• Nenhum resultado encontrado

AUP 160- ARQUITETURA PROJETO 3 - HABITAÇÃO 1 Semestre ª e 3ª feiras das 14:00 às 18:00

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUP 160- ARQUITETURA PROJETO 3 - HABITAÇÃO 1 Semestre ª e 3ª feiras das 14:00 às 18:00"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE PROJETO GRUPO DE DISCIPLINAS DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES

AUP 160- ARQUITETURA PROJETO 3 - HABITAÇÃO 1° Semestre 2016 - 2ª e 3ª feiras das 14:00 às 18:00 Professores:

Prof. Dr. Antonio Barossi Prof. Dr. Álvaro Puntoni Prof. Dr. Cesar Shundi Prof. Dra. Helena Ayoub Prof. Dra. Marta Bogea TEMA DA DISCIPLINA

A ênfase é HABITAÇÃO / ARQUITETURA DA CONSTRUÇÃO / MODULAÇÕES a partir do tema que tem sido adotado a esse propósito no ESTÚDIO 3: HABITAÇÃO SOCIAL URBANA

JUSTIFICATIVA

AMBITO DO GRUPO DE DISCIPLINAS DE PROJETO DE EDIFICAÇÕES

O ensino de projeto de edificações na FAUUSP que se tem praticado nos últimos anos nos estúdios traz uma estrutura subjacente com ênfases específicas, a saber:

ESTÚDIO INFRAESTRUTURA / ARQUITETURA DO LUGAR / TRANSPOSIÇÕES ESTÚDIO HABITAÇÃO / ARQUITETURA DA CONSTRUÇÃO / MODULAÇÕES

ESTÚDIO EQUIPAMENTOS PÚBLICOS / ARQUITETURA DO PROGRAMA / TRANSIÇÕES A proposta do Estúdio Habitação_2016 está inserida nesse contexto.

AMBITO ESPECÍFICO.

01. Organizar junto aos alunos uma reflexão em torno do tema da Habitação.

02. Apresentar um repertório de projetos e obras que alimentem a discussão em torno do objeto de estudo.

03. Promover o estudo de obras existentes na cidade de São Paulo, por meio de aula e visitas programadas, quando possível. 04. Promover a prática do projeto com a elaboração de exercícios ligados à questão da habitação e sua inserção na cidade, em diversas escalas.

05. Aprofundar o exercício do projeto com ênfase nas questões de estrutura, instalações, ambiente, economia e detalhamento dos elementos construtivos, e orientar a organização do tempo do projeto.

(2)

TEMA / TRABALHO ESPECÍFICO:

Orla Fluvial Urbana do Tamanduateí na Cidade de São Paulo

Projeto de uma quadra urbana de 80 x 80 metros com até 120 unidades habitacionais e uso misto. VER ANEXO

MÉTODO DE TRABALHO: EQUIPES

Os alunos serão organizados em equipes de 03 a 04 estudantes*. No total serão aproximadamente 50 equipes que estarão organizadas em 05 turmas de até 10 equipes cada para viabilizar uma orientação diária por equipe de 40 minutos [5 equipes por dia] ou até 20 minutos [10 equipes por dia], conforme programação a ser definida pelo professor orientador.

*Os alunos de intercâmbio não poderão constituir equipes e deverão ser necessariamente um componente extra das equipes formadas.

SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO E ORIENTAÇÃO PROGRAMADA

O acompanhamento dos trabalhos será através de orientações programadas que consistirão na apresentação do projeto pelos alunos para um professor orientador e na participação ativa por meio de comentários, sugestões e críticas dos demais alunos.

Conforme calendário, cada equipe de alunos fará 02 seminários de orientação e 02 exposições, correspondendo cada uma delas a uma etapa do trabalho e uma avaliação, além de uma exposição final seguida por seminário quando o projeto será apresentado para todos os alunos. Todos os seminários e avaliações serão realizadas com o professor ao qual as equipes estarão vinculadas, com exceção do seminário final coma presença de todos os alunos e todos os professores..

Haverá em semanas alternadas aos Seminários, a Orientação Programada com o professor orientador ao qual as equipes estarão vinculadas.

Quando não estiver participando do seminário ou orientação a equipe deverá desenvolver o trabalho no Estúdio, que deverá estar organizado espacialmente para admitir seu funcionamento.

Para subsidiar o projeto poderão ocorrer aulas expositivas sobe o tema, complementadas por orientações livres nos estúdios. PRANCHA

Todas as etapas (seminários e exposições) serão apresentadas em uma prancha única [A0 na vertical], conforme padrão a ser estabelecido, que sugerimos permanecer afixada no Estúdio 3 ao longo do semestre no espaço destinado à equipe para que todos possam acompanhar os demais projetos. Desta forma a prancha deverá ser necessariamente uma copia ou plotagem e não serão aceitos, portanto, originais.

Em todas as etapas deverão ser apresentados modelos físicos juntamente com a prancha. OBS. O MODELO ELETRONICO NÃO SUBSTITUI O MODELO FISICO.

ETAPAS DE TRABALHO:

O trabalho está organizado em 03 etapas que correspondem às apresentações nos seminários de orientações e exposição final [ver calendário anexo] e serão as seguintes:

(3)

S.1 Seminário de Orientação 01 | Avaliação 01 PARTIDO [PLANO]

Produtos: implantação (planta do térreo com entorno abrangente); plantas de todos os níveis, cortes esquemáticos do conjunto e elevações. Desenhos em escala 1:500 ou a ser definida. Modelo volumétrico OBRIGATÓRIO em escala 1:500 ou a ser definida.

Seminário de Orientação: Todas equipes apresentam o projeto / Professor comenta as propostas Ênfases: Implantação / Plantas / Cortes / Apresentação

S.2 Exposição Geral 01 + Seminário de Orientação 02 | Avaliação 02 CONSOLIDAÇÃO D0 PARTIDO [PLANO E EDIFÍCIO]

A partir das considerações feitas no Seminário anterior e orientações intermediarias.

Produtos: implantação (planta do térreo com entorno abrangente); plantas de todos os níveis, cortes esquemáticos do conjunto e elevações. Desenhos em escala 1:500, 1:200 ou a ser definida. Modelo volumétrico OBRIGATÓRIO em escala 1:200 ou a ser definida.

Exposição: Prancha A0 na vertical

Seminário de Orientação: Todas as equipes apresentam o projeto / Professores comentam as propostas Ênfases: Implantação / Plantas / Cortes / Raciocínio construtivo / Apresentação

S.3 Exposição Final + Seminário Final | Avaliação 03

ESTUDO PRELIMINAR [PLANO, EDIFICIO E UNIDADE HABITACIONAL]

A partir das consideraçoes feitas no Seminário anterior e orientações intermediarias.

Produtos: implantação (planta do térreo com entorno abrangente); plantas de todos os níveis, cortes DETALHADOS do conjunto e elevações. Desenhos em escala 1:500, 1:200, 1:100 e 1:50 ou a ser definida. Modelo volumétrico OBRIGATÓRIO em escala 1:200 ou a ser definida.

Exposição: Prancha A0 na vertical

Seminário Final: Todas as equipes apresentam o projeto / Professores e alunos comentam as propostas Ênfases: Implantação / Plantas / Cortes / Raciocínio construtivo / Apresentação

PRESENÇA

A presença será obrigatória para cada ALUNO nos dias de seminário de orientação e nas orientações programadas.

Nos Seminários de Orientação não serão aceitos trabalhos afixados depois das 15:00 horas. Os alunos neste caso também receberão falta.

AVALIAÇÃO

A avaliação será progressiva e considerará as etapas de trabalho e seminários de orientação. A cada apresentação corresponderá uma nota e a nota final será a média dessas. A avaliação seguirá o seguinte quadro de critérios e os respectivos pesos.

(4)

Itens a serem avaliados Pesos

1a Etapa 2a Etapa 3a Etapa 4a Etapa

Exposição Seminario

Co-avaliação PARTIDO CONS. PARTIDO ESTUDO PRELIMINAR

1. Conceituação do Projeto

Concepção / Interpretação ou julgamento do programa /

Implantação/ Relação com o sitio e o entorno 4,0

Modelo fisico 3,0 Modelo fisico 2,0 Modelo fisico 2,0 2,0

2. Organização Funcional [Planta]

Distribuição do programa / Relações entre as atividades /

Circulação 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

3. Organização Espacial [Corte]

Volumetria / Relações espaciais 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

4. Raciocínio Construtivo

Conceito Estrutural / Materialidade 1,0 2,0 2,0 2,0

5. Apresentação

Expressão / Linguagem / Clareza

2,0

10 2,0 10 2,0 10 2,0 2,0

Conceito Final Soma das notas de cada etapa / 8

RECUPERAÇÃO

Fica desde já estabelecido que a recuperação será constituída da re-elaboração individual do projeto apresentado na última etapa.

Não haverá orientação neste processo.

O aluno deverá considerar as avaliações, observações e comentários realizados nos seminários durante o semestre. As datas serão aquelas estipuladas pelo AUP e Calendário USP.

BIBLIOGRAFIA BASICA

GAUSA, Manuel. "Housing Nuevas alternativas, nuevos sistemas". Actar, Barcelona, 1999 SCHENEIDER, Friedrike. "Atlas de plantas (viviendas)". Gustavo Gili, Barcelona.

SHERWOOD, Roger. Vivienda, prototipos del movimiento moderno. Gustavo Gili, Barcelona, 1982 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BONDUKI, Nabil. "Origens da Habitação Social no Brasil, Arquitetura Moderna, Lei de Inquilinato e Difusão da Casa Própria". São Paulo, Ed. Estação Liberdade/Fapesp, 1998.

ZABALBEASCOA, Anatxu. Tudo sobre a casa. Gustavo Gili, 2014 A+T Research Group. This is Hybrid. A+T Architecture Publishers, 2014

A+T Research Group. 10 Stories of Collective Housing. A+T Architecture Publishers, 2014

PER, Aurora Fernandes. DBook: Density, Data, Diagrams, Dwellings. A+T Architecture Publishers, 2014 SITES GERAIS

Vitruvius www.vitruvius.com.br Archdaily Brasil www.archdaily.com.br

Plataforma Arquitectura www.plataformaarquitectura.cl Arc Space www.arcspace.com

(5)

Noticias Arquitectura www.noticiasarquitectura.info/especiales/index.htm Concursos de Projetos www.concursosdeprojeto.org

Arquitectum www.arquitectum.com SITES ESPECÍFICOS

Mínimo Denominador Comum [Revista de Arquitetura e Urbanismo] www.mdc.arq.br [projetos executivos completos em PDF] I+D+VS: Futuros de la Vivienda Social en 7 Ciudades

http://www.fomento.es/MFOM.CP.Web/handlers/pdfhandler.ashx?idpub=BAW004 Protótipos de Habitação http://housingprototypes.org

Nomads – Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida www.eesc.usp.br/nomads/ UN – Habitat/United Nations Human Settlements Programme www.unchs.org/

(6)

CALENDÁRIO 1O SEMESTRE 2016 - ORIENTAÇÃO / SEMINÁRIOS

MÊS DIA ATIVIDADE PROFESSOR A PROFESSOR B PROFESOR C PROFESSOR D PROFESSOR E Barossi Puntoni Shundi Ayoub Bogéa fev 15|16 Semana de eventos

22|23

mar 29|01 Palestras Fernando de Mello Franco e Pedro Algodoal |Aula inaugural de Fernando Haddad Apresentação Programa, Exercício e Área de Estudo

07|08 Oficina de Projetos Habitacionais 14|15 Orientação Equipes

Desenvolvimento do Trabalho

A

B

C

D

E

21|22 não haverá aula

28|29 Orientação Programada Equipes

Desenvolvimento do Trabalho

A

B

C

D

E

abr 04|05 Seminário Orientação 01 PARTIDO

Avaliação 01

A

B

C

D

E

11|12 Orientação Programada Equipes

Desenvolvimento do Trabalho

A B C D E

18|19 Orientação Programada Equipes

Desenvolvimento do Trabalho

A

B

C

D

E

25|26 Orientação Programada Equipes

Desenvolvimento do Trabalho

A B C D E

mai 02|03 Seminário Intermediário Exposição Geral

CONSOLIDACAO PARTIDO

Avaliação 02

Todas as equipes / Todos os professores + Convidados (professores FAUUSP e externos)

09|10 Orientação Programada Equipes

Desenvolvimento do Trabalho

A

B

C

D

E

16|17 Orientação Programada Equipes

Desenvolvimento do Trabalho

A B C D E

23|24 Orientação Programada Equipes

Desenvolvimento do Trabalho

A B C D E

30|31 Orientação Programada Equipes

Desenvolvimento do Trabalho

A

B

C

D

E

jun 06|07 Orientação Programada Equipes

Desenvolvimento do Trabalho

A

B

C

D

E

13|14 Exposição Geral +Seminário FINAL

ESTUDO PRELIMINAR

Avaliação 03 (exposição) Avaliação 04+ co-avaliação

(seminário)

Todas as equipes / Todos os professores

A avaliação da prancha na exposição será realizada pelo professor orientador sem a necessidade de ocorrer a apresentação por parte dos alunos.

20|21

(7)

EXERCICIO DE PROJETO TEMA

Habitação: arquitetura da construção / modulacoes OBJETIVOS DO EXERCÍCIO

O exercício de projeto da AUP 0160 – Arquitetura Projeto 3 tem dois objetivos fundamentais:

Investigar e versar sobre os aspectos essenciais da condição urbana dos lugares de habitação e trabalho habitual, por meio da pesquisa configurada em um exercício de projeto de arquitetura de espaços que dão suporte a esta escala da vida nas cidades.

E tornar clara a relevância do domínio das técnicas construtivas para a prática de projetos de arquitetura, através da pesquisa configurada em um exercício de projeto de arquitetura desenvolvido até o nível de definição de estudo preliminar.

Entende-se por estudo preliminar a representação gráfica (plantas, cortes, elevações e detalhamentos relevantes) do conjunto de soluções arquitetônicas que definem consistentemente os principais sistemas de uma edificação, em um nível de resolução e detalhamento que garantam a viabilidade programática, espacial e construtiva do projeto.

OBJETO DE ESTUDO

HABITAÇÃO SOCIAL NA ORLA FLUVIAL DO TAMANDUATEI

Os projetos deverão definir um complexo edificado de uso misto dedicado à vida habitual – espaços de moradia, trabalho, pequeno equipamento e comércio local – em uma quadra urbana de 80 x 80 metros do projeto urbano proposto para área da Mooca.

Os projetos deverão ser desenvolvidos considerando o projeto urbano definido (base de projeto) que poderá sofrer ajustes ou intervenções, caso seja necessário.

OCUPAÇÃO E USO DO SOLO

Como as calçadas públicas propostas são amplas, o recuo de frente é, nesse caso, dispensável.

A Taxa de Ocupação (T.O.) não poderá ultrapassar 50%, isto é, a projeção de todas as coberturas somadas não poderá ultrapassar 50% da área de projeto.

O Coeficiente de Aproveitamento (C.A.) será de 4, ou seja, o total da área construída computável não poderá ser superior a quatro vezes a área da quadra.

Cabe destacar que a área construída total é composta pela área construída computável e a área construída não computável e que a área construída total, dependendo do programa projetado e das suas soluções, pode ser superior a área computável máxima.

Áreas computáveis São áreas computáveis:

- as áreas privativas de unidades residenciais, de serviços e comerciais; - as áreas de uso comum fechadas;

- as áreas de circulação comum fechadas.

As escadas computam n – 1 vezes (onde n é número de andares); os vazios de elevadores computam 1 vez. Áreas não computáveis

(8)

- os depósitos em subsolo;

- as áreas de estacionamento e todas as áreas técnicas (ambientes de máquinas sem uso humano, a não ser o de manutenção) em qualquer andar;

- os dutos e “shafts” (vazios de instalações) e os vazios em geral;

- os pilotis e as galerias cobertas e abertas ao menos numa lateral nos níveis com ligação direta com um logradouro público; - as varandas privativas internas às unidades de habitação e as varandas de uso coletivo cujas áreas somadas em cada andar não ultrapassarem os 10% da área total da ocupação (somatória da área de todas as coberturas).

PROGRAMA

O programa a ser projetado é misto, composto de habitação combinada com serviços, comércio e equipamento de alcance local, tais como escritórios de pequeno porte para micro empresas e profissionais autônomos, oficinas, pequenas unidades comerciais para jornaleiros, lotéricas, cafés, pequenos restaurantes, padarias, mercearias, farmácia, escolas de línguas, autoescolas, creches etc.

Os projetos obrigatoriamente deverão resolver aproximadamente 120 unidades habitacionais. Com essa população média por quadra típica, a cidade teria uma densidade urbana de aproximadamente 400 hab./ha. Cabe destacar que a densidade urbana aproximada da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com dados da EMPLASA, é de 90 hab./ha e que a densidade urbana da cidade de São Paulo, de acordo com os dados da PMSP, é de 70 hab./ha.

UNIDADES HABITACIONAIS

As 120 unidades deverão ser compostas por três tipos de apartamentos:

- 30 unidades de 1 quarto com 60 m2 de área varrida (área descontadas as espessuras de paredes, pilares, shafts e armários), ou aproximadamente 68 m2 de área construída total

- 40 unidades de 2 quartos com 75 m2 de área varrida (área descontadas as espessuras de paredes, pilares, shafts e armários), ou aproximadamente 85 m2 de área construída total.

- 30 unidades de 3 quartos com 90 m2 de área varrida (área descontadas as espessuras de paredes, pilares, shafts e armários), ou aproximadamente 102 m2 de área construída total.

- 5% das unidades de habitação devem considerar acessibilidade universal em todos os cômodos.

O pé direito (altura livre entre piso e teto) deverá ter no mínimo 2,50 m [tolerância 5%] nos ambientes de permanência prolongada (sala, quartos e cozinha), podendo ter no mínimo 2,30 m nos ambientes de permanência transitória (banheiros e área de serviço).

Todas as unidades deverão contar com iluminação e ventilação naturais nas áreas de permanência prolongada e na área de serviço. Recomendado também nos banheiros caso seja possível.

Além das unidades habitacionais devem ser previstas áreas comuns aos moradores como espaços de estar ao ar livre, espaços cobertos para festas e reuniões, áreas de lazer, etc...

UNIDADES COMERCIAIS

As unidades comerciais deverão ter área mínima de 50 m2, frente mínima de 5 m.

Deverão contar com no mínimo um sanitário de uso universal, adequado às pessoas portadoras de necessidades especiais, e uma pequena copa. Nas unidades maiores, recomenda-se a previsão de dois sanitários adequados às pessoas portadoras de necessidades especiais, um masculino e um feminino, e que seu projeto seja desenvolvido de modo a permitir que suas áreas molhadas sejam ampliadas com facilidade, para acomodar estabelecimentos comerciais que necessitem de vestiários, como açougues e restaurantes, por exemplo.

(9)

As unidades de serviço deverão ter área mínima de 50 m2 e pé direito de 2,50 m nos ambientes de permanência prolongada (áreas de trabalho) e 2,3 m nos ambientes de permanência transitória (sanitários e copa)

Deverão contar com iluminação e ventilação naturais nas áreas de permanência prolongada.

Deverão contar com no mínimo um sanitário de uso universal, adequado às pessoas portadoras de necessidades especiais, e uma pequena copa. Nas unidades maiores, recomenda-se a previsão de dois sanitários adequados às pessoas portadoras de necessidades especiais, um masculino e um feminino.

UNIDADES PUBLICAS

Com as mesmas características que as unidades de serviços será necessário prever um pavimento amplo destinado a um uso publico (indefinido), que poderá admitir a função de equipamento publico, por exemplo. Neste sentido deverá ser flexível para tal fim.

PROGRAMAS COMPLEMENTARES

Deverá ser considerada a implantação de um bicicletário para 200 bicicletas com aproximadamente.

Deverão ainda ser incorporadas ao desenho dos edifícios ÁREAS TÉCNICAS [a serem mais pormenorizadas pelos professores durantes as orientações e conforme o andamento dos trabalho] que deverão ser consideradas oportunamente na elaboração do projeto.

>Hidráulica

Reservas Técnicas de Agua potável– Considerar consumo diário médio de 100 litros por habitante. Centro de medição remota ou medição individual nas unidades

Reserva Agua não potável (reuso) Reserva de Incêndio

Esgoto (cinza e negro) - Captação / Tratamento / Reserva >Eletricidade Centro de medição Cabine Primaria >Gás Entrada Centro de medição >Depósitos

Comuns (Material Limpeza, equipamentos , estoque, material de construção)

>Lixo (Orgânico, Reciclável e Escombros) – Considerar 10 litros por dia por habitante e acumulo de 3 dias, considerando 40% como reciclável.

>Serviços comuns

Copa e vestiários de funcionários >Estacionamento eventual

(10)

Área Carga e descarga

Vagas para portadores de necessidades especiais *

Dados e bases do projeto disponíveis no site www.fau.usp.br/disciplinas

Arquivo AutoCad 2013 com levantamento cadastral e topográfico da área do projeto a partir do GEGRAN Google Earth

PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/

Quadro 2. Características de aproveitamento construtivo das áreas de influência dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana

Normas

NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos NBR 15575-1- Edificações Habitacionais - Desempenho Parte 1: Requisitos gerais

Referências

Documentos relacionados

Otto: Este filósofo e teólogo toma como base para sua definição de religião a experiência religiosa e introduz na discussão um conceito que muito vai influenciar a compreensão

Assim com Miles (1980), Hall também convenciona o ambiente em: a) ambiente geral: que afeta todas as organizações e é igual para todas (condições tecnológicas,

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS (6: 2002: Santa Cruz do Sul).. BARROSO, Véra Lúcia

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as