• Nenhum resultado encontrado

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Volume 2: Fungos

Animais vertebrados I (poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos e anelídeos) Animais invertebrados II (artrópodes e equinodermos)

1) Defina muda ou ecdise.

2) Diferencie os insetos ametábolos, hemimetábolos e holometábolos. Dê exemplo. 3) Como podemos diferenciar os quilópodes dos diplópodes? Dê exemplo.

4) Um estudante, em dúvida, fez o seguinte questionamento: “Fungos são bons ou maus? ”. Ele então pesquisou e concluiu que os fungos não são nem bons nem maus. Os fungos, como outros seres vivos, crescem e se reproduzem. Às vezes causam problemas para nós; outras vezes nos favorecem. Mas eles são fundamentais para a vida na Terra. Por quê?

5) O personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, representava o morador da zona rural do início do século XX. Jeca era um caipira de barba rala e calcanhares rachados do Vale do Paraíba. Ele era magro, andava descalço, desanimado, preguiçoso e

amarelado.

Lobato escreveu: “Está provado que tens no sangue e nas tripas todo um jardim zoológico da pior espécie. É essa bicharada cruel que faz molenga e inerte”.

a) Como o próprio Lobato diz, essas características estavam relacionadas com o

“jardim zoológico” que vivia dentro de Jeca, os vermes. Qual parasitose poderia estar relacionada com as características em negrito do enunciado da questão?

b) O que se deve fazer para não contrair esses vermes?

6) Os poríferos (ilustrados na figura abaixo, juntamente com o seu principal tipo celular) dependem de um contínuo fluxo de água no seu meio interno para efetuar várias funções importantes. Eles conseguiriam sobreviver em águas completamente paradas? Explique.

/ /17

Prof. Paula Jacinto

Ano: 7º A / B

Colégio FAAT

Ensino Fundamental e Médio

Lista de exercícios de Ciências - 2º Bimestre

(2)

7-A fim de explicar o ciclo da verminose chamada esquistossomose, desenhamos um esquema representado na figura a seguir. Ao analisar o esquema faça o que se pede:

A – Como a pessoa adquire essa verminose?

B - O que devemos fazer para combater essa doença?

8) Observe os dois animais abaixo e depois responda às questões:

A - A que filo pertencem esses animais?

B - Qual a forma móvel e qual a forma fixa? Como são chamadas?

9) Se as esponjas são animais que vivem imóveis no fundo do mar, então como são capazes de se nutrir?

(3)

11-Os poríferos são considerados animais filtradores, pois retiram da água que passa pelo interior de seu organismo as substâncias necessárias para sua sobrevivência, como alimento e oxigênio.

A circulação de água no interior da esponja ocorre no sentido: a- poros - cavidade com coanócitos – ósculo

b- ósculo - cavidade com coanócitos – poros c- poros - cavidade com cnidoblastos – ósculo d- ósculo - cavidade com coanócitos – poros e- ósculo - cavidade com cnidoblastos – poros 12-A cisticercose é causada pela ingestão de: a) larvas de tênia.

b) ovos de tênia.

c) larvas de esquistossomo. d) ovos de esquistossomo.

13-A fiscalização da carne de bois e de porcos nos matadouros é importante para a prevenção de qual das verminoses abaixo?

a) filariose

b) ancilostomíase c) esquistossomose d) teníase

14-Quais destes representantes fazem parte do grupo dos crustáceos?

a) Tatuzinho-de-jardim

b) Piolho-de-cobra. c) Lacraia.

d) Cigarra.

15- Pedro precisava analisar alguns animais que coletou durante sua viagem ao Peru. Ao observar um deles, Pedro constatou as seguintes características: par de pernas variado, asas ausentes, dois pares de antenas e corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Esse animal pertence ao grupo:

a) dos insetos. b) das aranhas. c) dos crustáceos.

(4)

d) dos escorpiões.

16- Assinale a sequência correta com relação ao processo de metamorfose de uma borboleta:

a) Ovo - pupa - animal adulto - lagarta b) Pupa - ovo - lagarta - animal adulto c) Lagarta - ovo - pupa - animal adulto d) Ovo - lagarta - pupa - animal adulto e) Lagarta - animal adulto - pupa – ovo

17-Cientistas gaúchos desenvolvem um método para descontaminação de rios e lagos poluídos com corantes de roupas, por meio da utilização de fungos.

"O pulo-do-gato do trabalho de Hansen e Lopes está na descoberta do modo como o fungo identifica os corantes: como nutrientes que ele naturalmente consome. A

similaridade desencadeia o processo de absorção, e A. niger capta a substância por meio de seus filamentos (hifas)."

Disponível em:<http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/01/os-caca-corantes>. Acessado em:17/04/2012.

Esta técnica utiliza o modo de nutrição dos fungos em favor do ser humano e da natureza. Assinale a alternativa que descreve o processo de digestão destes fungos:

(A) Intracelular, sendo o corante absorvido e digerido.

(B) Os fungos são autótrofos, por isso não realizam digestão.

(C) Extracorpórea, através de enzimas digestivas que reagem com o corante. (D) Intracorpórea, com absorção do corante e digestão posterior.

(E) Intracelular e Intracorpórea, pois o alimento é absorvido e levado às células.

18-Alexander Fleming salvou muitas vidas ao descobrir o medicamento mais utilizado em doenças que poderiam levar à morte.

(5)

(A) Os antibióticos são substâncias químicas usadas para combater somente os fungos. (B) Os antibióticos são fungos usados no combate de viroses.

(C) Os antibióticos são produzidos a partir de bactérias e usados para combater micoses. (D) Os antibióticos são produzidos a partir dos vírus que atuam sobre bactérias e fungos. (E) Os antibióticos são produzidos a partir de fungos e agem especificamente sobre bactérias.

19-Os fungos, juntamente com as bactérias, possuem grande importância para a

manutenção dos ecossistemas em nosso planeta. Assinale a alternativa que indica este processo:

(A) Os fungos, por parasitarem outros organismos, contribuem para o acúmulo de matéria orgânica.

(B) Os fungos conferem estabilidade aos ecossistemas, por meio da fermentação e do gás carbônico produzido por ela.

(C) Por meio das associações com algas, os fungos limpam o ar atmosférico.

(D) Os fungos, juntamente com as formigas, são responsáveis pela polinização das plantas, garantindo desta forma a manutenção dos ecossistemas.

(E) Os fungos são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica morta através da decomposição.

20-Quando pessoas com a doença defecam próximo a lagoas, rios, etc., com suas fezes saem ovos do verme, Carregados para a água, lá, os ovos tornam-se larvas que

penetram em caramujos. Desses caramujos saem milhares de outras larvas, que penetram através da pele nas pessoas que entram nessas águas. E essas pessoas podem ficar doentes!

Disponível em: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/folder/2FolderEsquistonet.pdf. Acesso em: 23 mar. 2012.

(6)

(A) teníase. ( D ) ascaridíase (B) esquistossomose. ( E ) oxiurose (C) ancilostomíase.

GABARITO

1) É a troca do exoesqueto dos artrópodes para que possam crescer. 2) Ametábolos – são os insetos que não sofrem metamorfose Ex: traça

Hemimetábolos: São os insetos que sofrem metamorfose parcial; Ex grilo, gafanhoto Holometábolos – são os insetos que sofrem metamorfose total. Ex: borboleta,

mariposa.

3) Quilópodes: possuem um par de patas por segmento e é venenoso. Ex : lacraia Diplópodes: possuem dois pares de patas por segmento e para se defender enrola-se e libera um odor desagradável. Ex embuá.

4) Porque reciclam a matéria orgânica através da decomposição fertilizando o solo.

5) a) Ancilostomose

b) Não andar descalço em solo contaminados, saneamento básico.

6) Não . Pois os poríferos são considerados os filtradores do mar, tendo células com funções específicas e tendo a necessidade de estar em contínuo fluxo de água.

7) a) A infecção ocorre quando a pele entra em contato com água contaminada na qual vivem certos tipos de caracóis que carregam a esquistossomose. A água fica

contaminada pelos ovos da Schistosoma quando pessoas infectadas urinam ou defecam nela. Os ovos eclodem e, se certos tipos de caracóis estiverem presentes na água, o parasita cresce e se desenvolve dentro deles. O parasita deixa o caracol e entra na água, onde pode sobreviver por em torno de 48 horas. Os parasitas Schistosoma podem

penetrar na pele de pessoas que estão se banhando ou nadando na água contaminada de lagos, canais ou rios. Dentre de semanas o verme cresce dentro dos vasos

sanguíneos da pessoa e produzem ovos.

b) * Evite nadar em lagos, canais e rios em regiões onde a esquistossomose ocorre. Nadar no oceano e piscinas com cloro é geralmente considerado seguro.

* Certifique-se que a água que bebe é segura. Caso tenha dúvidas, ferva a água por 1 minuto ou a filtre.

* Em regiões com esquistossomose a água de banho deve ser aquecida por 5 minutos a 65°C. Água mantida em caixas d'água por mais de 48 horas pode ser considerada segura para banho.

(7)

* Se houver exposição acidental rápida a água potencialmente contaminada, secar-se vigorosamente com toalha pode ajudar a prevenir que o parasita penetre na pele. 8) a) Invertebrados, grupos dos cnidários

b) 1- móvel – medusa; 2 fixa pólipos 9) As esponjas filtram a água

10) Porque são os únicos animais que não possuem tecidos, órgãos e sistemas.

Para sobreviver, os poríferos dependem da circulação da água, que trará alimento e gás oxigênio, e levará embora o que os poríferos não necessitam. Por isso o corpo deles é cheio de poros, para que ocorra a circulação da água.

11) A 12) B 13) D 14) A 15) C 16) D 17) C 18) E 19) E 20) B

Referências

Documentos relacionados

(2) mostra a evolução do fluxo de calor interfacial para duas tiras lingotadas com o distribuidor reto (Tira T-90) e de base inclinada (Tira T-45), respectivamente..

Vara Execução Fiscal Municipal da Comarca de Campo Grande (MS). Ação: Execução Fiscal. Assunto: Crédito Tributário. Exequente: Município de Campo Grande-MS, conforme certidão

• Do ponto de vista do desenvolvimento da pesquisa propriamente dita, inicialmente foi realizado levantamento bibliográfico, buscando textos que

4.1 Será divulgado o Resultado Parcial de Seleção do presente Edital após conferência da documentação apresentada, considerando os indicadores de renda per

In terms of the average dry weight matter of the aerial part of “fava d’anta” seedlings (Table 4), the best results were seen under conditions of constant temperatures at 30 and

Esterno levemente granulado, pubescente apenas na parte anterior da depressão abdominal dos machos; margem lateral externa entre o segundo e o terceiro esternito com fissura,

2.2 CONDUÇÃO DO EXPERIMENTO Para a realização desse projeto foram utilizados os seguintes tratamentos: Uma testemunha (crescimento micelial em meio de cultura sem

Ou ainda, a citação deste trabalho como prova definitiva de associação entre hereditariedade e reabsorções dentárias em Ortodontia pode traduzir também o desejo de excluir