trabal

balhos

hos em

em esp

espaço

aço co

coni

ninad

nado,

o,

deverão ser treinados no 0rocedimento -specíico.

deverão ser treinados no 0rocedimento -specíico.

Inspeção de Segurança

Inspeção de Segurança

"eali'

"eali'ada ada preerepreerencialmencialmente nte pela pela linha linha gerencigerencial al e e segurançsegurança, a, com com a a unção unção dede detect

detectar ar alhas alhas indivindividuais iduais e ce condiçõeondições s inseguinseguras ras no ano ambientmbiente e industindustrial rial ouou administrativo, como por e&emplo4

administrativo, como por e&emplo4

• Ialta de proteção em má$uinas e e$uipamentos5Ialta de proteção em má$uinas e e$uipamentos5 •

• 6ondição de pisos, passarelas e estruturas prediais56ondição de pisos, passarelas e estruturas prediais5 •

• Ialta de limpe'a e ordenação <SB5Ialta de limpe'a e ordenação <SB5 •

• Ialta e descumprimento de procedimentos, etc.Ialta e descumprimento de procedimentos, etc.

Jisando redu'ir o potencial de acidentes através de medidas preventivas e corretivas Jisando redu'ir o potencial de acidentes através de medidas preventivas e corretivas nas ações, at

nas ações, atitudes itudes e nas e nas condições inseguras do condições inseguras do ambiente.ambiente.

Inspeção e'

Inspeção e' De2culos e

De2culos e E3uipa'entos M

E3uipa'entos M=$eis

=$eis

2em como ob%etivo

2em como ob%etivo a veriicação do a veriicação do uncionamento de itens uncionamento de itens de segurança do de segurança do veículo :veículo : e$uipamento m8vel. e$uipamento m8vel. . 6into de segurança5 . 6into de segurança5 . Iarol5 . Iarol5 . Seta5 . Seta5 . Iarolete5 . Iarolete5 . u'ina5 . u'ina5 . Alarme de ré5 . Alarme de ré5 . "etrovisor5 . "etrovisor5 . 1utros itens. . 1utros itens.

E$entos de

E$entos de Segurança e

Segurança e Saúde

Saúde Ocupacional

Ocupacional

• =iálogo de Segurança e Saúde ocupacional "eunião de segurança mensal5=iálogo de Segurança e Saúde ocupacional "eunião de segurança mensal5 •

• 6*0AM*!56*0AM*!5 •

• S*0A2M*!5S*0A2M*!5 •

(28)
(29)

#rogra'a de Ferencia'ento de ,isco (#F,)

#rogra'a de Ferencia'ento de ,isco (#F,)

6abe a empresa de mineração implantar o 0)", abordando no mínimo os seguintes 6abe a empresa de mineração implantar o 0)", abordando no mínimo os seguintes aspectos4

aspectos4

aB riscos ísicos, $uímicos e biol8gicos5 aB riscos ísicos, $uímicos e biol8gicos5 bB atmoseras e&plosivas5

bB atmoseras e&plosivas5

cBproteção respirat8ria, de acordo com a *nstrução !ormativa nTN, de NN:O3:C3, da cBproteção respirat8ria, de acordo com a *nstrução !ormativa nTN, de NN:O3:C3, da Secretaria de Segurança e Saúde no 2rabalho5

Secretaria de Segurança e Saúde no 2rabalho5 dB investigação e análise de acidentes do trabalho5 dB investigação e análise de acidentes do trabalho5 eB ergonomia e organi'ação do trabalho5

eB ergonomia e organi'ação do trabalho5 B

B ririscscos os dedecocorrrrenentetes s do do trtrababalalho ho em em alaltuturara, , em em prproounundididadade de e e em em esespapaçoçoss coninados5

coninados5 gB

gB riscriscos os decdecorreorrententes s da da utiutili'li'açãação o de de eneenergirgia a eléelétritrica, ca, má$má$uinuinas, as, e$ue$uipaipamentmentos,os, veículos e trabalhos manuais5

veículos e trabalhos manuais5 hB

hB e$uipae$uipamentos de mentos de proteçproteção ão indivindividual de idual de uso obrigat8riuso obrigat8rio, observando@se no o, observando@se no mínimmínimoo o constante na !"@Q5 o constante na !"@Q5 *B estabilidade no maciço5 *B estabilidade no maciço5  %B plano de emergncia5  %B plano de emergncia5

UB outros resultantes de modiicações e introduções de novas tecnologias. UB outros resultantes de modiicações e introduções de novas tecnologias.

#roteção contra poeira 'ineral

#roteção contra poeira 'ineral

-m

-m totoda da mimina dna deveve este estar dar disispoponínívevel ágl água <ua <pipipa e spa e sisistetema dma de e aspasperersãosãoB emB em condiçõ

condições es de de uso, uso, com com o o prop8siprop8sito to de de controcontrole le da da geração geração de de poeiras, poeiras, ondeonde roc

rocha ha ou ou miminénéririo o esestitivever r sensendo do peperruraurado, do, cocortrtadoado, , detdetononadoado, , cacarrrregaegadodo,, descarregado ou transportado.

descarregado ou transportado.

•  As  As superícies superícies de de má$uinas, má$uinas, instalações instalações e e pisos pisos dos dos locais locais de de tr(nsito tr(nsito de de pessoas pessoas ee

e$uipam

e$uipamentos, entos, devem devem ser ser periodiperiodicamentcamente e umidiumidiicados icados ou ou limpolimpos, s, de de orma orma aa impedir a dispersão de poeira no ambiente de trabalho5

impedir a dispersão de poeira no ambiente de trabalho5

• GuanGuando do ultultraparapassassados dos os os nívníveis eis de de ação ação parpara a e&pe&posiosição ção a a poepoeiras iras minmineraerais,is,

devem

devem ser adotadas medidas tser adotadas medidas técnicas e administrativécnicas e administrativas $ue, redu'am, as $ue, redu'am, eliminem seuseliminem seus ee

eeitoitos s sobsobre re a a saúsaúde de dos dos tratrabalbalhadohadores res e e consconsideideradorados s os os nívníveis eis de de açãaçãoo estabelecidos nesta !orma.

(30)
(31)

#,EDE567O E COM<TE  I5CH54IO

#,EDE567O E COM<TE  I5CH54IO

ogo ogo

+ uma reação $

+ uma reação $uímica $ue se uímica $ue se caracteri'a caracteri'a pela presença de pela presença de >u' e calor.>u' e calor. Classiicação

Classiicação

0ara provocar a reação $uímica <ogoB há necessidade da presença de elementos 0ara provocar a reação $uímica <ogoB há necessidade da presença de elementos essenciais4 essenciais4 @ 6ombustível @ 6ombustível @ 1&ignio <6omburenteB @ 1&ignio <6omburenteB @ @ 6alor 6alor  @

@ "eação "eação $uímica$uímica

E"EME5TOS ESSE5CIIS E"EME5TOS ESSE5CIIS Co'bust2$el

Co'bust2$el

+ o elemento $ue serve de campo de propagação do ogo. + o elemento $ue serve de campo de propagação do ogo. #ode ser&

#ode ser&

S8lido, >í$uido e )asoso S8lido, >í$uido e )asoso ELe'plos&

ELe'plos&

Madeira, 0apel, 2ecido, Vleo, )asolina, 6arvão, Wlcool, )ra&a, )ases, etc... Madeira, 0apel, 2ecido, Vleo, )asolina, 6arvão, Wlcool, )ra&a, )ases, etc... OLignio (Co'burente

OLignio (Co'burenteBB

+ o o&ignio e&istente no ar atmosérico, $ue possibilita vida 9s chamas. + o o&ignio e&istente no ar atmosérico, $ue possibilita vida 9s chamas. Co'posição do ar at'osrico& Co'posição do ar at'osrico& !itrognio D XY !itrognio D XY 1&ignio D #NY 1&ignio D #NY 1utros gases D NY 1utros gases D NY Calor  Calor  +

+ o o elemento elemento $ue $ue serve serve para para dar dar início início a a um um incndio incndio e e $ue $ue o o mantém.mantém. T,5SMISS7O 4O C"O,

T,5SMISS7O 4O C"O, ,adiação

,adiação + o

+ o processprocesso pelo $ual o cao pelo $ual o calor se translor se transmite, pmite, por meio de onor meio de ondas de energidas de energia a calorícaloríicaica $ue se

$ue se desloca através desloca através do espaço do espaço ou matérias.ou matérias. Condução

Condução

+ o processo pelo $ual o calor se transmite da matéria para a matéria e de molécula + o processo pelo $ual o calor se transmite da matéria para a matéria e de molécula para

para molécula, molécula, isto isto é, é, sem sem intervalos intervalos entre entre os os corpos.corpos. Con$ecção

(32)
(33)

+ o processo pelo $ual o calor se transmite, por intermédio da massa de ar ou de + o processo pelo $ual o calor se transmite, por intermédio da massa de ar ou de gas

gases $es $ueuentntes $ues $ue se de se desesloclocam dam do loo local cal do do ogogo o parpara a outoutrosros, le, levavandndo o cacalolorr suiciente

suiciente para para incendiar incendiar corpos corpos combustíveis combustíveis com com os os $uais $uais entrem entrem em em contato.contato.

C"SSES FE,IS 4E I5CH54IO

C"SSES FE,IS 4E I5CH54IO

Incndio da Classe N Incndio da Classe NNN

+ o incndio em corpos combust

+ o incndio em corpos combustíveis comuníveis comuns, como4 Madeirs, como4 Madeira, 2ecido, orra, 2ecido, orracha, acha, ouou se%a, incndios em materiais s8lidos de nature'a org(nica.

se%a, incndios em materiais s8lidos de nature'a org(nica. Mtodo de ELtinção Mtodo de ELtinção @ "esriamento @ "esriamento gente ELtintor  gente ELtintor  @ Wgua @ Wgua @ -spuma @ -spuma

@ Soluções contendo grandes porcentagens de água @ Soluções contendo grandes porcentagens de água Incnd

Incndio da io da Classe Classe N<NN<N + o

+ o incndio envolvendo incndio envolvendo lí$uidos lí$uidos inlamáveis tinlamáveis tais como4ais como4 )asolina, Vleos, 2intas, etc...

)asolina, Vleos, 2intas, etc... Mtodos de ELtinção Mtodos de ELtinção @ 0or abaamento @ 0or abaamento gentes ELtintores gentes ELtintores @ 08 $uímico Seco @ 08 $uímico Seco @ 61# @ 61# @ -spuma @ -spuma @

@ Wgua em Wgua em orma de orma de neblinaneblina Incndios da Classe NCN Incndios da Classe NCN

+ o incndio em e$uipamentos eletroeletrEnicos energi'ados. + o incndio em e$uipamentos eletroeletrEnicos energi'ados. Mtodo de ELtinção Mtodo de ELtinção @ Abaamento @ Abaamento gente ELtintor  gente ELtintor  @ 6o# @ 6o# @ 08 $uímico @ 08 $uímico Incndio da Classe N4N Incndio da Classe N4N

+ o incndio $ue ocorre em metais piro8ricos <magnésioB. + o incndio $ue ocorre em metais piro8ricos <magnésioB. Mtodo de ELtinção

Mtodo de ELtinção @ Abaamento

(34)
(35)

gente ELtintor  gente ELtintor 

 Agente e&tintor especial a base de graite, sal@gema etc.  Agente e&tintor especial a base de graite, sal@gema etc.

MTO4OS 4E EPTI567O

MTO4OS 4E EPTI567O

+ a retirada de um dos elementos essenciais, desa'endo o $uadrado do ogo. + a retirada de um dos elementos essenciais, desa'endo o $uadrado do ogo. 1

1 "-"-SISI"*"*AMAM-!-!2121, , AAAIAIAMAM-!-!21 21 - - 1 1 *S*S1>1>AMAM-!-!21 21 coconsnstititutuem em as as trtrss possibilidades básicas para e&tinção do ogo.

possibilidades básicas para e&tinção do ogo. EPTI5TO,ES 4E I5CH54IO

EPTI5TO,ES 4E I5CH54IO São

São aparaparelhoelhos s $ue $ue utiutili'li'am am ageagententes s e&te&tintintores ores parpara a 9 9 protproteçãeção o concontratra princípios

princípios de de incndio, devem incndio, devem ser manuseados ser manuseados por por pessoas pessoas treinadas.treinadas. 8so ou unção

8so ou unção

-&tinguir princípios de incndio. -&tinguir princípios de incndio. Classiicação

Classiicação

1s e&tintores são abricados em vários e dierentes tipos, tamanhos e indicados 1s e&tintores são abricados em vários e dierentes tipos, tamanhos e indicados segundo suas características,

segundo suas características, para uma para uma ou mais ou mais classes de classes de incndios.incndios. @ 0ortáteis <manuaisB

@ 0ortáteis <manuaisB

@ !ão portáteis <carretas ou estacionáriosB @ !ão portáteis <carretas ou estacionáriosB EPTI5TO,ES #O,TGTEIS

EPTI5TO,ES #O,TGTEIS Manuais

Manuais

São aparelhos $ue podem

São aparelhos $ue podem ser transportadser transportados manualmentos manualmente e e seu e seu peso total não devepeso total não deve ultrapassar4 ultrapassar4 @ #O Ug para p8 $uímico @ #O Ug para p8 $uímico @ # Ug para 61# @ # Ug para 61# @ #O Ug para espuma @ #O Ug para espuma

EPTI5TO,ES 57O #O,TGTEIS EPTI5TO,ES 57O #O,TGTEIS Carretas

Carretas

-&tintores montados sobre rodas. -&tintores montados sobre rodas. Estacion1rios

Estacion1rios

-&tintores estacionários de maneira i&a. -&tintores estacionários de maneira i&a. #,EDE567O E COM<TE

#,EDE567O E COM<TE

Guando, a prevenção alha, os trabalhadores devem estar preparados para o combate Guando, a prevenção alha, os trabalhadores devem estar preparados para o combate ao

ao princípio princípio de de incndio incndio o o mais mais rápido rápido possível.possível.

#ara 3ue o co'bate se?a eiciente  necess1rio 3ue #ara 3ue o co'bate se?a eiciente  necess1rio 3ue44 aB

aB -&-&isistatam m e$e$uiuipapamenmentotos s de de cocombmbatate e a a inincncndidio o em em $u$uantantidaidade de susuicicieientnte e ee ade$uados.

ade$uados. bB

bB As As pessoas pessoas $ue $ue trabaltrabalhem hem na na área, área, saibasaibam m como como usar usar os os e&tinte&tintores ores e e $ue$ue avaliem

(36)
(37)

Co'bate ao ogo co' ELtintor de Ggua #ressurizada Co'bate ao ogo co' ELtintor de Ggua #ressurizada =eve ser operado da seguinte orma4

=eve ser operado da seguinte orma4

NB 1 operador leva o e&tintor ao local do ogo5 NB 1 operador leva o e&tintor ao local do ogo5 #B "etira a trava ou o pino de segurança5 #B "etira a trava ou o pino de segurança5 B -mpunha a mangueira5

B -mpunha a mangueira5

3B Ataca o ogo <classe AB, dirigindo o %ato dRágua para a sua base. 3B Ataca o ogo <classe AB, dirigindo o %ato dRágua para a sua base. ELtintor de F1s Carb>nico + COJ

ELtintor de F1s Carb>nico + COJ 1 61# é

1 61# é encerrado num cilindro com encerrado num cilindro com uma pressão uma pressão de QN atmoseras.de QN atmoseras. ELtintor de #= %u2'ico Seco

ELtintor de #= %u2'ico Seco /tili

/tili'a 'a bicarbbicarbonato onato de de s8dio s8dio não não higroschigrosc8pico 8pico e e um agente propulsor um agente propulsor $ue$ue ornece

ornece a a pressão pressão <61# <61# ou ou !#B. !#B. + + orneciornecido do para para uso uso manual manual ou ou em em carretcarretas as ee pode

pode ser ser de de pressão pressão permanente permanente ou ou com com pressão pressão in%etada.in%etada. ELtintor de #%S a #ressurizar 

ELtintor de #%S a #ressurizar 

NB 1perador leva o e&tintor ao local do ogo5 NB 1perador leva o e&tintor ao local do ogo5 #B Abre o cilindro de gás5

#B Abre o cilindro de gás5 B empunha a mangueira5 B empunha a mangueira5 3B Ataca o

3B Ataca o ogo procurando ormar uma ogo procurando ormar uma nuvem de p8,cobrindo tnuvem de p8,cobrindo toda oda área atingida.área atingida. <,IF4 4E I5CH54IO

<,IF4 4E I5CH54IO

Iormada por um grupo de empregados de vários turnos, os $uais são avaliados Iormada por um grupo de empregados de vários turnos, os $uais são avaliados clinicamente, treinados e orientados para atuarem em situações de emergncia.

clinicamente, treinados e orientados para atuarem em situações de emergncia.

#lano de E'ergncia

#lano de E'ergncia

EME,FH5CI

EME,FH5CI é uma combinação de atos, decorrentes de deeito em e$uipamentos,é uma combinação de atos, decorrentes de deeito em e$uipamentos, alhas no controle de processo, enEmenos naturais, ou alhas humanas, $ue podem alhas no controle de processo, enEmenos naturais, ou alhas humanas, $ue podem resultar em incndio, e&plosão, derramamento ou va'amento de produtos $uímicos, resultar em incndio, e&plosão, derramamento ou va'amento de produtos $uímicos, emissão atmosérica acidental, descarga acidental na água e no solo, ou $ual$uer emissão atmosérica acidental, descarga acidental na água e no solo, ou $ual$uer aci

acidendente te cocom m lelesãsão, o, dadano no 9 9 propropripriededadeade, , ao ao memeio io amambibientente, e, e e ataté é memesmsmo o nana comunidade.

comunidade.

O #lano de E'ergncia

O #lano de E'ergncia é o é o con%uncon%unto de medidas a serem adotadas no caso de umato de medidas a serem adotadas no caso de uma emer

emergngncia cia comcomo4 o4 incincndndio, io, e&pe&ploslosão, ão, derrderramamamamentento o ou ou va'va'ameamento nto de de prodprodutoutoss $uímicos, evitando assim $ue estes acidentes se tornem maiores.

(38)
(39)

Conclusão

Conclusão

Sabendo@se $ue o uso de e$uipamentos de proteção e a colaboração de todos os Sabendo@se $ue o uso de e$uipamentos de proteção e a colaboração de todos os u

uncinciononáriários os é é uundndamamentental al papara ra a a sasaúde úde e e seseguguranrançaça, , as as mimineneradradororas as estestãoão investindo cada ve' mais em palestras sobre a !"## para inormar aos trabalhadores investindo cada ve' mais em palestras sobre a !"## para inormar aos trabalhadores o $uanto é importante cada um usar o seu -0* e tomar cuidado em todos os setores o $uanto é importante cada um usar o seu -0* e tomar cuidado em todos os setores onde irão trabalhar.

onde irão trabalhar. 1 trabalho de conscient

1 trabalho de conscienti'ação está sendo cada ve' mais útil e i'ação está sendo cada ve' mais útil e vem a'endo com $uevem a'endo com $ue o índice de acidentes do trabalho nas mineradoras diminua consideravelmente.

o índice de acidentes do trabalho nas mineradoras diminua consideravelmente.

Zá um progresso maior re$uer erramentas adaptadas 9s atuais necessidades para Zá um progresso maior re$uer erramentas adaptadas 9s atuais necessidades para tomada de decisão, portanto para $ue esses métodos se%am cada ve' mais eica'es é tomada de decisão, portanto para $ue esses métodos se%am cada ve' mais eica'es é necessário a comunicação imediata de todos os acidentes e:ou $uase acidentes ao necessário a comunicação imediata de todos os acidentes e:ou $uase acidentes ao superior hierár$uico de cada setor.

superior hierár$uico de cada setor.

<ibliograia

<ibliograia

*nternet4 )oogle *nternet4 )oogle   [[[.mte.gov.br:legislacao:normas\regulamentadoras   [[[.mte.gov.br:legislacao:normas\regulamentadoras 0es$uisas com técnico de Saúde e Segurança da Mineradora Jale 0es$uisas com técnico de Saúde e Segurança da Mineradora Jale

(40)

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

de comparar o valor de monóxido de carbono no ar exalado (COex) entre indivíduos fumantes e não fumantes, avaliar fatores que influenciam estes valores entre os que fumam e

A Santa Casa de Votuporanga – Núcleo de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições legais, torna público aos interessados que estarão abertas, no período de 30 de Março de

[r]

Tabela Classificação para contrato do Crea-SP com Entidades de Classe:-.-.-.. CASA DA ENGENHARIA: DEVE SER ENQUADRADA NA FAIXA COM VALOR SUFICIENTE PARA COBRIR CUSTOS REAIS DA

1 - Com o fim de examinar os progressos realizados na aplicação da presente Convenção, é constituído um Comité para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (em seguida

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Este trabalho teve como objetivo determinar as propriedades físicas (ângulos e coeficientes de atrito estático e dinâmico com a parede, ângulo de repouso, ângulo de atrito