• Nenhum resultado encontrado

Campeonato Baiano de Triathlon 2015 Regulamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campeonato Baiano de Triathlon 2015 Regulamento"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Campeonato Baiano de Triathlon 2015 – Regulamento

1. OBJETIVO:

Este regulamento estabelece as normas para a realização do Campeonato Baiano de Triathlon 2015, e visa assegurar o nivelamento das competições sancionadas pela Federação Baiana de Triathlon, FEBATRI, e facilitar a promoção de competições de Triathlon no Estado da Bahia.

2. APTIDÃO:

Estão aptos a disputar o título de Campeão Baiano de 2015, todos os atletas regularizados com a Federação Baiana de Triathlon, FEBATRI. Considera-se regularizado o atleta na seguinte situação: a) Não possuir nenhuma tarifa pendente na Federação, seja anuidade, inscrição, multa ou qualquer outra obrigação a que esteja sujeito, conforme regimento interno da FEBATRI; b) não estar filiado a nenhuma Federação de outro estado, em qualquer modalidade, em 2015; c) não estar cumprindo nenhuma sanção disciplinar como suspensão, ou expulsão; d) não estar inscrito ou filiado em nenhuma associação não reconhecida pelos órgãos oficiais do desporto nacional.

3. SAÚDE:

As competições de Triathlon são extenuantes e cabe aos atletas a responsabilidade por sua aptidão física e psicológica para realização de qualquer etapa do campeonato, assumindo todos os riscos assinando um termo de concordância presente na ficha de inscrição d a competição. Só serão aceitas inscrições de atletas que apresentarem atestado médico emitido no ano corrente (2015), sempre no período de inscrição da primeira etapa a participar.

4. ETAPAS:

O Campeonato Baiano de Triathlon 2015 será disputado em 04 (QUATR O) etapas de triathlon short e 01 (uma) etapa de triathlon olímpico durante o decorrer do ano. Valerá para o Campeonato Baiano de short as 4 etapas e para o Campeonato Baiano de Olímpico a etapa única.

1ª etapa de short - 01 de março de 2015

2ª etapa de short - 26 de abril de 2015

Etapa única de olímpico - 12 de julho de 2015

3ª etapa de short - 18 de outubro de 2015

4ª etapa de short - 13 de dezembro de 2015

(2)

que participarem da ETAPA ÙNICA.

O atleta pontuará no Ranking mesmo que haja desclassificação em alguma etapa do campeonato.

Não haverá descarte de qualquer das etapas, o atleta fará parte do ranking com o somatório das etapas que ele efetivamente participou.

A última etapa do Campeonato Baiano de Triathlon Short será designada de ¨Gran Finale¨ e terá pontuação dobrada.

As distâncias das etapas serão de triathlon Sprint (750m/20km/5km), e Olímpico (1500m/40km/10km), a critério da FEBATRI.

5. LOCAL E HORÁRIO DAS COMPETIÇÕES:

As etapas do Campeonato Baiano de 2015 serão sempre disputadas em finais de semana.

6. ANUIDADE:

O pagamento da Anuidade da Federação deverá ser feito obrigatoriamente até a 1ª prova do calendário de 2015, no valor de R$120,00 (cem e vinte reais). O valor da anuidade paga pelo atleta inc lui sua confederação na CBTri.

7. INSCRIÇÕES:

As inscrições para cada etapa do Campeonato Baiano de Triathlon 2015 deverão ser feitas perante o preenchimento de ficha adequada fornecida pela FEBATRI com assinatura de concordância com o regulamento.

Os valores para a categoria de elite, categoria de faixa etária e revezamento serão definidos com antecedência antes de cada etapa.

A Febatri se reserva o direito de prorrogar a data das inscrições, mediante o pagamento de atraso, a ser definido em cada etapa.

8. CATEGORIAS E PREMIAÇÃO:

Estarão em disputa os títulos de Campeão Baiano de Triathlon da categoria ELITE Masculino e Feminino, assim como, Vice - Campeão e terceiro lugar. Será oferecido ainda o título de Campeão, Vice e Terceiro lugar aos atletas das seguintes categorias etárias: 16-17 anos, 18-19 anos, 20-24 anos, 25-29 anos, 30-34 anos, 35-39 anos, 40-44 anos, 45-49 anos, 50-54 anos, 55-59 anos e 60-64 anos, 65-69 anos e 70 a cima em diante em ambos os sexos .

Serão consideradas as idades dos atletas no dia 31/12 do ano de seu nascimento.

Cada etapa deverá premiar todos os atletas aptos que se classificarem até o 3° lugar na ELITE masculino e feminino, estes atletas receberão medalhas ou troféus. Os atletas ap tos que se classificarem até o 3° lugar Categorias etárias, receberão medalhas e todos os atletas receberão medalhas de participação.

OBS:. A Febatri se reserva o direito de acrescentar troféus aos atletas de categoria mediante patrocínio.

Os atletas que no final do ano conquistarem até a terceira colocação de suas categorias , farão parte da seleção baiana de triathlon e a representará nos campeonatos brasileiros de todas as distâncias.

(3)

9.CLASSIFICAÇÃO:

9.1. INDIVIDUAL:

Cada etapa pontuará os atletas na categoria e no geral da seguinte forma:

COLOCAÇÃO

PONTOS

COLOCAÇÃO

PONTOS

1° lugar

100

16° lugar

18

2° lugar

85

17° lugar

17

3° lugar

75

18° lugar

16

4° lugar

70

19° lugar

15

5° lugar

65

20° lugar

14

6° lugar

60

21° lugar

13

7° lugar

55

22° lugar

12

8° lugar

50

23° lugar

11

9° lugar

45

24° lugar

10

10° lugar

40

25° lugar

9

11° lugar

35

26° lugar

8

12° lugar

30

27° lugar

7

13° lugar

25

28° lugar

6

14° lugar

20

29° lugar

5

15° lugar

19

30° lugar

4

Ao final das 4(quatro) etapas do Campeonato Baiano de Short serão considerados os Campeões Baianos da ELITE Masculino e Feminino, seguidos do Vice e Terceiro lugares os atletas que obtiverem a maior soma de pontos dos seus 4 (quatro) resultados durante o Campeonato e assim tambem sendo na etapa única do Campeonato Baiano Olímpico receberão premiação de medalhas e troféus. Também serão premiados os 3 (três) mais pontuados nas categorias.

9.2 Categoria Revezamento:

Só haverá uma categoria revezamento mesmo que esta esteja formado só por homens, por homens e mulheres ou só por mulheres.

10. CONGRESSO TÉCNICO:

O Congresso Técnico é um evento obrigatório a atletas e será realizado anteriormente a cada etapa do campeonato.

(4)

autoridades coordenadores de arbitragem quando solicitados.

No Congresso Técnico serão esclarecidos todos os detalhes da competição, como: condições de percurso, atenção às regras, alterações do regulamento e conduta dos atletas. Ao final serão entregues os Kits de competição com: numeração oficial, alfinetes, touca (se houver) e convites para os cerimoniais (se houverem). No Congresso Técnico serão determinados e apresentados o percurso e a s distâncias das provas.

O atleta que não participar do congresso técnico não terá direito de “protocolar “ recurso. 11. ÁRBITROS:

São considerados árbitros da FEBATRI: o Diretor Técnico da FEBATRI (DT), o Coordenador de Arbitragem (CA), o Diretor da Prova (DP), e os Árbitros de Competição (AC) designados para a Natação, Transição, Corrida, Resultados, Segurança e Apoio.

Será formada a Comissão Disciplinar para situações especiais com os seguintes integrantes: Dois diretores, indicados pelo Presidente ou Substituto e um representante eleito dos atletas.

12. CHECK IN:

O check in de bicicletas será realizado de 1:30 horas até 30 minutos anteriores a cada etapa, sendo de responsabilidade do atleta estar em condições para disputar cada etapa. Será permitido acesso somente de bicicletas com condições de prova, ou seja, peças firmes e ajustadas, freios em bom funcionamento, pneus bem fixados, e capacetes com feixes de segurança dentre outras coisas. Não será permitido ao atleta depois de feito o check in sair do bicicletário e entrar novamente.

13. TRANSIÇÃO:

No dia da Prova será permitida a entrega no bicicletário da bicicleta de competição, óculos de grau, sapatilha, capacete (obrigatório) e Kit de corrida, tudo perfeitamente numerado. Após o check in da bicicleta, esta não poderá mais sair até o início e fim da etapa do ciclismo, tendo que permanecer no seu box correspondente. O atleta deverá deixar a área de transição com a camisa vestida, o número oficial a frente de maneira bem visível. O atleta só poderá subir e descer de sua bicicleta após a faixa de desaceleração (monte e desmonte), no final da transição.

14. NUMERAÇÃO:

A numeração do atleta será fornecida pela FEBATRI e deverá ser DEVOLVIDA após a 4ª Etapa. O atleta é responsável pelo seu número durante o ano de 2015, em caso de perda, deverá pagar uma taxa equivalente a R$ 20,00 (vinte reais), ficando a retirada da bicicleta condicionada à devolução do número ou pagamento da taxa.

Será permitida propaganda dos patrocinadores no uniforme do atleta, não sendo permitido propagandas políticas ou abusos de linguagem. Atletas que transgredirem estas normas estarão sujeitos a advertência, desclassificação e/ou suspensão.

16. UNIFORME E PROCEDIMETO PARA CADA ETAPA:

16.1. NATAÇÃO:

Será sempre obrigatório o uso de touca na competição, quando houver; Se a organização do Evento vier a fornecer uma touca, será obrigatório o uso apenas da touca do evento. O uso do óculos será opcional. Os atletas deverão nadar em trajes de banho com a numeração marcada em tinta pilot nos braços, costas e pernas (panturrilha e coxa). Não será permitido vestir a camiseta fora da área de transição.

(5)

16.2. CICLISMO:

Será liberado o vácuo em todas as categorias e entre os sexos masculino e feminino.

Será permitida a utilização de bicicleta TT em todas as categorias;

Será

permitida a utilização de bicicleta MTB em todas as categorias;

 Será proibido pedalar descalço, com o dorso nu, ou sem a numeração oficial, sob pena de desclassificação;

 Somente o atleta na frete do pelotão poderá utilizar o clip sob pena de desclassificação;

 Será sempre obrigatório o uso do capacete, devendo estar devidamente afivelado antes do atleta ultrapassar a linha de monte e desmonte e devendo retirá -lo somente ao final da etapa do ciclismo, quando A BICICLETA JÁ ESTIVER NO CAVALETE;  A responsabilidade de manter-se no percurso e de contar o número de voltas é do

atleta. Não será permitido nenhum acompanhamento;

 Cada competidor é responsável pelo reparo e manutenção de sua bicicleta, sendo de sua responsabilidade a troca de pneus;

 É proibido trocar de rodas ou bicicletas com terceiros;

 Deverão ser respeitadas as normas de trânsito (SERÁ PERMITIDO A GUARDA DE PNEUS ESTEPE EM ÁREA PRÓPRIA DA TRANSIÇÃO);

 A retirada de bicicletas só será permitida ao final da competição conforme autorização da organização. Os atletas que transgredirem estas normas estarão sujeitos a advertência (stop and go), desqualificação e/ ou desclassificação.

16.3. CORRIDA:

Será permitido correr ou andar. Será sempre obrigatório o uso do ténis. O atleta deverá sair da área de transição com a camiseta vestida e o tênis calçado. Será sempre obrigatório o uso da camiseta para os homens, deixando a numeração fornecida de forma visível, devendo ultrapassar a linha de chegada com a numeração. Não será permitido correr com o dorso nu.

Não será permitido acompanhamento por estranhos à organização (Desclassificação).

Serão oferecidos líquidos durante o percurso e ao final da competição. A responsabilidade de manter-se no percurso e da contagem de voltas é do atleta.

CONSIDERANDO A TEMPERATURA DE NOSSA CIDADE, SERÁ PERMITIDO QUE SE CORRA COM O TOP/MACAQUINHO COM O ZIPER ABERTO

17. RESULTADOS:

Todos os resultados finais devem ser pronunciados até 2 (duas) horas após o término de cada etapa com tempos finais de cada atleta, assim como sua classificação (ou desclassificação), com a solenidade de premiação sendo realizada em seguida.

17.1. RECURSOS :

Todo atleta poderá apresentar recurso contra o resultado de outro atleta, conforme o item 10º, através do representante dos atletas ou seu clube, no prazo máximo de até meia hora após divulgado o resultado, mediante preenchimento da ficha de recursos e o depósito de 0,5 ( meio) salário mínimo , equivalente a R$ 340,00 (Trezentos e quarenta reais). Se no julgamento o recurso for co nsiderado procedente e deferido o valor do depósito será devolvido ao reclamante

(6)

STOP AN GO (ADVERTÊNCIA):

O atleta que for advertido com um “Stop and Go”, deverá:

No ciclismo: Descer da bicicleta e colocar s dois pés no chão depois, com autorização do árbitro, seguir em frente.

Na natação/Corrida: Parar e aguardar por 30 segundos, até o árbitro autorizar sua movimentação.

O atleta advertido que não atender (seguir em frente), terá a possibilidade de parar em outra volta, mas até o termino da etapa ele não parar, será desclassificado.

A inscrição do atleta implica no total entendimento da forma de disputa da prova e do regulamento.

Os competidores deverão ser responsáveis pela compreensão e cumprimento do Regulamento da FEBATRI e da CBTri, mantendo durante todo o tempo conduta esportiva,

Responsabilizando-se pela sua própria segurança e dos outros competidores, tratando competidores, árbitros, voluntários e espectadores com respeito e cortesia e evitand o o uso abusivo da linguagem.

Os árbitros terão autoridade para desclassificar qualquer competidor. Atitudes antiesportivas serão punidas com a desclassificação.

Todos os casos omissos serão julgados pelo Diretor da Prova, conforme Regras da CBTri. Em fu nção da instabilidade econômica da entidade, a FEBATRI poderá alterar valores de inscrições, anuidades, filiações, multas, etc., a fim de corrigir possíveis distorções financeiras.

OBS: Não será permitido correr ou pedalar na contramão dos veículos, nem s ubir em calçadas, excetuando

por determinação em Congresso Técnico.

Não será permitido auxílio externo durante a realização da prova.

O desempate ocorrerá pelo critério de confronto direto na ultima etapa realizada.

OS CASOS OMISSOS SERÃO JULGADOS E DECIDIDOS POR ESTA DIRETORIA COM UM REPRESENTANTE DOS ATLETAS.

Salvador, 30 de janeiro de 2015.

Ernesto Pitanga-Presidente da Febatri

Mauricio M Mazza-Vice-presidente da Febatri

(7)

Assossiação Desportiva Leônico

Referências

Documentos relacionados

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

Agora a OMS teria de enfrentar o mundo, e, embora a medida para conter a população mundial não tenha sido de todo inválida, posto que o planeta estivesse prestes a

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar alguns aspectos relevantes sobre o arquivamento do inquérito policial, onde primeiramente é preciso conceituar o

Vale frisar, apesar de não ser o foco de tal artigo, que se passaram 30 anos do advento da Lei n.7.210/84 não havendo regulamentação legal sobre o tema, visto que não poderá ser

Não encontrada a solução no sistema global, a vitima em causa pode buscar a solução no sistema regional em que a violação ocorreu, peticionando á Corte Interamericana

Quando Vicente Greco menciona quanto a existência de um sistema global, traz a ideia que a ilicitude da prova vai de encontro não só ao ordenamento jurídico constitucional

Com a modificação na sua estrutura organizacional, a entidade familiar passou por grandes mudanças no que diz respeito ao relacionamento de seus membros. Ficando