• Nenhum resultado encontrado

Aula 3 Estrutura do DNA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 3 Estrutura do DNA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Biologia Molecular Básica

Módulo I – Básico

Aula 3

Estrutura do DNA

Prezado professor, você estudou até agora que o DNA dirige todo o desenvolvimento do organismo, a partir da informação contida em sua estrutura. Nesta aula você vai ver os aspectos estruturais e funcionais dessa molécula.

Os objetivos desta aula são:

ƒ Estudar a importância do dia 25 de abril de 1953 para uma das maiores revoluções na Ciência.

ƒ Identificar as contribuições de Erwin Chargaff e Rosalind Franklin para as conclusões de Watson e Crick.

ƒ Estudar a estrutura em dupla hélice do DNA, destacando suas orientações opostas ou antiparalelas.

ƒ Relacionar a regra de Chargaff e os pares de bases definidos por Watson e Crick.

ƒ Diferenciar as formas A-DNA, B- DNA e Z-DNA.

1. Uma breve história pelo tempo

O bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher (1844 - 1895) descobriu o DNA em 1869. Miescher buscava determinar os componentes químicos do núcleo celular e usava os glóbulos brancos, células que apresentam núcleos grandes e fáceis de serem isolados do citoplasma. Analisando os núcleos, Miescher descobriu a presença de um componente de natureza ácida, rico em fósforo e em nitrogênio, desconhecido até o momento. Esse componente era resistente à ação da pepsina (enzima proteolítica), o que descartava a possibilidade de tratar-se de uma proteína. Miescher batizou o composto com o nome de

nucleína.

Em 1889, um aluno de Miescher, Richard Altmann (1852 - 1900), obteve nucleína com alto grau de pureza, comprovando sua natureza ácida e dando-lhe então o nome de ácido nucléico. Anos se passaram até que Phoebus Levine (1869 - 1940) e Walter Jacobs (1883 - 1967)

(2)

base nitrogenada ligada a uma pentose que, por sua vez, estava ligada a um fosfato. Esta unidade é o nucleotídeo.

Após a caracterização dos componentes da molécula de DNA, os pesquisadores se perguntavam: ”Como uma molécula com tão poucos componentes desempenha as funções de uma molécula hereditária?” Essa questão começou a ser respondida com a elucidação da estrutura do DNA, por James Watson e Francis Crick. A descoberta foi conhecida pelo mundo no dia 25 de abril de 1953, ao ser publicada na revista Nature. A partir daí, esses dois cientistas e sua descoberta entraram para a história da humanidade, valendo-lhes o Prêmio Nobel de Medicina em 1962. É importante que você saiba que as conclusões de Watson e Crick basearam-se nas contribuições dadas por dois cientistas: Erwin Chargaff (1905 – 2002) e Rosalind Franklin (1920 –1958). Chargaff e seus colaboradores buscaram quantificar cada um dos tipos de bases nitrogenadas do DNA de várias espécies utilizando métodos de cromatografia.

Chargaff e sua equipe concluíram que:

i) a composição de bases nitrogenadas do DNA variava de uma espécie pra outra, mantendo-se constante dentro da mesma espécie;

ii) no DNA de qualquer espécie, a porcentagem de timina era sempre igual à da adenina, e a da citosina era igual à da base guanina. Enquanto alguns grupos se dedicavam à análise química do DNA, outros estudavam a estrutura da molécula por meio da difração de raios-X. Watson e Crick identificaram a estrutura em dupla hélice do DNA depois de analisar uma imagem da molécula de DNA obtida por difração de raios-X, por Rosalind Franklin.

Figura 1:

A) Rosalind Franklin, a Dama Sombria do DNA (The Dark Lady of DNA) B) Imagem obtida por difração de raios-X do DNA, em 1952.

(3)

2. DNA – Aspectos funcionais e estruturais

2.1. A estrutura de dupla hélice do DNA

O DNA é composto por duas cadeias de nucleotídeos. No entanto, elas não estão lado a lado de uma maneira qualquer. Lembre-se de que os polímeros de nucleotídeos apresentam uma orientação 5’ → 3’ definida pelo esqueleto açúcar-fosfato.

Figura 2: O suporte açúcar-fosfato está representado em preto. No centro da molécula, encontram-se os pares de bases formados por interações do tipo pontes de hidrogênio.

(4)

As cadeias de DNA são ditas “complementares”, pois a base presente em uma das cadeias determina a base presente na outra cadeia. Observe que a base C está em frente à base G, a A em frente à T, a G em frente à C e a T em frente à A. Esse arranjo dá a idéia de complementaridade e está de acordo com a regra de Chargaff: A = T e C = G. Além disso, essa complementaridade de bases assegura a formação de uma duplicata exata da informação genética parental quando o DNA é replicado. O estudo da replicação será feito no módulo intermediário.

Repare também que, ao longo dos filamentos, existem sinais negativos, que representam os diversos grupamentos fosfatos carregados negativamente. Lembre-se que, em pH fisiológico, os ácidos nucléicos se comportam como poliânions, o que permite seu fracionamento através da técnica de eletroforese em gel.

Observe ainda na Figura 2 que as interações entre as bases são do tipo pontes de hidrogênio. A interação entre as bases adenina (A) e timina (T) é formada por duas pontes de hidrogênio, enquanto entre as bases guanina (G) e citosina (C) formam-se 3 pontes de hidrogênio.

Os dois átomos de hidrogênio no grupamento NH2 são ligeiramente

positivos (δ+), uma vez que o nitrogênio, por ser mais eletronegativo que o hidrogênio, tende a atrair os elétrons envolvidos nas ligações N – H. O átomo de oxigênio, por ser também mais eletronegativo que o carbono, atrai os pares de elétrons da ligação dupla com o carbono, ficando ligeiramente negativo (δ-). Esta situação propicia a formação de uma ponte de hidrogênio, ou seja, a interação entre um átomo de H ligeiramente positivo e um átomo ligeiramente negativo, que neste exemplo é o oxigênio, mas poderia também ser o nitrogênio (Figura 3).

(5)

As distâncias entre as bases e o espaço ocupado por elas são praticamente os mesmos nos dois pares de bases A=T e C Ξ G (Figura 4). Como o diâmetro da molécula de DNA é constante ao longo de toda a sua extensão, parece razoável que o pareamento ocorra entre uma purina, que apresenta dois anéis fusionados em sua estrutura, e uma pirimidina, que contém apenas um anel. O pareamento entre duas purinas ou entre duas pirimidinas caracteriza alterações no DNA, promovendo distorções estruturais que são reconhecidas por sistemas de reparo específicos.

Figura 3

Figura 4: Pares de bases definidos por Watson e Crick, também chamados pares Watson-Crick. Representação dos padrões de pontes de hidrogênio formadas entre as bases de cada par, assim como a distância entre as bases e o espaço ocupado por cada par de bases.

(6)

No modelo de Watson e Crick, uma volta completa de cada hélice media 34 Å, correspondendo a 10 pares de bases. Estudos posteriores revelaram que a extensão de uma volta completa é de fato 36 Å, englobando 10,5 pares de bases. Conseqüentemente, a distância

entre dois pares de bases é de 3,4 Å. O diâmetro interno ao longo

de toda a estrutura é de 20 Å.

Observe que, dentro dos limites do contorno cilíndrico da dupla hélice, encontram-se dois sulcos: o sulco maior, de aproximadamente 23 Å, e o sulco menor, de cerca de 13 Å (Figura 5). Esses sulcos são grandes o bastante para acomodar cadeias polipeptídicas, fundamentais nos processos celulares que contam com a participação do DNA, como

replicação e transcrição. Como já foi dito, a replicação e a transcrição

serão abordadas no módulo intermediário.

2.2. Forças que estabilizam a dupla hélice do

DNA

Figura 5: A dupla hélice de DNA. São destacados: os sulcos maior e menor, a extensão correspondente a uma volta completa da hélice, o diâmetro da molécula, os sentidos dos filamentos, o eixo e os pares de bases na parte central da molécula e os sinais negativos representando os fosfatos carregados negativamente.

(7)

interações fracas, que são de suma importância para a estabilização da estrutura tridimensional do DNA.

Você já viu que os pares de bases se posicionam no interior da dupla hélice, ficando, portanto, protegidos da água. Em contrapartida, o suporte açúcar-fosfato, carregado eletricamente e hidrofílico, localiza-se no exterior, em contato direto com a água. A estabilidade da estrutura helicoidal é diminuída pela repulsão entre os grupos fosfatos dos filamentos. Por isso, eles devem ser mantidos afastados o máximo possível um do outro para reduzir a repulsão eletrostática. Essa repulsão também é neutralizada pela presença de íons positivos, como por exemplo Mg2+, poliaminas e polipeptídeos com cadeias laterais

carregadas positivamente. No módulo intermediário, você aprenderá que o DNA eucariótico encontra-se em associação com histonas, proteínas carregadas positivamente, no núcleo da célula.

A disposição planar dos átomos dos anéis das bases nitrogenadas é importante, pois permite o “empilhamento das bases”. Além disso, as bases são hidrofóbicas e praticamente insolúveis em água no pH intracelular. Entretanto, em valores de pH ácidos ou básicos, as bases se tornam carregadas e sua solubilidade em água aumenta.

As interações hidrofóbicas existentes entre duas ou mais bases, em que os planos de seus anéis ficam paralelos, como se fosse um empilhamento de moedas constituem uma das interações

importantes entre as bases dos ácidos nucléicos. O empilhamento

das bases também envolve uma combinação de interações dos tipos Van der Waals e dipolo-dipolo. É importante você saber que o

empilhamento de bases contribui para minimizar o contato das bases com água e que as forças de empilhamento estabilizam a dupla hélice quase tanto quanto as pontes de hidrogênio.

Que tal você parar aqui e rever os diferentes tipos de interação química?

SUGESTÃO: Por que você não sugere este tema de pesquisa para seus

alunos? Você pode até usar maquetes, que são um bom material para a fixação desses conceitos!

(8)

2.3. Outras estruturas tridimensionais do

DNA

O modelo de estrutura do DNA proposto por Watson e Crick que discutimos até agora corresponde à “forma B do DNA”, ou simplesmente “DNA B”. A forma B é a estrutura mais estável para uma seqüência aleatória da molécula de DNA em condições fisiológicas; portanto, é a estrutura de referência para os estudos das propriedades do DNA. Além da forma B do DNA, outras conformações podem ser observadas em condições diferentes das empregadas nos estudos de Watson e Crick, como por exemplo utilizando íons positivos distintos em associação com o DNA. As variações estruturais no DNA são resultados de:

ƒ

diferentes conformações assumidas pela desoxirribose;

ƒ

rotação ao redor das ligações contíguas que formam o suporte açúcar-fosfato; e

ƒ

rotação ao redor da ligação C1’-N-glicosídica.

Duas estruturas variantes já foram caracterizadas: as formas A e Z do DNA, ou “DNA A” e “DNA Z”.

Não se sabe ao certo sobre a ocorrência do DNA A nas células, mas existem fortes evidências a respeito da presença de alguns trechos Figura 6: Formas do

DNA A, B e Z. Algumas diferenças marcantes se referem ao número de pares de bases por volta da hélice, ao posicionamento dos pares de bases em relação ao eixo da hélice e à direção do enrolamento da hélice, ou seja, para a esquerda ou para a direita.

(9)

algum papel na regulação da expressão de alguns genes ou na recombinação genética.

3. Desnaturação e renaturação do DNA

Uma solução de DNA em sua estrutura nativa apresenta-se viscosa em pH 7,0 a 25ºC. Quando essa solução é submetida a extremos de pH ou a temperaturas acima de 80ºC, sua viscosidade diminui drasticamente, indicando a mudança física do DNA. Assim, o calor e os extremos de pH causam a “desnaturação do DNA dupla hélice”.

4. Resumo

Você viu nesta aula que, desde o século XIX, já se sabia da existência do DNA. Miescher (1869), analisando os núcleos de glóbulos brancos, descobriu a presença de um componente de natureza ácida, rico em fósforo e em nitrogênio. Sua forma, entretanto, só foi determinada quase um século depois, quando Watson e Crick anunciaram ao mundo a estrutura do DNA, o que lhes valeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1962. Eles se basearam nas contribuições de Erwin Chargaff e Rosalind Franklin. O primeiro demonstrou que a composição de bases nitrogenadas do DNA variava de uma espécie para outra, mantendo-se constante dentro da mesma espécie, e que no DNA de qualquer espécie a porcentagem de timina era sempre igual à de adenina e a da citosina era igual à da base guanina. Rosalind Franklin, por sua vez, obteve pela primeira vez a imagem do DNA por difração de raios-X.

Vários pontos importantes da estrutura do DNA foram abordados nesta aula: i) A natureza antiparalela da dupla hélice, que assegura o ótimo alinhamento das bases; ii) os pares de bases que se posicionam no interior da dupla hélice, ficando, portanto, protegidos da água, enquanto o esqueleto açúcar-fosfato localiza-se no exterior; iii) as cadeias complementares de DNA, onde a adenina pareia com a timina (A=T) e a citosina pareia com a guanina (C Ξ G); iv) a forma B do DNA ou B-DNA, modelo de estrutura do DNA proposto por Watson e Crick, e as formas alternativas A-DNA e Z-DNA.

Referências

Documentos relacionados

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Este trabalho pretende contribuir com o desenvolvimento do Turismo em Caverna, Espeleoturismo, a partir da avaliação da percepção de qualidade de serviços pelos visitantes

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

resumo O presente relatório final de estágio traduz o processo de conceção, implementação e avaliação de um projeto de intervenção desenvolvido no âmbito