• Nenhum resultado encontrado

Linguagem Corporal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linguagem Corporal"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Trabalho Linguagem Corporal

Trabalho Linguagem Corporal

Disciplina: Português

Disciplina: Português

Professor: Alexandre

Professor: Alexandre

Grupo: Grupo:

José Roque Argentieri José Roque Argentieri Leandro Michelsem Leandro Michelsem Kátia R. P. da Sila Kátia R. P. da Sila Josealdo R. !aier  Josealdo R. !aier 

Linguagem corporal

Linguagem corporal

 A

 A linguagem linguagem corporal corporal corresponde corresponde a a todos todos os os moimentos moimentos gestuais gestuais e e dede postura

postura que "a#em com que a que "a#em com que a comunica$%ocomunica$%o se&a mais e"etia. A gesticula$%o "oi a se&a mais e"etia. A gesticula$%o "oi a prime

primeira "orma ira "orma de comunicde comunica$%oa$%o. . 'om o 'om o aparaparecimeecimento danto da palarapalara "alada os "alada os gestosgestos "o

"oraram m totornrnanandodo(s(se e sesecucundndárárioios) s) cocontntududo o eleles es coconsnstittitueuem m o o cocompmplelemementnto o dada e*press%o) deendo ser coerentes com o

e*press%o) deendo ser coerentes com o conte+do da mensagem.conte+do da mensagem.  A

 A e*press%o e*press%o corporal corporal é é "ortemente "ortemente ligada ligada ao ao psicol,gico) psicol,gico) tra$ostra$os comportamentais s%o secundários e au*iliares. Geralmente é utili#ada para au*iliar  comportamentais s%o secundários e au*iliares. Geralmente é utili#ada para au*iliar  na comunica$%o er-al) porém) dee(se tomar cuidado) pois muitas

na comunica$%o er-al) porém) dee(se tomar cuidado) pois muitas e#es a -oca di#e#es a -oca di# uma coisa) mas o corpo "ala

uma coisa) mas o corpo "ala outra completamente di"erente.outra completamente di"erente.

A linguagem do corpo - Comunicação ão !erbal

A linguagem do corpo - Comunicação ão !erbal

Pro"a.

Pro"a. Maria LMaria Lui#a ui#a Marins Marins /olt#0/olt#0 1s

1s cienticientistas stas n%o(n%o(er-alier-alistas) stas) s%o s%o estudestudantes do antes do compocomportamenrtamento to humahumano)no) que se dedicam a estudar as atua$2es n%o(er-ais e os sinais dos seres humanos) que se dedicam a estudar as atua$2es n%o(er-ais e os sinais dos seres humanos) atraés dos gestos.

atraés dos gestos. 'ha

'harlerles s 3ar3ar4i4in n pu-pu-liclicou ou em em 5675678 8 um um tratra-al-alho ho de de enoenorme rme in"in"lu9lu9ncincia) a) AA e*press%o das emo$2es no homem e nos animais. Porém) somente em 5;<=) estes e*press%o das emo$2es no homem e nos animais. Porém) somente em 5;<=) estes estu

estudos dos "oram alori#a"oram alori#ados e dos e con"icon"irmadormados s atraatraés és de de pesqpesquisasuisas) ) da> da> sua grandesua grande in"

in"lu9lu9ncincia. a. A parA partir tir de de 5;75;7=) =) com a com a pu-pu-liclica$%a$%o o do do liliro ro de de JuJuliulius s ?as?ast) t) so-so-re re aa linguagem do corpo) o p+-lico come$ou a tomar conhecimento do assunto.

linguagem do corpo) o p+-lico come$ou a tomar conhecimento do assunto.  Ainda

 Ainda ho&e) ho&e) a a grande grande maioria maioria das das pessoas pessoas ignora ignora a a e*ist9ncia e*ist9ncia da da linguagemlinguagem do corpo.

do corpo.

1s resultados das pesquisas mostram que o impacto total de

1s resultados das pesquisas mostram que o impacto total de uma mensagem é:uma mensagem é:

• 7@ er-al apenas palaras escritas07@ er-al apenas palaras escritas0 •

• B6@ oB6@ ocal incluindo tom de cal incluindo tom de o#) in"le*2es e outros sons0o#) in"le*2es e outros sons0 •

• CC@ D%o(er-al.gestos e moimentos0CC@ D%o(er-al.gestos e moimentos0

Duma conersa "rente a "rente) o

(2)

• BC@ er-al palaras0

• <C@ D%o(er-al gestos e moimentos0

 A maioria dos pesquisadores concorda que:

• 1 canal er-al é usado para transmitir in"orma$2es

• 1 canal n%o(er-al é usado para negociar atitudes entre as pessoas e como

su-stituto de mensagem er-al.

Endependente da cultura) palaras gestos e moimentos acontecem &untos.

1 ser humano raramente está ciente de suas atitudes moimentos e gestos) os quais podem contar uma hist,ria) enquanto sua o# está contando outra.

AT"#$%:- &uando a linguagem do corpo não est' de acordo com a

linguagem (erbal) temos a percepção da mentira*

 As mulheres s%o) geralmente) mais perceptias que os homens. Flas tem ha-ilidade inata para captar e deci"rar sinais n%o(er-ais) além de possuirem olho acurado para perce-er detalhes e sentir mentiras

+nfluências

 A linguagem corporal n%o é +nica e numeráel) ou se&a) ela so"re in"lu9ncias culturais) estaduais) sociais e am-ientais.

,(el cultural

1 n>el cultural in"lu9ncia em tr9s "atores predominantes) postura ">sica) moimento ">sico) senso de espa$o onde o n>el cultural torna mais suae ou n%o in"luenciado pelo n>el cultural ?>sico local0 ou pelo n>el cultural comportamental e psicol,gico pessoal ou in"luenciado por uma segunda ou terceira pessoa0.

Classe social

 A classe social in"lu9ncia em quatro "atores predominantes:

• alores "inanceiros • F*i-icionismo

• aidade pessoal •  Autocon"ian$a.

Fla limita ou acentua "atores chaes. Por e*emplo: pode ini-ir um indi>duo) intimidando(o pela sua classe social.

Cultura local ou nacional

 A cultura local ou nacional in"lu9ncia uma pessoa em sua linguagem corporal) principalmente em moimentos t>picos de uma regi%o em especial. Por e*emplo)

(3)

orientais em geral possuem uma tend9ncia em lear a m%o á -oca em diersas ocasi2es em uma comunica$%o. 3ominar "atores culturais) sociais) comportamentais e psicol,gicos criam uma s,lida -ase para a leitura corporal.

'ontrariando o racioc>nio l,gico) a leitura corporal é uma "erramenta de comunica$%o poderosa equialente ao poder da palara) onde cria uma liga$%o com as in"orma$2es ocultas psicologicamente.3esta "orma) deemos lear em considera$%o o estado emocional do indi>duo) ele presera as in"orma$2es erdadeiras em um sincronismo com a linguagem corporal.

Para entender a leitura corporal de "orma ampla) muitas pessoas que dominam a técnica recomendam aos estudiosos um con>io social(isual ariado)eitando tornar(se homog9neo ao am-iente e suas tend9ncias sociais) -uscando o-serar e n%o participar de "orma e"etia e clara.

 A leitura corporal é mais acentuada no se*o "eminino por possuir um n>el de aidade mais eleado do que o masculino. 1 se*o masculino -usca ser o receptor  da linguagem corporal e o se*o "eminino -usca ser o emissor da linguagem corporal) este comportamento é mais intenso na ida social e ini-ido na ida pro"issional) onde o am-iente tra$a regras comportamentais e psicol,gicas limitando a linguagem corporal inoluntária.

 A leitura corporal é umas das op$2es mais e"ica# em entreistas) pré(entreistas e aalia$%o pessoal) ligada diretamente a dois pontos predominantes) a conquista e a aalia$%o) -uscando tra$ar o-&etios comportamentais e psicol,gicos para e*ecutar uma -oa escolha entre candidatos. Porém) deemos ter como releHncia o "ator &ulgamento) onde o pré(&ulgamento é descartado como "orma de decis%o "inal e o &ulgamento é su-stitu>do pela leitura corporal onde o"erece resultados satis"at,rios em um primeiro contato. A leitura corporal é usada em situa$2es criticas ou arriscadas) onde as decis2es so"rem "ortes in"lu9ncias da "alta de in"orma$%o.

Muitos especialistas de"inem a leitura corporal como a linguagem esquecida que -usca uma comunica$%o com alguém que n%o conhecemos) mas nos aalia) nos conquista) que sempre resulta em duas "rases Ieu te amo ou Ioc9 está contratado.

A Linguagem corporal durante uma con(ersa ou entre(ista de emprego

 A-ai*o os cinco ind>cios mais comuns de que uma pessoa está mentindo. Fles n%o s%o in"al>eis) mas se detectados indicam que oc9 dee "icar atento durante a entreista.

"scondendo a boca

Fste é um dos gestos que os adultos tra#em da in"Hncia quando se trata de mentira. A m%o co-re a -oca) e o ded%o pressiona a -ochecha. Podem ser apenas alguns poucos dedos so-re a -oca) ou até mesmo o pulso. Aparentemente o cére-ro) su-conscientemente está tentando esconder a mentira. Muitas pessoas tentam dis"ar$ar o ato de esconder a -oca uma tosse. Se a pessoa co-re a -oca enquanto oc9 está "alando) pode indicar que ela acha que oc9 está mentindo.

(4)

Coçar o nari

Fm ess9ncia) o toque no nari# é uma ers%o so"isticada do ato de esconder a -oca. Podem ser árias co$adas rápidas logo a-ai*o do nari# ou um rápido e quase impercept>el toque. ma e*plica$%o para este moimento é que a m%o está se moendo em dire$%o á -oca) e uma tentatia de ser menos ,-io "a# com que ela se&a pu*ada do nari# para a -oca. Lem-re(se que isso ocorre em um n>el su-consciente. Se a pessoa tem mesmo uma coceira no nari#) ela irá) normalmente e deli-eradamente co$ar ou a#unhar e n%o apenas "a#er um toque rápido. al como o ato de esconder a -oca) se isso acontecer quando oc9 está "alando a pessoa com quem oc9 está "alando está achando que oc9 está mentindo.

"sfregar o olho

Fste gesto tenta -loquear a mentira que a pessoa 9) ou para eitar ter de olhar  no olho da pessoa para quem está mentindo. /omens normalmente es"regam os olhos de maneira igorosa ou) se a mentira é grande) eles desiam o olhar. As mulheres geralmente passam o dedo gentilmente so- a pálpe-ra para n%o -orrar a maquilagem0. Lem-re(se) mentirosos n%o olha nos olhos quando mentem. Fles gentilmente desiam o olhar instantes antes de mentir) ou "i*am o "oco atrás de oc9 a pessoa está olhando para oc9) mas o olhar parece perdido0.

Aunhar o pescoço

'om o dedo indicador da m%o com que a pessoa escree logo a-ai*o do l,-ulo da orelha. Geralmente ser%o alguns poucos arranh2es rápidos. Fste é muito proaelmente um gesto de d+ida ou incerte#a) caracter>stico de pessoas que pensam) Ieu n%o estou certo disso. Fle geralmente em acompanhando uma contradi$%o á linguagem er-al) como quando a pessoa di#: Ieu entendo o que oc9 está sentindo enquanto a#unha o pesco$o.

"sfregar a orelha

Fsta é a ers%o adulta do gesto em que a crian$a tampa os dois ouidos com as m%os para n%o escutar nada. Fsse moimento inclui es"regar a parte detrás da orelha) pu*ar o seu l,-ulo) ou até mesmo do-rá(la. Se o seu interlocutor "i#er  qualquer destas enquanto "ala) é uma indica$%o de mentira. 1 +ltimo sinal) se usado enquanto oc9 "ala) quer di#er que ele n%o apenas acha que oc9 está mentindo) como ele considera ter atingido o limite.

%s sinais da mentira

1 mentiroso) por melhor que se&a) tende a apresentar determinadas atitudes que aca-am por denunciá(lo. Fntre elas) está:

• 3esiar os olhos quando perguntado so-re assuntos delicados. • Piscar os olhos com maior "req9ncia.

• Piscar rapidamente quando a conersa declina para um t,pico

comprometedor.

(5)

• Responder n%o) e -alan$ar a ca-e$a a"irmatiamente) mesmo que de lee. • Respirar em pequenas e rápidas gol"adas e entremeá(las com suspiros

longos e pro"undos.

• Fitar apontar o dedo ou en"ati#ar as palaras com moimentos amplos dos

-ra$os.

•  Ao narrar uma hist,ria) "a#er Npontes de te*tosN) que consistem em

acelera$2es arti"iciais da seq9ncia dos "atos.

• Pedir que o interlocutor repita a pergunta) com intuito de ganhar mais tempo

na ela-ora$%o de uma resposta.

• D%o "alar mal de si) mesmo em assuntos que n%o tem nada a er com a

mentira.

%utros indicadores da mentira:

• Mudan$as no tom de o#.

• Mudan$a na elocidade da "ala.

• raas no diálogo com o uso e*cessio de pausas e comentários como

Ihmmm) Ih% ou Ioc9 sa-e) ou ainda limpar a garganta.

• irar o corpo para longe de oc9) mesmo que leemente.

• 3e repente come$ar a mostrar a parte -ranca dos olhos acima ou a-ai*o das

pupilas) n%o apenas dos lados.

• Moimentos nerosos com os pés ou pernas.

• Orincar com as pr,prias roupas) como arrancar linhas soltas ou alisar do-ras. • 3iscrepHncias entre o que se di# a a linguagem corporal) por e*emplo) di#er 

In%o e -alan$ar a ca-e$a para "rente e para trás como se tiesse di#endo sim0.

•  As pupilas de quem esta mentindo podem dilatar.

• uando alguém está mentindo) sorri menos que o ha-itual. • am-ém costuma a encolher mais os om-ros.

• Fngolir em seco.

• Fs"regar as so-rancelhas. • 'ru#ar e descru#ar as pernas. • Orincar com os ca-elos.

• Suor escorrendo da so-rancelha) caso n%o se&a um dia quente. • 3i#er In%o com muita "req9ncia

• Dega$%o continua de algum tipo de acusa$%o. • Ser e*tremamente de"ensio.

• Proer mais in"orma$2es e especi"icidades do que o a pergunta requeria. • Enconsist9ncias no que está di#endo.

• Satis"a$%o) mas de maneira o"ensia.

• Procurar usar uma -arreira entre si e o interlocutor) tal como uma cadeira ou

uma mesa.

• 'alma incomum.

• Fitar tocar a esposa durante conersa$2es. • ?icar hesitante) caso n%o o se&a ha-itualmente.

• ?icar em uma posi$%o e*cessiamente rela*ada) largada. • F*cesso de rigide# e aumento de tiques nerosos.

• Moimentos pouco naturais ou limitados das m%os e dos -ra$os. • Flear os om-ros em sinal de descaso.

(6)

• D%o apontar.

• ?lutua$2es pouco usuais na "orma de "alar) na escolha das palaras e na

estrutura das senten$as.

• D%o usar pronomes enquanto "ala.

Detectando a (erdade:

3urante a hist,ria) a palma a-erta tem sido associada com honestidade) compromisso com a erdade e su-miss%o) tanto é que quando se "a# o &uramento Q -andeira usa(se a palma a-erta. 'omo eidencia de que a pessoa está contando a erdade) olhe para suas m%os) mentirosos geralmente escondem a palma das m%os) logo se oc9 quer en"ati#ar que está di#endo a erdade) use ários moimentos com a palma das m%os Q mostra.

Linguagem corporal na pa.uera:

Pouca gente sa-e) mas o corpo é um grande aliado na hora da paquera. Enconscientemente) ele emite sinais que indicam as chances de conquista durante o ritual de sedu$%o. 'on"ira alguns dos gestos e moimentos e o que eles querem di#er:

/inais de 0.uero chamar a atenção0:

• Fstu"ar o peito.

• Gesticular e*ageradamente. • Oalan$ar o corpo.

• Rir muito e alto.

• 3ei*ar o-&etos de alor a mostra.

/inais de 0estou interessado por (ocê0:

• 1lhar por mais de tr9s segundos. • Sorrir) mostrando ou n%o os dentes.

• Jogar a ca-e$a para trás) geralmente quando sorri. •  A&eitar os ca-elos.

• Enclinar o corpo em dire$%o a pessoa.

/inais de 0sinto atração por (ocê0:

• D%o dei*ar que a distHncia entre os corpos se&a superior a 5 metro.

• D%o permitir que os interalos de sil9ncio ultrapassem mais de B segundos. • Permitir que se&a tocado nos -ra$os e nos om-ros árias e#es e retri-uir. • Emitar os gestos da pessoa.

• D%o desiar o olha

1eferências:

http:pt.4iipedia.org4iiLinguagemTcorporal

Referências

Documentos relacionados

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *