Nossa Equipe. treinamento é simulado

12 

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)
(2)

e-Technologies Solutions, Corp.

e-Tech Simulation

A division of e-Tech Solutions Corp.

Nossa Equipe

A e-Technologies Solutions é a empresa norte-americana estabelecida em West Palm Beach – Flórida, líder entre as especializadas em prover informação e ferramentas para a capacitação profi ssional, acadêmica e tecnológica em toda a América Latina e Caribe.

Com uma estrutura descentralizada em todo o continente, a e-Technologies Solutions oferece vendas, instalação e manutenção em cada país, para toda a linha de produtos fornecidos através da divisão de simulação.

A e-Tech Simulation projeta e fabrica e comissiona os simuladores, baseando-se em necessidades específi cas de cada projeto dependendo das exigências e zonas geográfi cas nos Estados Unidos, no Panamá, no Brasil ou na Colômbia, pensando ainda no desenvolvimento de sistemas que tornam o treinamento em um processo produtivo com resultados positivos para a entidade que os adquire.

A e-Tech Simulation é a divisão da e-Technologies Solutions dedicada ao planejamento, desenvolvimento e fabricação de simuladores como método de treinamento, tanto para aprendizes como para o aperfeiçoamento do trabalho de pessoal experiente, melhorando o desempenho e atingindo as metas de produtividade.

Além da fabricação de simuladores, representamos companhias reconhecidas internacionalmente por seus desenvolvimentos na área de simulação. Desta forma, oferecemos diversos simuladores de ponta para treinamento nas áreas de:

t Simuladores de maquinário portuário Grua Portuária Grua RTG Grua Móvel t Simuladores de construção Grua Móvel Grua Torre Retroescavadeira t Simuladores de mineração Caminhão de mineração Caminhão de obras Pá mecânica de mineração t Simuladores fl orestais Colheitadeira Florestal Transportadora de troncos

t Simuladores de transporte terrestre Automóveis

Ônibus e/ou caminhões

t Simuladores de solda, artes gráfi cas, entre outros. Empilhadeira Reach-Stacker Supercargueiro Ro-Ro Empilhadeira Pá Carregadeira Backchoe Empilhadeira Perfuratriz Jumbo Pá Carregadeira Retroescavadeira Retroescavadeira Pá Carregadeira Trem e/ou metrô Fórmula 1

é

simulado

treinamento

(3)

Empilhadeira Reach-Stacker Supercargueiro Ro-Ro Empilhadeira Pá Carregadeira Backchoe Empilhadeira Perfuratriz Jumbo Pá Carregadeira Retroescavadeira Retroescavadeira Pá Carregadeira

Sem a menor dúvida a formação constitui uma das técnicas de maior rentabilidade na prevenção de riscos no trabalho. Do ponto de vista preventivo, a formação deve ser integral, não apenas voltada para obter-se uma mudança na atitude relativa às medidas de prevenção que venham a ser adotadas, mas também a alcançar a desejada mudança de comportamento para desenvolver a competência requerida para determinado trabalho e realizá-lo de modo seguro. A utilização de simuladores na formação de operadores apresenta-se como ferramenta de grande utilidade no momento de adquirir hábitos seguros no manejo dos equipamentos e, ao mesmo tempo, pressupõe uma redução nos custos dessa formação ao possibilitar a realização simultânea de exercícios simulados por diversos trabalhadores e, por fim, uma disponibilidade maior do equipamento no momento da prática.

A possibilidade de acidentes sempre deve ser considerada durante operações de carga e descarga, porém um operador bem treinado poderá evitar acidentes com fatalidades. As estatísticas demonstram isso: · 87,5 % dos acidentes foram causados por fator humano; 23,5 % por falha mecânica; · 36 % desses acidentes foram causados pelo condutor: t 3.5% falha de compreensão; t 7.5% falha de reação; t 12% falha de percepção; t 13% falha de decisão.

Por que simulação?

(4)

Estrutura do Simulador

Um conjunto de aplicações científicas cuja missão é calcular o estado do equipamento e do ambiente simulado a cada instante, através de um modelo matemático. Este subsistema é projetado de modo que a execução seja realizada através de um computador com um processador de alto desempenho.

Cada equipamento desenvolvido pela e-Tech Simulation consiste em um sistema de simulação complexo contendo uma série de módulos ou subsistemas que são responsáveis por diferentes funcionalidades do simulador

Um sistema de simulação consiste de um ambiente de imersão com base em técnicas de realidade virtual que reproduz o ambiente de trabalho simulado em diferentes máquinas e um conjunto de modelos lógicos e matemáticos que tornam o ambiente virtual semelhante ao ambiente real e ao equipamento real.

É o sistema que permite que o operador se comunique com a simulação dinâmica (software) e os subsistemas visuais. Este é o lugar onde o usuário realizará as decisões a serem interpretadas pelo subsistema de simulação dinâmica e reproduzidas no subsistema visual. É constituída por uma cadeira genérica idêntica a real, onde os controles estão localizados nos braços da cadeira. A cadeira possui assento ortopédico e suspensão mecânica, ajustável ao peso do operador e postura adequada durante o treinamento. A cadeira preenche todos os padrões internacionais.

É um conjunto de exercícios programados no software do simulador que juntamente ao manual de treinamento, permite o desempenho máximo do sistema como um equipamento de instrução e treinamento.

Subsistema de Simulação Dinâmica

Treinamento

Subsistema da cadeira e dos controles

Design Instrutivo

(5)

info@etechsimulation.com

Os controles são uma réplica dos controles reais, considerando as dimensões reais dos controles da fabricante da máquina real.

Controles dos simuladores

Imagens

Gera uma representação visual do ambiente de trabalho. Este subsistema é executado em um computador de alto desempenho com gráficos de alta resolução que permite uma única imagem em vários monitores LED HDTV. A imagem pode ser vista em diferentes ângulos de visão, dependendo da máquina a ser simulada.

(6)

www.etechsimulation.com

Os simuladores possuem um programa de instrução e gestão que facilita a aprendizagem e o monitoramento do aluno. O instrutor poderá escolher diferentes perspectivas que permitem monitorar o desempenho do aluno durante os exercícios simulados.

Após a simulação, um relatório com avaliação do participante poderá ser impresso, identificando o tempo investido no exercício simulado, ângulos, diferentes alturas, o número de colisões leves e pesadas, entre outros.

Permite ao operador experimentar a aceleração e frenagem no simulador e expansão da sensibilidade tátil e vestibular, minimizando o efeito cinetose (SAS Síndrome de Adaptação a Simuladores).

A plataforma de movimento Q integra um movimento de 6 graus bidirecional e raio de aproximadamente 72 polegadas ou 1,80 m; com um sinal de reação de 250 ms e amplitude 2GS. Design compacto e robusto é fabricado em alumínio e ajustável a diferentes tamanhos de cabines.

A cabine provê um ambiente mais realístico e ajuda a imersão do operador no simulador. Fabricamos réplicas do equipamento real ou cabines.

Estação de instrutor

Estação de Impressão

Plataforma de movimento

Cabine

é

aprendizagem

a

(7)

• Integra cenários virtuais para a avaliação, certificação e/ou formação de motoristas. • Ambientes virtuais urbanos, suburbanos, rural e rodovias. Principais características Com a finalidade de formação de novos condutores, o simulador permite a aprendizagem de condução do veículo, e o condutor adquire segurança no manuseio dos controles e realização das manobras. • Computador principal de operação • Geradores de imagens • Cabine do Motorista • Plataforma de movimento dinâmico • Estação do Operador “OPCON” • Interface Digital USB DVC8 • Projeção (3 canais visuais, 180 graus) • Interface de captura de parâmetros e dados (Microsoft Access e biometria) • Instrumentação real e funcional • Transmissão manual e automática • Sinalização

Simulador de Automóvel

O principal objetivo do simulador é que os usuários aprendam a operar máquinas reais sem a necessidade do equipamento real. Portanto, o desenvolvimento e a utilização do simulador devem ter essa finalidade. O usuário visualizará a mais próxima semelhança possível entre o ambiente simulado e o real.

Características gerais dos simuladores:

t Cenários virtuais com imagens digitalizadas de um ambiente real t Reprodução do áudio realista durante o exercício simulado t Reprodução real da cabine

t Interface do instrutor t Geração de relatórios t Plataforma Q de movimento

t Exercícios guiados por mensagens na tela do simulador t Registro de manobras arriscadas e operações não autorizadas

(8)

www.etechsimulation.com

O Simulador de ônibus e caminhão da e-Tech incorpora componentes reais em uma plataforma modular com características ergonômicas similares a unidade real de transporte.

Os simuladores permitem o encaixe da base Q de movimento, permitindo experimentar a aceleração e frenagem no simulador e expansão da sensibilidade tátil e vestibular, minimizando o efeito cinetose (SAS Síndrome de Adaptação a Simuladores).

O simulador possui o mais avançado sistema visual, permitindo o exercício simulado em resoluções de 1024 x 768 em tempo real, obtendo ciclos médios de 60 Hz.

Simulador de Ônibus e Caminhão

Projetado para formação de condutores ou profissionais experientes: direção defensiva, manobras de risco, redução de gastos, etc

O instrutor poderá definir as práticas do exercício simulado diretamente de sua estação e adaptá-las a qualquer tipo de condução e situação.

Permite ao operador experimentar a aceleração e frenagem no simulador e expansão da sensibilidade tátil e vestibular, minimizando o efeito cinetose (SAS Síndrome de Adaptação a Simuladores).

.

.

.

Aplicando a mais alta tecnologia e integração virtual, os simuladores e-Tech reforçam o aprendizado com a aplicação da nossa metodologia exclusiva e composta por três elementos:

Capacitação para o Instrutor Capacitação por CBT Capacitação por Simulação

O simulador e-Tech em conjunto com o sub-sistema CBT (Computer Based Training) oferece uma aprendizagem na proporção de 4:1 ou seja, uma hora de exercício simulado é o equivalente a 4 horas de prática convencional. Não existe método mais eficaz na formação e avaliação de condutores do que o método oferecido pela e-Tech Simulation

.

.

.

Principais características Treinamento Prático

é

simulado

treinamento

o

(9)

O simulador locomotivo da e-Tech foi desenvolvido para o treinamento de pessoal em operações locomotivas EMD, Com base na experiência adquirida na fabricação de diversos tipos de simuladores veiculares, a e-Tech simulation apresenta o Drive Skills, uma solução alternativa para direção virtual de um carro de Fórmula 1. Nossos produtos são de alta tecnologia e reproduzem uma experiência de imersão total muito próxima da realidade. A réplica do cockpit de proporção 1:1, é composta por assento integrado, volante, pedais e controles de um carro de corrida tipo Fórmula 1.

Simulador de carros de corrida ou fórmula 1

Simulador de Metrô ou Trem

info@etechsimulation.com

• Familiarização do território para condutores e operadores: Reconhecimento da sinalização e seu posicionamento, exercício • Reduz o tempo de treinamento em 35%

• Inclui pistas, curvas, letreiros, placas, estações e quaisquer elementos identifi cáveis. Programação

personalizada das vias.

• Familiarização com o território específi co, características físicas e geográfi cas reais.

• Exercícios simulados em locomotivas específi cas (EMD, GE, etc). Outros modelos também disponíveis. • Prática de dirigibilidade e frenagem do trem,

reproduzindo práticas seguras de operação. • Horários e instruções especiais, reconhecimento e

cumprimento da sinalização.

• Controles (AAR-105) e console (Desk Top) disponíveis em todas as variedades para melhor aprendizado. • 321 quilômetros de território pré-carregado: inclui até 4% inclinação e curvatura máxima de 10 graus. • Reproduz situações reais para o aprendizado dos

métodos e procedimentos em situações críticas. • Simula práticas operacionais específi cas de um

determinado território. Principais características

(10)

Vantagens para o operador ou o aprendiz:

t Aplicação imediata das aulas.

t Ambiente de trabalho para a aprendizagem real e segura. t Aprendizado mais rápido.

Vantagens para o treinamento:

t Foco em áreas específicas do treinamento, com a possibilidade de exercícios repetitivos.

t Redução do custo de treinamento.

t Redução no uso dos equipamentos fora das áreas de produtividade.

t Redução dos custos de reparo e manutenção

Vantagens para a administração ou a equipe de gestão:

t Aumento da produtividade

t Redução significativa dos riscos e acidentes. t Redução dos custos de seguros

t Maiores lucros

t Aceita para as certificações dos operadores em diferentes sistemas de controle de qualidade

Vantagens

O principal objetivo do simulador é que os usuários aprendam a operar máquinas reais sem a necessidade do equipamento real e em um ambiente seguro, minimizando o a quantidade de horas de prática na máquina real, e que a aprendizagem é realizada através de um plano educacional. O uso desta tecnologia é refletido nos resultados obtidos, fornecendo as seguintes vantagens para quem o adquire:

O uso de um simulador para treinamento permite o acompanhamento detalhado dos aprendizes por um staff mais experiente, tanto na operação de máquinas quanto no processo de ensino e aprendizagem. Para este fim, incorpora uma metodologia de trabalho e ferramentas que permitem a reprodução de situações operacionais de acordo com o conhecimento do instrutor. O simulador reproduz uma realidade virtual experimental, utilizado para:

Demonstrar: O simulador dá ao operador a oportunidade

de performar demonstrações durante o treinamento. Instruir: O aprendiz recebe informações e tarefas que ajudam o aprendizado da maneira correta de operar. Praticar: Após recebimento das devidas orientações, o aprendiz praticará diversos exercícios simulados para assimilar a aplicação correta.

Em suma, os simuladores e-Tech oferecem um design instrutivo completo que orienta tanto o aprendiz quanto o instrutor, a fim de maximizar a capacidade de produção.

Design Instrutivo

simulator+ teoria + metodologia

+ prática profissional

=aumento na produtividade

Aprender a operar maquinário pesado é uma tarefa complexa. Na etapa de formação, não existiam ferramentas de percepção e prevenção de situações de risco, já que são fatores que se aprende com base na prática e no monitoramento. Em algumas situações de perigo o operador tende a entrar em pânico e reagir de modo inadequado, porque não havia essa etapa da formação teórica à prática, onde acidentes e emergências podem ser recriados e assim permitir o aprendizado das reações e procedimentos corretos em cada caso.

A simulação como meio de aprendizagem

(11)

Soluções

A e-Tech oferece diferentes níveis de serviço, projeta e produz os mais avançados simuladores para treinamento de operários e também proporciona situações essenciais oferecidos em um pacote completo chamado DIESeL – Dynamic Instructional and Educational Simulation e-Lab. As soluções DIESeL incluem o projeto arquitetônico, abrangendo simuladores de alta tecnologia, metodologias com tarefas acadêmicas completas e treinamento de instrutores.

*Nota: As soluções DIESEL também podem ser móveis.

Outros serviços

Treinamento

A e-Tech Simulation desenvolveu um complexo currículo de treinamento onde a simulação é uma ferramenta essencial para operação de máquinas pesadas, pois oferece a possibilidade de melhorar a efi ciência do operador ao operar o equipamento. Permite aos usuários adaptar diferentes tipos de condições que surgem durante o trabalho real. O simulador oferece aos funcionários a oportunidade de adquirir mais habilidade na operação de máquinas, realizando o trabalho devido. Por isso, a simulação é uma importante ferramenta de aprendizagem. Esta é uma atividade planejada e baseada nas necessidades reais de trabalho e orientada para a segurança e o aumento do conhecimento do usuário. Para o treinamento do operador, a teoria é abordada e em seguida a prática simulada em diferentes máquinas. Por fi m, o treinamento com o equipamento real. Antes do início de cada curso e com a ajuda de um profi ssional, a e-Tech Simulation realiza a seleção de pessoal de acordo com o perfi l exigido para operações em diferentes equipamentos. A seleção abrange testes psicológicos, testes de acrofobia, habilidades e entrevistas, entre outros.

(12)

Imagem

Referências

temas relacionados :