• Nenhum resultado encontrado

COMO MONTAR UMA EMPRESA DE CHURRASCO EM DOMICÍLIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO MONTAR UMA EMPRESA DE CHURRASCO EM DOMICÍLIO"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

COMO

MONTAR

UMA EMPRESA

DE CHURRASCO

(2)
(3)

SUMÁRIO

COMO MONTAR? | UMA EMPRESA DE CHURRASCO EM DOMICÍLIO?

Apresentação do Negócio

6

Localização 7

Exigências Legais

8

Estrutura e Pessoal (Equipe e Equipamentos)

9

Matéria-prima e Mercadorias

11

Investimento e Capital de Giro

13

Canal de Distribuição

15

Custos 15

Agregação de Valor

16

Divulgação 17

Informações Tributárias

18

Dicas de Negócios

19

Bibliografia

22

(4)

Quer se tornar um empreendedor

mas não sabe por onde começar?

Esta Série é para quem quer descobrir as melhores ideias de negócios lucrativos.

A Série Como Montar traz um perfil de diversos ambientes de negócios para quem está em busca de oportunidades para empreender, apresentando uma visão geral de como cada segmento se posiciona no mercado, quais as variáveis que os afetam, como elas se comportam, qual a estrutura, equipamentos e pessoal para composição do negócio, oferecendo as informações necessárias sobre como fazer o seu empreendimento acontecer na prática.

Mas atenção, futuros empresários: as cartilhas desta Série não substituem o Plano de Negócio. Para elaborá-lo, procure o Sebrae. Dispomos de uma grande variedade de soluções em apoio ao pequeno empreendedor.

Consulte regularmente o site www.sebrae.com.br, descubra quais programas podem atender melhor as necessidades do seu negócio e comece hoje mesmo a colocar em prática tudo que aprendeu.

ideias e oportunidades de

negócios

(5)
(6)

No Brasil, o churrasco é uma paixão nacional e um dos cardápios favoritos em festas, reuniões de amigos, confraternizações de empresas e reuniões em família nos fins de semana. Preparar um bom churrasco pode variar de acordo com o corte da carne, o tempero utilizado e a escolha dos acompanhamentos, seja pão, legumes ou frutas, e das guarnições, como farofa, arroz, molho vinagrete, entre outros.

Por isso, na hora de fazer uma festa, a escolha de um churrasqueiro profissional pode fazer toda a diferença para garantir uma boa experiência e um momento especial, além de permitir que todos os participantes possam aproveitar o encontro sem ter que passar boa parte do tempo na frente da churrasqueira. Diante dessa comodidade e praticidade, tem sido grande a busca por profissionais desse setor, já que, geralmente, as empresas especializadas oferecem o serviço completo, com pacotes que incluem os insumos necessários, como carvão, sal grosso, gelo, pratos, talheres e toalhas, os serviços de garçons e as guarnições essenciais para um bom churrasco.

Essa conveniência tem impulsionado o serviço de

churrasco em domicílio, ou o bufê de churrasco, como é a

classificação designada para este tipo de empreendimento

conforme a Administração Tributária do país. Nesse

sentido, a ideia de preparar churrascos em eventos tem

se popularizado e se apresentado como um tipo de

empreendimento bastante lucrativo.

apresentação do negócio

Vale ressaltar que o consumo de carne tem aumentado nos

últimos dez anos, crescendo quase 20% nesse período, inclusive

no Brasil, que é um dos principais produtores do mundo.

Além disso, o investimento em tecnologias elevou não só a

produtividade país, mas também a qualidade deste produto.

(7)

Localização

Como se trata de uma prestação de serviço na qual a maior parte do processo é realizada no local escolhido pelo cliente, muitas tarefas necessárias à gestão do empreendimento podem ser feitas a partir da residência do próprio empreendedor. Para isso, é importante criar uma pequena estrutura home office para que essas tarefas possam ser executadas de forma organizada, entre elas, o agendamentos, a negociação, as compras, a contratação de mão de obra, etc.

Desse modo, a localização da sede não é um fator determinante para o sucesso do negócio. No entanto, vale destacar que, com crescimento da empresa, pode ser necessário fazer a busca por um local mais apropriado para o seu funcionamento, visto que envolve o contato diário com fornecedores, garçons e

outros profissionais envolvidos no desempenho das atividades.

Nessa situação, é importante verificar se o local escolhido oferece a infraestrutura necessária para o desempenho das atividades operacionais da empresa e permite a expansão do negócio. Por isso, examine as condições do estabelecimento para certificar-se de que é possível adaptá-lo ao exercício da atividade pretendida.

Quando o imóvel é alugado, cabe negociar o valor de aluguel, a data de pagamento, prazo de locação e as demais cláusulas com o locador, considerando o tempo de retorno desse investimento. Além disso, você não deve esquecer que o custo do imóvel precisa estar adequado ao seu planejamento orçamentário.

A facilidade de deslocamento para diferentes regiões da cidade, com disponibilidade de transportes públicos, é outro fator que deve ser avaliado, assim como as facilidades de acesso para carros e estacionamento, local para armazenamento, carga e descarga de mercadorias, dentre outras conveniências. Ainda é importante verificar se a região possui índices elevados de violência e se o imóvel não está sujeito à incidência de enchentes no local e na região.

Também é imprescindível examinar se os impostos que recaem sobre o imóvel estão quitados na Prefeitura da cidade, se ele está regularizado e se dispõe de capacidade

(8)

• Junta Comercial;

• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

• Secretaria Estadual de Fazenda;

• Prefeitura do Município para obter o Alvará de Funcionamento;

• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;

• Cadastramento na Caixa Econômica Federal no sistema

“Conectividade Social ICP – INSS/FGTS”;

• Corpo de Bombeiros Militar.

Exigências Legais

A formalização do negócio é imprescindível para o

empreendedor que deseja crescer no ramo de atividade do

churrasco em domicílio.

Para isso, é recomendável que a empresa contrato um contador ou advogado para realizar os procedimentos necessários, pois esses profissionais podem auxiliar na escolha do enquadramento jurídico e tributário da empresa, elaboração dos documentos exigidos e fazer o registro do empreendimento nos seguintes órgãos:

Também é importante fazer uma visita à Prefeitura da cidade onde está localizado o estabelecimento para solicitar o alvará de localização e fazer a obtenção do alvará de licença sanitária junto à Vigilância Sanitária, caso a empresa possua cozinha industrial própria. Além disso, é necessário adequar as instalações conforme o Código Sanitário, que estabelece as exigências legais sobre as condições físicas do local.

O empreendedor ainda deve verificar junto aos órgãos Estaduais e Municipais de Meio Ambiente quais são as exigências ambientais aplicáveis à atividade.

de liberação pelo Corpo de Bombeiros.

Por fim, vale lembrar que, por se tratar de estabelecimento que faz manipulação de alimentos, ele estará sujeito à legislação sanitária, o que torna imprescindível que o imóvel atenda às exigências para obtenção do Alvará Sanitário.

(9)

Para o sucesso de qualquer negócio, é importante contar com profissionais qualificados e comprometidos. Quando se trata do ramo de atividade de churrasco em domicílio, ter um bom churrasqueiro é fundamental.

Para isso, é imprescindível que esse profissional tenha habilidade e experiência, conheça as carnes e os cortes, saiba aplicar técnicas básicas de manejo do fogo, calcule custos e quantidades de consumo, planeje o tempo de preparo das carnes e conheça as regras de boas práticas para manipulação de alimentos. Além dessas qualidades, o churrasqueiro deve ser discreto, educado e prestativo.

Não menos importante, ele deve ser capaz de se adaptar a diversas situações para produzir um churrasco sempre perfeito, pois nem sempre o cliente oferecerá as condições ideais para a realização do serviço. Pode ser, por exemplo, que esse profissional encontre churrasqueiras inadequadas, problemas com vento e temperatura, além de falta de espaço no local, etc. Por isso, um bom churrasqueiro deve saber contornar essas dificuldades, mantendo a qualidade do churrasco.

Apesar do protagonismo do churrasqueiro, ele não é o único

profissional que deve ser qualificado, ajudantes, garçons e

cozinheiros também são imprescindíveis para o excelente

desempenho do serviço.

A cortesia dos garçons é indispensável para garantir um atendimento de qualidade, capaz de deixar os clientes satisfeitos. Ele tem o contato direto com os convidados do evento e precisa estar atento para que todos sejam servidos de forma adequada, por isso, precisa ser ágil e concentrado no execução do serviço. Avaliar essas qualidades no profissional, é essencial para que o negócio tenha um bom desempenho na aprovação dos clientes.

Os profissionais que trabalham na cozinha, por sua vez, devem ter conhecimento sobre higiene e boas práticas de manipulação dos alimentos. De acordo com Portaria CVS 6/99, do Centro de Vigilância Sanitária da Anvisa, os estabelecimentos que manipulam alimentos precisam contar com um profissional responsável que aplique as condutas e os critérios dessa portaria e que assuma a responsabilidade pelo processo de produção, assim como pela implantação e manutenção das boas práticas, podendo ser o próprio proprietário do estabelecimento ou um funcionário efetivo e capacitado que trabalhe no local.

Estrutura e pessoal

(equipe e equipamentos)

(10)

• Capacitar os funcionários;

• Elaborar o manual de Boas Práticas de Alimentação;

• Aprovar ou rejeitar produtos recebidos, preparados e armazenados;

• Supervisionar a manipulação e o processamento dos alimentos;

• Fazer recomendações quanto aos produtos que serão descartados;

• Explicar sobre a importância da higiene na manipulação de alimentos;

• Capacitar constantemente a equipe quanto à higiene e às técnicas

corretas de manipulação.

Ao procurar o Sebrae, o empreendedor pode obter

conhecimentos sobre o Programa de Alimentos Seguros (PAS),

o qual fornece as orientações sobre o cumprimento da norma

da Anvisa e as capacitações necessárias.

Para evitar altos custos iniciais com capacitação, a melhor opção é fazer uma seleção criteriosa dos candidatos, solicitando comprovação de conhecimento, competência e habilidade para executar as funções solicitadas. Ainda é importante destacar que, como a maioria dos eventos ocorre nos finais de semana e a mão de obra geralmente é temporária, é indispensável formar equipes reservas para garantir a capacidade de atendimento e evitar perda de clientes por falta de colaboradores.

Nesse segmento, há uma tendência para o relacionamento de longo prazo com clientela, por isso é importante mantê-la satisfeita para ajudar na divulgação do serviço e garantir novos clientes.

Equipamentos básicos para o segmento

de churrasco em domicílio

Em um projeto básico, é indispensável os seguintes equipamentos:

Aparelho multifuncional de comunicação (fax, telefone, impressora

e copiadora) ;

Baixelas e vasilhas;

Bandeja;

Caixas Térmicas fechadas para transporte dos alimentos;

Churrasqueira;

Copos;

(11)

Computador pessoal para controle;

Espetos;

Facas para churrasco;

Garfo trinchante;

Grelhas;

Isopor ou freezer para as bebidas;

Móveis e materiais de escritório;

Pegador;

Pratos;

Tábuas;

Talheres;

Uniformes para garçons e churrasqueiro;

Veículo para transporte dos Equipamentos.

Matéria-prima e mercadorias

Fazer a gestão de estoques no varejo é essencial para garantir o

equilíbrio entre a oferta e a demanda, o qual deve ser verificado,

especialmente, através de três importantes indicadores de

desempenho, entre outros:

Giro dos estoques

Trata-se do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado nas vendas. Geralmente, é medido em base anual, representando o que aconteceu em períodos anteriores.

Cobertura dos estoques

Seu índice é a indicação do período de tempo em que o estoque consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

Nível de serviço ao cliente

Serve para indicar o nível de serviço no ambiente do varejo de pronta entrega, ou seja, no tipo de negócio em que o cliente deseja receber a mercadoria, ou o serviço, imediatamente após a sua escolha; ele demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas por falta de mercadoria

(12)

em estoque ou porque não foi possível executar o serviço por falta de funcionários, por exemplo.

Podem haver períodos de maior demanda e é preciso que o empreendedor esteja atento a essas possíveis oscilações. Desse modo, para gerar o menor impacto na alocação de capital de giro, o estoque dos produtos deve ser mínimo, sem, contudo, comprometer a prestação do serviço, levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na empresa.

Quando se trata dos pacotes das empresas de churrasco em domicílio, em geral, eles são estabelecidos conforme o tipo e a quantidade de carne e acompanhamentos que serão servidos, dividindo-se entre entradas, buffet, acompanhamentos e sobremesas. Assim, o preço do pacote varia de acordo com as carnes escolhidas, a quantidade de pessoas que serão servidas, a duração do evento e a distância do local, entre outros fatores.

Visto que precisa atender aos gostos de uma clientela diversificada, que pode solicitar carnes bovinas, suínas, caprinas ou peixes, além de uma variedade de acompanhamentos e guarnições, é importante saber quais as carnes são mais consumidas ou menos consumidas para garantir a mercadoria em quantidade adequada, não havendo riscos de desperdício ou faltas.

Atualmente, os cortes bovinos mais consumidos são:

Alcatra

Esta carne apresenta pouca gordura, a qual deve ser retirada para que fique perfeitamente limpa. Assim como outras carnes de primeira, ela não deve ser fatiada, mas cortada em pedaços grossos para manter o ponto por fora e a suculência por dentro. Recomenda-se o seu cozimento ao ponto ou mal passada.

Chuleta

É entremeada de gordura, o que a mantém suculenta, e o seu ponto certo dessa carne é mal passado.

Contrafilé

Possui muito suco, é macio e tem sabor acentuado. Deve ser servido ao ponto ou mal passado e cortado em postas de espessura média.

Costela

Esta é a carne mais típica do churrasco, considerada a “rainha das churrasqueiras”.

Filé mignon

Carne macia e de gosto levemente adocicado. Quando grelhado, deve ser cortado em bifes grossos e servidos ao ponto para manter a maciez e o sumo.

(13)

Fraldinha

Não é uma carne muito popular, mas é muito saborosa e boa de assar. Como tem muita gordura e nervos, precisa ser muito bem limpa antes de ir à grelha.

Maminha ou ponta de alcatra

O ideal é que seja servida mal passada, mas aceita ser servida ao ponto e até bem passada.

Picanha

É uma carne macia, sem músculos e de alto volume sanguíneo. O ponto certo da picanha é o mal passado e deve ser servida em pedaços grossos.

Além das carnes, é necessário ter atenção a todos os materiais

que serão necessários para execução de um churrasco completo,

para deixar o cliente satisfeito com o serviço oferecido. Por isso, é

importante avaliar a qualidade dos materiais e garantir variedade

de sucos, refrigerantes, água mineral, bebidas alcoólicas, frutas,

saladas, acompanhamentos e guarnições.

Investimento e Capital de Giro

O investimento necessário para iniciar uma pequena empresa de Churrasco em domicílio varia de acordo com estrutura física das instalações administrativas, dos equipamentos e do porte da empresa. Por isso, é importante fazer um Plano de Negócio, no qual os recursos podem ser determinados e valorizados em função dos objetivos estabelecidos pela empresa.

O investimento compreende todo o capital empregado para iniciar

e viabilizar o negócio até o momento de sua autossustentação.

Pode ser caracterizado como:

(14)

Investimento fixo

Compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas, etc.;

Investimentos pré-operacionais

São todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;

Capital de giro

É o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Estima-se que para iniciar uma pequena empresa de Churrasco em domicílio, o empreendedor deve dispor de aproximadamente R$50.000,00, que serão utilizados em pré-operacionais e investimento fixo.

Investimentos pré-operacionais

Despesas de registro da empresa - R$3.500,00.

Investimento Fixo

Equipamentos e utensílios de cozinha: R$9.500,00;

Mobiliário e Equipamentos administrativos: R$4.500,00;

Veículo para transporte: R$25.000,00;

Capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de

atividade: R$10.000,00.

Capital de giro é o montante de recursos financeiros mantido para garantir a fluidez dos ciclos de caixa, ou seja, é a quantia imobilizada no caixa da empresa para suportar suas oscilações. Ele é regulado através dos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC). Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro.

(15)

Custos

Canal de

Distribuição

Canal de distribuição significa o caminho adotado pela empresa para que seu produto ou serviço alcance os clientes, garantindo a sua disponibilidade no mercado para o público consumidor, sem que haja falta ou atrasos. Quando se trata de churrasco em domicílio, este é um serviço que visa garantir comodidade e praticidade, além de uma experiência memorável, indo até o cliente no local que ele dispor.

Desse modo, o canal de distribuição desse serviço consiste no atendimento direto da empresa para o cliente no local escolhido por ele, que pode ser o próprio domicílio, churrasqueiras de condomínios, churrasqueiras de clubes, casa de eventos, entre outros. Para isso, é indispensável ter todos os materiais disponíveis para o momento da contratação, assim como ter sempre uma equipe de mão de obra reserva para atender em momentos imprevistos e oferecer um atendimento de qualidade.

Investimento fixo

Compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas, etc.;

Investimentos pré-operacionais

São todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;

Capital de giro

É o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

(16)

Além de valorizarem a qualidade das carnes, comidas e bebidas servidas, os participantes valorizam aspectos simbólicos e sociais em um churrasco, assim como em qualquer evento social. São avaliados, por exemplo, aspectos como a formalidade ou informalidade do evento, a música, a decoração e a iluminação do local, o tipo de cerimônia, a hospitalidade, dentre outros.

Diante disso, além de garantir que o churrasco seja feito da melhor maneira, servindo tudo que foi estabelecido no pacote contratado pelo anfitrião, o empreendedor pode agregar valor ao serviço, oferecendo outras praticidades aos clientes.

Dentre essas possibilidades, é possível citar alguns:

Oferta do serviço de garçons;

Locação de mesas, toalhas, talheres e utensílios;

Oferta de carnes exóticas de comercialização autorizada e/ou cortes

argentinos.

Serviço de bartender.

Investimento Fixo

Equipamentos e utensílios de cozinha: R$9.500,00;

Mobiliário e Equipamentos administrativos: R$4.500,00;

Veículo para transporte: R$25.000,00;

Capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de

atividade: R$10.000,00.

Capital de giro é o montante de recursos financeiros mantido para garantir a fluidez dos ciclos de caixa, ou seja, é a quantia imobilizada no caixa da empresa para suportar suas oscilações. Ele é regulado através dos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC). Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro.

(17)

Divulgação

Fazer a divulgação de um produto ou serviço é fundamental para a visibilidade e o crescimento de qualquer empreendimento, pois quanto mais as pessoas conhecem a empresa maiores são as chances de compra e de contrato. Isso não poderia ser diferente com o serviço de churrasco em domicílio. O cálculo sobre este custo vai depender do orçamento disponível, da região de abrangência e das peculiaridades do local.

Seguem algumas ações mercadológicas acessíveis e eficientes:

Confeccionar folders e flyers para a distribuição em escritórios e

residências;

Disponibilizar cartões de visita nos eventos contratados;

Participar de feiras de eventos;

Realizar parcerias com casas de festas;

Anunciar em jornais de bairro;

Convidar potenciais clientes para churrascos organizados pela

empresas;

Montar um website;

Criar páginas nas redes sociais.

Vale destacar que atualmente as redes sociais são importantes canais de divulgação, principalmente porque funcionam também como meio de interação com os clientes, além de ser uma ferramenta de baixo custo. Com um bom planejamento de divulgação nas redes sociais, valendo-se de sua versatilidade e da ferramenta multimídia, elas podem servir para publicação de vídeos, promoções, enquetes, interatividade instantânea, depoimentos e avaliações do público, entre outras funcionalidades. Contudo, apesar de toda divulgação ser importante, você não pode esquecer que a divulgação realizada pelo próprio cliente satisfeito, que recomenda e atrai novos clientes, é melhor propaganda e é aquela que vai garantir o reconhecimento do serviço prestado pela empresa. Por isso, fazer a entrega exatamente como foi prometida no contrato é fundamental. Inclusive, se for possível, vale superar as expectativas do cliente para que ele comente com os amigos todas as qualidades da empresa e o seu diferencial. Além disso, os novos clientes podem ser aqueles que participaram de um evento anterior e foi cativado pelo excelente serviço.

(18)

Informações

tributárias

O segmento de CHURRASCO A DOMICÍLIO, assim entendido pela CNAE 5620-1/02 como a atividade de exploração de serviço de alimentação fornecido por bufê para banquetes, coquetéis, recepções, etc., poderá optar pelo SIMPLES Nacional, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa R$4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) para empresa de pequeno porte, e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes

tributos e contribuições, por meio de apenas um documento

fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional),

que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional - http://www8.

receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/:

IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);

CSLL (contribuição social sobre o lucro);

PIS (programa de integração social);

COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);

ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);

INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 6% a 33%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

(19)

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$81.000,00 (oitenta e um mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual). Para se enquadrar no MEI, o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov. br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

I) Sem empregado

5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária

do empreendedor;

R$5,00 a título de ISS - Imposto sobre serviço de qualquer natureza.

II) Com um empregado

O MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria. O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:

Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;

Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do

empregado.

Dicas de Negócios

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL. Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

(20)

O MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria. O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:

Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;

Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do

empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL. Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

A busca pela conveniência e pelo prazer tem impulsionado o setor de serviços de alimentação, inclusive o serviço de churrasco a domicílio. Por isso, esse é um tipo de negócio que tem crescido no mercado, oferecendo comodidade e praticidade, além de boas experiências aos clientes. No entanto, assim como em outros negócios, é importante estar atento às necessidades do empreendimento e as vantagens do mercado atual para oferecer um serviço de qualidade e atrair clientes.

(21)

Seguem algumas dicas para o seu negócio:

Monte um cardápio diversificado

ém da qualidade e da diversidade de carnes, se preocupe em oferecer um cardápio variado de acompanhamentos e guarnições, como saladas, arroz, feijão, farofa, maionese, molhos, etc. Essa variedade agregará valor ao serviço, já que as pessoas gostam de ter opções de escolhas e, assim, você pode superar as expectativas do cliente.

Mantenha convidados sempre servidos

É importante que os profissionais contratados sejam atenciosos e se preocupem em manter os convidados sempre servidos. Por isso, ter uma equipe que apresente agilidade e cortesia no atendimento faz toda a diferença.

Invista em bons churrasqueiros

Ter bons churrasqueiros é fundamental para garantir um churrasco de qualidade. Para isso, é preciso analisar com cuidado o currículo do profissional que será contratado e avaliar o seu desempenho. Lembre-se que eles são responsáveis pelo serviço que dá nome à sua empresa.

Fique atento à duração do evento e ao número de

convidados

É importante que você fique garanta a prestação do serviço com qualidade enquanto durar o evento, de acordo com a quantidade de horas que foram estabelecidas no momento do contrato. Por isso, planeje a quantidade de comidas e bebidas adequadamente para não falhar na última hora do serviço.

Aproveite a interatividade e a versatilidade que as

redes sociais oferecem

As redes sociais são uma opção de baixo custo para divulgar o seu empreendimento e vale investir nesses canais de divulgação. Atualize as informações com frequência nessas páginas, interaja com público, encontre potenciais clientes, apresente o cardápio e, com a autorização dos clientes, divulgue os eventos que já foram realizados.

(22)

Bibliografia

http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/

CGSN/Resol94.htm

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as

alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008,

139/2011 e 155/2016) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do

Simples Nacional nº 94/2011.

(23)
(24)

Referências

Documentos relacionados

Art. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto. São lícitas,

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

As variedades linguísticas registradas no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso evidenciam a influência da fala de outras regiões do Brasil, como ficou